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Prefeitura de BH diz que ônibus articulados serão mantidos em linhas específicas do Move

segunda-feira, 28 de abril de 2025

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) afirmou que os ônibus articulados deverão ser mantidos apenas em algumas linhas específicas do sistema Move. A informação foi repassada pelo superintendente de mobilidade da capital mineira, Rafael Murta Resende, durante audiência na Câmara Municipal, realizada nesta terça-feira (22 de abril). O superintendente respondeu a um questionamento feito pela vereadora Fernanda Altoé (Novo), que demonstrou preocupação com a possibilidade de redução do número de passageiros transportados com a possível troca do modelo "sanfonado" pelos convencionais.

"Estamos trabalhando numa estratégia de realocação dessa frota para que sejam entendidas as características de cada uma das linhas. Para que a gente possa verificar ainda a capacidade de cada um dos veículos e de alocação de cada um dos veículos em determinadas linhas", disse Resende. O superintendente, no entanto, não detalhou em quais linhas estes coletivos deverão ser mantidos.

Como informado por O TEMPO, as empresas que operam o serviço de transporte público por ônibus da capital mineira negociam com a prefeitura a extinção dos veículos articulados até dezembro de 2026, data do fim da vida útil destes coletivos. A justificativa, conforme o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH),  é o alto custo operacional, impulsionado pela necessidade recorrente de manutenção. No entanto, a troca dos articulados pelos convencionais poderá reduzir em mais de 40% o número de passageiros transportados em uma só viagem — passando de 118 para 70.

"O objetivo não é fazer a substituição integral dos articulados por veículos mistos, mas fazer substituição parcial para que a gente consiga deixar de omitir ou atrasar viagens e fazer também um estudo que compare essa capacidade dos veículos com as viagens efetivamente realizadas para não ter superlotação", afirmou o superintendente.

O sistema Move de Belo Horizonte conta com 189 ônibus articulados — sendo que 164 deles, ou seja, 86% estão em operação. Os demais são considerados reservas e podem ser acionados caso algum destes coletivos apresente falhas mecânicas. De acordo com o SetraBH, 44 coletivos articulados deixam de circular por dia devido a alguma intercorrência — tais como quebra do motor, falhas no sistema de ar-condicionado, entre outros. O gasto com manutenção destes coletivos, conforme o sindicato, é de aproximadamente R$20 milhões por mês.

"A gente pretende ter veículos com uma utilização melhor e que tenha índice menor de quebras e atendimento maior à população”, acrescentou Resende. Além do superintendente e da vereadora Fernanda Altoé (Novo), a reunião contou com as presenças do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Guilherme Willer, e dos vereadores Pedro Rousseff (PT), Rudson Paixão (Solidariedade) e Helton Junior (PSD).

Mais veículos nas ruas
Como informado por O TEMPO, a troca dos ônibus articulados pelos modelos menores demandaria uma frota adicional de 321 veículos convencionais, conforme o SetraBH. Eles seriam necessários para atender a demanda, considerando a redução de passageiros transportados por viagem. Essa frota adicional se somaria aos 2.703 ônibus que operam no sistema de transporte público de Belo Horizonte, sendo 332 somente no Sistema Move.

Ônibus articulados em BH
Os ônibus articulados começaram a circular em Belo Horizonte em 2014, quando o sistema Move foi implementado. De acordo com o SetraBH, os modelos foram escolhidos para atender a demanda de passageiros das regiões Nordeste, Norte, Pampulha e Venda Nova.

O acordo feito à época definiu que os coletivos teriam vida útil de dez anos. Porém, o Decreto 18.370, publicado em 07 de julho de 2023, ampliou esse prazo para 12 anos — ou seja, até dezembro de 2026. Com isso, caso o período de vida útil não seja novamente prorrogado, as empresas deverão comprar novos ônibus, substituindo aqueles com doze anos de circulação.

A reportagem apurou que os modelos articulados possuem o valor médio de R$2,5 milhões, enquanto os convencionais, pretendidos pelas empresas, custam cerca de R$900 mil. 

Informações: O Tempo

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Na Grande Vitória, Aquaviário deve ganhar mais cinco estações e integrar ônibus, VLT e teleférico

Retomado em 2023, o Sistema Aquaviário na Grande Vitória deve ganhar nos próximos anos mais cinco estações de embarque e desembarque de passageiros, totalizando oito pontos de parada. Três das novas estações vão ficar em Vitória, uma em Vila Velha e outra em Cariacica
Lanchas do Aquaviário na Baía de Vitória  Crédito: Carlos Alberto Silva

O projeto está em um pacote de mobilidade apresentado pelo governo do Espírito Santo ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) dentro do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana.

