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Com transporte público modernizado no DF, uso do Cartão Mobilidade cresce 30% e chega a 720 mil usuários

quarta-feira, 14 de maio de 2025

Desde a implantação do sistema 100% digital no transporte público coletivo do DF, em dezembro de 2024, foram emitidos 142.367 novos cartões Mobilidade, e o total de pessoas que utilizam o modelo para pagamento das passagens chegou a 719.624 em abril deste ano. De acordo com o sistema de bilhetagem da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), 35% dos acessos nos coletivos são feitos com o uso do Cartão Mobilidade.

Segundo o titular da Semob, Zeno Gonçalves, a quantidade de pessoas que utilizam o Cartão Mobilidade aumentou cerca de 30% em relação a junho de 2024, quando começaram a circular as linhas que operam com pagamento somente por meio digital. Atualmente, a procura pelo cartão segue em alta devido ao programa Vai de Graça.

“A demanda por transporte público coletivo no Distrito Federal vem crescendo a cada dia, passando da média de 1,3 milhão de acessos em dias úteis; e aos domingos, quando funciona o Vai de Graça, o movimento de passageiros cresceu cerca de 60% em relação aos fins de semana antes do programa”, detalha o gestor. “Com isso, a procura pelo Cartão Mobilidade também aumentou, e as pessoas estão usufruindo dos benefícios criados pelo GDF no setor de transporte.”

Benefício da integração

O Cartão Mobilidade é um dos modelos que permite a integração, benefício em que o usuário pode acessar até três veículos (ônibus, BRT e metrô) no espaço de até três horas, pagando apenas uma tarifa de R$ 5,50. O outro modelo que permite integração é o Vale-Transporte, que representa 20% dos acessos.

Os cartões de gratuidade, que possuem limites diários de acessos, são o de Estudante (15% das viagens), Especial (6%) e Sênior (4%). O pagamento por meio de cartões bancários representa 8,5% dos acessos de passageiros. Os demais acessos são referentes aos dias do programa Vai de Graça, bilhetes avulsos e outros tipos de cartão, como da criança e funcional.

Ao todo, mais de 1,4 milhão de pessoas possuem cartões emitidos pelo GDF. Além dos 719.624 cartões Mobilidade, são 300.243 cartões de Passe Livre Estudantil, 232.995 de Vale-Transporte, 78.939 cartões Sênior, 65523 de PCD, e 9.301 de cartões Criança. De acordo com o BRB Mobilidade, cerca de 57% das recargas do Cartão Mobilidade são feitas por PIX. Os usuários podem contar também com 215 pontos de recarga e 70 locais de emissão do Cartão Mobilidade.

*Com informações da Semob-DF

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Três dos 50 novos ônibus da frota de Campinas reforçam a linha 114

Três dos 50 novos ônibus que vão reforçar a frota do transporte público coletivo de Campinas começaram a atender os usuários nesta segunda-feira, 12 de maio. Eles já circulam na linha 114 (Jardim Melina / Corredor Central), que atende ao eixo do Ouro Verde e chega até a região central. Outro lote de novos veículos é esperado para os próximos dias.

A Prefeitura de Campinas, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e da Secretaria de Transportes (Setransp), vêm acompanhando, junto aos operadores, a incorporação dos novos ônibus à frota do transporte público coletivo, desde o início de abril, quando a medida foi anunciada.

Os três novos ônibus substituem parte dos veículos da linha 114 com idade mais avançada, que passam a compor a frota reserva. Fica mantida, portanto, a oferta de seis veículos nos horários de pico.

Do modelo Euro 6, os veículos contam com ar-condicionado e wi-fi. Possuem 12,7 metros de comprimento e 260 cv (cavalo-vapor) de potência e têm capacidade para 38 passageiros sentados e outros 32 em pé.

