Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Nova Iguaçu intensifica fiscalização nas rampas de acesso dos ônibus

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

A Prefeitura de Nova Iguaçu está intensificando a fiscalização nas rampas de acesso dos ônibus das linhas municipais. Nesta semana, a ação aconteceu nos terminais dos pontos de ônibus localizados na Avenida Marechal Floriano Peixoto, e vai continuar na Rua Coronel Francisco Soares e na Avenida Bernardino de Melo. O objetivo é garantir que os equipamentos estejam em condições para serem utilizados no desembarque de cadeirantes, grávidas, idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, conforme as diretrizes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Em menos de 30 minutos, os agentes fiscalizaram 12 ônibus. Um dos veículos apresentou defeito na rampa de acesso e foi recolhido para a garagem da empresa responsável. A empresa foi notificada pela Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana e tem até 48 horas para realizar o reparo. Caso não atenda à solicitação, o ônibus será impedido de circular nas ruas de Nova Iguaçu. Atualmente, a cidade conta com 70 linhas municipais e cerca de 320 ônibus.

“Esta ação tem como objetivo garantir que as rampas de acesso estejam em pleno funcionamento, bem conservadas e adequadas para o uso das pessoas que dependem deste recurso. Aproveitamos para orientar os motoristas sobre o manuseio correto dessas rampas”, afirmou Leonardo Bastos Callijão, secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana. “Estamos realizando essa fiscalização para garantir os direitos dos cidadãos, oferecendo conforto e segurança para todos”.

Morador do bairro da Posse, Roberto dos Santos, cabeleireiro de 48 anos, acredita que a fiscalização terá um impacto positivo na qualidade do transporte público e na melhoria da acessibilidade.

“Já vi cadeirantes enfrentando dificuldades para embarcar. Se a fiscalização for constante, as empresas de ônibus serão mais obrigadas a oferecer ônibus adequados para a população, especialmente para quem tem dificuldades de locomoção”, conclui.

Informações: Prefeitura de Nova Iguaçu

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Greve de ônibus em João Pessoa entra para o terceiro dia

A paralisação dos serviços dos motoristas de ônibus de João Pessoa em sinal de greve inicia o terceiro dia nesta quarta-feira (29). Com frota reduzida e mobilização dos motoristas de ônibus, a categoria reivindica reajuste salarial e outros benefícios.

Na última segunda-feira (27) o serviço de ônibus em João Pessoa ficou praticamente indisponível. Já nesta terça-feira (28) pôde-se observar maior quantidade de ônibus nas ruas, atuando ainda nos parâmetros da greve, com redução da frota.

Uma decisão da desembargadora Herminegilda Leite Machado, presidente do Tribunal Regional do Trabalho, estabeleceu que 60% da frota de ônibus de João Pessoa siga nas ruas durante a greve dos motoristas.

Ainda nesta quarta-feira (29) está agendada uma audiência de conciliação entre os sindicatos dos motoristas e o das empresas de ônibus para buscar uma solução para a greve.

Informações: Click PB

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Curitibanos perdem mais de quatro dias por ano no trânsito

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Curitiba é a terceira capital com o trânsito mais complicado do Brasil, só perde para São Paulo e Recife, é o que aponta a 14ª edição do TomTom Traffic Index, que avalia o tráfego em cidades ao redor do mundo. A análise ainda apontou que os curitibanos perdem 107 horas por ano em congestionamentos em horários de pico.

Além disso, a pesquisa ainda coloca a capital paranaense em segundo lugar no tempo médio de deslocamento por 10km com 28 minutos. Somente Fortaleza tem um tempo superior para a mesma distância com a média de um minuto a mais.

O número de acidentes de trânsito pode ser um dos fatores que contribui para o gestionamento na capital. Foram mais de 15 mil ocorrências só nos primeiros seis meses de 2024, segundo os dados do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). Outro elemento importante é o número de veículos em circulação. Em 2023, Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba contabilizavam mais de 2 milhões de automóveis, segundo a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

Algumas alternativas para diminuir o tempo no trânsito seria as empresas disponibilizarem transporte coletivo direto ou o escalonamento de horários de entradas e saídas, o que diminui o pico de movimentação. Além disso, as escolas também são grandes contribuidoras para esse pico, uma das alternativas nessa caso é dividir a locomoção com outros pais.

