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Rio antecipa fim de contratos de ônibus e assume linhas

terça-feira, 6 de maio de 2025

A Prefeitura do Rio de Janeiro firmou um acordo com os quatro consórcios de ônibus que operam na cidade – Transcarioca, Transoeste, Intersul e Internorte – para antecipar o encerramento dos contratos de concessão, que inicialmente terminariam apenas em 2028. O pacto foi selado na tarde desta quarta-feira (1º) durante audiência no Tribunal de Justiça, e agora aguarda homologação do Ministério Público. As primeiras mudanças devem ocorrer já em junho, com a municipalização de 23 linhas de ônibus da Zona Oeste, que passarão a ser geridas pela Mobi-Rio ou via aluguel temporário de veículos.

O vice-prefeito Eduardo Cavaliere afirmou que o foco será a melhoria imediata do serviço prestado à população:

“Vamos começar pelas linhas mais precárias, como fizemos com os BRTs. O objetivo é garantir mais qualidade para quem depende do transporte público”, declarou.

Nova configuração do transporte coletivo
As linhas que serão assumidas em primeiro lugar foram definidas com base no Índice de Qualidade de Transportes (IQT), que avalia itens como conservação dos veículos, idade da frota e cumprimento da oferta determinada pelo poder público. Entre as primeiras afetadas estão:

731 (Campo Grande – Marechal Hermes)
765 (Mendanha – Deodoro)
870 (Santa Cruz – Sepetiba)
804 (Campo Grande – Curral Falso)
893 (Jardim Palmares – Campo Grande)

Segundo o procurador-geral do município, Daniel Bucar, a transição será gradual, com as novas operadoras convivendo com os consórcios até o fim definitivo dos contratos.

Modelo de concessão será reformulado
Cavaliere adiantou que o novo modelo de concessão de transporte público será diferente daquele implantado em 2010. Ao invés de grandes lotes concentrados por consórcio, o sistema será mais pulverizado, com previsão de cerca de 40 contratos menores, que incluirão tanto linhas rentáveis quanto deficitárias.

“Já temos um plano de transição fechado, que será divulgado em breve”, acrescentou o vice-prefeito.

Climatização da frota e verba desbloqueada

Durante a audiência, foi fechado ainda um novo acordo sobre a climatização dos coletivos. Os consórcios se comprometeram a retirar de circulação os últimos 200 ônibus sem ar-condicionado até o dia 1º de novembro. Para viabilizar a renovação da frota, a prefeitura liberará R$ 70 milhões retidos em juízo.

O presidente do Rio Ônibus, João Gouveia, destacou que parte desse montante será investido em veículos com ar-condicionado.

O valor depositado em conta judicial é resultado de uma disputa antiga entre prefeitura e consórcios, envolvendo descumprimento de cláusulas contratuais sobre climatização.

Linhas que terão operadores trocados
Confira as linhas de ônibus que passarão a ser operadas pela prefeitura:

731, 765, 770, 771, 790, 796, 798, 804, 821, 822, 825, 826, 833, 840, 841, 842, 849, 868, 869, 870, 892, 893, 936

Informações: Cidade de Niterói 

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Prefeitura de SP realiza ações educativas no trânsito para o Maio Amarelo

A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e Executiva de Mobilidade e Trânsito (SEMTRA), realiza, ao longo do mês de maio, uma série de ações com foco na segurança viária e na redução de sinistros. O objetivo é conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância de adotar hábitos e comportamentos mais responsáveis no trânsito.

A iniciativa integra o movimento global Maio Amarelo, do qual a Prefeitura participa desde 2017. Neste ano, o tema é: “Desacelere, seu bem maior é a vida”. A programação especial é promovida pela São Paulo Transporte (SPTrans), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e Departamento de Transportes Públicos (DTP).

Durante todo o mês, monumentos e locais icônicos da cidade como o Edifício Matarazzo, onde está localizada a Prefeitura de São Paulo, o Pateo do Collegio, o Viaduto do Chá e a Biblioteca Mário de Andrade receberão iluminação especial na cor amarela.

