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Em Campinas, Quase 94% dos usuários aprovam reforma do Terminal Mercado, aponta pesquisa

segunda-feira, 26 de maio de 2025

Quase um ano após a entrega de um novo Terminal Mercado à população, 93,9% dos usuários aprovam as melhorias no espaço. A pesquisa foi realizada em maio pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) com 228 usuários. A amostra considera que cerca de 18 mil pessoas utilizam o espaço diariamente. O índice de precisão da pesquisa é de 90% e a margem de erro de 5,43%.

A maioria dos usuários entrevistados (45,2%) manifestou satisfação geral com as melhorias realizadas no terminal. O aumento da segurança após o fechamento do espaço (15,6%), a ampliação das áreas cobertas (11,6%) e a organização das plataformas (11,6%) foram apontados como os principais benefícios.
 
“Depois de mais de 50 anos, o Terminal Mercado passou por uma grande transformação. Não só de infraestrutura e acessibilidade, mas principalmente de ampliação da segurança após o fechamento. Foram mudanças pensadas para dar mais dignidade e conforto para quem usa o terminal todos os dias”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.  
 
Usuários sugerem melhorias na operação e infraestrutura
Embora 32,4% dos entrevistados tenham apontado que não há pontos de melhorias, alguns aproveitaram para sugerir mais avanços no terminal. A necessidade de aumentar a oferta de ônibus e de renovar a frota foi apontada por 21,5% dos usuários. Também foram sugeridas melhorias relacionadas à cobertura do espaço (14,4%), oferta de bancos (10,5%) e painéis de informações (4,3%).
 
A amostra foi coletada entre os dias 9 e 12 de maio. Entre os 228 entrevistados, 69,3% eram mulheres e 30,7% eram homens. A maioria (56,6%) tinha idade entre 20 e 49 anos.
 
Pagamento em duas etapas
Cerca de 4,7% dos usuários ouvidos pela Emdec sugeriram mudanças no sistema de pagamento da tarifa em duas etapas. A dinâmica diferenciada gerou o “mito” de que o valor da passagem é computado duas vezes. No entanto, não há acréscimo no valor da tarifa ou cobrança duplicada. Na prática, os usuários pagam, nas catracas dos terminais, 80% da tarifa do Bilhete Único ou QR Code. Os 20% restantes são debitados dentro do ônibus, com entrada pela porta dianteira. 
 
Isso ocorre para identificar em qual linha de ônibus e empresa operadora do transporte o usuário embarcou. Permite, assim, que a Emdec distribua corretamente a remuneração entre os operadores do sistema convencional e das cooperativas.
 
Transformação do espaço ocorreu em duas etapas
A primeira etapa da reforma do Terminal Mercado começou em novembro de 2023 e foi entregue à população em junho do ano seguinte. Contemplou ampliação e cobertura de quatro plataformas, acessibilidade, infraestrutura renovada, nova sinalização e comunicação visual. E em julho, o Terminal Mercado passou a ser fechado, com acesso exclusivo e mais segurança para os usuários.
 
A segunda etapa de melhorias começou em novembro de 2024 e foi concluída em março deste ano. As coberturas de policarbonato foram ampliadas nas laterais das plataformas, com inclinação que favorece a queda da água da chuva. As travessias de pedestres também receberam coberturas.
 
Melhorias também para os profissionais que atendem a população no espaço: agentes da mobilidade urbana e equipes de segurança patrimonial e limpeza. A cabine de controle operacional foi ampliada e conta com vestiários feminino e masculino, com sanitários, chuveiros e armários, dedicados aos agentes da fiscalização do transporte. A área construída passou de 31 para 60 metros quadrados. Os novos espaços dedicados às equipes de segurança patrimonial e limpeza contam com salas de apoio, lavabos e vestiários.
 
O Terminal Mercado é operado por 25 linhas convencionais municipais, que transportam mais de 52 mil passageiros em dias úteis (passagens pela catraca).

Informações: EMDEC

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Programa Tarifa Zero segue com alta adesão e impulsiona economia de Campina Grande

O superintendente da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP), Victor Ribeiro, destacou os resultados positivos do programa Tarifa Zero, que garante transporte coletivo gratuito no primeiro sábado de cada mês em Campina Grande. Segundo ele, a iniciativa tem ampliado significativamente o número de passageiros e contribuído para a movimentação econômica da cidade.