A ideia do governo é que o transporte por balsas na Baía de Vitória esteja conectado com os outros modais propostos no plano, como o teleférico, o VLT, monotrilho e até os terminais de ônibus. 

Atualmente, o Sistema Aquaviário conta com três estações de embarque: uma em Porto de Santana, em Cariacica; uma na Praça do Papa, em Vitória; e uma na Prainha, em Vila Velha. O sistema transporta pedestres e ciclistas e tem capacidade estimada em torno de 1.200 passageiros por hora. O percurso total previsto é de 9,5 quilômetros.

Em geral, o projeto prevê a integração em boa parte das estações com modais como o teleférico, VLT e monotrilho. Segundo o estudo, a localização das futuras estações foi definida após a realização de estudos que levaram em consideração critérios como demanda de passageiros, conexões com linhas de ônibus e ciclovias. 

As futuras estações do Sistema Aquaviário serão financiadas com recursos do governo federal através do Novo PAC. Os recursos destinados chegam a R$ 30 milhões. A divulgação da destinação da verba foi feita no ano passado.

Fábio Damasceno, secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, afirma que tudo o que o Estado tem pensado e planejado para a Grande Vitória foi encaminhado para o BNDES para ser analisado.

Segundo ele, o documento atual é um diagnóstico dos projetos. E, agora, haverá uma segunda etapa, de viabilidade econômica e ambiental. "O estudo aponta que a tendência é que sejam priorizados os corredores exclusivos para ônibus, pelas características da Região Metropolitana", afirma.

A ideia é que os projetos como teleférico, chamado de AeroGV, e os modais ferroviários sejam integrados ao Sistema Transcol, como já é o Aquaviário, permitindo a combinação entre diferentes modos de transporte como ônibus, bicicletas, aquaviário e teleférico e também com acesso via Cartão GV.

Informações: A Gazeta

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Atualização tecnológica da bilhetagem do transporte coletivo de Joinville começa a operar em maio

A atualização do sistema de bilhetagem do transporte coletivo de Joinville começa a funcionar no início de maio. Durante o período de transição, o novo equipamento funcionará simultaneamente com o atual por 45 dias. As empresas Gidion e Transtusa estarão colocando sinalização no interior dos ônibus para orientar o usuário sobre o uso dos cartões em cada equipamento.

Até o final de junho, o equipamento antigo será desativado e a venda do passe retornável, uma modalidade de armazenamento que já está em desuso no restante do país, será encerrada. Os créditos disponíveis nos passes retornáveis poderão ser utilizados normalmente até seu esgotamento, sem nenhum tipo de prejuízo ao usuário.

Com isso, o cartão Ideal será o principal meio para armazenar as passagens no sistema de transporte coletivo. Ele garante benefícios, como integração temporal gratuita, segurança para transferência de passagens em caso de perda ou roubo e consulta de saldo e extrato na Passebus e nos terminais.

Quem já possui o Ideal poderá continuar utilizando o cartão normalmente nos novos validadores. Para quem ainda não possui, a primeira via emitida em 2025 será totalmente gratuita e pode ser feita com apresentação de um documento de identificação com foto e número do CPF.

Os usuários que não tiverem o cartão Ideal até junho poderão adquirir passagens avulsas por meio de tíquetes descartáveis com QR Code, válidos por 72 horas após a compra. Não haverá alteração em relação à tarifa embarcada.

Atualização tecnológica

A atualização tecnológica do sistema de bilhetagem foi realizada porque o equipamento atual está em funcionamento há 16 anos. O uso prolongado tem ocasionado lentidão no processamento de dados, incapacidade de interligação com novas tecnologias, aumento das manutenções e falta de peças de reposição.

As empresas Gidion e Transtusa se comprometeram com a Prefeitura de Joinville a assumir todos os encargos da atualização do sistema, sem qualquer reflexo ou aumento da tarifa.

Cartão Ideal

Para facilitar a logística daqueles que ainda não possuem o cartão Ideal, haverá duas opções para a emissão:

•⁠ ⁠Na Passebus (Rua XV de novembro, 707 – Centro), que atenderá em horário de plantão, das 6h às 20h, de segunda a sexta-feira, a partir de 5 de maio, até o final de julho.

•⁠ ⁠Em todos os terminais de ônibus, que oferecerão atendimento presencial para emissão do novo cartão a partir do início de maio.