A SPTrans, gestora do sistema de transporte público municipal, realizará atividades com passageiros e operadores de ônibus, com o objetivo de estimular comportamentos para uma mobilidade mais segura. A programação inclui atividades educativas para crianças, edição especial do Jornal do Ônibus, ações com taxistas e transportadores escolares, ônibus adesivados e uma palestra em parceria com o Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CPTran).

A CET, por sua vez, promoverá ações de conscientização sobre os direitos de idosos e pessoas com deficiência, além de apresentações teatrais, performances de mímicos, palestras, simulações e outras atividades voltadas a diferentes públicos, todas com foco na preservação da vida e no respeito mútuo no trânsito. 
Os eventos desenvolvidos para o Maio Amarelo serão divulgados nas redes sociais e sites da SPTrans e da CET com postagens e conteúdos personalizados.

CONFIRA ALGUNS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

Mulher Celular nos terminais (SPTrans)
A encenação, que conta com uma atriz com fantasia de "Mulher Celular", tem como objetivo  chamar a atenção do público para situações do dia a dia que interferem em sua segurança, seja como pedestre ao circular pelos terminais ou nas viagens de ônibus.

5/05 Terminal Pq. Dom Pedro II - Av. do Exterior, s/n
12/05 Terminal Sapopemba -  Av. Arquiteto Vilanova Artigas, s/n
19/05 Terminal Vila Prudente - Av. Professor Luís Ignácio de Anhaia Mello, 1359
26/05 Terminal Sacomã -  Rua Bom Pastor, 300
30/05 Terminal Cidade Tiradentes - Rua Sara Kubitscheck, 165
Horários: 10h30 às12h30 e das14h30 às16h30 

Andar de ônibus em SP (SPTrans)
Voltada para os estudantes, com idade entre 8 e 10 anos, os alunos de escolas públicas recebem orientações sobre o funcionamento do transporte público e como fazer uma viagem segura. A ação será realizada em quatro CEU's da cidade, entre os dias 6 e 28 de maio e tem como público alvo, cerca de 400 alunos.
06/05 CEU Capão Redondo 14h
14/05 CEU Freguesia 10h
21/05 CEU Vila Alpina 10h
28/05 CEU Jaguaré 10h

Ações Educativas (SPTrans e DTP)
Ações voltadas para taxistas e transportadores escolares. No caso dos taxistas, a atividade consiste em reforçar a prática da direção defensiva e orientar os passageiros de táxi sobre a importância do uso de cinto de segurança no banco traseiro. Os locais onde ocorrerão as ações são: o Aeroporto de Congonhas e os terminais rodoviários Tietê e Barra Funda e devem envolver mil taxistas. Já para os transportadores escolares, o foco é destacar a importância do uso de cinto de segurança para crianças. 

Cubos Interativos (SPTrans)
Quem passar pelo Terminal Mercado a partir do dia 5 irá se surpreender com a exposição de 30 cubos que formam o laço da campanha Maio Amarelo e trazem mensagens de segurança e cidadania. Além da função educativa,  o  local estará  à disposição da população para fotografias, das 8h às 18h.  A ação ocorrerá até o dia 31 de maio. Passam pelo terminal cerca de 18.000 pessoas/dia. O endereço é Avenida do Estado, 3350 - Sé. 

Na Pista Certa (CET)
Uma minicidade inflável será montada na Praça da República em parceria com a Fundação Mapfre. O foco é a educação de trânsito para crianças de forma lúdica e divertida.
Praça da República a partir do dia 5, entre 9h e 17h. 

Pit Stop Educativo (CET)
Realizado em parceria com a Abraciclo, CPTran e Detran, o “Pit Stop Educativo” acontece nos dias 15 e 16, no Centro Esportivo Tietê, na Luz, região central de São Paulo. Nele, os motociclistas vão assistir a uma palestra sobre respeito à segurança viária, ministrada por um agente de trânsito e um policial do CPTran, com diversas dicas sobre segurança, como a utilização correta do capacete e o momento para realizar a troca dos pneus.