“O Tarifa Zero é um programa do qual somos entusiastas. Em cada sábado com gratuidade, temos um aumento de cerca de 50% no número de passageiros. Já chegamos a registrar 52 mil usuários em um único sábado, enquanto a média em um sábado comum é de 34 mil”, pontuou Victor.

A iniciativa, segundo ele, não só facilita o deslocamento da população, mas também impulsiona o comércio local, gera renda e promove inclusão. “É uma ação que impacta diretamente na economia. As pessoas circulam mais, compram mais e têm acesso garantido à cidade”, completou.

Sobre a continuidade do programa, o superintendente confirmou que o próximo Tarifa Zero está mantido para o primeiro sábado de junho. Ele também adiantou que, na semana do São João, a Prefeitura de Campina Grande deve realizar uma nova edição especial do programa, como aconteceu no ano passado, com gratuidade nos transportes em dias estratégicos.

“No ano passado tivemos, além do Tarifa Zero mensal, uma parceria público-privada que garantiu transporte gratuito em horários noturnos para quem queria aproveitar o Maior São João do Mundo. Para este ano, ainda não temos uma parceria confirmada, mas estamos avaliando. Caso haja novidades, vamos informar”, explicou.

Victor ainda reforçou que todas as ações relacionadas ao transporte coletivo são planejadas com responsabilidade, considerando o impacto financeiro e o retorno social para a população.

“Quando a prefeitura pode, a gente acrescenta mais um sábado com tarifa zero, sempre de forma cuidadosa, porque há um investimento envolvido. Mas temos um prefeito que entende o valor social dessa medida.”

Informações: Paraíba Online

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Brasil tem 642 novos ônibus elétricos em 21 cidades, segundo dados da ABVE

O Brasil emplacou 642 ônibus elétricos em 21 cidades no período de 2022 a 2025. É um número muito baixo ainda, considerando o tamanho do país e a urgência climática. A cidade de São Paulo lidera com mais de 80% dos novos elétricos. Os dados passam a ser monitorados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

“Estamos trabalhando para fazer da ABVE o ponto de convergência da eletromobilidade no Brasil, não só atuando nas políticas públicas que interessam ao setor, mas também produzindo informações confiáveis sobre a evolução desse mercado”, disse Ricardo Bastos, presidente da ABVE.

Segundo a gerente da ABVE Data, Emmanuela Jordão, o objetivo é formar séries históricas que permitam acompanhar a evolução do transporte público sustentável em todas as regiões do país: “E não vamos parar por aí: em breve, começaremos a produzir séries históricas específicas de caminhões elétricos, motos elétricas e veículos elétricos levíssimos em geral”.

O Sudeste lidera disparado as estatísticas, concentrando 89% do total (569), com destaque para o município de São Paulo, que, sozinho, emplacou 518 ônibus no período – sem contar os trólebus. A região Sul aparece em segundo lugar, com 8% dos veículos (49), seguida pelo Centro-Oeste, com 2% (12). O Nordeste (8) e o Norte (4) somam juntos os 2% restantes.

Hoje, nove fabricantes atuam no segmento, sendo que 67% deles (6) produzem ônibus elétricos em território nacional, enquanto os demais 33% (3) importam esses veículos. O mercado brasileiro já conta com 25 modelos disponíveis, prontos para atender às demandas específicas dos municípios.

Os números do início de 2025 já são animadores. Em apenas quatro meses, 248 ônibus elétricos foram emplacados, o que já representa 82% do total de 2024 (302). O crescimento do setor é claro e constante. Em 2022, apenas três fabricantes estavam presentes no país, oferecendo seis modelos de ônibus elétricos e com um total tímido de 11 emplacamentos.

Além do crescimento em números, o setor de ônibus elétricos no Brasil também mostra a liderança da produção nacional. Dos 9 fabricantes que emplacaram ônibus elétricos, 6 produzem localmente, o que representa 67% do mercado. São eles: BYD, Marcopolo, Eletra/Caio, Mercedes-Benz, Volkswagen e Volvo.

Segundo a ABVE, "isso indica não apenas um aumento da oferta, mas também um fortalecimento da cadeia produtiva interna". As projeções indicam que em breve a população estará usando mais ônibus elétricos, que, além de não poluírem a atmosfera, rodam silenciosamente e sem vibrações, tornando as viagens mais confortáveis.

