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Linhas seletivas da EMTU ganham 15 ônibus zero km com nova tecnologia ambiental

sexta-feira, 1 de novembro de 2024


Três linhas seletivas da Viação Urubupungá, que faz parte do Consórcio Anhanguera, foram renovadas esta semana com 15 ônibus zero km que ligam a região oeste da Grande São Paulo ao centro da capital, Metrô Paraíso e ABC. São os serviços  280  Osasco - São Bernardo, 378  Terminal Alphaville - Metrô Paraíso e 818  Alphaville - Metrô Armênia. As melhorias beneficiam cerca de 3 mil passageiros  metropolitanos com 83 partidas diárias em cada sentido.


Os veículos, já cadastrados e inspecionados pela EMTU, são dotados de motor Euro 6 a diesel, tecnologia mais moderna e limpa, com menor emissão de poluentes. Os ônibus têm ar-condicionado, plataformas elevatórias de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, suspensão pneumática e entrada USB para carregamento de celular e dispositivos móveis.

Com essas inclusões, as linhas gerenciadas pela EMTU já somam 565 novos veículos zero km recebidos desde janeiro de 2023.

Informações: EMTU

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Em SP, Linhas de ônibus que atendem a Vila Santa Lúcia terão desvios partir de segunda-feira, 4

A SPTrans informa que, a partir de segunda-feira (4), quatro linhas terão desvios em seus itinerários durante a interferência viária na Rua Sebastião Ribeiro, entre a Pça. Miguel de Jesus Correia e R. José Joaquim Veiga Vale, na região da Vila Santa Lúcia, Zona Sul. 

Acompanhe as mudanças: 

7016/10 Jd. Ângela - Term. Sto. Amaro

Ida: sem alteração
Volta: normal até Rua Guilherme Espindola Pequito, Rua Maria Cortada Codorniz, Rua Prof. Barroso do Amaral, prosseguindo normal.

7016/21 Vl. Sta. Lúcia - Term. Sto. Amaro

Deverá realizar o embarque e desembarque na Rua Sebastião Ribeiro, 41.
Ida: sem alteração.

6008/10 Jd. Planalto - Est. Sto. Amaro/Guido Caloi

Ida: normal até Rua Guilherme Espindola Pequito, Rua Maria Cortada Codorniz, Rua Prof. Barroso do Amaral, Rua Ariovaldo Rodrigues Ramalho, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

N743/11 Term. João Dias - Jd. Planalto

Sentido único: normal até a Rua Ivaldo Vital Pereira, Rua Guilherme Espindola Pequito, Rua Maria Cortada Codorniz, Rua Prof. Barroso do Amaral, Rua Ariovaldo Rodrigues Ramalho, prosseguindo normal.

Atenção

Os passageiros que utilizam o ponto localizado à Rua Sebastião Ribeiro, 90, sentido bairro, terão como opção a parada localizada na Rua Guilherme Espindola Pequito, 33.

Informações: SPTrans

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CBTU completa 40 anos e destaca o legado da Maria Fumaça

Para celebrar os 40 anos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU - a Superintendência de Trens Urbanos de Maceió está realizando uma exposição da Maria Fumaça, uma locomotiva centenária, movida a vapor, que agora pode ser visitada, até dia 30 de novembro deste ano, fotografada como espaço instagramável, de graça, na Estação Maceió, Centro, no horário comercial.

A Maria Fumaça é um patrimônio da CBTU Maceió, a única do Nordeste em condições de operar como um trem turístico. Tem 95 anos e foi adquirida da Usina Utinga, pelo presidente da CBTU, José Marques, enquanto estava como superintendente de Maceió, em 2008.

O evento de abertura oficial da exposição da Maria Fumaça ocorreu dia 28, contou com a presença do ex-senador e atual prefeito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira, dos ex-superintendentes de Maceió, Marcelo Aguiar, Messias Costa, e José Marques, que atualmente está como presidente da Companhia. Além do superintendente Carlos Jorge, e dezenas de funcionários e convidados.

Atrações

Além da Maria Fumaça, que onde chega faz o maior sucesso com todas as idades e classes sociais, a abertura da exposição teve a apresentação do saxofonista Jairo Queiroz, e a performance da guia de turismo, Fabrícia Barreto, que contava histórias sobre a Maria Fumaça e a atração que o Trem e o VLT causa nos turistas, sendo um dos passeios mais elogiados por eles, principalmente em trechos que a paisagem é do Rio Mundaú e de muita beleza natural.

