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Obras do BRT em Cuiabá ganham ritmo com recapeamento da avenida do CPA

terça-feira, 3 de junho de 2025

As obras do Sistema BRT em Cuiabá estão avançando significativamente, com o início do recapeamento da Avenida do CPA. Os trabalhos, a cargo do Consórcio Construtor BRT, estão sendo realizados inclusive nos fins de semana, cumprindo o acordo estabelecido com o Governo de Mato Grosso para acelerar a conclusão do novo modal de transporte.

O trecho que está recebendo o novo asfalto fica próximo ao viaduto da Avenida do CPA. A conclusão dessa etapa permitirá a liberação de três pistas em alguns pontos, o que deve melhorar consideravelmente o fluxo do trânsito na região.

Além do recapeamento, as obras do BRT progridem com a concretagem das pistas no trecho próximo ao Centro Político Administrativo. Também estão sendo realizados trabalhos no canteiro central, com a implantação do Parque Linear e paisagismo, que prometem transformar a paisagem urbana.

Prazos e próximas etapas
O acordo de rescisão firmado com o Consórcio Construtor BRT estabeleceu um prazo de cinco meses para a finalização do trecho já em andamento, entre o Comando-Geral da Polícia Militar e o Conselho Regional de Engenharia (CREA). Esse prazo se encerra em agosto.

Paralelamente, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) já licitou o primeiro lote para a conclusão das obras em Cuiabá e Várzea Grande. O Consórcio Integra BRT será o responsável pelo trecho que conecta o CPA ao Terminal de Várzea Grande. O contrato já foi assinado, e a ordem de serviço será formalizada nos próximos dias, marcando o início efetivo dessa etapa.

Os demais lotes, que incluem o trecho da Avenida Fernando Corrêa, estações, terminais, pontes e sinalização, ainda passarão por processo de licitação.

Informações: CenárioMT

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Terminais da SPTrans são pontos de coleta da Campanha do Agasalho 2025

Com a chegada das baixas temperaturas, a SPTrans participa da Campanha do Agasalho 2025 e convida a população a contribuir com a doação de roupas e cobertores para pessoas em situação de vulnerabilidade. A partir desta segunda-feira, 2 de junho, todos os 33 terminais que integram o sistema municipal de transporte coletivo, sejam gerenciados pela SPTrans ou pelas concessionárias SPS Viva Cidade e SP Terminais Noroeste, passam a funcionar como pontos de coleta.

Cada terminal conta com pelo menos uma caixa coletora devidamente sinalizada, onde é possível doar agasalhos, peças de roupas masculinas, femininas e infantis, além de cobertores novos ou usados, desde que estejam limpos e em bom estado de conservação.

As doações recebidas serão encaminhadas para distribuição a quem mais precisa, reforçando a solidariedade da população paulistana neste período de frio intenso.

A SPTrans apoia também a Operação Baixas Temperaturas: https://www.sptrans.com.br/noticias/sptrans-apoia-operacao-baixas-temperaturas-com-transporte-de-pessoas-em-situacao-de-rua-para-abrigos-emergenciais/

Confira os terminais com caixas coletoras:

Bloco Noroeste - SP Terminais Noroeste

- Amaral Gurgel
- Campo Limpo
- Casa Verde
- Jardim Britânia
- Lapa
- Pinheiros
- Pirituba
- Princesa Isabel
- Vila Nova Cachoeirinha

Bloco Leste - SPTrans

- A. E. Carvalho
- Aricanduva
- Cidade Tiradentes
- Itaquera II
- Mercado
- Parque Dom Pedro II
- Penha
- Sacomã
- São Miguel
- Vila Carrão
- Vila Prudente

Bloco Sul - SPS VivaCidade

- Água Espraiada
- Bandeira
- Capelinha
- Grajaú
- Guarapiranga
- Hidroviário Mar Paulista - Bruno Covas
- Hidroviário Parque Linear Cantinho do Céu
- Jardim Ângela
- João Dias
- Parelheiros
- Santo Amaro
- Varginha

Informações a imprensa

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Integração entre bicicleta e transporte sobre trilhos cresce com mais de 5 mil cadastros nas linhas 4, 5, 8 e 9

Em alusão ao Dia Mundial da Bicicleta, celebrado nesta terça-feira (3), as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade destacam o avanço do Bicicletário ViaMobilidade como solução integrada para os deslocamentos urbanos. Somente nos últimos cinco meses, mais de quatro mil bicicletas foram cadastradas nos bicicletários das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, reforçando o papel da intermodalidade na construção de uma mobilidade mais sustentável em São Paulo. Desde o lançamento do app, em julho de 2024, o número de cadastros se mantém em elevação com quase 500 registros, em média, por mês nas quatro linhas. 