Ônibus elétricos por municípios
 
SÃO PAULO,  SP - 518
SÃO BERNARDO DO CAMPO, SP - 19
CASCAVEL, PR - 15
GOIÂNIA, GO - 12
PORTO ALEGRE, RS - 12
CARIACICA, ES - 11
CAXIAS DO SUL, RS - 10
CURITIBA, PR - 8
SALVADOR, BA - 8
RIBEIRÃO PRETO, SP - 4
BERTIOGA, SP - 3
CAMPINAS, SP - 3
RESENDE, RJ - 3
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS, PR - 3
SERRA, ES - 3
BARUERI, SP - 2
BELÉM, PA - 2
MANAUS, AM - 2
TABOÃO DA SERRA, SP - 2
LONDRINA, PR - 1
OSASCO, SP - 1

Os ônibuis elétricos são uma ótima solução de descarbionização para as cidades. Como eles rodam cerca de 250 km por dia e tem espaço para grande bateria, podem ser carregados no período de não utilização (a grande maioria à noite) e o próprio uso ajuda na eficiência energética. O anda-e-para do trânsito urbano é ótimo para veículos elétricos, que regeneram e eergia nas frenagens.

Segundo a ABVE, é importante ressaltar que os números apresentados estão relacionados com os emplacamentos registrados em cada município, o que não significa, necessariamente, que eles correspondam ao total de ônibus elétricos em circulação nessas cidades.

PAC Seleções

O segmento de ônibus elétricos tende a ganhar escala nos próximos anos, isso porque o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, por meio da modalidade "Renovação de Frota", está promovendo a modernização do transporte público em diversos municípios brasileiros.

Com um investimento total previsto de R$ 10,6 bilhões, o programa visa a aquisição de 2.529 ônibus elétricos, 2.782 ônibus Euro 6 e 39 veículos sobre trilhos, contribuindo para a eficiência energética e a redução das emissões de CO₂ nas cidades.

A iniciativa contempla 61 municípios e 7 estados, priorizando a melhoria da qualidade de vida urbana e o fortalecimento da indústria nacional. Os recursos serão utilizados para substituir veículos antigos por modelos mais modernos e sustentáveis, alinhando-se às metas de descarbonização e à promoção de uma mobilidade urbana mais eficiente.

Informações: Terra

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Prefeitura de Juiz de Fora cria nova linha "São Pedro - 502" e realiza melhorias em outras cinco

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) inicia neste domingo, 25, ajustes para otimizar o atendimento do transporte coletivo urbano. Além da criação de uma nova linha para atender a Cidade Alta, a linha “São Pedro - 502”, e outras cinco terão mudanças nos horários.

A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) realiza as adequações para garantir a pontualidade dos horários dos ônibus, assim como melhorias na oferta de veículos e a qualidade do serviço. Atualizações nos quadros de horários sempre são analisadas para assegurar o cumprimento efetivo das viagens, levando em conta as questões operacionais do transporte no dia a dia da cidade. 

Estes ajustes são adequações nos quadros de horários, muitas vezes impactados pelo crescimento da cidade, para coincidirem com o que é praticado hoje. As adequações são fruto também das demandas da população, discutidas através do Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (Sedupp).

Os novos quadros de horários estão disponíveis no anexo. Confira as linhas com mudanças e quando elas passam a valer.


Linha 439 Santo Antônio: Ajuste nos horários aos domingos e feriados.
Linha 440 Santo Antônio: Ajuste nos horários aos domingos e feriados.
Linha 441 Santo Antônio: Ajuste nos horários aos domingos e feriados.

A partir do dia 26 de maio:

Linha 502 São Pedro / Av. Pedro Henrique Krambeck / Via UFJF: Criação da linha com operação em todos os dias da semana.
Linha 145 Centenário / Santa Efigênia: Ajuste nos horários nos dias úteis.
Linha 525 UFJF: Ajuste nos horários nos dias úteis.

Confira o percurso da nova linha 502 - São Pedro:

Sentido Centro/Bairro: Avenida Presidente Getúlio Vargas, 261, Avenida Presidente Itamar Franco, Campus da UFJF, Rua João Lourenço Kelmer, Avenida Presidente Costa e Silva, Rua Atílio Pastorini, Avenida Pedro Henrique Krambeck, retorna na Avenida Pedro Henrique Krambeck, 1916 - Ponto Final.

