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Prefeitura, BNDES e Tribunal de Contas discutem cronograma da concessão do transporte coletivo

quarta-feira, 16 de abril de 2025

Representantes da Prefeitura e do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) se reuniram, na última sexta-feira (11/4), na sede do tribunal, para discutir o cronograma da nova concessão do transporte coletivo. O encontro teve a participação da equipe do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), responsável pela formatação do projeto. 

O edital da nova concessão será lançado em setembro, marcando um passo significativo rumo à modernização do sistema de transporte na cidade. O encontro abordou o trabalho realizado até agora pela Prefeitura e o BNDES na elaboração do projeto e as próximas etapas, que incluirão consulta pública e audiências para garantir a participação ativa da população. O leilão está previsto para dezembro, com um período de transição de 16 meses a partir da publicação do edital, para que os novos operadores se preparem para a entrada em vigor do novo contrato. 

Durante a reunião, a Prefeitura enfatizou a importância de uma comunicação transparente com o TCE, conforme estipulado pela resolução 101/23, que exige que 120 dias antes do lançamento do edital seja enviado ao tribunal o extrato do projeto com detalhes sobre investimentos, cronograma e a situação atual do sistema. 

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, destacou a relevância da reunião técnica, com a apresentação do processo de estruturação desenvolvido até o momento. “Estamos comprometidos em tornar esse processo o mais transparente possível, com foco na elaboração de um projeto de concessão que garanta à população transporte público mais eficiente, integrado, tecnológico e sustentável ”, afirmou. "A ideia era trazer um panorama geral do projeto e estabelecer uma linha de parceria transparente e produtiva com o TCE-PR", completou a presidente do Ippuc, Ana Jayme Zornig. 

A equipe da Prefeitura foi recebida pelo coordenador de Acompanhamento de Atos de Gestão do TCE-PR, Marcus Vinicius Machado, que ressaltou a importância do encontro. "O TCE-PR busca estabelecer o diálogo aberto para trabalhar de forma concomitante e dar fluidez aos processos de interesse público", disse. 

Novos desafios
Um dos destaques da nova concessão do transporte de Curitiba é a continuidade da eletrificação. A tendência é de que aumente o percentual de ônibus elétricos rodando no município, com a aquisição de novos veículos nos próximos cinco anos e a implantação de infraestrutura de recarga para garantir o funcionamento ininterrupto do sistema. 

Durante a fase de transição, o atual contrato, que completa 15 anos em setembro e pode ser prorrogado por até dez anos, seguirá em vigor, garantindo a continuidade do serviço à população enquanto os novos operadores se preparam para prestar o serviço. Esse intervalo, comum em qualquer nova concessão, é fundamental para a adequação dos novos operadores e para que tudo corra bem quando começar a prestação do serviço. “Queremos que, na fase de transição, não haja qualquer tipo de interrupção do serviço ou prejuízo aos passageiros”, completou Maia Neto. 

O novo contrato promete trazer uma série de benefícios para os usuários, como ampliação da integração entre linhas, redimensionamento das rotas de ônibus, e a implementação de indicadores de qualidade e eficiência. Além disso, novas ferramentas de gestão de embarques e desembarques e a modernização do controle de acesso a terminais e estações-tubo estão entre as inovações previstas. 

A reunião contou com a presença também da procuradora-geral do município, Vanessa Volpi, da diretora jurídica da Urbs, Heloisa Lopes, e do diretor de Mobilidade Urbana, Sergio Oliveira. Também participaram, pelo BNDES: Arian Bechara, chefe do Departamento de Estruturação de Soluções de Mobilidade Urbana; Paula Fogacci, gerente de projeto; Isabella Muller, gerente de projeto; Rafael Chambarelli, gerente jurídico, e Arlindo Fernandes, diretor da Oficina Engenheiros Consultores Associados, líder do consórcio.

Informações a imprensa

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CCR Metrô Bahia tem funcionamento normal durante os feriados da Sexta-Feira da Paixão e Tiradentes


A CCR Metrô Bahia informa que o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas irá operar em horário normal, das 5h à 0h, na próxima sexta-feira, dia 18 de abril, feriado da Sexta-Feira da Paixão, e na segunda-feira, 21 de abril, feriado de Tiradentes.

Para garantir a segurança, o conforto e o bem-estar de seus clientes, a concessionária reforça as orientações do Embarque Consciente: aguardar sempre o desembarque do trem antes de embarcar, deixar os assentos preferenciais para quem precisa, bem como os elevadores, e descer a escada sempre usando corrimão.

