Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Nova frota com 33 ônibus passa a circular neste fim de semana em Belém

domingo, 1 de junho de 2025

Uma frota com 33 novos ônibus ‘geladões’ deve começar a circular neste fim de semana na capital paraense. A entrega dos coletivos ocorreu nesta sexta-feira (30), em uma cerimônia realizada no estacionamento do Mangueirão, na avenida Augusto Montenegro, com a presença do prefeito Igor Normando. Segundo a gestão municipal, a previsão é que no domingo (1º/5) os ônibus já estejam disponíveis para o transporte urbano no sistema de gratuidade.

A entrega faz parte da renovação da frota de ônibus coletivos. Nesta nova etapa, os geladões serão destinados para os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides, para garantir mais conforto e qualidade para a população. Os novos ônibus climatizados, conhecidos como “geladões”, serão distribuídos entre as empresas que operam o sistema de transporte público em Belém, contemplando diferentes linhas. 

Esses veículos possuem ar-condicionado, Wi-Fi, acessibilidade, câmeras de segurança, iluminação LED e itens que melhoram a experiência tanto para passageiros quanto para motoristas. Conforme o prefeito, os coletivos devem beneficiar os moradores e trazer modernização.“Queremos fazer com que o transporte coletivo seja um transporte de qualidade. Hoje, para Belém, são entregues 27 ônibus a mais na frota com ar-condicionado, Wi-Fi e acessibilidade. Essa é outra leva que também vai atender Belém e a região metropolitana. Então é um motivo de alegria, um motivo de satisfação e é, sem dúvida alguma, a modernização do transporte público da cidade”, ressaltou.

O prefeito explicou que os novos ônibus devem atender a todas as regiões de Belém. “A gente está fazendo um grande estudo de onde vão ser colocados os novos ônibus, prioritariamente nas linhas que já existem. A ideia é que possamos fortalecer as frotas que já existem. Tanto da UFPA, quanto também das que ligam Icoaraci e a região metropolitana. Queremos que funcionem imediatamente. A ideia é, inclusive, que no domingo já rodem com a gratuidade. Hoje, mais de 30% da frota já está renovada e a ideia é que a gente possa, gradativamente, ir aumentando até a frota ser renovada por completo”, informou o prefeito.

Para a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, essa é uma resposta à população que sempre pediu por ônibus de qualidade. “São ações concretas do governo do estado, em parceria com os municípios e a prefeitura de Belém, para que a gente possa reforçar o transporte público. Nós sabemos a importância do transporte para o dia a dia da nossa população. E esses ônibus vêm com ar-condicionado e wi-fi. Quem mora no calor amazônico sabe a importância da gente ter um transporte público de qualidade. Aquilo que foi sonhado por nós por muitos anos hoje é realidade”, destacou.

Ainda segundo a vice-governadora, o plano para o Estado é investir em obras sustentáveis e que melhorem a vida da população. “Somos um governo que trabalha com a descentralização dos serviços, com o fortalecimento e crescimento dos municípios. Essa ação, junto com outras ações do governo do estado, reforça isso. São muitas obras de mobilidade no nosso estado, como o BRT Metropolitano. 

A parte de pavimentação já está concluída, agora estamos focando para entregar o sistema BRT. Que também terá ônibus com ar-condicionado, elétricos, numa demonstração de que é possível, cada vez mais, avançar com modernidade e sustentabilidade”, ressalta Hana Ghassan.Balanço Em abril, 300 novos ônibus foram entregues para Belém e Região Metropolitana, marcando o início da maior renovação da frota já realizada na capital. Os veículos passaram a circular também em Ananindeua, Marituba e Santa Bárbara, ampliando a cobertura regional.

O prefeito de Belém anunciou a gratuidade nas passagens aos domingos e feriados, fortalecendo o caráter inclusivo da iniciativa.

Informações: O Liberal

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Tarifa de ônibus em Dourados fica mais barata a partir de hoje

A tarifa do transporte coletivo urbano em Dourados terá redução a partir deste domingo, 1º de junho. O valor da passagem para o público geral passará de R$ 3,25 para R$ 3,00. Para os estudantes, a queda será ainda maior: de R$ 1,65 para R$ 1,00.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (28) pelo prefeito Marçal Filho, que condicionou a redução tarifária à prorrogação da concessão com a Viação Dourados por mais cinco anos. A empresa havia solicitado extensão por dez anos, mas a prefeitura estabeleceu o prazo menor, o qual será utilizado para preparar um novo processo licitatório do transporte público.

