Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Linha do sistema BRT-2 em Feira de Santana é inaugurada

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

A linha BRT-2 em Feira de Santana foi inaugurada nesta quarta-feira (18) pelo prefeito Colbert Filho como parte das comemorações pelos 191 anos de emancipação política do município. A nova operação de transporte público por Bus Rapid Transit (BRT) possui 20,5km e atende as avenidas Ayrton Senna, Iguatemi, João Durval Carneiro e parte da Getúlio Vargas.

Ao todo, 14 bairros da região Norte do município passam a integrar à mobilidade do Novo Centro. O sistema BRT-2 é composto por uma frota de 14 ônibus articulados BRT equipados com ar-condicionado, espaço para até dois cadeirantes e capacidade para transportar, diariamente, em uma só viagem, cerca de dois mil passageiros. 

Também mais dois ônibus convencionais da Empresa São João com ar-condicionado (linhas 15-Jomafa/HGCA e 02-Shopping Boulevard via Terminal Sul) passam a integrar o corredor BRT-2 pelo modal FeiraMOB.

"A nossa prioridade é transportar o máximo de pessoas com total conforto e segurança, especialmente em horários de pico quando o fluxo de passageiros é maior por conta do trabalho ou da escola", explica o prefeito Colbert Filho. 

A nova operação oferta 274 viagens/dia através das seis estações BRT instaladas no percurso. Os bairros contemplados são: Mangabeira, Alto do Papagaio, Conceição I, II e III, Caseb, Centro, Ponto Central, Alto do Rosário, Conder, Cidade Nova, Parque Brasil, Agrovila e Jardim Europa. 

"Estamos entregando 20,5 quilômetros da linha BRT-2 e mais 27 [km] que estão circulando na linha BRT-1 do Centro ao Jardim Brasil. Com isso alcançamos cerca de 50 quilômetros de extensão cobrindo os principais corredores e bairros da cidade com ônibus de excelente qualidade para o trabalhador e o estudante", pontua o secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro.
O titular da pasta ressalta que foram investidos para a implantação do sistema de mobilidade por BRT no município R$ 88.393.551,97, sendo 21,31% dos recursos em obras de drenagem, 32,48% na construção de túneis (trincheiras), 3,50% na elaboração e montagem do Centro de Controle Operacional (CCO), 11,48% no terminais de transbordo (Pampalona, Ayrton Senna e Nóide Cerqueira), 5,95% em novos abrigos e estações BRT e mais 25,28% na infraestrutura dos corredores Getúlio Vargas e João Durval Carneiro.

MOBILIDADE BRT

As tecnologias BRT de mobilidade urbana da Prefeitura de Feira, que atenderão a população, são oito ônibus articulados com 23 metros de comprimento e capacidade para 150 passageiros, mais um ônibus articulado de 18 metros (120 passageiros), um ônibus trucado BRT (100 passageiros) e mais dois ônibus padron Iveco BRT (90 passageiros). 


SISTEMA DE TRANSPORTE URBANO

Atualmente o município possui uma frota de 150 ônibus que circulam por dia 30 mil quilômetros. O número expressivo de percurso percorrido corresponde a quase uma volta completa ao mundo, sendo de 40 mil/km.

As duas concessionárias, segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro, realizam 2.500 viagens totalizando até 5 mil integrações de passageiros que utilizam mais de dois ônibus num intervalo de até duas horas.

Ainda, o Governo Municipal beneficia 312 mil pessoas que possuem direito à gratuidade no sistema de transporte público urbano - considerando a última média entre janeiro e agosto deste ano. Somente estudantes foram 181 mil utilizações do cartão eletrônico Via Feira com o benefício social da meia-passagem.

Informações: Prefeitura de Feira de Santana

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No Recife, Campanha ”Gentileza nunca é demais” busca melhor convivência entre os usuários

Em alusão à Semana Nacional de Trânsito 2024, que esse ano tem a temática “A paz no trânsito começa por você”, o Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, em parceria com a Secretaria de Defesa Social, com objetivo de conscientizar da importância de um trânsito com mais segurança, realizou hoje (18), no Terminal Cais de Santa Rita, no centro do Recife, a campanha ”Gentileza nunca é demais”, que tem como foco principal o respeito ao próximo e a melhor convivência entre os usuários do transporte público e, principalmente, garantindo a segurança aos passageiros de ônibus da Região Metropolitana do Recife – RMR.

