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Estação-tubo UFPR começa a funcionar neste sábado na Linha Verde

sexta-feira, 21 de março de 2025

Neste sábado (22/3), a Urbanização de Curitiba (Urbs) coloca em funcionamento a estação-tubo UFPR, na Linha Verde. O local passa a ser ponto de parada da linha 350 - Atuba/Pinheirinho (Ligeirão Linha Verde), primeiro ônibus a ligar o Norte ao Sul da cidade pela Linha Verde.

Localizada na altura do número 8.820, ao lado da entrada do Lactec, a estação-tubo UFPR tem capacidade para 753 pessoas. A obra foi coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e vai beneficiar principalmente os cerca de mil funcionários do Lactec e os alunos e servidores do campus Centro Politécnico da UFPR no Jardim das Américas, por onde circulam cerca de 9 mil pessoas por dia. 

Ligeirão Linha Verde
A linha 350 - Atuba/Pinheirinho percorre 41 quilômetros em 42 minutos e atualmente transporta cerca de 16 mil passageiros nos dias úteis. Com a nova estação UFPR, passa a ter 14 paradas, com intervalos de sete minutos horário de pico e 13 minutos em períodos de menor movimento. 

“Com a linha Atuba/Pinheirinho será possível fazer uma série de integrações nas demais estações da Linha Verde, o que facilita o deslocamento de passageiros que moram, trabalham ou estudam na região”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto. 

Outras estações
A estação-tubo faz parte do conjunto de melhorias implantadas com a conclusão viária da Linha Verde. No fim do ano passado foram entregues as estações-tubo Atuba, a maior da cidade, e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Informações: URBS

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Cidades brasileiras sobre trilhos, conheça as capitais com metrô

quarta-feira, 19 de março de 2025

No Brasil, a presença de sistemas de metrô é limitada a apenas algumas capitais, refletindo os desafios financeiros e logísticos de sua implementação. De acordo com a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), sete capitais brasileiras contam com esse meio de transporte, excluindo os veículos leves sobre trilhos (VLT) e trens urbanos. Apesar de sua eficiência, a construção de metrôs em cidades menores é dificultada pelo alto custo envolvido.

As capitais que possuem sistemas de metrô são São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza. Cada uma dessas cidades desenvolveu seus sistemas de acordo com suas necessidades de transporte, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana e regional.

Como o metrô de São Paulo transforma a mobilidade?
O metrô de São Paulo é o mais antigo e extenso do Brasil. Com suas operações iniciadas há cinco décadas, começou com a Linha 1-Azul e atualmente possui seis linhas e 91 estações. Com uma rede que ultrapassa 100 km de trilhos, o metrô paulistano continua a se expandir, desempenhando um papel crucial na mobilidade urbana da cidade e servindo como referência para outras regiões.

Os sistemas de metrô nas principais capitais brasileiras têm características específicas que refletem as necessidades de transporte de suas populações. Eles desempenham um papel vital na mobilidade urbana, conectando diferentes regiões e facilitando o deslocamento de milhões de passageiros. A seguir, as características de alguns desses sistemas:
  • Rio de Janeiro: O metrô possui três linhas e 41 estações, com planos de expansão, incluindo a conexão com Niterói.
  • Brasília: Inaugurado em 2001, o metrô possui um formato em “Y”, conectando várias regiões do Distrito Federal com 27 estações e 42 km de extensão.
  • Belo Horizonte: Com uma linha de 28,1 km, o metrô está em expansão, com previsão de uma nova linha para 2024.
  • Salvador: O sistema, inaugurado em 2014, cobre 38 km e facilita a integração entre a capital e cidades vizinhas.
  • Recife: Com três linhas e 39,5 km de trilhos, o metrô de Recife se integra ao VLT local, oferecendo uma rede de transporte mais abrangente.
  • Fortaleza: Desde 2012, o sistema de metrô da cidade cobre 56 km, conectando a capital à região metropolitana e melhorando a mobilidade.
Recife: Com três linhas e 39,5 km de trilhos, o metrô de Recife se integra ao VLT local, oferecendo uma rede de transporte mais abrangente.
Fortaleza: Desde 2012, o sistema de metrô da cidade cobre 56 km, conectando a capital à região metropolitana e melhorando a mobilidade.

Desafios e futuro dos sistemas de metrô no Brasil
Os sistemas de metrô nas capitais brasileiras são fundamentais para a mobilidade urbana, embora ainda estejam presentes em poucas cidades. O crescimento contínuo e os planos de expansão indicam um futuro promissor para o transporte público no país. No entanto, esses sistemas enfrentam desafios, como a necessidade de grandes investimentos e a complexidade da expansão em áreas urbanas densas.

O futuro dos metrôs no Brasil dependerá de políticas públicas eficazes e de um planejamento urbano que priorize o transporte coletivo, buscando soluções sustentáveis para os desafios da mobilidade nas grandes cidades.

Informações: Terra Notícias

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Em Fortaleza, Nova linha de ônibus entre o terminal da Parangaba e Hospital Universitário

A partir desta quarta-feira (19) Fortaleza vai contar com uma nova linha de ônibus que liga o terminal da Parangaba ao Hospital Universitário do Ceará, passando por diversos pontos dos bairros Parangaba, Maraponga e Jardim Cearense.

