Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Piracicaba concederá os terminais de ônibus para iniciativa privada

sábado, 21 de novembro de 2009

A Prefeitura protocolou dia 18, na Câmara de Vereadores, o projeto de concessão administrativa dos seis terminais de ônibus de Piracicaba e dos serviços de transporte coletivo urbano e rural. O objetivo é conceder, pelo prazo de até 25 anos, um contrato entre a Prefeitura e iniciativa privada para a administração do sistema de transporte coletivo.
Atualmente o sistema é constituído por um conjunto de linhas de ônibus urbanos e rurais (operado por empresas privadas de transporte coletivo) e pelos Terminais de Ônibus Urbanos, que promovem a integração física e operacional das linhas (administrado, operado e mantido pela Prefeitura).
Após estudos técnicos e econômicos, buscando modelos mais adequados ao interesse público e menos dispendiosos à Prefeitura, foi protocolado o projeto, cuja proposta é fazer com que os seis terminais urbanos (Central De Integração, Vila Sônia, Piracicamirim, Pauliceia, São Jorge e Cecap/Eldorado) sejam administrados, operados e mantidos pela iniciativa privada. De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Paulo Prates, a concessão dos serviços à iniciativa privada trará a desburocratização do funcionamento. "Quando um funcionário da Semuttran falta, há dificuldades em encontrar um substituto, o que traz problemas no atendimento à população. Com a iniciativa privada, há maior flexibilidade", destacou.
O secretário de Trânsito também realçou que, com a concessão, a Semuttran poderá focar seus serviços exclusivamente para a melhoria do transporte público. A remuneração dos concessionários será feita pelos próprios usuários do Sistema de Transporte Coletivo, por meio da Câmara de Compensação Tarifária, cuja gestão e fiscalização será exercida pela Semuttran.
O secretário disse ontem à Gazeta que está sendo elaborada uma planilha técnica que indicará os gastos para a manutenção dos terminais. Sem precisar o número de funcionários da Secretária de Trânsito Transportes que atuam nos seis terminais, o secretário garantiu que não haverá demissões. "Se algum deles quiser ir para outra secretaria, poderemos verificar, mas todos vão acabar integrando o processo e irão fiscalizar o trabalho da empresa que assumir os terminais". Os Terminais Urbanos da cidade funcionam diariamente, das 4h50 à 0h10. Recebem 2,8 milhões de passageiros por mês, sendo o Terminal Central de Integração o que recebe maior número de passageiros (cerca de 30 mil por dia).
Desde o início do ano estes espaços contam com câmeras de vigilância instaladas pela Semuttran, com o objetivo de auxiliar na segurança, bem como coibir atos de vandalismo e depredação.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960