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Em Porto Alegre, Ônibus elétrico articulado inicia período de testes na linha T7

segunda-feira, 9 de junho de 2025

A partir desta quarta-feira, 4, os passageiros da linha T7 - Nilo/Praia de Belas passam a contar com um ônibus elétrico articulado, que vai operar em fase de testes em Porto Alegre, por 30 dias. O veículo, de fabricação 100% nacional, atende ao edital de chamamento público da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), publicado em 2023 no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), para soluções inovadoras de veículos elétricos.

A iniciativa faz parte do Programa Mais Transporte, que tem como objetivo aprimorar o serviço oferecido aos usuários. "Faremos testes com este veículo de alta capacidade nessa linha que faz a importante conexão para analisar seu desempenho operacional. Nosso objetivo é oferecer aos passageiros uma experiência inovadora, sustentável e eficiente, que contribui para tornar o transporte público mais seguro e atrativo", afirma Adão de Castro Júnior, secretário municipal de Mobilidade Urbana.

Itinerário - O ônibus elétrico articulado vai operar na linha T7, da Companhia Carris Portoalegrense. O trajeto, com início no Terminal Triângulo, percorre um percurso de cerca de 10,5 quilômetros e faz a ligação entre importantes centros de comércio, universidades e hospitais, via Assis Brasil, João Wallig, Francisco Trein, Nilo Peçanha, Protásio Alves, Osvaldo Aranha, Loureiro da Silva e até o terminal Borges de Medeiros, junto ao shopping Praia de Belas.

O articulado elétrico será responsável por seis viagens no sentido Norte-Sul, a partir do Terminal Triângulo, e cinco no sentido Sul-Norte, a partir do terminal na rua Peri Machado, bairro Praia de Belas, que serão oferecidas em tabela extra. O veículo vai percorrer em média 170,5 quilômetros por dia, o que poderá ser ampliado conforme a autonomia apresentada nos testes. A cada volta completa, o ônibus da linha T7 percorre cerca de 30,8 quilômetros de itinerário.

Tabela horária:
- Norte-Sul: 05h45 - 07h32 - 09h40 - 16h20 - 18h40 - 21h45
- Sul-Norte: 06h38 - 08h46 - 17h28 - 19h45 - 22h50

Ônibus - O e-Bus Articulado de 21,5 metros de comprimento, com capacidade para até 150 passageiros, é integralmente fabricado no Brasil com tração e integração Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillenium Caio e motor elétrico, inversor e bateria WEG. Com autonomia de 220 quilômetros, o ônibus possui ar-condicionado, wi-fi, tomadas USB para recarga de aparelho celular, acessibilidade universal com espaço para duas cadeiras de rodas e suas baterias podem ser recarregadas em apenas quatro horas.

Linhas 100% elétricas - Em 2024, entraram em operação 12 ônibus do projeto-piloto de eletrificação da frota do transporte coletivo em três linhas 100% elétricas: E178 - Praia de Belas, E378 - Integradora e E703 - Vila Farrapos. "Com uma operação em torno de 65% mais barata que o diesel, mais sustentável e eficiente, o maior beneficiado neste projeto é o passageiro, que tem uma experiência diferenciada em ônibus silenciosos e com Wi-Fi gratuito, o que torna o transporte público mais confiável e atraente", conclui Castro Júnior.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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Prefeitura do Recife entrega novo sistema viário no Ipsep

A Prefeitura do Recife entrega, nesta sexta-feira (6), um novo sistema viário no bairro do Ipsep, com foco na melhoria da mobilidade urbana. As intervenções incluem a implantação de um binário viário, 1,6 km de faixas exclusivas para transporte público e a criação de 11 novos abrigos de ônibus. Com investimento total de R$ 42 milhões, sendo 25% de contrapartida municipal e o restante financiado pela Caixa/FGTS, o projeto visa a requalificação urbana da região do Ipsep. A intervenção vai dar mais fluidez ao trânsito, garantindo prioridade ao transporte coletivo.

