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CBTU começa a receber pagamento de passagem via Pix em João Pessoa

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Os usuários do Sistema de Trens Urbanos da Capital paraibana podem, a partir desta segunda feira (9), pagar suas passagens através de Pix. Os estudos para o recebimento da transação via Pix foram iniciados desde o mês de julho deste ano até culminar no programa que possibilita o recebimento através da leitura de QR-Code.

A implantação do sistema começou pela Estação João Pessoa, numa primeira etapa para averiguação da funcionalidade e possíveis ajustes no sistema criado pela equipe da CBTU João Pessoa. Atualmente, apenas a CBTU em Recife utiliza o pix como meio de pagamento das passagens.

O superintendente da CBTU João Pessoa, Paulo Barreto, afirmou que toda equipe de colaboradores da Companhia está imbuída em fazer o melhor, inclusive se utilizando de recursos modernos para facilitar a vida dos usuários do sistema.

“Mais uma vez adotamos novos procedimentos para tornar o acesso aos trens mais simples e rápido, com a inclusão do Pix como forma de pagamento e em breve teremos mais benefícios para os nossos usuários”, declarou.

De acordo com o coordenador do projeto CBTU Pix, Carlos Ataíde, a pagamento não levará mais do que trinta segundos para ser efetuado. “Ao chegar na bilheteria o passageiro escolherá a quantidade de passagens a ser comprada. Em seguida, será gerado um código numa tela digital, instalada na parte externa da bilheteria, que será lido pelo passageiro para efetuar o pagamento das passagens e partir daí, adentrar à plataforma de embarque”, explica.

A CBTU também está viabilizando a geração do QR-Code, pagamento e a apresentação de um código único que dará acesso ao sistema através do aplicativo Meu Trem JP para os próximos meses. Após a implantação e correção do sistema de recebimento do pagamento via pix em João Pessoa, as estações de maior fluxo também terão essa funcionalidade.

O Pix é um meio eletrônico e instantâneo de pagamentos e transferências bancárias criado pelo Banco Central do Brasil. Com o Pix, é possível fazer transações pelo celular a qualquer hora e dia, a partir de conta corrente, poupança ou de pagamento.

Informações: Mais PB

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Em Nova Friburgo, 10 novos ônibus entram em operação


A Nova Faol (Friburgo Auto Ônibus Ltda.), empresa responsável pelo transporte coletivo em Nova Friburgo (RJ), adquiriu 10 novos ônibus para integrar a frota municipal. A concessionária investiu R$ 7,5 milhões nos veículos, mesmo valor investido em maio na aquisição de outros 10 ônibus. A aquisição atende a requisitos do contrato da nova concessão assinado em março.

Os ônibus  têm chassi Mercedes, carroceria Caio e motores Euro 6, de última geração e menos poluentes. Os veículos possuem itens como elevadores para acessibilidade, portas USB para carregamento de dispositivos móveis, câmeras e ventiladores internos, ainda passarão pelos trâmites de emplacamento e instalação de validadores, entrando em operação após todo o processo de regularização.

As linhas que receberão os novos coletivos são Sítio São Luiz,  Granja Spinelli, Jardim dos Reis, Alto do Floresta, Fazenda de Laje, Belmont Furnas e Maria Teresa.

Informações: O Dia

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Transporte de passageiros sobre trilhos cresce 4,4% no 1º semestre/2024

Os sistemas de metrô, trem urbano, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e people movers transportaram 1,25 bilhão de passageiros no primeiro semestre de 2024. O valor é 4,4% maior que no primeiro semestre do ano passado.  Os dados fazem parte do Balanço do Setor Metroferroviário do 1º semestre 2024 da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

“Analisando os dados dos últimos 18 meses, percebemos uma tendência de crescimento leve e estável, mas sabemos que dificilmente recuperaremos a demanda anterior a pandemia. O trabalho é o principal motivo de viagens dos passageiros e com a adoção do trabalho híbrido e remoto muitas pessoas mudaram o hábito de uso dos sistemas. Além disso, o uso de veículos privados e os incentivos para aquisição de carros também afetam a demanda. Temos ainda as compras pela internet, que contribuem para a redução dos deslocamentos para o consumo”, explica Joubert Flores, Presidente do Conselho Administrativo da ANPTrilhos. 

Em junho deste ano, a frota brasileira de automóveis e motocicletas, por exemplo, superou a marca de 90 milhões. Na comparação com junho de 2023, o aumento geral foi de 3,07%. As políticas públicas de incentivo à compra de veículos particulares não contribuem para o desenvolvimento de mobilidade urbana sustentável.