No seu percurso, a linha 1320 - Parangaba/Hospital Universitário do Ceará vai passar por pontos de alta movimentação como Regional 10, o Maraponga Mart Moda, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Leonel de Moura Brizola e condomínios da região.

Esta é a segunda linha implantada este ano para conectar os terminais de Fortaleza ao novo Hospital Universitário do Ceará, que será inaugurado também nesta quarta-feira e deve contar com 680 leitos de internação e centro de oncologia.

Horário de funcionamento da nova linha: A linha 1320 - Parangaba/Hospital Universitário do Ceará irá funcionar todos os dias, nos horários entre 5h e 22h.

Intervalo de tempo da linha: serão disponibilizados dois veículos, com intervalo de 18 minutos e aproximadamente 45 viagens por dia.

A Etufor também anunciou que a linha 1310 - Siqueira/Hospital Universitário do Ceará, em operação desde janeiro, vai ter o horário e a rota ampliados, passando a circular de 6h às 22h e ganhando um novo trecho até a Avenida dos Eucaliptos - um aumento de 2,3 quilômetros no itinerário.

Informações: g1 Ceará

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Guarulhos passa a contar com 14 novos micro-ônibus


A cidade de Guarulhos ganhou 14 novos micro-ônibus, que passam a integrar o transporte público do município. Os veículos foram adquiridos pelas cooperativas Cooperatístico, G4 e Uni-Transportes e serão utilizados na ligação entre bairros e terminais de ônibus.

Os micro-ônibus ganharam um novo layout com as cores amarelo e azul em destaque, além da logomarca da Prefeitura de Guarulhos, e possuem a capacidade para transportar 39 passageiros, sendo 22 sentados e 17 em pé, e assentos com identificação.

Os veículos possuem ainda Wi-Fi gratuito e entrada USB para carregamento de celular e nos próximos 30 dias serão implantadas câmeras de monitoramento para garantir a segurança dos usuários.

A entrega dos novos micro-ônibus faz parte do projeto de renovação da frota municipal.

Informações: Grudiário

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Em Curitiba, Meia tarifa de ônibus aos domingos e feriados já beneficiou R$ 1,4 milhão de passageiros

Mais de 1,46 milhão de passageiros já se beneficiaram da meia tarifa no transporte coletivo aos domingos e feriados, segundo levantamento da Urbanização de Curitiba (Urbs), desde o início do programa Domingão Paga meia, em 5 de janeiro, até 9 de março. Foram dez domingos, mais a terça-feira de carnaval. O movimento representa um aumento de cerca de 10% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 1,33 milhão de pessoas.

O Domingão Paga Meia foi o primeiro projeto anunciado pelo prefeito Eduardo Pimentel na sua gestão e prevê a meia tarifa de R$ 3 para todas as 242 linhas de ônibus de Curitiba aos domingos e feriados, com exceção da Linha Turismo.

O pagamento pode ser feito em dinheiro, cartão-transporte Urbs e cartões de crédito e débito (no caso destes dois últimos, há a cobrança de uma taxa pelas operadoras de cartões de R$ 0,07 por passagem, totalizando R$ 3,07).

“A população adotou a meia tarifa para passear, visitar parentes, ir na igreja ou ao culto e ainda aproveitar as atrações que a Prefeitura oferece no Domingo no Centro, que leva programação cultural, esportiva, infantil e gastronômica para a Rua Emiliano Perneta. Uma cidade inteligente é aquela que dá acesso para a população ocupar os espaços e se deslocar de maneira rápida e barata”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.

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“A ideia é que a população realmente aproveite a cidade e todas as atrações que o município oferece. Para o transporte coletivo, é uma forma de aumentar a ocupação dos ônibus aos domingos”, diz o  presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

Os ônibus trabalham aos domingos com uma ociosidade de 40% a 50% em relação aos dias úteis. “Com a meia tarifa vamos aos poucos reduzindo esse índice e os ônibus vão circular com mais pessoas”, explicou Maia Neto. O subsídio estimado para a meia tarifa é de R$ 27 milhões por ano.

Sem aumento
Além da meia tarifa aos domingos, a Prefeitura já anunciou que a tarifa social de R$ 6 para os demais dias da semana não terá aumento em 2025 pelo segundo ano consecutivo. Ao contrário de várias capitais que anunciaram reajustes no início de ano, como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Belo Horizonte, Curitiba não reajusta sua tarifa desde 2023.

Tarifa Zero
Outro projeto que vem beneficiando a população é o Tarifa Zero a Caminho do Emprego, lançado em 21 de fevereiro e voltado principalmente a pessoas com renda familiar de até três salários. O programa garante passagem gratuita de ônibus para quem está desempregado e à procura de uma colocação no mercado de trabalho em Curitiba.  

O trabalhador tem direito a duas passagens (ida e volta) para cada encaminhamento de entrevista feito pelo Sine Municipal, limitado a três indicações no mês. Com o recurso, ele pode se deslocar para a entrevista ou processo seletivo sem se preocupar com o gasto com o transporte. 

