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Artesp assume regulação do transporte metroferroviário e coletivo metropolitano em São Paulo

sexta-feira, 21 de março de 2025

A partir desta quinta-feira (20), a Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) assume oficialmente a fiscalização, controle e regulação dos serviços e da infraestrutura do transporte metroferroviário concedido e do transporte coletivo metropolitano. A mudança tem como objetivo ampliar a eficiência na supervisão e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.

Com a nova atribuição, a Artesp passa a ser responsável pela regulação das concessões das linhas 4 e 5 do metrô, das linhas 7, 8 e 9 de trens metropolitanos e do Trem Intercidades para Campinas, além das empresas que operam o transporte coletivo metropolitano. Antes, essa função era da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP).

A mudança ocorre em conformidade com a Lei Complementar nº 1.413/2024 e foi formalizada por meio de uma Portaria Conjunta, elaborada em parceria com a Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) e a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM).

O que muda com a nova estrutura regulatória?
Com a ampliação de suas funções, a Artesp agora supervisiona, além das rodovias e aeroportos regionais concedidos, também os serviços hidroviários e coletivos intermunicipais sob concessão.

A nova estrutura permitirá um acompanhamento rigoroso das concessionárias, garantindo:

  • Transparência nos contratos
  • Eficiência na fiscalização
  • Qualidade na prestação dos serviços

Além disso, a Artesp também será responsável pela aprovação de planos, projetos e gestão da alienação de bens reversíveis, promovendo uma supervisão mais integrada do setor.

Impacto para os usuários
De acordo com a Artesp, a transição não altera a operação dos serviços e não impacta diretamente os usuários. O objetivo da mudança é tornar o modelo de governança do transporte público mais moderno e eficiente, garantindo maior controle sobre as concessões e qualidade na prestação dos serviços.

A reformulação da agência é vista como um passo estratégico para melhorar o sistema de transporte em São Paulo, assegurando que as empresas cumpram suas obrigações contratuais e oferecendo aos passageiros um serviço mais seguro e confiável.

Informações: ABC Agora

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Prefeitura de Campinas diz que fará renovação emergencial da frota de ônibus

A Prefeitura de Campinas anunciou nesta quinta-feira (20) o pedido de renovação emergencial de parte da frota de ônibus do transporte público do Município. De acordo com o Executivo, a medida ocorreu após uma reunião entre o prefeito Dário Saadi junto a empresários e representantes das concessionárias de ônibus da cidade.

Ainda conforme a Prefeitura, as melhorias devem ser feitas por meio de locação ou compra de novos veículos. Entretanto, a solução definitiva para os problemas recorrentes enfrentados pela população, relacionados à frota, será possível com a nova licitação do transporte coletivo.

A Emdec apontou que a licitação demanda tempo maior, desde a definição das novas empresas, até que elas comecem a operar. O órgão ressaltou que essa foi a alternativa para minimizar os impactos da frota envelhecida.

De acordo com o contrato das concessionárias que operam o transporte público de Campinas, a idade ideal para evitar falhas mecânicas e manutenção frequente é de cinco anos. No entanto, essa regra, estabelecida no último contrato licitado pela Prefeitura em 2005, vem sendo desrespeitada há anos.

Em 2018, por exemplo, a idade média da frota já era de mais de 6 anos. Em 2022, os veículos em circulação já tinham pelo menos 7 anos e, em março de 2025, a idade média dos carros atingiu 8,72 anos.

Reclamações frequentes

As reclamações da população campineira sobre as condições da frota são frequentes, e por diversos fatores diferentes. Falhas mecânicas, lotações diárias e até o desprendimento das rodas dos veículos fazem parte dos problemas.

De acordo com um levantamento realizado pelo Grupo EP, Campinas tem, em média, 48 quebras de ônibus do transporte público por dia em 2025. Em 70 dias, foram 3.300 quebras de ônibus, de acordo com dados fornecidos pela Emdec.

A estudante universitária Julia Nascimento conta que já presenciou a quebra dos ônibus em vários momentos. Em um deles, a roda do veículo se soltou. Essa situação foi no ônibus da linha BRT-25.

A roda de um outro ônibus, da linha 135, se soltou e atingiu o portão de uma casa e um carro que estava parado na Rua das Flores, no bairro Vila Aeroporto. A moradora Franciely da Silva estava em casa e ouviu o barulho.  

Licitação deserta

A Administração municipal informou que prepara a nova licitação para a concessão do transporte coletivo, ainda para o primeiro semestre deste ano. São previstos 60 ônibus elétricos.