1º lote: 30 novos ônibus

O primeiro lote a ser incorporado contempla 30 veículos – 20 da VB Transportes e outros 10 da Onicamp Transporte Coletivo. A incorporação inclui procedimentos de revisão e adequação (pintura da carroceria e regularização da documentação), que precedem o início da operação.

Além destes, outros 20 veículos serão incorporados pela VB no segundo lote, completando os 50 ônibus previstos.

Outras linhas serão contempladas gradativamente

Os demais 27 veículos do primeiro lote que estão em processo de compra e incorporação vão reforçar linhas das seguintes regiões, nas próximas semanas:

Ouro Verde:

115 (Adhemar de Barros)
117 (DIC VI)
125 (Terminal Ouro Verde / Shopping Iguatemi)
Previsão de criação de uma linha semiexpressa, partindo da região dos DICs

Nova Europa / Parque Jambeiro / Swiss Park:

402 (Parque da Figueira)
404 (Jardim Maria Rosa)
429 (Swiss Park II)
430 (Swiss Park)

Licitação prevê modernização total da frota

Vale lembrar que a total modernização dos veículos do sistema de transporte público está atrelada à nova licitação, que prevê renovação de 100% da frota, inclusive do BRT, e ar-condicionado em todos os veículos, além de wi-fi, tomadas USB, câmeras CFTV, GPS e terminal de computador de bordo, ao longo do contrato. A minuta do edital da licitação foi publicada no dia 2 de abril e segue aberta para consulta pública até o dia 2 de julho.

A consulta à minuta e o envio de sugestões podem ser feitas pelos sites da Prefeitura de Campinas e da Emdec, no hotsite www.emdec.com.br/novotransporte.

Entre os pontos contemplados na nova licitação estão a sustentabilidade, com a previsão de 60 ônibus elétricos, que não emitem poluentes e circulam com baixo ruído; mais transparência na gestão da remuneração, com o Sistema de Arrecadação e Remuneração sendo gerido pelo Poder Público e pelas operadoras; e a incorporação do PAI-Serviço, que terá novos índices de desempenho, sistemas de gestão e incorporação de novas tecnologias nos veículos.

A publicação da minuta do edital da nova concessão e abertura de consulta pública aconteceu dentro dos primeiros 100 dias da atual gestão municipal.

Informações: Prefeitura de Campinas

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Um tiro no pé da mobilidade, Prefeitura de Teresina libera faixas de ônibus para aplicativos

Teresina iniciou, nesta segunda-feira (13), o cadastro de motoristas por aplicativo para liberação das faixas de ônibus. Dentre os critérios estabelecidos pela prefeitura, o veículo deve ter no mínimo 10 anos de fabricação e ter, no mínimo, 1.800 corridas concluídas.

Em janeiro deste ano, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informou que as faixas exclusivas de ônibus foram liberadas para motos e táxis — independentemente de estarem ocupados — e que os carros comuns poderiam acessá-las apenas para realizar conversões.

Atualmente essa faixas são liberadas para motociclistas, táxis regulamentados e veículos oficiais, como ambulâncias, viaturas e caminhão do corpo de bombeiro.

Na última sexta-feira (9), foi publicado no Diário Oficial do Município a regulamentação exigida para os motoristas por aplicativo. Mas a Strans informou que o site para cadastro ainda estava fora do ar, sendo liberado só na manhã desta segunda (13). Veja os requisitos para liberação das faixas:

Acessar e cadastrar o veículo através do link: faixalivre.teresina.pi.gov.br;
Comprovar o cadastro de, no mínimo, 06 meses, no aplicativo vinculado;
Comprovar ter, no mínimo, 1800 corridas concluídas;
Possuir Carteira Nacional de Habilitação com autorização para exercer atividade remunerado com o veículo (EAR);
Veículo com no mínimo 10 anos de fabricação;
Realizar vistoria e recadastramento anual na STRANS;
Uso obrigatório de adesivo autocolante obtido através do link faixalivre.teresina.pi.gov.br a ser fixado no vidro traseiro do veículo.

