Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

CBTU completa 40 anos e destaca o legado da Maria Fumaça

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Para celebrar os 40 anos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU - a Superintendência de Trens Urbanos de Maceió está realizando uma exposição da Maria Fumaça, uma locomotiva centenária, movida a vapor, que agora pode ser visitada, até dia 30 de novembro deste ano, fotografada como espaço instagramável, de graça, na Estação Maceió, Centro, no horário comercial.

A Maria Fumaça é um patrimônio da CBTU Maceió, a única do Nordeste em condições de operar como um trem turístico. Tem 95 anos e foi adquirida da Usina Utinga, pelo presidente da CBTU, José Marques, enquanto estava como superintendente de Maceió, em 2008.

O evento de abertura oficial da exposição da Maria Fumaça ocorreu dia 28, contou com a presença do ex-senador e atual prefeito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira, dos ex-superintendentes de Maceió, Marcelo Aguiar, Messias Costa, e José Marques, que atualmente está como presidente da Companhia. Além do superintendente Carlos Jorge, e dezenas de funcionários e convidados.

Atrações

Além da Maria Fumaça, que onde chega faz o maior sucesso com todas as idades e classes sociais, a abertura da exposição teve a apresentação do saxofonista Jairo Queiroz, e a performance da guia de turismo, Fabrícia Barreto, que contava histórias sobre a Maria Fumaça e a atração que o Trem e o VLT causa nos turistas, sendo um dos passeios mais elogiados por eles, principalmente em trechos que a paisagem é do Rio Mundaú e de muita beleza natural.

A CBTU produziu, como uma das homenagens pelos seus 40 anos, um livro para deixar registrado a história de quatro décadas, a partir de depoimentos de usuários de trens e VLTs, autoridades, e de funcionários, que representaram todos os demais, com fotos e depoimentos. O livro retrata as quatro unidades onde a CBTU atua: Maceió, Recife, João Pessoa e Natal.

Exposição no Maceió Shopping

Uma simulação de um VLT foi montado para a exposição de fotografias em homenagem aos 40 anos da CBTU, a qual está no Maceió Shopping até dia 01 de novembro. O projeto prioriza imagens da CBTU Maceió, tanto de empregados como de usuários. Chama a atenção com som de um apito de trem e pelas belas imagens.

Informações: CBTU

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960