As operações da ViaMobilidade – Linhas 8 e 9 lideram em volume de registros, com 2.211 cadastros na Linha 9-Esmeralda e 832 na Linha 8-Diamante. A Estação Osasco aparece em destaque com 690 bicicletas cadastradas, seguida por Itapevi (303) e Jardim Silveira (258). O pico de uso ocorre entre 16h e 18h, especialmente às terças e quartas-feiras, refletindo o comportamento das pessoas que combinam modais para fugir do trânsito e otimizar o tempo de deslocamento. 
Na Linha 5-Lilás, foram registradas 400 bicicletas cadastradas, com Eucaliptos (114) e Campo Belo (90) entre as estações mais procuradas. 

Já a Linha 4-Amarela contabilizou 783 cadastros no período, com pico de adesão nos meses de abril (246 cadastros) e maio (236, até o último dia 29). Terças e quartas-feiras concentram o maior número de registros, com 131 e 136 cadastros, respectivamente. O horário de maior movimento ocorre entre 12h e 18h, com destaque para os picos das 14h (65 cadastros) e 17h (62). A Estação Fradique Coutinho lidera o volume de cadastros (251), seguido por Butantã (181).  
Além dos cadastros, o sistema registra movimentação intensa. Na Linha 9, foram mais de 27 mil entradas e 26 mil saídas nos bicicletários nos últimos cinco meses; na Linha 8, 17 mil; na Linha 5, 12 mil; e na Linha 4, 29 mil entradas e saídas. Nas quatro linhas, os horários de maior fluxo se concentram entre 16h e 19h.
 
Para Edvaldo Queiroz, cliente diário do sistema, a escolha pela bicicleta aliada ao trem representa uma mudança de hábito: “A bicicleta me ajuda a manter uma rotina mais saudável e o trem completa o percurso de forma confortável e previsível.” 
Dados da Aliança Bike e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP) apontam que São Paulo já contabiliza mais de 500 mil viagens de bicicleta por dia – um aumento de 50% em relação ao período anterior à pandemia. O Bicicletário ViaMobilidade acompanha essa tendência ao oferecer uma alternativa segura, moderna e prática para quem combina bicicleta e transporte sobre trilhos. 

“Mais do que estacionar bicicletas, promovemos saúde, integração e qualidade de vida. O crescimento do Bicicletário ViaMobilidade reforça o nosso compromisso com uma mobilidade mais inteligente e sustentável”, afirma Andre Costa, diretor da ViaMobilidade – Linhas 8 e 9. 

O sistema soma mais de quatro mil vagas distribuídas em 30 estações das quatro linhas. Para utilizar, basta fazer o pré-cadastro pelo aplicativo Bicicletário ViaMobilidade, disponível para sistemas Android e iOS, comparecer à Sala de Supervisão Operacional (SSO) da estação escolhida com um documento com foto, retirar o lacre de autorização e utilizar o espaço por até quatro dias, das 4h à meia-noite. 

A ViaQuatro e ViaMobilidade seguem investindo em soluções que favorecem a mobilidade ativa, incentivando escolhas mais conscientes, saudáveis e alinhadas ao futuro das grandes cidades. 
 
Confira o número de vagas por linha e estação: 
Linha 4-Amarela 
• Pinheiros: 117 vagas 
• Fradique Coutinho: 86 vagas 
• Butantã: 149 vagas 
• São Paulo-Morumbi: 80 vagas 
• Vila Sônia – Profª Elisabeth Tenreiro: 92 vagas 
 
Linha 5-Lilás 
• Alto da Boa Vista: 100 vagas 
• Borba Gato: 84 vagas 
• Brooklin: 30 vagas 
• Campo Belo: 144 vagas 
• Eucaliptos: 92 vagas 
• Moema: 68 vagas 
• AACD-Servidor: 36 vagas 
• Hospital São Paulo: 30 vagas 
• Santa Cruz: 80 vagas 
 
