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Prefeitura de Campinas faz nova readequação no valor do subsídio para o transporte coletivo

domingo, 15 de dezembro de 2024

Como forma de manter os atuais valores da tarifa do transporte público coletivo, a Administração municipal promove uma nova readequação no valor do subsídio para o sistema. O Decreto Nº 23.688/2024 determina que o valor, para o fechamento deste ano (2024), seja de R$ 15.464.763,50. A publicação da medida foi realizada nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro, no Diário Oficial do Município.

Com essa nova atualização, a Administração municipal aportou, em 2024, R$ 183.691.848,50 para o subsídio do transporte coletivo. As atualizações nos valores do subsídio são efetuadas para que seja mantido o equilíbrio econômico-financeiro do sistema de transporte coletivo, sem que haja aumento na tarifa para os usuários.

Importante ressaltar que a tarifa do transporte público coletivo de Campinas não sofre reajuste no valor desde 1º de janeiro de 2023, ou seja, há quase dois anos. E, quando ocorreu o último reajuste, ele foi abaixo dos índices inflacionários medidos no período.

Em 2024, cerca de 70 veículos novos ou seminovos chegaram para reforçar a frota de Campinas. A cidade tem, atualmente, 1.010 ônibus, distribuídos em 233 linhas. Em novembro, foram transportados uma média de 445 mil passageiros por dia útil.

Cesta de insumos
De maneira geral, são diversos custos que influenciam para a suplementação no valor do subsídio, ao longo do ano. Como exemplo, há a criação de novas linhas de ônibus, incluindo linhas do BRT; ajustes operacionais, com o incremento de itinerários e horários nas linhas, para atender novas demandas ou readaptar as já existentes; manutenção dos veículos e mão-de-obra; e variações no valor do combustível, entre outros.

Licitação do Transporte
Em outra frente, a Administração municipal continua trabalhando para realizar a nova licitação do transporte coletivo. Neste momento, ocorrem audiências públicas, nas diversas regiões do município, para apresentar a minuta de edital do novo processo licitatório e receber sugestões, opiniões e apontamentos da população sobre a nova modelagem do sistema de transporte.

O novo transporte público coletivo que será mais acessível, confortável, confiável, previsível, com viagens mais rápidas e menos poluente. Até o próximo dia 20 de dezembro, serão 11 audiências públicas.

Os detalhes podem sem conferidos no endereço eletrônico www.emdec.com.br/novotransporte. Esse é um importante momento de participação popular, na definição de uma nova modelagem de transporte coletivo para os próximos 15 anos.

PAI-Serviço
O PAI-Serviço, que oferece transporte gratuito, porta a porta, para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, fechou o ano de 2024 com subsídio no valor de R$ 17.200.000,00.

Atualmente, o PAI-Serviço possui 55 vans para o transporte gratuito de pessoas com mobilidade reduzida. São 2.076 usuários inscritos no serviço. Em novembro foram realizadas 14.436 viagens. O mês de outubro foi o pico do ano, com 15.300 viagens.

Informações: EMDEC

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Passagem de ônibus em São Leopoldo é reajustada para R$ 5,25

A partir do domingo (15), a tarifa de ônibus das linhas urbanas no município de São Leopoldo terão com novos valores. Devido à calamidade enfrentada com a enchente no mês de maio e seus reflexos, como o aumento dos insumos e o reajuste salarial dos trabalhadores, a prefeitura afirma que foi "indispensável a adequação da tabela de valores".

O Consórcio Operacional Leopoldense (Coleo), empresas que operam o transporte coletivo no município, solicitou o reajuste da tarifa técnica calculada em R$ 6,92, mas a prefeitura analisou e entendeu que o aumento de 38,4% representaria um custo excessivo aos usuários do transporte público, autorizando o reajuste em 5%, de R$ 5,00 para R$ 5,25. O valor abaixo do Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM), que no acumulado é de 6,33% nos últimos 12 meses.