A CBTU produziu, como uma das homenagens pelos seus 40 anos, um livro para deixar registrado a história de quatro décadas, a partir de depoimentos de usuários de trens e VLTs, autoridades, e de funcionários, que representaram todos os demais, com fotos e depoimentos. O livro retrata as quatro unidades onde a CBTU atua: Maceió, Recife, João Pessoa e Natal.

Exposição no Maceió Shopping

Uma simulação de um VLT foi montado para a exposição de fotografias em homenagem aos 40 anos da CBTU, a qual está no Maceió Shopping até dia 01 de novembro. O projeto prioriza imagens da CBTU Maceió, tanto de empregados como de usuários. Chama a atenção com som de um apito de trem e pelas belas imagens.

Informações: CBTU

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Temporada de cruzeiros contará com linha especial com destino a pontos turísticos do Recife e Olinda

Com 22 embarcações confirmadas para ancorar no Porto do Recife, a partir de hoje (30), começou a temporada de cruzeiros. Conhecer as cidades-irmãs Recife e Olinda é algo imperdível para quem vem visitar Pernambuco. Os dois lugares, ao longo do ano, atraem uma grande quantidade de turistas que vêm admirar suas belezas naturais, seus centros históricos e aproveitar sua culinária típica.

Para receber os visitantes, com objetivo de proporcionar um melhor deslocamento dos turistas, o Governo do Estado, por meio do Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, para os dias útil, sábado e domingo, no período de 04/11/2024 à 30/11/2024, considerando o calendário de desembarque dos navios, em caráter excepcional, vai ativar a linha 1091 – Centros Históricos, com paradas obrigatórias de embarque e desembarque localizadas no Marco Zero (Av. Alfredo Lisboa), Terminal Marítimo, Mercado Eufrásio e Casa da Cultura, principais pontos turísticos das cidades.

A iniciativa é uma parceria com a empresa Ankai do Brasil e o Consórcio Conorte. O serviço opcional será realizado por micro-ônibus elétrico que comporta 35 pessoas, 20 sentadas e cerca de 15 em pé, e custará R$7,70 por passageiro, aceitando pagamento com cartões de débito ou crédito, PIX e Vem Comum. Ao domingo, a linha fará um itinerário diferente dos dias úteis e sábado.

Para Matheus Freitas, Diretor-Presidente do CTM, além das eventuais linhas metropolitanas que atendam conjuntamente o interesse de deslocamento dos turistas e cidadãos da RMR, estamos disponibilizando mais uma opção, sempre buscando o melhor para os nossos usuários. “Nosso objetivo é proporcionar um melhor deslocamento aos cidadãos pernambucanos e turistas, sempre oferecendo um serviço de qualidade e propiciando mais conforto na utilização do sistema”.

Itinerário Dias Úteis e Sábado

Terminal/Ponto de Retorno:

Avenida Alfredo Lisboa, Praça Barão do Rio Branco (Marco Zero), Avenida Alfredo Lisboa, Avenida Militar, Ponte do Limoeiro, Avenida Norte, Praça General Abreu e Lima, Rua Alexandre Moura, Avenida Cruz Cabugá, Avenida Olinda, Avenida Sigismundo Gonçalves, Retorno Avenida Liberdade, Praça do Carmo

Ponto de Retorno/Terminal:

Praça do Carmo, Avenida Sigismundo Gonçalves, Avenida Presidente Kennedy, Travessa do Pisa, Avenida Olinda, Avenida Agamenom Magalhães, Avenida Cruz Cabugá, Rua do Hospício, Rua Princesa Isabel, Ponte Princesa Isabel, Rua do Sol, Rua Floriano Peixoto, Praça Visconde de Mauá (Casa da Cultura), Travessa do Cais da Detenção, Ponte Velha, Rua Dr. José Mariano, Rua da Aurora, Ponte do Limoeiro, Avenida Militar, Cais do Apolo, Cais da Alfândega, Avenida Alfredo Lisboa.

