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Licitação do transporte de Natal vai prever 31 novas linhas, diz secretária

quarta-feira, 28 de maio de 2025

A secretária de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), Jódia Melo, afirmou que a nova licitação do transporte público da capital prevê a ampliação de 31 linhas de ônibus, passando das atuais 54 para 85, e de 350 para 424 ônibus em circulação. O edital, segundo ela, tem a previsão de ser publicado até o segundo semestre de 2025. A titular da STTU, no entanto, não disse uma data específica.

As informações foram repassadas pela secretária em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Natal nesta segunda-feira (26). Além do aumento no número de linhas e de ônibus, os veículos deverão ter, no máximo, 12 anos de uso e contar com benefícios como ar-condicionado, câmeras de segurança e limite de até 30 minutos de espera nos pontos de ônibus, segundo Melo.

A secretária de Mobilidade Urbana apresentou o diagrama dos trabalhos da Prefeitura para o lançamento do edital, que está em fase de ajustes com base nas recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Durante sua apresentação, revelou que atualmente a demanda de passageiros corresponde a apenas 60% do registrado antes da pandemia — uma média inferior à nacional, que é de 80%. Segundo Jódia, a queda de 40% na demanda pode ser atribuída ao crescimento dos transportes por aplicativo e à insegurança pública.

Menor tempo de concessão

O relatório do TCE havia questionado o prazo de 20 anos da concessão, apresentada como única alternativa pelos estudos contratados. Os auditores observaram que é preciso levar em consideração “as incertezas acerca do futuro relativo ao sistema de transporte público, haja vista ser um setor em contínua transformação”, citando o surgimento de novas formas alternativas de transporte, como os transportes via aplicativos, “que produzem significativos impactos sobre a demanda do transporte coletivo”. Agora, ao invés dos 20 anos, a expectativa é de que o edital contemple 15 anos. 

Subsídio

Por parte do Seturn (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos), o coordenador jurídico da entidade, Augusto Maranhão, destacou a ausência de regras claras desde 2010 por falta de licitação. Ele defendeu o aumento dos subsídios públicos como forma de garantir a qualidade do serviço e sugeriu que o edital seja o mais simples possível, com regras acessíveis, para evitar um novo fracasso no certame. 

“Acredito que agora será diferente, com o acompanhamento do TCE e a atuação da Câmara. Estamos otimistas”, declarou.

Em 11 de janeiro de 2024, o ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos) enviou projeto de lei à Câmara Municipal propondo o subsídio de R$ 60 milhões às empresas de ônibus, que até o momento não foi aprovado pela Câmara Municipal de Natal.

A Zona Norte, aponta o relatório do TCE, é a grande responsável pelo “pesado subsídio a cargo da Prefeitura de Natal, haja vista representar o percentual de 78,2% dos valores projetados de subsídio anual, importando em torno de 47 milhões de reais de valor de subsídio”, enquanto o “Lote Sul importará em apenas 13 milhões de reais”.

Os auditores do TCE-RN criticaram a falta de “alternativas à modelagem proposta nos estudos contratados”, o que segundo a análise deles é uma situação “inadequada”.

Demora de anos

O processo licitatório, anunciado pela primeira vez em 2016, ainda não saiu do papel. Em duas tentativas realizadas em 2017, nenhuma empresa apresentou proposta. Desde então, a Prefeitura tem adiado o lançamento definitivo do edital, alegando necessidade de ajustes técnicos e impacto nos custos operacionais. A justificativa recorrente é que a tarifa paga pelo usuário, na época de R$ 3,90 não seria suficiente para sustentar o novo modelo proposto.

Em 2022, a gestão municipal voltou a adiar a publicação do edital e contratou, sem licitação, a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) para elaborar os estudos técnicos e acompanhar o processo. Foram dois contratos, somando quase R$ 2 milhões em recursos públicos. O primeiro, assinado em agosto de 2022, previa melhorias emergenciais e modicidade tarifária. O segundo, firmado em novembro de 2023, estendeu a consultoria por mais 12 meses, incluindo a elaboração do edital definitivo.

Em julho de 2024, uma nova tentativa de viabilizar o processo foi colocada em marcha. A STTU abriu consulta pública e recebeu quase 700 sugestões da população, além de críticas de permissionárias como a Transcoop Natal, que apontou a exclusão dos alternativos da proposta.

Apesar da mobilização, o edital elaborado pela ANTP foi criticado duramente pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) em relatório divulgado em março deste ano. A corte apontou falhas na modelagem do contrato, ausência de estimativas de receitas financeiras e inconsistências na previsão de demanda. O relatório também questiona a legalidade do subsídio tarifário de R$ 60 milhões proposto pela Prefeitura — projeto que foi enviado à Câmara em janeiro, mas ainda não foi votado.