Regulamentação de taxistas
Desde janeiro de 2025 as faixas exclusivas para ônibus estão liberadas para taxistas, com ou sem passageiros. Porém, esses motoristas e veículos precisam estar regulamentados junto à Strans.

Conforme o órgão, esse licenciamento para o ano de 2025 iniciou no dia 3 de fevereiro, mas ainda faltam 487 veículos renovarem a permissão. Assim, a Strans estendeu o prazo para a regulamentação até o dia 30 de maio.

Basta o taxista ir à sede da superintendência na área da Gerência de Licenciamento e Concessão (GLC) que fica em frente ao prédio da Strans na avenida Pedro Freitas, bairro vermelha..

Informações: g1 PI

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Linha leste do metrô de Fortaleza tem primeiro túnel concluído

O primeiro túnel da linha leste do metrô de Fortaleza foi concluído nesta segunda-feira (12). O Governo do Estado informou que a tuneladora TBM 02, popularmente conhecida como “tatuzão”, rompeu a parede diafragma da futura estação Colégio Militar. O trecho, de 1.734 metros, vai até a Estação Chico da Silva, no bairro Centro.

“A chegada da tuneladora à futura estação Colégio Militar representa um marco para essa obra tão importante para a mobilidade urbana de Fortaleza. A Linha Leste será a primeira linha de metrô totalmente subterrânea do Nordeste e a primeira escavada com tuneladoras, o que reforça o pioneirismo do Ceará na infraestrutura de transporte da região”, destacou o secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão.

Com 120 metros de comprimento e pesando mais de 1.000 toneladas, a TBM 02, que está localizada a aproximadamente 30 metros de profundidade, foi responsável por implantar 1.156 anéis de concreto (as chamadas “aduelas”) nas paredes do túnel, que possui seis metros de diâmetro. As obras são executadas pela Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra).

Após a conclusão, a linha leste terá capacidade para movimentar aproximadamente 150 mil pessoas por dia, conforme o governo. O trajeto total terá 7,3 km de extensão e contará com cinco estações: Tirol – Moura Brasil, Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu.

Após chegar ao Colégio Militar, a TBM 02 passará por um processo de manutenção, que vai durar aproximadamente três meses. Na sequência, o equipamento volta a escavar em direção à futura estação Nunes Valente. A previsão, de acordo com o titular da Seinfra, é que a tuneladora chegue ao local até o final de 2025.

Com o avanço das obras da linha leste, a liberação do tráfego de veículos em alguns trechos da Avenida Santos Dumont acontecerá de forma gradual. O trecho bloqueado, entre as ruas Nunes Valente e Tibúrcio Cavalcante, no bairro Aldeota, conta com previsão de liberação em julho deste ano.

No que diz respeito à Estação Colégio Militar, a estimativa é de que seja feita uma liberação parcial do tráfego de veículos em julho de 2026, no trecho que se encontra interditado entre as ruas Dona Leopoldina e Nogueira Acioli.

Informações: g1 CE

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Justiça determina melhorias urgentes nos ônibus de Belém

A Justiça do Pará determinou que a Prefeitura de Belém e a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel) adotem medidas para melhorar a qualidade, segurança e acessibilidade do transporte público.

A decisão liminar foi concedida pela 5ª Vara da Fazenda de Tutelas Coletivas e divulgada na última sexta-feira (9), após ação do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA).

A Prefeitura de Belém e a Segbel informam que "não foram oficialmente notificadas sobre a decisão judicial e assim que houver notificação formal e pleno conhecimento do teor da decisão, serão adotadas as medidas cabíveis e apresentada manifestação à Justiça".

Qual foi a decisão da Justiça?
De acordo com a decisão, o município tem 90 dias para realizar vistoria técnica em 100% da frota de ônibus urbanos e apresentar um laudo detalhado sobre as condições dos veículos.

