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Prefeitura de Maceió vai investir R$ 1,8 bi em BRT e mobilidade ainda este ano

sexta-feira, 9 de maio de 2025

Com a promessa de melhorar a mobilidade urbana de Maceió, que vê um crescimento exponencial da parte alta da cidade, intensificada nos últimos anos pelo afundamento de cinco bairros, a Prefeitura quer iniciar no segundo semestre deste ano as obras para implantação de 14 quilômetros de BRT, nas principais avenidas que cortam a cidade. O investimento estimado com essas obras é de R$ 600 mil e o projeto total de mobilidade prevê investimentos de R$ 1,8 bilhão.

O BRT, sigla para Bus Rapid Transit (Trânsito Rápido de Ônibus, em português) foi anunciado em 2022 pela gestão do prefeito JHC. Em julho do ano passado foi assinada a ordem de serviço, mas segundo confirmou ao Movimento Econômico o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (DMTT), as obras estão previstas para serem iniciadas no segundo semestre deste ano.

No anúncio do projeto, a Prefeitura de Maceió informou que seriam investidos R$ 1,8 bilhão em um projeto de renovação que incluem as obras do BRT, além da aquisição de novos ônibus e renovação de frota, construção de abrigos e outras adequações para comportar o novo modelo de transporte de passageiros na cidade.

O diretor-presidente do DMTT, André Costa, disse ao Movimento Econômico que uma das principais melhorias que o BRT vai proporcionar é reduzir o tempo de viagem nas principais vias da cidade, com benefício estendido para o restante da cidade.

“O BRT representa uma nova era para o transporte público em Maceió. Uma realidade em que os usuários terão à disposição um transporte rápido, seguro e confortável. Sua chegada trará benefícios não só para o corredor, mas para o sistema como um todo, com tempo de viagem reduzido, mais agilidade. Sabemos que esse tempo economizado significa mais tempo das pessoas com seus familiares, consequentemente, mais qualidade de vida”, comentou André de Costa.

O BRT de Maceió funcionará na faixa da direita, paralelo ao canteiro central, das avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. Segundo a prefeitura de Maceió, as 23 estações de embarque e desembarque serão construídas neste canteiro. A previsão é que 600 mil pessoas sejam beneficiadas.

O município irá construir um terminal de passageiros no bairro do Eustáquio Gomes, que funcionará para integração com outros bairros da cidade. O corredor de ônibus também terá melhorias estruturais em suas paradas, com a adequação e padronização para atender a parada das linhas alimentadoras, vindas dos bairros.

Já os ônibus que farão este trajeto ligando o Eustáquio Gomes ao Centro de Maceió serão ônibus do tipo Padron, com 14 metros e ar-condicionado.

A prefeitura prevê ainda, dentro do projeto de modernização do transporte urbano da cidade, a aquisição de 310 novos ônibus, dos quais 172 serão destinados ao BRT e os demais 138 vão compor o atual sistema de transporte coletivo. Também está prevista a instalação de 646 novos abrigos no corredor principal e em diversos bairros da cidade.

Segundo a DMTT, a previsão é de que a obra, prevista para início no segundo semestre, dure três e logo em seguida entre em operação. 

Em evento em fevereiro deste ano em São Paulo, o prefeito JHC confirmou que parte desses investimentos será realizado por meio de Parceria Público Privada (PPP).

“Fizemos também a prorrogação antecipada no contrato de transporte público da nossa cidade, e por isso nós vamos ter o BRT, levando para Maceió a possibilidade de novos investimentos do valor de R$1,8 bilhão”, ressaltou o prefeito.

Mobilidade urbana precisa acompanhar tendência de crescimento de Maceió
O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas, Geraldo Faria, analisa que apesar dos benefícios anunciados com o novo plano de mobilidade urbana de Maceió é necessário pensar nas tendências de crescimento e da própria estrutura urbana da cidade, que vem apresentando crescimento alto nos últimos anos.

