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Em Campinas, Equipes orientam usuários no início da nova operação do BRT Ouro Verde

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) inicia nesta sexta-feira, dia 26 de janeiro, mais uma etapa da operação do Corredor BRT Ouro Verde. O time que faz a orientação para os usuários das novas linhas receberá um reforço. Treinados especificamente para este fim, uma equipe de 73 colaboradores fortalece o trabalho junto à população entre os dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro. O objetivo é tirar as principais dúvidas dos passageiros em relação ao funcionamento do novo sistema. Afinal, são muitas as novidades. 

Acontecem, simultaneamente, a ativação do novo Terminal BRT Campos Elíseos com duas novas linhas BRT para acessar o Centro: BRT 11 (Terminal Vida Nova / Corredor Central), via Amoreiras; e BRT 12 (Terminal Campos Elíseos / Corredor Central), via Corredor Perimetral. Ambas passam a reforçar a linha já existente BR10 (BRT Ouro Verde). O Campos Elíseos também receberá sete linhas alimentadoras que transportarão os usuários dos bairros da região até o terminal. 

Equipes treinadas para informar 
Para o sistema funcionar será necessária muita informação orientando a população para conseguir o melhor uso do serviço que será implantado. No treinamento foram abordadas as melhores maneiras de explicar os trajetos das linhas, que inclusive figuram nos folhetos informativos que serão distribuídos com o roteiro das estações e horários esquematizados. Um mapa facilita a compreensão de como o sistema vai funcionar, trazendo a sequência das estações e conexões. 

As equipes vão enfatizar o ganho de tempo com o uso do Corredor Perimetral, que ficará em torno de 15 minutos. Também destacarão que o BRT é mais ágil porque circula por corredores exclusivos, além de considerar o maior conforto das estações, o embarque em nível, a acessibilidade com a utilização do piso tátil, rampas adequadas e sanitários adaptados, iluminação eficiente em led. Enfim, as informações de uso e das vantagens de se usar o BRT. 

Informações: EMDEC

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Ônibus será gratuito no aniversário de São Paulo

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

O feriado de aniversário de São Paulo terá passagem gratuita nos ônibus para a população aproveitar a data com economia. O “Domingão Tarifa Zero - explore, descubra, viva São Paulo” estará em vigor na quinta-feira (25) e também no domingo (28). Implantada em 17 de dezembro, a medida tem o objetivo de incentivar o uso do transporte público aos domingos, quando a população pode aproveitar a cidade, tendo mais acesso ao lazer, parques, centros esportivos e eventos culturais, além de melhorar a economia e a oferta de empregos.

Os passageiros precisam usar o Bilhete Único: a tarifa não será cobrada no validador. Quem não tiver, o cobrador ou o motorista irá liberar a passagem pela catraca. Quem ainda não tem o Bilhete Único, basta pedir no site bilheteunico.sptrans.com.br. O primeiro bilhete é gratuito.

Neste feriado, os parques municipais funcionarão normalmente. O Programa Recreio nas Férias também manterá suas atividades. Outras opções de lazer serão as avenidas Paulista e Liberdade, que estarão abertas somente para pedestres.

Os Centros Esportivos Municipais e a maior parte das Casas de Cultura da cidade também estarão com as portas abertas.

Resultados

O Domingão Tarifa Zero foi anunciado pelo prefeito Ricardo Nunes no dia 11 de dezembro do ano passado e começou a valer no dia 17, com grande adesão da população.

A média de passageiros no primeiro mês do Programa (sem feriado prolongado) foi de 2,8 milhões. Já a média de usuários em janeiro de 2023, quando o programa não existia, foi de 2,1 milhões de pessoas utilizando o transporte público. Isso significa 33% de crescimento da demanda.

Tira-dúvidas

Saiba como usar o Domingão Tarifa Zero:

Como funciona o Domingão Tarifa Zero nos ônibus?
Viajar nos ônibus municipais da cidade de São Paulo será gratuito em todos os domingos para todos os passageiros das 0h às 23h59.

Todo mundo tem direito à gratuidade nos ônibus aos domingos?
Todos os passageiros terão direito a gratuidade nos ônibus municipais da cidade de São Paulo.

Qual horário terá validade?
O Domingão Tarifa Zero abrange todo o domingo, das 0h às 23h59.

