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No DF, Quatro novas linhas de ônibus e mais horários de viagens para o Riacho Fundo II

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Os usuários do transporte público coletivo do Riacho Fundo II terão mais horários de viagens diretas para a Rodoviária do Plano Piloto e também opções de fazer integração com outras linhas de ônibus, com o Metrô e com o BRT. Juntas, oferecem 22 viagens por dia, de segunda a sexta-feira.

“Estamos criando novas linhas com viagens em horários que atendem aos estudantes e trabalhadores dos condomínios, oferecendo várias opções de ida e volta e também de integração para facilitar os seus deslocamentos”, destacou o secretário titular da Semob, Zeno Gonçalves.

Segundo o secretário, além das novas linhas, os passageiros que preferem embarcar na DF-001 continuam tendo opções de utilizar os ônibus que vêm do Gama, Santa Maria, Recanto das Emas e Samambaia. “São 15 linhas que oferecem mais de 1.160 viagens por semana, inclusive aos sábados e domingos”, acrescentou.

As novas linhas vão atender, principalmente, as demandas dos moradores do condomínio Riacho 42. Os ajustes feitos pela Semob permitem aos passageiros fazerem integração no terminal do Riacho Fundo II, por meio da linha alimentadora 806.3 que terá 16 viagens por dia. E as novas linhas 870.3 / 881.3 e 882.3 farão viagens diretas para a Rodoviária do Plano Piloto, em horários de pico da manhã e da tarde.

A Semob também fez um ajuste no percurso da linha 0.806, oferecendo opções nas 19 viagens de ida para que os passageiros dos condomínios possam fazer integração no terminal do Riacho Fundo II, na Estação Furnas do Metrô em Samambaia, e na Estação Caub do BRT. Antes, os ônibus da linha 0.806 passavam por esses pontos de integração somente nas viagens de volta.

Confira as linhas

806.3 – Terminal Riacho Fundo II/ Parque do Riacho (Condomínio 42)
Linha circular (ida e volta) alimentadora que levará os passageiros para o terminal do Riacho Fundo II, onde poderão fazer integração com outras linhas de ônibus.
Tarifa: R$ 2,70
Dezesseis (16) viagens por dia, de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários:
7h – 7h33 – 9h05 – 10h05 – 13h22 – 13h46 – 14h30 – 15h – 15h48 – 16h32 – 17h27 – 18h01 – 19h10 – 20h25 – 21h29 – 22h41

870.3 – Riacho Fundo II (QS 18 – Parque do Riacho 42 – CAUB II) / Rodoviária do Plano Piloto (EPNB – Eixo)
Linha direta para a Rodoviária do Plano Piloto.
Tarifa: R$ 5,50
Quatro (4) viagens por dia, de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários:
Ida: 6h12 – 6h45
Volta: 17h52 – 18h40

881.3 – Riacho Fundo II (QS 18 – Parque do Riacho 42 – CAUB II) / Rodoviária do Plano Piloto (EPTG – SIG)
Linha direta para a Rodoviária do Plano Piloto.
Tarifa: R$ 5,50
Uma (1) viagem de ida por dia, de segunda a sexta-feira no horário de 6h10.

882.3 – Riacho Fundo II (QS 18 – Parque do Riacho 42 – CAUB II) / Rodoviária do Plano Piloto (EPNB – SIG)
Linha direta para a Rodoviária do Plano Piloto.
Tarifa: R$ 5,50
Uma (1) viagem de volta por dia, de segunda a sexta-feira, no horário de 17h50.

0.806 – CAUB I (BRT Sul- Estação CAUB I) / Riacho Fundo II (CAUB II) / Metrô (Estação Furnas)
Linha circular (ida e volta) alimentadora que permite aos passageiros fazerem integração no terminal do Riacho Fundo II, no Metrô e no BRT.

Não haverá alteração de horários, continua a mesma tabela horária das 19 viagens de ida e das 20 viagens de volta.

O Itinerário será alterado para passar na ida e na volta nos condomínios 42. Atualmente, os ônibus só passam pelos condomínios nas viagens de volta.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF)

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Transporte público de Santos é renovado com 32 ônibus

Trinta e dois novos ônibus (30 do modelo convencional e dois micro-ônibus) foram incorporados ao serviço municipal de transporte coletivo de Santos, dentro do processo contínuo de renovação da frota, hoje composta por 224 coletivos.

Os novos carros foram fabricados com a tecnologia Euro 6, que reduz a emissão de poluentes e contribui para a melhoria da qualidade do ar. O número de coletivos em operação no sistema municipal com a tecnologia sobe de 1 para 33.