Faria explica que Maceió cresceu de forma pouco ordenada, dividida entre a parte alta e baixa. Somente nos anos 1985 a cidade desenvolveu outra rota, pela Via Expressa até os bairros da Cidade Universitária. “Então, a mobilidade foi se dando na direção sul-norte, indo desde o Jaraguá e Centro da cidade até o Aeroporto. Se a gente olhar a Fernandes de Lima, o que que a gente vê? A gente vê comboios de ônibus seguindo um atrás do outro. Se criou uma pista exclusiva, só que ela não comporta o tráfego atual da cidade”, disse.

Geraldo disse que a proposta do CAU no Plano Diretor de 2005 era de que fossem construídas vias que ligassem esses extremos da cidade, com toda infraestrutura necessária para atender centros comerciais residências e a parte de esgotamento sanitário.

“Então se poderia fazer um transporte de massa indo do Aeroporto ao Porto, funcionando perfeitamente sem qualquer concorrência com transporte rodoviário privado, particular. Nos pontos de travessia poderiam ser construídos pontes que interligariam a centros comerciais e residências. Isso concentraria a atividade imobiliária na parte alta também”, disse.

Apesar do projeto apresentado pelo município, o representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo disse ainda que se o plano de mobilidade não conseguir promover mudanças com uso de solo e que redesenhe a estrutura urbana, ele perde seu sentido.

“Se um sistema de transporte não abordar mobilidade, falar em uso do solo urbano, sem redesenhar a estrutura urbana, sem mudar a concepção da cidade e as tendências de urbanidade, não tem sentido nenhum”, finalizou.

Informações: Movimento Economico

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Contagem recebe 128 novos ônibus para garantir mais conforto a passageiros e trabalhadores das linhas metropolitanas

Nesta quinta-feira (8/5), Contagem recebeu 128 novos ônibus que vão integrar o sistema metropolitano de transporte público. A iniciativa faz parte do processo de renovação da frota metropolitana e representa um marco para a melhoria da mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), especialmente em Contagem, que concentra 70% dos deslocamentos feitos pelo sistema metropolitano.

A cerimônia de entrega simbólica ocorreu em frente à Prefeitura de Contagem, com as presenças da prefeita Marília Campos, do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e de outras autoridades municipais e estaduais. Para simbolizar o momento, duas chaves foram entregues às motoristas Simone Leite e Cristina Diniz, que representaram os trabalhadores do setor.

Esse é o maior lote de veículos entregues pelo governo de Minas no processo de renovação da frota. A substituição dos veículos antigos por modelos mais modernos tem como objetivo oferecer mais segurança e conforto aos motoristas e aos mais de 650 mil usuários diários da RMBH, sendo cerca de 70 mil deles em Contagem, segundo dados da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra).

Durante o evento, a prefeita Marília Campos destacou a importância da renovação da frota para os trabalhadores e moradores de Contagem, que dependem diariamente dos ônibus para se deslocarem até Belo Horizonte e outros municípios vizinhos. “Essa nova frota representa respeito ao cidadão de Contagem e aos profissionais que atuam no transporte coletivo, uma vez que 70% dos ônibus que rodam em Contagem são metropolitanos. Essa conquista vai melhorar muito a mobilidade da nossa cidade e região”, afirmou. 

Ela ressaltou, ainda, que a renovação é fundamental, mas é necessário avançar para garantir mais viagens e maior frequência nas linhas.  A prefeita também fez cobranças às operadoras e ao governo do Estado. Pediu mais viagens ao longo do dia e aos fins de semana, além da ampliação das linhas do metrô. “A população tem o direito de ir e vir com tranquilidade e qualidade. Estamos fazendo a nossa parte com várias iniciativas na área de mobilidade, mas é preciso avançar mais”, disse.

O governador Romeu Zema informou que a ação é resultado de uma nova abordagem na gestão de grandes problemas. “Com o “Acordo de Reparação” da tragédia de Brumadinho priorizamos soluções práticas, que beneficiam diretamente a população. A entrega desses ônibus é um exemplo disso: melhora real na vida das pessoas, sem que os recursos passem pelos cofres do Estado”, explicou. 

