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Prefeitura de Salvador fará pesquisa sobre a qualidade do transporte coletivo

terça-feira, 5 de novembro de 2024

A Prefeitura de Salvador vai fazer uma pesquisa com os usuários sobre a qualidade do transporte coletivo por ônibus. A pesquisa é através da Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), em parceria com a Associação das Empresas de Transporte de Salvador (Integra) e o WRI Brasil e começará nesta terça-feira, 5 de novembro.

De acordo com a Semob, a pesquisa será aplicada em diversas linhas de ônibus e do BRT Salvador durante os dias úteis entre as 5h30 e 19h30.

Os passageiros responderão a um questionário que avalia 16 fatores da qualidade do sistema, incluindo disponibilidade, rapidez, confiabilidade, conforto nos pontos de ônibus e dentro dos veículos, segurança pública e em acidentes, exposição a ruído e poluição, além de itens sobre atendimento, informações, formas de pagamento e custos.

Para o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller, a pesquisa oferece aos usuários a oportunidade de contribuir com sugestões de melhorias. “Essa vai ser uma importante oportunidade para que os usuários dos sistemas de transporte público do município possam avaliar a qualidade dos serviços e contribuir para a cidade”, ressaltou.

Esta é a segunda vez que Salvador aplica a pesquisa QualiÔnibus – ferramenta que também é usada por outras capitais, como Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza e Recife. A Prefeitura de Salvador faz parte do grupo desde 2019.

Informações: A Tarde

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Novas estações-tubo aumentam a capacidade do transporte público em Curitiba

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Os serviços de instalação na Linha Verde das estação-tubo Solar, no Bairro Alto, e Jardim Botânico, no bairro de mesmo nome, estão na reta final para a expansão do transporte público e a integração da cidade. A previsão é que as duas paradas para embarque e desembarque de passageiros dos ônibus sejam entregues em novembro.

A Estação Solar fica entre a Rua Moreno Roseira Penteado de Almeida e a Avenida Francisco M. Albizu, no trecho que vai do Viaduto Alberico Flores Bueno ao Conjunto Solar, entre a loja Daju e o Atacadão. Já a Estação Jardim Botânico fica na altura do número 8.300 da Linha Verde, no viaduto sobre as avenidas Prefeito Maurício Fruet e Presidente Affonso Camargo.

As duas novas estações-tubo têm 30 metros de comprimento e capacidade para aproximadamente 753 passageiros cada uma.

As estruturas tubulares de vidro e metal possuem acessibilidade, amplo espaço e plataformas elevadas para facilitar o embarque e desembarque dos passageiros. Contam também com sinalização clara e painéis eletrônicos que mostram os horários dos ônibus, além de um sistema evaporativo para a renovação do ar interno.

Além disso, as estações são cercadas por áreas de calçadas bem-cuidadas, incentivando o uso do transporte público e a mobilidade urbana sustentável. O trabalho para a implantação da nova estação-tubo é coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

Obras de infraestrutura
Antes da instalação das estruturas metálicas que formam as novas paradas de ônibus do sistema de transporte coletivo, foram executadas obras de infraestrutura viária no local. Na Estação Solar, dentro do Lote 4.1 da Linha Verde Norte, foram realizadas a pavimentação em concreto da canaleta exclusiva para os ônibus, pavimentação em asfalto das vias locais, execução de calçadas, implantação de canteiros com plantio de grama e obras de iluminação pública.

Na Estação Jardim Botânico, foram feitas calçadas, implantação de canteiros com plantio de grama e obras de iluminação pública.

Demanda histórica
As novas estações-tubo trarão mais conforto e segurança para os usuários do sistema de transporte público, atendendo a uma demanda histórica da população. O casal Graciele Celestina da Silva dos Anjos e Edmilson Francisco, moradores do Bairro Alto, comemora a implantação da nova estação-tubo e as melhorias viárias realizadas no bairro.

“Depois que a Prefeitura retomou as obras, elas aconteceram em um bom ritmo e o bairro melhorou. Além do transporte melhor e mais perto de casa, que vai facilitar as idas ao Sítio Cercado, ao Centro e ao Cabral, todo o entorno melhorou, ficou mais seguro com calçadas e ciclovias”, contou Graciele.

Cinco novas estações
O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, destaca que a conclusão das obras de infraestrutura viária no trecho da Linha Verde Norte (lote 4.1) possibilitou a instalação de cinco conjuntos de estações-tubo em ambos os sentidos do eixo de transporte. Além da Solar e Jardim Botânico, as estações Atuba, Avenida das Torres e Universidade Federal do Paraná – Centro Politécnico estão em fase final de execução.

