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Pessoas com deficiência podem renovar benefícios de isenção do Cartão TRI até sexta-feira

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Pessoas hipossuficientes com deficiência permanente física, mental, auditiva ou visual e seus acompanhantes podem encaminhar a documentação para renovação do Cartão TRI até sexta-feira, 29. O benefício de isenção tarifária, que já havia sido prorrogado pelos decretos municipal 22.647/2024 e estadual 57.596/2024. 

“É importante que os beneficiados não deixem para a última hora para renovar suas isenções. Os interessados podem procurar o posto de atendimento para encaminhar a documentação e garantir o benefício”, ressalta o diretor-presidente substituto da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Flávio Caldasso. 

As informações sobre a documentação necessária para a obtenção do auxílio estão disponíveis na página de Isenções e benefícios no transporte coletivo ou pelos números 118 e 156 da Central de Atendimento ao Cidadão. O atendimento é 24 horas, sete dias por semana, mesmo em feriados.

O Posto de Atendimento para Pessoas com Deficiência e Idosos da EPTC funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), na avenida João Pessoa, 1105.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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Em Cuiabá, Motoristas participam de capacitação para atendimento a pessoas com deficiência

Motoristas que atuam no transporte coletivo de Cuiabá participaram de uma capacitação voltada ao atendimento de pessoas com deficiência (PCDs). A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), trabalha em parceria com as empresas de ônibus para garantir um atendimento de excelência e serviços de qualidade à população. Na última semana, o treinamento foi direcionado aos motoristas da empresa Caribus, mas o processo de qualificação já contemplou colaboradores de outras empresas, como a Rápido Cuiabá, que realizou o treinamento há cerca de dois meses.

“Essa capacitação é realizada anualmente e inclui todos os motoristas do sistema. Atualmente, cerca de 800 motoristas recebem esse treinamento, assegurando que 100% dos profissionais estejam aptos a atender com respeito e eficiência os usuários com necessidades especiais”, informou o diretor de Transportes da Semob, Nicolau Budib.

O curso, ministrado na garagem da Caribus, foi dividido em aulas teóricas e práticas. Durante o treinamento, os motoristas participaram de simulações que os colocaram na perspectiva de pessoas com deficiência, promovendo empatia e compreensão sobre as necessidades específicas desse público. A frota atual de Cuiabá é composta por 360 veículos, sendo 100% equipada com elevadores para pessoas com deficiência.

“Essas capacitações reforçam a importância de um atendimento humanizado e cuidadoso, com orientações sobre como proceder em diferentes situações e os cuidados necessários para garantir conforto e segurança aos usuários com deficiência”, concluiu a secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni.

Informações: Prefeitura de Cuiabá

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SPTrans muda temporariamente o itinerário da linha 9717/10 Jd. Almanara - Metrô Santana na Zona Norte


A SPTrans informa que, a partir da 0h01 da quarta-feira (27), a linha 9717/10 Jd. Almanara - Metrô Santana terá o seu itinerário alterado devido à interferência viária em Santana, na Zona Norte. 

Confira a mudança:

9717/10 Jd. Almanara - Metrô Santana

Ida: Av. Dep. Cantidio Sampaio, prosseguindo normal até a Rua Antônio Nascimento  Moura, Av. Brás Leme, Av. Santos Dumont, Praça Campo de Bagatelle, Rua Paineira do Campo, prosseguindo normal até a Rua Ezequiel Freire.

Volta: Rua Ezequiel Freire, prosseguindo normal até a Rua Alfredo Guedes, Rua Voluntários da Pátria, Rua Santa Eulália, Av. Santos Dumont, Pça. Heróis da Força Expedicionária Brasileira, Av. Brás Leme, Rua Marambaia, prosseguindo normal até a Av. Dep. Emílio Carlos.