A renovação, com a substituição de veículos atualmente em operação pelos novos, também reduz a idade média da frota municipal de 4,17 anos para 3,26 anos, uma das mais baixas do País.

O aspecto foi destacado pelo secretário de Governo Fábio Ferraz, durante vistoria a 10 dos novos veículos, na área de estacionamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), na manhã desta quarta-feira (25).

“A média nacional é de pouco mais de 6 anos. Portanto, além de bastante moderna, a frota de Santos é muito nova, oferecendo bastante conforto à população”, disse ele, lembrando que 100% do transporte municipal têm Wi-Fi, acessibilidade e ar-condicionado.

Ferraz ressaltou ainda que a grande novidade dos carros entregues é a tecnologia Euro 6, que diminui em cerca de 97% o nível de resíduos dispensados no ar. E salientou outras tecnologias inovadoras já incorporadas ao transporte municipal como o aplicativo ‘Quando Tempo Falta’ e a biometria facial.

O presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves, frisou que a renovação representa um grande avanço e se dá no momento em que a Cidade começa a ter os testes da segunda linha do VLT, veículo também não poluente. “Isso mostra a preocupação do Município com a questão da poluição ambiental e a qualidade de vida”.

Gonçalves ainda ponderou que o grande desafio agora, na questão da mobilidade, é compatibilizar o transporte municipal com o VLT. A tendência, com a operação da segunda linha do modal, é que dos 200 ônibus (municipais) em circulação na área urbana diariamente se reduza para 40 coletivos/dia. No sistema intermunicipal são 300 carros/dia, número que deve diminuir para 60 veículos/dia.

A expectativa de redução de circulação de até 100 veículos nas ruas da Cidade se deve a reformulação do sistema municipal, pois há trajetos que serão cobertos pelo VLT. Além disso, haverá a ampliação da integração com o sistema de ônibus.

Informações: Jornal da Orla

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Governo de Goiás inaugura três novas estações do Eixo Anhanguera

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Conforto, segurança e alta tecnologia estão presentes nas três estações do Eixo Anhanguera entregues pelo governador Ronaldo Caiado nesta quarta-feira (23/10). “Além de manter a tarifa a R$ 4,30 por tantos anos, estamos avançando na qualidade do atendimento à população. Isso é algo inédito”, afirmou o governador ao conhecer a nova Estação Campinas, ao lado do Terminal da Praça A.

O vice-governador Daniel Vilela e o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, participaram do evento. Também foram inauguradas oficialmente hoje as Estações Jóquei Clube e Mercado Central, no Centro de Goiânia. Ainda, a Estação Palmito será entregue nos próximos dias.

O Governo de Goiás investiu R$ 8,4 milhões na reforma e modernização das três estruturas. Na segunda-feira (28/10), começam as obras das estações Anicuns, Botafogo e Iquego. A meta é concluir a revitalização de 19 estações e cinco terminais em 2025.

“Até o final do ano que vem, vamos entregar esse Eixo Anhanguera 100% reconstruído, essa é a grande verdade”, ressaltou Caiado.


Novas estações do Eixo Anhanguera já estão em funcionamento
O presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Murilo Ulhôa, lembrou que, com as entregas de hoje, já são oito estações revitalizadas e em funcionamento – as demais são: Lago das Rosas, Universitária, Vila Bandeirante, Anhanguera e Hemocentro.

Na próxima segunda-feira (28/10) começam as obras nas Estações Iquego, Anicuns e Botafogo. “É uma mudança muito importante e merecedora para os usuários da região metropolitana de Goiânia”, disse ele.

As estruturas possuem acessibilidade, sinal wi-fi, torres para carregadores de celular e painéis informativos que sinalizam a previsão de tempo para chegada dos ônibus e itinerários. Por meio de um mapa, é possível visualizar a integração da rede de transporte coletivo.

As novas estações também possuem relógio artístico e interativo, além de catracas com padrão antivandalismo e um mini bicicletário.

Tecnológicas
Outras tecnologias encontradas nos locais são: sistema de áudio; duas portarias eletrônicas nas entradas com acessos internos e externos (onde o usuário pode acionar ajuda dos profissionais da RedeMob Consórcio em caso de qualquer dificuldade); monitores de led semelhantes aos dos aeroportos, trazendo entretenimento e informações de utilidade pública; e câmeras capazes de fazer reconhecimento facial.

O presidente da Metrobus, Francisco Caldas, ressaltou que a modernização do Eixo Anhanguera também passa pela troca de veículos.