As mudanças viárias entram em vigor nesta sexta-feira (6) e a população deve estar atenta às novas rotas e à sinalização. Foi criado um binário que liga as avenidas Recife e Mascarenhas de Moraes através das Ruas Jean Emile Favre, Itacari, Raimundo Diniz, Rio Maranhão e Pampulha. Os condutores que vêm da Avenida Recife e desejam acessar o bairro da Imbiribeira passando pelo Ipsep deverão seguir um novo trajeto: pela Rua Raimundo Diniz, com continuação pela Rua Rio Maranhão. Já a Rua Jean Émile Favre passa a contar com três faixas no sentido Ipsep–Ibura: duas destinadas ao tráfego misto e uma exclusiva para o transporte coletivo. No sentido Ipsep–Imbiribeira, será implantada uma faixa exclusiva para ônibus, válida a partir do cruzamento com a Rua Costa e Silva. Nessa interseção, no sentido Avenida Recife, a circulação passa a ter sentido único. As faixas exclusivas de ônibus funcionarão de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h, visando garantir maior eficiência e agilidade ao transporte público nos horários de pico. 

A CTTU reforça a importância de que os condutores observem a nova sinalização e respeitem as regras de circulação. Agentes de trânsito estarão no local durante os primeiros dias para orientar os motoristas e auxiliar na adaptação ao novo sistema. Em caso de dúvidas a população pode entrar em contato com a CTTU pelo teleatendimento gratuito, disponível 24 horas, no número 0800.081.1078.

Informações: Prefeitura do Recife

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Prefeitura de São Bernardo entrega de 10 novos ônibus

A Prefeitura de São Bernardo segue firme em seu compromisso de transformar o transporte público municipal em um modelo de qualidade, acessibilidade e sustentabilidade. O prefeito Marcelo Lima entregou nesta sexta-feira (6/6) mais 10 ônibus zero quilômetro que passam a compor a frota do sistema municipal. O evento ocorreu no Conjunto Habitacional Três Marias, na região da Cooperativa.

Com a nova remessa, o município já soma 45 veículos novos em operação desde o início da atual gestão, em janeiro. A meta é entregar mais de 100 novos ônibus até o fim de 2025, como parte de um amplo plano de modernização do sistema de mobilidade urbana. Os novos coletivos contam com tecnologia de ponta, além de foco em conforto, segurança, acessibilidade e redução de impactos ambientais.
Durante o evento, o prefeito Marcelo Lima destacou o planejamento feito em pouco mais de 5 meses de governo para renovar a frota. “Estamos trabalhando para que São Bernardo se torne uma referência no transporte público para todo o Brasil. Essa entrega é mais um passo nesse caminho, garantindo um serviço digno, moderno e eficiente para a população”, afirmou.
 
Os novos veículos já têm destino certo. São:
• 5 ônibus para a Linha 36 – Paço/Jordanópolis - Vila Euro-Planalto
• 2 ônibus para a Linha 17 – São Pedro/Três Marias via São Jorge - Via Vila Marchi
• 1 ônibus para a Linha 12 – Circular Santo Antônio/Rudge Ramos - Largo João Batista
• 2 veículos com a linha de atuação a ser definida.
 
MODERNOS E ACESSÍVEIS - Com 11,20 metros de comprimento e capacidade para até 68 passageiros, os novos ônibus chegam equipados com ar-condicionado, wi-fi gratuito, tomadas USB em todas as fileiras, câmeras de monitoramento para segurança, elevador para acessibilidade, vidros colados com proteção UV, manta térmica no teto e nas laterais. As melhorias têm como objetivo principal oferecer um serviço de transporte mais eficiente, confortável e seguro, com inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e alinhamento com práticas sustentáveis, como a redução de emissão de poluentes.
 
Durante a cerimônia, o secretário de Concessões e Parcerias, Toninho Tavares, frisou a importância da continuidade nas entregas e investimentos em mobilidade urbana. “A modernização do transporte público é um dos eixos centrais da gestão. Estamos avançando com responsabilidade e compromisso, garantindo veículos novos, mas também melhores abrigos, mais informação e qualidade no dia a dia do passageiro.”
 