Ponto de Apoio ao Ciclista (CET)
Em parceria com a Shimano, uma tenda será montada na Praça do Ciclista para auxiliar os ciclistas em pequenas manutenções nas bikes e ensiná-los medidas simples de segurança como calibrar os pneus e regular os freios.
Praça do Ciclista nos dias 9,10,11, 16,17, 18, 23,24 e 25 das 9h às 17h

Óculos embriaguez (CET)
Ação de conscientização com o uso de óculos simulador de embriaguez em vários dias e locais. Atividade aberta ao público, conta com exercícios que envolvem coordenação motora utilizando óculos simuladores de embriaguez ao volante. O objetivo é alertar a população sobre os perigos e riscos de conduzir veículos após o consumo de bebida alcoólica.
Shopping Light, das 11h30 às 14h30, nos dias 15 e 16, de 19 a 22 e 26 a 29 de maio; 
Masp nos dias 23 e 30 de maio, das 11h às 13h

Cadeiras de rodas ocupam vagas de estacionamento “só por um minutinho” (CET)
Algumas cadeiras de rodas serão colocadas em vagas de estacionamento regulares, com mensagens geralmente utilizadas como desculpa por quem desrespeita as vagas exclusivas para pessoas com deficiência. A ideia é despertar as pessoas sem deficiência para a dificuldade que as pessoas com deficiência enfrentam no seu dia a dia.
Oscar Freire, altura do número 550, das 8h às 13h, no dia 27 de maio.

Ação do SAMU (CET)
Socorristas do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) farão demonstrações de primeiros socorros como agir em caso de engasgo, convulsão e parada cardíaca.
Espaço Vivencial de Trânsito da CET (apenas com agendamento prévio) nos dias 5 a 7 e 19 e 21 de maio;
Palestra no 5º Simpósio de Segurança no Trânsito no Sindicato dos Engenheiros, no dia 8 de maio;
Praça do Ciclista no dia 18 de maio;
 
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

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Túnel submerso de 29 metros vai ligar cidades de Itajaí e Navegantes

Um ambicioso projeto de infraestrutura promete transformar a mobilidade urbana no litoral norte de Santa Catarina. Trata-se do túnel submerso de 29 metros de profundidade que ligará as cidades de Itajaí e Navegantes, cruzando o Rio Itajaí-Açu. A obra é um dos pilares do PROMOBIS – Projeto de Mobilidade Integrada e Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí – que deve beneficiar diretamente 11 municípios da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI).

Com investimentos estimados em US$ 342 milhões (aproximadamente R$ 1,9 bilhão), oriundos de parcerias entre o setor público e a iniciativa privada, o projeto é considerado um marco para a engenharia de transportes no Estado. Apenas o Governo de Santa Catarina garantiu uma contrapartida de US$ 24 milhões (R$ 136 milhões na cotação atual) para desapropriações, obras de infraestrutura e ações necessárias à execução do túnel e demais componentes do PROMOBIS.

“É um projeto que vai transformar essa região litorânea de Santa Catarina. Estamos falando de obras com uma engenharia avançada, e que vão facilitar o dia a dia de milhares de pessoas que se deslocam nos municípios da Foz do Rio Itajaí. São exemplos de mobilidade inteligente, que prometem atrair ainda mais visitantes e oportunidades de negócios para o nosso litoral. Seremos parceiros em todas as etapas desse processo”, anunciou o governador Jorginho Mello ao assinar, no fim de outubro de 2024, o protocolo de intenções com a AMFRI.

O túnel submerso será construído no modelo de Parceria Público-Privada (PPP) e terá múltiplas faixas de tráfego: uma exclusiva para o transporte público, outras para veículos de passeio e, ainda, passagem para pedestres e ciclistas. A estrutura deve atingir até 29 metros de profundidade, com tecnologia de ponta e foco na mobilidade urbana sustentável.

Além do túnel, o PROMOBIS contempla a implantação de um sistema regional de transporte coletivo 100% elétrico (BRT), corredores de mobilidade e obras de resiliência climática em Balneário Camboriú. Ao todo, os municípios contemplados são; Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luis Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.

A expectativa é que o projeto gere cerca de 11 mil empregos diretos e indiretos na região, impulsionando a economia local durante as fases de construção e operação. Os estudos de pré-viabilidade econômica do PROMOBIS começaram em 2019, por meio de uma parceria entre o consórcio CIM-AMFRI e o Banco Mundial.