“Neste momento, temos dois articulados elétricos modernos com ar-condicionado e vamos receber mais quatro até janeiro. Até outubro do ano que vem, serão 45 ônibus elétricos. Isso é extraordinário. Se contarmos com o BRT Norte-Sul, serão 65 elétricos”, calculou.

Nova RMTC
A reestruturação do Eixo Anhanguera integra o projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC), iniciativa do Governo de Goiás que garante melhorias para o sistema do transporte público da Grande Goiânia. A ação terá investimento de R$ 1,7 bilhão até 2026, recursos provenientes do Governo de Goiás e das prefeituras envolvidas, em parceria com as concessionárias do serviço (Consórcio Redemob).

Informações: Governo de Goiás

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No Recife, Linhas passam por mudança de itinerários e paradas na Av. Dantas Barreto


O Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, informa que, em virtude da implantação do novo sistema de circulação de veículos no centro do Recife, no bairro de Santo Antônio, a partir do próximo sábado (26), serão realizadas mudanças de itinerários de linhas e pontos de ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife – STPP/RMR, na Av. Dantas Barreto, entre a Av. Guararapes e a Av. Nossa Senhora do Carmo.

Dezesseis linhas diurnas abaixo, deixam de trafegar pela pista Oeste e passam para a pista Leste da Av. Dantas Barreto, entre a Av. Guararapes e a Av. Nossa Senhora do Carmo.

• 044-MASSANGANA (BOA VISTA)
• 069-CONJUNTO CATAMARÃ
• 117-CIRCULAR – TI RECIFE/PCR (CABUGÁ) – Aos Domingos
• 168-TI TANCREDO NEVES (CDE. B. VISTA) – VIA PCR
• 229-MARCOS FREIRE (OPCIONAL)
• 331-TOTÓ (JARDIM PLANALTO)
• 414-TORRE
• 645-TI MACAXEIRA (AV. NORTE)
• 516-CASA AMARELA (TORRE / RECIFE ANTIGO)
• 313-SAN MARTIN (ABDIAS DE CARVALHO) VIA PCR
• 321-JARDIM SÃO PAULO (ABDIAS DE CARVALHO) – VIA PCR
• 411-PLAZA SHOPPING (CONDE DA BOA VISTA)
• 631-NOVA DESCOBERTA (CABUGÁ)
• 1974-JARDIM ATLÂNTICO – VIA PCR
• 1994-CONJUNTO BEIRA MAR – VIA PCR
• 2441-TI CDU (CONDE DA BOA VISTA) – Via PCR

Essa mesma alteração também irá ocorrer para outras 18 linhas BACURAU, a seguir relacionadas.

• 322-JARDIM SÃO PAULO (BACURAU)
• 333-TOTÓ (BACURAU)
• 352-CURADO II (BACURAU)
• 362-CURADO IV (BACURAU)
• 533-CASA AMARELA (BACURAU)
• 613-MORRO DA CONCEIÇÃO (BACURAU)
• 626-BREJO (BACURAU)
• 744-DOIS UNIDOS (BACURAU)
• 745-ALTO JOSÉ BONIFÁCIO (BACURAU)
• 1928-MARANGUAPE I (BACURAU)
• 1936-MIRUEIRA (BACURAU)
• 1956-IGARASSU (BACURAU)
• 1957-CAETÉS I (BACURAU)
• 1985-RIO DOCE (BACURAU)
• 1995-PAU AMARELO (BACURAU)
• 2427-MONSENHOR FABRÍCIO (BACURAU)
• 2457-SÃO LOURENÇO (BACURAU)
• 2462-LOTEAMENTO SANTOS COSME E DAMIÃO (BACURAU)

Com essas modificações de itinerários, oito linhas terão seus pontos de embarque e desembarque de passageiros, modificados.

As linhas 044-MASSANGANA (BOA VISTA) e 069-CONJUNTO CATAMARÃ deixarão de atender o ponto no 180221, localizado na pista Oeste da Av. Dantas Barreto, em frente a Igreja de Santo Antônio, passando a atender o ponto no 180334 na Av. Guararapes, próximo à esquina com a Av. Dantas Barreto.

A linha 645-TI MACAXEIRA (AV. NORTE) também deixa de atender ao ponto no 180221 e passa para o ponto no 180287 na pista Leste da Av. Dantas Barreto, no lado oposto ao Banco do Brasil e próximo a EBRT N. Sra. do Carmo.