“Com o progresso da Linha Verde Norte, pudemos avançar em novos contratos para garantir, além das estações Solar e Atuba no Lote 4.1, a entrega de outras três paradas (Avenida das Torres, Jardim Botânico e Centro Politécnico) em lotes finalizados em outras gestões, mas que ainda aguardavam a implantação das estações-tubo”, explica o secretário Rodrigo Araújo Rodrigues.

De acordo com Rodrigues, a conclusão das estações Atuba, Avenida das Torres e Centro Politécnico está programada para dezembro.

Informações: XVCuritiba

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Rio cria nova linha de ônibus ligando Pavuna ao Terminal Sulacap

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), lança, na próxima quarta-feira (6/11), uma nova linha: a 799, que ligará Pavuna e o Terminal Sulacap. Esse serviço substituirá a linha SP399 e ampliará o trajeto que antes terminava no Terminal de Deodoro.


O objetivo da ampliação da rota é atender a região da Avenida Albérico Diniz, no Jardim Sulacap, estendendo-se até o BRT Transbrasil, o BRT Transolímpica e Guadalupe.

Pelo planejamento atual, a linha deverá realizar 44 viagens durante a semana, 31 aos sábados e 28 aos domingos. O funcionamento é das 4h15 às 0h10 de segunda a sexta, das 4h às 05h aos sábados e das 23h50 às 17h aos domingos.

São 194 serviços de ônibus retomados ou criados na cidade desde 1º de junho de 2022, quando entrou em vigor o acordo legal firmado entre a Prefeitura, os consórcios de ônibus e o Ministério Público Estadual. O plano operacional visa regularizar progressivamente o serviço de ônibus para atender todas as regiões da cidade.

Conforme estabelecido no acordo judicial, além da receita da tarifa paga pelos passageiros de R$ 4,30, os consórcios recebem um valor adicional pelo serviço efetivamente prestado com base no quilômetro percorrido. A Câmara Municipal certifica a quilometragem percorrida através de GPS.

Plano operacional da linha 799 (Pavuna – Terminal Sulacap)

Itinerário:

* Metrô Pavuña
* Praça N. ​​Sra.
* Rua Alcobaça
* Rua Marcos de Macedo
* Avenida Brasil
* Estação BRT Guadalupe
* Terminal Deodoro
* Avenida Duque de Caxias
* FAETEC Marechal Hermes
* Rua Xavier Curado
* Praça São Jorge
* Jardim Sulacap
* Terminal Sulacap

Informações: Prefeitura do Rio

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Presidente da CBTU diz que é possível ter uma melhora no serviço do Metrô do Recife sem a privatização do sistema

O diretor-presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), José Marques, esteve na Capital pernambucana, nesta quinta-feira (31), para o lançamento do novo projeto de comunicação visual do Metrô do Recife. Durante a visita, ele comentou sobre a possível privatização do sistema, que atende cerca de 200 mil usuários por dia na Região Metropolitana do Recife. 

No início deste mês, a Casa Civil da Presidência da República detalhou que o Governo Federal tem o interesse de realizar a concessão do Metrô do Recife à iniciativa privada num contrato de 30 anos. 

De acordo com a Casa Civil, o objetivo do projeto é melhorar a qualidade do serviço para os usuários e diminuir o tempo de deslocamentos. Isso sem alterar a tarifa vigente, que é de R$ 4,25. 

José Marques destacou que a companhia não faz parte do processo de decisão sobre a concessão do sistema. "A questão de como será o futuro da CBTU cabe ao ator político, que é o Governo Federal através da Casa Civil", iniciou o diretor-presidente. 

"A CBTU não participa das decisões de privatização. A participação da diretoria da CBTU é somente fornecer dados para o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]. Para nós, da CBTU, cabe administrar o que temos", completou. 

Segundo José Marques, é possível ter uma melhora no serviço do Metrô do Recife sem a privatização do sistema.

"Vocês sabem como era nosso serviço num momento de orçamento pleno. Temos condições e um exemplo são as operações que colocamos em prática".

O diretor-presidente não citou nomes das empresas, mas afirmou que há exemplos no Brasil de situações em que a iniciativa privada não cumpriu o que foi prometido, ao contrário da CBTU que foi responsável, no Recife, pela expansão da Linha Sul. 

"Começamos e terminamos. Houve um momento de falta de orçamento na expansão da Linha Sul, mas onde a CBTU entrou, ela começou e terminou o processo de expansão ferroviária", disse. 

Nos últimos anos, o serviço de transporte sobre trilhos sofre com déficit orçamentário constante para a execução das atividades. Os usuários convivem com falhas no sistema. 