Segundo o consórcio da AMFRI, a elaboração do projeto de engenharia do túnel deve levar cerca de um ano e meio. Embora o cronograma original, divulgado em 2021, previsse a abertura do túnel ao tráfego em 2028, novas atualizações de prazo ainda dependem da finalização dessa etapa técnica.

Informações: DCMais
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Aeromóvel de Guarulhos deve começar a operar com passageiros em 25 de julho

O Aeromóvel que liga a estação da Linha 13-Jade da CPTM ao Aeroporto de Guarulhos deve iniciar a operação com passageiros no dia 25 de julho, segundo informações apuradas pelo Via Trolebus.

O sistema, que utiliza ar comprimido para mover os veículos, está atualmente em fase de testes. Um dos três trens produzidos pela Marcopolo Rail já percorreu 1.200 quilômetros durante os ensaios.

A previsão é que, a partir de agosto, o horário de funcionamento do sistema seja ampliado gradualmente, como costuma ocorrer em operações metroferroviárias. Inicialmente, no entanto, os ônibus que hoje fazem a ligação entre a estação da CPTM e os terminais do aeroporto continuarão operando paralelamente, até que o Aeromóvel atinja sua operação plena.

Quando estiver em operação total, o sistema vai ligar a Estação da CPTM ao Terminal 3 do aeroporto, passando pelos Terminais 1 e 2, em um percurso de cerca de seis minutos.

A tecnologia brasileira da empresa Aerom é baseada em propulsão pneumática, com veículos automatizados circulando sobre uma via elevada. O conceito lembra um “barco a vela invertido” e oferece uma alternativa sustentável, segura e econômica para o transporte urbano.

Informações: ViaTrolebus

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Três linhas de ônibus de Salvador passam a ter novo ponto final partir desta terça (6)

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informa que, nesta terça-feira (6), três linhas de ônibus terão os itinerários ajustados e passarão a ter como base operacional os finais de linha dos bairros que atendem. A mudança visa melhorar o atendimento à população, oferecendo maior eficiência na operação do transporte coletivo nas localidades.

As linhas que passam por alteração são a 1521 – Conjunto Pirajá 1 / Rua Nova x Estação Pirajá, a 1522 – Pirajá / Rua Velha x Estação Pirajá e a 0325 – Marechal Rondon x Estação Pirajá. Com o ajuste, essas linhas deixarão de ter como ponto final a Estação Pirajá e passarão a encerrar o trajeto dentro dos respectivos bairros de origem.

A medida é parte de um conjunto de ajustes operacionais que visam otimizar o fluxo de veículos e garantir uma melhor cobertura do transporte público nos trajetos de maior demanda. A Semob reforça que técnicos da pasta acompanharão a operação para garantir a eficácia da mudança e orientar os usuários quanto aos novos locais de embarque e desembarque.

Informações: Jornal da Mídia

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Prefeito de Curitiba anuncia criação da Patrulha da Guarda Municipal para segurança no transporte coletivo

O prefeito Eduardo Pimentel abriu nesta segunda-feira (5/5), no dia mundial do trânsito, a programação da Campanha Maio Amarelo 2025 e anunciou a criação de uma patrulha da Guarda Municipal para ampliar a segurança no transporte coletivo de Curitiba. A patrulha contará com equipes treinadas para coibir furtos, casos de assédio e a prática de “rabeira” - em que ciclistas se penduram nos ônibus em movimento nas vias exclusivas do transporte.

“Nós buscamos morte zero no trânsito da cidade e vamos fortalecer ainda mais as campanhas educativas e de prevenção que já ocorrem o ano inteiro. A transparência na gestão do trânsito de Curitiba também será ampliada. Vamos divulgar a arrecadação e a aplicação dos recursos arrecadados com as infrações registradas nas ruas", afirmou o prefeito, ao lado do secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna.

Maio Amarelo 
O tema da campanha deste ano é “Desacelere, seu bem maior é a vida”. Ao longo do mês, a Superintendência de Trânsito (Setran), através da Escola Pública de Trânsito ABC, vai realizar uma série de ações voltadas à prevenção e educação.

