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Em Campinas, Terminal BRT Vida Nova atenderá a linha BRT11

segunda-feira, 24 de março de 2025

Os usuários do transporte público coletivo da região do Ouro Verde vão ganhar mais conforto, segurança e acessibilidade. Na próxima sexta-feira, 28 de março, o Terminal BRT Vida Nova será inaugurado e passa a atender a linha BRT11 (Vida Nova – paradora).

A operação será iniciada a partir das 11h, após o evento de entrega do terminal, que terá a presença do prefeito Dário Saadi e será promovido pela Prefeitura de Campinas, Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e secretarias de Transportes (Setransp) e Infraestrutura.

O atendimento da BRT11 migra, portanto, do antigo Terminal Vida Nova para o novo terminal BRT. O espaço é exclusivo para usuários do sistema BRT. O acesso será pelas catracas, com uso de Bilhete Único, QR Code impresso em papel ou na tela do smartphone.

O espaço recebeu nova comunicação visual nos painéis de informações e faixas foram fixadas para orientar usuários sobre as travessias seguras. Entre os dias 28 de março e 1º de abril, agentes da mobilidade urbana e educadores da Emdec vão distribuir folhetos informativos para orientar usuários sobre a operação.

Com mais essa estrutura ativa, a operação do BRT campineiro entra na reta final, restando apenas a entrega do Terminal BRT Ouro Verde. Os Corredores Campo Grande e Perimetral já estão 100% operacionais.

Operação
A linha BRT11 circula todos os dias, com intervalos de 11 minutos nos picos. Em dias úteis, a primeira partida do Terminal BRT Vida Nova será às 4h30 e a última às 0h10. E do Terminal Central, terá partidas entre 5h15 e 0h50.

Fica mantido o atendimento das demais linhas ao antigo Terminal Vida Nova. São elas: 122 (Terminal Vida Nova / Campinas Shopping), 124 (Friburgo), 126 (Vida Nova I e II), 127 (Vila Vitória), 128 (Terminal Vida Nova / Terminal Ouro Verde), 131 (Terminal Vida Nova), 132 (Terminal Vida Nova), 136 (Terminal Vida Nova / Terminal Central) e 137 (Terminal Vida Nova / Terminal Ouro Verde – semiexpressa). As alimentadoras conectam os passageiros dos bairros ao terminal e à linha do BRT.

Características
O Terminal BRT Vida Nova é integrado ao terminal convencional e fica na rua José Ferreira de Brito, no Conjunto Residencial Mauro Marcondes. Conta com dois módulos, um para cada sentido. Ele segue o padrão das estações BRT, conta com estrutura metálica, pisos em granito e acessibilidade. Também recebeu bancos metálicos e novas lixeiras. Equipes da Emdec atuaram na pintura dos portões e gradis do terminal. A Emdec investiu R$ 158,5 mil no reforço da sinalização viária (solo e placas) no entorno, incluindo a pintura das travessias de pedestres. 

E integra o Lote 4 / Trecho 3 do Corredor BRT Ouro Verde, que conta com 4,1 km de extensão. As obras remanescentes do Lote 4 foram realizadas pela empresa Compec Galasso Engenharia e Construções Ltda. Foi necessário fazer uma nova licitação depois que o Consórcio BRT Campinas abandonou o serviço. O valor do novo contrato foi de R$ 39,8 milhões.

Informações: EMDEC

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Trem Intercidades São Paulo-Sorocaba avança e leilão está previsto para 2025

O projeto do Trem Intercidades (TIC) São Paulo-Sorocaba, integrante do Eixo Oeste, está avançando e já tem data prevista para leilão: o quarto trimestre de 2025, segundo a Secretaria de Parcerias e Investimentos do Estado de São Paulo. A nova linha ferroviária promete revolucionar a mobilidade entre as duas cidades, reduzindo o tempo de deslocamento para apenas 60 minutos.

Atualmente, o percurso entre São Paulo e Sorocaba leva cerca de 110 minutos de carro e até 130 minutos de ônibus, de acordo com levantamento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O trem será uma alternativa mais rápida, eficiente e sustentável ao transporte rodoviário.