A diretora executiva da BR7 Mobilidade, Milena Braga Romano, participou da entrega e reforçou a significado da parceria com o município. “Estamos juntos com a Prefeitura para entregar um transporte melhor, com mais tecnologia e conforto. Esse é o foco da nossa atuação: melhorar a experiência de quem depende do ônibus todos os dias.”
 
NOVOS ABRIGOS E PONTOS DE ÔNIBUS - Além da renovação da frota, a cidade também vem transformando a infraestrutura dos pontos de parada. Como parte do programa de modernização da mobilidade urbana, 52 novos abrigos serão instalados até 9 de junho, em 31 locais distintos. Até o fim do ano, a expansão será gradual, com o objetivo de beneficiar mais regiões.
 
Os novos pontos de ônibus têm layout moderno, são acessíveis a PCDs e contam com painel informativo, QR Code para acesso ao aplicativo de horários em tempo real e, em dez unidades, o Mupi (Mobiliário Urbano Para Informação), que trará informações úteis e publicidade.
 
MAIS UM BENEFÍCIO - O prefeito Marcelo Lima anunciou, durante o evento, a revitalização completa da praça do bairro Três Marias, ao lado do ponto de entrega dos veículos, garantindo mais lazer e qualidade de vida à comunidade local.
 
A modernização do transporte público é parte do conjunto de ações que marcam os primeiros meses da atual gestão, com foco em entregar resultados concretos à população e fazer de São Bernardo uma cidade modelo em mobilidade urbana.

Informações: Prefeitura e São Bernardo

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Em Curitiba, Seis estações-tubo serão desativadas para reforma nesta terça-feira


Mais seis estações-tubo serão desativadas totalmente nesta terça-feira (10/6) para reforma. Elas integram o programa da Urbanização de Curitiba (Urbs) de revitalização de 69 estações-tubo da cidade, que vai até outubro de 2025.

São elas:

Estação-tubo Antônio Lago - sentido Santa Cândida - desativação total no período de 10/06/2025 a 23/06/2025. Para deslocamentos, os passageiros poderão utilizar o Terminal Boa Vista ou a estação-tubo Fernando Noronha.

Estação-tubo Eucaliptos - sentido Boqueirão - desativação total no período de 10/06/2025 a 23/06/2025. Para deslocamentos, os passageiros poderão utilizar as estações-tubo Euclides da Cunha ou Nova Europa.

Estação-tubo Euclides da Cunha - sentido Sítio Cercado - desativação total no período de 10/06/2025 a 23/06/2025. Para deslocamentos, os passageiros poderão utilizar as estações-tubo Eucaliptos ou Érico Veríssimo.

Estação-tubo Hipólito da Costa - sentido Boqueirão - desativação total no período de 10/06/2025 a 23/06/2025. Para deslocamentos, os passageiros poderão utilizar as estações-tubo Passarela ou Coronel Luiz José dos Santos.

Estação-tubo João Viana Seiler - sentido Boqueirão - desativação total no período de 10/06/2025 a 23/06/2025. Para deslocamentos, os passageiros poderão utilizar as estações-tubo Cons. Dantas ou TRE.

Estação-tubo Moysés Marcondes - sentido Santa Cândida - desativação total no período de 10/06/2025 a 23/06/2025. Para deslocamentos, os passageiros poderão utilizar as estações-tubo Constantino Marochi ou Bom Jesus.

As linhas que param nas estações em reforma são:

203 - Sta Cândida/C. Raso
502 - Circular Sul (Horário)
503 - Boqueirão
602 - Circular Sul (anti-horário) 
X12 - Especial Boqueirão

Mais conforto
O projeto de revitalização das estações-tubo é dividido em lotes e prevê a substituição de elementos estruturais metálicos do piso com excesso de corrosão e troca do piso naval, borrachas do piso, além da realocação da catraca da entrada para melhor acessibilidade. A ideia é oferecer estações-tubo modernizadas e com mais conforto para os passageiros.