Uma das consequências de todo esse tempo no trânsito é o acúmulo de estresse, que pode gerar problemas como ansiedade e depressão. A exaustão mental, a possibilidade de vivenciar situações de violência seja física ou verbal e sensação de impotência diante de engarrafamentos.

Segundo um levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizado a pedido da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra), fatores relacionados à saúde mental dos condutores foram responsáveis por aproximadamente 30% dos sinistros nas rodovias federais brasileiras em 2024. Esses dados reforçam a importância de buscar meios alternativos de transporte e de priorizar o cuidado com a saúde mental dos condutores.

Curitiba é então a terceira capital em que as pessoas passam mais tempo no trânsito e isso é um fator importante a ser analisado para tentar reverter a situação antes que ela piore.

Por: Mariana Becker
Informações: CBN Curitiba

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Sistema BRT em Uberaba vai melhorar o trânsito, diz prefeito


Procurado pela reportagem para comentar o assunto, o prefeito Paulo Piau ressalta que a implantação do sistema BRT/Vetor, em uma cidade do porte de Uberaba, é um avanço importante. “Em cidades grandes, com população entre 500 mil e um milhão de habitantes, o sistema faz a diferença. E em uma cidade com mais de 300 mil habitantes, como Uberaba, teremos a oportunidade de melhorar o transporte público de maneira significativa. Quando tudo estiver pronto, ou seja, com os corredores Leste/Oeste e Sudeste/Sudoeste, vamos ter 17km de BRT/Vetor, o que permitirá que mais pessoas usem o serviço, deixando assim de usar carros e melhorando o trânsito de Uberaba”, esclarece.

Piau afirma estar seguro sobre o andamento das obras e das mudanças no trânsito, pois tudo foi feito com base em estudos técnicos profundos, medindo o fluxo de veículos nas principais vias do centro. “A mudança causa transtorno à vida de todos e pedimos desculpas por isso, mas temos segurança de que todas essas alterações no trânsito serão bastante proveitosas, visando a melhorar o trânsito da nossa cidade”, afirma.

Informações: JM Online

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Greve de ônibus em João Pessoa entra no segundo dia

A greve dos motoristas de ônibus do transporte público de João Pessoa entrou no segundo dia nesta terça-feira (28), impactando diretamente a mobilidade urbana da capital paraibana. Durante o primeiro dia da greve, foram registradas paradas de ônibus lotadas e uma operação reduzida, com a população tendo que enfrentar longas esperas e dificuldades para se deslocar.

Na segunda-feira (27), o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-13) determinou que 60% da frota de ônibus deveria circular durante a paralisação, mas o percentual não foi cumprido. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) constatou que apenas 25,49% dos veículos estavam em operação até o meio-dia, abaixo do mínimo estipulado pela Justiça.

Uma reunião de conciliação, presidida pela desembargadora Herminegilda Leite Machado, foi realizada na segunda (27) entre os representantes dos motoristas e das empresas de transporte, com a presença do procurador do trabalho, Márcio Roberto de Freitas Evangelista. No entanto, não houve acordo, e uma nova audiência foi agendada para quarta-feira (29). A desembargadora também determinou que os veículos em circulação sejam adesivados para facilitar a identificação e que a Semob fiscalize o cumprimento da decisão judicial.

Reivindicações dos motoristas

A categoria pede um reajuste salarial de 15%, além da retomada do vale-alimentação, suspenso desde 2019. 

Outras exigências incluem:

Reajuste de 15% no piso salarial;
Aumento de 81% no valor do auxílio-alimentação;
Elevação de 150% na gratificação;
Inclusão de plano odontológico;
Plano de saúde.
As empresas de transporte ofereceram um reajuste de 5%, mas os motoristas consideraram a proposta insuficiente. Em contrapartida, o sindicato dos motoristas apresentou uma contraproposta de 6% de aumento, vale-alimentação no valor de R$ 570 e um adicional de R$ 150 para motoristas que também atuam como cobradores, mas a proposta foi rejeitada pelo sindicato patronal.