Além da redução no valor das passagens, a prorrogação está vinculada a uma série de exigências. Entre elas, a aquisição de três novos ônibus exclusivos para estudantes e a criação de novas linhas voltadas ao público universitário. “Dourados é uma Cidade Universitária, com mais de 120 cursos superiores. Não podemos permitir que os estudantes continuem enfrentando ônibus lotados e falta de itinerários”, afirmou Marçal.

A empresa também terá que investir na renovação da frota, garantindo acessibilidade em 100% dos veículos até o fim da concessão. “Poucos ônibus possuem elevador para pessoas com deficiência. Essa é uma demanda urgente e necessária”, reforçou o prefeito.

Outra exigência é que todos os veículos passem a contar com ar-condicionado. “Nos dias de calor, o transporte sem climatização se torna insuportável. Essa medida é uma questão de saúde pública e respeito ao cidadão”, concluiu Marçal Filho.

Informações: DouradosAgora

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Salvador é uma das pioneiras em operação de ônibus elétrico articulado de 18 metros no Brasil

quarta-feira, 28 de maio de 2025

Salvador se tornou a segunda cidade do Brasil a experimentar um veículo elétrico articulado de 18 metros, o modelo A18 da TEVX Higer representa um passo significativo para a sustentabilidade e a modernização do transporte público nacional.

“Queremos cada vez mais investir em soluções que tragam benefícios tanto para o meio ambiente quanto para os usuários. Esses testes vão nos ajudar a planejar a ampliação da frota elétrica no transporte público de Salvador”, reforçou o secretário da Semob, Pablo Souza.

Com capacidade para transportar mais de 130 passageiros, o Azure A18BR tem imponentes 18,7 metros de comprimento e piso baixo total, oferecendo uma autonomia de mais de 270 quilômetros com uma única carga. Ele combina tecnologia de ponta a um design pensado para atender as demandas das grandes cidades, promovendo um ambiente livre de emissões e poluição sonora, o que o torna a escolha ideal para sistemas de transporte urbano que buscam flexibilidade, sustentabilidade e alta capacidade com inovação e tecnologia de ponta.

"Estamos extremamente orgulhosos de iniciar a operação do Azure A18BR em Salvador. Esta é a segunda vez que um modelo articulado com essa configuração e tecnologia começa a rodar no Brasil, sendo a primeira com a última geração do A18BR e ter Salvador como nossa cidade pioneira reforça o compromisso da capital baiana com a inovação e a sustentabilidade no transporte público", afirma Cadu Souza, CEO da TEVX Higer. "Acreditamos que este veículo trará uma nova experiência para os passageiros e um grande avanço para a gestão da mobilidade urbana."

O projeto do Azure A18BR prioriza acessibilidade e conforto. Equipado com três portas duplas e rampa de acesso para passageiros com mobilidade reduzida, ele garante inclusão. Um moderno sistema de ar-condicionado ecológico proporciona climatização uniforme e agradável, elevando o conforto em todos os trajetos. Além disso, o veículo foi projetado para aprimorar a experiência do condutor, combinando ergonomia e praticidade para garantir a máxima eficiência operacional. Vale destacar que ao longo do veículo temos monitores digitais onde poderão ser passadas informações para os passageiros, tais como comunicados do Município e explicações sobre o veículo e projetos de eletromobilidade sustentável.

Com a chegada do Azure A18BR, Salvador se posiciona na vanguarda da transição para uma frota de transporte público mais ecológica e eficiente, impactando positivamente a qualidade de vida da população e a redução da pegada de carbono na cidade.

Informações: TEVX HIGER

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Tarifa do Metrô do Rio vai cair para R$ 4,70

O secretário estadual de Transportes, Washington Reis, confirmou a intenção de reduzir, ainda nesta semana, o preço da passagem de barcas, trens e metrô para R$ 4,70. A expectativa com a medida é de que colocar meio milhão de novos passageiros com a redução do preço da tarifa.