Esse novo pacote de reformas se soma às 203 estações-tubo que foram revitalizadas de 2022 a 2024. No período de obras, os passageiros precisam ficar atentos porque as estações-tubo ficarão desativadas parcialmente ou integralmente. Os usuários são avisados por meio de cartazes nos ônibus.

Informações: Prefeitura de Curitiba

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SPTrans amplia itinerário da linha 756A/10 para melhorar a operação no Jardim Ipê

A SPTrans irá ampliar o itinerário da linha 756A/10 Jd. Paulo VI – Term. Água Espraiada, visando aprimorar o atendimento aos passageiros, beneficiando os moradores da região e otimizando o desempenho da linha no entorno do Jardim Ipê, especialmente no trecho entre a Praça Carlos Alberto Figueira Leitão e a Rodovia Raposo Tavares, a partir de sábado (14).

Somado à ampliação, novos pontos de parada serão implantados, possibilitando o embarque de mais passageiros. No sentido bairro, haverá opções de embarque na Rua Santiago Ferrer, nº 308 e na altura da Avenida Guilherme Fongaro; na Rua Inácio Cervantes, nº 535 e na altura da Rua Baltasar Samper. Já no sentido Centro, os novos pontos estarão localizados na Rua Santiago Ferrer, nº 562; Rua Sylvio Lagreca, nº 275; e na Rua Inácio Cervantes, nº 42 e nº 485.

Acompanhe o novo itinerário:

756A/10 Jd. Paulo VI - Term. Água Espraiada
Ida: normal até a R. Inácio Cervantes, R. Sylvio Lagreca, Pça. Celina, Av. Guilherme Fongaro, R. Emil Bohn, R. Santiago Ferrer, R. Inácio Cervantes, Av. do Vaticano, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. do Vaticano, R. Inácio Cervantes, R. Santiago Ferrer, R. Emil Bohn, Av. Guilherme Fongaro, R. Sylvio Lagreca, R. Inácio Cervantes, prosseguindo normal.

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

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Três linhas novas entram em operação na cidade do Rio

terça-feira, 3 de junho de 2025

Três novas linhas de ônibus começaram a operar nesta segunda-feira (02/06) nas zonas Norte e Oeste do Rio. Além das novas opções, sete linhas existentes tiveram seus itinerários ajustados para melhorar o atendimento e reforçar o transporte público em diferentes regiões da cidade.

São cerca de 200 linhas retomadas ou criadas desde junho de 2022, quando entrou em vigor o acordo judicial firmado entre o Município, os consórcios de ônibus e o Ministério Público Estadual. O objetivo é restabelecer gradualmente o serviço de ônibus, ampliando a cobertura e garantindo deslocamento digno para a população.

De acordo com as regras do acordo, além da tarifa de R$ 4,70 paga pelos passageiros, os consórcios recebem um repasse complementar calculado pela quilometragem efetivamente rodada, monitorada via GPS. O modelo busca assegurar que os ônibus estejam, de fato, nas ruas, prestando o serviço contratado.

Plano operacional da linha 780 (Metrô Pavuna – Terminal Madureira)
Itinerário:
Metrô Pavuna
Anchieta
Estrada do Camboatá
Terminal Deodoro
Marechal Hermes
Rua Marina
Rua João Vicente
Oswaldo Cruz
Terminal Madureira

De acordo com o planejamento atual, a linha deve realizar 50 viagens de ida e volta em dias úteis.

Plano operacional da linha 820 (Rio da Prata – Terminal Mato Alto)
Itinerário:
Rio da Prata
Estrada do Cabuçu
Rua Olinda Ellis
Estrada do Cachamorra
Largo do Correia
Fazenda Mdelo
Terminal Mato Alto

De acordo com o planejamento atual, a linha deve realizar 66 viagens de ida e volta em dias úteis.