As linhas 117-CIRCULAR – TI RECIFE/PCR (CABUGÁ) – Aos Domingos, 168-TI TANCREDO NEVES (CDE. B. VISTA) – Via PCR, 331-TOTÓ (JARDIM PLANALTO) e 414-TORRE não irão mais atender ao ponto no 180222, na pista Oeste da Av. Dantas Barreto, em frente ao Banco Santander, e sim ao novo ponto no 180287, na pista Leste da Av. Dantas Barreto, no lado oposto ao Banco do Brasil e próximo a EBRT N. Sra. do Carmo.

Também deixa de atender ao ponto no 180222 a linha 229-MARCOS FREIRE (OPCIONAL), passando para o ponto no 180215, no canteiro central (pista Leste) da Av. Dantas Barreto, lado oposto à R. Marquês do Recife, antes da Av. Guararapes.

As linhas (13) que não constam nessa relação permanecem com seus itinerários e pontos de embarque e desembarque, que são:

• 014: BRASÍLIA (CONDE DA BOA VISTA) – VIA AGAMENON MAGALHÃES
• 018-BRASILIA TEIMOSA
• 121-VILA DA SUDENE – Via Rua do Príncipe
• 122-VILA DO IPSEP
• 212-JARDIM SÃO PAULO
• 242-PACHECO (FLORESTA)
• 243-VILA DOIS CARNEIROS – Via AGAMENON MAGALHÃES
• 4123-TRÊS CARNEIROS BAIXO (CAIS DE SANTA RITA)
• 4133-TRÊS CARNEIROS (CAIS DE SANTA RITA)
• 4137-UR-11 (CAIS DE SANTA RITA)
• 1921-OURO PRETO (JATOBÁ I)
• 1926-OURO PRETO (JATOBÁ II)
• 1981-TI RIO DOCE (CONDE DA BOA VISTA)

Todas essas modificações serão acompanhadas pelo CTM, e poderão ser ajustadas durante o decorrer da nova operação.

Em caso de dúvida, dar sugestão ou registrar reclamação, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do CTM, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagem de texto, áudio, foto ou vídeo, exclusivo para reclamação. A demanda também pode ser enviada à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511 e 3182.5518.

Informações: GRCT

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Campinas: Linhas BRT10 e BRT11 atendem Estação Capivari, a partir desta sexta-feira

Mais uma etapa da operação do Corredor BRT Ouro Verde será cumprida pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), nesta sexta-feira (25/10), quando entra em funcionamento a Estação BRT Capivari, que fica na avenida Ruy Rodriguez. Ela passa a atender as linhas BRT10 (Ouro Verde) e BRT11 (Vida Nova).

Agora, todas as estações do Corredor BRT Ouro Verde estarão operacionais. As próximas etapas envolvem a operação total dos terminais BRT Ouro Verde e Vida Nova, após a finalização das obras.
 
O acesso à estação é feito pelas catracas eletrônicas, por meio de Bilhete Único ou QR Code. As catracas PNE (pessoas com necessidades especiais) são voltadas para pessoas com mobilidade reduzida e idosos. A estação conta com dois módulos, um para cada sentido de circulação.
 
O espaço conta com estrutura metálica, pisos em granito, portas automáticas em vidro laminado e semáforos para orientação dos condutores dos ônibus. Os usuários contam com acessibilidade, lixeiras e bancos metálicos. Os painéis de informações receberam nova comunicação visual e faixas foram fixadas para orientar usuários sobre a utilização das travessias semaforizadas.
 
A pista expressa da avenida Ruy Rodriguez e a marginal (rua Joaquim Lacerda Coelho), no sentido bairro – Centro, receberam novos semáforos, com botoeiras, para travessia de pedestres.
 
Operação BRT10 e BRT11
O atendimento à Estação BRT Capivari não afeta a programação horária das linhas. A BRT10 parte do Terminal Ouro Verde e chega até o Terminal Central, passando pelos terminais Santa Lúcia, Campos Elíseos e Mercado, nove estações BRT (incluindo a Capivari) e pelo Corredor Central. Em dias úteis, tem partidas entre 4h40 e 0h (Terminal Ouro Verde) e entre 5h15 e 0h35 (Terminal Central), com intervalos de 10 minutos nos picos.  
 
A BRT11 parte do Terminal Vida Nova e segue até o Terminal Central, passando pelos terminais Santa Lúcia, Campos Elíseos e Mercado, por 10 estações e pelo Corredor Central. Em dias úteis, tem partidas entre 4h30 e 0h10 (Terminal Vida Nova) e entre 5h15 e 0h50 (Terminal Central), com intervalos de 11 minutos nos picos.  
 