De acordo com o diretor de Mobilidade da Semurb, Rafael Pazinato, "a prefeitura sempre se empenhou em fomentar a democratização do transporte coletivo, garantindo maior acessibilidade, qualidade e eficiência no serviço, de forma a atender às necessidades da população e promover a inclusão social por meio de um sistema mais justo e sustentável", afirmou.

Informações: Jornal do Comércio

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Ônibus elétricos superam cem dias de operação em Porto Alegre

Menos ruidosos, sem trancos nas arrancadas e frenagens, eficientemente climatizados e com acomodações confortáveis — ao menos quando não estão lotados — os ônibus elétricos que circulam em Porto Alegre oferecem um deslocamento de qualidade superior aos veículos convencionais. A operação ocorre em três linhas: Praia de Belas, Integradora e Vila Farrapos.

Na tarde desta sexta-feira (13), a técnica de enfermagem Bruna Santos, 31 anos, experimentou com os filhos o deslocamento em um Praia de Belas. Iriam ao cinema antes da "comilança" que enche de sorrisos os semblantes dos pequenos Benício e Lorenzo.

— Bem legal. Tem menos barulho. Temperatura boa. Já melhorou nosso passeio — comenta a mãe dos meninos.

Conforme o balanço de 90 dias da Secrataria de Mobilidade Urbana, os 12 ônibus do projeto de eletrificação da frota transportaram, de 19 de agosto a 19 de novembro, 303.045 passageiros em 18.835 viagens realizadas, em que percorreram 165.654 quilômetros nos itinerários.

— Estamos em uma etapa que chamamos de curva de aprendizagem, testando o desempenho da nova tecnologia, proporcionando treinamento aos profissionais. A avaliação é positiva. São veículos mais caros, mas que geram custos inferiores em manutenção e têm baixo consumo energético na comparação com o combustível — descreve o secretário Adão de Castro Júnior.

Segundo ele, a estimativa é que tenha sido evitada a emissão de 220,38 toneladas de gases poluentes, como resultado de não terem sido queimados 82.231 litros de diesel.

Atualmente, de acordo com cotações apresentadas ao poder público municipal, um ônibus elétrico semelhante aos que estão em operação custa em torno de R$ 2,7 milhões. O veículo convencional, com o modelo de motor a diesel mais eficiente disponível sob produção em escala no mercado, custa cerca de R$ 950 mil.

Castro Júnior aponta que a prefeitura calcula que, após sete anos de operação, o custo dos elétricos deve se equiparar ao do convencional, por conta da economia energética e das vantagens relacionadas à manutenção.

Incremento modesto em 2025
A projeção da Secretaria de Mobilidade Urbana é acrescentar, a título de teste, mais alguns ônibus elétricos no ano que vem. Não há, ainda, a definição de um quantitativo específico. A meta é incorporar cerca de cem destes veículos, distribuídos por todas as linhas, até 2028.

Para o motorista Henrique Canto, 38 anos de idade e sete de boleia, será um passo importante também para a qualificação do meio de trabalho.

— É muito mais confortável e estável para dirigir. Ter mais destes será bom para quem trabalha, para os passageiros e para a cidade — observa Canto.

Quem paga a conta
A aquisição com recursos públicos, explica o secretário Adão de Castro Júnior, será repassada às empresas operadoras do sistema e o valor investido será abatido do repasse de subsídio público que será destinado para a concessionária.

Na prática, a prefeitura compra com dinheiro de programa da União, repassa o veículo para a concessionária operadora de uma linha e esta empresa recebe o veículo como parte ou integralidade do subsídio, dependendo dos valores aplicados.

Ao fechamento de 2024, o poder público municipal deve consolidar cerca de R$ 190 milhões em aporte de recurso público para sustentar o sistema, mantendo a tarifa para o passageiro em R$ 4,80.

