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Oferta de viagens de ônibus em Porto Alegre cresce 27% na comparação com 2021

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

A oferta de viagens no transporte coletivo em Porto Alegre aumentou 27% em comparação com novembro de 2021. A qualificação faz parte das ações do programa Mais Transporte, implantado no início de 2022, com o objetivo de melhorar o serviço prestado aos usuários do Sistema Municipal de Transporte Público e de Circulação.

Além da renovação da frota – com mais de 400 novos ônibus em circulação até o final deste ano e três linhas com 12 ônibus 100% elétricos – o aumento do número de viagens diárias é outro fator que traz maior conforto aos passageiros.

“Esse incremento é fruto de um trabalho diário dos nossos técnicos e visa qualificar o atendimento do transporte para o passageiro. Vamos continuar promovendo as melhorias necessárias para oferecer mais qualidade nos deslocamentos”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Somente neste mês de outubro deste ano foram adicionadas 411 viagens de ônibus a mais na tabela horária oficial de dias úteis. Como resultado desse incremento e o reforço nos horários de pico e noturno, a oferta de transporte passou a 13.409 viagens, o que resulta em 2.832 viagens a mais que no final de 2021, quando eram realizadas 10.577 viagens de ônibus por dia.

A ampliação da oferta é resultado da análise diária das equipes de planejamento da operação de transportes públicos da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) e da Secretaria de Mobilidade Urbana, em conjunto com o Centro de Controle Operacional de Transportes.

O monitoramento da frota de ônibus municipal, em tempo real, é feito por meio de novas tecnologias, como ferramentas de BI (business intelligence), a Inteligência de Negócios e Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS – Intelligent Transportation Systems) com acesso a informações importantes para a tomada de decisões estratégicas.

Cartão TRI

Para ter agilidade nos embarques nos ônibus, os usuários podem emitir, sem custo, o seu Cartão TRI de Passagem Antecipada do sistema de bilhetagem eletrônica, e fazer recargas pelo app TRI POA, disponível para smartphones ou tablets.

Os passageiros também podem adquirir no aplicativo uma passagem única em QR Code ou comprar até dez unidades, com pagamento por pix. Após a compra, o QR Code fica disponível dentro do aplicativo para ser apresentado ao validador ao passar na roleta do ônibus.

Localização – Para consultar a localização dos ônibus em tempo real, com GPS em 100% da frota, ou para planejar seus deslocamentos e se informar sobre as linhas e itinerários do transporte público, os usuários podem utilizar os aplicativos Cittamobi, Moovit, e TRI, o app do Cartão TRI, ou verificar as tabelas nos serviços de consulta disponíveis no site linhas.eptc.com.br e no aplicativo 156+POA.

Informações: O Sul

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Em SP, Linha 1788/51 terá seu ponto inicial e nome alterados a partir de segunda-feira, 2


A SPTrans informa que, a partir de segunda-feira (2), a linha 1788/51 Jd. Campo Limpo - Metrô Santana terá seu ponto inicial remanejado da Rua Amor Perfeito para a Praça Flor de Maio, na região do Tremembé, e seu nome passará a ser 1788/31 Jardim Fontális - Metrô Santana. A alteração visa o melhor  desempenho da linha e acomodação dos veículos.

Confira as alterações:

1788/31 Jardim Fontális - Metrô Santana
Ponto inicial: Praça Flor de Maio
Ponto final: Metrô Santana

Ida: Praça Flor de Maio, Avenida Nova Paulista, Rua Alfazema, Rua Amor Perfeito, prosseguindo normal até o Metrô Santana.
Volta: Metrô Santana, prosseguindo normal até a Rua Amor Perfeito, Rua Alfazema, Avenida Nova Paulista e Praça Flor de Maio.

A linha 1788/31 deverá utilizar o mesmo ponto inicial e final da linha 1788/10 Jd. Fontális - Metrô Santana.

Informações: SPTrans

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Curitiba terá 54 novos ônibus elétricos em 2025, promete Greca

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) liberou o repasse de R$ 380 milhões para a aquisição de mais ônibus elétricos, que vão circular na linha do Novo Inter 2. 