Informações: g1 PB

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Prefeitura de São Paulo entrega 100 ônibus elétricos e avança na sustentabilidade do transporte público

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Na semana em que cidade comemora os seus 471 anos, a Prefeitura de São Paulo dá um passo importante rumo à modernização e sustentabilidade do transporte público da capital com a entrega de 100 ônibus elétricos nesta quinta-feira (23). O investimento totalizou R$ 213 milhões, com subvenção destinada à aquisição de modelos básico e padron, que irão operar em diversas regiões, promovendo uma significativa redução na emissão de gases poluentes.

“A entrega de mais 100 ônibus elétricos para a cidade representa um avanço muito grande, pois 64% do dióxido de carbono que é emitido em São Paulo é proveniente dos 7 milhões de carros e de 1,3 milhão de motos que circulam por dia e, além disso, 55% são provenientes dos ônibus”, apontou o prefeito Ricardo Nunes destacando que a administração municipal também está substituindo os caminhões que fazem a coleta do lixo e adquirindo veículos elétricos para a Guarda Civil Metropolitana.

Nunes também explicou que além de melhorar a qualidade do ar pois os veículos não são poluentes, a mudança também dará mais qualidade de vida para os motoristas, cobradores e passageiros. “Os veículos não fazem barulho, são mais confortáveis e estão equipados com ar-condicionado, entradas USB, tudo aquilo que os nossos passageiros e profissionais do transporte merecem”, completou o prefeito reafirmando o comprometimento da Prefeitura de São Paulo com o meio ambiente e as mudanças climáticas.

A entrega dos novos veículos faz parte de um esforço contínuo para expandir a frota elétrica e contribuir com a melhoria da qualidade do ar e da mobilidade urbana. Com a chegada desses 100 ônibus, a frota de veículos elétricos da cidade chega a 428 unidades, além de 201 trólebus já em operação. Juntas, essas frotas totalizam 629 veículos sustentáveis, reforçando o compromisso da administração municipal com o meio ambiente e a saúde pública.

“São ônibus sustentáveis e que certamente irão colaborar para melhorar a vida de todos os cidadãos paulistanos. São 8 mil toneladas de gás carbônico que a cidade deixa de emitir”, contou o secretário de Mobilidade Urbana e Transporte, Celso Caldeira.

Distribuição dos ônibus nas regiões da cidade

Os novos ônibus elétricos serão distribuídos pelas operadoras de transporte público da cidade e atenderão diferentes regiões da capital. A Zona Oeste receberá 47 novos veículos operados pela Transcap. A Zona Leste também terá um reforço significativo, com a entrega de 40 ônibus operados pela Express. A Zona Norte terá 12 novos ônibus operados pela NorteBuss e a Zona Sul receberá um veículo operado pelo Consórcio KBPX.

“Esses ônibus são completamente diferentes dos outros. Eles não fazem barulho, são leves para dirigir e isso faz toda diferença, pois eu nem fico tão cansada após a jornada de trabalho”, apontou a motorista Simoni Cruz, 45 anos.

Todos os ônibus possuem ar-condicionado, conexão de internet por Wi-Fi e área para carregar celular por USB.

Benefícios ambientais e sustentabilidade

Além de oferecer mais conforto e qualidade aos usuários do transporte público, a entrega dos 100 novos ônibus tem um impacto positivo no meio ambiente. Cada ônibus elétrico deixa de emitir cerca de 106 toneladas de gás carbônico (CO2) por ano, o que representa uma grande contribuição para a redução da poluição do ar em uma cidade com a densidade populacional de São Paulo.

Com a entrega desta quinta-feira, estima-se que a cidade deixará de emitir mais de 8 mil toneladas de CO2 anualmente, um avanço importante para o compromisso da capital paulista com a sustentabilidade e o cumprimento das metas climáticas estabelecidas. Esses veículos elétricos, que não emitem gases poluentes durante a operação, ajudam a mitigar o impacto ambiental do transporte urbano e a melhorar a qualidade de vida dos paulistanos.

“São Paulo está dando um exemplo. Nós estamos mostrando para o Brasil e para o mundo que é possível trazer saúde para população e reduzir as emissões dos gases”, disse o secretário executivo de Mudanças Climáticas, José Renato Nalini.

