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BRT Sorocaba lança “Parada Amiga” para acolhimento às passageiras

segunda-feira, 10 de março de 2025

No mês de celebração às mulheres, a Concessionária BRT Sorocaba lança a “Parada Amiga”, um ponto dedicado ao acompanhamento de passageiras após às 19h. Essa é uma ferramenta de assistência que visa trazer mais tranquilidade ao público feminino enquanto aguarda a chegada do ônibus.

Baseada em inteligência artificial (IA) e desenvolvida pela equipe de tecnologia da BRT, a “Parada Amiga” utiliza câmeras de monitoramento para observar os pontos de ônibus do circuito BRT, identificando automaticamente situações de vulnerabilidade. O funcionamento da solução fica disponível todos os dias das 19h às 00h30.

Se uma passageira estiver sozinha no ponto, o sistema “Parada Amiga” é ativado projetando a imagem de um operador na tela da parada e estabelecendo uma comunicação visual e sonora.  Por meio de uma rede de fibra óptica de alta performance, o operador consegue realizar um acompanhamento em tempo real, oferecendo apoio e tranquilidade até o momento do embarque.

No total serão 25 pontos monitorados, sendo 5 deles com o atendimento remoto da “Parada Amiga” e o restante com o monitoramento da inteligência artificial. A primeira parada está localizada na Avenida Dr. Armando Pannunzio, 26, próximo à Praça Oxford, e até o final do mês as demais paradas serão ativadas.

De acordo com Ramon Alcaraz, projetista do Sistema Inteligente de Transporte (ITS), a presença virtual da operadora proporciona às passageiras um período de espera mais tranquilo e também ajuda a inibir possíveis riscos.

“Nosso desejo é que as mulheres utilizem o ônibus sabendo que dedicamos a elas uma atenção especial de cuidado e solidariedade, reforçando assim o nosso apoio para uma mobilidade urbana mais zelosa. As câmeras instaladas nas paradas realizam a vigilância em tempo real, enviando dados para o Centro de Controle Operacional (CCO), e isso contribui muito para que elas se sintam mais acolhidas enquanto estão no ponto. Com a tecnologia adotada, em situações de vulnerabilidade, podemos auxiliar com ações imediatas. Nossa atenção com elas é diária e, neste mês das mulheres, reforçamos o nosso compromisso”, destaca.

Alcaraz explica ainda que todas as 25 paradas são monitoradas pela IA das 19h até as 5h. Com isso, mesmo que não tenha ninguém, o local estará sendo visto pelo CCO.  “Estaremos vendo todas as movimentações e como temos um sistema inteligente conseguimos cruzar dados rapidamente. Então, teremos uma operação amplamente monitorada”, finaliza.

Informações: BRT Sorocaba

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Em João Pessoa, Faixas de ônibus voltam a ser exclusivas para os coletivos

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, anunciou, na manhã desta segunda-feira (10) o retorno das faixas exclusivas para ônibus, na capital paraibana Ele acrescentou que a prefeitura está avaliando uma possível liberação aos sábados e domingos.

A determinação, segundo Leo Bezerra, se baseia em um estudo sobre controle de tráfego apresentado pelo órgão responsável pelo trânsito na Capital.

"Hoje, nós estamos voltando à faixa exclusiva de ônibus. Estudando ainda nos sábados e domingos a liberação dessa faixa para os transportes normais. Então, a partir de dessa segunda-feira voltamos aí a faixa exclusiva de ônibus para o transporte público da nossa cidade", afirmou.

As faixas de ônibus estavam liberadas para todos os veículos desde a greve dos motoristas de ônibus de João Pessoa, em janeiro de 2025.

Leo Bezerra também afirmou que a prefeitura deve se reunir nesta segunda-feira (10) com as empresas de transporte coletivo de João Pessoa. O vice-prefeito se comprometeu a " cobrar das empresas de ônibus a partir dessa segunda-feira nos horários de pico" toda a frota disponível para a população.

Informações: g1 PB

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No Recife, Linha 168*Tancredo Neves com mais atendimento a Prefeitura do Recife


Visando melhorar o atendimento aos usuários, o Grande Recife Consórcio de Transportes aumentou a oferta de viagens com atendimento a Prefeitura do Recife com a linha 168*TI Tancredo Neves/Conde da Boa Vista/Via Prefeitura, os horários de saída do terminal são estratégicos e buscam atender principalmente os usuários que trabalham no Recife Antigo e até mesmo a nova sede do VEM com atendimento ao público.

05h00, 05h44, 06h12, 07h27, 08h25, 09h35, 10h35 e 11h45.