Sentido Bairro/Centro: Avenida Pedro Henrique Krambeck, 1916, Rua Roberto Stiegert, Avenida Presidente Costa e Silva, Rua José Lourenço Kelmer, Campus da UFJF, Avenida Presidente Itamar Franco, Travessa Doutor Prisco, Rua João Pessoa de Rezende, Avenida Francisco Bernardino, Rua São Sebastião, Avenida Presidente Getúlio Vargas, 261 - Ponto Final. 

Informações: Prefeitura de Juiz de Fora

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Santo André renova frota e entrega 26 novos ônibus

A Prefeitura de Santo André entregou nesta sexta-feira (23), 26 novos ônibus que passam a incorporar a frota do transporte público da cidade. A medida faz parte de um grande plano de renovação que contará até o final deste ano com outros 35 veículos e, até o fim de 2028, 200 coletivos 0 km entregues, representando uma renovação de 90% da frota com um investimento total de R$ 255 milhões.

A cerimônia de entrega da primeira remessa dos novos ônibus aconteceu no Paço andreense e contou com a presença do prefeito Gilvan Junior. "Essa entrega é um dos pilares do nosso Promobi (Programa de Mobilidade), que conta com um pacote dedicado à população, pensando na cidade e com um forte investimento. Esse programa é, acima de tudo, para conectar as pessoas, modernizar os caminhos e pensar no cidadão de forma integral", destacou.

O Promobi de Santo André é um grande pacote de medidas que integram ações de segurança viária, tecnologia e sustentabilidade, com o objetivo de proporcionar um trânsito com mais fluidez, segurança viária e transporte público de qualidade. "O ciclo deste programa começa a se materializar hoje com os novos ônibus nas ruas. Estamos instalando novos abrigos, reformando os existentes e também facilitamos o acesso do andreense ao Cittamobi, que agora opera sem anúncios", complementou Gilvan.

Os novos ônibus são equipados com ar-condicionado, possuem Wi-Fi, GPS integrado ao Centro de Operações Integrados (COI), além de entradas USB para carregamento de dispositivos móveis. Além disso, possuem motorização Euro 6, que contam com menor emissão de poluentes e possuem acessibilidade integral para pessoas com deficiência. O investimento para aquisição dos primeiros 26 veículos foi de R$ 20 milhões. 

O Secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote, pontuou que o processo de renovação da frota andreense é fundamental para proporcionar funcionalidades e itens de conforto ao usuário de transporte. "Não entregamos apenas ônibus, mas dignidade para a população. O morador e a moradora andreense vão ver cada vez mais novos ônibus nas ruas, dentro desse importante investimento para a cidade", frisou. 

Promobi - Entre as medidas anunciadas após a criação do Promobi, Santo André realiza a instalação de 75 novos abrigos e a requalificação de 300 paradas já existentes, implementando um novo padrão visual e proporcionando maior conforto. O investimento para a realização das melhorias e instalação dos novos pontos será de R$ 1 milhão, já a reforma dos abrigos contará com aporte de R$ 180 mil. Em um mês, 45 novos abrigos foram instalados e 100 reformados.

A inovação e a tecnologia também serão contempladas dentro do Promobi. Com investimento de R$ 240 mil, o aplicativo Cittamobi passará a ter um serviço de geolocalização exclusivo para Santo André, sendo oferecido sem anúncios como benefício à população. O Cittamobi passou dos 28 mil usuários cadastrados há um mês, para 38 mil usuários ativos, um incremento de 35%.

O programa também terá ações que visam a segurança viária de motoristas e pedestres, com o chamado Traffic Calm, um programa que implementa medidas de redução de velocidade e melhorias na infraestrutura viária para aumentar a segurança em áreas sensíveis, como escolas, condomínios e áreas de grandes circulação de pessoas.

Outra medida será a integração de tecnologias geoespaciais para otimizar o planejamento e a gestão da mobilidade urbana, promovendo maior eficiência administrativa, além de medidas focadas em melhorar a fluidez do trânsito por meio da medição da eficiência viária e intervenções como ajustes e ampliação de tempo nos semáforos.

Dentro desse processo de eliminação do uso de papel, o sistema Acto, plataforma digital que centraliza e simplifica o atendimento ao cidadão, será utilizado na gestão e fiscalização do transporte municipal pela SATrans, trazendo mais eficiência, agilidade e comodidade ao cidadão.

Informações: Prefeitura de Santo André

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EPT anuncia duas novas linhas de ônibus em Maricá; confira!

