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domingo, 22 de março de 2009

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Campo Grande: Poder público admite que transporte coletivo precisa melhorar

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Fortaleza: Maioria das paradas não tem abrigo


Somente 31,6% dos pontos de ônibus em Fortaleza oferecem proteção contra sol e chuva. A Prefeitura promete até julho instalar mil abrigos e ter mais da metade das paradas protegidas


A maioria das paradas do transporte coletivo, na Capital, não tem abrigo para os usuários. De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), existem quase 4,5 mil pontos espalhados pela cidade e somente três em cada dez oferecem proteção. É preciso paciência para esperar o ônibus ou a van suportando sol e chuva. O problema não é exclusivo de bairros com baixa densidade demográfica ou pouco movimentados. Durante a chuva é possível constatar o fato em corredores de tráfego, no Centro e até mesmo em locais de demanda especial, como arredores de hospitais. A falta de um abrigo no ponto de ônibus em frente ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), na avenida José Bastos, faz com que os passageiros sejam obrigados a aguardar o coletivo sem nenhuma proteção. “É um absurdo com a gente. A parada é muito movimentada. Há bastante tempo deveria ter abrigo”, reclama a autônoma Terezinha Pessoa, 46. O ponto é utilizado por pacientes, acompanhantes e servidores do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) e frequentadores do Hemoce. “É muita gente. O ônibus demora. Será que não dá para botar abrigo aqui?”, completa Terezinha. A avenida Duque de Caxias é uma das principais vias de acesso entre o Centro e a Aldeota. A parada do trecho localizado entre as ruas Floriano Peixoto e Assunção, no entanto, não tem abrigo. A alternativa para evitar a chuva é esperar o ônibus sob a marquise de um hotel ou recorrer a uma casa lotérica. “É complicado, porque não é só a chuva. O sol também incomoda muito”, aponta o representante comercial Célio Júnior, 22. O ponto é próximo ao Instituto Dr. José Frota (IJF). Também há agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, além do corredor comercial do Centro. “Tem dia que a gente espera mais de 40 minutos por um ônibus. Sem abrigo é muito ruim, porque está chovendo. E também é ruim no sol”, explica a estudante de Odontologia Suellen Rocha, 22, esperando o coletivo numa parada da avenida Borges de Melo. O ponto é em frente ao prédio de uma operadora de telefonia, ao lado do terminal rodoviário Engenheiro João Tomé. “Uma parada como essa, movimentada, não pode ficar sem abrigo”, concordava a assessora parlamentar Neuma Correia, 44. De acordo com a Etufor, há 4.443 paradas em Fortaleza e 1.406 têm abrigo. O órgão explica que é impossível, considerando critérios técnicos, instalar abrigos em cada paradas de ônibus. O órgão alega que a largura do passeio, por exemplo, impede a colocação da proteção para o usuário.
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São Paulo: Recursos congelados para o Transporte público