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Tarifa Zero vai atender quem mais precisa e fortalecer o mercado de trabalho em Curitiba

O programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego, lançado nesta sexta-feira (21/2) pelo prefeito Eduardo Pimentel e que entrou hoje em vigor, vai atender quem mais precisa. Voltado principalmente a pessoas com renda familiar de até três salários mínimos, o programa garante passagem gratuita de ônibus para quem está desempregado e à procura de uma colocação no mercado de trabalho em Curitiba.  

A missão, segundo o prefeito, é encontrar emprego para a população e fortalecer o mercado de trabalho. Curitiba tem hoje uma taxa de desemprego de 4,3% segundo o IBGE, uma das menores do País – considerada pleno emprego pelos economistas - mas a meta é diminuir ainda mais esse número.

O trabalhador terá direito a duas passagens (ida e volta) para cada encaminhamento de entrevista feito pelo Sine Municipal, limitado a três indicações no mês. Com o recurso, ele poderá se deslocar para a entrevista ou processo seletivo sem se preocupar com o gasto com o transporte.

5,4 mil atendimentos

O programa está previsto no decreto 790/25, assinado pelo prefeito pela manhã na unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine) da Rua da Cidadania Pinheirinho. Este é um dos Sines mais movimentados da cidade, com mais de 5,4 mil atendimentos no ano passado.

“O primeiro passo para a dignidade de uma pessoa é o emprego, é o que faz sustentar sua família, colaborar na renda da casa, criar independência, casar, ter filho, voltar para o mercado de trabalho”, enfatizou o prefeito.

Eduardo estava acompanhado do vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, e do presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto. Segundo Martins, o mercado de trabalho está aquecido. Somente nas dez unidades do Sine em Curitiba há 1,8 mil vagas abertas de diversos setores. 

“Às vezes o trabalhador está em uma situação de vulnerabilidade tão grande, que chegou naquele momento, no grande dia de conseguir o emprego, e ele não tem como pagar a passagem de ônibus e perde a oportunidade. Nós não podemos permitir que isso aconteça. As vagas existem e agora vamos fornecer a ajuda para o trabalhador chegar até elas”, disse Paulo Martins.

Parceria
O presidente da Urbs ressaltou que o programa é fruto de um trabalho conjunto que deu certo. “É um programa construído com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Urbs, os técnicos dos dois órgãos conversaram para viabilizá-lo", disse Ogeny. "É um programa inteligente, que utiliza o recurso extraorçamentário,  proveniente da mídia dos ônibus, da TV dos ônibus e dos terminais. Ele se autossustenta ao longo do tempo e o nosso objetivo é zerar o desemprego em Curitiba”, disse. O valor estimado para custear o programa deve ficar entre R$ 500 mil a R$ 1 milhão por ano.

Transporte público em destaque
O prefeito destacou que esta é a terceira ação envolvendo o transporte coletivo em menos de 60 dias de governo. “A minha primeira ação como prefeito foi assinar o decreto que diminuiu o valor da passagem aos domingos e feriados em 50%, para R$ 3, para as famílias visitarem os amigos, irem aos parques, à missa, ao culto. Na segunda ação, entregamos 60 ônibus novos, para dar mais qualidade ao transporte coletivo. E hoje veio a terceira ação, a tarifa zero para quem busca emprego”, disse.  

Os valores equivalentes a duas passagens serão carregados no cartão-transporte Urbs, na categoria usuário, nas próprias agências do Sine nas Ruas da Cidadania e também no Sine Móvel, serviço itinerante que vai passar por pontos estratégicos da cidade e estará em mutirões de empregos para atender a população. As unidades Sine da Prefeitura ficam nas nove Ruas da Cidadania e na Administração Regional da CIC, com atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. 

As unidades do Sine localizadas nos terminais de transporte contam com a possibilidade de integração. O passageiro paga uma passagem, desce no no terminal, faz o seu cadastro no Sine e volta para o terminal sem a necessidade de pagar uma nova passagem.

Informações: URBS

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EMTU visita testes da primeira planta de hidrogênio renovável a partir do etanol

A Universidade de São Paulo (USP) desenvolve testes da primeira estação experimental do mundo dedicada à produção de hidrogênio renovável a partir do etanol. O projeto, conduzido pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) da Universidade, representa um marco na busca por soluções energéticas limpas e na transição para uma economia de baixo carbono. 

Com um investimento de R$ 50 milhões, a estação está localizada na Cidade Universitária, em São Paulo, e é parte de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento que conta com a colaboração de grandes empresas e instituições, como Shell Brasil, Raízen, Hytron (agora parte do Grupo Neuman & Esser), SENAI CETIQT e a própria USP por meio do RCGI, além da Toyota, Hyundai, Marcopolo e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU). 
 