Informações: Saiba Mais

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Rodoviários anunciam greve por tempo indeterminado em Salvador

O Sindicato dos Rodoviários de Salvador anunciou que a categoria entrará em greve a partir da próxima quinta-feira (29) por tempo indeterminado. A medida foi anunciada em edital publicado nesta segunda-feira (26). Pela lei, os trabalhadores só podem paralisar as atividades 72 horas após o anúncio oficial. Uma assembleia será realizada na quarta-feira (28), na sede do sindicato. 
Marina Silva/Arquivo CORREIO
A decisão foi tomada após três rodadas de negociações mediadas pela Superintendência Regional do Trabalho. A última delas ocorreu na quinta-feira (22) e foi encerrada sem acordo. Os trabalhadores exigem reajuste salarial de acordo com a inflação e ganho real de 5%, licenças com remuneração, tickets de benefícios e banheiros femininos nos terminais.

"A comissão de negociação dos rodoviários manteve postura aberta ao diálogo e à construção de um acordo que contemplasse os interesses da categoria e assegurasse a continuidade dos serviços à população. No entanto, não houve por parte dos patrões nenhuma proposta que atendesse minimamente às reivindicações da categoria", diz o Sindicato dos Rodoviários, em nota. 

Questionado sobre se a paralisação manterá uma parte da frota em circulação, o diretor de Comunicação Daniel Mota disse que, caso seja exigido pela Justiça, a categoria respeitará a decisão. Uma assembleia será realizada às 15 horas de quarta-feira (28).

O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Seteps) informou que foi solicitada a instauração do dissídio coletivo de greve ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e que aguarda audiência de conciliação. O processo jurídico é instaurado para resolver conflitos coletivos no ambiente de trabalho.

Informações: Correio 24 Horas

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Linhas de ônibus terão horários ampliados em Caxias do Sul

A partir deste sábado (31), algumas linhas do transporte coletivo terão seus horários ampliados em Caxias do Sul, de acordo com a secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM).
Antonio Valiente / Agencia RBS

A partir deste sábado (31), a linha L33 – Castelo aumenta a frequência de 1h15min para 40 minutos, somente aos sábados até as 12h15min. Após esse horário, permanece a tabela horária vigente. Serão acrescidos três horários saindo do bairro e dois horários saindo do centro.

A partir da próxima segunda-feira (2), a linha L38 – Diamantino passará a atender diariamente, em dias úteis, a Rua Olinda Pontalti Peteffi. O itinerário passará pelas ruas Libera Boff, Olinda Pontalti Peteffi, Amabile Telli e Giácomo Rech. Serão dois horários: o primeiro saindo às 6h50min da EPI Imigrante e o segundo saindo às 17h55min do bairro. Este itinerário será mantido em período de teste por 30 dias, sendo reavaliado posteriormente pela equipe da SMTTM.

Informações: Zero Hora

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Sete estações-tubo de Curitiba entram em reforma


Mais sete estações-tubo começaram a ser reformadas em Curitiba. Elas integram o programa da Urbanização de Curitiba (Urbs) de revitalização de 69 estações-tubo da cidade, que vai até outubro de 2025.

São elas:

Estação-tubo Passeio Público - sentido Capão Raso - desativação parcialmente no período de 26/5/2025 a 14/6/2025. A estação poderá ser acessada normalmente, mas é preciso atenção nos locais de embarque e desembarque.
Estação-tubo Antônio Lago - sentido Capão Raso - desativação total no período de 26/5/2025 a 7/6/2025. Os passageiros podem utilizar as estações Fernando Noronha ou Terminal Boa Vista.
Estação-tubo Moysés Marcondes - sentido Capão Raso - desativação total no período de 26/5/2025 a 7/6/2025. Os passageiros podem utilizar as estações-tubo Bom Jesus ou Constantino Marochi.
Estação-tubo Eucaliptos - sentido Sítio Cercado - desativação total no período de 26/5/2025 a 7/6/2025. Os passageiros poderão utilizar as estações-tubo Nova Europa ou Euclides da Cunha.
Estação-tubo João Viana Seiler - sentido Centro - desativação total no período de 26/5/2025 a 7/6/2025. Os passageiros poderão utilizar as estações-tubo TRE ou Conselheiro Dantas.
Estação-tubo Euclides da Cunha - sentido Boqueirão - desativação total no período de 26/5/2025 a 7/6/2025. Os passageiros poderão utilizar as estações-tubo Erico Veríssimo ou Eucaliptos.
Estação-tubo Hipólito da Costa - sentido Hauer - desativação total no período de 26/5/2025 a 7/6/2025. Os passageiros poderão utilizar as estações-tubo Cel. Luiz José dos Santos ou Passarela.