Além disso, nem todos os operadores apresentaram resultados positivos na movimentação de passageiros. As enchentes no Rio Grande do Sul, em maio deste ano, paralisaram os serviços de transporte na Região Metropolitana de Porto Alegre por 27 dias. No acumulado do primeiro semestre, essa interrupção causou queda acentuada no número de passageiros transportados (-30,0%).

No caso dos sistemas nos estados da Paraíba (-27,1%), do Piauí (-20,7%), de Pernambuco (-10,8%) e do Rio de Janeiro (-3,5%), a redução da demanda envolve outros fatores. 

No Piauí, as obras para requalificação do Metrô de Teresina resultaram em interrupções temporárias e na diminuição das viagens ofertadas. Na Paraíba, a queda é atribuída a problemas de evasão de passageiros nas estações, onde medidas estão sendo tomadas para fechamentos das estações. Enquanto, em Pernambuco, a questão deve-se à redução da regularidade e pontualidade do sistema ocasionado por problemas técnicos, com melhorias previstas por meio do projeto de recuperação aprovado no Programa de Aceleração do Crescimento - Novo PAC 2023–2026. 

No Rio de Janeiro, parte dessa redução foi atribuída ao aumento da diferença tarifária entre os serviços de trens/metrôs e os de ônibus. Esses fatores demonstram a complexidade dos desafios enfrentados pelos operadores, assim como a necessidade de intervenções estratégicas para mitigar os impactos negativos na disponibilidade e qualidade dos serviços ofertados à população.

Avanço na rede e projetos em andamento

O setor registrou a ampliação de 1,5 km de trilhos e inauguração de duas estações. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) inaugurou a Estação de Várzea Nova, integrante do projeto de modernização do sistema de Trens Urbanos da Região Metropolitana de João Pessoa, na Paraíba. No Rio, VLT Carioca iniciou a operação comercial da Linha 4-Laranja, conectando a Praça XV ao novo Terminal Gentileza, também inaugurado no semestre. 

Para 2024 ainda estão previstas as inaugurações:

  • Inauguração do People Mover do Aeroporto de Guarulhos; 
  • Expansão da Linha 9-Esmeralda de trem urbano de São Paulo;
  • Trecho 2 do VLT da Baixada Santista;
  • Ramal Aeroporto da Linha Nordeste do VLT de Fortaleza, no Ceará; e
  • A expansão da Linha 1 de Teresina, no Piauí. 

Os dados completos dos projetos previstos, assim como o detalhamento do documento estão disponíveis no site da ANPTrilhos - http://anptrilhos.org.br/balanco-2024-1sem 

Informações: ANPTrilhos

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Viação Osasco iniciará testes com ônibus elétricos no dia 17

A cidade de Osasco inicia, no próximo dia 17 de setembro, um teste com dois novos ônibus elétricos. Segundo o prefeito Rogério Lins, os dois veículos rodarão em caráter experimental, por trechos urbanos da cidade, nas diferentes rotas do transporte coletivo do município.

Os novos ônibus comportam até 83 pessoas cada, sendo 39 passageiros sentados, 42 em pé, um cobrador e um motorista. Segundo Lins, além da modernização da frota, os veículos elétricos representam mais saúde, sustentabilidade e proteção ambiental, além de menos poluição em Osasco.

Ônibus 100% elétricos – Modelo eApache Vip
O novo protótipo de carroceria para chassis elétricos, o eApache Vip V 100% elétrico, chassi Volkswagen, é um dos modelos que entrará em fase de testes em Osasco. Estará operando também, além do eApache Vip, o eMillennium, chassi Scania 15 metros, com sistema de eletrificação Eletra e baterias WEG, modelo já consagrado no mercado.

O CEO do Grupo Caio, Paulo Ruas, destaca que esse novo modelo “reflete o comprometimento da marca com as inovações tecnológicas e sustentáveis do mercado, atrelado ao design do modelo urbano mais vendido no país: o Apache Vip Caio”.

Conheça o protótipo eApache elétrico
O ônibus preparado para elétrico, modelo Apache Vip, quinta geração, comporta até 83 pessoas, sendo 39 passageiros sentados, 42 em pé, um cobrador e um motorista. O protótipo foi encarroçado sobre chassi Volkswagen 17-230 ODS Full Air, piso alto, de 12 metros, com sistema de eletrificação Plugin.

Com embarque dianteiro, o veículo foi equipado com três portas tipo fole (dianteira, central e traseira), localizadas ao lado direito da carroceria. Todas possuem acionamento elétrico e de emergência.

As poltronas são injetadas e totalmente estofadas, com encosto de cabeça. Dos 38 assentos, seis são reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, e dois para pessoas com obesidade.

Outro item de acessibilidade é o elevador semiautomático, na porta central, e o espaço exclusivo para cadeirante ou pessoa com deficiência visual, acompanhada por cão-guia.