Detalhes do projeto Trem Intercidades São Paulo-Sorocaba
Com aproximadamente 100 km de extensão, o trajeto utilizará parte da antiga malha ferroviária e contará com quatro estações principais: Água Branca (na capital), São Roque e duas estações em Sorocaba. A expectativa é que o TIC São Paulo-Sorocaba atenda cerca de 50 mil passageiros por dia, conforme estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

A estação de Água Branca, ponto de partida do trem, será um polo estratégico de integração com outras linhas da CPTM, do Metrô de São Paulo e de outros trens intercidades em desenvolvimento.

Investimentos e impacto na mobilidade urbana
O projeto faz parte do Programa SP nos Trilhos, lançado em 2024 pelo governo estadual, que prevê 40 iniciativas ferroviárias, incluindo expansões de metrô, VLTs e trens urbanos. O programa totaliza cerca de R$ 194 bilhões em investimentos e deve gerar 150 mil empregos diretos e indiretos, conforme a Secretaria de Transportes Metropolitanos.

Além da redução do tempo de deslocamento, o novo trem também ajudará a desafogar o tráfego na Rodovia Castello Branco, uma das principais ligações rodoviárias entre São Paulo e Sorocaba, frequentemente afetada por congestionamentos, segundo estudo da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP).

Sustentabilidade e integração com outros modais
O Trem Intercidades Eixo Oeste também contribuirá significativamente para a redução das emissões de carbono, promovendo um transporte mais limpo e alinhado com as metas ambientais. A integração com outros modais — como metrô, trens urbanos e linhas de ônibus — vai proporcionar uma malha de transporte mais eficiente, favorecendo a mobilidade sustentável e inteligente.

Especialistas, como o urbanista Sérgio Avelleda, ex-secretário de Transportes da capital paulista, destacam que essa integração incentivará a migração do transporte individual para o coletivo, promovendo um ambiente urbano mais equilibrado e acessível.

Leilão, cronograma e próximos passos
O cronograma do projeto prevê a realização de audiências públicas no primeiro trimestre de 2025, seguidas da publicação do edital de licitação no terceiro trimestre. O leilão do TIC São Paulo-Sorocaba está marcado para o quarto trimestre de 2025, com assinatura de contrato prevista para início de 2026.

O início das obras deve ocorrer ainda em 2026, com previsão de conclusão entre 2029 e 2030, consolidando o Trem Intercidades como um marco no transporte público paulista.

Informações: Andravirtual

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Tarifa de ônibus aumenta para R$ 5 em Porto Alegre

sexta-feira, 21 de março de 2025

O prefeito Sebastião Melo fez, na manhã desta sexta-feira, uma série de anúncios em relação ao transporte em Porto Alegre. A passagem de ônibus, que não sofria reajustes desde 2021, sobe a partir da meia-noite do próximo dia 31 dos atuais R$ 4,80 para R$ 5, assim como a bandeirada dos táxis, que aumentam do valor padrão de R$ 6,26 para R$ 6,95. Melo esteve acompanhado pelo secretário de Mobilidade Urbana (SMMU), Adão de Castro Júnior, e do diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Pedro Bisch Neto.

Foi ainda proposto um novo sistema para o transporte seletivo, em caráter experimental por 12 meses e com base jurídica, em que a Prefeitura, na prática, passa a regular a totalidade das linhas das lotações, não apenas algumas poucas, como aquelas que atendem aos bairros Restinga e Glória, como ocorre hoje.

Para isso, elas deverão ingressar em um consórcio, da mesma forma como o transporte coletivo, e precisarão cumprir a tabela horária, algo que, nas linhas não reguladas, não ocorre, ainda segundo a Prefeitura. Ainda não há data definida para início. Em relação ao transporte coletivo, utilizado por 600 mil passageiros por dia, Melo disse que este foi um “tema complicado, duro”, e que, para manter o aumento de R$ 0,20, a administração aportará um subsídio estimado de R$ 218 milhões.

Destes, R$ 180 milhões já estão disponíveis, pois eram valores anteriores do orçamento do município já destinados a isto, e os restantes R$ 38 milhões a serem cortados de outras áreas a serem estudadas em conjunto com a Secretaria Municipal da Fazenda. Melo voltou a criticar o sistema de isenções, citando que “a universalização do serviço precisa ser para quem precisa”.