Linha 8-Diamante 
• Jandira: 48 vagas 
• Jardim Silveira: 279 vagas 
• Jardim Belval: 120 vagas 
• Itapevi: 480 vagas 
• Engenheiro Cardoso: 160 vagas 
 
Linha 9-Esmeralda 
• Osasco: 166 vagas 
• Ceasa: 144 vagas 
• Villa Lobos-Jaguaré: 233 vagas 
• Cidade Universitária: 60 vagas 
• Vila Olímpia: 94 vagas (sendo 4 com carregamento para bicicletas elétricas) 
• Autódromo: 261 vagas 
• Jurubatuba: 262 vagas 
• Primavera-Interlagos: 226 vagas 
• Grajaú: 178 vagas 
• Bruno Covas/Mendes-Vila Natal: 100 vagas 
• João Dias: 48 vagas 

Informações a imprensa

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Prefeitura do Rio antecipa e apresenta o novo modelo de licitação do sistema de ônibus da cidade

domingo, 1 de junho de 2025

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, o vice-prefeito Eduardo Cavaliere e a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, apresentaram, nesta quarta-feira (28/05), detalhes sobre a antecipação da nova licitação do sistema de ônibus da cidade, originalmente prevista para 2028. A licitação vai ocorrer em quatro fases e começar pela Zona Oeste. Cada fase prevê uma etapa de transição, na qual os operadores atuais perdem a exclusividade, e, ao final, assume um novo operador. A ação faz parte do acordo judicial firmado em 30 de abril entre a Prefeitura, o Ministério Público Estadual e os quatro consórcios responsáveis pela operação das linhas de ônibus no município.

– Este é o ponto de virada mais importante da história da mobilidade na cidade do Rio, talvez até mais importante do que o próprio BRT. Estamos falando de um sistema que opera há 60, 70 anos de forma precária e que agora começa a ser transformado com transporte digno e decente. É uma mudança que não vai acontecer da noite para o dia, mas que já tem um cronograma definido e começará a ser percebida a partir do ano que vem – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

A primeira fase vai até abril de 2026, abrangendo as linhas de Campo Grande e Santa Cruz, na Zona Oeste. Em Campo Grande, o número de ônibus que ligam o bairro com as demais regiões da cidade passará de 95 para cerca de 180. Já os ônibus que fazem a ligação local entre os bairros da região terão aumento de 37 para cerca de 200 ônibus. Em Santa Cruz, a frota que realiza os trajetos locais vai aumentar de 67 para cerca de 330 ônibus. As fases seguintes serão organizadas por regiões, priorizando as áreas com o pior desempenho operacional.

O cronograma completo prevê:

Fase 1: até abril/2026 (Campo Grande e Santa Cruz)

Fase 2: novembro/2025 a setembro/2026 (Zona Oeste, Vila Isabel e Ilha do Governador)

Fase 3: abril/2026 a abril/2027 (Zona Oeste, Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Zona Norte)

Fase 4: novembro/2026 a novembro/2027 (Zona Oeste, Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Zona Norte)

Fase final: setembro/2027 a agosto/2028 (Zona Sul e linhas das demais regiões com bom índice de avaliação do serviço)

Atualmente, a cidade é atendida por quatro consórcios: Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz. O novo modelo prevê a divisão da cidade em 31 lotes — 22 estruturais e 9 locais. Os lotes estruturais atenderão diferentes regiões da cidade, enquanto os lotes locais serão focados em deslocamentos dentro de bairros ou entre bairros vizinhos. A nova configuração busca ampliar a cobertura e tornar a gestão das linhas mais eficiente.

– O BRT foi um caso emblemático de recuperação, mas hoje o sistema de ônibus regular tem um impacto ainda maior na vida da população, com mais de 2 milhões de passageiros por dia. A mudança que estamos promovendo no sistema é estrutural, muito mais ampla e seus efeitos serão percebidos progressivamente. É uma transformação que vai gerar impactos significativos na vida de quem depende do transporte coletivo na cidade — afirmou a secretária Maína Celidonio.

Índice de Qualidade do Transporte (IQT)

A qualidade da operação será medida trimestralmente por meio do Índice de Qualidade do Transporte (IQT). O indicador leva em consideração dados como infrações disciplinares, atendimento, satisfação dos passageiros, idade média da frota, presença de ar-condicionado, regularidade das viagens e operação sem penalidades. Linhas operadas por empresas com IQT inferior a 0,8 perderão o direito de exclusividade, podendo ser transferidas para novos operadores ou geridas diretamente pela Prefeitura.