Plano operacional da linha SP864 (Terminal Campo Grande – Bangu)
Itinerário:
Terminal Campo Grande
Senador Vasconcelos
Santíssimo
Senador Camará
Bangu

De acordo com o planejamento atual, a linha deve realizar 286 viagens de ida e volta em dias úteis.

Linhas com itinerários alterados

•  Linha 791 (Padre Miguel/Terminal Deodoro): teve o itinerário estendido para incluir os bairros Barata e Periquito, entre Padre Miguel e Parque Realengo.
•  Linha 799 (Pavuna/Bangu): passou a seguir além do Terminal Sulacap, atendendo agora o Jardim Novo Realengo, Rua Limites, Estrada de Realengo e Bangu.
•  Linha 845 (Cantagalo/Campo Grande): incluiu em seu trajeto a Rua Alhambra, Estrada da Cachamorra e o Centro Esportivo Miécimo da Silva, antes de chegar ao Terminal Campo Grande.
•  Linha 864 (Campo Grande/Terminal Sulacap): após passar por Bangu, segue por Padre Miguel, Realengo e Avenida Marechal Fontenelle até o Terminal Sulacap.
•  Linha 917 (Padre Miguel/Bonsucesso – via Campo dos Afonsos): agora parte de Padre Miguel e percorre Realengo em direção a Bonsucesso.
•  Linha 946 (Pavuna/Engenho da Rainha): passa a circular pela Avenida dos Italianos e Estrada da Portela, com paradas no Norte Shopping e no PAM Del Castilho, antes de seguir para Madureira.
•  Linha SV917 (Padre Miguel/Bonsucesso – via Rua Marina): teve o percurso prolongado para incluir o bairro de Padre Miguel.

Informações: Prefeitura do Rio

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Metrô Bahia registra mais de 700 objetos esquecidos no sistema metroviário; saiba como recuperar itens

A CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pelo sistema de metrô de Salvador e Lauro de Freitas, registrou mais de 700 itens esquecidos nas estações e trens durante o mês de abril. Segundo a Central de Achados e Perdidos da empresa, 707 objetos foram catalogados, dos quais 263 já foram devolvidos aos seus donos.

Os objetos recolhidos são armazenados por até 30 dias e, após esse período, os itens em bom estado são doados a instituições da capital baiana. Já os documentos, são entregues à Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). 

A concessionária destaca que o processo de devolução dos itens é simples e eficiente. Os passageiros devem fazer a procura presencialmente, em uma estação, ou na Central de Achados e Perdidos, localizada na Estação Retiro, com atendimento das 8h às 18h.

Entre os itens mais frequentemente esquecidos e devolvidos estão documentos pessoais como RG, carteira de idoso, crachás de empresa, cartões de passagem, além de guarda-chuvas, roupas, sapatos e garrafas de água.

Já entre os casos mais inusitados, está o controle de um videogame Xbox e um suporte, com pouco mais de 1,5 metro, usado para colocar balões de ar durante a ornamentação de festas.

"É comum recebermos uma variedade de itens esquecidos todos os dias, desde documentos pessoais até objetos do cotidiano. Nossa prioridade é garantir que esses objetos retornem a seus donos com segurança e agilidade. Trabalhamos para armazenar e devolver os itens de forma eficiente, e também nos esforçamos para doar os objetos que não são reclamados para instituições de caridade", destaca Daniela Viterbo, Supervisora de Estações da CCR Metrô Bahia.

Informações: CCR 

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Metrô do Recife deve ser privatizado até 2026

Um meio de transporte essencial para milhares de pessoas no Grande Recife, mas que se tornou sinônimo de transtorno. O metrô, que deveria oferecer agilidade, opera com um sistema complexo e repleto de falhas que se arrastam por anos. Agora, os governos federal e estadual apostam na privatização do serviço para tentar resolver esses problemas crônicos.

Conforme consta no projeto da concessão, o leilão para concessão do serviço à iniciativa privada deve ser realizado até 2026, e a nova gestão deve começar em 2027.