As tecnologias embarcadas do eApache incluem ar condicionado elétrico, catraca eletrônica, alarme de ré com atenuador noturno, sensor de ré no para-choque traseiro, tomadas USB nas laterais do salão, iluminação interna em led e nas caixas de porta (para os degraus), pontos para a instalação de microcâmeras e validador.

Este modelo também possui teclado com sistema multiplex, que aponta para o motorista possíveis falhas na parte elétrica do ônibus, proporcionando maior segurança durante o trajeto. Conta ainda com quatro itinerários eletrônicos em LED, localizados na parte frontal, traseira, lateral direita e na base do painel da carroceria, todos acompanhados por um controlador, instalado no painel do motorista.

Informações: GIRO

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Prefeitura de Manaus anuncia entrega de novos ônibus para a zona Leste

Para reforçar o compromisso com a melhoria contínua do transporte público da capital amazonense, o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, na manhã desta segunda-feira, 9/9, a entrega de novos ônibus que atenderão o bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste. Com os novos veículos, a atual gestão ultrapassa a marca de 402 ônibus novos entregues por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), sendo a maioria veículos com ar-condicionado disponíveis à população.

Os veículos serão entregues na quarta-feira, 11, e contam com modelos cada vez mais modernos, ar-condicionado, câmeras inteligentes, entradas USB, além de sustentáveis e, principalmente, que ficam menos “no prego” nas ruas da cidade.

“Vim até a empresa Expresso Coroado para fazer a vistoria dos ônibus novos que chegaram para o transporte coletivo da cidade de Manaus. Vamos entregar ônibus zero com ar-condicionado, cada ônibus desse contém quatro câmeras de segurança, para melhorar a questão da segurança no transporte coletivo, e que vão servir ao bairro Colônia Antônio Aleixo”, afirmou o prefeito.


Os novos coletivos se juntarão à frota existente, que atualmente conta 1.120 ônibus distribuídos em 223 linhas, atendendo todas as áreas da cidade, incluindo as zonas rurais. O sistema de transporte da capital registra cerca de 500 mil passagens diárias, refletindo a importância do transporte público na rotina dos cidadãos.

Informações: Foco Amazonico

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Em BH, Linhas do transporte público vão poder circular com ônibus de cinco portas

O transporte público de Belo Horizonte vai ganhar novos veículos. Trata-se de ônibus BRT Misto de 5 portas. A Prefeitura regulamentou, nesta terça-feira, o decreto que autorizava as empresas a utilizar este tipo de coletivo.

De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial do Município (DOM), esses ônibus não poderão ser utilizados pelas concessionárias para substituir a operação de veículos articulados, que devem ser mantidos com o mesmo quantitativo e rodar com o mesmo quadro de horário e número de viagens dos meses de março e abril deste ano.

O descumprimento das regras desta portaria vai levar as empresas a receber menos a remuneração complementar, ou seja, o subsídio.

Os novos veículos estão autorizados a circular nas seguintes linhas: 62, 63, 64, 67, 6350, 85, 5401, 5106, 5107, 5201, 5250, 5401, 5550, 6030, 8101, 8550 e 8551.

Informações: 98live

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Em Salvador, Ônibus elétrico passa por testes em linha da Lapa

A linha 0137 – Lapa x Barra Avenida vai contar, a partir desta terça-feira (10), com um ônibus elétrico na operação. O veículo, cedido pela montadora Higer, fará testes na linha ao longo do mês de setembro, com o objetivo de avaliar o desempenho de veículos 100% elétricos em linhas do transporte convencional. Atualmente, Salvador conta com oito ônibus elétricos operando no sistema BRT.

Além de ser 100% elétrico, o veículo também possui piso baixo, sem degraus, ar condicionado, corredores mais largos e total acessibilidade. O ônibus conta ainda com portas de entrada USB, Wi-Fi e painéis informativos. Com capacidade para transportar até 77 passageiros, o veículo será utilizado diariamente na operação regular da linha, e contará com uma plotagem especial para identificação.

O titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller, explica que a cidade tem buscado ampliar a frota elétrica da cidade, buscando a transição do transporte para energia limpa. “E esse teste vai nos permitir monitorar o desempenho dos veículos elétricos em uma linha regular, para que possamos ter uma noção melhor de como o veículo elétrico se comporta nas vias da cidade e como podemos inserir esses veículos na frota destas linhas”, explicou.

Pesquisa – Além dos testes de monitoramento de desempenho do ônibus elétrico, o usuário também poderá dar sua opinião sobre a experiencia ao utilizar o veículo, através de um QR Code que será disponibilizado dentro do ônibus. Basta apontar a câmera do smartphone para que seja direcionado à página da pesquisa.