Atenção
 
Sentido Centro

Os passageiros que utilizam os pontos localizados na Rua Brazeliza Alves de Carvalho, 113 e 323 e Av. Olavo Fontoura, 1400 terão como opção a parada localizada na Av. Brás Leme, 1000. Já os que utilizam a parada localizada na Av. Olavo Fontoura, 327 terão como opção o ponto da Rua Paineira do Campo, 45.
 
Sentido bairro

Os passageiros que utilizam os pontos localizados na Av. Olavo Fontoura, 327, 650 e 656 terão como opção a parada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1099. Já os que utilizam a parada localizada na Av. Olavo Fontoura, 1400, 2134 e 2222 terão como opção o ponto da Rua Marambaia, 321.

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

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Aquático-SP transportou 187 mil passageiros em seis meses de operação

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

O Aquático-SP transportou 187 mil passageiros nos seis primeiros meses de operação. O primeiro transporte hidroviário público da cidade de São Paulo iniciou suas atividades em 13 de maio e, desde então, já realizou mais de 8,3 mil viagens. O modal beneficia 385 mil pessoas dos bairros Grajaú, Cocaia e Pedreira, na Zona Sul, com uma ligação mais rápida entre os bairros Cantinho do Céu e Mar Paulista, onde estão localizados os Terminais Hidroviários. A viagem, que é feita de ônibus em cerca de 1h20 minutos, dura 17 minutos com as embarcações do Aquático-SP pelas águas da Represa Billings.

Nesses seis meses, a operação do Aquático-SP foi ampliada. Na semana da inauguração, o transporte de passageiros era realizado entre às 10h e 16h por duas embarcações. Atualmente o atendimento à população é realizado das 5h às 21h e cinco barcos são utilizados na operação. Esse horário de funcionamento foi adotado a partir de 30 de setembro. Nesse mês de novembro, considerando os dez primeiros dias de operação, a média é de 1.370 pessoas transportadas por dia.

Das cinco embarcações do Aquático-SP, duas têm capacidade para 60 pessoas, o Bororé I e o Santo Amaro. Ambas com ar-condicionado, tomadas USB, conexão de internet, espaço para duas cadeiras de rodas, sanitário acessível para pessoas com mobilidade reduzida e área para bicicletas.  Desde o primeiro dia de operação já foram transportados mais de 570 passageiros com bicicletas. Duas embarcações levam até 30 passageiros, o Biguá 1 e o Biguá 2. E o barco Apurá tem capacidade para 47 pessoas. As viagens são realizadas somente com passageiros sentados.

Economia de tempo
A ligação entre os terminais Cantinho do Céu e o Parque Mar Paulista Bruno Covas é realizada em um percurso de 5,6 quilômetros. O Aquático-SP trouxe significativa redução nos deslocamentos da população rumo a regiões como Santo Amaro e o Centro da cidade. O que possibilitou importante ganho na qualidade de vida das pessoas. É uma hora a menos no trânsito em cada um dos períodos do dia. Isto é, para as pessoas que utilizam o Aquático-SP na ida e na volta são duas horas que podem ser utilizadas para ficar mais com a família, descansar, estudar e até mesmo para o lazer.

Integração
E, para garantir a conexão e integração com o restante do sistema de transporte da cidade, foram criadas duas linhas de ônibus. Ambas são operadas com ônibus elétricos a bateria, reforçando a proposta de um transporte sustentável. A linha 627M-10 faz a ligação entre o Terminal Hidroviário Mar Paulista e o Terminal Santo Amaro, onde o passageiro encontra mais de 60 opções de linhas para toda a cidade ou o sistema metroferroviário. Já a linha 606C-10 é circular no bairro Cantinho do Céu, integrando o Terminal Hidroviário Cantinho do Céu aos demais itinerários que atendem o bairro. Desde o início da operação do Aquático-SP, as duas linhas já transportaram mais de 210 mil passageiros.