O plano do governo foi antecipado pela coluna Conversa de Bastidor, dentro do CBN Rio, no último dia 14. Batizada de Tarifa RJ, a redução das passagens faz parte de um plano para reverter a tendência de queda no número de passageiros, especialmente do metrô fluminense, que tem a tarifa mais cara do país. Em 2019, antes da pandemia, foram transportados 252 milhões de passageiros. Em 2024, o número foi 27% menor, R$ 184 milhões.

Segundo Washington Reis, o governo gastaria até R$ 300 milhões neste ano para subsidiar a redução das passagens.

“No ano que vem, seriam gastos R$ 500 milhões, mas é muito pouco diante do benefício para as pessoas. Podemos colocar meio milhão de novos passageiros se reduzirmos o preço da tarifa”, prometeu.

Washington Reis prometeu para dezembro deste ano a divulgação de três estudos contratados pelo governo para medir custos de expansões do metrô: a conexão Estácio - Praça XV, considerada a prioridade após a retomada das obras da estação da Gávea; a construção da Linha 3, ligando o Rio a São Gonçalo sob a Baía de Guanabara; e a extensão da linha 4 do Jardim Oceânico até o Recreio dos Bandeirantes.

Informações: CBN

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Prefeitura de Curitiba publica edital para obras do Lote 2.3 do BRT Leste/Oeste

A Prefeitura de Curitiba publicou na quinta-feira (22/5) o edital da Concorrência Eletrônica nº 001/2025-SMOP/OPP-NDB, que prevê a contratação de empresa ou consórcio para executar as obras do Lote 2.3 do projeto de requalificação do eixo estrutural do BRT Leste/Oeste. O valor máximo estimado é de R$ 45,58 milhões. A abertura das propostas será no dia 24 de junho de 2025, pela plataforma e-Compras da Prefeitura (www.e-compras.curitiba.pr.gov.br).

O trecho contemplado no edital abrange a canaleta exclusiva da Avenida Sete de Setembro, desde a Avenida Marechal Floriano Peixoto até a Rua Mariano Torres, no Centro, e segue pela Avenida Presidente Affonso Camargo até as imediações da Rua Zeila Moura dos Santos, no Cristo Rei. O pacote inclui também a reforma e ampliação das estações-tubo Eufrásio Correia, Mariano Torres e Rodoferroviária.

Entre os principais serviços previstos estão a execução de pavimento de concreto para o tráfego de ônibus biarticulados, requalificação das vias lentas com fresa e recape, melhorias nas calçadas com aplicação de piso tátil e rampas de acessibilidade, instalação de travessias elevadas para pedestres, modernização da iluminação pública, implantação de ciclovias ou ciclorrotas e adequações no sistema de drenagem. Haverá ainda obras de paisagismo, novos mobiliários urbanos e melhorias na sinalização semafórica, vertical e horizontal.

As intervenções vão viabilizar ultrapassagens de ônibus em alguns pontos e a passagem do novo Ligeirão Leste/Oeste. Estão previstas ações como o desalinhamento das estações na Eufrásio Correia, a ampliação da estação Rodoferroviária e o alargamento da pista exclusiva do BRT em frente à estação Mariano Torres.

BRT Leste/Oeste
O projeto do novo BRT Leste/Oeste faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que tem financiamento internacional do New Development Bank (NDB) no valor de US$ 75 milhões. Serão requalificados 20 quilômetros de infraestrutura para ônibus, com a reforma de 34 estações tubo e cinco terminais – entre eles, novos equipamentos no Capão da Imbuia e Campina do Siqueira. A modernização do sistema também prepara Curitiba para receber ônibus elétricos em seus principais corredores de transporte.

Além de melhorar o tempo de viagem, o projeto irá contribuir para a redução das emissões de carbono e ampliar a conectividade entre modais, com estímulo ao uso de bicicletas, calçadas acessíveis e vias compartilhadas.

Para o coordenador-geral da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), Marcio Teixeira, a publicação do edital representa um avanço importante no cronograma de requalificação do eixo Leste/Oeste. “Trata-se de uma área emblemática do transporte coletivo de Curitiba, com grande circulação de passageiros e importância estratégica para a integração com o eixo Boqueirão, que segue pela Avenida Marechal Floriano Peixoto. A obra vai nos permitir entregar um sistema mais eficiente, seguro, acessível e preparado para os desafios da mobilidade do futuro”, destaca.