Informações: Zero Hora

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Prefeitura de Niterói entrega ampliação do Terminal Sul

A Prefeitura de Niterói reabriu, neste sábado (14), o Terminal Sul, localizado em uma das principais avenidas do Centro. O local teve sua capacidade ampliada em 50%, passou a contar com uma terceira plataforma e impacta 23 linhas de ônibus que circulam pela região.
Lucas Benevides

"Fizemos, hoje, a reabertura da entrada dos ônibus aqui no Terminal Sul, em frente à Praça Arariboia. Há poucos dias, inauguramos a Praça, que está linda, e agora estamos entregando a parte viária desse terminal. Os ônibus já podem passar por aqui e vão desafogar o trânsito nas vias paralelas", explicou o prefeito.

O Terminal Sul, localizado na Avenida Visconde do Rio Branco, no Centro, ficou fechado por pouco mais de um mês para obras de ampliação. Os pontos em frente à antiga loja da Leader (atual Loja Torra) e junto à Praça Arariboia serão desativados, e os ônibus passarão a parar no terminal para acessar a faixa da esquerda do novo corredor da Avenida Visconde do Rio Branco.
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O secretário de Mobilidade e Urbanismo, Renato Barandier, ressaltou que essa é mais uma importante entrega para a população, com melhorias ainda por vir:

"Por enquanto, é uma etapa viária que estamos entregando aqui no Terminal Sul. É uma ampliação de 50% da capacidade. Esse terminal tinha duas plataformas e passou para três. Com isso, ganhamos uma maior capacidade para receber mais passageiros e mais ônibus. Também reduzimos o conflito viário entre pessoas, carros e ônibus, melhorando a mobilidade. Entramos agora na etapa final, que inclui a sinalização completa, abrigos, bancos, lixeiras, bicicletários e paraciclos para que o terminal funcione plenamente. Porém, desde agora, os impactos na mobilidade e no trânsito já podem ser percebidos", destacou o secretário.

As alterações provocadas pelo fechamento do Terminal Sul impactaram a circulação de 23 linhas de ônibus. A Prefeitura de Niterói está investindo quase R$ 90 milhões para transformar toda a Avenida Visconde do Rio Branco e a orla da região central da cidade.

Além do prefeito e do secretário, participaram da abertura das vias do terminal a diretora da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), Leila Figueiredo, que representou o presidente Antônio Lourosa, o subsecretário de Urbanismo, Fabrício Arriaga, e operadores da NitTrans, que atuaram na operação de reabertura das vias e no monitoramento do tráfego no local.

Reurbanização - A reurbanização da Avenida Visconde do Rio Branco incluiu a expansão, agora concluída, do Terminal Sul. Antes dos aterros realizados no local, principalmente na década de 1970, o mar chegava até a avenida. A antiga orla se deteriorou, e a Baía de Guanabara ficou mais distante. Agora, por iniciativa da Prefeitura, a orla está sendo revitalizada e ganhando novas funcionalidades.

No trecho norte da avenida, o projeto incluiu o entorno do Mercado São Pedro, a implantação de baias e novos pontos de ônibus no canteiro central, além de ciclovia, paisagismo e arborização. Na Praça Arariboia, houve a desobstrução e ampliação do espaço para as laterais norte e sul da Estação das Barcas, com tratamento paisagístico e espaços de contemplação para a Baía de Guanabara.

As obras também requalificaram as vias no entorno da Concha Acústica, o acesso de entrada do Campus Gragoatá da UFF e a Rua Coronel Tamarindo. As intervenções chegaram até a praça em frente ao Castelinho e outra em frente ao Clube Gragoatá.

Ampliação do bicicletário - A Prefeitura de Niterói iniciará em breve a ampliação do Bicicletário Arariboia. O número de vagas para bicicletas no local passará de 446 para 960. O equipamento também ganhará dispositivos para carregamento de bicicletas elétricas. O investimento total na obra é de R$ 1,1 milhão. O bicicletário é gerido pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta e conta atualmente com 18 mil usuários cadastrados.