Ele disse, ainda, que a entrega dos novos ônibus garantem mais qualidade de vida à população. “Estamos transformando uma tragédia em ações concretas. A aplicação dos recursos do acordo está gerando benefícios reais para milhares de mineiros.” Zema também falou sobre o diálogo e a parceria com a administração municipal para garantir mais investimentos em infraestrutura e mobilidade na região, como a expansão da Linha 2 do metrô até a Estação Beatriz, em Contagem, e o início das obras do Rodoanel Metropolitano, ainda neste semestre.

Renovação da frota

A renovação faz parte do acordo firmado, em setembro de 2024, entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), com intermediação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG).  Os veículos foram entregues com base em critérios como idade da frota atual, volume de passageiros e número de reclamações. A medida é estratégica para cidades como Contagem, onde a integração com Belo Horizonte é essencial, e ainda reforça o compromisso do poder público com a melhoria da qualidade de vida por meio da mobilidade urbana.

Redução na idade da frota

A meta do governo estadual é colocar 850 novos ônibus em operação até o fim do ano no estado. Com isso, a idade média da frota metropolitana, composta por 2,4 mil veículos, deve cair de 11 para 6 anos. A medida também visa a melhora na qualidade dos serviços prestados à população. Os novos ônibus emitem 85% menos poluentes do que os anteriores, produzem menos ruído e estão alinhados às normas trabalhistas, o que garante mais conforto tanto para os motoristas quanto para os passageiros.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, destacou a importância da iniciativa como parte de uma estratégia de valorização do transporte coletivo. “Essa entrega representa um compromisso com a qualidade do transporte público e com o direito de ir e vir dos cidadãos da nossa região metropolitana. A modernização da frota é apenas um dos pilares da transformação que queremos para a mobilidade urbana”, afirmou.

Já o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano de Belo Horizonte (Sintram-MG), Rubens Lessa, lembrou que os investimentos estão sendo feitos com foco no usuário. “Nosso objetivo é oferecer um transporte mais eficiente, seguro e confortável. Os novos ônibus vão permitir uma melhora significativa na experiência diária do passageiro. Isso impacta diretamente na qualidade de vida da população”, disse

Também estiveram presentes na entrega, o vice-prefeito Ricardo Faria; o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso; Secretário de Estado Adjunto de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Calisto; o deputado estadual Mauro Tramonte; o presidente da Câmara de Contagem, vereador Bruno Barreiro; o presidente da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (COHAB Minas), Márcio Almeida Bernardino; o subsecretário de Transportes e Mobilidade de Minas Gerais, Aaron Duarte Dalla; o assessor da Presidência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Cristiano Alckmin; o presidente da Transcon, Rodrigo Tomás; o comandante da 2ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Erlando Ferreira da Silva; o delegado regional da Polícia Civil em Contagem, Wesley Campos; e o subcomandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais, major Marcos Vinícius, entre outras autoridades.

Informações: Portal Contagem

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Frota do transporte público urbano é ampliada em Jaraguá do Sul


Quatro novos ônibus entraram em operação no sistema de transporte coletivo do Município de Jaraguá do Sul. Os veículos – do tipo Pesado – têm capacidade para transportar um número maior de passageiros e foram adquiridos pela empresa concessionária, responsável pelo transporte urbano na cidade.

Segundo o diretor de Trânsito e Transportes, Gilmar Marietto, os ônibus estão sendo utilizados nas linhas Jaraguá 84 e Rau, para atender o aumento da demanda de passageiros dessas regiões.

“Com estes quatro novos veículos, já são 37 o número total de novos ônibus que foram adquiridos neste contrato”, complementa o diretor.

Informações: fm105

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Justiça manda retirar catracas duplas dos ônibus de Aracaju

A Justiça de Sergipe determinou a suspensão da Portaria nº 065/2023 da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, que autorizava a instalação de catracas duplas sobrepostas nos ônibus do transporte coletivo da capital e região metropolitana.

A decisão – proferida nesta quarta-feira, 6, pelo juiz Marcos de Oliveira Pinto, da 12ª Vara Cível de Aracaju – foi uma resposta a uma Ação Civil Pública (ACP) movida pelo Ministério Público de Sergipe (MP/SE). O descumprimento da decisão acarretará multa diária de R$ 1 mil, limitada a 180 dias.

