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Veja as 30 estações mais movimentadas do Metrô de São Paulo

domingo, 4 de agosto de 2024

A rede metroviária de São Paulo tem crescido nos últimos anos, mas algo não muda: a estação Sé segue como a mais movimentada. A estação localizada no ponto zero da capital recebe dois ramais, a Linha 1-Azul e a Linha 3-Vermelha, mas é a segunda que detém a maior demanda de passageiros.

Dados de junho mostram que as plataformas de Sé da Linha 3 receberam em média por dia útil 202 mil usuários. Tratam-se de pessoas que passaram pelos bloqueios da parada, mas também que fizeram transferências  da Linha 1-Azul. Como esperado, as plataformas de Sé da Linha 1 estão em 2º lugar, com 171 mil usuários diários.

O site montou um ranking que mostra as 30 estações de metrô mais movimentadas de São Paulo.

Informações: MetroCPTM

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Em Goiânia, BRT Norte-Sul deve começar a operar no início de setembro

O BRT Norte-Sul de Goiânia deve começar a operar no início de setembro. A informação foi confirmada ao Jornal Opção pelo presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Murilo Ulhôa.

De acordo com Murilo, a inauguração do BRT deve acontecer no fim de agosto e as operações devem ter início alguns dias depois. “A obra está 100% pronta e entregue para a CMTC. Agora a RedeMob, que é a operadora, está instalando em todas as trinta e uma estações todos os equipamentos de tecnologia: Wi-Fi, catraca, e adaptando as trinta e uma estações para a operação”, disse.

“As estações irão contar com portas automáticas entre outras novidades, segundo o modelo que foi entregue na Praça Cívica. Todas as 31 estações estão recebendo intervenções, todas de uma vez só, e ficarão prontas na segunda quinzena de agosto”, completou.

A RedeMob, responsável pela instalação dos equipamentos nas estações, informou que tudo deverá estar pronto ainda em agosto, mas não informou mais detalhes no momento.

100% operacional em agosto
Em abril, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Solidariedade), afirmou ao Jornal Opção que em agosto BRT estaria funcionando 100% na capital. Cruz informou que a fase 2, que é do Terminal Isidória até o Recanto do Bosque, está concluída e que já chegaram 55 ônibus zero quilômetro para operar na nova linha.

“A RedeMob, que é quem monta os equipamentos nas estações, precisa de 60 a 90 dias para montar toda a estrutura de tecnologia: catraca eletrônica, leitor de cartão, portas de vidro que se abrem e fecham quando o transporte chega. Se você colocar esses 90 dias, a Redemob vai entregar em julho. Então vamos dizer que em agosto o BRT funciona 100%”, disse à época.

Outro ponto citado por Cruz foi a chegada de 55 ônibus. Segundo ele, os veículos vão rodar apenas na inauguração do BRT. “São 10 ônibus elétricos e 45 ônibus com combustão diesel, zero quilômetro, com ar-condicionado, carregador de celular, Wi-Fi. Só vou colocar esses 55 ônibus para rodar inaugurando o BRT, ou seja, entregando o BRT para a cidade por completo”, garantiu.

Além disso, Rogério Cruz também afirmou que os semáforos na Avenida Goiás Norte já estão todos interligados com o sistema do BRT, e por isso ainda não estão ligados. “A pessoa reclama porque está piscando a luz amarela na Goiás Norte, é porque não pode ligar, É interligado com o BRT. É só fazer a programação quando estiver os ônibus rodando no BRT”, concluiu.

Informações: Jornal Opção

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Em BH, Move Metropolitano deve ganhar dois corredores de faixa exclusiva

quarta-feira, 31 de julho de 2024


O Move Metropolitano deve ganhar dois novos corredores de faixa exclusiva em Ribeirão das Neves e Santa Luzia, na Grande BH. O projeto para a implantação das intervenções foi um dos selecionados pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, no eixo cidades sustentáveis e resilientes. O anúncio foi feito pelo governo federal na última sexta-feira (26/7).

O projeto, assinado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), está orçado em R$ 125 milhões. A implantação das faixas exclusivas deve reduzir o tempo de viagem para passageiros dos terminais Justinópolis, em Ribeirão das Neves, e São Benedito, em Santa Luzia.

