Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Operação reforça regras de uso das ciclovias em Santos

quarta-feira, 14 de maio de 2025

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) inicia nesta quinta-feira (15), das 14h às 17h, a Operação Ciclovia Segura, blitz educativa para conscientizar usuários sobre o uso correto e seguro desses espaços, com foco especial na circulação indevida de veículos motorizados incompatíveis, como ciclomotores.

A primeira ação ocorrerá em três pontos estratégicos da ciclovia da orla: na Fonte do Sapo, Praça das Bandeiras e Posto 2 (Praça do Surfista). Durante a operação, agentes de trânsito farão abordagens educativas a condutores de veículos fora das normas permitidas, além de orientar também pessoas ocupando o espaço exclusivo para veículos sobre rodas.

As ações terão caráter educativo. Os agentes vão solicitar a retirada dos veículos incompatíveis e explicar as regras de trânsito vigentes, evitando sanções imediatas. Também serão distribuídos folhetos informativos com orientações claras sobre o regramento, baseado na Resolução nº 996/2023 do Contran, regulamentada pela Lei Municipal 4.221/2023.

A Operação Ciclovia Segura passará a ocorrer rotineiramente, com cerca de três edições por semana, reforçando a educação e a fiscalização no trânsito.

NORMAS
De acordo com a legislação, apenas certos tipos de equipamentos podem circular nas ciclovias. São permitidos equipamentos de mobilidade individual, como patinetes elétricos, com velocidade de até 6 km/h em áreas de pedestres e até 20 km/h nas ciclovias. Devem estar equipados com indicador de velocidade, campainha, luzes para uso noturno e dimensões semelhantes às de uma cadeira de rodas. O transporte é individual e sem carga.

Também são permitidas bicicletas motorizadas com potência de até 1.000 watts e velocidade máxima de 25 km/h, sem acelerador (o motor só funciona ao pedalar). Devem possuir velocímetro, campainha, luzes noturnas, espelhos retrovisores, pneus em boas condições e uso obrigatório de capacete.

É proibida a circulação de ciclomotores, bicicletas com acelerador, veículos com potência ou velocidade superior ao permitido e qualquer tipo de veículo que não se enquadre nas especificações técnicas da legislação. Também não é permitido estacionar em locais proibidos, como calçadas e canteiros, nem realizar manobras perigosas que possam colocar pedestres em risco

A fiscalização é realizada pela CET-Santos e pela Guarda Civil Municipal. As penalidades previstas incluem multa de R$ 88,38 e remoção do veículo para o pátio da CET-Santos. Contudo, nesta fase inicial da operação, o foco é apenas educativo.

O diretor operacional da CET-Santos, Flávio Brito Júnior, destaca a importância da abordagem presencial. “O Contran determina critérios como potência do motor, velocidade máxima e presença de acelerador para definir se um veículo pode ou não usar a ciclovia. Essas características só podem ser verificadas com inspeção visual ou questionamento ao condutor. Para não autuar indevidamente um condutor regular, o agente precisa fazer a abordagem individual e confirmar os dados técnicos”.

A ciclovia é um espaço exclusivo para veículos sobre rodas – bicicletas, patinetes e similares – e sua ocupação por pedestres compromete a segurança de todos. A presença de pessoas caminhando ou correndo nesse espaço aumenta o risco de colisões, confunde a organização do fluxo e pode causar acidentes tanto com ciclistas quanto com os próprios pedestres. O calçadão e áreas próprias para caminhada devem ser priorizados por quem está a pé.

Informações: Prefeitura de Santos

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960