DF terá ônibus e metrô de graça aos domingos e feriados *** BRT Metropolitano de Belém receberá 265 ônibus incluindo 40 elétricos com ar e Wi-Fi *** Trem bala entre São Paulo e Rio é viável após correções, afirma secretário de Transportes *** Com R$ 12,3 bi, BNDES apoia construção da Linha 6 do metrô de São Paulo *** Governo de Pernambuco anuncia obras de alargamento da Avenida Caxangá e requalificação de estações de BRT *** Rio é cidade em que usuário gasta mais tempo para deslocamento *** Linha Visite Santos começa a circular com aprovação de turistas *** Prefeitura de São Paulo entrega 100 ônibus elétricos e avança na sustentabilidade do transporte público *** BRT de Goiânia adotará sistema de “metronização”; entenda *** Ônibus elétrico articulado inicia período de testes em Porto Alegre *** Conheça nossa página no Instagram

Santa Bárbara de Goiás e Inhumas devem ser incorporadas à Rede Metropolitana de transporte coletivo de Goiânia

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou nesta semana projeto de lei que prevê expansão da área de atuação da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (RMTC) para os municípios de Inhumas e Santa Bárbara de Goiás. O projeto de lei n° 1643/25, de autoria do deputado Bruno Peixoto (UB), foi aprovado em primeira e segunda votação, respectivamente, nesta segunda, 3, e terça-feira, 4. Agora, o texto segue para sanção do governador Ronaldo Caiado (UB). 

Segundo o projeto, linhas e serviços ligando os dois municípios entre si e também à Goiânia, de forma direta ou indireta, deverão ser estabelecidas de forma permanente. “A crescente interdependência entre os municípios da região, com um fluxo diário significativo de pessoas entre Goiânia, Inhumas e Santa Bárbara de Goiás, exige um sistema de transporte integrado e eficiente. Assim, a inclusão na RMTC contribuirá para um desenvolvimento urbano mais equilibrado, incentivará a ocupação de novas áreas e ajudará a reduzir a concentração populacional em determinadas regiões”, argumentou o presidente da Alego e autor do projeto, deputado estadual Bruno Peixoto.

O texto prevê a criação de uma rede de transporte para a região metropolitana de Goiânia que abarca todas as modalidades ou categorias do serviço de transporte coletivo. A unidade sistêmica regional seria composta por Goiânia, e os municípios de Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianira, Goianápolis, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

“A medida é estratégica e trará inúmeros benefícios para a população e para o desenvolvimento da região. A integração dos sistemas de transporte público promoverá maior mobilidade, reduzirá os custos de transporte, contribuirá para a sustentabilidade ambiental e fortalecerá a economia local”, concluiu Peixoto. 

Em nota, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) “informa que, assim que esse projeto for encaminhado ao governador do Estado e o mesmo sendo sancionado, a proposta será encaminhada para a CDTC- Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo-, e para a CMTC- Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos- para que seja desenvolvido o projeto de implantação nos dois municípios, Inhumas e Santa Bárbara”. 

Informações: Jornal Opção

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960