A autorização para que o processo de concessão comece foi publicada no Diário Oficial da União neste mês, e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será o responsável por conduzir todo o trâmite.

Confira, abaixo, o cronograma:

Realização de estudos técnicos e consulta pública: 3º trimestre de 2025;
Aprovação dos órgãos de controle: 2º trimestre de 2026;
Publicação do edital: 2º trimestre de 2026;
Leilão: 4º trimestre de 2026;
Formalização do contrato: 1º trimestre de 2027.

Por meio de nota, o governo do estado disse que, desde 2023, "tem colocado ao governo federal a urgência e relevância de realização de investimentos no metrô do Recife", tendo, inclusive, solicitado recursos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

"No atual momento, o estado está acompanhando e discutindo a conclusão desses estudos e do modelo proposto, bem como as condições para celebração de acordo de cooperação técnica com a União, com acompanhamento do BNDES, que discipline, dentre outros temas, a responsabilidade de cada parte na futura concessão e as regras relacionadas aos bens do metrô do Recife, buscando o modelo que melhor atenda aos usuários dos serviços", informou o governo.

Problemas antigos
Quem usa o metrô diariamente conhece bem os desafios. Severina Pereira, que trabalha com serviços gerais e utiliza o sistema para chegar em casa em Jaboatão, na Região Metropolitana, convive com as dificuldades.

"Superlotação agonia, empurra-empurra, eu via gente se machucando, caindo. E eu disse, não dá para mim não, parei de vir de metrô para o trabalho, mas tenho que voltar nele, porque é a melhor opção para chegar em casa logo cedo", contou.

A empresa vencedora da concessão assumirá a gestão de um sistema com 37 estações que atendem uma média diária de 137 mil passageiros. A estrutura do metrô do Recife é dividida em:

Linha Centro: sai do Centro do Recife, vai até Coqueiral e se divide em dois ramais para Jaboatão e Camaragibe.
Linha Sul: Completa o sistema, ligando a Estação Cajueiro Seco à Estação Recife.
Linhas a diesel: compostas por veículos leves sobre trilhos (VLTs), vão até o Cabo de Santo Agostinho, partindo da Estação Curado, na Linha Centro, e da Estação Cajueiro Seco, na Linha Sul.

Os principais problemas estão diretamente ligados a falhas na rede aérea. Nos últimos dois anos, foram registradas pelo menos 18 paralisações.

Recentemente, um trem da Linha Centro parou entre as estações Tejipió e Barro, na Zona Oeste do Recife, obrigando os passageiros a caminharem pelos trilhos. Além das interrupções, vagões lotados e o calor excessivo são queixas constantes dos usuários do sistema, criado em 1983.

A discussão sobre a concessão do metrô do Recife não é recente. O projeto está em pauta desde 2019, ainda na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em 2024, já sob o comando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governo federal incluiu o projeto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), também já defendeu publicamente a medida, mostrando um alinhamento político em torno da iniciativa, mesmo entre diferentes espectros ideológicos.

No entanto, a proposta encontra resistência. O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro/PE) é contra a concessão, alegando preocupação com a continuidade dos quase 1.500 funcionários concursados.

"É importante que garanta esses empregos. Como é a garantia desses empregos? É fazendo a movimentação para outros órgãos, caso ele seja concedido. A nossa grande bandeira é a não privatização do Metrô do Recife, que a gente defende, recursos para investimento para que a gente possa ter um metrô de qualidade para atender bem a população", afirmou.

A concessão, para ser efetivada, depende de um acordo entre o estado, a União e o BNDES, e não há um prazo definido para que isso aconteça. Para Maurício Pina, professor e doutor em engenharia de transportes, o sistema de trens urbanos necessita de investimentos urgentes, independentemente da concessão

"[É preciso] manutenção tanto dos veículos como da via permanente, que são exatamente o conjunto dos lastros e trilhos. Existem vários trechos que têm a necessidade de substituição de trilhos, que estão muito desgastados", explicou.

Informações: g1 PE

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