Atualmente, os ônibus que partem das duas estações em direção à capital precisam trafegar por um longo trecho sem prioridade para o transporte coletivo, dividindo espaço com os carros antes de chegar nas pistas exclusivas.
O superintendente de transporte intermunicipal e metropolitano da Seinfra, Diego Pessoa, explica que a pasta não tem um prazo estipulado para o início das obras. “Estamos aguardando novas informações do ministério das Cidades para sabermos quais serão os prazos e como será feita a liberação desses recursos”, disse. Segundo Pessoa, o projeto básico dos corredores foi feito em 2014 e talvez receba mudanças para se adequar ao cenário atual da mobilidade nas duas cidades.

Ribeirão das Neves

Um dos corredores será construído na LMG-806 e deve fazer a ligação entre o Terminal Justinópolis e a Região de Venda Nova, em Belo Horizonte – onde será feita a integração com o BRT da Cristiano Machado. 

Atualmente, os ônibus que partem desse terminal trafegam por cerca de 5,5 quilômetros sem prioridade no trânsito até chegar na faixa exclusiva da Avenida Vilarinho, próximo à Estação Venda Nova.

Santa Luzia
 
O outro corredor será na Avenida Brasília, em Santa Luzia, e deve fazer a ligação do Terminal São Benedito com a MG-010, onde há uma faixa preferencial de dois quilômetros até o BRT da Avenida Dom Pedro I.

Atualmente, os ônibus Move que atendem ao terminal transitam por cerca de 2,5 quilômetros na Avenida Brasília nas mesmas faixas que os carros até chegar ao trevo do Serra Verde, onde seguem para a MG-010.

Informações: Estado de Minas

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Sistema do BRT em Florianópolis precisa de tarifa integrada entre cidades, diz especialista

Com o anúncio de investimento do Governo Federal na instalação de um sistema de BRT (Bus Rapid Transit, em inglês) em Florianópolis, a mobilidade urbana entra novamente em discussão e um especialista defende a necessidade de ampliar o serviço para contemplar as cidades da Grande Florianópolis.

BRT em Florianópolis precisa de integração, diz especialista
Bernardo Meyer é coordenador do Observatório de Mobilidade Urbana da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e analisa o cenário pensando na inclusão de todas as cidades da região metropolitana no sistema de BRT.

“Precisamos ter um sistema metropolitano conectado, planejado racionalmente, para as linhas não competirem entre si, e com uma integração física, ou seja, de uma cidade para a outra”, opina Meyer.

Segundo o especialista, a integração do BRT em Florianópolis também permite maior economia aos usuários para que eles não precisem pagar várias passagens.

Entenda o investimento
O anúncio feito na sexta-feira (26) prevê uma série de projetos que serão contemplados em três eixos no Novo Pac Seleções (Plano de Aceleração do Crescimento): Cidades Sustentáveis e Resilientes, Infraestrutura Social e Inclusiva, e Água Para Todos.

Conforme a listagem, ao menos 15 cidades de Santa Catarina serão beneficiadas com recursos nas áreas de mobilidade e drenagem. Entre as obras, está prevista a instalação de um sistema de BRT em Florianópolis.

A capital catarinense receberá R$ 159 milhões para instalação do BRT, modalidade de transporte urbano de ônibus com grande capacidade, que trafega em faixas separadas da superfície.

Informações: ND Mais

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Jundiaí terá novo terminal de ônibus na região Oeste

O transporte coletivo de Jundiaí terá em breve um novo terminal de ônibus Urbano, dessa vez no vetor Oeste. Tudo indica que esse terminal será construído no bairro Novo Horizonte. Além do novo terminal, investimento de quase 70 milhões de reais possibilitará outras melhorias no transporte público. O novo terminal será resultado de parceria público-privada.

O projeto de mobilidade de Jundiaí, incluído no Novo PAC Seleções, faz parte de um conjunto de 899 empreendimentos selecionados em todo o Brasil para receber investimentos em áreas como abastecimento de água, esgotamento sanitário e mobilidade urbana.

“O projeto de mobilidade de Jundiaí é amplo e envolve uma grande reestruturação do sistema de transporte público municipal. A PPP inovará, com novo terminal de transporte no Vetor Oeste e novos modais, integrados, para economizar tempo e melhorar a circulação na cidade”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.

