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BRT Ouro Verde em Campinmas terá duas novas linhas e Terminal Campos Elíseos será ativado

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

A população do Ouro Verde passa a contar com mais duas linhas do BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) e poderá utilizar o novo Terminal BRT Campos Elíseos, a partir do dia 26 de janeiro. O prefeito Dário Saadi anunciou, nesta terça-feira (16/01), mais uma etapa da operação do Corredor BRT Ouro Verde, coordenada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e pela Secretaria de Transportes (Setransp). 

As novas linhas BRT11 (Terminal Vida Nova / Corredor Central) e BRT12 (Terminal Campos Elíseos / Corredor Central) se juntam à BR10 (BRT Ouro Verde) na circulação pelo Corredor Ouro Verde. E o Terminal BRT Campos Elíseos, localizado na rua Bragança Paulista, entra em operação.  

“Assim como ocorreu no Campo Grande, optamos por essa fase de transição para que ocorra a migração natural das linhas convencionais para as alimentadoras. Estamos apostando no ganho de tempo para atrair os usuários para o sistema BRT. Dez minutos para quem pega ônibus todos os dias é uma grande diferença”, observou o prefeito Dário Saadi.  

“Estamos conseguindo ampliar a operação do BRT, começamos pelo Campo Grande e esse é mais um passo vencido, em benefício dos usuários do Ouro Verde. Mais opções de linhas BRT e menos tempo de espera pelos ônibus em um sistema de transporte mais eficiente, mais ágil, com mais conforto e qualidade aos usuários”, destacou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. “Destaco aqui o empenho das equipes da Emdec, fizemos uma série de adequações para viabilizar a operação no Terminal Campos Elíseos”, completou.  

Além das três linhas BRT, o Terminal Campos Elíseos receberá sete novas linhas alimentadoras – 144 (Jardim Capivari), 155 e 156 (Terminal Vila União), 165 (Jardim Pauliceia), 166 e 167 (Terminal Vila União) e 406 (Jardim Maria Rosa), que também operam a partir de 26 de janeiro; além das convencionais 140 (Terminal Vila União) e 142 (Jardim Santa Terezinha). Elas promovem a integração dos bairros do Ouro Verde às linhas BRT; e terão um veículo na frota.  

A nova operação proporciona opção de deslocamento pelo Corredor Amoreiras (BRT11) e pelo Corredor Perimetral (BRT12); com ganho de tempo de 10 minutos na opção pelas linhas BRT e de cinco minutos por meio das alimentadoras.  

O Terminal Campos Elíseos com 13 mil metros quadrados e integra o trecho 1 do Corredor Ouro Verde. Conta com acessibilidade (piso tátil, rampas e sanitários acessíveis), iluminação em LED, bancos de concreto, catracas eletrônicas e posto de atendimento da Transurc.  

Realizado na Sala Azul do Paço Municipal, o anúncio também contou com a presença do secretário de Transportes, Fernando de Caires; dos representantes da Câmara Municipal vereadores Luiz Rossini, Rodrigo Luis de Barros Almeida (Rodrigo FarmaDIC) e Edevaldo de Melo (Edvaldo Cabelo). 

Também participaram do evento o diretor de Planejamento da Transurc, Alex Vilaça; o diretor de Comunicação e Marketing da Transurc, Paulo Barddal; os gerentes do Grupo VB Transportes, Audraliano Vasconcelos (VB1) e João Germano de Oliveira (VB3) e o representante do Grupo Belarmino, Fábio Figueiredo; além dos diretores da Emdec Luiz Carlos Sardinha (Operações), Wilson Folgozi de Brito (Planejamento) e Marta Pires Barbosa (Administrativo e Financeiro); e da chefe de Gabinete, Giselle Normanha. 

Conheça as novas linhas 

A linha BRT11 terá seis veículos na frota e intervalos de 20 minutos, com circulação em dias úteis, sábados, domingos e feriados. Terá partida do Terminal Vida Nova e acessa o Centro pelo Corredor Amoreiras. Atenderá cinco terminais (Vida Nova, Santa Lúcia, Campos Elíseos, Central e Mercado) e sete estações BRT (Marajó, Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mário Gatti e João Jorge), além do Corredor Central (Rótula – paradas nas avenidas Irmã Serafina / Allan Kardec, Anchieta / Prefeitura e CPFL, Dona Libânia e Orosimbo Maia).  