Os terminais Hidroviários Cantinho do Céu e o Parque Mar Paulista Bruno Covas  são operados pela concessionária SPS VivaCidade - responsável pela operação de outros dez terminais urbanos da cidade, inclusive o Terminal Santo Amaro, com o qual é feita integração por ônibus. Os terminais contam com sinalização moderna, banheiros, bilheteria e bicicletário com 50 vagas cada um.

Informações: SPTrans

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Começa a operar nova linha de ônibus entre Colombo e Curitiba

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) comunica o início de operação, nesta terça-feira (19), da nova linha S02-Roça Grande/Linha Verde. Essa rota ligará o Terminal Roça Grande, em Colombo, à recém-inaugurada Estação-Tubo Solar, em Curitiba, criando uma conexão estratégica entre a Região Metropolitana e a Capital.

A nova linha contará com 37 viagens por dia, beneficiando mais de 3 mil usuários diariamente. Com trajetos diretos pelos bairros Jardim Osasco e Campo Pequeno, a operação atenderá uma demanda importante de passageiros que necessitam acessar serviços essenciais na região.

Para o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, a iniciativa reflete o compromisso da agência em melhorar a mobilidade metropolitana. “Acompanhamos de perto a operação do transporte coletivo ouvindo as principais demandas da população. A conexão do Terminal Roça Grande com a Linha Verde amplia as opções de deslocamento para os moradores, oferecendo mais rapidez e eficiência no transporte diário. Isso significa mais qualidade de vida para quem depende desse serviço”, destaca.

A linha metropolitana S02 também se integrará com outras importantes linhas urbanas e alimentadoras, como a 350-Solar/Pinheirinho e a 361-Augusto Stresser, além dos alimentadores 213-São João e 212-Solar, facilitando ainda mais o deslocamento dos usuários entre Colombo e Curitiba.

Gilson Santos ressalta que a Amep está em constante processo de adaptação e aprimoramento do transporte coletivo metropolitano que atende Colombo. Recentemente, foi a retomada a linha B72-Colombo/Guadalupe (via T. Roça Grande), que agora tem ligação direta à sede do município, e o aumento de horários dos alimentadores S12-Parque Embu, S14-Ana Rosa e S15-Santa Tereza.

Também foi criada a linha B06-Guaraituba/Rui Barbosa (via T. Maracanã - Semidireto), que facilita o acesso ao centro de Curitiba, passando pela Avenida Marechal Deodoro e Praça Rui Barbosa.

Informações: Governo do Paraná

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Em BH, Pontos de ônibus da Área Central terão linhas reorganizadas nesta quinta (21)


A Prefeitura de Belo Horizonte realiza nesta quinta-feira (21) uma reorganização de linhas do transporte coletivo em dois pontos de ônibus na Avenida do Contorno, próximo ao Viaduto da Floresta e em um ponto na Rua dos Tamoio. As linhas da Estação José Cândido da Silveira serão transferidas para a Rua Gustavo da Silveira. Os ajustes são importantes para o melhor dimensionamento e capacidade dos pontos e também para agrupar as linhas de acordo com os destinos dos passageiros.

A sinalização com as linhas dos pontos de ônibus está sendo atualizada e também seguindo uma padronização de acordo com as cores da frota dos veículos. Confira os pontos que vão receber as alterações:

Avenida do Contorno, 1343:

· Passa a atender as linhas 1502, 4802A, 8205,9205, 9211,9405,9414 e 9502.

Avenida do Contorno, 1341:  

· Passa a atender as linhas 8102, 8103, 8106, 8107,8108, 8405, 9104, 9105, 9209, 9210 e 9410.

Rua dos Tamoios, 311:

· Passa a atender a linha 9407. Essa linha deixa de parar na Rua dos Tamoios, 213.

Linhas da Estação do José Cândido da Silveira

As linhas 821, 822, 823 e 9550 serão transferidas da Estação José Cândido da Silveira e vão contar com novo ponto de embarque e desembarque na Rua Gustavo da Silveira, 1890, ao lado da estação.