Novos ônibus

A prefeitura estabeleceu novos parâmetros para a frota. Todos os ônibus deverão ser novos, equipados com ar-condicionado, piso baixo, rampa de acessibilidade, tecnologia sustentável e três portas — uma para embarque frontal e duas para desembarque, no meio e na traseira. Esses veículos passarão a ser considerados bens públicos ao final dos contratos.

Os valores referentes às glosas de subsídio, que somam mais de R$ 100 milhões, serão destinados à compra de novos ônibus que já seguem essas especificações definidas. Esses veículos irão reforçar a frota atual e permanecerão no sistema após o encerramento das concessões.

Melhorias após o primeiro acordo judicial

O primeiro acordo judicial firmado em maio de 2022 entre Prefeitura, Ministério Público Estadual e consórcios operadores resultou na reorganização do sistema de ônibus da cidade do Rio, com pagamento de subsídio por quilômetro, uso de tecnologia para monitoramento e aplicação de glosas.

Desde junho de 2022, houve a inclusão de mil ônibus na frota, ativação ou reativação de 200 linhas, sendo 65 noturnas, e retomada de atendimento em mais 800 pontos de ônibus, especialmente nas áreas periféricas. No mesmo período, o número de viagens planejadas em dias úteis aumentou de 19.162 para 24.537, e a quilometragem programada passou de 821.790 para 1.054.451 quilômetros por dia útil.

Informações: Prefeitura do Rio

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Lei que autoriza transporte de pets em ônibus de Curitiba entra em vigor

A lei 16.496/25, que autoriza o transporte de cães e gatos de pequeno porte nos ônibus da capital, entra em vigor nesta sexta-feira (30/5). A nova legislação permite que tutores possam transportar cães ou gatos com no máximo 12 quilos nos ônibus da capital, mas desde que fora do horário de pico.  O transporte é proibido das 5h às 9h e das 16h às 20h. 

“A nova legislação atende a uma demanda dos passageiros, que há tempos pediam a autorização para o transporte de pets nos ônibus. Foram criadas regras claras para que os tutores possam levar cães e gatos de pequeno porte nos ônibus sem comprometer a organização do transporte coletivo, em horários de menor movimento e com segurança”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba, Ogeny Pedro Maia Neto.

Como funciona
Cada tutor poderá transportar apenas um animal de cada vez, que deve estar acomodado em caixa de transporte apropriada e resistente a seu porte, que garanta a segurança, a higiene e o conforto tanto do pet quanto dos demais passageiros. A caixa deve estar forrada com material absorvente, para evitar o vazamento de dejetos.  

A caixa deverá ter, no máximo, as seguintes medidas, indicadas em local de fácil visualização: 60 centímetros de comprimento, 40 centímetros de largura e 36,5 centímetros de altura. 

Cães e gatos de microporte, isto é, com até 5 quilos, poderão ser transportados em bolsas, sacolas ou mochilas, desde que sejam adequadas ao porte do animal e forradas com material absorvente. A caixa de transporte, bolsa ou mochila não poderá ocupar assento extra, tampouco atrapalhar a circulação dos demais passageiros. 

Em caso de descumprimento das regras, o animal ficará impedido de embarque no transporte coletivo ou será exigido o desembarque do tutor e do animal na próxima parada, segundo o gestor da área de fiscalização da Urbs, Claudinei Moro. Segundo ele, a fiscalização do transporte coletivo vai orientar passageiros e operadores do sistema em caso de dúvidas.

Cães-guia e de assistência
A lei foi sancionada em 31 de março pelo prefeito Eduardo Pimentel após aprovação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) do projeto de autoria do presidente da casa, Tico Kuzma.  A iniciativa, na prática, altera a redação da lei municipal 12.597/2008, que dispõe sobre a organização do sistema de transporte coletivo de Curitiba. 

O embarque de passageiros com cão ou gato de pequeno porte, do qual seja tutor, será incluído entre os direitos dos usuários, elencados no artigo 32. A lei também passa a prever, de forma expressa, o acesso de cães-guia, no caso de passageiros com deficiência visual, e cães de assistência, desde que devidamente cadastrado e identificados. 

Será proibido o transporte de cães violentos, independentemente do porte, e outras espécies de animais que, “por sua ferocidade ou condição de saúde, provoque desconforto ou comprometa a segurança dos usuários", segundo o texto da lei.

