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Em BH, Tolerância Zero completa um ano e mantém ações de fiscalização do transporte

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

A Prefeitura de Belo Horizonte realizou, nesta segunda-feira (3), mais uma operação Tolerância Zero contra irregularidades no serviço de transporte público na capital. A ação, conduzida por agentes da Sumob, BHTrans e Guarda Municipal, resultou na abordagem de três veículos e emissão de três autuações - por problema no freio de porta, na saída de emergência e no dispositivo de limpeza do para-brisa.  Um dos veículos também teve a Autorização de Tráfego (AT) recolhida.

As linhas 3350, 30 e 302, fiscalizadas nesta operação, foram escolhidas considerando as reclamações dos passageiros e o monitoramento contínuo do serviço.

A política de Tolerância Zero  completou um ano em janeiro deste ano. As operações de fiscalização realizadas pela Prefeitura são fruto de um trabalho contínuo e diário do sistema de transporte coletivo da capital e levam em consideração as solicitações feitas pelos passageiros.

Durante esse período, foram realizadas 3.955 ações de fiscalização e 23.485 ônibus foram vistoriados – alguns deles mais de uma vez - o que representa uma média superior a 560 veículos fiscalizados por semana. As operações geraram 26.950 autuações, 998 Autorizações de tráfego (ATs) recolhidas e 23 veículos encaminhados ao pátio do Detran-MG.

As fiscalizações são realizadas nas portas das garagens, nas estações e ao longo dos itinerários das linhas - inclusive nos pontos finais. O monitoramento também é realizado pelo Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), por meio do sistema SITBus, que acompanha a movimentação dos veículos via GPS.

O coordenador de transporte da Sumob, Jairo Marcelino, destaca que o trabalho conjunto dos agentes da Sumob, BHTrans e Guarda Municipal tem o objetivo de proporcionar a melhor qualidade para o transporte coletivo. “As ações de fiscalização da Prefeitura de Belo Horizonte têm alcançado resultados importantes na melhoria dos serviços prestados à população. O trabalho teve um ótimo retorno em 2024 e já intensificamos as ações nas portas das garagens e nas estações do transporte coletivo. É fundamental que a população continue contribuindo com sugestões e reclamações, por meio dos canais da Prefeitura, que são fundamentais para o direcionamento das equipes de fiscalização”, salientou Jairo Marcelino.

Desde que foram intensificadas as fiscalizações, houve uma queda significativa, de quase 70% no número de veículos abordados que estavam sem a AT válida, prova de que há melhoria e mais qualidade no transporte da capital , além de uma mudança de postura por parte das empresas.

A participação da população, por meio dos canais da Prefeitura, também tem sido fundamental para identificar os locais e as linhas que apresentam problemas e irregularidades. Esse esforço conjunto direciona as ações de fiscalização para onde os usuários indicam, tornando o serviço mais eficiente e alinhado às necessidades da população.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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Santa Bárbara de Goiás e Inhumas devem ser incorporadas à Rede Metropolitana de transporte coletivo de Goiânia

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou nesta semana projeto de lei que prevê expansão da área de atuação da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (RMTC) para os municípios de Inhumas e Santa Bárbara de Goiás. O projeto de lei n° 1643/25, de autoria do deputado Bruno Peixoto (UB), foi aprovado em primeira e segunda votação, respectivamente, nesta segunda, 3, e terça-feira, 4. Agora, o texto segue para sanção do governador Ronaldo Caiado (UB). 

Segundo o projeto, linhas e serviços ligando os dois municípios entre si e também à Goiânia, de forma direta ou indireta, deverão ser estabelecidas de forma permanente. “A crescente interdependência entre os municípios da região, com um fluxo diário significativo de pessoas entre Goiânia, Inhumas e Santa Bárbara de Goiás, exige um sistema de transporte integrado e eficiente. Assim, a inclusão na RMTC contribuirá para um desenvolvimento urbano mais equilibrado, incentivará a ocupação de novas áreas e ajudará a reduzir a concentração populacional em determinadas regiões”, argumentou o presidente da Alego e autor do projeto, deputado estadual Bruno Peixoto.