“Além das informações técnicas, também queremos ouvir o usuário que está dentro do veículo, e saber a opinião dele sobre o desempenho do ônibus. Tanto as informações técnicas quanto as opiniões são necessárias para que possamos ter um embasamento mais completo antes de qualquer definição”, destacou Muller.

Informações: Tribuna da Bahia

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Governo de SP transporta 1º trem da Linha 17-Ouro até a capital

domingo, 8 de setembro de 2024

O governador Tarcísio de Freitas acompanhou na manhã deste domingo (8) a chegada do primeiro trem da futura Linha 17-Ouro do Metrô, que vai conectar o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda. Fabricada na China, a composição veio de Santos até o Pátio Água Espraiada, na região da avenida Jornalista Roberto Marinho, em uma operação especial de transporte que envolveu mais de 40 pessoas e oito veículos de grande porte, ao longo da madrugada de sábado (7) para domingo.

“A chegada da primeira composição da Linha 17-Ouro à cidade de São Paulo é motivo de muita celebração, já que materializa nosso trabalho para a otimização da mobilidade urbana e de eficiência de gestão”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas. “Retomamos essas obras, que se prolongavam há 12 anos, porque tirar ideias do papel e dar continuidade a ações estagnadas são bases importantes de nosso governo”, completou.

Cinco carretas transportaram a estrutura do monotrilho, enquanto outros três caminhões trouxeram os gangways, estruturas de conexão entre os vagões. A logística do transporte do trem, em um percurso de 70km, contou com o apoio da concessionária responsável pela rodovia dos Imigrantes, além dos órgãos municipais de tráfego ao entrar nos limites de Diadema e São Paulo.

Por ser feita durante a madrugada de um fim de semana, a viagem levou apenas uma noite, pois reduziu o impacto no tráfego das vias por onde passou. As carretas que levaram os vagões têm 30 metros de comprimento, mais de cinco metros de altura e três de largura. O comboio somou 150 metros, o que equivale a mais de dois quarteirões de extensão. A operação envolveu gestores, motoristas, policiais e agentes de trânsito.

Com a chegada do trem ao Água Espraiada, o próximo passo envolve o processo de montagem do trem que pode levar até 30 dias. Depois, começam os testes estáticos e dinâmicos nas vias já construídas no Pátio e o protocolo de comissionamento, que garante o certificado de segurança e liberação para a operação.

“A chegada do primeiro trem ao Pátio Água Espraiada representa mais um avanço rumo à operação da Linha 17-Ouro. Começaremos agora o processo de montagem e, em seguida, os testes nas vias já construídas. Este é o primeiro dos 14 trens que operarão a linha, transportando mais de 90 mil passageiros todos os dias, em oito novas estações”, disse Marco Antonio Assalve, Secretário dos Transportes Metropolitanos.

Os trens, adquiridos da empresa BYD, foram exclusivamente produzidos para a Linha 17-Ouro. A primeira unidade chegou ao Brasil de navio, navegando por 40 dias desde o porto de Zhangjiagang, na região de Xangai, na China. A segunda composição será enviada ainda neste ano e o restante, ao longo de 2025.

Características do trem
O primeiro veículo, assim como as demais 13 composições, tem modo de operação automática (UTO) e utiliza tecnologia de Sistema de Controle de Monitoramento de Trens (TCMS), com sistema de sinalização CBTC. Por meio de comunicação via rádio digital, forma blocos móveis entre os trens, permitindo maior aproximação entre eles e a redução do intervalo de circulação.

Cada composição do monotrilho é formada por cinco carros. Os das extremidades contam com 21 assentos cada, enquanto os intermediários têm 24 assentos cada, totalizando 114 assentos e capacidade total para 616 passageiros, incluindo assentos prioritários e áreas para deficiente. Os trens possuem passagem livre entre os vagões, sistema de ar-condicionado, iluminação LED, câmeras de vigilância, sistema de detecção e combate a incêndio, sistema de comunicação audiovisual aos passageiros, com mapa de linha dinâmico e intercomunicador para contato ao Centro de Controle Operacional (CCO).

Próxima etapa é montagem do trem
O veículo tem 3,2 metros de largura e cada carro possui quatro portas (duas em cada lado) com largura de 1,6 metros, adequada às normas e critérios de acessibilidade. As paredes laterais estão equipadas com janelas panorâmicas, proporcionando visualização do entorno do trajeto. Há também janelas basculantes, que podem ser abertas em casos de emergência para garantir ventilação aos passageiros.

O monotrilho vai operar sobre uma viga de concreto de 800mm de largura, com tensão nominal de 750 Vcc e velocidade de 80 km/h. A composição tem baterias de tração, que funcionam como fonte de energia reserva, garantindo que o trem chegue à próxima estação caso haja interrupção de fornecimento de energia, proporcionando mais segurança para o usuário.

Informações: Governo de SP

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