Benefícios do Ideal

A emissão do cartão Ideal é gratuita e não possui nenhuma taxa de administração, ou seja, a totalidade do valor carregado é utilizado para pagar as passagens do transporte coletivo. Além disso, ele possui diversas vantagens para o usuário:

•⁠ ⁠Integração temporal gratuita: Permite ao usuário utilizar mais de uma linha de ônibus no mesmo sentido sem pagar a segunda passagem, desde que o segundo embarque ocorra dentro de uma hora e dez minutos após o primeiro.

•⁠ ⁠Segurança em caso de perda ou roubo: Em situações de perda ou extravio, o usuário pode solicitar o cancelamento do cartão pelo telefone 0800 608 1300. Os créditos remanescentes serão transferidos para um novo cartão após 48 horas.

•⁠ ⁠Consulta de saldo e extrato: Os usuários podem consultar o saldo e o extrato de utilização do cartão na Passebus ou nos terminais, proporcionando total controle sobre os gastos.

Informações: Prefeitura de Joinville

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Marcopolo Rail apresenta novas versões urbana e intercidades do Prosper

A Marcopolo Rail, especializada no desenvolvimento e produção de modais sobre trilhos, apresenta na 23ª edição da NT Expo – Negócios nos Trilhos, que termina amanhã, dia 24, no Distrito Anhembi, em São Paulo, as novas versões urbana e intercidades do Prosper, modelo de trem 100% fabricado no Brasil pela empresa.
“O transporte de alta capacidade sobre trilhos é essencial para garantir uma mobilidade integrada, sustentável e eficiente. As novas versões urbana e intercidades do Prosper apresentadas chamaram muita a atenção dos visitantes pelos elevados padrões de conforto e qualidade, destacando o seu potencial de mercado”, afirma Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail.

Sistemas de propulsão sustentáveis e eficientes
Além das novas versões do seu trem Prosper, a Marcopolo Rail anunciou a parceria com a MTU, marca da Rolls-Royce fornecedora de sistemas de propulsão (Powerpacks) diesel-elétricos e diesel-mecânicos.

“Buscamos criar soluções que impactem de forma positiva o cotidiano. Além de atender às necessidades de locomoção, nossos projetos visam proporcionar atributos como conforto, segurança e entretenimento, contando com uma engenharia e equipes multidisciplinares atentas às tendências de mercado e principais normas internacionais”, enfatiza o executivo.

Transformação da mobilidade sobre trilhos
Desde o início das suas atividades, em 2019, a Marcopolo Rail tem trabalhado para conectar a mobilidade sobre trilhos com o futuro e identificar oportunidades que contribuam para o avanço do segmento em linha com as atuais demandas globais.

“Temos investido significativamente no desenvolvimento de parcerias e produtos para valorizar o segmento metroferroviário no mercado nacional e na América Latina, promovendo inovação e tecnologia para atender às demandas de mobilidade urbana e intermunicipal”, acrescenta Petras. 

Sobre a Marcopolo Rail

Alinhada com o propósito de melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, a Marcopolo Rail é uma divisão da Marcopolo especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos. A Marcopolo Rail tem em seu portfólio produtos ferroviários e atua na produção de Multiple Units bem como fabricação de People Movers. Além da linha de produtos, também oferece contratos para serviços de manutenção e modernização.

Informações e imagens: Divulgação Marcopolo

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SPTrans cria linha para acesso da população ao novo Centro TEA, na Zona Norte

A SPTrans colocará em operação, a partir de 5 de maio, a linha 2034/10 Metrô Tietê - Centro TEA (Circular), para facilitar o acesso da população ao 1º Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo de São Paulo (Centro TEA),  localizado na Av. Santos Dumont, 1318, Zona Norte. 

A linha será semi expressa com pontos para embarque e desembarque no Metrô Tietê e no Centro TEA. O horário de funcionamento nos dias úteis será das 8h30 às 19h30, e aos sábados, das 8h30 às 17h,  com tarifa vigente de R$ 5,00, podendo ser paga em dinheiro ou com Bilhete Único. Já no caso das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), está assegurada a gratuidade no transporte público mediante a apresentação do Bilhete Único Especial para Pessoa com Deficiência (PCD).

A concessionária responsável pela operação da linha será a Sambaíba, que já atua na Zona Norte da cidade. Os operadores da linha serão devidamente treinados para atendimento ao público que frequenta o TEA. Toda a operação será monitorada e acompanhada no local por técnicos da SPTrans.