Informações a imprensa

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Estação Boa Esperança, da Linha 15-Prata, avança com 40% das obras concluídas

As obras da futura estação Boa Esperança, da Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo, seguem em ritmo acelerado na Zona Leste da capital. Localizada na altura do número 3002 da Avenida Ragueb Chohfi, a estação já conta com pilares erguidos e fundações dos acessos norte e sul em execução, além do edifício técnico em construção. O avanço físico da obra chega a 40%.

Elevada a 15 metros do solo, a estação terá 4.561 m² de área construída e estrutura moderna: quatro elevadores, cinco escadas rolantes, seis escadas fixas e portas de plataforma automáticas. A expectativa é atender cerca de 6,4 mil passageiros por dia.

A construção da estação Boa Esperança faz parte do projeto de expansão da Linha 15, que inclui ainda a estação Jacu Pêssego e o novo Pátio Ragueb Chohfi, com mais 2,8km de extensão no sentido leste, além da estação Ipiranga, com mais 1,8km no sentido Oeste após Vila Prudente.

Quando concluída essa expansão em 2027, a linha terá 17,6 km de extensão, entre Vila Prudente e Jacu Pêssego, beneficiando aproximadamente 480 mil pessoas diariamente.

O projeto adota soluções sustentáveis e de alta tecnologia: trens com operação automatizada, câmeras internas, ar-condicionado, passagem livre entre carros, e sistema de sinalização CBTC, que permite menor intervalo entre composições. As estações contam com ventilação e iluminação naturais, revestimentos resistentes e acessibilidade total. A obra também contempla uma ciclovia de 1.295 metros com iluminação em LED, paisagismo e bancos.

A expansão da Linha 15 vai conectar bairros populosos como São Mateus ao centro da cidade, com economia de mais de 30 minutos no trajeto. O sistema monotrilho, instalado em via elevada, reduz necessidade de desapropriações, ocupa menos espaço urbano e gera menos impacto ambiental. A operação com tração elétrica e pneus reduz ruídos e emissões, contribuindo para a redução anual estimada de 182 toneladas de poluentes atmosféricos, 20,8 mil toneladas de gases de efeito estufa e 9,5 milhões de litros de combustível.

Informações: Agência SP

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Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Roberto Torres, diretor de Engenharia e Planejamento do Metrô de São Paulo, detalhou os projetos de expansão da rede e a previsão de conclusão das obras das linhas 6-Laranja e 17-Ouro, que devem beneficiar mais de 1,2 milhão de usuários, em entrevista ao Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, nesta segunda-feira (14).
"O Metrô está com um cenário bastante agressivo de expansão das linhas. A gente tem várias obras em construção e outras na fase de projeto e licitação, como é o caso da Linha 19-Celeste. A gente deve crescer em torno de 180 km nos próximos 15 anos. Hoje, o Metrô tem 104 km, e a gente visa chegar a cerca de 280 km até 2040, sendo que até 2028 devemos entrar com duas novas linhas, que são a Linha 6-Laranja e a Linha 17-Ouro. Até 2040, a gente planeja dobrar o número de linhas, saindo das atuais seis para pelo menos doze", explicou Torres.

O diretor também falou sobre a quantidade de prestadores de serviços atuais da companhia. "O Metrô hoje tem em torno de 6 mil empregados, e quase metade desse quadro é dedicada às áreas de operação e manutenção — tudo isso para atender cerca de 4,5 milhões de passageiros todos os dias. Em ordem de grandeza, isso se equivale ao que o metrô de Nova York transporta hoje. Lembrando que esses são números do Metrô, somados às linhas 4-Amarela e 5-Lilás, que são de iniciativas privadas."

Torres disse que o objetivo do Metrô é atender cerca 9 milhões de passageiros todos os dias até 2040.

"Somente dessas obras em expansão, que são as linhas 6 e 17, a gente deve beneficiar 1,2 milhão de passageiros. Quando a gente fala em 2040, o objetivo é beneficiar cerca de 5 milhões a mais de passageiros, saindo dos atuais 4,5 milhões e ultrapassando os 9 milhões de usuários por dia", disse.

"Obviamente, o Metrô traz um impacto socioeconômico significativo dentro da cidade, porque traz mobilidade, integração, melhoria da qualidade de vida das pessoas, à medida que a gente reduz o tempo de viagem delas — tempo que pode ser dedicado à família. Também pensamos na melhoria da sustentabilidade e na diminuição de acidentes, porque quando o passageiro deixa um transporte em via pública e vem para o Metrô, isso é reduzido — e isso é muito significativo para uma cidade como São Paulo", acrescentou.

Informações: Band

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Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado

A população da Região Metropolitana de Belém passa a contar com um novo reforço no transporte público a partir deste sábado (12), com a entrega de 300 ônibus modernos, equipados com ar-condicionado, Wi-Fi, elevadores para cadeirantes e outros recursos de acessibilidade. Conhecidos popularmente como “Geladões”, os veículos entram em circulação imediata em diversas linhas urbanas, marcando uma nova fase do sistema de mobilidade da capital paraense.