Preciso usar o Bilhete Único?
Sim. Os passageiros terão que usar o Bilhete Único. A catraca vai funcionar e será necessário encostar o Bilhete Único no validador, mas a tarifa não será cobrada.

O turista não terá direito aos ônibus gratuitos por não ter Bilhete Único?
Terá! Todos têm direito à gratuidade. Quem ainda não tem o Bilhete Único terá o acesso liberado pelo motorista ou cobrador. Mas o primeiro bilhete é gratuito, basta pedir no site bilheteunico.sptrans.com.br.

Os trens, Metrô e ônibus intermunicipais entram no programa?
O Domingão Tarifa Zero é válido para os ônibus municipais da cidade de São Paulo, não engloba o transporte sobre trilhos ou o sistema intermunicipal.

Ao usar o Bilhete Único, eu terei direito à integração com os trilhos?
Não. O desconto na integração vale apenas para tarifas pagas. Desta forma, não há desconto na integração aos domingos, já que os ônibus serão gratuitos.

Vou poder usar quantos ônibus?
Quantos você quiser!! O Domingão Tarifa Zero permite que o passageiro realize quantas viagens quiser ao longo do domingo, utilizando o Bilhete Único comum.

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

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Linhas do centro do Recife com alteração de itinerários devido ao carnaval

Com a montagem da arquibancada para o desfile das Escolas de Samba do Carnaval do Recife 2024, a população que utiliza o transporte público no bairro de Santo Antônio deve ficar atenta com a mudança de parada e itinerário. O Grande Recife Consórcio de Transporte informa que amanhã (25), a partir das 8h, no canteiro central da Av. Dantas Barreto, no trecho compreendido entre a Rua Siqueira Campos e a Rua Primeiro de Março, ocorrerão as seguintes mudanças nas paradas de ônibus localizadas neste trecho, para as linhas que circulam no sentido Praça da República/Pracinha do Diário.

Em caso de dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.

O PED SELETIVO 180237, localizado no canteiro central, lado oposto à Faculdade UniNassau (Edifício JK), deixará de ser atendido pela linha 1971 – AMPARO, que passará a atender às seguintes paradas seletivas:

– PED SELETIVO 180207, localizado na Av. Dantas Barreto (pista Leste), no canteiro central, junto à Estação de BRT Praça da República;

– PED SELETIVO 180230, localizado na calçada da Av. Nossa Senhora do Carmo, um pouco antes da interseção com a Rua do Fogo;

b) O PED SELETIVO 180213, localizado também no canteiro central, lado oposto à Faculdade UniNassau (Edifício JK), deixará de ser atendido pela linha 1911 – OURO PRETO (COHAB), que passará a atender às seguintes paradas seletivas:

– PED SELETIVO 180207, localizado na Av. Dantas Barreto (pista Leste), no canteiro central, junto à Estação de BRT Praça da República;

– PED SELETIVO 180230, localizado na calçada da Av. Nossa Senhora do Carmo, um pouco antes da interseção com a Rua do Fogo;

c) O PED SELETIVO 180214, localizado no lado oposto à Rua Marquês do Recife, deixará de ser atendido pelas linhas 822 – JARDIM BRASIL I (CRUZ CABUGÁ) e 824 – JARDIM BRASIL II (CRUZ CABUGÁ), que passarão a atender às seguinte parada seletiva:

– PED SELETIVO 180207, localizado na Av. Dantas Barreto (pista Leste), no canteiro central, junto à Estação de BRT Praça da República;

– PED SELETIVO 180222, localizado na Av. Dantas Barreto (pista Oeste), na calçada defronte ao Banco Santander, nº 512, logo após a interseção com a Rua Nova

d) O PED SELETIVO 180215, localizado também no lado oposto à Rua Marquês do Recife, deixará de ser atendido pelas linhas 1921 – OURO PRETO (JATOBÁ I) e 1926 – OURO PRETO (JATOBÁ II), que passarão a atender às seguintes paradas seletivas:

– PED SELETIVO 180207, localizado na Av. Dantas Barreto (pista Leste), no canteiro central, junto à Estação de BRT Praça da República;

– PED SELETIVO 180230, localizado na calçada da Av. Nossa Senhora do Carmo, um pouco antes do cruzamento com a Rua do Fogo;

Informações: GRCT

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Prefeitura prevê aumento de 40% no número de usuários do Expresso Salvador

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) estima aumentar em 40% o número de usuários do Expresso Salvador durante o Carnaval 2024. No ano passado, nos seis dias de festa, 120 mil pessoas utilizaram o modal de transporte que disponibiliza linhas expressas para os circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Centro), com pontos de embarque nos principais shoppings da cidade.