No local, técnicos de educação e fiscalização realizaram panfletagem e proferiram minipalestra alertando sobre o respeito aos idosos, gestantes, pessoas com deficiência, às filas e aos motoristas, além de respectivos pontos de parada, entradas dos terminais e preservação do patrimônio público, além de alertar aos pais e jovens sobre os perigos de acessar o terminal pelo portão exclusivo para ônibus, além de conscientizar da importância dos usuários do transporte público em terem empatia ao próximo e o cumprimento dos direitos e deveres dos passageiros.

Segundo Matheus Freitas, Diretor-Presidente do CTM, o objetivo é proporcionar ao usuário uma viagem mais segura, cada vez com mais dignidade e respeito. “Além disso, com essas ações, estamos garantindo a segurança dos passageiros, trazendo cada vez mais dignidade e respeito aos usuários do sistema. O maior respeita o menor, por isso, solicitamos que os motoristas tenham mais atenção com os carros, motociclistas, ciclistas e, principalmente, os pedestres, que são nossos principais usuários. Todas as vezes em que a população constatar essas irregularidades, denuncie através dos nossos canais de atendimento”, destacou.

Informações: GRCT

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Obras da linha 2 do metrô de BH têm início nesta segunda-feira

Na manhã da segunda-feira (16), teve início a construção da tão aguardada Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte, com uma cerimônia oficial que contorno com a presença do governador Romeu Zema e do vice-governador, professor Mateus Simões, ambos do Partido Novo. O projeto promete transformar a mobilidade urbana da capital mineira para conectar a região Oeste ao Barreiro.

A nova linha do metrô está prevista para estar em pleno funcionamento em 2028, segundo a operação Metrô BH. A nova estação do Barreiro estará interligada ao Terminal BHBUS e ao ViaShopping, facilitando a integração com outros meios de transporte. No entanto, duas estações, Nova Suíça e Amazonas, estarão operando já em 2026.

Durante a cerimônia, o governador Romeu Zema ressaltou a magnitude do projeto. “Estamos falando da maior obra de mobilidade em décadas. São mais de R$ 3 bilhões de investimento. Estou iniciando as obras, mas sei que meus sucessores terão o prazer de inaugurá-la. É um investimento para o futuro”, declarou Zema.

O investimento total para a Linha 2 e melhorias na Linha 1 é de R$ 3,7 bilhões. Deste montante, R$ 2,8 bilhões vêm do Governo Federal, e R$ 440 milhões são oriundos de um Termo de Reparação assinado pelo Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) com a Vale, em resposta ao rompimento da barragem de Brumadinho.

A Linha 2 terá uma extensão de 10,5 km e será composta por sete estações: Nova Suíça (onde ocorrerá a interseção das duas linhas), Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. A expectativa é que a linha transporte diariamente cerca de 213 mil passageiros, divididos entre 157 mil na Linha 1 e 56 mil na Linha 2.

Além disso, em maio deste ano, o governo estadual anunciou a aquisição de 24 novos trens, fabricados pela chinesa Changchun Railway Vehicles. A entrega dos primeiros trens está prevista para o primeiro semestre de 2026. Esses trens serão usados ​​nas duas linhas do metrô, prometendo um aprimoramento significativo no serviço de transporte público de Belo Horizonte.

Informações: Portal Impactto

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Retomada da operação da TRENSURB em Porto Alegre será nesta sexta-feira

No feriado do dia 20 de setembro, a Trensurb celebra mais um importante capítulo de seu plano de reconstrução: a retomada da circulação dos trens em Porto Alegre, chegando até a Estação Farrapos. Com todo empenho das equipes operacionais e de manutenção para garantir a segurança, as condições da via e o controle eficiente do tráfego dos trens para a operação metroviária, a Trensurb fará circulação dos trens no trecho entre as estações Novo Hamburgo e Farrapos das 5h às 23h, diariamente, com intervalos de 15 minutos entre as viagens, em dias úteis e sábados e, nos domingos e feriados, intervalo de 20 minutos entre as viagens.