A tecnologia desenvolvida visa demonstrar a viabilidade do etanol como vetor para a produção de hidrogênio sustentável, aproveitando a infraestrutura já existente no país. 

Capacidade e aplicações 

A planta-piloto tem capacidade para produzir 100 quilos de hidrogênio por dia, volume que será utilizado para abastecer três ônibus cedidos pela EMTU e dois veículos leves, entre outros. O hidrogênio gerado será testado em coletivos de transporte público da USP e nos veículos Toyota Mirai e Hyundai Nexo, ambos movidos a hidrogênio. Nesta fase, serão avaliados a taxa de conversão de etanol em hidrogênio e os índices de consumo e rendimento do combustível nos veículos. 

“Estamos promovendo uma revolução na matriz energética ao demonstrar que é possível produzir hidrogênio sustentável a partir do etanol, com grande eficiência logística”, explica Julio Meneghini, diretor científico do RCGI. “O Brasil tem condições únicas para esse desenvolvimento, considerando nossa infraestrutura já consolidada para o etanol. Isso abre possibilidades para a descarbonização da indústria em setores com alto nível de emissões, como a siderúrgica e a cimenteira, além dos setores químico e petroquímico, na produção de fertilizantes e no transporte de carga e passageiros em larga escala.” 

A produção de hidrogênio dessa planta-piloto ocorre por meio da reforma a vapor do etanol, um processo químico no qual o etanol reage com água sob altas temperaturas, resultando na liberação de hidrogênio. Esse método se destaca por sua eficiência e pela possibilidade de reduzir emissões de carbono, uma vez que o CO2 liberado no processo é biogênico, ou seja, pode ser compensado no ciclo do cultivo da cana-de-açúcar. 

Impacto na indústria e na mobilidade – A implantação da estação experimental abre caminho para o avanço da mobilidade sustentável. Fabricantes de aviões e montadoras de caminhões e ônibus podem se beneficiar diretamente da iniciativa, uma vez que terão acesso a uma fonte importante e sustentável de hidrogênio para o desenvolvimento de tecnologias baseadas em células a combustível. 

“O fomento dessa tecnologia pode trazer benefícios enormes para a indústria brasileira. A disponibilidade de hidrogênio em grande escala é fundamental para permitir avanços em diversas frentes, desde a mobilidade até a produção de fertilizantes sustentáveis”, destaca Meneghini. 

Perspectivas 

A partir dos resultados deste projeto de Pesquisa e Desenvolvimento, espera-se obter dados que possam orientar estudos futuros sobre sua aplicação em maior escala. “Nosso objetivo é demonstrar o potencial dessa solução e gerar conhecimento técnico-científico sobre sua viabilidade, aproveitando a infraestrutura do etanol para viabilizar a produção e distribuição do hidrogênio renovável”, explica Meneghini. 
 
O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, também celebrou o desenvolvimento de testes e ressaltou a relevância do projeto: “O papel das universidades é desenvolver tecnologias que ainda não existem para permitir que o Brasil faça uma transição energética e, com isso, possa se posicionar como um país de primeiro mundo. Se conseguirmos oferecer uma energia mais barata e com menor pegada de carbono, certamente seremos lideranças mundiais. Para isso, é fundamental que a universidade gere conhecimento e que as empresas acreditem e invistam na industrialização dessas ideias. Grandes avanços tecnológicos começaram dessa forma: com pesquisa acadêmica transformada em inovação para a sociedade.” 

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, destacou a importância da iniciativa para a economia do estado e seu potencial de expansão em sua visita à planta, no dia 19 de fevereiro: “Estamos entrando na fase de emergência climática e precisamos ter velocidade em apresentar respostas. A ciência brasileira sempre nos brinda com soluções: quando o mundo atravessou as crises do petróleo, ela desenvolveu o álcool, o etanol e os motores a álcool. Hoje temos grandes potenciais de desenvolvimento para o futuro: a transição energética e a economia do conhecimento. A USP está na vanguarda em todos eles. Aproveitamos essas oportunidades que vão diferenciar o estado de São Paulo e ajudar o Brasil”, disse. 

O avanço da planta experimental da USP marca um passo significativo para a produção de hidrogênio sustentável no Brasil. Julio Meneghini prevê que “a tecnologia contribuirá para consolidar o país como um dos líderes mundiais na produção de energia limpa, reduzindo dependência de combustíveis fósseis e impulsionando diversos setores econômicos de maneira sustentável”. 