A programação começa com palestras em escolas municipais e empresas e blitze educativas nas ruas, canaletas e demais faixas exclusivas do transporte coletivo.  

'O objetivo é reduzir pela metade os números que nós temos hoje. Vamos focar a educação crianças e a conscientização dos adultos. O trânsito é feito de escolhas e escolhas corretas e seguras salvam vidas", destacou Melissa Puertas Sampaio, diretora da Escola Pública de Trânsito ABC.

De acordo com o relatório anual do Programa Vida no Trânsito (PVT), coordenado pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, com base no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) da Secretaria Municipal da Saúde, em 2024 foram registradas 141 mortes em 136 acidentes de trânsito em Curitiba, queda de 5,4% em relação a 2023, quando houve 149 mortes.

Desde o início do Programa Vida no Trânsito (2011) até 2024, Curitiba registrou uma redução significativa de 54,5% no número de mortes. Em 2024, o município registrou o menor número absoluto de mortes desde o início do programa (141).  Em 2011, no início do programa,  310 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito no município. 

Os dados refletem o trabalho educativo e de fiscalização da Setran e da Escola Pública de Trânsito ABC.

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Prefeitura de Japeri lança Tarifa Zero no transporte público municipal

Nesta segunda-feira (05), Prefeitura Municipal de Japeri deu mais um importante passo rumo à mobilidade urbana gratuita e acessível. inaugurou mais uma linha de ônibus com tarifa zero, beneficiando diretamente os moradores dos bairros Chacrinha, Beira Rio e Nova Belém.

Nas casinhas, enquanto o ônibus circulava, os moradores aplaudiam. O primeiro coletivo partiu pontualmente às 5h da manhã, das Casinhas, no bairro Chacrinha, e contou com a presença da prefeita Dra. Fernanda Ontiveros, que acompanhou o trajeto e conversou com os passageiros.

“Hoje celebramos mais uma linha em operação. Estamos investindo em políticas públicas que promovem inclusão e qualidade de vida. A Tarifa Zero é uma conquista de todos os japerienses”, declarou a gestora, que anunciou que nesta terça-feira, 06, serão os moradores do bairro Belo Horizonte que vão amanhecer com a novidade.

As novas linhas fazem parte do programa municipal de transporte gratuito, que tem como objetivo assegurar o direito ao deslocamento digno para trabalhadores, estudantes e toda a população. A iniciativa tem sido bem recebida pelos moradores, aliviando os custos com transporte e ampliando o acesso a diferentes regiões do município.

Os ônibus já estão circulando com intervalos regulares e paradas estratégicas, promovendo uma maior integração entre os bairros e o centro da cidade.

Também participaram do percurso os secretários municipais de Mobilidade Urbana, Marcelo Damasceno, e de Direitos Humanos, Pessoas com Deficiência, Mulher e Cidadania, Luiz Henrique e a vereadora Dani Barros.

Desde o último sábado (03), entraram em funcionamento o Tarifa Zero que circula em Engenheiro Pedreira, contemplando os bairros Guandu, Santa Terezinha e Cosme & Damião.

“Muito boa essa modalidade de transporte gratuito. Antes eu pagava pelo bicicletário para ir até a estação. Agora, vamos economizar”, declarou a doméstica que trabalha no Jardim Botânico.

Aprovação da comunidade

A população comemorou. Márcia Cassin, de 56 anos, trabalha em uma cooperativa de reciclagem aprovou o transporte“Agora conseguimos chegar ao centro de Japeri sem andar mais de 40 minutos. Merece muitos aplausos, até porque não tinha ônibus por aqui”.Ângela Vieira, de 49 anos, moradora de Nova Belém , também opinou.

Sua irmã, Andréia Vieira Gomes, de 45 anos, reforçou os elogios, assim como Rosa Maria da Silva, de 58 anos, que atua na limpeza urbana. “Fiquei sabendo no grupo de trabalho e vou divulgar para todos aqui da região. Com o ônibus é muito mais rápido e seguro”, destacou.