O investimento total para a PPP é de R$ 240 milhões. Os recursos serão provenientes do Orçamento Geral da União, garantindo a sua viabilização e o início das obras em breve. “A realização deste investimento representa um avanço técnico significativo para nossa infraestrutura de transporte”, comenta o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

Informações: Novo Dia

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Projeto BRT de Águas Lindas de Goiás é contemplado no PAC Seleções

A  primeira fase do projeto para implantação do Bus Rapid Transit (BRT) em Águas Lindas de Goiás foi recentemente aprovado pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada, que confirmou a liberação de R$ 7,85 milhões para a fase inicial de estudos técnicos. “Juntamente com o projeto do BRT de Luziânia, esta é mais uma importante conquista para a região do Entorno, resultado do trabalho conjunto entre o Governo de Goiás, os municípios e a União”, afirmou Caroline Fleury, Secretária do Entorno do Distrito Federal de Goiás.

A solicitação foi feita pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria do Entorno do DF e da Superintendência do Entorno da Subsecretaria de Políticas para Cidades e Transportes (SPCT), vinculada à Secretaria Geral de Governo (SGG). Miguel Ângelo Pricinote, subsecretário da SPTC, destacou que “este projeto é um marco para Águas Lindas e para todo o Estado de Goiás. A inclusão do BRT no Novo PAC Seleções sublinha a importância da mobilidade urbana para o desenvolvimento regional.”

O BRT de Águas Lindas de Goiás pretende atender cerca de 50 mil pessoas, oferecendo um sistema de transporte coletivo rápido, eficiente e de alta capacidade. O projeto também prevê trajeto passando pelo município de Cocalzinho de Goiás, promovendo a integração de diferentes pontos da região e facilitando o deslocamento dos residentes. O objetivo é reduzir o tempo de viagem, minimizar os congestionamentos e diminuir as emissões de poluentes.

O trajeto previsto é de 35 km, ligando o Terminal Águas Lindas ao Terminal Rodoviário de Ceilândia, com integração aos sistemas de transporte de Brasília. “Os recursos liberados pelo Governo Federal são fundamentais para a realização dos estudos e para o desenvolvimento de um projeto sólido e eficiente”, enfatizou Pricinote.

Os recursos serão inicialmente aplicados na atualização do estudo preliminar e do anteprojeto, com conclusão prevista em até 12 meses. Após essa fase, o estudo será apresentado para inclusão da execução da obra no PAC.

Caroline Fleury destacou que investimentos em mobilidade e melhorias no transporte público promovem dignidade ao cidadão e transformam a região do Entorno. “O BRT facilitará o acesso a empregos, educação e serviços, proporcionando maior qualidade de vida e oportunidades para os moradores, e contribuindo para um desenvolvimento socioeconômico sustentável que tornará o Entorno um lugar mais atrativo para se viver”, concluiu Fleury.

Secretaria do Entorno do Distrito Federal | Governo de Goiás

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Projeto Formiguinha: nova linha começa a circular em Florianópolis

terça-feira, 30 de julho de 2024

Desde o último domingo (28), a nova linha do Projeto Formiguinha começou a operar em Florianópolis. A linha 722 – Morro da Cruz – Morro do 25, oferece uma nova opção de transporte público para os moradores da região.

Nova linha do Projeto Formiguinha iniciou trajeto até o Maciço do Morro da Cruz no último domingo (28) – Foto: Instagram/Reprodução/ND
A nova linha, iniciativa da Prefeitura de Florianópolis, tem saída do maciço do Morro da Cruz. O destino da linha azul é o Morro do 25 e o projeto possui tarifa social.

Confira o percurso na nova linha do Projeto Formiguinha


Os novos micro-ônibus saem do Maciço do Morro da Cruz e a linha azul faz o seguinte itinerário:

Avenida do Antão (partida Morro da Cruz)
Rua General Acastro de Campos
Rua Ernesto Stodieck
Rua Allan Kardec
Rua Jairo Callado
Rua Frei Caneca
Rua Padre Schrader
Travessa Julião do Vale (ponto final Morro do 25)
Para o retorno, a linha azul faz o percurso contrário:

Linha azul fará o trajeto Morro da Cruz até o Morro do 25
Trajetos da linha azul 722 – Morro da Cruz – Morro do 25 – Foto: Consórcio Fênix/Reprodução/ND
Tarifa Social