“Acho que tem 65 anos ou mais e tem um bom salário deveria pagar”, afirmou ele, reforçando a necessidade de haver um “SUS do transporte coletivo”. “Estamos bancando esta conta de milhões que vocês verão aqui, porque há um discurso de narrativas falsas, de que estamos dando dinheiro para o empresário. Na verdade, estamos dando para pagar a conta daqueles que não podem pagar passagem. Se não, vocês, empresários, teriam que bancar”, afirmou Melo, que responde pela questão do transporte na Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos.

Tarifa técnica seria de R$ 9 sem isenções e saída dos cobradores

A nova tarifa está em patamar intermediário em relação a outras capitais, sendo a mesma de São Paulo (R$ 5), mas a Prefeitura paulistana aporta anualmente R$ 7,4 bilhões no sistema. Em Curitiba, geralmente destacada de maneira positiva no transporte coletivo, a passagem é de R$ 6, e nenhum ônibus tem ar-condicionado. Já em Florianópolis, é de R$ 5,75, com somente 4,2% da frota climatizada. Atualmente, 24% dos usuários não pagam passagem de ônibus em Porto Alegre, gerando um custo de R$ 262 milhões. A administração cobre 71% deste valor.

Sem os subsídios, segundo Melo, a tarifa seria de R$ 6,65 na Capital, e sem as isenções previstas, mais a saída dos cobradores em curso, o aporte público seria de R$ 435 milhões, e a passagem custaria R$ 9. O transporte coletivo tem um custo total de R$ 880 milhões aos cofres da administração em 2025. Ele ainda afirmou que o governo federal somente encaminhou R$ 25 milhões em subsídios em 2022, sendo que em 2021, 2023 e 2024, quando a tarifa se manteve congelada em Porto Alegre, não houve aportes de Brasília.

Informações: Correio do Povo

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Salvador ganha 20 novos ônibus com ar-condicionado

A partir desta sexta-feira (21), os soteropolitanos poderão contar com 20 novos ônibus equipados com ar-condicionado, conforme anunciado pela Prefeitura de Salvador. Inicialmente, oito linhas serão beneficiadas, atendendo os bairros de Massaranduba, Alto do Coqueirinho, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Alto do Cabrito.

Na segunda-feira (24), mais dez veículos serão entregues, com foco nos bairros de Santa Cruz e Vale das Pedrinhas. A cerimônia de entrega ocorrerá a partir das 8h, na estação BRT Pedrinhas.

Esses ônibus circularão nas linhas 0713 (Santa Cruz x Calçada/Bonfim), 0720 (Vale das Pedrinhas x Vila Rui Barbosa) e 0718 (Vale das Pedrinhas x Lapa). Já na terça-feira (25), a comunidade do Alto do Cabrito receberá mais quatro veículos, que atenderão a linha 1017 (Alto do Coqueirinho/Km 17 x Metrô Pituaçu).

Os novos ônibus possuem tecnologia com motores Euro VI, que emitem menos poluentes, contribuindo para a redução do impacto ambiental. Além disso, todos são equipados com ar-condicionado e dispositivos de acessibilidade, garantindo maior conforto e inclusão para os passageiros. 

Informações: AratuON

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Artesp assume regulação do transporte metroferroviário e coletivo metropolitano em São Paulo

A partir desta quinta-feira (20), a Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) assume oficialmente a fiscalização, controle e regulação dos serviços e da infraestrutura do transporte metroferroviário concedido e do transporte coletivo metropolitano. A mudança tem como objetivo ampliar a eficiência na supervisão e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.

Com a nova atribuição, a Artesp passa a ser responsável pela regulação das concessões das linhas 4 e 5 do metrô, das linhas 7, 8 e 9 de trens metropolitanos e do Trem Intercidades para Campinas, além das empresas que operam o transporte coletivo metropolitano. Antes, essa função era da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP).

A mudança ocorre em conformidade com a Lei Complementar nº 1.413/2024 e foi formalizada por meio de uma Portaria Conjunta, elaborada em parceria com a Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) e a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM).

O que muda com a nova estrutura regulatória?
Com a ampliação de suas funções, a Artesp agora supervisiona, além das rodovias e aeroportos regionais concedidos, também os serviços hidroviários e coletivos intermunicipais sob concessão.