Conheça as informações da linha:

2034/10 Metrô Tietê - Centro TEA  (Circular)
Ponto inicial: Metrô Tietê -  Av Cruzeiro do Sul, 1801 (baia Av. Cruzeiro do Sul)
Funcionamento
Dias úteis: das 8h30 às 19h30
Sábados: das 8h30 às 17h

Itinerário:
Sentido Único: Metrô Tietê (baia Av. Cruzeiro do Sul), Av. Cruzeiro do Sul, Ponte Cruzeiro do Sul, Av. Cruzeiro do Sul, Rua Guaporé, Acesso, Av. Santos Dumont, Ponte das Bandeiras, Av. Santos Dumont, Centro TEA, Praça Campo de Bagatelle, Rua Paineira do Campo, Rua Voluntários da Pátria, Rua Padre Idelfonso, Av. Cruzeiro do Sul, Metrô Tietê.

Informações: SPTrans

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Metrofor inicia revalidação do cadastro de estudantes para o ano de 2025

Estudantes que usam o metrô em Fortaleza devem renovar o cadastro junto ao Metrofor para manter o direito à meia passagem em 2025. A renovação é gratuita e pode ser feita nas estações Benfica ou Parangaba, com os seguintes documentos: Carteira de Estudante emitida pela Etufor, documento de identidade com foto e o Cartão do Estudante usado no metrô.

A revalidação tem como objetivo comprovar que o aluno continua matriculado para mais um período letivo, garantindo assim o direito à meia tarifa. É uma forma de assegurar que o benefício seja destinado a quem realmente tem direito. Aqueles que ainda não receberam a nova identidade estudantil da Etufor devem aguardar até estarem com o documento em mãos.

A revalidação do cadastro será obrigatória a partir de 30 de junho de 2025. Após essa data, apenas os estudantes que tiverem feito a renovação terão acesso à meia passagem. Quem ainda não tiver feito a renovação poderá realizá-la a qualquer momento, já que o serviço continuará sendo prestado nas duas estações.

Quem ainda não tem cadastro pode solicitá-lo nas mesmas estações, levando a Carteira de Estudante válida e documento com foto. O Cartão do Estudante — que dará acesso à meia passagem no metrô — fica pronto em até 10 dias úteis. Confira, abaixo, os dias e horários de atendimento:

Estação Parangaba:
8h às 13h e 14h às 17h (segunda a sexta-feira).

Estação Benfica:
8h às 12h e 13h às 17h (segunda a sexta-feira).

Informações: Metrofor

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Em SP, 145 milhões de passageiros são transportados nas linhas concedidas no primeiro trimestre

Entre janeiro e março de 2025, as concessionárias ViaQuatro, ViaMobilidade e ViaMobilidade 8 e 9, que operam as linhas concedidas de metrô e trens metropolitanos na capital e Região Metropolitana de São Paulo, transportaram 145,5 milhões de passageiros. O resultado representa aumento de 3,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram transportados 140,6 milhões de clientes. O total inclui as linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, e as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens urbanos.

ViaQuatro
A linha 4-Amarela de metrô, operada pela ViaQuatro, registrou movimento de 48,4 milhões de passageiros no período, que embarcaram entre as estações Vila Sônia e Luz. No comparativo com o mesmo período de 2024, quando transportados 46,3 milhões de passageiros, a alta foi de 4,4%. Luz (413,3 mil), Pinheiros (316,5 mil), República (303,2 mil), Paulista (318,6 mil) e Vila Sônia (143,8 mil) foram as estações com mais movimentação diária. 

ViaMobilidade
A concessionária ViaMobilidade, responsável pelas operações da linha 5-Lilás de metrô, transportou nos últimos três meses 40,4 milhões de pessoas. Isso reflete o aumento de 3% em relação a 2024, que teve 39,2 milhões de clientes transportados na linha. As estações que mais receberam passageiros, em dias úteis, no mês de janeiro, foram: Capão Redondo (276,9 mil), Santo Amaro (270,1 mil), Chácara Klabin (258,9 mil), Santa Cruz (182,8 mil) e Campo Limpo (107,8 mil).

ViaMobilidade 8 e 9
As linhas ferroviárias 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela concessionária ViaMobilidade 8 e 9, transportaram no mês de janeiro 56,7 milhões de passageiros. 

Somente na linha 8-Diamante, foram atendidos 24,2 milhões de passageiros no primeiro trimestre de 2025. No mesmo período de 2024, houve uma movimentação de 24,3 milhões de pessoas.

Neste ano, as estações que mais registraram movimentação diária de passageiros na linha 8-Diamante, foram: Barra Funda (266,5 mil), Osasco (100,9 mil), Itapevi (72,2 mil), Carapicuíba (71,8 mil)  e Domingos de Morais (56,3 mil).