A novidade deste ano é que os usuários poderão utilizar o aparelho celular para embarcar nos coletivos. No aplicativo KIM é possível comprar a passagem e gerar um QR Code que é lido pelo validador do ônibus ao ingressar no coletivo. Além do aplicativo, passageiros podem comprar os créditos em postos fixos montados nos shoppings de Salvador.

Em 2023, o sistema QR Code foi implementado no formato de teste para alguns usuários e, neste carnaval, a alternativa será ampliada para todo o público que desejar ir para a folia utilizando o Expresso Salvador. De acordo com o secretário da Semob, Fabrizzio Muller, o avanço tecnológico com leitura QR Code visa melhorar a qualidade do serviço oferecido a baianos e turistas que brincam o Carnaval na capital baiana.

O gestor ressalta que uma longa fase de testes foi necessária para implementar o sistema. “Em 2023 fizemos os testes, trabalhamos ao longo do ano no aprimoramento e todas as questões foram resolvidas para que em 2024 a gente tenha um ambiente favorável à utilização desse sistema. Trabalhamos com toda a equipe testando a leitura em QR Code com o objetivo oferecer conforto e um serviço de alta qualidade para população que vai utilizar o Expresso Salvador”, frisa Muller.

Para quem escolher fazer uso do cartão físico, há opção de validar cartões utilizados em anos anteriores, basta recarregar através do aplicativo ou nos postos do Expresso Salvador. A recomendação é de que a compra seja feita antecipadamente, para evitar filas e gerar mais comodidade aos foliões.

“As pessoas ficam agitadas para chegar aos circuitos, sendo assim o ideal é já sair de casa com o código de barras da passagem. Trabalhamos para que o Expresso seja a melhor forma de chegar à folia, é o transporte oficial do Carnaval de Salvador”, conclui Muller.

Funcionamento
Com valor de R$18 por trecho (ida ou volta), os ônibus partem dos shoppings da capital baiana, com intervalos de saída a cada 20 minutos. Os veículos possuem ar-condicionado e são 100% adaptados. Quem optar por ir de carro até um dos shoppings de partida terá o estacionamento incluso no valor do bilhete.

Uso do aplicativo
Caso não tenha o aplicativo, basta baixar o app no smartphone, fazer o cadastro e adquirir a passagem. Para adqurir a passagem por meio do QR Code, basta selecionar a opção “QR Code” na página inicial no cartão Expresso Salvador e em seguida em “Comprar QR Code”, inserir o valor desejado e realizar o pagamento. Depois de creditado o saldo, é possível gerar o QR Code selecionando o trecho desejado e, assim, pagar a passagem no validador/bloqueio.

Ele ficará disponível durante 12 horas, e se expirar e não for utilizado, o valor volta para a conta e pode ser gerado novamente. É necessário gerar um QR Code para cada viagem realizada. Após o Carnaval, o usuário poderá solicitar que o saldo QR Code seja transferido para um cartão SalvadorCard para ser utilizado nas linhas de transporte municipais. Para isso, clique no menu QR Code, opção “Transferência de Crédito”. A solicitação pode ser feita a partir do dia 19 de fevereiro e ficará disponível até 60 dias após o término da folia.

Onde comprar
Além do aplicativo KIM, o Expresso Salvador também pode ser adquirido em quaisquer dos postos do serviço, montado no primeiro piso do Shopping Paralela, no Salvador Shopping, e no Salvador Norte Shopping, sempre no horário de funcionamento dos centros comerciais.

Informações: Correio 24 Horas

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Obras do BRT Leste-Oeste começam em Curitiba

A empresa O Betacem recebe a Ordem de Serviço para o início das intervenções nos lotes 4.1 e 4.2 do BRT Leste-Oeste nesta quarta-feira (24/1), com uma frente de serviço na Av. Maurício Freut, entre a Rua Olga Balster e Reinaldo Thá, no bairro Cajuru. As obras serão feitas na pista exclusiva de ônibus e no entorno das estações-tubo Antônio Meireles, Cajuru, Teófilo Otoni e Catulo da Paixão Cearense.