A discussão em torno do certame para compra dos veículos ocorre desde 2022, quando houve a primeira publicação do edital. Em 2023, um novo edital foi publicado, mas a sessão de abertura dos envelopes com propostas foi declarada deserta, porque nenhuma empresa apresentou oferta.

Informações: Portal CBN

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Ônibus movido a biometano já está em operação no BRT Leste-Oeste

O primeiro ônibus movido a biometano do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana começou a rodar na última quinta-feira (13/3), em um período de testes com duração de cerca de quatro meses. O veículo faz o percurso entre os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia pela manhã e, no período da tarde, entre os terminais Novo Mundo e Senador Canedo, do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera).

Com capacidade de armazenamento de 195 metros cúbicos de biometano, o ônibus possui uma autonomia de 295 quilômetros, correspondendo a até oito viagens por dia. A fase de testes é importante para a realização de possíveis ajustes técnicos e adaptação do veículo às rotas e características de Goiânia e das cidades do Entorno da capital. Uma estação provisória de abastecimento do biometano foi instalada na área de estocagem do Terminal Novo Mundo.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, anunciou que este é o primeiro de uma série de 500 veículos com essa tecnologia a serem acrescidos à frota do transporte coletivo até o final de 2026. A ação integra o projeto Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC), que contempla a renovação total da frota, equipada com ar-condicionado, e a compra de mais 300 veículos, além da reforma dos terminais e estações do BRT Leste-Oeste, entrega do BRT Norte-Sul e revitalização dos pontos de ônibus.

Além do conforto proporcionado aos passageiros pelos novos ônibus, o secretário destacou que uma grande preocupação do Governo de Goiás neste processo de substituição da frota ocorre em função da sustentabilidade, por meio de modelos que reduzem significativamente o nível de gases poluentes na atmosfera.

“Também estamos mudando a tecnologia de forma que consigamos atender a demanda de transição energética dentro de uma matriz que emita menos gases de efeito estufa. Para isso, estamos utilizando três tecnologias: o ônibus a diesel Padrão Euro 6, que é pouco poluente; o ônibus elétrico; e o ônibus a biometano, que é o menos poluente dentre essas três modalidades”, afirmou.

Cadeia de produção

Com a iniciativa, o Governo de Goiás também pretende incentivar a criação de uma cadeia de produção local do biometano. De acordo com o secretário, o estado possui um enorme potencial para a produção do biogás, tendo como uma das principais matérias-primas os resíduos da cana-de-açúcar, já que o estado está entre os maiores produtores do País.

O biometano é obtido a partir da purificação do biogás, um gás resultante da decomposição de matéria orgânica. Esse processo acontece em biodigestores, que transformam resíduos como esterco, restos agrícolas, lodo de esgoto e lixo orgânico em energia renovável. Resíduos orgânicos são depositados em biodigestores, onde bactérias realizam a digestão anaeróbica (sem oxigênio).

Esse processo libera biogás, composto principalmente por metano e dióxido de carbono, além de outros gases em menor quantidade. Entre as vantagens, estão a produção de uma energia 100% renovável, a redução de gás carbônico e poluentes, a diminuição da dependência de combustíveis fósseis e o aproveitamento de resíduos orgânicos que seriam descartados.

Nova RMTC

Os investimentos no transporte coletivo ocorrem por meio do subsídio à tarifa, que mantém a passagem a R$ 4,30 desde o ano de 2019. O Governo de Goiás paga os recursos em conjunto com as prefeituras de Goiânia e de cidades da Região Metropolitana e conta com a contrapartida dos investimentos do Consórcio BRT, formado pelas concessionárias que operam o serviço.

Secretaria-Geral de Governo de Goiás (SGG)

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Estação-tubo UFPR começa a funcionar neste sábado na Linha Verde

Neste sábado (22/3), a Urbanização de Curitiba (Urbs) coloca em funcionamento a estação-tubo UFPR, na Linha Verde. O local passa a ser ponto de parada da linha 350 - Atuba/Pinheirinho (Ligeirão Linha Verde), primeiro ônibus a ligar o Norte ao Sul da cidade pela Linha Verde.

Localizada na altura do número 8.820, ao lado da entrada do Lactec, a estação-tubo UFPR tem capacidade para 753 pessoas. A obra foi coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e vai beneficiar principalmente os cerca de mil funcionários do Lactec e os alunos e servidores do campus Centro Politécnico da UFPR no Jardim das Américas, por onde circulam cerca de 9 mil pessoas por dia. 

Ligeirão Linha Verde
A linha 350 - Atuba/Pinheirinho percorre 41 quilômetros em 42 minutos e atualmente transporta cerca de 16 mil passageiros nos dias úteis. Com a nova estação UFPR, passa a ter 14 paradas, com intervalos de sete minutos horário de pico e 13 minutos em períodos de menor movimento. 