O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (28/11), pelo prefeito Rafael Greca, durante o seminário que celebra os 50 anos do BRT (Bus Rapid Transit), que acontece no período de 27 a 29/11, no Salão de Atos do Parque Barigüi. O sistema de canaletas exclusivas mudou o modo de deslocamento no transporte coletivo em Curitiba e inspirou mais de 190 cidades pelo mundo. 

“Curitiba avança na eletromobilidade e, nos 50 anos do BRT, modelo que consagrou a cidade como pioneira em solução para o transporte, afirma a excelência do ônibus rodoviário e agora, com o advento dos ônibus elétricos, nós vamos ter um modelo sustentável no nosso metrô de superfície, que são as nossas canaletas, que já somam 80 quilômetros", comentou Greca.

Atualmente, Curitiba já conta com sete ônibus elétricos em operação em duas linhas: seis nas linhas 010-Interbairros I (horário) e 011-Interbairros I (anti-horário) e um na linha 863-Água Verde.

54 ônibus elétricos
Os recursos de R$ 380 milhões são advindos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal e serão usados para comprar mais 54 veículos, que vão entrar em funcionamento em 2025.

Os veículos, articulados, devem circular nas linhas Novo Inter 2 (piso alto) e Interbairros II (piso baixo).

A primeira obra viária do projeto Novo Inter 2 foi concluída no mês de novembro de 2024. Trata-se da requalificação viária para a implantação do novo binário formado pelas Ruas Osmário de Lima e Engenheiro Alberto Monteiro de Carvalho, no Capão da Imbuia, e envolveram 3.937 metros de drenagem, 2.620 metros quadrados de novo pavimento em concreto – que é mais resistente e requer menos manutenção – e 5.240 metros quadrados de calçadas planas e seguras, com 132 rampas de acessibilidade. 

O Projeto Novo Inter 2 integra o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba e conta com US$ 106,7 milhões em financiamento do BID para expandir a capacidade e velocidade das linhas Inter 2 e Interbairros II.

Bonde puxado por mulas
Além de anunciar as boas novas, Greca conduziu os participantes do seminário a dar um mergulho na história da cidade, começando pelos primórdios, quando em 1887 a cidade inaugurou o seu primeiro bonde puxado por mulas, lançado pelo prefeito da época, Cândido Ferreira de Abreu.

“O mesmo Cândido de Abreu voltou a ser prefeito em 1915 e lançou os bondes elétricos, sobre trilhos. Depois, em 1952, isso acabou e vieram as lotações ou os ônibus rodoviários, os trilhos foram arrancados.  Passou esse tempo, veio o sonho, ou do metrô ou de um VLT, mas daí se descobriu que um quilômetro de metrô custa mil, um quilômetro de VLT custa cem, mas um quilômetro de BRT custa um”, relatou o prefeito. 

Virada aconteceu em 1974
Greca citou que Curitiba passou a ser vanguarda no transporte coletivo a partir de 1974, quando o então prefeito Jaime Lerner, acompanhado de outros visionários como Rafael Deli, Moreira Garcês, Lubomir Ficinski, Franchette Rischbieter, Nicolau Kluppel, entre outros, implantou o sistema de canaletas exclusivas para os ônibus expressos com embarque em nível.

“Imediatamente, após Jaime Lerner, que eu tive a honra de suceder como prefeito, em 1993, na ocasião dos 300 anos de Curitiba, incorporei o BRT como modelo de mobilidade para a capital, que foi copiado por 190 cidades do mundo. A história mostrou que estávamos no caminho certo. Agora abraçamos a eletromobilidade, porque a Terra é uma só e não existe planeta B e por isso investimos na sustentabilidade”, frisou Greca.

Nova concessão do transporte
O vice-prefeito Eduardo Pimentel também participou do seminário 50 anos do BRT. Eduardo integrou o painel BRT – Nascido em Curitiba, ao lado de Ilana Lerner (Instituto Jaime Lerner), Ogeny Pedro Maia Neto (presidente da Urbs) e Maurício Gulin (empresário e integrante da diretoria do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba-Setransp).