Informações: EMTU

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Estação de trem em SP terá sistema com trilho extra para diminuir lotaçãO

A estação Palmeiras-Barra Funda da Linha 8-Diamante, na zona oeste de São Paulo, receberá um trilho extra para diminuir a lotação das plataformas, em especial no horário de pico. O ramal é administrado pela ViaMobilidade.

O sistema, chamado de “novo Y da Barra Funda”, entrará em funcionamento entre o fim de março e o início de abril. A via auxiliar ficará localizada na parte final da estação Palmeiras-Barra Funda, entre os trilhos dos sentidos Júlio Prestes e Itapevi.

Com isso, um trem vazio poderá ficar sobre o trilho extra e entrar em operação durante superlotação. A concessionária, que costuma ser alvo de críticas por uma série de falhas no sistema, estima que o intervalo entre trens pode ser reduzido de um a dois minutos. Atualmente, o intervalo é de até seis minutos. 

Além disso, o novo sistema pode servir para os trens conseguirem fazer um “retorno” e iniciar a viagem a partir da Barra-Funda, sem precisar ir até a última estação. Atualmente, a linha se conecta somente na estação Júlio Prestes e em Itapevi.

A operação será semelhante ao que já ocorre entre Pinheiros e Varginha, da Linha 9-Esmeralda, também gerida pela ViaMobilidade.

Informações: Uol

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Prefeitura de Curitiba entrega mais 42 ônibus para a frota do transporte coletivo

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

O prefeito Eduardo Pimentel entregou, nesta quarta-feira (26/2), no Terminal Boqueirão, mais 42 novos ônibus para a frota do transporte coletivo de Curitiba. É a segunda grande entrega de novos ônibus em 20 dias. No dia 5 de fevereiro, Eduardo entregou outros 60 ônibus no Parque Cambuí, no bairro Fazendinha.

“Vamos entregar mais 60 veículos até o fim do de março, o mês de aniversário da cidade. São ônibus acessíveis para pessoas com dificuldade de locomoção, com comunicação em áudio para as que têm deficiência auditiva e também com comunicação em braile para as pessoas com deficiência visual ou baixa visão", disse Eduardo Pimentel.

Para o combate à criminalidade e ao assédio dentro do transporte, todos os novos ônibus são equipados com câmeras interligadas à Muralha Digital, o cerco de monitoramento da segurança pública de Curitiba. 

“Eles também têm entradas USB para os carregadores de celular, uma ação muito importante. Hoje todo mundo anda com o celular, com o carregador do bolso, e no transporte coletivo de Curitiba você pode carregar o aparelho caso queira usá-lo”, completou o prefeito.

Dos ônibus apresentados nesta quarta-feira, 28 são do tipo padron e 14 são articulados. Eles vão circular em toda a cidade, mas principalmente na região do Boqueirão, em linhas como 545-Trabalhador, 629-Alto Boqueirão, 507-Ligeirinho S.Cercado (horário e anti-horário) e 506-Bairro Novo. 

Os veículos fazem parte de um pacote de 187 novos ônibus que devem ser entregues até o fim do primeiro trimestre. Com esse pacote de aquisições, serão 730 novos ônibus adquiridos para o transporte coletivo de Curitiba de 2017 a 2025, o que representa 62,45% de renovação da frota operante atual, de 1.168 ônibus. 

O prefeito estava acompanhado do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, e do presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto. 

Acessibilidade
Todos os novos veículos dispõem de dois espaços para cadeirantes, sinais sonoro e visual de fechamento das portas, plaqueta com o prefixo do ônibus em braile, mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante e estofamento em todos os bancos, sendo 20% destes destinados às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Além da iluminação interna em LED para melhor eficiência e segurança dos passageiros, todos os ônibus também estão equipados com placa lateral eletrônica para melhor identificação do trajeto do veículo e ainda com calhas verticais nas janelas para que possibilitem melhor circulação interna do ar em dias chuvosos.

“Os novos ônibus tem tecnologia Euro 6, a menos poluente na categoria diesel no mundo, e permitirão uma redução de emissões em torno de 1.850 toneladas de CO2 por ano, tem bancos estofados, tem USB, são totalmente acessíveis, tem inscrição em braile e também tem as câmeras de segurança. São cinco câmeras nos ônibus padrons e oito nos articulados”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba, Ogeny Pedro Maia Neto.