A renovação da frota faz parte do processo de modernização coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade Urbana (Segbel), que visa oferecer mais conforto, segurança e eficiência no transporte público. Os ônibus contam com câmeras de segurança internas, GPS em tempo real e motores que seguem padrões ambientais mais sustentáveis, reduzindo a emissão de poluentes.

Além da nova frota, a prefeitura anunciou o lançamento de um aplicativo de monitoramento que permitirá aos usuários acompanhar, em tempo real, a localização dos ônibus. A iniciativa, desenvolvida em parceria com as operadoras, promete aumentar a previsibilidade dos trajetos, facilitar o planejamento dos passageiros e oferecer mais comodidade e controle no dia a dia.

Durante a entrega, o prefeito Igor Normando destacou que o momento representa uma virada na mobilidade urbana de Belém. Ele também reforçou a gratuidade do transporte coletivo aos domingos e feriados, que começa a valer neste domingo (13), incluindo a linha urbana Mosqueiro/São Brás. A medida busca incentivar o uso do transporte público nesses dias, ampliando o acesso da população ao lazer, cultura e serviços essenciais.

A chegada dos novos veículos ocorre um dia após o anúncio do novo valor da tarifa urbana, que será de R$ 4,60 a partir de segunda-feira (14). O reajuste ficou abaixo da proposta inicial do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel), que pedia R$ 5,80. A administração municipal justificou a decisão como um esforço de equilíbrio entre a melhoria do serviço e o impacto no bolso dos usuários.

Com frota renovada, gratuidade parcial e tecnologia embarcada, a expectativa é de que o transporte coletivo da capital comece a reconquistar a confiança dos passageiros, que há anos enfrentam superlotação, atrasos e más condições nos veículos.

Com informações da Agência Belém

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Em Curitiba, Nova linha de ônibus vai ligar os terminais Hauer e Capão Raso

A Urbanização de Curitiba (Urbs) coloca em operação, na segunda-feira (14/4), a nova linha de ônibus 525-Hauer/C. Raso, que vai ligar os dois terminais. A nova linha é resultado da fusão entre as linhas 511-São Francisco e 657-Xaxim/C. Raso e vai beneficiar cerca 3,3 mil passageiros nos dias úteis.

O trajeto será o mesmo das linhas São Francisco e Xaxim/C. Raso, mas com extensão do itinerário pelas ruas Francisco Derosso, Waldemar Loureiro Campos, Constantino José de Almeida e Leôncio Lopes Cortiano, em ambos os sentidos, para ligar os dois terminais. A linha tem itinerário de 21,9 km de ida e volta

“A nova linha otimiza o itinerário, possibilitando aos passageiros uma conexão direta entre os terminais Hauer, na região Sudeste da cidade, e Capão Raso, na região Sul”, diz Alex Debortolli, gestor da área de operação do transporte coletivo da Urbs. 

A linha terá intervalo de 17 minutos nos horários de pico e 22 minutos entre picos.  

Informações: Prefeitura de Curitiba

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No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue

Após mais de uma década de espera, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta quinta-feira (11), o Terminal Integrado de Igarassu (TI Igarassu), na Região Metropolitana do Recife. O equipamento foi totalmente reformado e ampliado, representando mais mobilidade urbana na região em um compromisso cumprido pela atual gestão estadual. Com investimento de R$ 30 milhões — sendo R$ 20 milhões provenientes do Governo do Estado e R$ 10 milhões do Governo Federal —, o terminal, prometido para a Copa de 2014, foi transformado em um equipamento moderno, seguro e acessível, pronto para atender às necessidades da população usuária do transporte público.

“Hoje é um dia muito importante para, pelo menos, 40 mil pessoas de toda a Região Metropolitana Norte que circulam pelo Terminal de Igarassu. Quando assumimos o Governo de Pernambuco, colocamos o terminal como uma de nossas prioridades. Essa entrega representa um grande benefício para os trabalhadores do transporte rodoviário, os comerciantes locais e, sobretudo, para o nosso povo, que diariamente enfrenta as dificuldades do transporte público, que ainda precisa melhorar muito a sua infraestrutura. Temos a convicção de que, com a garantia da PE-15, do Terminal de Igarassu, da Avenida Pan Nordestina e de todas as obras realizadas na Região Metropolitana Norte por meio do programa PE na Estrada, estaremos promovendo mais qualidade de vida para a população”, destacou a governadora Raquel Lyra. 
 