A nova estrutura permitirá um acompanhamento rigoroso das concessionárias, garantindo:

  • Transparência nos contratos
  • Eficiência na fiscalização
  • Qualidade na prestação dos serviços

Além disso, a Artesp também será responsável pela aprovação de planos, projetos e gestão da alienação de bens reversíveis, promovendo uma supervisão mais integrada do setor.

Impacto para os usuários
De acordo com a Artesp, a transição não altera a operação dos serviços e não impacta diretamente os usuários. O objetivo da mudança é tornar o modelo de governança do transporte público mais moderno e eficiente, garantindo maior controle sobre as concessões e qualidade na prestação dos serviços.

A reformulação da agência é vista como um passo estratégico para melhorar o sistema de transporte em São Paulo, assegurando que as empresas cumpram suas obrigações contratuais e oferecendo aos passageiros um serviço mais seguro e confiável.

Informações: ABC Agora

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Prefeitura de Campinas diz que fará renovação emergencial da frota de ônibus

A Prefeitura de Campinas anunciou nesta quinta-feira (20) o pedido de renovação emergencial de parte da frota de ônibus do transporte público do Município. De acordo com o Executivo, a medida ocorreu após uma reunião entre o prefeito Dário Saadi junto a empresários e representantes das concessionárias de ônibus da cidade.

Ainda conforme a Prefeitura, as melhorias devem ser feitas por meio de locação ou compra de novos veículos. Entretanto, a solução definitiva para os problemas recorrentes enfrentados pela população, relacionados à frota, será possível com a nova licitação do transporte coletivo.

A Emdec apontou que a licitação demanda tempo maior, desde a definição das novas empresas, até que elas comecem a operar. O órgão ressaltou que essa foi a alternativa para minimizar os impactos da frota envelhecida.

De acordo com o contrato das concessionárias que operam o transporte público de Campinas, a idade ideal para evitar falhas mecânicas e manutenção frequente é de cinco anos. No entanto, essa regra, estabelecida no último contrato licitado pela Prefeitura em 2005, vem sendo desrespeitada há anos.

Em 2018, por exemplo, a idade média da frota já era de mais de 6 anos. Em 2022, os veículos em circulação já tinham pelo menos 7 anos e, em março de 2025, a idade média dos carros atingiu 8,72 anos.

Reclamações frequentes

As reclamações da população campineira sobre as condições da frota são frequentes, e por diversos fatores diferentes. Falhas mecânicas, lotações diárias e até o desprendimento das rodas dos veículos fazem parte dos problemas.

De acordo com um levantamento realizado pelo Grupo EP, Campinas tem, em média, 48 quebras de ônibus do transporte público por dia em 2025. Em 70 dias, foram 3.300 quebras de ônibus, de acordo com dados fornecidos pela Emdec.

A estudante universitária Julia Nascimento conta que já presenciou a quebra dos ônibus em vários momentos. Em um deles, a roda do veículo se soltou. Essa situação foi no ônibus da linha BRT-25.

A roda de um outro ônibus, da linha 135, se soltou e atingiu o portão de uma casa e um carro que estava parado na Rua das Flores, no bairro Vila Aeroporto. A moradora Franciely da Silva estava em casa e ouviu o barulho.  

Licitação deserta

A Administração municipal informou que prepara a nova licitação para a concessão do transporte coletivo, ainda para o primeiro semestre deste ano. São previstos 60 ônibus elétricos.

A discussão em torno do certame para compra dos veículos ocorre desde 2022, quando houve a primeira publicação do edital. Em 2023, um novo edital foi publicado, mas a sessão de abertura dos envelopes com propostas foi declarada deserta, porque nenhuma empresa apresentou oferta.

Informações: Portal CBN

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Ônibus movido a biometano já está em operação no BRT Leste-Oeste

O primeiro ônibus movido a biometano do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana começou a rodar na última quinta-feira (13/3), em um período de testes com duração de cerca de quatro meses. O veículo faz o percurso entre os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia pela manhã e, no período da tarde, entre os terminais Novo Mundo e Senador Canedo, do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera).