Nesta importante fase, uma série de medidas foram implementadas, dentre entre elas, manutenções e ajustes realizados nos sistemas de sinalização, energia elétrica de tração, via permanente e o transporte alternativo de passageiros. Todas com o objetivo de restaurar a normalidade dos serviços de forma eficiente e segura.

Confira abaixo os horários e intervalos dos trens em dias úteis e sábados:
Operação Emergencial – Ônibus

Complementando as viagens de metrô, o serviço de ônibus fretados pela Trensurb no município de Porto Alegre será entre as estações Farrapos e Mercado (Terminal Júlio de Castilhos), com uma parada para desembarque na Estação São Pedro no sentido Farrapos/Mercado e para embarque, na mesma estação, no sentido Mercado/Farrapos. Vale destacar que não há cobrança de passagem nos ônibus.

Partidas Terminal Júlio de Castilhos/Centro de POA: Viagens com destino à Estação Farrapos, com paradas apenas para embarque na Estação São Pedro, das 5h30 às 22h45. O embarque e desembarque próximo à Estação Mercado é realizado no terminal Júlio de Castilhos, em parada devidamente identificada.

Partidas do Terminal Farrapos: Viagens com destino ao Terminal Júlio de Castilhos/Centro de POA, com paradas apenas para desembarque na Estação São Pedro, das 5h20 às 00h10. O embarque e desembarque na Estação Farrapos é feito no terminal de integração da estação.

Informações: Trensurb

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Especialistas apontam que passagem de ônibus gratuita em Maceió é viável

O candidato do MDB à Prefeitura de Maceió, Rafael Brito, tem como uma de suas principais promessas de campanha a implementação da tarifa zero no transporte público da capital alagoana. A proposta prevê transporte gratuito todos os dias, 24 horas por dia.

Este modelo, conhecido como “passe livre”, já é realidade em algumas cidades do país, como Caucaia, no Ceará, que além de oferecer transporte público gratuito, é a segunda cidade mais populosa do estado, atrás apenas de Fortaleza, segundo o Censo 2022 do IBGE. O sistema consiste em isentar o usuário final da cobrança, com o sistema sendo financiado pelo orçamento municipal.

Rafael utilizou o exemplo de Caucaia durante a sabatina promovida pelo Grupo 7Segundos de Comunicação para fundamentar sua proposta. Segundo ele, apenas 2,4% do orçamento do município do Ceará é destinado ao financiamento da tarifa zero naquela cidade. Para Maceió, o candidato explicou que a prefeitura já repassa cerca de R$6 milhões às empresas de ônibus da capital, sugerindo que essa estrutura poderia viabilizar a implementação do passe livre na cidade.

O candidato também argumentou que, nas cidades onde o passe livre foi implementado, o comércio local registrou um crescimento expressivo. Porque, segundo Rafael, ao economizar o valor anteriormente destinado ao transporte, as famílias passaram a direcionar esses recursos para alimentação e lazer, impulsionando a economia local.

Até 2023, pelo menos 67 cidades brasileiras já adotaram a tarifa zero em seus sistemas de transporte público, de acordo com a NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos).

O que dizem os especialistas

O jornalista e pesquisador de mobilidade, Daniel Santini, durante o Gazeta Summit Mobilidade, destacou alguns dos principais desafios de Maceió e sua região metropolitana em relação à implementação da Tarifa Zero. 

Segundo a pesquisa, o número de passageiros transportados nos ônibus de Maceió sofreu uma queda expressiva, passando de 80,6 milhões de viagens em 2013 para 44,9 milhões em 2023. Um aspecto interessante apontado foi que, apesar dessa queda, o volume de viagens começou a crescer novamente a partir de 2021, com a introdução do passe livre estudantil, e em 2022, com a criação do programa Domingo é Livre, que oferece gratuidade aos domingos.