No entendimento do magistrado, ficou demonstrado que as catracas instaladas descumprem requisitos da norma técnica NBR 15570/2009 da ABNT, que regula padrões de acessibilidade e segurança para veículos de transporte coletivo. Vistoria técnica realizada por profissionais do MP constatou que o braço das catracas excede a altura máxima permitida em relação ao piso e não atende ao espaço mínimo exigido entre o equipamento e o assoalho do veículo.

A decisão judicial cita, ainda, que a instalação das catracas vem causando constrangimento e dificuldades à população, especialmente a pessoas obesas, gestantes, com crianças de colo e com mobilidade reduzida. Em manifestação anterior, a SMTT havia sugerido que esses passageiros permanecessem na parte frontal dos veículos — proposta classificada como inviável pelo Ministério Público, devido à limitação de espaço e assentos nessa área.

Além de suspender a portaria, a Justiça determinou que a SMTT não autorize a instalação de novas catracas em sobreposição em veículos que venham a integrar a frota. O órgão também deverá apresentar, no prazo de 30 dias, um relatório detalhado com a identificação de todos os ônibus atualmente em circulação que utilizam o modelo de catraca suspenso.

O magistrado destacou que o transporte público é um direito social e que o interesse da coletividade deve prevalecer sobre critérios exclusivamente financeiros. “Preservar apenas o lucro afronta a cidadania na medida em que restringe a acessibilidade, ignora os tamanhos, formatos e contextos dos corpos”, escreveu na sentença.

Informações: Infonet

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Prefeitura de Manaus altera linhas de ônibus para agilizar viagens à população

Após estudos técnicos, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), tomou iniciativas para reduzir o tempo e aumentar o número de viagens em 11 linhas de ônibus que, a partir deste final de semana, passarão a atender o Terminal de Integração 7, na Torquato Tapajós, zona Norte da cidade. Por causa das alterações, as linhas em deslocamento ao Centro e outros terminais serão reforçadas com aumento de viagens.

É importante ressaltar que as referidas linhas irão sair de seus terminais de bairros em direção ao Terminal 7, apenas aos sábados e domingos. Do Terminal 7, as linhas irão retornar a seus respectivos terminais de bairros.

Irão fazer essas operações as seguintes linhas: 011, que aos sábados e domingos terá a denominação “Vivenda Verde/T7)”; 028, que aos sábados e domingos será “Viver Melhor/T7”.

Outras linhas que também terão seus itinerários alterados aos sábados e domingos são: 302, “Fazenda Esperança-Km 15/T7”; 305, “BR 174-Km 41/T7”; 320, “União da Vitória/T7”; 430, “Colônia Japonesa/T7”; 444, “Aliança com Deus/T7”; e A307, “Santa Etelvina/T7”.

Quanto à linha 560, aos sábados irá operar normalmente até o Centro e, aos domingos, irá atender apenas até o Terminal 7.

No T7, os usuários de transporte terão diversas opções de deslocamento a outras áreas da cidade. A alteração visa ainda oferecer mais opções de deslocamento aos usuários daquela região para outros terminais, estações de transferência e ainda deslocamento entre bairros.

Quem pretende se deslocar ao Centro, à Constantino Nery, ao Terminal 1 e Estações no Torquato Tapajós e Constantino Nery pode embarcar na linha 340. Para o Terminal 2, a opção é a linha 341; Terminal 3, é a linha 342. Para a avenida do Turismo e Ponta Negra, a opção é a linha 343.

Novas opções

Também a partir deste sábado, 10/5, a linha 355 que, atualmente, tem como ponto inicial da viagem o shopping Via Norte, passará a sair do Terminal 7 e segue seus itinerários normais, passando pelas avenidas Margarita, Autaz Mirim, Oitis (no Distrito Industrial) e segue até a região da BR 319. Por causa desta alteração, a 355 irá atender a demanda da linha 344 (T4/ Via Norte/Nova Cidade/ T7) entre os terminais T7 e T4, nos dias úteis, sábado e domingo. Esta medida visa a otimização do sistema, interligando o T7 às zonas Norte, Leste e Sul.