A primeira ação será a desativação da estação tubo Antônio Meireles a partir de sexta-feira (26/1). Os usuários poderão acessar as linhas expressas que circulam no local nas estações próxima ou anterior, ou no Terminal Vila Oficinas. No trecho de obras, haverá desvio do transporte coletivo para a pista da via local, com a abertura das agulhas na Rua Desembargador Mercer Júnior.

Em outro ponto, nas ruas Ceilão e Cap. Guilherme Bianchi, os serviços também começam nesta semana, com escavação para drenagem e pavimentação. As atividades são fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), com apoio da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), área que gerencia os contratos multilaterais do município. As obras do BRT Leste-Oeste são financiadas pelo New Development Bank (NDB).

Reunião pública
Mais de 140 moradores e comerciantes que vivem e trabalham ao longo da canaleta do ônibus a partir da Av. Maurício Fruet até o terminal Centenário participaram da reunião pública para conhecerem os detalhes da obra dos lotes 4.1 e 4.2 do BRT Leste-Oeste, realizada nessa terça-feira (23/1). Além da requalificação viária em 5.400 metros nas Av. Maurício Freut, a partir da esquina com a Rua Olga Balster, seguindo pelas ruas Mercer Júnior, Eng. Costa Barros, Terminal Oficinas, Filipinas, Lourival Wendler, Ceilão, Nagib da Silva, Cap. Guilherme Bianco e Niterói (entre Ceilão e Costa Barros), também serão feitas reformas nos terminais Vila Oficinas e Centenário.

Nos terminais, estão previstas a troca dos pavimentos por concreto, correções geométricas em pistas e plataformas, substituições de coberturas, calçamento e paisagismo dos entornos. O terminal do Centenário vai receber ainda uma estação-tubo dupla no lugar da plataforma 1, para a operação simultânea de dois biarticulados. Com custo de R$ 64 milhões, as intervenções devem ser concluídas em 24 meses.

As informações sobre as obras foram prestadas pelos técnicos da Utag. Participaram ainda servidores da Smop, representantes da empresa supervisora de obra, da empreiteira e os vereadores Serginho do Posto, Mauro Bobato, João da 5 Irmãos e Osias Moraes.

BRT Leste-Oeste
As obras dos lotes 4.1 e 4.2 fazem parte do Programa de Aumento da Capacidade e Velocidade do BRT Leste-Oeste, financiado pelo NDB. No total, serão investidos U$ 75 milhões, além de contrapartidas do município para a readequação de 22,5 km de canaletas exclusivas para o transporte coletivo, entre Pinhais e o CIC Norte, em Curitiba. As intervenções incluem ainda cinco terminais, incluindo o novo equipamento do Capão da Imbuia, e a revitalização de 34 estações-tubo.

Informações: URBS

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Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Os passageiros estão retornando ao Metrô de São Paulo, mas em um ritmo mais lento do que o necessário para que a demanda volte aos níveis pré-Covid tão cedo.

Dados divulgados pelo Metrô e as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade mostram uma recuperação consistente em 2023 em todos os seis ramais metroviários.

Somados, eles apresentaram um aumento de quase 8% na demanda, chegando a 1,19 bilhão de passageiros.

A Linha 4-Amarela liderou em crescimento em relação à 2022, com mais de 190 milhões de usuários transportados, um aumento de 14,2%.

O ramal operado pela ViaQuatro já havia liderado a recuperação em 2022, quando teve um crescimento de 50%, fruto de um impacto maior durante a pandemia. Ainda assim a Linha 4 está 17,1% abaixo do patamar de 2019, último ano não afetado pela crise sanitária.

A Linha 15-Prata, que está ainda em uma fase de implantação e amadurecimento de sistemas, foi a segunda a apresentar o maior crescimento, com 10,8% de alta.

Ao contrário dos demais ramais, o monotrilho da Zona Leste já transporta mais pessoas do que antes da pandemia. Foram 34,5 milhão de passageiros contra 20,7 milhões em 2019.

Na outra ponta, a Linha 3-Vermelha continua a mostrar uma retomada lenta. Foram 313,6 milhões de usuários em 2023, alta de apenas 4,5% em relação à 2022.