Informações: URBS

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Em SP, Totalmente automatizado, monotrilho começa a operar sem condutor

terça-feira, 18 de março de 2025

Neste último final de semana, os trens da linha 15-Prata do monotrilho de São Paulo começaram a funcionar totalmente automatizados, sem maquinistas a bordo.

Como o monotrilho funciona sem operador?
De acordo com o metrô, trata-se do mais alto nível de automação. Chamado de GoA4/UTO, o sistema já é utilizado em linhas modernas ao redor do mundo, como em Sidney e em Paris, e também na linha 4-Amarela, na capital paulista.

GoA4 reduz tempo de resposta do controle humano. Segundo a WSP, empresa canadense especializada em sistemas de transporte e automação, a tecnologia utiliza equipamentos a bordo e ao longo da via para trocar dados e realizar as seguintes funções:
  • Garantir movimento seguro
  • Dirigir, acelerar e frear
  • Operar portas dos trens e organizar transferência de passageiros
  • Supervisionar a via e identificar obstáculos
  • Detectar situações de emergência, como incêndios ou descarrilamentos
Grupos industriais, como a Alstom, defendem a operação sem condutor. Segundo eles, a automatização pode fazer com que as linhas operem com mais trens, com maior previsibilidade e com custos mais baixos.

Esse avanço tecnológico garante uma operação segura e eficiente, com sistemas redundantes que evitam falhas graves, seguindo o conceito de "falha segura". Isso significa que qualquer anormalidade é imediatamente detectada e controlada para impedir riscos. - Metrô SP

Linha 15-Prata surgiu para ser automatizada
A transição está sendo feita de forma gradual. Nas primeiras semanas, a operação automatizada ocorrerá apenas aos finais de semana e, com o tempo, será ampliada para os horários durante os dias úteis de menor demanda. Ainda não há data definida para a implementação completa.

Linha 15-Prata foi projetada desde o início para ser automatizada, segundo o Metrô. Apesar da ausência dos maquinistas dentro das cabines dos veículos, as estações continuarão com equipes especializadas para dar suporte aos passageiros ou auxílio com necessidades técnicas.

Metrô afirmou que nenhum operador perderá o emprego. Segundo a Companhia, esses funcionários continuarão trabalhando na linha Prata, ou então, serão realocados de acordo com suas preferências ou necessidades operacionais.


O Sindicato dos Metroviários expressou preocupação com a segurança dos passageiros e com o futuro do Metrô. ''Tarcísio de Freitas quer tirar os operadores do monotrilho para cortar gastos, de forma a deixar a linha mais atrativa para a iniciativa privada numa futura concessão. Retirar o operador de um trem a 15m de altura é colocar a população em risco de vida'', escreveu nas redes sociais.

Informações: Uol Notícias

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Em Porto Alegre, Projeto determina prazo para instalação de bike racks nos ônibus

Começou a tramitar na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que determina prazo para instalação de bike racks nos veículos do transporte coletivo e multa em caso de descumprimento. A proposta tem a autoria do vereador Giovani Culau e Coletivo (PCdoB), e refere-se à Lei n° 12.104, de 28 de julho de 2016, que obriga a instalação de bike racks nos veículos do sistema de transporte coletivo por ônibus do município de Porto Alegre.

A proposição prevê que a instalação de bike racks nos veículos do sistema de transporte coletivo por ônibus será gradativa e anual, devendo atingir, no mínimo, 10% da frota por ano. De acordo com o texto, o descumprimento de tal disposto acarretará multa de 18 Unidades Financeiras Municipais (UFMs), por dia e por veículo, às permissionárias ou concessionárias prestadoras do serviço de transporte coletivo por ônibus, até que se adequem à legislação.

Para o autor do projeto, a crescente busca por alternativas sustentáveis de mobilidade, em especial o uso de bicicletas, tem se consolidado como uma solução eficaz para reduzir o trânsito urbano, diminuir a emissão de gases poluentes e promover a saúde pública. “Dessa forma, este projeto de lei visa garantir a instalação gradativa de suportes para o transporte de bicicletas nos ônibus do transporte público municipal, além de estabelecer penalidades para as empresas que não cumprirem a medida, incentivando a melhoria da infraestrutura de mobilidaAde urbana e o uso de transportes mais ecológicos”, aponta Culau.

Informações: Câmara Municipal de Porto Alegre

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Em Porto Velho, Prefeitura anuncia passagem de ônibus por R$ 3


A Prefeitura de Porto Velho anunciou a redução na passagem do transporte coletivo de Porto Velho. A passagem que custa R$ 6 deve ser reduzida para metade do valor.

A mudança deve ocorrer a partir da próxima segunda-feira (24) e será válida tanto no dinheiro, quanto no cartão da empresa de ônibus. Para os estudantes, o valor de R$ 2,25 será reduzido para R$ 1,50.

Segundo a prefeitura, a iniciativa não vai gerar custos adicionais para a Prefeitura. 

Informações: g1 Rondônia

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Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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