As linhas que param nas estações em reforma são:

203 - Sta Cândida/C. Raso
250 - Ligeirão Norte/Sul
502 - Circular Sul (Horário)
503 - Boqueirão
602 - Circular Sul (anti-horário) 
X12 - Especial Boqueirão

Mais conforto
O projeto de revitalização das estações-tubo é dividido em lotes e prevê a substituição de elementos estruturais metálicos do piso com excesso de corrosão e troca do piso naval, borrachas do piso, além da realocação da catraca da entrada para melhor acessibilidade. A ideia é oferecer estações-tubo modernizadas e com mais conforto para os passageiros.

Esse novo pacote de reformas se soma às 203 estações-tubo que foram revitalizadas de 2022 a 2024. No período de obras, os passageiros precisam ficar atentos porque as estações-tubo ficarão desativadas parcialmente ou integralmente. Os usuários são avisados por meio de cartazes nos ônibus.

Informações: URBS

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Salvador ganha ônibus elétricos com capacidade para 130 passageiros

segunda-feira, 26 de maio de 2025

Novos ônibus elétricos começam a circular em Salvador a partir desta segunda-feira (26), ampliando a frota de veículos não poluentes que atendem a população que mais depende do transporte público: quem mora e trabalha nas periferias e bairros populares da capital baiana.

Os coletivos vão operar de forma experimental nas linhas 0137 – Lapa x Barra Avenida e 1347 – Estação Pirajá x Pituba, além da linha B1 – Rodoviária x Pituba, do BRT Salvador. A ideia é avaliar como os veículos se comportam no dia a dia, enfrentando os desafios típicos do trânsito da cidade e do transporte público, que é a principal forma de locomoção para milhares de trabalhadores, estudantes e moradores das quebradas.

Atualmente, Salvador conta com oito ônibus elétricos em operação. Com os dois novos modelos cedidos pelas montadoras Ankai e Tevx Higer, a frota experimental aumenta, e os testes devem durar 30 dias.

Além de reduzir a emissão de poluentes, esses ônibus oferecem mais conforto: o modelo maior, da Tevx Higer, tem capacidade para até 130 passageiros, ar-condicionado, portas USB para carregar o celular e piso baixo para facilitar o acesso. O outro, da Ankai, comporta até 83 passageiros e também conta com acessibilidade e conforto.

A iniciativa faz parte de um plano maior: a Prefeitura de Salvador estuda, com apoio do Banco Mundial, a compra de cerca de 100 ônibus elétricos para modernizar o sistema e reduzir a poluição na cidade.

Durante o período de testes, os novos coletivos estarão identificados com uma plotagem especial, mas vão circular normalmente, permitindo que a população vivencie essa novidade no transporte público.

Com a chegada desses ônibus, Salvador dá mais um passo na direção de um transporte coletivo mais limpo, moderno e confortável — um benefício especialmente importante para quem todos os dias encara longas viagens de ônibus pela cidade.

Informações a imprensa

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Governo viabiliza modernização do transporte coletivo na Grande Aracaju

A política de benefícios fiscais implementada pelo Governo de Sergipe tem garantido a atração não apenas de novos empreendimentos, mas, também, a renovação do transporte coletivo de passageiros. Em abril de 2024, o Estado publicou um decreto estabelecendo a concessão de um subsídio de aproximadamente R$ 10 milhões para as empresas integrantes do Consórcio Metropolitano da Grande Aracaju, que garante a aquisição do óleo diesel utilizado nos veículos sem a incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). 

A secretária de Estado da Fazenda, Sarah Tarsila, destaca que o Governo do Estado tem buscado soluções para melhorar a qualidade dos serviços que são oferecidos à população, sejam eles nas áreas da saúde, educação ou até mesmo no transporte coletivo. "A população merece andar em ônibus de qualidade, com conforto e segurança. Entendemos que, ao oferecer esse benefício estamos contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos milhares de sergipanos que utilizam esses veículos diariamente”, enfatiza. 