Em Florianópolis, a tarifa social possui os seguintes valores:

R$ 3,25 para pagamento em dinheiro;
R$ 3,10 para cartão vale-transporte ou turista;
R$ 2,56 para cartão cidadão;
R$ 1,28 para cartão de estudante

Confira os horários de itinerários da nova linha


O projeto, que oferece serviço de mobilidade para pessoas da região dos morros, já possuíam duas linhas: a laranja, que faz o trajeto Monte Serrat-Serrinha, e a verde, que faz Morro do Horácio-Saco dos Limões. Agora, terão mais uma opção com a linha azul, com trajeto até o Maciço do Morro da Cruz.

Informações: ND Mais

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Em Natal, Projeto de licitação dos ônibus prevê subsídio de R$ 4,97 milhões

O projeto de licitação do Sistema de Transporte Público de Natal, que deve ser consolidado até o dia 20 de agosto, prevê um investimento inicial de R$ 268,5 milhões da empresa vencedora e subsídio mensal de R$ 4,97 milhões pela Prefeitura do Natal. O objetivo é favorecer a manutenção da tarifa atual do passageiro, no valor de R$ 4,50.

Aliado a isso, o edital da concessão sugere a criação de 56 novas linhas dentro de um total de 85 para atender a população. As informações foram apresentadas durante audiência com representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) e consultores da Associação Nacional de Transportes (ANTP), que participaram da construção da proposta.

O edital propõe que a licitação dos ônibus aconteça dentro da modalidade de concessão, na qual a administração de um serviço público é concedida à iniciativa privada, dentro do período de 20 anos, com possibilidade de renovação. Para além dos termos contratuais, as principais mudanças para os usuários do transporte são a oferta de uma frota renovada com novas tecnologias, a exemplo de um sistema permanente de avaliação da qualidade, e acesso a uma rede integrada com ônibus e miniônibus. Ou seja, não vai ter a atual divisão entre o sistema de linhas regulares e opcionais.

Ao todo, o edital de licitação prevê a manutenção de 15 linhas existentes, alteração de 14 e criação de 56, totalizando 85 itinerários. Para o funcionamento dessa oferta, a frota seria de 455 ônibus e miniônibus distribuídos em dois lotes: Sul e Norte. Atualmente, conforme dados levantados pela ANTP referentes a 2023, a capital conta com 54 linhas regulares e 14 opcionais que compõem uma frota de 438 veículos. Nas linhas regulares, atuam seis empresas: Guanabara, Nossa Senhora da Conceição, Cidade do Natal, Reunidas, Santa Maria e Transflor (ViaSul).

De acordo com a titular da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), Daliana Bandeira, não há expectativa de retomada de linhas suspensas na pandemia da covid-19. “A gente não deve pensar nesse edital como o sistema passado. Algumas linhas não vão mais existir como hoje, novas linhas serão inseridas. A gente tem um sistema integrado”, adverte. Na avaliação dela, ainda, o processo surge em um cenário mais positivo em relação a tentativas anteriores. O motivo é a revogação de leis municipais que encareciam o sistema, como a que previa o limite de quatro passageiros por m².

Somada às mudanças no itinerário, a expectativa é de que a concessão possibilite a adequação de capacidade para as linhas de acordo com a demanda, implantação de um sistema de informações aos usuários via celular, diversidade nos canais de atendimento e apuração mensal da satisfação dos passageiros a partir de indicadores pré-estabelecidos.

Para alcançar esse resultado, contudo, tanto a empresa vencedora da licitação quanto a Prefeitura do Natal deverão se comprometer a arcar com os custos da concessão. No caso da gestão municipal, esclarece a titular da STTU, o subsídio segue uma realidade constatada em várias cidades do país e do mundo. “A qualidade tem um custo e infelizmente a tarifa não o cobre mais”, complementa. Ela não detalhou, contudo, a previsão orçamentária do poder público. A pasta também não foi procurada até o momento por nenhuma concessionária com interesse prévio na proposta.

A minuta da licitação considera o total de 3,6 milhões de passageiros, um custo mensal de R$ 21,60 milhões e receita total/mês de R$ 16,63 milhões com a concessão. Poderão concorrer no processo, que vai considerar o menor valor da tarifa de remuneração, tanto empresas quanto consórcios. Entre os pré-requisitos estão apresentar um capital social ou patrimônio líquido igual ou superior a 8% do valor dos investimentos para cada lote.