Para Eduardo, Curitiba tem uma grande missão no ano que vem, que é a nova concessão do transporte coletivo.

“A nova concessão do transporte coletivo tem que ser discutida por todas as partes, com a Urbs, com o Ippuc, com os operadores, com o BNDES, que já está fazendo este trabalho, para que a gente possa aproveitar essa janela da oportunidade e trazer grandes ideias, fortalecer o nosso transporte coletivo, que é referência mundial e precisa continuar sendo”, avaliou o vice-prefeito.

Três pontos
Para Eduardo, existem três pontos que devem ser observados nesse processo.

“O primeiro ponto é consolidar a eletrificação da frota e a descarbonização que faz parte das metas de sustentabilidade de Curitiba. O segundo ponto é reduzir o tempo de percurso com obras de infraestrutura e dar mais conforto ao usuário com ônibus modernos e climatizados. E não menos importante é trabalhar por uma tarifa justa, de acordo com o bolso do trabalhador”, resumiu o vice-prefeito.

Ele também comemorou a escolha de realizar um seminário internacional sobre transporte coletivo em Curitiba.

É uma alegria que este evento esteja acontecendo aqui em Curitiba. Foi aqui que nasceu a ideia que se disseminou por 190 cidades do Brasil e várias partes do mundo. Os desafios que nós temos agora são os dos próximos 50 anos do BRT e do transporte coletivo de forma geral, as suas integrações com outros modais, com integração com a região metropolitana. É uma oportunidade única abrir esta discussão nesse evento”, pontuou Eduardo.

Atrativos para o usuário
Para o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, a marca dos 50 anos do BRT é esforço de Curitiba pela inovação no transporte coletivo, tanto com a sustentabilidade, com a chegada dos ônibus elétricos, quanto dos novos projetos de infraestrutura e modernização do sistema.

“Nós temos seis corredores de BRT na cidade. Vamos concluir o último, que é o da Linha Verde em dezembro deste ano. Já entregamos o corredor do Ligeirão Norte-Sul, ligando o Pinheirinho ao Santa Cândida e, paralelamente, criamos várias comodidades para o usuário no sistema de bilhetagem, como pagamento com cartões de débito e crédito, smartphone, porque o grande desafio é atrair o usuário para sistema”, comentou Ogeny.

O mundo em Curitiba
Promovido pela Urbanização de Curitiba (Urbs), CWBUS e UITP (Associação Internacional de Transporte Público), o seminário discute, entre 27 e 29 de novembro, o impacto do BRT no planejamento das cidades e o futuro do sistema. O evento reúne especialistas em transporte para discutir os riscos climáticos e as soluções encontradas para reduzir o impacto do transporte coletivo na geração de emissões, inovações e gestão pública dos sistemas de mobilidade urbana.

Participam técnicos da Urbs, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e representantes de governos de vários países, como Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai, Equador, Costa Rica, México, Arábia Saudita, Bélgica, Canadá, China, Nigéria, Panamá, Polônia, Portugal, Ruanda, República Tcheca, Senegal, Emirados Árabes, Estados Unidos, Espanha, França, Filipinas, Guiné, Itália, Líbano, Malásia, Suécia, Suíça, Tunísia e Turquia.

Informações: URBS

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Conheça o trem-bala que vai ligar SP ao RJ

Daqui a pouco menos de oito anos (mais precisamente em junho de 2032), os estados de São Paulo e Rio de Janeiro terão uma ligação por trem-bala. As obras, contudo, ainda não se iniciaram: segundo o contrato de adesão, espera-se que a desapropriação das áreas onde a ferrovia irá passar comece em dezembro de 2025.

Sob fiscalização da Agência nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o projeto é da TAV Brasil e foi assinado em março do ano passado. A empresa terá direito de explorar a ferrovia por 99 anos.