A Linha 1-Azul também não foi muito melhor, com crescimento de 7,8% apenas. As duas mais antigas linhas de metrô estão cerca de 26% abaixo da demanda normal do passado.

A Linha 5-Lilás, por sua, vez teve baixo crescimento em 2023 (3,4%), mas é o ramal que está mais perto dos níveis de 2019, com demanda apenas 11,4% menor do que em 2019.

Por fim, a Linha 2-Verde foi a terceira mais movimentada do ano passado e está a 18% do patamar de 2019.

Informações: Metrô CPTM

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Grande Recife: VLT que faz o ramal Cajueiro Seco/Cabo volta a operar


Após quase sete dias parada para realização de manutenção, a linha do VLT que faz o ramal Cajueiro Seco/Cabo voltou a operar normalmente.

A informação é da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

No entanto, a linha do Curado continua em manutenção e deve voltar a funcionar na tarde desta quarta-feira (24).

Esse ramal atende cerca de mil pessoas diariamente, segundo a CBTU.

“A CBTU Recife informa que, desde a noite desta terça-feira (23), o VLT que atende ao ramal Cajueiro Seco/Cabo voltou a operar.

Já o ramal que segue para o Curado, entretanto, ainda está passando por manutenção e deve retornar ainda hoje, pelo período da tarde. 

Mais atualizações serão divulgadas em nossas redes sociais”, diz a nota.

Na última quinta-feira (18), o sistema diesel voltou a apresentar problemas técnicos. 
 
Nas redes sociais, a CBTU informou que os ramais Curado e Cabo, da Linha Diesel, tiveram seus atendimentos paralisados por complicações técnicas.

Informações: Pernambuco.com

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Obras em corredor de ônibus são retomadas em Ribeirão Preto

As obras do corredor de ônibus Castelo Branco/Treze de Maio devem ser retomadas nesta terça-feira, 23 de janeiro. A construtora Autem entregará o cronograma de obras nesta segunda-feira, 22. A previsão é retomar a obra pela reconstrução do pavimento no trecho da avenida Leão XII, que deverá durar uma semana. Depois, as obras seguirão para a avenida Treze de Maio. O corredor Castelo Branco /Treze de Maio terá 8,4 de extensão e está orçado em R$ 26.123.173,77.

Na última segunda-feira, 15 de janeiro, foram retomadas as obras dos corredores do Centro e o da Costabile/Pres. Kennedy. Na região central, as obras do corredor estão em dois trechos da rua Barão do Amazonas, que ficarão interditados por 20 dias.

O trecho da rua Barão do Amazonas, entre a avenida Nove de Julho e a rua Bernardino de Campos e no trecho entre as ruas Rui Barbosa e Campos Salles, os trabalhos começaram com a retirada do asfalto. Depois, as equipes vão realizar a sondagem das redes de água e gás.

Novas Rotas

Com a interdição na rua Barão do Amazonas, a RP Mobi recomenda aos condutores a utilizarem as seguintes rotas alternativas. 

- Quem vem da região do Boulevard, em direção ao centro da cidade pela rua Barão do Amazonas, deve virar à esquerda na avenida Nove de Julho, à direita na rua Amador Bueno, à direita na rua Campos Salles e à esquerda, para acessar novamente a rua Barão do Amazonas e seguir ao destino desejado.

Para quem vem da rua Rui Barbosa em direção a região central, deve virar à direita na rua Comandante Marcondes Salgado, à esquerda na rua Prudente de Morais e seguir o destino desejado.

A interdição estará devidamente sinalizada com cavaletes e cones, além de placas com indicações sobre os desvios necessários. Além disso, uma equipe técnica estará monitorando o andamento dos serviços, para garantir a segurança necessária aos condutores e pedestres.

Os corredores Castelo Branco/13 de maio e Costabile/Pres. Kennedy terão 13,7 km de extensão, e juntos com o corredor da avenida D.Pedro I (já pronto e entregue) vão formar o eixo viário Leste/Oeste.  

Os três corredores fazem parte do Programa Ribeirão Mobilidade, que contempla no total 11 corredores de ônibus. Juntos, somarão 56 km e percorrerão as principais vias da cidade, em todas as regiões, beneficiando mais de 3,5 milhões de usuários do transporte público.

Informações: Prefeitura de Ribeirão Preto

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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