O texto prevê a criação de uma rede de transporte para a região metropolitana de Goiânia que abarca todas as modalidades ou categorias do serviço de transporte coletivo. A unidade sistêmica regional seria composta por Goiânia, e os municípios de Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianira, Goianápolis, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

“A medida é estratégica e trará inúmeros benefícios para a população e para o desenvolvimento da região. A integração dos sistemas de transporte público promoverá maior mobilidade, reduzirá os custos de transporte, contribuirá para a sustentabilidade ambiental e fortalecerá a economia local”, concluiu Peixoto. 

Em nota, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) “informa que, assim que esse projeto for encaminhado ao governador do Estado e o mesmo sendo sancionado, a proposta será encaminhada para a CDTC- Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo-, e para a CMTC- Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos- para que seja desenvolvido o projeto de implantação nos dois municípios, Inhumas e Santa Bárbara”. 

Informações: Jornal Opção

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Transporte coletivo de Curitiba recebe 60 novos ônibus para operação

O prefeito Eduardo Pimentel entregou, nesta quarta-feira (5/2), no Parque Cambuí, no bairro Fazendinha, 60 novos ônibus que passam a integrar a frota do transporte coletivo na capital. Com essa entrega, são 100 veículos novos adquiridos desde dezembro do ano passado. 

Os novos ônibus fazem parte de um pacote de 187 veículos que devem ser entregues até o fim de março. Ao todo, serão 730 novos ônibus adquiridos para o transporte coletivo de Curitiba de 2017 a 2025, o que representa 62,45% de renovação da frota operante atual, de 1.168 ônibus.

“Esta é a primeira entrega que fazemos neste ano. São 60 novos ônibus que entram imediatamente em funcionamento em várias linhas e que trazem conforto com a tecnologia chamada Euro 6, a menos poluente do mundo na categoria diesel. Poluir menos é um compromisso que sempre foi das gestões anteriores e é também da minha gestão”, disse Eduardo Pimentel.

O prefeito informou que até o aniversário da cidade, em março, mais ônibus serão entregues. "E uma informação importante, todos os ônibus que nós estamos entregando aqui hoje já estão com câmeras de segurança incorporadas para serem usadas no combate ao crime e ao assédio dentro do transporte coletivo", disse Eduardo.

Dos 60 ônibus entregues, 34 são do tipo padron e 26 do tipo articulado. Eles serão utilizados em 26 linhas que circulam em todas as regiões da cidade e vão beneficiar os cerca de 650 mil passageiros diários do sistema de transporte. O investimento na aquisição dos ônibus foi de R$ 81,13 milhões.

Segundo o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, os novos ônibus são modernos, menos poluentes e vão trazer mais conforto para o passageiro e também mais segurança no transporte coletivo.

"Os ônibus padron são equipados com cinco câmeras e os articulados com oito câmeras. Essas câmeras são ligadas à Muralha Digital (sistema de monitoramento e segurança da Prefeitura) e sempre que há alguma intercorrência podemos fornecer as imagens para a Guarda Municipal para avaliação e verificação. É mais segurança para o passageiro, é mais segurança para a população”, disse o presidente da Urbs.

Linhas com novos ônibus 

As linhas beneficiadas pelos novos ônibus são: 505-Boqueirão/Centro Cívico, 206-Barreirinha/São José, 307-Bairro Alto/Sta Felicidade, 216-Cabral/Portão, 245-Anita Garibaldi, 350-Atuba/Pinheirinho, 020-Interbairros II (horário), 021-Interbairros II (anti-horário), 040- Interbairros IV, 050-Interbairros V, 685-Rio Bonito, 646-Pompeia/Janaina, 650-Sta Rita/Pinheirinho, 772-Tupy/Juliana, 685-Rio Bonito/CIC, 629-Alto Boqueirão, 545-Trabalhador, 506-Bairro Novo, 507-Sítio Cercado, 528-Boqueirão/Pinheirinho, 508-Sitio Cercado, 335-Centenário/Boqueirão, 545-Trabalhador, 304-Pinhais/C. Comprido, 305-Centenário e 469-Centro Politécnico.

Eduardo Pimentel destacou as ações quem vêm sendo realizadas no transporte coletivo, as primeiras da sua gestão com prefeito, como a implantação da meia tarifa aos domingos e feriados e da tarifa zero para quem procura emprego, que deve ser lançada até o dia 20 de fevereiro. Ele ressaltou que o transporte coletivo é uma área prioritária do seu governo e citou também o novo contrato de concessão, que vem sendo formatado em parceria com o BNDES. 