Além disso, a linha 821 terá seu ponto final mudado para a Rua Tizu, 175, no bairro Goiânia. A linha 822 terá o atendimento ampliado até o bairro Santa Inês, tendo seu ponto final localizado na Rua Conceição do Pará, 1726.  

A linha 823 contará com novo atendimento no pico da manhã, entre 4h e 7h18, no sentido bairro/Estação São Gabriel, com partidas da Rua Pallas Athena, no bairro Vitória. O objetivo é melhorar a regularidade na operação da linha e oferecer mais qualidade na prestação do serviço para os usuários.

Cartazes serão afixados nos pontos e dentro dos ônibus para informar aos passageiros das linhas alteradas. Os itinerários, pontos de embarque e desembarque e os quadros de horários dos ônibus podem ser consultados no portal pbh.gov.br/bhtrans.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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EPTC realiza pesquisa sobre qualidade do transporte coletivo

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em conjunto com a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), começa, nesta quinta-feira, 21, a aplicação da pesquisa Qualiônibus, que tem como objetivo ouvir os usuários do transporte sobre o serviço e, a partir das opiniões, promover a qualificação do serviço. Neste ano, a pesquisa será feita por uma empresa terceirizada contratada, a KS Consultoria. O levantamento é realizado anualmente em parceria com a WRI Brasil.

“Pedimos que as pessoas atendam os pesquisadores, pois os resultados são um pilar importante para seguirmos qualificando o transporte coletivo”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

A pesquisa de satisfação contemplará todo o sistema de transporte em diversas linhas, paradas, estações e grandes e pequenos terminais. As entrevistas serão feitas das 5h às 20h num período de 15 a 20 dias e têm por objetivo a avaliação do sistema de transporte público de modo abrangente, avaliando a percepção dos usuários quanto a conforto, tarifas, segurança e outras características em níveis de satisfação. Entre os questionamentos estão o perfil do usuário, satisfação sobre o uso, conforto dos pontos de ônibus e terminais e paradas de ônibus.

Durante o ano de 2023 , o Índice de Satisfação Geral foi de 5,9. O número representa mais do que a meta projetada em 2020, que era de 5,7 quando foi feita a projeção até 2024. Os entrevistadores estarão identificados com um colete azul escrito "Pesquisa" nas costas e com o logotipo da empresa contratada, a KS Consultoria, na frente.

QualiÔnibus - O Programa QualiÔnibus tem por objetivo qualificar o serviço de transporte coletivo por ônibus. Desenvolvido pelo WRI Brasil com o apoio financeiro e conceitual da FedEx Corporation, o programa visa atrair e manter clientes do sistema, melhorar a mobilidade e tornar mais sustentável o transporte nas cidades. O QualiÔnibus é formado por cinco ferramentas (Pesquisa de Satisfação, Indicadores de Qualidade, Grupo de Benchmarking, Dia Um de Operação e Segurança em Primeiro Lugar).

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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Novos ônibus são apresentados à população em Limeira


O prefeito Mario Botion e o secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Oliveira, acompanharam na manhã desta terça-feira (19) a apresentação dos novos veículos do transporte coletivo da Sou Limeira (Sancetur). Os veículos foram apresentados à população na Praça Toledo Barros. São 25 ônibus que entram em operação no processo de renovação da frota.


Também foram entregues duas novas vans adaptadas para pessoas com deficiência, para o sistema porta a porta, totalizando 11 veículos – no contrato, são previstas sete vans. “Desde o início da nossa primeira gestão, temos nos preocupado com o transporte público de qualidade. Somente em 2024, foram 49 novos ônibus, renovando a frota com veículos deste ano”, afirmou Botion.

Acompanharam a apresentação o diretor Operacional da Sancetur, Marcelo Santana, e o gerente Operacional da Sancetur, Antônio Teodoro dos Santos.

Informações: Prefeitura de Limeira

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