Com capacidade de armazenamento de 195 metros cúbicos de biometano, o ônibus possui uma autonomia de 295 quilômetros, correspondendo a até oito viagens por dia. A fase de testes é importante para a realização de possíveis ajustes técnicos e adaptação do veículo às rotas e características de Goiânia e das cidades do Entorno da capital. Uma estação provisória de abastecimento do biometano foi instalada na área de estocagem do Terminal Novo Mundo.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, anunciou que este é o primeiro de uma série de 500 veículos com essa tecnologia a serem acrescidos à frota do transporte coletivo até o final de 2026. A ação integra o projeto Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC), que contempla a renovação total da frota, equipada com ar-condicionado, e a compra de mais 300 veículos, além da reforma dos terminais e estações do BRT Leste-Oeste, entrega do BRT Norte-Sul e revitalização dos pontos de ônibus.

Além do conforto proporcionado aos passageiros pelos novos ônibus, o secretário destacou que uma grande preocupação do Governo de Goiás neste processo de substituição da frota ocorre em função da sustentabilidade, por meio de modelos que reduzem significativamente o nível de gases poluentes na atmosfera.

“Também estamos mudando a tecnologia de forma que consigamos atender a demanda de transição energética dentro de uma matriz que emita menos gases de efeito estufa. Para isso, estamos utilizando três tecnologias: o ônibus a diesel Padrão Euro 6, que é pouco poluente; o ônibus elétrico; e o ônibus a biometano, que é o menos poluente dentre essas três modalidades”, afirmou.

Cadeia de produção

Com a iniciativa, o Governo de Goiás também pretende incentivar a criação de uma cadeia de produção local do biometano. De acordo com o secretário, o estado possui um enorme potencial para a produção do biogás, tendo como uma das principais matérias-primas os resíduos da cana-de-açúcar, já que o estado está entre os maiores produtores do País.

O biometano é obtido a partir da purificação do biogás, um gás resultante da decomposição de matéria orgânica. Esse processo acontece em biodigestores, que transformam resíduos como esterco, restos agrícolas, lodo de esgoto e lixo orgânico em energia renovável. Resíduos orgânicos são depositados em biodigestores, onde bactérias realizam a digestão anaeróbica (sem oxigênio).

Esse processo libera biogás, composto principalmente por metano e dióxido de carbono, além de outros gases em menor quantidade. Entre as vantagens, estão a produção de uma energia 100% renovável, a redução de gás carbônico e poluentes, a diminuição da dependência de combustíveis fósseis e o aproveitamento de resíduos orgânicos que seriam descartados.

Nova RMTC

Os investimentos no transporte coletivo ocorrem por meio do subsídio à tarifa, que mantém a passagem a R$ 4,30 desde o ano de 2019. O Governo de Goiás paga os recursos em conjunto com as prefeituras de Goiânia e de cidades da Região Metropolitana e conta com a contrapartida dos investimentos do Consórcio BRT, formado pelas concessionárias que operam o serviço.

Secretaria-Geral de Governo de Goiás (SGG)

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Estação-tubo UFPR começa a funcionar neste sábado na Linha Verde

Neste sábado (22/3), a Urbanização de Curitiba (Urbs) coloca em funcionamento a estação-tubo UFPR, na Linha Verde. O local passa a ser ponto de parada da linha 350 - Atuba/Pinheirinho (Ligeirão Linha Verde), primeiro ônibus a ligar o Norte ao Sul da cidade pela Linha Verde.

Localizada na altura do número 8.820, ao lado da entrada do Lactec, a estação-tubo UFPR tem capacidade para 753 pessoas. A obra foi coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e vai beneficiar principalmente os cerca de mil funcionários do Lactec e os alunos e servidores do campus Centro Politécnico da UFPR no Jardim das Américas, por onde circulam cerca de 9 mil pessoas por dia. 

Ligeirão Linha Verde
A linha 350 - Atuba/Pinheirinho percorre 41 quilômetros em 42 minutos e atualmente transporta cerca de 16 mil passageiros nos dias úteis. Com a nova estação UFPR, passa a ter 14 paradas, com intervalos de sete minutos horário de pico e 13 minutos em períodos de menor movimento. 

“Com a linha Atuba/Pinheirinho será possível fazer uma série de integrações nas demais estações da Linha Verde, o que facilita o deslocamento de passageiros que moram, trabalham ou estudam na região”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto. 

Outras estações
A estação-tubo faz parte do conjunto de melhorias implantadas com a conclusão viária da Linha Verde. No fim do ano passado foram entregues as estações-tubo Atuba, a maior da cidade, e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Informações: URBS

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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