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Em Palmas, Mais de 39 mil novos cartões do transporte coletivo já foram emitidos

Mais de 39 mil novos cartões do transporte coletivo foram emitidos até este sábado, 24. O número representa aproximadamente 98% dos cerca de 40 mil usuários que utilizam o sistema diariamente. O serviço continua disponível nos três pontos de atendimento: Resolve Palmas de Taquaralto e no Espaço Cultural, das 8 às 18 horas; e na sede da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), onde o serviço é exclusivo para idosos, pessoas com deficiência e empresas que oferecem vale-transporte aos funcionários, e segue no mesmo horário.

Para solicitar o novo cartão, o usuário precisa apresentar documento de identificação e comprovante de endereço. Os estudantes, além disso, precisam levar uma cópia da declaração de matrícula da escola. Não há cobrança pela primeira via da emissão.

Nova tarifa e recarga
Nesta segunda-feira, 26, começou a cobrança da nova tarifa, no valor de R$ 4,85. Para recarregar os cartões, estão disponíveis 16 pontos credenciados, em diversas regiões da capital, além de Buritirana e Taquaruçu (em instalação). Todos contam com máquinas Point of Sale (POS). A Farmácia Biovida da Arse 112 (1106 Sul) e o Resolve Palmas JK vão receber terminais de autoatendimento. O pagamento pode ser feito em dinheiro, débito, crédito ou Pix.

Pontos de recarga
1 – Farmácia Biovida Arse 112 (1106 Sul)
2 – Farmácia Biovida 401 Sul (Região Hospitalar)
3 – Farmácia Biovida 402 Sul (Estação Xambioá)
4 – Quartetto Loja Norte
5 – Quartetto Loja Centro
6 – Quartetto Loja Taquaralto
7 – Quartetto Loja Bertaville
8 – Atacadão dos Preços Baixos Loja Arso 42 (405 Sul)
9 – Atacadão dos Preços Baixos Loja Arne 61 (504 Norte)
10 – Atacadão dos Preços Baixos Loja Aureny I
11 – Atacadão dos Preços Baixos Loja Taquari
12 – Pharmaética Taquaralto
13 – Super Líder (Estação Karajá)
14 – Pink Store (Estação Apinajé)
15 – Resolve Palmas JK
16 – Sede da ATCP
17 – Super Nosso Supermercado (Buritirana)

Informações: Prefeitura de Palmas

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Prefeitura de Maceió investe na ampliação da infraestrutura viária para garantir mobilidade urbana

Ao longo de sua gestão, o prefeito de Maceió, JHC, tem investido em obras estruturantes para garantir mobilidade urbana aos maceioenses, encurtando distâncias entre a parte alta e parte baixa da cidade e melhorando a qualidade de vida de quem se desloca diariamente na Capital.

Um desses investimentos é no sistema BRT, sigla para Bus Rapid Transit (Trânsito Rápido de Ônibus, em português). Com investimento de aproximadamente R$2 bilhões, serão 28 km de faixa exclusiva para os BRTs no principal corredor de transportes da Capital, formado pelas avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. O sistema deve contar com nove linhas, saindo do Terminal de Integração do BRT - Eustáquio Gomes, Benedito Bentes, Clima Bom e Chã da Jaqueira, além de 63 linhas alimentadoras, com saídas programadas para todos os bairros da cidade.

Ainda em fase de planejamento, o BRT vai permitir que o passageiro saia do Eustáquio Gomes e chegue à Praça do Centenário, no Farol, em aproximadamente meia hora, economia de 50m por uma viagem, que hoje leva cerca de 1h30m em horário de pico.

Outro conjunto de obras importantes para a mobilidade urbana são as avenidas Rota do Mar, Marília Mendonça e a ampliação das avenidas Durval de Góes Monteiro e da Menino Marcelo, responsáveis por uma grande mudança no tempo de deslocamento da parte alta para a parte baixa.

A Rota do Mar, que liga os bairros Benedito Bentes e Guaxuma, teve um investimento de R$26 milhões e hoje conta com corredor principal, canteiro central, linha d’água, aterro e ciclovia. Ao todo, a via tem 5,9km de extensão e possui outros quatro corredores secundários, que dão acesso aos bairros Antares e São Jorge, ao Conjunto José Tenório, na Serraria, e ao aterro sanitário, no Benedito Bentes. Cerca de 300 mil pessoas são beneficiadas com a via, que já é uma alternativa rápida e segura de deslocamento para os maceioenses.