A decisão determina ainda que a circulação de ônibus com mais de 10 anos de uso ou que apresentem riscos à segurança dos passageiros deve ser suspensa em até 60 dias.

A Justiça também determinou que só poderão circular ônibus que exibam, em local visível, o Certificado de Autorização de Tráfego, conforme a legislação municipal.

Empresas que descumprirem as normas de forma recorrente deverão passar por auditorias técnicas e financeiras. O descumprimento das ordens pode gerar multa diária de R$ 2 mil, limitada a R$ 60 mil.

Quem entrou com a ação?
A ação foi proposta pelas promotoras de Justiça Regiane Ozanan e Mariela Hage. Segundo o MPPA, o transporte coletivo em Belém vem sendo prestado de forma inadequada, com frota sucateada, graves falhas de segurança e acessibilidade, além de falta de fiscalização efetiva.

Para o órgão, essas irregularidades violam direitos básicos dos consumidores e colocam em risco a integridade física dos usuários.

O que diz a Segbel?
Em comunicado à Justiça, a Segbel afirmou que vem cumprindo as normas do regulamento vigente, aplicando penalidades e tomando providências administrativas.

A Segbel disse ainda que a solução definitiva depende da renovação da frota, compromisso assumido pelas empresas. A Segbel pediu o indeferimento da liminar, alegando perda de objeto e ausência de requisitos legais.

Informações: g1 PA

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SPTrans altera temporariamente itinerário da linha 5701/10 no Brás a partir de sexta-feira (16)


A SPTrans informa que, das 22h de sexta-feira (16) às 4h de segunda-feira (19), a linha 5701/10 Metrô Conceição – Term. Água Espraiada terá desvio em seu itinerário devido à interferência viária na Rua Joaquim Nabuco e imediações, no Brás, região central.

Confira alteração: 

5701/10 Metrô Conceição – Term. Água Espraiada
Ida: sem alteração.
Volta: normal até a Av. Morumbi, Av. Santo Amaro, Av. Jornalista Roberto Marinho, Rua Antônio de Macedo Soares, Rua Joaquim Nabuco, prosseguindo normal.

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BRT de Campinas beneficia mais de 400 mil pessoas

O primeiro BRT da história de Campinas foi concluído nesta terça-feira (13). É mais agilidade, conforto e eficiência para quem utiliza o transporte público. O total investido na obra é de R$ 975 milhões, dos quais R$ 570,2 milhões foram aportados pelo Ministério das Cidades.

O secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia, acompanhou o prefeito Dário Saadi na cerimônia de entrega do Sistema BRT de Campinas e do Terminal Ouro Verde, o último a ser colocado em funcionamento. O avanço da mobilidade brasileira em prol da população foi comemorado.

“Uma obra como essa leva tempo para ser realizada, não é fácil. Toda vez que se tem uma como essa, a gente está falando sobre muito mais do que concreto, muito mais do que os eixos do BRT, muito mais do que números. O foco são as pessoas”, disse o secretário Denis Andia.

O sistema é composto por três corredores principais: Ouro Verde, Campo Grande e Interligação Perimetral. Juntos, totalizam mais de 36 quilômetros de extensão e devem beneficiar cerca de 425 mil pessoas, o equivalente a 40% da população de Campinas. A expectativa é de que cerca de 250 mil passageiros utilizem o transporte diariamente. 

O João Vyctor já sentiu o tempo de seu deslocamento diminuir. “O BRT é bem mais rápido do que os ônibus tradicionais, então acaba sendo bem mais útil, também. O novo terminal é bonito e parece que vai funcionar”, afirmou o rapaz, que estava a caminho de assinar a papelada do novo emprego.

No corredor Campo Grande, os passageiros conseguem economizar até 25 minutos por viagem. Já nos corredores Ouro Verde e Interligação Perimetral, a redução média do tempo de deslocamento é de 10 minutos, trazendo mais praticidade e qualidade de vida para milhares de usuários.