“São dois eixos importantes de mobilidade. Um, a tarifa justa, o ônibus no horário, todo esse investimento que nós estamos fazendo na frota. O segundo são as obras, que não pararam um minuto e estão em ritmo acelerado, como é o caso das (obras) do Ligeirão Leste/Oeste, no Capão do Imbuia e Cajuru, e as do Novo Inter 2”, disse Eduardo.

"O investimento em infraestrutura faz com que o ônibus faça mais rapidamente o trajeto. Se o trabalhador ganhar de 10 a 15 minutos na ida e de 10 a 15 minutos na volta, são 20 a 30 minutos que ele ganha para ficar com a família, praticar esporte, estudar e é isso que nós queremos, que ele saia um pouquinho mais tarde de casa e chegue um pouquinho mais cedo no seu destino", afirmou o prefeito.

Menos poluentes
Todos os novos veículos são de motorização Euro 6/Conama P8, com o objetivo de reduzir a produção de poluentes atmosféricos, assegurar melhor qualidade do ar e minimizar os efeitos climáticos e impactos ao aquecimento do planeta. 

“Considerando a incorporação efetiva dos 187 ônibus com tecnologia Euro 6, a ser completada no primeiro trimestre de 2025, teremos uma redução de emissão anual em torno de 1.730 toneladas de CO2e (dióxido de carbono equivalente)”, ressalta Celso Ferreira Lucio, gestor da área de especificação e inspeção de frota. 

Os veículos dispõem de dois espaços para cadeirantes e bancos estofados, sendo 20% dos assentos destinados a pessoas com deficiência, sinais sonoro e visual de fechamento das portas, plaqueta com o prefixo do ônibus em Braille e mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante.

Além da iluminação interna em LED para melhor eficiência, todos os ônibus estão equipados com tomadas USB para recarga das baterias de celular e com calhas verticais nas janelas para possibilitar a entrada e melhor circulação interna do ar em dias chuvosos. 

Ônibus elétricos
Além de ônibus a diesel menos poluentes, a Prefeitura já adquiriu, no ano passado, sete ônibus elétricos, com zero emissões, que estão em operação nas linhas Interbairros I e Água Verde, e programa a aquisição, para 2025, de 54 ônibus elétricos com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). 

Os recursos de R$ 380 milhões são do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal. Os veículos, articulados, devem circular nas linhas Novo Inter 2 (piso alto) e Interbairros II (piso baixo). Segundo o presidente da Urbs, outros R$ 400 milhões estão garantidos do KfW Bankengruppe, o banco de Desenvolvimento da Alemanha, para a aquisição de mais 70 ônibus.

Presenças
Participaram do evento o ex-prefeito Rafael Greca; os secretários municipais Marcelo Fachinello (Governo), Leverci Silveira Filho ( Segurança Alimentar e Nutricional ) e Marc Sousa (Comunicação); a deputada estadual Marcia Huçulak; o administrador da Regional Fazendinha/Portão, Rodrigo Reis; o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma; vereadores; o chefe de gabinete do prefeito, Ricardo Andreazza; o chefe de gabinete do vice-prefeito, Dimas Bueno; o diretor da CWBus, Angelo Gulin; representantes das empresas de ônibus, funcionários e gestores da Urbs.

Modelos adquiridos
• 19 Padrons para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), de carroceria Caio Millennium V, chassi Volvo B 320R;

• 4 Padrons para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), de carroceria Marcopolo Torino G7, chassi Mercedes Benz O 500M;

• 11 Padrons para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), de carroceria Marcopolo Torino G7, chassi Volvo B 320R;

• 14 Articulados para operação na categoria Intercambiável (Alimentador e Troncal), de carroceria Caio Millennium V, chassi Mercedes Benz O 500MA;

• 4 Articulados para operação na categoria Intercambiável (Alimentador e Troncal), de carroceria Marcopolo Torino G7, chassi Mercedes Benz O 500MA;

• 5 Articulados para operação na categoria Interbairros, de carroceria Caio Millennium V, chassi Mercedes Benz O 500MA;

• 1 Articulado para operação na categoria Interbairros, de carroceria Marcopolo Torino G7, chassi Mercedes Benz O 500MA;

• 2 Articulados para operação na categoria Expresso, de carroceria Caio Millennium V, chassi Mercedes Benz O 500MDA.