O coordenador jurídico do Sindicato do Sistema de Transporte Público do Rio Grande do Norte (Seturn), Augusto Maranhão, pontua que o principal foco das empresas nesse primeiro momento é avaliar a viabilidade técnica e econômica do projeto de licitação para estudar uma eventual adequação.Em relação ao subsídio previsto na minuta atual da licitação, a entidade avalia como um avanço positivo. “Nós sempre defendemos que o transporte público tenha uma função social e ele deve sim, como em todos os lugares do mundo, ser subsidiado. O custo não pode ser apenas para quem paga a tarifa”, complementa.

A consulta pública para sugestão ao atual edital de licitação será encerrada na próxima segunda-feira (29). De acordo com Daliana Bandeira, o próximo passo é avaliar tanto as sugestões recebidas por meio do sistema quanto às realizadas durante a audiência Na sequência, as informações serão encaminhadas à ANTP para avaliação de viabilidades técnicas. A STTU, somado a isso, aguarda a análise do TCE/RN sobre a proposta. “A gente acredita que até 20 de agosto possamos ter um documento formalizado para fazer a licitação”, complementa.

Empresários apontam necessidade de detalhar subsídio

Embora representantes das empresas de ônibus de Natal avaliem positivamente algumas das melhorias propostas na licitação, eles demonstram preocupação quanto ao subsídio que está sendo prometido pela Prefeitura do Natal. Para Antônio Pessoa, gerente executivo da Guanabara, é preciso estudar se o valor é suficiente para remunerar as empresas na cobertura dos custos para o novo sistema e realizar uma análise de demanda dos passageiros.

“A gente precisa ter a garantia de que o contrato é bom, porque senão não podemos adentrar com um investimento de mais de R$ 200 milhões, divididos em dois lotes. Então é um investimento muito alto para se fazer sem ter as devidas garantias. Mas é uma apresentação inicial e a gente vai partir para a fase de questionamentos para se chegar a um modelo consolidado da licitação e tomarmos uma decisão sobre a participação”, argumenta.

Com uma perspectiva semelhante, o diretor financeiro da Nossa Sra. da Conceição e representante da empresa na audiência, Pedro Sales, acredita que é preciso maiores esclarecimentos quanto à previsão orçamentária por parte da Prefeitura. Ainda, argumenta, algumas melhorias como a instalação de ar-condicionado em toda a frota renovada são mais difíceis de serem viabilizadas devido ao aumento no custo dos veículos ao longo dos últimos anos.

Para o diretor da Cooperativa Dos Transportadores Autônomos do Estado (Transcoop/RN), Fabiano Ferreira Góis, outro problema na proposta é a união da licitação dos ônibus e dos alternativos. Na avaliação dele, é preciso que os processos ocorram de forma separada para fornecer oportunidade de participação aos permissionários. “Nós estamos sem segurança nenhuma. A empresa que ganhar vai dominar tanto o sistema de ônibus quanto microônibus”, argumenta o diretor.

Na visão da presidente da Transcoop/Natal, Maria Edileuza de Queiroz, há perdas tanto para os usuários quanto para os trabalhadores do sistema opcional da capital. Por conta disso, ainda no último dia 15 de julho, a Cooperativa encaminhou questionamentos ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) em relação ao atual processo e a possibilidade de uma separação dos editais. “Tem um miniônibus [previsto no edital] e o nosso é até um ônibus menor, mas ele [o edital] não me dá o direito de comprar o lote só com os mini. Eu tenho que comprar o lote fechado. A gente vê que nós que somos pequenos não teremos o direito de participar desta licitação”, ressalta.

Lotes

Confira proposta de distribuição de linhas:

Lote 1:
Linhas – 37
Frota (básicos) – 178
Frota (Miniônibus) – 43
Frota Total – 221

Lote 2
Linhas – 48
Frota (básicos) – 199
Frota (minionibus) – 35
Frota total – 234

Números
R$ 268,5 milhões – investimento inicial de empresa vencedora
R$ 4,97 milhões – subsídio mensal da Prefeitura

Informações: Tribuna do Norte

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