Além do novo BRT de Campinas, outros investimentos do Ministério das Cidades prometem dar frutos em breve, como o BRT do Corredor Central de Campinas, que já está contratado e em fase de aprovação de projetos. Avançam também a elaboração dos projetos do Terminal Campo Belo e a remodelação do Terminal Amarais. No campo da mobilidade sustentável, estão previstas as aquisições de 256 ônibus elétricos e 256 ônibus a diesel de motor Euro 6.

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades

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Operação reforça regras de uso das ciclovias em Santos

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) inicia nesta quinta-feira (15), das 14h às 17h, a Operação Ciclovia Segura, blitz educativa para conscientizar usuários sobre o uso correto e seguro desses espaços, com foco especial na circulação indevida de veículos motorizados incompatíveis, como ciclomotores.

A primeira ação ocorrerá em três pontos estratégicos da ciclovia da orla: na Fonte do Sapo, Praça das Bandeiras e Posto 2 (Praça do Surfista). Durante a operação, agentes de trânsito farão abordagens educativas a condutores de veículos fora das normas permitidas, além de orientar também pessoas ocupando o espaço exclusivo para veículos sobre rodas.

As ações terão caráter educativo. Os agentes vão solicitar a retirada dos veículos incompatíveis e explicar as regras de trânsito vigentes, evitando sanções imediatas. Também serão distribuídos folhetos informativos com orientações claras sobre o regramento, baseado na Resolução nº 996/2023 do Contran, regulamentada pela Lei Municipal 4.221/2023.

A Operação Ciclovia Segura passará a ocorrer rotineiramente, com cerca de três edições por semana, reforçando a educação e a fiscalização no trânsito.

NORMAS
De acordo com a legislação, apenas certos tipos de equipamentos podem circular nas ciclovias. São permitidos equipamentos de mobilidade individual, como patinetes elétricos, com velocidade de até 6 km/h em áreas de pedestres e até 20 km/h nas ciclovias. Devem estar equipados com indicador de velocidade, campainha, luzes para uso noturno e dimensões semelhantes às de uma cadeira de rodas. O transporte é individual e sem carga.

Também são permitidas bicicletas motorizadas com potência de até 1.000 watts e velocidade máxima de 25 km/h, sem acelerador (o motor só funciona ao pedalar). Devem possuir velocímetro, campainha, luzes noturnas, espelhos retrovisores, pneus em boas condições e uso obrigatório de capacete.

É proibida a circulação de ciclomotores, bicicletas com acelerador, veículos com potência ou velocidade superior ao permitido e qualquer tipo de veículo que não se enquadre nas especificações técnicas da legislação. Também não é permitido estacionar em locais proibidos, como calçadas e canteiros, nem realizar manobras perigosas que possam colocar pedestres em risco

A fiscalização é realizada pela CET-Santos e pela Guarda Civil Municipal. As penalidades previstas incluem multa de R$ 88,38 e remoção do veículo para o pátio da CET-Santos. Contudo, nesta fase inicial da operação, o foco é apenas educativo.

O diretor operacional da CET-Santos, Flávio Brito Júnior, destaca a importância da abordagem presencial. “O Contran determina critérios como potência do motor, velocidade máxima e presença de acelerador para definir se um veículo pode ou não usar a ciclovia. Essas características só podem ser verificadas com inspeção visual ou questionamento ao condutor. Para não autuar indevidamente um condutor regular, o agente precisa fazer a abordagem individual e confirmar os dados técnicos”.

A ciclovia é um espaço exclusivo para veículos sobre rodas – bicicletas, patinetes e similares – e sua ocupação por pedestres compromete a segurança de todos. A presença de pessoas caminhando ou correndo nesse espaço aumenta o risco de colisões, confunde a organização do fluxo e pode causar acidentes tanto com ciclistas quanto com os próprios pedestres. O calçadão e áreas próprias para caminhada devem ser priorizados por quem está a pé.

Informações: Prefeitura de Santos

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