Informações a Imprensa

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Com R$ 12,3 bi, BNDES apoia construção da Linha 6 do metrô de São Paulo

A diretora de Infraestrutura e Mudança Climática do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciana Costa, participou, nesta terça-feira, dia 4 de fevereiro, em São Paulo (SP), da celebração da chegada da tuneladora norte à futura Estação Brasilândia e da conclusão da construção do tramo norte da Linha 6-Laranja do metrô da capital paulista. A obra, que prevê investimento total de R$ 17 bilhões, conta com financiamento do BNDES no valor de R$ 12,3 bilhões.

Do total financiado pelo Banco, R$ 6,9 bilhões foram contratados com a Concessionária Linha Universidade (CLU) e R$ 5,4 bilhões com o Governo do Estado de São Paulo. 

A tuneladora (TBM – tunnel boring machine), ou tatuzão, como é popularmente conhecida, é um equipamento de 2 mil toneladas, mais de 100 metros de extensão, e com diâmetro de escavação de 10 metros. O equipamento realizou a perfuração entre as estações Freguesia do Ó e Brasilândia, no trecho norte da linha.

A Linha 6 terá 15,3 km de via permanente, conectando Brasilândia, região carente da cidade, ao centro de São Paulo, com integrações com as linhas 1 e 4 do Metrô, e linhas 7 e 8 da CPTM. Ao todo, serão 15 estações e transporte de passageiros com 22 trens (132 vagões). As obras estão avançadas, com o início da operação parcial previsto para 2026 e conclusão total em 2027, com uma demanda esperada de 600 mil pessoas por dia útil.

“A Linha 6 do metrô vai reduzir significativamente o tempo de deslocamento de quem vive em Brasilândia até o centro da cidade. Hoje, esse trajeto que é feito em cerca de uma hora e meia será realizado em menos de trinta minutos. A melhoria da qualidade de vida dos brasileiros é uma prioridade do governo do presidente Lula. Além de reduzir o tempo, a linha vai facilitar o acesso de populações de áreas carentes de São Paulo a postos de trabalho e lazer, que ficam na zona central da cidade”, explica a diretora do BNDES Luciana Costa.

O projeto aprovado pelo Banco vai contribuir com a redução das emissões de gases de efeito estufa e de material particulado, tendo em vista que o metrô é um dos modos de transporte mais sustentáveis. A estimativa é de redução de mais de 200 mil toneladas de CO2 por ano. Seria necessária uma área florestal do tamanho de 33 Maracanãs para neutralizar esse volume de emissões. Além disso, o projeto prevê investimentos sociais em comunidades no entorno das estações, como ações de capacitação e inclusão, principalmente para ampliar a mão-de-obra feminina, tanto na obra quanto na futura operação da concessão.

Histórico de apoio – Desde 2000, o BNDES já aprovou R$ 37,7 bilhões em financiamentos para o sistema de transporte sobre trilhos de São Paulo para beneficiar 3,6 milhões de pessoas por dia com a conclusão de todas as obras. Ao todo, foram nove linhas apoiadas com diferentes finalidades: modernização, expansão e até criação de novas linhas. A maioria das obras já está finalizada. Em todo o Brasil, o Banco já financiou R$ 65 bilhões em obras de mobilidade urbana desde 2000.

Todos os grandes metrôs e trens urbanos do Brasil receberam ou estão recebendo apoio do BNDES por meio de crédito ou estruturação de projetos. O Banco já apoiou metrôs e trens urbanos em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Distrito Federal, Belo Horizonte, Recife, Natal, Maceió, João Pessoa e Porto Alegre.

Informações a Imprensa

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Em Cuiabá, Ponto de ônibus no Aquário Municipal é Implantado

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) instalou um ponto de ônibus em frente ao Aquário Municipal, localizado no bairro do Porto, em Cuiabá. 

No local, circulará a linha 106 Cidade Verde/Estação Ipiranga que percorre 32 paradas em seu trajeto e a linha 319 Altos da Glória/Praça do Porto, que é uma das mais abrangentes de Cuiabá com 60 paradas.