Itinerário Domingo

Terminal/Ponto de Retorno:

Terminal Cais de Santa Rita, Avenida Martins de Barros, Ponte Conde Maurício de Nassau, Avenida Marquês de Olinda, Rua Madre de Deus, Cais do Apolo, Avenida Militar, Ponte do Limoeiro, Avenida Norte, Praça General Abreu e Lima, Rua Alexandre Moura, Avenida Cruz Cabugá, Avenida Olinda, Avenida Sigismundo Gonçalves, Retorno Avenida Liberdade, Praça do Carmo.

Ponto de Retorno/Terminal:

Praça do Carmo, Avenida Sigismundo Gonçalves, Avenida Presidente Kennedy, Travessa do Pisa, Avenida Olinda, Avenida Agamenom Magalhães, Rua Rampa, Avenida Cruz Cabugá, Rua do Hospício, Rua Princesa Isabel, Ponte Princesa Isabel, Rua do Sol, Rua Floriano Peixoto, Praça Visconde de Mauá (Casa da Cultura), Travessa do Cais da Detenção, Ponte Velha, Rua Dr. José Mariano, Rua da Aurora, Ponte do Limoeiro, Avenida Militar, Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, Rua Imperador Dom Pedro II, Rua Siqueira Campos, Avenida Dantas Barreto (Pista Leste), Avenida Nossa Senhora do Carmo, Avenida Martins de Barros, Cais Santa Rita (Via da Beira Mar), Cais Santa Rita (Via de acesso ao Terminal Cais de Santa Rita), Terminal Cais de Santa Rita.

Informações: GRCT

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Linha de ônibus faz ligação direta entre o Tatuquara e o Centro de Curitiba

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

A Urbanização de Curitiba (Urbs) colocou em operação, no dia 19/8, a linha 707-Tatuquara/Centro, com trajeto de 46,9 km. O Ligeirinho traz uma economia de 15 minutos no tempo de deslocamento dos passageiros da região, que antes tinham que ir do Tatuquara até o Terminal Pinheirinho para então fazer a conexão para o Centro da cidade.

São 15 veículos, com intervalo de 8 minutos no horário de pico e de 20 minutos em horário de menor movimento. A linha tem capacidade para atender até 14,4 mil usuários por dia. O tempo do trajeto é 60 minutos.

A ligação direta com o Centro era muito aguardada pela população da região que utiliza o Terminal Tatuquara. Localizado ao lado da Rua da Cidadania do Tatuquara, o terminal é o 22º da cidade e foi inaugurado em 29 de maio de 2021. Atualmente é utilizado por cerca de 34 mil passageiros por dia.

Além da nova linha, está em estudo a ampliação do Terminal Tatuquara. O objetivo é duplicar de tamanho o terminal, que vai ganhar mais integração, com linhas alimentadoras e troncais da CIC e do Pinheirinho e linhas novas com ligação com Fazenda Rio Grande, Araucária e Sítio Cercado.

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Transcol vai substituir micro-ônibus por vans para transportar cadeirantes

O serviço “Mão na Roda” dará lugar ao “Transcol + Acessível”. No lugar dos 23 micro-ônibus exclusivos para o transporte de cadeirantes, o novo serviço disponibilizará 30 vans adaptadas e climatizadas, com capacidade para até três passageiros.

Atualmente, o programa Mão na Roda possui 4 mil cadeirantes cadastrados. Deste total, 600 utilizam o serviço regularmente. De acordo com a Ceturb, 240 mil passageiros com algum tipo de deficiência utilizam o transporte coletivo todos os meses.

O Transcol + Acessível prevê a redução do tempo de viagem e melhora da operação. Além disso, o novo serviço permite a flexibilização da escolha de acompanhante por viagem e o transporte de dependentes, segundo condições estabelecidas pela Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES).

Segundo Fábio Damasceno, secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, a melhoria na acessibilidade se estenderá a todo o sistema Transcol. As lanchas do sistema Aquaviário contarão om duas vagas destinadas a cadeirantes e os ônibus elétricos em circulação também serão adaptados para comportar até dois cadeirantes. 

A previsão é de que a partir de 2025, todos os novos ônibus do Transcol seguirão essa mesma diretriz.