“Com a linha Atuba/Pinheirinho será possível fazer uma série de integrações nas demais estações da Linha Verde, o que facilita o deslocamento de passageiros que moram, trabalham ou estudam na região”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto. 

Outras estações
A estação-tubo faz parte do conjunto de melhorias implantadas com a conclusão viária da Linha Verde. No fim do ano passado foram entregues as estações-tubo Atuba, a maior da cidade, e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Informações: URBS

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Cidades brasileiras sobre trilhos, conheça as capitais com metrô

quarta-feira, 19 de março de 2025

No Brasil, a presença de sistemas de metrô é limitada a apenas algumas capitais, refletindo os desafios financeiros e logísticos de sua implementação. De acordo com a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), sete capitais brasileiras contam com esse meio de transporte, excluindo os veículos leves sobre trilhos (VLT) e trens urbanos. Apesar de sua eficiência, a construção de metrôs em cidades menores é dificultada pelo alto custo envolvido.

As capitais que possuem sistemas de metrô são São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza. Cada uma dessas cidades desenvolveu seus sistemas de acordo com suas necessidades de transporte, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana e regional.

Como o metrô de São Paulo transforma a mobilidade?
O metrô de São Paulo é o mais antigo e extenso do Brasil. Com suas operações iniciadas há cinco décadas, começou com a Linha 1-Azul e atualmente possui seis linhas e 91 estações. Com uma rede que ultrapassa 100 km de trilhos, o metrô paulistano continua a se expandir, desempenhando um papel crucial na mobilidade urbana da cidade e servindo como referência para outras regiões.

Os sistemas de metrô nas principais capitais brasileiras têm características específicas que refletem as necessidades de transporte de suas populações. Eles desempenham um papel vital na mobilidade urbana, conectando diferentes regiões e facilitando o deslocamento de milhões de passageiros. A seguir, as características de alguns desses sistemas:
  • Rio de Janeiro: O metrô possui três linhas e 41 estações, com planos de expansão, incluindo a conexão com Niterói.
  • Brasília: Inaugurado em 2001, o metrô possui um formato em “Y”, conectando várias regiões do Distrito Federal com 27 estações e 42 km de extensão.
  • Belo Horizonte: Com uma linha de 28,1 km, o metrô está em expansão, com previsão de uma nova linha para 2024.
  • Salvador: O sistema, inaugurado em 2014, cobre 38 km e facilita a integração entre a capital e cidades vizinhas.
  • Recife: Com três linhas e 39,5 km de trilhos, o metrô de Recife se integra ao VLT local, oferecendo uma rede de transporte mais abrangente.
  • Fortaleza: Desde 2012, o sistema de metrô da cidade cobre 56 km, conectando a capital à região metropolitana e melhorando a mobilidade.
Recife: Com três linhas e 39,5 km de trilhos, o metrô de Recife se integra ao VLT local, oferecendo uma rede de transporte mais abrangente.
Fortaleza: Desde 2012, o sistema de metrô da cidade cobre 56 km, conectando a capital à região metropolitana e melhorando a mobilidade.

Desafios e futuro dos sistemas de metrô no Brasil
Os sistemas de metrô nas capitais brasileiras são fundamentais para a mobilidade urbana, embora ainda estejam presentes em poucas cidades. O crescimento contínuo e os planos de expansão indicam um futuro promissor para o transporte público no país. No entanto, esses sistemas enfrentam desafios, como a necessidade de grandes investimentos e a complexidade da expansão em áreas urbanas densas.

O futuro dos metrôs no Brasil dependerá de políticas públicas eficazes e de um planejamento urbano que priorize o transporte coletivo, buscando soluções sustentáveis para os desafios da mobilidade nas grandes cidades.

Informações: Terra Notícias

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Em Fortaleza, Nova linha de ônibus entre o terminal da Parangaba e Hospital Universitário

A partir desta quarta-feira (19) Fortaleza vai contar com uma nova linha de ônibus que liga o terminal da Parangaba ao Hospital Universitário do Ceará, passando por diversos pontos dos bairros Parangaba, Maraponga e Jardim Cearense.

No seu percurso, a linha 1320 - Parangaba/Hospital Universitário do Ceará vai passar por pontos de alta movimentação como Regional 10, o Maraponga Mart Moda, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Leonel de Moura Brizola e condomínios da região.

Esta é a segunda linha implantada este ano para conectar os terminais de Fortaleza ao novo Hospital Universitário do Ceará, que será inaugurado também nesta quarta-feira e deve contar com 680 leitos de internação e centro de oncologia.