Acompanhando a queda no número de viagens realizadas por transporte coletivo na capital, o processo de motorização tem crescido em todo o país.  Um levantamento do DENATRAN realizado em 2023 revelou que, enquanto em 1998 havia um carro para cada 10 habitantes, em 2023 essa proporção mudou para um carro a cada três habitantes.

Essa crescente aquisição de veículos particulares tem se tornado um grave problema para a mobilidade urbana, especialmente em Maceió, cuja infraestrutura não suporta o aumento constante de carros e motos nas ruas. O resultado são congestionamentos frequentes que afetam diversos bairros da capital, agravando a dificuldade de circulação e transporte.

O ex-secretário da Fazenda de Alagoas e atual secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, abordou precisamente essa questão, destacando que a implementação do passe livre traz diversos benefícios, incluindo a construção de um município mais ambientalmente responsável.

“Esses ganhos podem ser ainda maiores, pois pode propiciar a criação de uma cidade mais sustentável e ambientalmente responsável como melhoria da mobilidade urbana pela promoção do transporte coletivo”, afirmou.

Atualmente, Maceió conta com cerca de 650 mil usuários de transporte público, o que corresponde a aproximadamente 65% da população da capital. 

Pagamento de Subsídio

Para entender o impacto financeiro da tarifa zero nas contas públicas, é fundamental ir além dos custos diretos dos passageiros e considerar o efeito econômico positivo gerado pela renda extra que as famílias poderão destinar à compra de bens e à contratação de serviços. Esse aumento no consumo impulsiona a economia local, um reflexo já observado em diversas cidades brasileiras que implementaram programas semelhantes.
Durante o período analisado, foram desembolsados R$217.223.037,95 em subsídios para o transporte público. Em 2021, ano inicial da análise, o total anual foi de aproximadamente R$24 milhões. Em 2022, houve um aumento expressivo, com os repasses chegando a pouco mais de R$83 milhões. No entanto, nos anos seguintes, observou-se uma redução contínua.

Informações: Folha de Alagoas

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Nova frota de ônibus de Goiânia começou a ser entregue às empresas

A renovação da frota de ônibus de Goiânia deve começar a operar dentro de 20 dias, segundo fontes ligadas as empresas de ônibus. Os novos veículos já estão sendo entregues às empresas que operam no transporte coletivo da capital, o treinamento dos motoristas está sendo feito e os cobradores das passagens também já estão sendo instalados.. Atualmente, a frota que circula na capital é de 2008, ou seja, tem cerca de 16 anos de uso.

A primeira remessa de novos ônibus já começou a chegar. Até o momento, foram recebidos 33 veículos para a HP, 5 para a Reunidas e 18 para a Cootego, totalizando 56 novos veículos que começarão a rodar ainda este mês. De acordo com a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) 132 veículos já foram entregues até o momento.

A meta do governo é, até dezembro, entregar 400 novos ônibus que deverão estar em circulação. Estão previstas duas entregas, divididas em lotes de 200. Esses ônibus serão gradualmente inseridos na operação até o final de 2024.

Os novos ônibus chegam com várias inovações tecnológicas. Todos estão equipados com ar-condicionado, carregadores USB, lâmpadas de LED, elevadores para cadeirantes e piso antiderrapante. Além disso, possuem câmeras de segurança e conexão Wi-Fi.

Ao Jornal Opção, o especialista em mobilidade, Miguel Angelo Pricinote, afirmou que esses novos modelos possuem a tecnologia Euro VI, que garante baixa emissão de carbono. Mesmo com o ar-condicionado, os novos ônibus são mais econômicos, utilizando uma tecnologia que mantém o consumo de combustível no mesmo nível da frota antiga.

Informações: Jornal Opção

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Na Grande Aracaju, Empresas vencedoras da licitação do transporte coletivo assinam contrato

O Consórcio do Transporte Metropolitano assinou, na segunda-feira (16/09), o contrato com as empresas vencedoras da licitação do transporte coletivo. Com a formalização do documento, a Viação Atalaia e a Transportes Sergipe passaram a ter 180 dias para operacionalizar o sistema nos quatro municípios (Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros), que integram o consórcio.