Trem-bala circulando

A ferrovia terá extensão de 417 km e serão quatro estações próprias: São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Volta Redonda (RJ) e Rio de Janeiro (RJ). Para facilitar a mobilidade dos passageiros entre trens e metrôs já existentes, o trem-bala terá ligação com o Trem Intercidades (TIC) já em São Paulo (SP), que deve começar a operar em maio de 2031.

Ele também será ligado à Linha 6 – Laranja do Metrô de São Paulo, à Linha 7 – Rubi da Companhia Paulista de Trens Urbanos (CPTM) e ao Ramal Santa Cruz, da SuperVia no Rio de Janeiro (RJ).

As obras, efetivamente, devem começar apenas em dezembro de 2031, levando cerca de um ano e meio para serem concluídas.

A TAV Brasil detalhou, ao Olhar Digital, alguns dados interessantes sobre o futuro trem-bala:

A ferrovia terá, ao todo, 417 km de extensão;
O percurso ligará as capitais de ambos os estados;
A velocidade média do trem-bala deverá ser de 350 km/h;
A essa velocidade, espera-se que o trajeto SP-RJ leve apenas 1h45;
Como dito, serão, ao menos a princípio, quatro estações: a de São Paulo (SP) será construída no bairro Água Branca; a do Rio de Janeiro, na Zona da Leopoldina; além da de São José dos Campos (SP) e Barra Mansa/Volta Redonda (RJ);
Além disso, estão previstas estações intermediárias em Guarulhos (SP), Jacareí (SP), Taubaté (SP), Aparecida (SP) e Rezende (RJ);
Espera-se que mais de 25 milhões de pessoas por ano sejam transportadas pela composição;
A empresa afirma também que um dos diferenciais do projeto é sua sustentabilidade. “A emissão de CO₂ do TAV [trem de alta velocidade] é consideravelmente menor que a de transportes, como automóvel, ônibus e avião. A economia em emissões equivale a uma área de floresta de 225 km² ao ano, do tamanho do município de Recife [PE]”, explica;
Segundo a TAV Brasil, no momento, o projeto está em fase de elaboração do Estudo de Impactos Ambientais (EIA-RIMA) para obtenção da licença ambiental;
O custo estimado da obra é de R$ 50 bilhões.

Informações: Olhar Digital

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Sistema BRT não funcionará neste domingo (1) em Belém


A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), informa que o sistema BRT (terminais e estações) não funcionará neste domingo, dia 1º de dezembro, para realização de manutenção preventiva do sistema.

A autarquia comunica que a exceção será o Terminal Mangueirão, que funcionará com operação das linhas integradoras, com ônibus convencionais e os troncais, que vão trafegar pela pista lateral, fora da canaleta.

Mudança que garante ganho extra aos taxistas, eleva a tarifa em 20% inclusive para corridas durante o dia, e seguirá até o feriado de 1º de janeiro. Saiba qual o valor que será cobrado com a tarifa reajustada

A única mudança fica por conta da linha Paricás/Maracacuera, que realiza integração no Terminal Maracacuera e, neste domingo, fará no Terminal Mangueirão.

Informações: Diário do Pará

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Linhas Recife/Porto de Galinhas terão ajustes operacionais


Com a chegada do verão e a intensificação de pessoas procurando as praias do litoral pernambucano, a Coordenadoria de Comunicação e Imprensa do Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, informa que a partir da próxima segunda-feira (02), para os dias úteis, sábados e domingos, as linhas 191 – Recife/ Porto de Galinhas (N. Sra. do Ó) e 195 – Recife/ Porto de Galinhas (Opcional) vão ter ajustes operacionais no itinerário, rotação, inversão de terminal e mudança de garagem.

A linha 191 fará terminal e viagens iniciais com saída no Terminal Cais de Santa Rita, no Recife, com itinerário passando a atender à Av. Conde da Boa Vista. Já a linha 195, terá acréscimo de 01 veículo para atender às demandas das praias, que aumentam no verão, e também fará terminal e viagens iniciais com saída no Terminal Cais de Santa Rita.

Em caso de dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511/5518.