Informações: Prefeitura de Curitiba


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Grande Recife, Linhas de ônibus mudam itinerário e passam a fazer integração no Terminal da PE-15


As linhas TI Pelópidas (Conde da Boa Vista) e Ouro Preto (Jatobá I) passam a fazer integração no Terminal da PE-15, em Olinda, no Grande Recife, a partir do próximo domingo (1º). O Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) anunciou a mudança dos itinerários com o novo esquema de transporte.

TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)
O novo trajeto, sentido Paulista/Recife, da linha 1977-TI Pelópidas (Conde da Boa Vista) sai da rodovia PE-15, entra no Terminal Integrado e segue para a Avenida Agamenon Magalhães. Na sequência, o coletivo acessa a via local da Avenida Agamenon Magalhães, próximo ao Hospital da Restauração, e passa pela via local oeste da avenida, via norte da Praça do Derby, Rua Jenner de Souza, Avenida Dr. Severino Pinheiro. Em seguida, pega o retorno na Praça Prof. Ageu Magalhães, Rua Jenner de Souza, Praça do Derby (via central), Avenida Gov. Carlos De Lima Cavalcanti e Avenida Conde da Boa Vista.

Saindo do Centro do Recife, a linha deixa a Rua da Aurora, passa pelas ruas do Riachuelo e do Hospício, acessa a Avenida Cruz Cabugá e segue para a PE-15. A mudança amplia o percurso para as paradas 180078, na Rua do Riachuelo, por trás da Faculdade de Direito, e 180087, na Rua do Hospício, em frente ao Parque 13 de Maio.

Contudo, com a alteração do itinerário, a linha TI Pelópidas (Conde da Boa Vista) deixa de atender às paradas 180285, na Rua da Aurora, e 180090, na Rua João Lira.

OURO PRETO/TI PE-15
As mudanças na linha 1921-Ouro Preto (Jatobá I) começam pelo nome. O ônibus passa a se chamar Ouro Preto/TI PE-15 e também começa a oferecer acesso ao sistema integrado através do cartão VEM.

O novo itinerário, sentido Ouro Preto/TI PE-15, começa na Avenida Argentina Castelo Branco e segue pelas ruas Açaí, Baobá, retorna à Rua Açaí, pega a Puma, Peixe Agulha, Quati e Esquilo. Em seguida, o ônibus roda na PE-015 (via de tráfego misto), pega o retorno sob o elevado de Ouro Preto, volta à PE-015 (via de tráfego misto) e entra no TI PE-15.

No sentido contrário, a linha deixa o TI PE-15 em direção às Ruas Esquilo, Quati, Peixe Agulha, Puma, Açaí, Baobá, Açaí e retorna a partir da Avenida Argentina Castelo Branco.

Para manter a opção aos passageiros com destino direto ao Centro do Recife, a linha 1926-Ouro Preto (JATOBÁ II) passa a operar todos os dias e contará com o aumento da frota.

Para mais informações, usuários podem entrar em contato com o Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) através da Central de Atendimento ao Cliente, das 6h às 18h, pelo telefone 0800 081 0158 ou no WhatsApp 99488-3999. Demandas também pode ser enviadas, em segunda instância, à Ouvidoria pelo e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5544/5633.

Informações: Leia Já

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Governo de Minas anuncia construção e reforma de terminais de ônibus metropolitanos

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) apresentou, nesta quinta-feira (29/5), o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para construção, reforma, recuperação, modernização, manutenção e operação de 11 terminais de ônibus metropolitanos.

A iniciativa inclui a construção de nove novas estruturas e a requalificação de outros dois terminais existentes. O lançamento foi feito com a abertura da consulta pública até o dia 28/6.

O projeto prevê a construção dos terminais Petrolândia e Ferrugem, em Contagem, Veneza, em Ribeirão das Neves, Regap, em Betim, Nova Lima, São José da Lapa e Lagoa Santa/Vespasiano. Ainda serão requalificados os terminais Eldorado, em Contagem, e o de Pedro Leopoldo, no vetor norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Outros dois terminais estão sendo construídos pelos próprios municípios, sendo contemplados para operação e manutenção pelo contrato de concessão. É o caso do terminal Várzea das Flores (Darcy Ribeiro), financiado e edificado pelo Município de Contagem, e o terminal de Santa Luzia, que conta com recursos do Estado e obra realizada pela prefeitura.