As principais obras da Prefeitura de São Paulo na área de transportes estão com recursos congelados, incluindo a verba para o metrô, uma das principais promessas de campanha do prefeito Gilberto Kassab (DEM). Apenas 31% do orçamento de R$ 1,2 bilhão da Secretaria Municipal de Transportes (SMT) para este ano se encontra disponível para investimento e custeio. O restante está congelado (R$ 325,4 milhões) ou comprometido com o pagamento de subsídios a ônibus e lotações (R$ 523,9 milhões) - que permitem a manutenção da atual tarifa em R$ 2,30. As informações constam de levantamento feito no Sistema de Execução Orçamentária pela liderança do PT na Câmara Municipal. A Prefeitura diz que o congelamento é “cautelar” e está previsto para durar 90 dias, “até que o cenário econômico fique mais claro”.O prefeito se comprometeu, por exemplo, a investir R$ 1 bilhão no Metrô em 2008 e mais R$ 1 bilhão até o fim do mandato, em 2012, mas há dificuldades à vista. No ano passado, foram repassados R$ 473 milhões. Este ano, dos R$ 218 milhões previstos, metade está congelada. Em janeiro, ao anunciar a contenção de gastos, motivada pela crise financeira, Kassab afirmou que a verba para o metrô não seria atingida. Outro compromisso eleitoral ameaçado são os R$ 300 milhões para o Rodoanel até 2012. Estão previstos R$ 65,4 milhões este ano, mas só metade está disponível.Nos cortes, foram mais afetados os corredores de ônibus. A Prefeitura congelou 63% dos R$ 124 milhões previstos no orçamento de 2009, aprovado pela Câmara. Anunciada como prioridade pelo governo municipal, a construção de corredores tem andado a passos lentos. O único previsto para 2008 ainda não foi aberto, na Avenida Celso Garcia.Pior situação é a do corredor Expresso Tiradentes, o antigo Fura-Fila. Foram contingenciados 84,5% dos R$ 133 milhões previstos. E o restante pode nem ser usado, por causa do atraso nas licitações. A Prefeitura anunciou na semana passada que vai refazer os projetos das duas partes que ainda faltam ser construídas.“O congelamento mostra que o transporte passou a ser área secundária para o governo”, diz o economista Odilon Guedes, do Movimento Nossa São Paulo. “E o prefeito não vai cumprir o que prometeu.”Apesar de acreditarem que a medida é necessária, por causa da crise econômica, especialistas do setor afirmam que os corredores são essenciais para melhorar a fluidez do trânsito. “Atendem maior número de pessoas”, afirma o consultor de trânsito Luiz Célio Bottura. “O contingenciamento está sendo feito por todos os governos municipais. Agora, é evidente que esses projetos deveriam ser feitos porque são importantes”, completa o professor de Engenharia de Transportes da USP Jaime Waisman. Para ele, o Fura-Fila é a prioridade. “As obras estão em andamento e atendem uma região carente em transportes.”Para o urbanista Nabil Bonduki, ex-vereador pelo PT, a Prefeitura deveria priorizar projetos próprios. “É contrassenso. Se não fizer os corredores, ninguém fará. Mas se não der verba para metrô e Rodoanel, as obras continuam.”PREFEITURAEm nota oficial, a Secretaria Municipal dos Transportes destacou que o congelamento de verbas não afetará os trechos 4 e 5 do Expresso Tiradentes nem a instalação de corredores de ônibus, porque “os recursos orçamentários poderão ser liberados à medida da necessidade” e o congelamento de verbas “não implica reprogramação ou priorização de algumas obras em detrimento de outras”.Nos dois primeiros meses deste ano, a pasta empenhou R$ 9,2 milhões no Expresso Tiradentes, principalmente no trecho 3. Também foram empenhados R$ 12 milhões em corredores e terminais, incluindo obras do Terminal Campo Limpo, recapeamento de sete corredores e projetos básicos de outros dois.2008: gasto ficou abaixo do orçadoFelipe Grandin - O Estado SPMesmo sem crise, os projetos de corredores e terminais de ônibus, o Fura-Fila e o metrô não receberam a verba prevista no orçamento do ano passado. Dos R$ 59,8 milhões reservados para a instalação e manutenção de corredores e terminais, por exemplo, só R$ 20,1 milhões (33,6%) foram empenhados - prometidos para gasto. O Expresso Tiradentes recebeu empenho de R$ 74,1 milhões, pouco mais da metade (51,7%) dos R$ 143,2 milhões que estavam previstos. As informações estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Planejamento.“É um problema crônico: há anos não gastam o que está previsto em transporte coletivo”, afirma o engenheiro e consultor de trânsito Horácio Figueira. “É um crime contra a cidade. Parece que a Prefeitura não quer que as pessoas andem de ônibus.”Já o urbanista João Valente Filho afirma que é normal haver gasto menor em ano de eleição. O motivo é que a Lei Eleitoral determina que os investimentos públicos sejam contratados até junho. “E é preciso ter reserva para ser usada no caso de um imprevisto, como uma grande enchente.”