Informações: GRCT

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Mercedes-Benz inicia ampliação da fábrica de ônibus no Brasil

A Mercedes-Benz começa a expandir sua fábrica de ônibus em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Conforme o gerente da linha de produção da empresa, Alexandre Nunes, o novo espaço será destinado à nova linha de ônibus elétricos da fabricante.

Por ora, a Mercedes-Benz produz na planta o chassi elétrico eO500U. Porém, já anunciou que em breve dará início à produção da versão articulada, batizada de eO500UA. Além disso, a ampliação da fábrica visa a produção de futuras novas linhas de ônibus elétricos.

Além disso, outra novidade é que a nova área também terá o espaço para a realização dos testes com os veículos após saírem da linha de montagem. Seja como for, o objetivo é permitir a avaliação tanto dos modelos elétricos quanto dos com motores a diesel.

Fábrica 4.0
Seja como for, a fábrica de chassis de ônibus da Mercedes-Benz atende aos preceitos da indústria 4.0. E ocupa uma área de 48 mil m².

O local é subdividido entre a linha de produção de chassi para ônibus urbano, o que compreende a fabricação dos modelos convencionais Padron. Assim como micro-ônibus e o chassi para o transporte de valores. 

Já uma outra parte da fábrica é dedicada à montagem dos ônibus rodoviários. E dos urbanos articulados e biarticulados.

Conforme Nunes, a linha recebe essa divisão, porque a produção dos veículos menores é mais simples frente aos rodoviários e articulados que contam com peças modulares e soldadas durante o processo de produção.

Seja como for, atualmente 80% dos veículos feitos na planta são rodoviários, devido à sazonalidade do período de férias que se aproxima. Levado também pelo aquecimento do turismo. 

Todavia, no resto do ano, 80% da produção é direcionada aos chassis urbanos. Afinal, a Mercedes-Benz tem mais de 50% desse mercado. 

Informações: Estradão

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Aplicativo permite acesso a horários, rotas e conexões do VLT Carioca

Os passageiros do VLT Carioca agora contam com uma nova ferramenta para planejar suas viagens e acompanhar a chegada dos trens às estações e paradas. Por meio de uma parceria entre a transmissão do VLT e o aplicativo Cittamobi , os usuários podem conferir em tempo real o cronograma estimado das próximas composições, otimizando o planejamento de suas rotas.

Com funcionalidades que incluem informações sobre conexões com outros modais de transporte, o aplicativo busca melhorar a mobilidade urbana e oferecer mais conveniências aos passageiros, permitindo o planejamento integrado das rotas antes mesmo de sair de casa.

Funcionalidades do aplicativo
O Cittamobi traz diversos recursos que vão além do monitoramento em tempo real dos trens do VLT. Entre as principais funções estão:

  • Planejamento de rotas integradas com diferentes modais de transporte que fazem conexão com o VLT.
  • Localização de estações próximas.
  • Recarga de boletos diretamente pelo app.
  • Pagamento por aproximação via Bluetooth.
  • Atendimento digital para resolver questões relacionadas aos cartões de transporte.
  • Canal para envio de feedbacks sobre o sistema de transporte público.

Inclusão e acessibilidade
Pensando nas necessidades de pessoas com deficiência visual, o aplicativo oferece uma versão especial chamada Cittamobi Acessibilidade , equipada com recursos como o VoiceOver , que fornece descrição falada das informações sobre paradas e horários.

Para Silvia Bressan , diretora do VLT Carioca, a novidade reforça o compromisso da entrega em oferecer um transporte público mais acessível e eficiente.

“A parceria com o Cittamobi fortalece a nossa missão de oferecer um transporte público de qualidade, com foco na acessibilidade e na comodidade dos passageiros que utilizam o modal” , afirmou a diretora.

Disponibilidade
Os aplicativos disponíveis gratuitamente para iOS e Android , podendo ser baixados nas lojas oficiais dos sistemas operacionais ou acessados ​​pelo site oficial do Cittamobi ( www.cittamobi.com.br ).

Informações: Diário do Rio

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