Critérios para acesso a gratuidade
Os critérios para ter o transporte gratuito foram flexibilizados. A partir de agora, a renda máxima das pessoas com deficiência que moram sozinhas pode ser de até dois salários mínimos para obter a gratuidade.

Famílias com até quatro membros podem acessar o benefício com renda de até quatro salários mínimos. Já famílias com mais de quatro integrantes seguem com o critério de renda igual ou inferior a seis salários mínimos.

Como agendar e acessar o novo sistema
O sistema passa a contar com a bilhetagem eletrônica obrigatória para os beneficiários, por meio do Cartão GV a partir desta quinta-feira (31). 

Para garantir as viagens dos usuários que ainda não possuem cartões, a Ceturb-ES vai distribuir cartões provisórios, com validade até 31/12/2024. A partir do dia 01/01/2025, todos deverão ter um cartão válido para utilizar o serviço. São eles:

- Cartão vale-transporte;

- Cartão passe-escolar;

- Cartão cidadão;

- Cartão gratuidade (idoso, PCD), ou fazer o pagamento via QR-code.

Com relação ao cadastramento e os agendamentos não haverá mudanças. Lembrando que para realizar o cadastro (por meio de aplicativo disponibilizado para celulares) de novos usuários no novo sistema, é preciso ser cadeirante e resida nos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória.

A substituição dos veículos será gradativa. A previsão é que as vans comecem a rodar até o fim de abril de 2025.

Informações: Folha Vitória

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Ribeirão Preto recebe três Corredores de Ônibus

O município de Ribeirão Preto passou a contar com 56 quilômetros de corredores de ônibus. Nos últimos dois meses, o governo municipal entregou os corredores Costábile Romano/Presidente Kennedy, Castelo Branco/Treze de Maio e o Corredor Central.

“A nossa administração cumpriu à risca o que foi prometido. Entregamos este mês o último corredor de ônibus, dos 11 que tínhamos anunciado. Os corredores irão trazer mais mobilidade e agilidade para os moradores de Ribeirão Preto, afirma o prefeito Duarte Nogueira.

Ribeirão Preto passou a ter 11 corredores de ônibus, que juntos formaram os eixos norte/sul e leste/oeste. A implantação dos corredores de ônibus faz parte do pacote de obras de mobilidade urbana.

Iniciado em 2017, o programa Ribeirão Mobilidade contou com investimentos na ordem de 500 milhões de reais, sendo 310 milhões em recursos do Governo Federal e o restante via FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) e outras agências de crédito. O pacote de mobilidade incluiu 56 quilômetros de corredores de ônibus, 25 quilômetros de ciclovias, três pontes, três viadutos, implantação de abrigos de ônibus público e itens de acessibilidade em todas as esquinas.

Os 11 corredores de ônibus do programa Ribeirão Mobilidade formaram uma malha viária, com mais de 56 quilômetros de pistas exclusivas para ônibus, que depois de todos prontos e interligados, ligarão a cidade de ponta a ponta, proporcionando ganho de tempo e conforto para os usuários do transporte público de Ribeirão Preto. 

“Todos os corredores foram entregues com rampas de acessibilidades em todas as esquinas, pisos táteis, abrigos de ônibus cobertos, com pavimento novo e trechos recapeados. Obras que levam Ribeirão Preto ao futuro”, disse o secretário de Obras Públicas, Pedro Pegoraro. 

Corredor Castelo Branco/Treze de Maio

Com extensão de 8km, o corredor percorre a Avenida Leão XIII da rotatória da Unaerp até a Praça Ministro Marcondes.

- Depois, na Avenida Castelo Branco entre as Praças Elói Chaves (onde se conecta com o corredor Costábile Romano) e Aristófanes Prudente Corrêa (Rotatória do Comercial).

- A partir da Praça Aristófanes Prudente Corrêa (Rotatória do Comercial) o corredor percorre toda a extensão da Avenida Treze de Maio até a Praça da Bíblia (Avenida Meira Junior) onde se conecta com o Corredor Norte Sul.  - Em seguida o corredor percorre a Ruas Capitão Salomão, Roberto Mange e Goiás até a Rua João Ramalho. Nas ruas João Ramalho e Tamandaré o Corredor Castelo Branco / Treze de Maio se conecta ao Corredor do Quadrilátero Central.