A vice-governadora Priscila Krause ressaltou a responsabilidade do governo. “A entrega do Terminal de Igarassu, após inúmeros atrasos, significa que tratamos o dinheiro público com decência. Que a gente trata os prestadores de serviço com decência, respeitando o trabalho deles e, acima de tudo, a população. Em um ano e meio a gente entrega essa obra linda ao povo de Pernambuco e toda a Região Metropolitana Norte”, afirmou. 
 
A obra teve sua execução retomada em 2023, quando o canteiro apresentava apenas 3,67% de avanço. O local tinha apenas um muro de contenção erguido e estava parado por causa de entraves econômicos devido à defasagem de preços dos insumos. Além disso, a terraplenagem precisou ser refeita por erros de cota e desgaste pelo tempo decorrido.
 
Para o secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Denis Andia, o equipamento significa a qualidade da gestão pública. “A entrega desta obra é um exemplo para o Brasil do que é uma boa gestão pública. Ela estava paralisada há muitos anos e, com muito empenho, esforço, dedicação e um olhar para as pessoas, a gestão estadual está entregando com o objetivo de melhor servir à população”, declarou. 
 
A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, enfatizou que a entrega vai mais que dobrar a capacidade de passageiros por dia. “O terminal está passando de uma operação de 15 mil para 40 mil passageiros por dia. Esse aumento impacta diretamente a mobilidade. Ouvimos o Sindicato dos Rodoviários para também garantir um espaço apropriado para os motoristas”, declarou a titular da pasta. 
 
O equipamento vai garantir, ainda, a integração eficiente entre diferentes modalidades de transporte, incluindo os ônibus do tipo BRT. “A partir deste sábado teremos na Integração, em média, 11 linhas com 85 ônibus conectando os principais municípios do Litoral Norte e a Região Metropolitana”, detalhou o diretor-presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM), Matheus Freitas.
 
A área construída do Terminal Integrado de Igarassu passou de 3.088,05 m² para 12.511,10 m². A requalificação amplia as plataformas de embarque de 6 para 11 e adapta acessos para pessoas com mobilidade reduzida, garantindo inclusão. O novo terminal terá bicicletário, área de convivência com lanchonetes, quiosques, banco 24h e recarga do VEM.
 
A prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, celebrou a entrega. “Sou grata pelo olhar atento do Governo do Estado com o nosso município. O terminal está sendo entregue com mobilidade, acessibilidade, banheiros com ar-condicionado, além do respeito com as mulheres, porque os banheiros possuem fraldário. Isso vai alavancar muito a nossa economia, nosso desenvolvimento e sobretudo o turismo de Igarassu e da região”, comemorou a gestora municipal.
 
Presente na solenidade, o deputado federal Guilherme Uchôa destacou a relevância da entrega. “O que vemos aqui não é uma reforma e ampliação, mas sim um novo terminal. Agradeço ao Governo do Estado pelo olhar que se tem hoje pelo nosso litoral norte”, agradeceu o parlamentar. Já o deputado estadual Antônio Moraes também participou da inauguração. “A entrega do Terminal de Igarassu era um grande sonho para toda a Região Metropolitana Norte”, complementou. 

Informações: Governo de Pernambuco

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Passagem do metrô do Rio sobe para R$ 7,90

A passagem do metrô subiu de R$ 7,50 para R$ 7,90 no Rio de Janeiro. Com o aumento, o metrô se torna o meio de transporte com a viagem mais cara do Brasil. O aumento de 5,33% para a passagem no Rio foi autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes, a Agetransp. O reajuste anual está previsto no contrato de concessão.

"Uma decisão absurda, porque não tem condição de ficar pagando esse valor, não. E a gente pega o metrô lotado, cheio, para poder passar por isso. Mas vai vir, claro. Mas vai vir pelo lotado e pegar direto, porque final de semana não está vindo direto." Outras reclamações frequentes também são sobre o ar-condicionado, escadas rolantes paradas e intervalos irregulares.

Segundo o TCE, o valor atual da tarifa está relacionado a uma alteração no contrato de concessão entre o Governo do Estado e o MetrôRio.

“A empresa mudou a forma de calcular a recomposição inflacionária. Antes, o contrato considerava o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), tradicionalmente utilizado para esse fim. No entanto, em 2022, com a alta do dólar, o Governo alterou o índice para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo)”, explicou.

Tarifa Social
A tarifa social continua em R$ 5. O benefício é para usuários do Bilhete Único Intermunicipal com renda de até R$ 3.205,20 e pode ser usado no metrô e nos trens da Supervia. Pra manter o benefício, passageiro precisa ter um cartão Riocard Mais habilitado no Bilhete Único Intermunicipal e vinculado ao próprio CPF. Quem trabalha sem carteira assinada ou não possui renda também tem direito ao desconto.

O governo estadual diz que analisa a adoção de um projeto chamado Tarifa-RJ para subsidiar parte da passagem do metrô.

Informações: CBN

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