"Quero agradecer a Secretaria de Mobilidade Urbana pelo empenho em concluir com celeridade este pedido. É uma ampliação do direito de ir e vir e oportunizando a toda população acesso a um dos pontos mais atrativos de Cuiabá que é o Aquário Municipal", declarou Samantha Iris.

A secretaria de Mobilidade Urbana, Regivânia Alves Venâncio, destacou que está empenhada em garantir a boa qualidade no serviço do transporte coletivo. "Estamos trabalhando para que a frota atenda rigorosamente os horários e ofereça qualidade à população".

O Aquário Municipal Justino Malheiros é aberto à população de terça a domingo, no período das 9h às 18h, com entrada gratuita. O espaço abriga mais de 40 espécies de peixes típicos da Amazônica, do Cerrado e do Pantanal mato-grossense.

Informações a Imprensa

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Novo modelo de catraca alta começa a circular nos ônibus de Aracaju

O novo modelo de catraca dupla nos ônibus do transporte público de Aracaju e da Região Metropolitana começa a circular nesta terça-feira, 4. A nova catraca está em fase de teste até a implantação no transporte coletivo.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), a instalação da catraca alta segue uma determinação da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Em 2023, o órgão iniciou a instalação em linhas de maior ocorrências de pulos de catraca e assaltos a passageiros.

Ainda conforme o sindicato, a linha 004 (Santa Maria/Mercado) está com a catraca alta em caráter de teste e a previsão é de que o novo modelo seja implementado em toda a frota do transporte público.

Pulos de catraca

Segundo o Setransp, o pulo de catraca gerou um prejuízo financeiro estimado em R$ 1,5 milhão no ano 2024, com mais de 349 mil ocorrências registradas pelas câmeras de segurança em ônibus que circulam na capital e na Região Metropolitana.

O valor perdido seria suficiente para investir na compra de dois ônibus novos, ressaltando o impacto econômico significativo para as empresas do setor. Além disso, a prática é crime e onera o passageiro, influenciando no cálculo tarifário.

Informações: Infonet

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Prefeito anuncia 10 novos corredores de ônibus em Goiânia

O prefeito Sandro Mabel (UB) anunciou a criação de 10 novos corredores de ônibus em Goiânia. O anúncio foi feito durante seu discurso na primeira sessão da nova legislatura da Câmara Municipal, onde apresentou um pacote de medidas para modernizar e agilizar o sistema de transporte público na Capital.

As primeiras vias contempladas com os novos corredores serão as Avenidas 136, Jamel Cecílio, Castelo Branco e Mutirão. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que visa otimizar o fluxo do transporte coletivo na cidade.

Como parte das mudanças no sistema viário, o prefeito já havia autorizado a circulação de motocicletas nos corredores exclusivos de ônibus em importantes vias da cidade, incluindo:

T-63
T-7
T-9
Avenida 85
Avenida Universitária/Rua 10
Assis Chateaubriand
O projeto prevê um investimento de R$ 100 milhões em semáforos inteligentes, substituindo a licitação anterior da gestão do ex-prefeito Rogério Cruz.

"A ideia é sincronizar os ônibus com os sinaleiros para que eles cheguem perto e já fique verde automaticamente. Assim, eles ganham velocidade e podem circular igual metrô", explicou Mabel.

A administração municipal também planeja:

Reinstalação de radares de trânsito
Implementação de uma central de controle de tráfego
Uso de inteligência artificial em câmeras de monitoramento
Retorno do Grupo de Ações e Respostas Rápidas (Garra) da GCM
O vereador Lucas Vergílio (MDB) questionou o convênio entre a Guarda Civil Metropolitana e o Ministério Público de Goiás, que permite à GCM aplicar multas de trânsito. "A GCM é fundamental para Goiânia, mas este convênio não a fortalece, mas a sobrecarrega desviando da missão original", argumentou o parlamentar, defendendo a contratação de novos agentes de trânsito para essa função específica.

O conjunto de medidas representa uma significativa transformação no sistema de mobilidade urbana de Goiânia, com foco na priorização do transporte coletivo e na modernização da infraestrutura viária da capital.