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Maceió: Mudança de horário e itinerário de ônibus


A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – SMTT de Maceió visando melhorias no sistema de transporte público e atendendo as reivindicações de algumas comunidades realiza desde o último dia 20 mudanças em algumas linhas de ônibus.
Os usuários da linha de ônibus Novo Mundo/Ouro Preto/Rotary/Centro (030) deve ficar atento, pois a partir de agora, esta linha será substituída aos domingos pelas linhas 032 - Novo Mundo/Centro, 035 - Ouro Preto/Centro/Terminal Rodoviário e 608 – Gruta/Iguatemi/Terminal Novo Mundo/Ouro Preto. A SMTT informa também que aos domingos a linha 608 sairá do Novo Mundo e entrará no Ouro Preto – via Rotary, e aos sábados terá uma nova programação de horário,a qual contará com uma viagem a mais do que ocorria anteriormente. A linha de ônibus 700 – Sanatório/Rotary/Ponta Verde, 210 – Ponta Verde/Vergel/Via Santo Eduardo, 022- São Jorge/Centro/Jacintinho e 066 – Santo Amaro/Centro/Pitanguinha/Mercado também tiveram reajuste de horários e do tempo de viagem. A linha 013 – Cruz das Almas/Centro/Avenida fará a partir do dia 23/03 (segunda-feira) integração no Terminal da Rotary nos dois sentidos. Já a linha 017- São Jorge / Centro/Ponta Verde/Iguatemi passará pelo Shopping Iguatemi e pela Avenida João Davino. A Linha 049 – Eustáquio Gomes/Centro sofrerá reajuste de horários nos dias úteis e aos domingos, bem como a viagem que é realizada às 22h25 será feita pela linha 196 – Corujão. Aos domingos a linha 706 – Eustáquio Gomes/Ponta Verde terá viagens alternadas pelo Forene.

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Rio: Linhas de ônibus da Zona Oeste recebem reforço de frota

Atendendo a uma solicitação do Secretário Municipal de Transportes, Alexandre Sansão, as empresas filiadas ao Rio Ônibus que operam na Zona Oeste irão reforçar a frota da Transportes Oriental, operando em sistema de pool as linhas dessa empresa, a partir de zero hora de segunda-feira.
As linhas que receberão mais carros são: 379 (Catiri - Tiradentes), 394 (Tiradentes - Vila Kennedy), 395 (Tiradentes - Coqueiros), 684 (Padre Miguel - Méier), 398 (Tiradentes - Campo Grande), 790 - A (Campo Grande - Cascadura) e S-014 (Tiradentes - Campo Grande).

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Urbelândia - MG: Sistema Integrado de Transporte

sábado, 21 de março de 2009




O Sistema Integrado de Transporte (SIT) é o sistema que estrututa o transporte urbano na cidade brasileira de Uberlândia. O SIT agilizou o transporte urbano e economizou gastos para a população usuária, pois unificou o preço da passagem e além disso o usuário não paga mais duas passagens para chegar no local desejado. Hoje conta com um transporte coletivo 100% integrado e monitorado (GPRS), administrado pela prefeitura. O sistema possui cinco terminais, um com shopping agregado ao terminal que conta com cinemas, lojas, e praça de alimentação.

Todo o sistema é dotado de bilhetagem eletrônica. A maioria dos veículos, têm elevador para facilitar o acesso de deficientes físicos.

As estações

Foram implantadas na ao longo da pista central da Av. João Naves Ávila treze Estações de ônibus que interliga a região central (Terminal Central) de Uberlândia ao Anel Rodoviário (Terminal Santa Luzia), que proporciona acesso às principais rodovias em torno do município. O trajeto é de aproximadamente 12 km. Os ônibus possui uma faixa exclusiva para os veículos que necessariamente possuem duas ou três portas na lateral. As estações são nomeadas, de acordo com alguma referência próxima.
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