Informações: O Dia

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Funcionamento do Sistema BRT será suspenso durante os domingos de dezembro


A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), informa que, devido aos serviços de manutenção que estão sendo realizados no sistema BRT (terminais e estações), somente o Terminal Mangueirão funcionará nos dias 15, 22 e 29 de dezembro.

A autarquia comunica que o Terminal Mangueirão funcionará com operação das linhas integradoras. Quanto aos ônibus troncais, estes irão trafegar juntamente com os ônibus convencionais pela pista lateral, fora da canaleta. A linha Paricás/Maracacuera fará a integração no Terminal Mangueirão nos referidos dias.

Informações: Prefeitura de Belém

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Prefeitura de Curitiba entrega 17 novos ônibus no Tatuquara

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

O prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito e prefeito eleito Eduardo Pimentel entregaram, nesta quinta-feira (12/12), no bairro Tatuquara, 17 novos ônibus, que vão circular em linhas na região Sul da cidade. Os veículos fazem parte de um pacote de 187 novos ônibus a diesel que serão entregues até o final do primeiro trimestre de 2025 para compor a frota do transporte coletivo da capital.

“É com muita alegria que estou aqui entregando esses ônibus aqui ao lado do Terminal Tatuquara. Temos ao lado uma Rua da Cidadania que é das mais ativas e mais frequentadas das dez que possui Curitiba, a UPA que nós abrimos há oito anos e que encontramos inclusive arruinada, esquecida, sem médicos e sem remédio. Essa rua aqui era um poeirão. O Tatuquara se transformou. Quando nós começamos, o Eduardo e eu, nós pensávamos muito num poema de São Francisco de Assis, que ele dizia com os seus frades, quando eles eram muito pobres e estavam começando. Fazer um pouquinho de cada vez. E quando terminar, parecerá que o que fizemos foi fazer o que antes parecia impossível. É isso que fizemos em Curitiba”, disse Greca.

Eduardo destacou os avanços na região, como a construção do Terminal Tatuquara, inaugurado em 2021, e a linha Tatuquara-Centro, que era um pedido antigo da população, que começou a funcionar em 2024. “Nessa linha, as pessoas, que antes tinham que ir ao Terminal Pinheirinho, estão economizando meia hora, 40 minutos todos os dias, com a ligação direta até o Centro. E é esse o meu compromisso para o próximo ano, um transporte público de qualidade e ainda mais eficiente” disse.

Segundo o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, os novos ônibus são modernos, menos poluentes e vão trazer mais conforto para o passageiro e também mais segurança no transporte coletivo. "Os ônibus padron são equipados com seis câmeras e os articulados com oito câmeras. Além disso são os que menos poluem no mundo entre os veículos a diesel”, disse o presidente da Urbs.

Dos 17 ônibus, 15 são tipo padron, da categoria Linha Direta (Ligeirinho), para até 90 passageiros. Os ônibus, na cor cinza, vão circular nas linhas 707 – Tatuquara/Centro; 607-Colombo/CIC; 700-Pinheirinho/Cabral e 304-Pinhais/Campo Comprido, 206 – Barreirinha/São José; e 702-Caiuá/Cachoeira. Outros dois articulados, na cor laranja, com capacidade para até 138 passageiros,  vão circular nas linhas 545-Trabalhador e 528-Boqueirão/Pinheirinho.

“Com o aumento da frota será possível fazer a integração entre Araucária e Fazenda Rio Grande e levar a linha Tatuquara-Centro até a o Jardim da Ordem, que também é uma demanda dos passageiros da região”, completou Maia Neto.