A CBTU conseguiu um recurso em torno de R$ 100 milhões para investir no sistema. José Marques destacou a atenção dos ferroviários do Estado com a população.

"A população que usa o sistema há bastante tempo sabe o compromisso que os ferroviários da CBTU em Pernambuco têm com a população e o que oferecemos. Quem trabalha aqui faz por amor. As pessoas estão comprometidas com a melhora. Na hora que tiver o orçamento restaurado em sua totalidade, pode ter certeza que a população vai receber um serviço de qualidade", concluiu. 

Informações: Folha de Pernambuco

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Em Goiânia, Tarifa para o usuário permanecerá a mesma, no valor de R$ 4,30

A Agência Goiana de Regulação (AGR) concluiu os estudos para a revisão tarifária do Sistema Integrado de Transportes da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos da Grande Goiânia (SIT-RMTC). As novas referências só vão impactar a tarifa de remuneração do sistema metropolitano em maio de 2025 e em março de 2026, de forma escalonada.

Já a tarifa para o usuário permanecerá a mesma, no valor de R$ 4,30.

Essa revisão tarifária diz respeito a investimentos, como a aquisição de ônibus elétricos que consolidam um total de 67 veículos. Conforme disse o presidente do Conselho Regulador da AGR, Wagner Oliveira Gomes, todo o processo vai merecer revisões periódicas, de forma que os ajustes possam ser feitos para garantir o equilíbrio regulatório do sistema metropolitano de transporte coletivo.

Segundo o gerente de Regulação Econômica da AGR, Rafael Carvalho, a partir de 1º de maio de 2025, a tarifa de remuneração terá um acréscimo equivalente a 6,48%. E, no dia 1º de março de 2026, a tarifa de remuneração do sistema sofrerá um decréscimo de 8,19%.

No decorrer desse período, haverá alterações nessas referências em razão de reajustes ordinários previstos para dezembro de 2024 e de 2025.

Terminais
Ainda na 14ª Sessão Extraordinária, o Conselho Regulador aprovou a revisão da metodologia de cálculo da Tarifa de Uso do Terminal (TUT) e da Classificação dos Terminais Rodoviários do Estado de Goiás. Segundo o presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes, a nova metodologia de cálculo visa premiar a boa gestão dos terminais rodoviários de passageiros.

Informações: Governo de Goiás

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No Recife, Paralisação parcial das Estações BRT começam na segunda-feira


O Governo do Estado, por meio do Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, informa que, em virtude da recuperação e substituição das tampas do sistema de microdrenagem na Av. Caxangá, a partir de segunda-feira (04), será realizada a interdição provisória, no sentido Camaragibe/Recife, das Estações do EBRT Capibaribe, Getúlio Vargas, Abolição, Forte do Arraial e Zumbi, conforme datas abaixo:

EBRT Capibaribe e Getúlio Vargas: 04/11/2024;

EBRT Abolição e Forte do Arraial: 11/11/2024;

EBRT Zumbi: 18/11/2024;

Essa paralisação é parcial, apenas no sentido Camaragibe/Recife, as EBRTs permanecerão operando no sentido Recife/Camaragibe.

Em caso de dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511/5518.

Informações: GRCT

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Em João Pessoa, Ampliação da integração temporal passa a valer a partir desta sexta (1º)


Está valendo a partir desta sexta-feira (1º) o novo tempo da integração temporal em João Pessoa. O tempo de uso vai aumentar 30 minutos. O prazo, que era de uma hora, passa a ser de uma hora e meia (90 minutos). A mudança foi uma promessa do prefeito Cícero Lucena durante a sua campanha de reeleição.

Ao Portal MaisPB, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) explicou que a integração no transporte coletivo é feita por meio do cartão de passagem NuBus. Na prática, o usuário agora tem 1h30 para embarcar no segundo ônibus sem pagar nova passagem.

Todos os usuários do cartão NuBus serão beneficiados com a integração temporal de uma hora e meia. Além disso, todas as linhas de ônibus de João Pessoa serão contempladas com a ampliação da integração temporal.

Informações: MaisPB

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SPTrans desvia linhas de ônibus temporariamente no período noturno na Zona Oeste


A SPTrans informa que a partir de de segunda-feira (4), sempre das 22h até as 4h do dia seguinte,  23 linhas terão desvios em seus itinerários devido à interferência viária na Ponte Bernardo Goldfarb, região de Pinheiros, Zona Oeste.