Em vigor desde 19 de março, a norma estabelece que as empresas têm direito a uma cota anual de nove milhões de litros de diesel, volume necessário, de acordo de acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setransp), para o funcionamento do sistema no período, sem a cobrança do imposto – R$ 1,12 por litro. Em contrapartida, as empresas se comprometem a renovar a frota de veículos que circulam nas vias. Além de contribuir para a manutenção do atual valor da tarifa, o subsídio permite que as empresas invistam na aquisição de novos ônibus. Nos primeiros cinco meses deste ano, 34 novos ônibus com ar-condicionado, Wi-Fi e carregamento de celular passaram a integrar a frota que opera na Grande Aracaju, sendo 24 deles zero quilômetro. 

Contemplada pela insenção, segundo o proprietário da Viação Atalaia, Alberto Almeida, as despesas com combustível representam cerca de 29% do custo do sistema de transporte. Desta forma, ao receber o subsídio, o segmento conseguiu reduzir suas despesas e investir na modernização dos veículos. “Somente a nossa empresa direcionou R$ 18 milhões para a aquisição de 24 ônibus. Nenhum sistema de transporte consegue oferecer um serviço de qualidade sem o apoio do poder público. Essa medida implementada pelo Governo do Estado, de incentivar a nossa cadeia, foi essencial para que conseguíssemos realizar esse investimento”, frisa. 

O empresário destaca, ainda, que os novos ônibus contam com tecnologias que reduzem a emissão de gases poluentes ao meio ambiente, além de incluírem elevadores para pessoas com deficiência. “O compromisso com o Estado é o de que precisamos modernizar a frota com veículos menos poluentes e estamos cumprindo com o acordo”, complementa Alberto Almeida. 

Para este ano, as empresas continuarão a ser contempladas com a isenção de quase R$ 10 milhões, garantindo a aquisição do óleo diesel sem a cobrança do ICMS. Três concessionárias de transporte coletivo estão aptas a receber o benefício: a Viação Atalaia, Conceito Transporte de Passageiros e Transportes Sergipe.  

Informações: Governo de Sergipe

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Parceria entre RioLuz e MOBI-Rio reforça monitoramento da iluminação nos corredores expressos do BRT

A RioLuz, em parceria com a MOBI-Rio, intensificou o monitoramento da iluminação pública nos corredores expressos dos BRTs Transolímpica, Transcarioca, Transoeste e Transbrasil. A ação conta com o apoio das equipes viárias da MOBI-Rio, que circulam constantemente pelas vias, em motos ou veículos, e ajudam a identificar pontos que necessitam de manutenção.

O trabalho conjunto permite que qualquer falha na iluminação seja rapidamente reportada à RioLuz, que formaliza a solicitação e dá andamento ao atendimento. A iniciativa tem como objetivo agilizar os reparos e garantir mais segurança e conforto para os usuários do sistema BRT, especialmente nos horários de menor movimento.

– O apoio das equipes da MOBI-Rio potencializa nosso alcance e garante uma resposta mais rápida às demandas. Essa parceria é fundamental para entregarmos um serviço de iluminação mais eficiente e de maior qualidade à população -, afirma Rafael Thompson, presidente da RioLuz.

Para a diretora-presidente da MOBI-Rio, Claudia Secin, o trabalho integrado faz toda a diferença na oferta de um serviço público de qualidade.

– Essa colaboração com a RioLuz mostra como a integração entre diferentes órgãos, uma marca da gestão Eduardo Paes, pode gerar benefícios reais para a população. Essa cooperação é um passo importante para promover um ambiente mais seguro e iluminado para todos que utilizam o BRT -, afirma Claudia.

Informações: Prefeitura do Rio

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CBTU investe cerca de R$5 milhões em Truques para VLT em Recife

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos investiu, entre 2023 e 2025, cerca de R$5 milhões em truques para Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), em Recife. O objetivo da aquisição é substituir os equipamentos danificados pelas fortes chuvas e melhorar a força de tração do trem para que o veículo se desloque com precisão sobre a via. No total foram adquiridos 6 truques, sendo 4 para reboque e 2 para tração.

O truque é um equipamento responsável por conectar a caixa do VLT aos trilhos, transmitir uma estrutura responsável por suportar mais cargas e garante a estabilidade, a segurança e o bom desempenho do sistema. Além disso, desempenha um papel fundamental na absorção de impactos e na adaptação às curvas do trajeto, assegurando uma viagem mais confortável e segura para os passageiros. O veículo transitará na Linha VLT na Superintendência de Recife.

“A aquisição dos truques, o VLT 03 está disponível para operação, oferecendo meio de transporte com mais conforto para os usuários do sistema. Além disso, proporciona uma parceria estratégica junto a fornecedores de equipamentos nacionais e permite à Companhia a disponibilidade de oferta de transporte à população local”, encerrou Carlos Eduardo Vieira, engenheiro ambiental da Diretoria Técnica da CBTU.

Informações: CBTU

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