A iniciativa faz parte do pacote de ações para o aprimoramento e eficiência do Transporte Estadual Metropolitano (Trem), otimizando as rotas já existentes e a integração com o metrô da RMBH, garantindo uma melhor cobertura do transporte público e ampliando a gama de destinos possíveis.

Os estudos indicam que os terminais abrangidos no projeto irão atender mais de 150 mil passageiros por dia, somando mais de 40 milhões de usuários anualmente. A previsão de investimentos é de R$ 447 milhões para reforma e construção, além de cerca de R$ 1 bilhão para operação e manutenção das unidades em 30 anos de contrato. O cronograma estima a publicação do edital e leilão para o segundo semestre de 2025. A entrega dos primeiros terminais, que serão construídos do zero, deverá ocorrer em até dois anos após a assinatura do contrato.

Terminais

A estrutura dos terminais proporciona acesso direto, de embarque e desembarque, às linhas do Move da Região Metropolitana de Belo Horizonte, funcionando como pontos de convergência e permitindo que linhas de ônibus alimentadoras se conectem a linhas troncais (principais). No projeto, há intervenções imediatas para serem realizadas nos terminais que serão requalificados, como a melhoria das condições de utilização dos banheiros, a revitalização e atualização das sinalizações de informação.

Também está prevista a implantação de rede wi-fi gratuita com cobertura integral nas áreas de circulação dos terminais, sem exigência de cadastro prévio, facilitando o acesso à informação e a integração digital dos usuários. Toda a infraestrutura será adequada às normas técnicas de acessibilidade, incluindo piso tátil, sinalização em braile, rampas, elevadores e dispositivos de comunicação em português e inglês, promovendo inclusão de todos os usuários.

Todos os terminais deverão dispor de bicicletários, promovendo a integração com o transporte cicloviário e o estímulo ao uso de modais sustentáveis. A concessionária também deverá disponibilizar, a título gratuito, espaços para a venda de produtos agrícolas e artesanais por pequenos produtores e feirantes, bem como para a realização de atividades sem fins lucrativos de cunho cultural, social, de saúde e bem estar.

Consulta e audiências

A consulta é uma das oportunidades para que a população possa enviar sugestões, contribuições e questionamentos sobre o projeto. A documentação completa, bem como o regulamento de participação estão disponíveis no site da Seinfra. As manifestações poderão ser feitas pelo formulário e encaminhadas para o e-mail terminais@infraestrutura.mg.gov.br.

Ainda estão previstas cinco audiências públicas para apresentação e esclarecimentos sobre o projeto, entre 23/5 e 1/7. As datas, horários e os locais das sessões serão divulgadas em breve.

Informações: Agencia de Minas

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Metrô do Recife com infiltração e passageiros usando guarda-chuvas dentro do trem

Um vídeo que circulou nas redes sociais, nessa sexta-feira (30), expôs uma cena inusitada e preocupante no metrô da capital pernambucana. Gravações feitas por passageiros durante um momento de chuvas mostram infiltrações no teto de um vagão do ramal Recife-Cajueiro Seco, forçando os usuários a abrirem guarda-chuvas dentro da composição para se protegerem dos pingos de água.

As imagens, que rapidamente viralizaram, geraram forte comoção e críticas ao estado do sistema de transporte. A situação flagrada no vídeo é apontada como mais um reflexo dos crônicos problemas estruturais que assolam o metrô recifense. Além do evidente desconforto, os usuários relatam atrasos, superlotação e sensação de insegurança.

O estudante Luiz Felipe, 19 anos, que utiliza o metrô diariamente para ir à faculdade e ao trabalho, exemplificou o descontentamento.

“Não me sinto seguro andando no metrô, não vejo seguranças ou policiais. Além disso, como a Linha Sul é antiga, os vagões não possuem ar-condicionado, o que gera ainda mais desconforto”, relatou. Felipe ainda questionou o valor da tarifa, afirmando que o preço não condiz com o serviço prestado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), gestora do sistema.

Procurada pela reportagem do LeiaJá para se manifestar sobre o ocorrido, a CBTU informou que não tinha conhecimento da infiltração específica registrada no vídeo da última sexta-feira (30).


“Os passageiros podem entrar em contato por meio de ligação para o Metrô Denúncia, no número 39728778, e precisam informar o número do trem para que a retirada para reparo seja providenciada”, informou a assessoria.

Informações: Leia Já

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Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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