Informações: Prefeitura de Japeri

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Transporte sobre trilhos: crescimento, desafios e a urgência de uma Autoridade Metropolitana

segunda-feira, 5 de maio de 2025

O transporte metroferroviário no Brasil vive um momento de crescimento, mas enfrenta desafios estruturais que exigem atenção. O Balanço do Setor Metroferroviário 2024, divulgado pela ANPTrilhos, apresenta números que reforçam a relevância desse modal para a mobilidade urbana e evidenciam a necessidade de políticas públicas que garantam sua expansão e eficiência.

Com um aumento de 3,6% na demanda em 2024, os sistemas metroferroviários transportaram 2,57 bilhões de passageiros ao longo do ano.

Esse crescimento sinaliza a constante retomada do setor após os impactos da pandemia e confirma que a população continua a confiar no transporte sobre trilhos como uma alternativa segura, eficiente e sustentável para os deslocamentos urbanos.

No entanto, esse avanço teria sido mais expressivo se tivesse acompanhado de uma maior expansão proporcional da malha metroferroviária, que teve um aumento operacional de apenas 2,9 km, somando hoje 1.137,5 km de trilhos, distribuídos em 49 linhas e 633 estações em todo o país.

Impactos na qualidade de vida

O Brasil ainda enfrenta um déficit significativo de transporte de passageiros sobre trilhos, o que impacta negativamente a qualidade de vida nas cidades. O Brasil possui 5,2 km de trilhos por milhão de habitantes, enquanto países como a China e a Espanha já superam os 30 km por milhão de habitantes.

O custo da ineficiência na mobilidade urbana é alto: gera prejuízos econômicos e sociais, incluindo aumento da poluição e impactos na saúde pública, além de ampliar desigualdades sociais ao dificultar o acesso a oportunidades.

Em termos de benefícios, o setor metroferroviário evitou a emissão de 2,4 milhões de toneladas de poluentes e permitiu a economia de 1,2 bilhão de litros de combustíveis fósseis. Além disso, a redução do tempo de deslocamento gerou um ganho de 1,5 bilhão de horas economizadas, o que impacta diretamente a produtividade da população e a qualidade de vida nas cidades.

No entanto, há desafios. Os investimentos ainda estão aquém das necessidades do setor e o volume investido em anos anteriores não foi suficiente para impulsionar novas expansões significativas. É necessário superar barreiras técnicas e regulatórias, bem como a importância de planejamento e gestão eficazes para assegurar que os benefícios sejam realizados de forma plena.

Falta de integração

Um dos maiores entraves ao desenvolvimento do setor metroferroviário no Brasil é a falta de integração entre modais e a fragmentação da gestão do transporte público.

Hoje, as decisões sobre mobilidade são pulverizadas entre diferentes esferas de governo, o que impede um planejamento eficiente e coordenado. A ausência de uma governança centralizada nas regiões metropolitanas leva a sobreposições de serviços, falta de conectividade e tarifas desintegradas, prejudicando os passageiros.

O modelo de gestão integrada para a mobilidade já é realidade em diversos países, como França, Reino Unido e Alemanha. Essa estrutura permitiria um planejamento estratégico de longo prazo, integrando metrôs, trens urbanos, ônibus e outros modais, garantindo previsibilidade para investimentos e um transporte público mais eficiente e acessível.

A experiência internacional demonstra que a criação de uma entidade metropolitana melhora a gestão financeira do setor, reduz custos operacionais e amplia a cobertura e qualidade dos serviços. Sem essa coordenação, o setor metroferroviário brasileiro continuará enfrentando dificuldades para expandir e atender a crescente demanda por transporte público de qualidade.

Para que o Brasil consiga evoluir na mobilidade urbana, é essencial estabelecer um modelo de financiamento sustentável, garantindo recursos contínuos para a ampliação da malha metroferroviária e a evolução da infraestrutura existente.

O transporte sobre trilhos deve ser protagonista na transformação da mobilidade urbana brasileira. Para isso, é fundamental que governo, iniciativa privada e sociedade trabalhem juntos, garantindo que os investimentos necessários sejam feitos e que a mobilidade seja tratada como prioridade nacional.

Informações: Estadão

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