Já a linha 9-Esmeralda atendeu 32,4 milhões de passageiros entre janeiro e março de 2025. O crescimento no fluxo representa alta de aproximadamente 5,9% no comparativo com 2024, que contabilizou 30,6 milhões de passageiros.

Pinheiros (303,2 mil), Santo Amaro (242,5,6 mil), Grajaú (cerca de 127 mil), Bruno Covas - Mendes - Vila Natal (cerca de 92 mil) e Vila Olímpia (84 mil) estão entre as estações que mais receberam clientes diariamente.

Nova ARTESP
A ARTESP – Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo é responsável pela regulação e fiscalização de toda infraestrutura e serviços públicos de transporte estadual concedidos. Com mais de 20 anos de atuação, é a maior agência reguladora de transportes do Brasil.

Atualmente a Agência é responsável por fiscalizar 21 concessionárias de rodovias que inclui mais de 11 mil quilômetros de vias, além de 6 concessões de transporte sobre trilhos, sendo mais de 220 km de malha férrea e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista. A sua atuação também abrange o transporte coletivo de ônibus metropolitano e intermunicipal (semiurbanos e fretamento) em todo o estado de São Paulo, e 27 aeroportos regionais.

Com maior autonomia administrativa, financeira e decisória, a Agência reforça a transparência, eficiência e qualidade dos serviços, garantindo a segurança jurídica dos contratos de concessão para o desenvolvimento econômico e social do estado.

Informações: ARTESP

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Prefeitura de BH publica chamada para empresas interessadas em projetar terminal

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou no Diário Oficial do Município da última quinta-feira (24), Manifestação de Interesse SMOBI em que convida empresas de consultoria interessadas a participar do processo de seleção para elaboração de estudos e projetos de engenharia para a implantação de terminal da integração para o BRT Amazonas, em ligação com a linha 2 do metrô, e sistema viário do entorno.

O projeto do BRT Amazonas contempla o tratamento prioritário para o sistema de transporte público e coletivo por ônibus que atende ao Vetor Oeste da Capital (regiões Central, Oeste e Barreiro) e à Região Metropolitana, tendo como eixo estruturante a Avenida Amazonas.

De acordo com informações da PBH, o investimento previsto é de US$100 milhões, sendo US$80 milhões relativos ao financiamento junto ao Banco Mundial (BIRD) e US$20 milhões do município de Belo Horizonte.

A empresa selecionada nessa etapa do processo irá elaborar ainda projetos para as áreas que precisem de desapropriação e estudos para o licenciamento ambiental do empreendimento. O prazo para execução dos serviços é de até 22 meses.

As empresas têm até 23 de maio para encaminhar a intenção para o endereço eletrônico comissão.terminal@pbh.gpv.br , tendo como assunto “Manifestação de Interesse SMOBI 96.008/2025”.

Informações mais detalhadas podem ser obtidas no Termo de Referência publicado no Site da PBH – “Licitações e Editais” – que apresenta os requisitos, orientações, diretrizes e especificidades do objeto, bem como documentos orientativos e elucidativos necessários a um bom entendimento do presente Procedimento de Manifestação de Interesse.

O projeto
Em novembro de 2024, a Câmara de Belo Horizonte autorizou a PBH a fazer um empréstimo de € 50 milhões (R$ 304 milhões na cotação do dia) para a execução do Programa de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano Integrado – Mobilidade Sustentável e Requalificação do Centro. Dentre as medidas previstas pela iniciativa está a construção do terminal de integração do sistema de ônibus Move na avenida Amazonas, uma das principais vias da cidade.

O projeto foi encaminhado pelo prefeito Fuad Noman (PSD) em maio de 2024. O valor também deve ser aplicado na construção de unidades habitacionais e reassentamento de famílias, implantação de estações do Move na área hospitalar e requalificação de pavimentos para ciclistas e pedestres em vias estratégicas do hipercentro.

A prefeitura de BH iniciou os estudos para implantação do corredor em junho do ano passado. O projeto prevê intervenções em 39,67 km de vias ao longo da avenida Amazonas e nas ruas e avenidas da região do Barreiro.

Nas avenidas Amazonas e Olegário Maciel serão implantadas estações de transferência, similares às existentes nos corredores Antônio Carlos, Cristiano Machado, Paraná e Santos Dumont. Além disso, uma nova estação de integração será implantada na interseção das avenidas Amazonas e Teresa Cristina.

O sistema vai operar em pista e faixa exclusivas à esquerda, no modelo BRT, no corredor Amazonas e na avenida Olegário Maciel, e à direita nas vias do Barreiro e do município de Contagem.

As obras só serão iniciadas após a conclusão dos estudos, prevista para 2026.

Informações: bhaz

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