Informações: g5 News

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Governo rompe contrato com consórcio responsável por obras do BRT em Cuiabá

O governo de Mato Grosso anunciou, nesta quarta-feira (5), a rescisão do contrato com o consórcio responsável pelas obras do BRT (Bus Rapid Transit) em Cuiabá e Várzea Grande. O estado disse que a decisão foi motivada pelo não cumprimento do acordo, com um atraso significativo na execução do projeto.

Segundo o governo, o consórcio executou pouco mais de 18% do empreendimento após mais de dois anos e três meses desde a ordem de serviço -o prazo de entrega era até 13 de outubro de 2024. Esse é mais um capítulo de uma novela que se arrasta há 13 anos.

“A nossa Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) notificou o consórcio mais de 50 vezes sobre os descumprimentos. Sentamos à mesa e tentamos todas as alternativas para evitar o rompimento. Porém, ficou muito claro que continuar com o contrato apenas estenderá o problema”, disse o governador Mauro Mendes (União Brasil).

Segundo o governador, serão apresentadas alternativas para garantir a continuidade da obra e o diálogo com o TCE (Tribunal de Contas do Estado) está em andamento.

O Consórcio BRT foi notificado da rescisão e terá cinco dias para apresentar sua defesa. A reportagem não conseguiu contato com a empresa.

A novela envolvendo o projeto começou em maio de 2012, quando houve a abertura dos envelopes das propostas da licitação para a realização da obra -na época, o plano era que fosse feito um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Cuiabá, que deveria ficar pronto para a Copa do Mundo de 2014.

Em 2020, o estado optou por abandonar o VLT e transformar o sistema em BRT -corredores de ônibus-, como era a proposta inicial antes de ser alterada no governo da presidente Dilma Rousseff (PT).

Em 2023, o governo de Mato Grosso começou a arrancar 6 km de trilhos que tinham sido instalados.

Foram gastos R$ 1 bilhão, 24 km de aço importado da Polônia e 40 trens comprados.

No mesmo ano, a gestão estadual que, em valores nominais, seriam necessários R$ 760 milhões para terminar o VLT, enquanto o BRT sairia por R$ 480 milhões (sem contar R$ 200 milhões para comprar 54 ônibus articulados).

LINHA DO TEMPO DO VLT DE CUIABÁ
Jun.12 Estado assina contrato com o Consórcio VLT Cuiabá por R$ 1,4 bilhão com prazo de 24 meses para as obras
Mar.14 Concedido aditivo de prazo de 12 meses para conclusão da obra (Abril de 2014)
Jun.14 Data em que o sistema deveria estar operando, conforme o cronograma inicial
Dez.14 Governo determina paralisação das obras, alegando atrasos no cronograma, entre outros problemas. O contrato foi paralisado com 30% das obras físicas feitas e gasto de R$ 1,066 bilhão
Abr.15 Sem entendimento para retomar as obras, ação conjunta do estado e dos ministérios públicos estadual e federal resulta na suspensão judicial do contrato
Jan.16 KPMG apresenta relatório apontando R$ 602,7 milhões como o valor necessário para concluir as obras. O consórcio pedia R$ 1,2 bilhão
Mar.17 Após pedido do governo, KPMG apresenta cálculo atualizado, que indica a necessidade de R$ 889 milhões; após rodadas de negociação, acordo é fechado por R$ 922 milhões
Ago.17 Operação Descarrilho da PF, para investigar suposto pagamento de propina por parte do consórcio; governo estadual decidiu rescindir o contrato unilateralmente com as empresas do VLT
Jun.19 Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve a rescisão unilateral do contrato entre o governo e o consórcio. As empresas recorreram da decisão ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), que negou por duas vezes os recursos
Dez.20 O governador Mauro Mendes anuncia a substituição de VLT para BRT
Dez.21 Governador paga quase R$ 600 milhões referente ao empréstimo com a Caixa para o VLT e quita a dívida do estado
Abr.22 Governo homologa o resultado da licitação, no valor de R$ 468 milhões
Dez.22 Empresa do Consórcio Construtor BRT Cuiabá começa a retirada das estruturas que serviriam como suporte para cabos energizados do VLT no município de Várzea Grande
Jun.24 Mato Grosso e Bahia avançam no processo de venda dos vagões do VLT, com o TCE da Bahia autorizando a negociação.

Informações: Jornal de Brasília

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