Corredor de Ônibus Costabile Romano/Presidente Kennedy

Com o prazo em contrato de 15 meses (prazo este que foi cumprido à risca), foi entregue no dia 27 de setembro de 2024. O Corredor Costabile Romano / Presidente Kennedy tem 5km e 300metros de extensão e 7km de ciclovia (interligando a Praça Winston Churchill até o Parque Luís Carlos Raya, e todo o trecho da Avenida Maurilio Biagi desde a Avenida Presidente Kennedy até a Costábile Romano).

- O corredor percorre a Avenida Nove de Julho, a partir da Avenida Presidente Vargas, a extensão da Avenida Costabile Romano, depois segue na Avenida Presidente Kennedy até a Praça Winston Churchill, na Lagoinha. E faz a interligação com o Corredor Castelo Branco/Treze de Maio, que será entregue no dia 10 de outubro.

Os corredores Costábile/Kennedy e Castelo/Treze irão formar, juntamente com o corredor da D. Pedro I (já pronto) o eixo Leste-Oeste:

Corredor de Ônibus Central

Com extensão de 7 km e 350 metros, o corredor percorre a extensão das ruas Barão do Amazonas e Visconde de Inhaúma, entre Avenidas Dr. Francisco Junqueira e Nove de Julho.

- Rua Lafaiete entre rua José Bonifácio e Avenida Independência.
- Rua Florêncio de Abreu entre avenidas Jerônimo Gonçalves e Independência.
-  Avenida Jerônimo Gonçalves entre rua Lafaiete e Avenida Dr. Francisco Junqueira.
- Avenida Dr. Francisco Junqueira entre Avenida Jerônimo Gonçalves e rua Barão do Amazonas e rua José Bonifácio entre rua Lafaiete e Florêncio de Abreu.

Informações: Prefeitura de Ribeirão Preto

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Obras de expansão do Metrô-DF devem começar no início de 2025

A Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) realizou, na manha desta quarta-feira (30/10), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), reunião técnica para discutir o futuro do Metrô-DF. Na assembleia, organizada pelo deputado distrital Max Maciel (Psol), estiveram presentes o diretor-presidente da companhia do Metropolitano do DF, Handerson Cabral, o diretor técnico do Metrô-DF, Fernando Jorge, e o diretor de operação e manutenção do Metrô-DF, Márcio Aquino. 

O distrital levou aos representantes da companhia questionamentos relacionados à manutenção, ampliação de frota, segurança e quadro de funcionários. Apesar de não ser uma audiência pública, representantes de sindicatos e associações que estiveram presentes também tiveram espaço para se pronunciar sobre o tema.   

Cenário atual 
O diretor-presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, destacou, em seu pronunciamento, que a companhia tem trabalhado para que haja ampla manutenção na atual frota e para que a compra de 15 novos trens seja finalizada. "Após os dois incidentes ocorridos em janeiro e julho deste ano, várias iniciativas foram tomadas. Estamos com o orçamento reforçado e queremos aplicar um pacote de modernização, não somente física, mas operacional", apontou. 

Cabral informou que a companhia está em contato com representantes da fabricante Alstom no Brasil para que um contrato de manutenção permanente dos cartões (peça essencial para o funcionamento dos trens e comunicação com os operadores das máquinas) seja firmado. Ele também ressaltou que há planos para adquirir sobressalentes. "Nesse caso, é mais complicado porque às vezes não há o produto, então temos que verificar a forma de produzi-lo e analisar os custos. Isso depende da fabricante internacional", explicou.  

Atualmente, há 20 trens atuando diariamente. Sete veículos estão parados em decorrência de adversidades, como problemas crônicos, manutenção e os três veículos que envolveram-se em incêndios nos últimos anos. 

Nova frota 
O processo para a compra de 15 novo trens continua avançando, de acordo com o diretor-presidente. Ele afirmou que os trâmites já passaram por todas as instâncias dentro do Ministério das Cidades e aguardam, agora, contemplação pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Ainda não há previsão de reunião com os gestores neste ano, mas o projeto está habilitado e aguarda a etapa do PAC, que depende do governo federal", sinalizou. 

O investimento para a compra foi calculado em R$ 900 milhões. Sendo que cada trem custará R$ 60 milhões. 

Informações: Correio Braziliense

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