Confira as mudanças:

177H/10 Metrô Santana - Cid. Universitária

Ida: normal até a R. Amaro Cavalheiro, R. Paes Leme, R. Cardeal Arcoverde, Av./Pte./Av. Eusébio Matoso, Av. Dr. Vital Brasil, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Dr. Vital Brasil, Av. Prof. Francisco Morato, Av./Pte./Av. Av. Eusébio Matoso, Pça. Eugene Boudin (alça de acesso), Marginal Pinheiros, R. Paes Leme, R. Teodoro Sampaio, prosseguindo normal.

701U/10 Metrô Santana - Cid. Universitária

Ida: normal até R. Capri, R. Paes Leme, R. Cardeal Arcoverde, Av./Pte./Av. Eusébio Matoso, Av. Dr. Vital Brasil, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Dr. Vital Brasil, Av. Prof. Francisco Morato, Av./Pte./Av. Av. Eusébio Matoso, Pça. Eugene Boudin (alça de acesso), Marginal Pinheiros, R. Paes Leme, R. Teodoro Sampaio, prosseguindo normal.

477P/10 Ipiranga - Rio Pequeno

Ida: normal até a R. Amaro Cavalheiro, R. Paes Leme, R. Cardeal Arcoverde, Av./Pte./Av. Eusébio Matoso, Av. Dr. Vital Brasil, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Dr. Vital Brasil, Av. Prof. Francisco Morato, Av./Pte./Av. Av. Eusébio Matoso, Pça. Eugene Boudin (alça de acesso), Marginal Pinheiros, R. Paes Leme, R. Teodoro Sampaio, Av. Brig. Faria Lima, prosseguindo normal.

N705/11 Term. Sto. Amaro - Term. Pinheiros

Ida: sem alteração.
Volta: normal até R. Capri, R. Paes Leme, R. Cardeal Arcoverde, Av./Pte./Av. Eusébio Matoso, Av. Dr. Vital Brasil, R. Catequese, R. Pirajussara, Av. Dr. Vital Brasil, Av. Prof. Francisco Morato, R. Bento Frias, Av. Marginal do Rio Pinheiros, prosseguindo normal.

N742/11 Term. João Dias - Term. Pinheiros

Ida: sem alteração.
Volta: normal até R. Capri, R. Paes Leme, R. Cardeal Arcoverde, Av./Pte./Av. Eusébio Matoso, Av. Dr. Vital Brasil, R. Camargo, Pça. Vicente Rodrigues, Av. Afrânio Peixoto, prosseguindo normal.

809P/10 Term. Campo Limpo - Term. Pinheiros

Ida: normal até a Av. Prof. Francisco Morato, Av./Pte./Av. Av. Eusébio Matoso, Pça. Eugene Boudin (alça de acesso), Marginal Pinheiros, Term. Pinheiros.
Volta: sem alteração.

857A/10 Term. Campo Limpo – Metrô Sta. Cruz
8610/10 10 Jd. Paulo VI - Term. Bandeira

Ida: normal até a Av. Prof. Francisco Morato, Av./Pte./Av. Av. Eusébio Matoso, Pça. Eugene Boudin (alça de acesso), Marginal Pinheiros, R. Paes Leme, R. Teodoro Sampaio, Av. Brig. Faria Lima, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

6250/10 Jd. Jaqueline - Term. Bandeira

Ida: normal até a Av. Prof. Francisco Morato, Av./Pte./Av. Av. Eusébio Matoso, Pça. Eugene Boudin (alça de acesso), Marginal Pinheiros, R. Paes Leme, R. Teodoro Sampaio, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

714C/10 COHAB Educandário – Paulista

Sentido único: normal até a Av. Dr. Vital Brasil, Av. Prof. Francisco Morato, Av./Pte./Av. Av. Eusébio Matoso, Pça. Eugene Boudin (alça de acesso), Marginal Pinheiros, R. Paes Leme, R. Teodoro Sampaio, prosseguindo normal até a R. Capri, R. Paes Leme, R. Card. Arcoverde, Av./Pte./Av. Av. Eusébio Matoso, Av. Dr. Vital Brasil, R. Catequese, R. Pirajussara, prosseguindo normal.

719R/10 Rio Pequeno - Metrô Barra Funda

Ida: normal até a Av. Dr. Vital Brasil, Av. Prof. Francisco Morato, Av./Pte./Av. Av. Eusébio Matoso, Pça. Eugene Boudin (alça de acesso), Marginal Pinheiros, R. Paes Leme, R. Teodoro Sampaio, prosseguindo normal.
Volta: normal até a R. Amaro Cavalheiro, R. Paes Leme, R. Cardeal Arcoverde, Av./Pte./Av. Eusébio Matoso, Av. Dr. Vital Brasil, prosseguindo normal.