Horário de funcionamento da nova linha: A linha 1320 - Parangaba/Hospital Universitário do Ceará irá funcionar todos os dias, nos horários entre 5h e 22h.

Intervalo de tempo da linha: serão disponibilizados dois veículos, com intervalo de 18 minutos e aproximadamente 45 viagens por dia.

A Etufor também anunciou que a linha 1310 - Siqueira/Hospital Universitário do Ceará, em operação desde janeiro, vai ter o horário e a rota ampliados, passando a circular de 6h às 22h e ganhando um novo trecho até a Avenida dos Eucaliptos - um aumento de 2,3 quilômetros no itinerário.

Informações: g1 Ceará

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Guarulhos passa a contar com 14 novos micro-ônibus


A cidade de Guarulhos ganhou 14 novos micro-ônibus, que passam a integrar o transporte público do município. Os veículos foram adquiridos pelas cooperativas Cooperatístico, G4 e Uni-Transportes e serão utilizados na ligação entre bairros e terminais de ônibus.

Os micro-ônibus ganharam um novo layout com as cores amarelo e azul em destaque, além da logomarca da Prefeitura de Guarulhos, e possuem a capacidade para transportar 39 passageiros, sendo 22 sentados e 17 em pé, e assentos com identificação.

Os veículos possuem ainda Wi-Fi gratuito e entrada USB para carregamento de celular e nos próximos 30 dias serão implantadas câmeras de monitoramento para garantir a segurança dos usuários.

A entrega dos novos micro-ônibus faz parte do projeto de renovação da frota municipal.

Informações: Grudiário

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Em Curitiba, Meia tarifa de ônibus aos domingos e feriados já beneficiou R$ 1,4 milhão de passageiros

Mais de 1,46 milhão de passageiros já se beneficiaram da meia tarifa no transporte coletivo aos domingos e feriados, segundo levantamento da Urbanização de Curitiba (Urbs), desde o início do programa Domingão Paga meia, em 5 de janeiro, até 9 de março. Foram dez domingos, mais a terça-feira de carnaval. O movimento representa um aumento de cerca de 10% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 1,33 milhão de pessoas.

O Domingão Paga Meia foi o primeiro projeto anunciado pelo prefeito Eduardo Pimentel na sua gestão e prevê a meia tarifa de R$ 3 para todas as 242 linhas de ônibus de Curitiba aos domingos e feriados, com exceção da Linha Turismo.

O pagamento pode ser feito em dinheiro, cartão-transporte Urbs e cartões de crédito e débito (no caso destes dois últimos, há a cobrança de uma taxa pelas operadoras de cartões de R$ 0,07 por passagem, totalizando R$ 3,07).

“A população adotou a meia tarifa para passear, visitar parentes, ir na igreja ou ao culto e ainda aproveitar as atrações que a Prefeitura oferece no Domingo no Centro, que leva programação cultural, esportiva, infantil e gastronômica para a Rua Emiliano Perneta. Uma cidade inteligente é aquela que dá acesso para a população ocupar os espaços e se deslocar de maneira rápida e barata”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.

Transforme a vida de crianças, adolescentes e pessoas idosas de Curitiba sem gastar nada
“A ideia é que a população realmente aproveite a cidade e todas as atrações que o município oferece. Para o transporte coletivo, é uma forma de aumentar a ocupação dos ônibus aos domingos”, diz o  presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

Os ônibus trabalham aos domingos com uma ociosidade de 40% a 50% em relação aos dias úteis. “Com a meia tarifa vamos aos poucos reduzindo esse índice e os ônibus vão circular com mais pessoas”, explicou Maia Neto. O subsídio estimado para a meia tarifa é de R$ 27 milhões por ano.

Sem aumento
Além da meia tarifa aos domingos, a Prefeitura já anunciou que a tarifa social de R$ 6 para os demais dias da semana não terá aumento em 2025 pelo segundo ano consecutivo. Ao contrário de várias capitais que anunciaram reajustes no início de ano, como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Belo Horizonte, Curitiba não reajusta sua tarifa desde 2023.

Tarifa Zero
Outro projeto que vem beneficiando a população é o Tarifa Zero a Caminho do Emprego, lançado em 21 de fevereiro e voltado principalmente a pessoas com renda familiar de até três salários. O programa garante passagem gratuita de ônibus para quem está desempregado e à procura de uma colocação no mercado de trabalho em Curitiba.  

O trabalhador tem direito a duas passagens (ida e volta) para cada encaminhamento de entrevista feito pelo Sine Municipal, limitado a três indicações no mês. Com o recurso, ele pode se deslocar para a entrevista ou processo seletivo sem se preocupar com o gasto com o transporte. 

Informações: URBS

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