Nada muda no atendimento realizado pelas linhas convencionais, que seguem realizando embarque e desembarque nos pontos localizados à direita da via. São elas: 116 (Terminal Ouro Verde / Shopping Dom Pedro), 118 (Terminal Ouro Verde), 119 (Terminal Ouro Verde / Shopping Dom Pedro), 125 (Terminal Ouro Verde / Shopping Iguatemi), 131 (Terminal Vida Nova), 132 e 133 (Vida Nova), 134 (Terminal Barão Geraldo), 136 (Terminal Vida Nova / Terminal Central), 142 (Jardim Santa Terezinha) e 199 (Vida Nova / Terminal Mercado I – Corujão).
 
Experimenta o BRT: orientações aos usuários
No primeiro dia de funcionamento da Estação BRT Capivari, nos horários de pico, educadores e agentes da mobilidade urbana da Emdec irão orientar usuários sobre a nova operação, entregando materiais informativos. Também irão indicar as formas seguras de acessar a estação, pelas travessias semaforizadas.

Informações: EMDEC

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Em Porto Alegre, Projeto autoriza que ciclistas usem faixa de ônibus à noite


Está em discussão na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que autoriza a utilização das faixas exclusivas do transporte coletivo por ônibus delimitadas por faixa azul para o tráfego de bicicletas como via de tráfego compartilhado das 21h às 5h do dia seguinte. A proposta é de autoria do vereador Cláudio Janta (Solidariedade).

O texto prevê que o ciclista que pedalar na via de tráfego compartilhado deverá utilizar capacete e colete refletivo, além dos equipamentos obrigatórios previstos no Código de Trânsito Brasileiro, que são campainha, espelho retrovisor do lado esquerdo e sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais.

A iniciativa “tem por objetivo promover o desenvolvimento do ciclismo como forma de lazer e esporte, garantindo condições mínimas e seguras para sua prática” na Capital, argumenta o vereador na exposição de motivos. O projeto “valoriza a preservação da vida e a segurança dos cidadãos, garantindo o uso harmônico das vias públicas entre ciclistas e condutores de veículos automotores”, afirma Janta.

Informações: CM POA

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Passageiros destacam benefícios do novo Terminal da Lagoa em João Pessoa

Passageiros que utilizam o transporte coletivo nas proximidades do Parque Solon de Lucena (Lagoa), no Centro de João Pessoa, agora contam com mais conforto enquanto aguardam os ônibus. Inaugurado no início de julho, o novo Terminal de Passageiros da Lagoa tem beneficiado cerca de 120 mil pessoas que o acessam diariamente. A construção é resultado de uma parceria entre o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP) e o poder público.

“Essa melhoria foi muito importante, especialmente para se proteger do sol. Com a nova sinalização nas plataformas, ficou mais fácil identificar os ônibus, sem precisar perguntar”, afirma Ezequias Sales, 23 anos, bombeiro.

Luciene Maria Pereira, 56 anos, diarista, que passa pelo terminal toda semana, também elogia a nova estrutura: “Para mim, foi ótimo, principalmente pela cobertura. Acho que todo mundo gostou”.
Já Aline Souza, 17 anos, estudante, é uma das usuárias do transporte coletivo que notaram grandes melhorias no novo Terminal da Lagoa. Ela destaca que a reforma trouxe mais espaço e organização. “Eu costumava vir aqui antes da reforma. Agora, com essa reforma, prefiro mil vezes. É muito espaçoso. Para quem não é de João Pessoa e vem pegar o ônibus pela primeira vez, tem a numeração (dos ônibus) de todos os bairros. É ótimo”.

Informações: Polêmica Paraíba

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Em Caxias do Sul, Marcopolo vende 16 ônibus Torino à Visate


A Marcopolo vendeu à Visate, companhia de transportes do Rio Grande do Sul, 16 ônibus Torino. Três deles são articulados e irão rodar no Sistema Integrado de Mobilidade Urbana (SIM) de Caxias do Sul.

O Torino articulado utiliza chassi Volvo B340. Mede 21 metros e tem capacidade para 180 passageiros. Dos 13 Torino convencionais, dez foram montados sobre chassis Mercedes-Benz OF 1519 e os outros três sobre o Agrale MA 15. Esses ônibus medem 11,25 metros e têm capacidade para 50 passageiros.

A Visate tem 343 ônibus em sua frota, todos encarroçados pela Marcopolo. Opera 76 linhas e transporta cerca de 90 mil passageiros por dia. Esta foi a principal renovação da companhia este ano.

Informações: AutomotiveBusiness

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