No processo de licitação do transporte coletivo da Grande Aracaju, a empresa Transportes Sergipe, de Minas Gerais, foi a vencedora do primeiro lote e irá operar nas cidades de Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e Aracaju. Já o segundo lote teve como vitoriosa a Viação Atalaia, que vai operar nas cidades de Aracaju e São Cristóvão.

De acordo com a licitação, fica estabelecida uma frota de 473 ônibus para circular na região metropolitana. Os veículos devem possuir idade máxima de cinco anos e meio, com sinal Wi-Fi, inserção progressiva de ar-condicionado, entre outras benfeitorias. A previsão é que elas iniciem os trabalhos em 2025.

As prefeituras de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, que participam do consórcio, estão investindo um subsídio de R$ 126 milhões. Além disso, o consórcio conta ainda com a participação do governo de Sergipe.

Informações: technibus

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No DF, Tecnologia deve facilitar a vida dos usuários do transporte público

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) vai adotar duas novas tecnologias para melhorar o cotidiano dos brasilienses que utilizam transporte público. Uma delas é o Business Intelligence (B.I.), sistema que monitora as linhas do Sistema de Transporte Público Coletivo (STPC-DF) para evitar "furo de viagem" (quando a empresa não cumpre o trajeto ou o horário). O outro método é a criação de um aplicativo para saber os horários e os trajetos dos ônibus em tempo real. 

Ambas metodologias serão aplicadas nos 2.914 ônibus operados por cinco empresas (Piracicabana, Pioneira, Urbi, Marechal e BsBus), das 933 linhas. O artifício B.I. indica quando a empresa deixa de fazer a viagem prevista na ordem de serviço, ou quando o horário é tão diferente da tabela que ultrapassa os limites de atraso. 

A previsão que a nova ferramenta B.I. comece a funcionar neste ano. "Hoje em dia nós demoramos, em média, uma semana para poder analisar se a linha que é solicitada por uma região pode ser alterada ou não. Com essa tecnologia, essa análise será muito mais rápida e podemos dar uma resposta mais efetiva para as ocorrências de alteração de horário nos ônibus, ampliação de linhas e oferta de veículos, avaliou Zeno Gonçalves, secretário da Semob.

"Já perdi vários compromissos e cheguei diversas vezes atrasado ao trabalho. Onde moro, além de passar poucos ônibus,  eles demoram a passar. Teve um dia que esperei uma hora e 20 minutos para pegar um ônibus para rodoviária", afirmou Matheus Melo, 21 anos e morador de Ceilândia Norte.

Almir Araújo, 21 anos, morador de Brazlândia, disse que, apesar de ser convencional o atraso dos ônibus, acredita que a tecnologia pode ajudar. "Evitando os furos, identificando as irregularidades e adicionando novos ônibus para rodar no lugar daqueles que não foram à viagem prevista ou demoraram demais, acredito que as pessoas não vão mais se atrasar tanto para os compromissos", diz. 

Novo aplicativo 
Para atender à demanda de alguns passageiros, a Semob programou um site para proporcionar aos brasilienses os horários e itinerários da frota, a operação e trajeto de cada ônibus em tempo real, o chamado "DF no Ponto". A novidade é que a pasta lançará um aplicativo com o mesmo nome até o fim de 2024 para os interessados baixarem em seus aparelhos celulares. 

No app será possível visualizar cada linha específica de ônibus, consultar um mapa para verificar as paradas de ônibus mais próximas, e identificar especificamente seu destino. Assim, a ferramenta deve ajudar o usuário de transporte público a chegar ao local no horário programado.

A moradora de Águas Lindas, Maria Vitória, 22, é estudante e explicou sobre a importância de o governo desenvolver um app autoral para ajudar os passageiros no trajeto. "A pontualidade dos ônibus ajudaria muito no dia a dia dos passageiros", afirmou.

dicionário do ônibus
furo de viagem: emitida quando a empresa deixa de fazer a viagem prevista na ordem de serviço, ou quando o horário é tão diferente da tabela que ultrapassa os "limites de atraso".

Informações: Correio Braziliense

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