O anúncio deixou feliz a dona de casa Vania Maria Gregorovicz, moradora do Tatuquara há 25 anos. “É uma maravilha. Aqui no bairro foi feita muita coisa nestes anos. E vamos ter um ponto da linha Tatuquara no Jardim da Ordem. É muito importante para quem frequenta a escola, o posto de saúde da região”, completou.

Outros dois articulados, na cor laranja, com capacidade para até 138 passageiros,  vão circular nas linhas 545-Trabalhador e 528-Boqueirão/Pinheirinho.

Do total de 17 novos ônibus, 13 padron são carroceria Caio Millennium V e dois de carroceria Marcopolo G7, todos com chassi Volvo B 320R. Os dois articulados são carroceria Marcopolo Torino G7, chassi Mercedes Benz, O 500M. Os veículos foram adquiridos pelas operadoras do sistema. O valor do investimento é de R$ 19,5 milhões.

Euro VI
Todos os novos veículos são de motorização Euro VI/Conama P8, com o objetivo de reduzir a produção de poluentes atmosféricos, assegurar melhor qualidade do ar e minimizar os efeitos climáticos e impactos ao aquecimento do planeta

“Considerando a incorporação efetiva dos 187 ônibus com tecnologia Euro 6, a ser completada no primeiro trimestre de 2025, teremos uma redução de emissão anual em torno de 1.730 toneladas de CO2e (dióxido de carbono equivalente)”, ressalta Celso Ferreira Lucio, gestor da área de especificação e inspeção de frota.

“Perto do que temos atualmente os novos veículos vão reduzir expressivamente o nível de emissões. Temos certeza que os veículos irão atender muito bem a população da região”, disse Angelo Gulin, diretor operacional a autoviação Redentor.

Os veículos dispõem de dois espaços para cadeirantes e bancos estofados, sendo 20% dos assentos destinados a pessoas com deficiência. Também possuem sistema de monitoramento por câmeras, sinais sonoro e visual de fechamento das portas, plaqueta com o prefixo do ônibus em Braille, mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante.

Também possuem sistema de monitoramento por câmeras, sinais sonoro e visual de fechamento das portas, plaqueta com o prefixo do ônibus em Braille, mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante.

Além da iluminação interna em LED para melhor eficiência, todos os ônibus também estão equipados com tomadas USB para recarga das baterias de celular e ainda com calhas verticais nas janelas para que possibilitem a entrada e melhor circulação interna do ar em dias chuvosos.

Elétricos
Além de ônibus a diesel menos poluentes, a Prefeitura já adquiriu, neste ano, sete ônibus elétricos, com zero emissões, que estão em operação nas linhas Interbairros I e Água Verde, e programa a aquisição, para 2025, de 54 ônibus elétricos com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES).

Os recursos de R$ 380 milhões são do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. Os veículos, articulados, devem circular nas linhas Novo Inter 2 (piso alto) e Interbairros II (piso baixo).Segundo o presidente da Urbs, outros R$ 400 milhões estão garantidos do KfW Bankengruppe, o banco de Desenvolvimento da Alemanha, para a aquisição de mais 70 ônibus.

Estiveram presentes no evento o administrador da regional Tatuquara, Marcelo Ferraz Cesar; o diretor da área de operações da Urbs, Aldemar Venâncio Martins Neto; o gestor de fiscalização Claudinei Moro; o coordenador de fiscalização, Geovane da Silva; o coordenador do Centro de Controle Operacional da Urbs, Clodoaldo Valentim; o gestor da área de manutenção, Alceu Portela; o vereador Mauro Bobato; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; os diretores da empresa Redentor Sueli Gulin Calabrese e Acir Gulin, o gerente José Carlos Travain e funcionários da empresa.

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Linha Centro do Metrô do Recife tem problemas na rede aérea


A Linha Centro do Metrô do Recife precisou ser fechada por volta das 12h30 desta quinta (12) por conta de problemas na rede aérea. Passageiros que estavam no metrô próximo ao Terminal Integrado de Passageiros (TIP), área em que parte da fiação pegou fogo, ficaram sem poder sair do veículo por alguns minutos, antes de descerem em um ponto anterior ao da estação.

Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU),a Linha Sul não foi afetada e continua operando normalmente. Por conta da pane na rede aérea, foram ativadas as seguintes linhas emergenciais de ônibus: 2481 - TI CAMARAGIBE/TIP, 238 - TI Jaboatão/TI BARRO e 858 TI JOANA/TI AFOGADOS/TI BARRO.

Foto: Melissa Fernandes/Arquivo Folha de Pernambuco
Informações: Folha de Pernambuco

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Estado de SP vai contratar obras da Linha 19-Celeste para ligar Guarulhos a capital

O Metrô de São Paulo vai contratar as obras de implantação da Linha 19-Celeste, que vai ligar o Bosque Maia, em Guarulhos, ao Anhangabaú, na capital paulista. A empresa está elaborando o edital para iniciar ainda no primeiro trimestre de 2025 o processo licitatório de contratação do projeto executivo, implantação de sistemas e das obras civis de 17,6 km de vias, 15 estações e um pátio de manutenção.

A meta é assinar os contratos e começar a elaboração dos projetos executivos até o fim de 2025, possibilitando o início das obras em 2026. Após o início da construção, as obras devem ser concluídas em até 72 meses.

Essa licitação objetiva a contratação em três lotes, para realizar em conjunto o projeto executivo – que fornece o detalhamento técnico da construção – e a obra civil. O primeiro lote vai abranger um trecho com cinco estações e seis poços de ventilação (VSE) entre Bosque Maia e Itapegica, o segundo terá cinco estações e seis VSEs entre Jardim Julieta e Vila Maria, além do Pátio Vila Medeiros, enquanto o terceiro compreenderá cinco estações e seis VSEs de Catumbi a Anhangabaú.

A contratação também vai promover as adequações nas estações São Bento (Linha 1-Azul) e Anhangabaú (Linha 3-Vermelha), que serão conectadas à futura linha, além do fornecimento e implantação dos sistemas auxiliares, que envolvem escadas rolantes, elevadores, ventilação e detecção de incêndio, bem como energia para o funcionamento das estações.

A implantação da 19-Celeste já conta com o projeto básico, que foi concluído pelo Metrô em 2024, fornecendo os subsídios para a elaboração do edital das obras e sistemas. Esse projeto considerou um inédito estudo mercadológico feito pelo Metrô que agregou na concepção das estações as melhores formas de exploração comercial e imobiliária, em acordo com a região de cada estação, de forma a atrair investimentos e receitas não-tarifárias, promovendo também mais comodidade aos passageiros com serviços agregados.

A futura Linha 19 será uma importante ligação de Guarulhos, que é o segundo município mais populoso de São Paulo. Quando pronta, a linha terá 17,6 km de extensão e 15 estações e sua operação será definida futuramente pelo Estado. Sua estrutura também contará com 31 trens que vão transportar 630 mil passageiros por dia, que poderão ter o trajeto reduzido em até uma hora, e utilizar a conexão com outras três linhas de metrô (1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha), além da possibilidade de futuras conexões com linhas de trem.

O orçamento estimado para a Linha 19 é de R$ 19,5 bilhões, em investimento que será executado gradualmente ao longo de todo o período de implantação e abrangendo as obras civis, além de outras etapas que serão contratadas futuramente, como fornecimento de trens e sistemas de controle, bem como para as desapropriações necessárias.

Estações beneficiadas: Bosque Maia, Guarulhos-Centro, Vila Augusta, Dutra (Linha 2-Verde), Itapegica (5 primeiras em Guarulhos), Jardim Julieta, Vila Sabrina, Cerejeiras, Santo Eduardo, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Cerealista, São Bento (Linha 1-Azul) e Anhangabaú (Linha 3-Vermelha).

Informações: Governo de São Paulo

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