Prioridade
O transporte coletivo é uma das prioridades da nova gestão. Desde o início do ano, esta é a quarta ação anunciada pelo prefeito Eduardo Pimentel. “Na minha primeira ação como prefeito lancei o Domingão paga Meia, com tarifa a R$ 3 para a população passear, ir à igreja, ao culto e visitar a família no domingo. Entregamos 60 novos ônibus dia 5 e na sexta passada apresentamos o Tarifa Zero para quem está à procura de emprego. Estamos levando o transporte coletivo de Curitiba a um novo patamar, com melhoria de serviço e economia para os passageiros”

Ônibus elétricos
Além de ônibus a diesel menos poluentes, a Prefeitura já adquiriu, no ano passado, sete ônibus elétricos, com zero emissões, que estão em operação nas linhas Interbairros I e Água Verde, e programa a aquisição, para 2025, de 54 ônibus elétricos com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). 

Modelos adquiridos
- 8 Padrons para operação na categoria Intercambiável (Alimentador e Troncal), de carroceria Marcopolo Torino G7, chassi Mercedes Benz O 500MA;

4 Padrons para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), de carroceria Marcopolo Torino G7, chassi Volvo B 320R;

1 Padron para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), de carroceria Marcopolo Torino G7, chassi Mercedes Benz O 500M;

15 Padrons para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), de carroceria Caio Millennium V, chassi Volvo B 320R;

14 Articulados para operação na categoria Intercambiável (Alimentador e Troncal), de carroceria Caio Millennium V, chassi Mercedes Benz O 500MA.

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Emdec lança “Motorista Nota 10” com ação nos Terminais Central e Mercado

Ser um bom motorista de ônibus vai além de levar passageiros ao seu destino. É uma profissão que envolve desde a atenção para a direção segura, até a gentileza e empatia no atendimento. E para fortalecer a qualificação dos profissionais que atuam como motoristas de ônibus na metrópole, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) lança, nesta quarta-feira, dia 26 de fevereiro, um programa de desenvolvimento de condutores do transporte público coletivo: o “Motorista Nota 10”.
O pontapé inicial será dado com a realização de esquetes teatrais, encenados pelo grupo Ateliê Teatro, e a distribuição de folhetos informativos para motoristas e passageiros, no Terminal Central. A ação educativa, com foco em comportamentos seguros e boas práticas, acontecerá pela manhã, das 7h às 8h. Já das 11h30 às 12h30, a programação será realizada no Terminal Mercado.

“Com esta iniciativa, daremos início a uma série de ações voltadas a estes profissionais, que incluem desde treinamentos e o desenvolvimento de conteúdos específicos para a atualização de motoristas, até o reconhecimento dos profissionais que se destacam em sua rotina de trabalho”, explica a gerente de Desenvolvimento Institucional da Emdec, Débora Damasco.
 
Para esta valorização dos condutores, ela adianta que haverá a inclusão da categoria “Motorista Nota 10”, no “Prêmio Boas Práticas na Mobilidade Urbana de Campinas”, que será realizado no segundo semestre de 2025. Também serão realizadas vivências educativas nas garagens.
 
Segundo Débora, o objetivo do programa “Motorista Nota 10”, como um todo, é desenvolver habilidades e competências dos profissionais, contribuindo para a melhora da segurança viária e do serviço oferecido aos cidadãos. Os passageiros, por sua vez, serão alvo de campanhas sobre práticas que proporcionam viagens mais tranquilas e seguras para todos, como o respeito aos assentos preferenciais, o uso de fones de ouvido, e a luta contra o assédio.
 
Com a criação do programa, a oferta de treinamentos da Emdec aos motoristas de ônibus - que já era realizada como grade complementar às capacitações oferecidas pelas empresas que operam o transporte - é reforçada.
 
Em 2024, a Emdec realizou 411 horas de treinamentos diversos voltados aos motoristas do transporte público coletivo. Em alguns casos, os cursos contaram com parceiros, como o SEST SENAT e a Transurc. No total, mais de 947 participantes foram alcançados, de janeiro a dezembro.
 
As capacitações incluíram o uso de simuladores para o treino de condução em situações de risco e simulados de sinistros (acidentes) envolvendo vítimas.
 
No curso “Motoristas em Ação – Boas práticas no transporte coletivo”, que teve início em setembro de 2024 e ainda tem turmas em andamento, os profissionais participam de dinâmicas diversas, como circular com os olhos vendados, para a conscientização sobre a inclusão de pessoas com deficiência visual na mobilidade urbana. Mais de 320 condutores já passaram pelo curso. Até o término, ainda em 2025, o treinamento deve alcançar mais de 1,6 mil motoristas das empresas concessionárias e cooperativas do sistema de transporte público coletivo de Campinas.

Informações: EMDEC

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