771P/10 Jd. João XXIII - Term. Pinheiros

Sentido único: normal até a Av. Dr. Vital Brasil, Av. Prof. Francisco Morato, Av./Pte./Av. Av. Eusébio Matoso, Av. Brig. Faria Lima, retorno, Av. Brig. Faria Lima, acesso, R. Chopin Tavares de Lima,  Av. Sumidouro, R. Gilberto Sabino, R. Capri, R. Paes Leme, R. Card. Arcoverde, Av./Pte./Av. Av. Eusébio Matoso, Av. Dr. Vital Brasil, R. Catequese, R. Pirajussara, prosseguindo normal.

775A/10 Jd. Adalgiza – Pinheiros
775V/10 Rio Pequeno - Itaim Bibi

Sentido único: normal até a Av. Dr. Vital Brasil, Av. Prof. Francisco Morato, Av./Pte./Av. Av. Eusébio Matoso, Pça. Eugene Boudin (alça de acesso), Marginal Pinheiros, R. Paes Leme, R. Teodoro Sampaio, Av. Brig. Faria Lima, prosseguindo normal até a R. Amaro Cavalheiro, R. Paes Leme, R. Card. Arcoverde, Av./Pte./Av. Av. Eusébio Matoso, Av. Dr. Vital Brasil, prosseguindo normal.

778J/10 Jd. Arpoador - Metrô Barra Funda
778J/41 COHAB Raposo Tavares - Metrô Barra Funda

Ida: normal até a Av. Dr. Vital Brasil, Av. Prof. Francisco Morato, Av./Pte./Av. Av. Eusébio Matoso, Pça. Eugene Boudin (alça de acesso), Marginal Pinheiros, R. Paes Leme, R. Teodoro Sampaio, prosseguindo normal.
Volta: normal até a R. Amaro Cavalheiro, R. Paes Leme, R. Card. Arcoverde, Av./Pte./Av. Av. Eusébio Matoso, Av. Dr. Vital.

809A/10 Jd. D'Abril - Term. Pinheiros
809D/10 COHAB Educandário - Term. Pinheiros

Ida: normal até a Av. Dr. Vital Brasil, Av. Prof. Francisco Morato, Av./Pte./Av. Av. Eusébio Matoso, Pça. Eugene Boudin (alça de acesso), Marginal Pinheiros, Term. Pinheiros.
Volta: normal até a R. Capri, R. Paes Leme, R. Card. Arcoverde, Av./Pte./Av. Av. Eusébio Matoso, Av. Dr. Vital Brasil, R. Catequese, R. Pirajussara, prosseguindo normal.

809R/10 Rio Pequeno - Term. Pinheiros

Sentido único: normal até a Av. Dr. Vital Brasil, Av. Prof. Francisco Morato, Av./Pte./Av. Av. Eusébio Matoso, Pça. Eugene Boudin (alça de acesso), Marginal Pinheiros, Term. Pinheiros, R. Capri, R. Paes Leme, R. Card. Arcoverde, Av./Pte./Av. Av. Eusébio Matoso, Av. Dr. Vital Brasil, prosseguindo normal.

N706/11 Term. Campo Limpo - Term. Pinheiros

Ida: normal até a Av. Dr. Vital Brasil, Av. Prof. Francisco Morato, Av./Pte./Av. Av. Eusébio Matoso, Av. Brig. Faria Lima, retorno, Av. Brig. Faria Lima, acesso à esquerda, R. Chopin Tavares de Lima, R. Sumidouro, R. Gilberto Sabino, Term. Pinheiros.
Volta: sem alteração.

N835/11 Term. Pinheiros - Jd. João XXIII
N842/11 Term. Pinheiros - COHAB Raposo Tavares

Sentido único: normal até R. Capri, R. Paes Leme, R. Cardeal Arcoverde, Av./Pte./Av. Eusébio Matoso, Av. Dr. Vital Brasil, R. Catequese, R. Pirajussara, prosseguindo normal.

7002/10 Jd. Rosa Maria - Hosp. das Clínicas

Sentido único: normal até a Av. Dr. Vital Brasil, Av. Prof. Francisco Morato, Av./Pte./Av. Eusébio Matoso, Pça. Eugene Boudin (alça de acesso), Marginal Pinheiros, R. Paes Leme, R. Teodoro Sampaio, prosseguindo normal até a R. Amaro Cavalheiro, R. Paes Leme, R. Card. Arcoverde, Av./Pte./Av. Av. Eusébio Matoso, Av. Dr. Vital Brasil, prosseguindo normal.

Informações: SPTrans

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