Já a Avenida Marília Mendonça contou com um investimento de R$ 6,5 milhões e liga a Cidade Universitária à Avenida Menino Marcelo (Via Expressa). Com 4,5 km em dois corredores que têm facilitado a vida dos moradores da parte alta da capital alagoana.

Também com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana de Maceió, a gestão JHC investiu R$130 milhões na ampliação das avenidas Durval de Góes Monteiro e Menino Marcelo, os dois principais corredores do município de Maceió. As vias recebem mais duas faixas de rolamento, além de rede de drenagem, pavimentação, padronização de calçadas, implantação de ciclovia, nova iluminação pública, rede elétrica e sinalizações vertical e horizontal.

Informações: Prefeitura de Maceió

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Na China, Usuários preferem mais trem bala que aviões

Usain Bolt deixando sete adversários pra trás, desacelerando nos últimos 15 metros e, ainda assim, correndo mais rápido do que qualquer humano já correu. Existe metáfora melhor pra explicar o lançamento dos trens de alta velocidade chineses?

Naquele ano, enquanto Usain Bolt voava dentro do Ninho de Pássaro, o estádio dos Jogos Olímpicos de Pequim, a China aproveitava o momento pra mostrar ao mundo que já era um país moderno. E parte dessa modernidade, claro, passava por suas linhas de trem de alta velocidade, que entraram em operação justamente naquele ano.

Dezessete anos depois, a China é o país com a maior malha ferroviária de alta velocidade do mundo. Assim como Bolt em 2008, o crescimento foi tão insano que deixou pra trás potências como França e Japão.

Em menos de duas décadas, o impacto da alta velocidade na China foi enorme. Ter uma malha ferroviária bem estruturada num país do tamanho da China é essencial pra facilitar os deslocamentos de longa distância. E, por enquanto, eles estão conseguindo convencer a população. Tanto que as companhias aéreas já soaram o alarme: os trens estão roubando seus passageiros.

Melhor de trem
A chegada dos trens-bala na China mudou completamente a forma como os chineses encaram as viagens. No fim de 2024, o país apresentou seu trem mais avançado, capaz de atingir impressionantes 450 km/h. O CR450AF é só o exemplo mais recente do ritmo acelerado do desenvolvimento chinês. Ele deve começar a operar ainda este ano nas linhas de alta velocidade já existentes, o que significa que, por enquanto, vai circular a até 350 km/h. A meta, porém, é ter até 2027 as ferrovias prontas pra sustentar velocidades acima dos 400 km/h.

Com isso, os viajantes vão ter mais um bom motivo pra escolher o trem na rota entre Pequim e Xangai. Segundo o South China Morning Post, no ano passado esse trajeto foi feito por 52 milhões de passageiros de trem, contra apenas 8,6 milhões que optaram pelas companhias aéreas.

Esse volume de passageiros fez o serviço crescer 3,62% em receita, somando mais de 42 bilhões de yuans cerca de 5,8 bilhões de dólares. Já o lucro líquido disparou 10%, alcançando 12,8 bilhões de yuans, ou quase 1,8 bilhão de dólares. O tráfego é tão intenso que 100 trens circulam diariamente entre as duas cidades.

Pra entender por que o trem venceu o avião nessa rota, basta olhar os números. Pequim e Xangai estão separadas por pouco mais de 1.300 quilômetros, mas o trem-bala chinês atual consegue fazer esse trajeto em apenas quatro horas e dezoito minutos. No pior dos cenários, mesmo com todas as paradas, a viagem não passa de oito horas.

Além da alta frequência e do tempo reduzido de trajeto, tem outro fator que pesa bastante nessa equação. Segundo o South China Morning Post, pra muita gente é simplesmente indispensável continuar conectada enquanto viaja. E, enquanto no avião isso ainda é praticamente inviável, no trem essa conexão digital está praticamente garantida. Aliás, se os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim deixaram algo claro, foi justamente isso: garantir conectividade virou prioridade absoluta.

Informações: Xataka

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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