A partir da próxima terça-feira (27/05), duas mudanças importantes passam a valer para quem depende dos ônibus vermelhinhos em Maricá. A Prefeitura, por meio da EPT (Empresa Pública de Transportes), anunciou a criação da linha E16, ligando diretamente o bairro Manu Manuela ao Centro, e também a ampliação do trajeto da linha E10A, beneficiando moradores do Areal e da Baixada Mineira.

As novidades fazem parte das melhorias no sistema de transporte público com tarifa zero no município, que já é referência no país.

🚌 Linha E16: Centro x Manu Manuela (via São José)
A nova linha é resultado direto da demanda dos moradores da região, que agora ganham uma conexão direta com o Centro da cidade.

📍 Itinerário de ida:
Rodoviária → Av. Roberto Silveira → RJ-106 (sentido Saquarema) → retorno → RJ-106 (sentido Niterói) → retorno → RJ-106 (sentido Maricá) → Av. Marajó → Estrada Velha de Maricá → Av. Prefeito Alcebíades Mendes → Rua João Rizzo → Estrada Catumbi → Rua 14 → Rua 25 → Rua 28 → Rua do Canal.


📍 Volta:
Rua 9 → Estrada do Catumbi → RJ-106 (sentido Maricá) → Av. Roberto Silveira → Rua Mário Lopes da Fontoura → Rua Ver. Luiz Antônio da Cunha → Rodoviária.

🚍 Linha E10A: Areal e Baixada Mineira com trajeto ampliado
Essa mudança foi aprovada até pelo lobisomem! 🐺 A tradicional linha E10A agora terá novo itinerário, com mais cobertura para moradores das regiões de Areal e Baixada Mineira, garantindo mais mobilidade e acesso.

📍 Novo trajeto – Ida:
Rodoviária → Av. Roberto Silveira → RJ-106 (sentido Saquarema) → Estrada Antônio Callado → Av. Park Way → Rua 120 → Rua 119 → Av. F → Av. do Contorno → Av. Braulino Venâncio da Costa.

📍 Volta:
Av. do Contorno → Praça de Bambuí → Av. do Contorno → Av. F → Rua 119 → Rua 120 → Av. Park Way → Estrada Antônio Callado → RJ-106 (sentido Niterói) → retorno no Km 30 → RJ-106 (sentido Saquarema) → Av. Roberto Silveira → Rua Mário Lopes da Fontoura → Rua Ver. Luiz Antônio da Cunha → Rodoviária.

Com as alterações, a expectativa é reduzir o tempo de deslocamento e facilitar o acesso ao Centro para quem vive em regiões mais afastadas.

Informações: MaricaInfo

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Obra do BRT de Cuiabá já atingiu 40% de execução, aponta TCE-MT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, apontou que as obras BRT (ônibus de trânsito rápido) em andamento na Avenida do CPA alcançaram 40% de execução.

Durante vistoria realizada nesta sexta-feira (23), o presidente destacou que o avanço é resultado da intensificação da fiscalização promovida pelo órgão, que elevou o total executado em mais de 20% entre janeiro e maio.

“A partir do momento em que o Tribunal de Contas passou a fiscalizar permanentemente, com a nossa equipe de auditores, em quatro meses a obra andou o que não andou em 30 meses. Então a fiscalização conseguiu êxito. O Tribunal de Contas está cumprindo o seu papel e o resultado está aqui”, afirmou o presidente.

Sérgio Ricardo também anunciou que realizará vistorias mensais às obras, reforçando a atuação diária dos auditores. Além disso, ressaltou a sugestão para que os trabalhos sejam realizados em três turnos, a fim de garantir a entrega até fevereiro de 2026. “Se seguirem o que foi acordado, trabalhando dia e noite, a obra pode sim ser entregue até fevereiro de 2026. Agora é cumprir cronograma.”

O secretário-adjunto de Obras Especiais da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Isaac Nascimento Filho, informou que as novas frentes de obra já preveem trabalho em turnos contínuos, inclusive à noite, conforme sugerido por Sérgio Ricardo. “As novas contratações já consideram a atuação durante a noite, e a Sinfra segue fiscalizando e notificando as empresas que não cumprem os prazos”, disse.

Conforme informado pela Secretaria, o trecho vistoriado, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, conhecida como Avenida do CPA, tem entrega prevista para agosto e está com o cronograma em dia. Segundo relatório da Secretaria de Controle Externo (Secex) Obras do TCE-MT, 75% das metas previstas para março foram cumpridas.