Os usuários de transporte do conjunto Viver Melhor devem ficar atentos a outra mudança no local. A partir de sábado (10), a linha 023 (T7/ Viver Melhor 4/ Via Norte) deixará de atender o conjunto Viver Melhor 4 e sua demanda passará a ser atendida pela linha 055 (T3/ Novo Israel/ Jesus me Deus) nos dias úteis, sábado e domingo. A linha 055, nesta mesma data, também deixará de atender o T7. Esta medida visa um melhor atendimento aos moradores do conjunto.

Informações: Prefeitura de Manaus

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Metrô do Recife vai funcionar normalmente no domingo do Dia das Mães


A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) confirmou que o Metrô do Recife funcionará normalmente no próximo domingo, 11 de maio, data em que se celebra o Dia das Mães.

A decisão da companhia tem como objetivo facilitar o deslocamento da população durante o fim de semana comemorativo, especialmente para quem pretende visitar familiares na Região Metropolitana do Recife.

De acordo com a CBTU, as Linhas Centro e Sul operarão no horário habitual de domingo, das 5h às 23h.

Metrô fechado aos domingo
Desde setembro de 2024, o Metrô do Recife estava com a operação aos domingos suspensa. A interrupção semanal serve para permitir a realização de manutenções corretivas em pontos da malha ferroviária.

Informações: Portal da Prefeitura

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SuperVia atinge nova maior marca de passageiros diários pós-pandemia: 373 mil


A SuperVia registrou, nesta quinta-feira (08/05), recorde de passageiros diários neste ano: 373.538. A marca anterior era de 355 mil alcançados no dia 10 abril. Ontem, a concessionária teve uma operação especial com trens extras para atender o público do show do System Of A Down, no Engenhão.

Desde o ano passado, a SuperVia vem observando o aumento na curva de clientes diários, quando saltou da média de 270 mil para mais de 320 mil.

“Estamos no caminho certo, melhorando dia a dia a nossa operação. Esse novo recorde é resultado desse esforço diário do nosso time de colaboradores”, disse Everton Trindade, diretor presidente da SuperVia.

Informações: Supervia

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Nova diretoria do Metrô-DF terá foco no planejamento e na expansão

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta quarta-feira (7), o Projeto de Lei nº 1.709/25, que prevê a criação de uma diretoria de Planejamento do Metrô-DF. A nova diretoria nasce com a missão de coordenar áreas essenciais, como estudos; planejamento estratégico e institucional; inovação tecnológica; meio ambiente e sustentabilidade, assegurando que a estrutura organizacional esteja alinhada com as necessidades operacionais atuais e futuras.

“O que estamos fazendo é focar, ainda mais, nossos trabalhos no futuro da mobilidade sobre trilhos em Brasília. O objetivo é ter uma equipe dedicada a planejar, efetivamente, as próximas iniciativas, os próximos projetos e a expansão da malha para atender, de forma ainda mais eficiente, a população da cidade”, afirma Handerson Cabral, presidente da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF).

Hoje, esse trabalho é desenvolvido por um grupo responsável pelo planejamento estratégico da companhia. Com a reestruturação, alguns cargos serão criados e alguns servidores serão realocados para integrarem a nova equipe, a depender das atribuições que desempenham: se atendem, ou não, os pré-requisitos da nova diretoria.

Importante destacar também que a equipe dedicada aos novos projetos do Metrô-DF vai trabalhar norteada pelas metas prioritárias da companhia, que, desde 2019, deu início a um processo de reestruturação, ampliação e otimização dos serviços oferecidos, incluindo as obras de expansão das linhas de Samambaia e Ceilândia, por exemplo.

“Considerando a expansão do sistema metroviário e o aumento das operações, torna-se fundamental a continuidade dos ajustes organizacionais necessários para adequar a Companhia às novas demandas operacionais, garantindo a qualidade dos serviços prestados a toda população”, acrescenta Cabral.

*Com informações do Metrô-DF

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