A renovação da frota de ônibus de Goiânia deve começar a operar dentro de 20 dias, segundo fontes ligadas as empresas de ônibus. Os novos veículos já estão sendo entregues às empresas que operam no transporte coletivo da capital, o treinamento dos motoristas está sendo feito e os cobradores das passagens também já estão sendo instalados.. Atualmente, a frota que circula na capital é de 2008, ou seja, tem cerca de 16 anos de uso.
A primeira remessa de novos ônibus já começou a chegar. Até o momento, foram recebidos 33 veículos para a HP, 5 para a Reunidas e 18 para a Cootego, totalizando 56 novos veículos que começarão a rodar ainda este mês. De acordo com a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) 132 veículos já foram entregues até o momento.
A meta do governo é, até dezembro, entregar 400 novos ônibus que deverão estar em circulação. Estão previstas duas entregas, divididas em lotes de 200. Esses ônibus serão gradualmente inseridos na operação até o final de 2024.
Os novos ônibus chegam com várias inovações tecnológicas. Todos estão equipados com ar-condicionado, carregadores USB, lâmpadas de LED, elevadores para cadeirantes e piso antiderrapante. Além disso, possuem câmeras de segurança e conexão Wi-Fi.
Ao Jornal Opção, o especialista em mobilidade, Miguel Angelo Pricinote, afirmou que esses novos modelos possuem a tecnologia Euro VI, que garante baixa emissão de carbono. Mesmo com o ar-condicionado, os novos ônibus são mais econômicos, utilizando uma tecnologia que mantém o consumo de combustível no mesmo nível da frota antiga.
Informações: Jornal Opção
0 comentários:
Postar um comentário