Informações: Prefeitura de São Paulo

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Grande Recife: Alteração provisória de embarque em algumas linhas do TI Camaragibe

Com objetivo de restaurar a pavimentação da pista de rolamento do Terminal Integrado Camaragibe, os usuários das linhas 2456 – Viana / TI Camaragibe, 2448 – Alto Santo Antônio / TI Camaragibe e 2475 – Timbi / TI Camaragibe, devem ficar atentos. A partir da próxima terça-feira (28), o embarque das respectivas linhas, que atualmente é na plataforma 04, passará, em caráter provisório, a ser realizado na plataforma 10. As alterações seguem até a conclusão da obra no local.
Foto: Paulo Maciel / GRCT

Após a assinatura de aditivo ao contrato social pela governadora Raquel Lyra e a ex-prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz, no dia 05 de junho de 2024, quando o município aderiu ao Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, foi proporcionado uma melhoria no deslocamento dos usuários do transporte público de Camaragibe. Todas essas linhas passaram a compor o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife – STPP/RMR, inclusive com a possibilidade de utilizar o Sistema de Integração Temporal entre linhas metropolitanas, reduzindo o gasto com o transporte público de passageiros, pagando somente uma tarifa do Bilhete Único (R$ 4,30), desde que sua viagem seja realizada no mesmo sentido e no intervalo de 120 minutos entre o primeiro e o segundo, uso do cartão VEM.

DENÚNCIA

Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511/5518.

Informações: GRCT

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BRT de Goiânia adotará sistema de “metronização”; entenda

Sandro Mabel, prefeito de Goiânia, anunciou nesta sexta-feira (24), durante a entrega do novo Terminal Novo Mundo, a metronização do sistema BRT, que terá paradas apenas nas estações, de forma similar ao metrô. De acordo com o prefeito, a medida irá reduzir o tempo das viagens,  com os ônibus saindo de 15km/h para 21km/h, além de dar mais fluidez ao trânsito da capital. A metronização começa a partir de março. 

Junto com a inovação, Mabel também promete implantar os semáforos inteligentes em Goiânia.  “Com a metronização, os ônibus do BRT saem das estações e não param em nenhum entroncamento, com a utilização de um sistema semafórico moderno.” Segundo o prefeito, as principais vias da cidade já receberão os equipamentos e até o primeiro semestre de 2026 toda a capital terá a sistema. 
 
Mabel também destacou outras medidas que irá implementar para a fluidez do trânsito de Goiânia: “A partir da primeira semana de fevereiro vamos desobstruir todos os grandes eixo, a começar pelas Avenidas Jamel Cecílio, 136, Castelo Branco e Avenida Mutirão”.
 
Para o prefeito, o maior problema do trânsito da capital é a falta de sincronização de semáforos, mas que a sua gestão já está investindo nessa área. "Agora, com a metronização, vamos priorizar o transporte coletivo, dando maior fluidez ao trânsito. Dentro de um ano teremos o sistema mais eficiente do Brasil”, destacou.
 
O sistema BRT, em funcionamento, em Goiânia, não tem fluidez, não prioriza os semáforos, que são fatores que causam atrasos nas viagens e tempo perdido para quem usa o transporte público, segundo informações da Prefeitura. 

Como irá funcionar:
Com a introdução da metronização, haverá detecção do veículo BRT por meio de uma Tag (chip que emite sinais de radiofrequência); sensores inteligentes do controlador; abertura de semáforos inteligentes; e tempos de espera zerados. Com isso, a velocidade média ficará acima de 21 km/h, e ganhos de, no mínimo, 30% de tempo.
 
Titular da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), Tarcísio Abreu explicou que a metronização do sistema BRT prioriza um sistema de semáforos integrados e inteligentes, para que os ônibus parem apenas nas estações, dando mais fluidez ao trânsito.

“É uma marco para a cidade, por se tratar de um sistema similar ao metrô, ou seja, quando o ônibus chegar em cruzamentos com semáforos, ele terá prioridade. Vai parar apenas nas estações. Estamos estimando em 30% de redução do tempo de viagem. Isso é tecnologia, é inovação, é entrega de dignidade e qualidade do nosso transporte coletivo”, afirma.

Informações: A Redação

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