O presidente do TCE também destacou que a atuação de vereadores, deputados estaduais de outras instituições fortalece a fiscalização. “Não estamos fazendo nenhum favor. Estamos cumprindo nossa missão Constitucional de fiscalizar as políticas públicas. O TCE assumiu a linha de frente porque a sociedade não podia mais esperar”, acrescentou.

Neste contexto, o deputado estadual Wilson Santos ressaltou a relevância do controle externo e cobrou mais avanços no cronograma. “A presença do Sérgio, que não dorme, que trabalha 24 horas, dá uma esperança maior de que essa obra vai ser concluída até o final de 2026. É fundamental o papel do Tribunal de Contas, estimulando o Executivo a seguir em frente com o cronograma.”

A vereadora Michele Alencar declarou que o avanço do projeto só foi possível graças à união entre os Poderes. “A gente percebe que quando há uma integração dos Poderes, as coisas andam. No passado, essa obra não avançava justamente porque não havia esse alinhamento. Agora, com todos unidos, já vemos 40% concluídos e novas licitações em bloco para garantir mais agilidade.”

Já o presidente da Comissão de Obras da Câmara de Cuiabá, vereador Alex Rodrigues, afirmou que o engajamento de Sérgio Ricardo representou um divisor de águas. “Eu vejo de forma assertiva o Sérgio Ricardo chamar os vereadores para fazer essa fiscalização junto, porque o vereador é o representante do povo que mais é cobrado. É aquele que está na ponta, dentro dos bairros, e precisa dar uma satisfação 100% para a população.”

Já o vice-presidente da comissão, vereador Dídimo Rodrigues, o Dídimo Vovô, salientou que essa mobilização permite o andamento de um projeto parado há mais de uma década. “A partir do momento que unimos nossas forças, o resultado está acontecendo, estamos vendo. Essa parceria entre o Tribunal de Contas e a Câmara Municipal de Cuiabá traz benefícios diretos à população, porque os vereadores passam a ter acesso às informações técnicas.”

Também participaram da vistoria os vereadores Fred Ghayva, Katiuscia Manteli, Eliamara Araújo – a Doutora Mara, Dilemário Alencar e Marilda Giraldelli – a Baixinha Giraldelli.

Novos editais

A atuação do TCE-MT é realizada no âmbito do Acompanhamento Simultâneo Especial sobre o Contrato nº 052/2022/Sinfra. A retomada das obras teve início em 12 de março de 2025, após a formalização de um acordo extrajudicial entre a Sinfra e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, responsável pela obra. O termo evitou a paralisação total do contrato e permitiu foco na entrega dos trechos prioritários.

Novos editais foram lançados para garantir a execução de outros lotes. O lote 2, referente às obras de artes especiais, já foi licitado em maio. O lote 3, que contempla os terminais e o centro de controle operacional, terá edital lançado em 6 de junho. O lote 4, com as estações do BRT, será lançado em 7 de junho. Já o lote 5, que abrange infraestrutura e urbanização de ramais, está previsto para 7 de julho. A sinalização viária (lote 6) será licitada em 28 de junho, e o sistema de transporte inteligente (lote 7), em 8 de setembro.

Informações: MidiaNews

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Em Salvador, Moradores de Parque São Cristóvão recebem novos ônibus com ar-condicionado


A partir desta segunda-feira (26), os usuários das linhas 1034 – Parque São Cristóvão/Barroquinha e 0125 – Parque São Cristóvão/Terminal da França contarão com mais conforto nas viagens. Quatro novos ônibus equipados com ar-condicionado e acessibilidade passarão a integrar a frota destas linhas, como parte do calendário de renovação da frota de Salvador que é realizado pelas concessionárias de transporte da cidade.

Para marcar a entrega dos novos veículos, o secretário de Mobilidade de Salvador, Pablo Souza, realizará um ato simbólico na segunda-feira (26), às 8h, no final de linha do Parque São Cristóvão. Os novos veículos começam a circular nestes trajetos a partir de quarta-feira (28).

Até o final de 2025, a capital baiana deve receber 590 novos ônibus climatizados. Além dos novos veículos que serão adquiridos pelos operadores, haverá também investimento viabilizado por meio de financiamentos que são adquiridos pela Prefeitura de Salvador junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ao Banco Mundial

Informações: Jornal da Midia

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