A linha BRT12 terá seis veículos na frota e intervalos de 10 minutos, com circulação em dias úteis, sábados, domingos e feriados. Terá partida do Terminal Campos Elíseos e seguirá pelo Corredor Perimetral. Serão atendidos três terminais (Campos Elíseos, Mercado e Central) e oito estações (Pompeia, Cidade Jardim, Jardim Miranda, Aurocan, Vila Teixeira, Alberto Sarmento, Bonfim e Rodoviária), além do Corredor Central.  

Para viabilizar a nova operação, as linhas 140 (Terminal Vila União), 141 (Jardim Capivari), 142 (Jardim Santa Terezinha), 162 (Jardim Pauliceia) e 163 (Jardim Campos Elíseos) deixam de circular pelo corredor exclusivo e passam a atender aos pontos à direita. Os usuários serão orientados a experimentar e migrar para o BRT para um deslocamento mais rápido. A linha 130 (Terminal Vida Nova) deixa de operar e a 131 (Terminal Vida Nova) ganha mais três veículos na frota, totalizando 13.  

Campanha Experimenta o BRT 

Para orientar a população sobre as mudanças, a Emdec segue com a Campanha “Experimenta o BRT”. Uma série de reuniões abertas será realizada entre os dias 16 e 19 de janeiro.  

O primeiro encontro será on-line, nesta terça (16/01), a partir das 18h, com transmissão pelo canal da Emdec no Youtube (youtube.com/emdecoficial). Já as reuniões presenciais ocorrem sempre às 19h, na quarta (17/01), na Escola Estadual “Professor Doutor Norberto de Souza Pinto”, no Jardim Novo Campos Elíseos; na quinta (18/01), no Parque Ecológico Luciano do Valle, na Vila União.   

Entre os dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro, equipes da Emdec também realizam abordagens educativas nos horários de pico em dias úteis e aos sábados, pela manhã, nos terminais Vida Nova, Campos Elíseos e nas principais estações.  

A campanha inclui ainda ações de comunicação: distribuição de folhetos e faixas informativas, cartazes em ônibus e identidade visual nas estações e terminais BRT. Na última terça-feira (15/01), a operação também foi apresentada a representantes do Legislativo, na sede da Emdec.  

Histórico 

Segunda linha com características BRT a entrar em operação, a BRT Ouro Verde foi lançada no dia 31 de março de 2023. Em maio, passou a realizar paradas também no contrafluxo. E em dezembro, passou a atender ao Terminal Mercado e ao Corredor Central. 

A linha BRT Campo Grande (BRT20) foi a primeira com características BRT a entrar em operação, em novembro de 2022. Em outubro de 2023, foram criadas três novas linhas – as semiexpressas BRT21 e BRT26 e a paradora BRT25; e a BRT20 passou a atender todas as estações do corredor, partindo do Terminal Campo Grande e chegando até o Terminal Mercado e Corredor Central / Rótula. 

Campinas 250 anos 

A nova operação do BRT Ouro Verde integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024, a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida à população. Para mais informações, acesse portal.campinas.sp.gov.br/sites/250anos.

Acesse AQUI a apresentação sobre a nova operação do BRT Ouro Verde. 

Informações: EMDEC

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Inaugurada linha 250 Ligeirão Norte-Sul que liga o Santa Cândida ao Pinheirinho em Curitiba

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

A inauguração da linha 250 Ligeirão Norte-Sul, na tarde desta quarta-feira (17/1), foi um momento muito especial para o empresário e pedagogo João Morozinski, morador do bairro Capão Raso,um dos primeiros passageiros a fazer o trajeto completo, desde o Terminal Santa Cândida até a parada final no Pinheirinho.

O convite foi feito pelo prefeito Rafael Greca, depois de receber um vídeo de Morozinski agradecendo a chegada do Ligeirão Norte-Sul no Pinheirinho e contando sobre a sua relação com o sistema de transporte coletivo da cidade.

Aos 53 anos, Morozinski coleciona histórias e memórias afetivas de família a partir do transporte coletivo urbano da capital. Em 1974, quando a cidade lançou os ônibus expressos e se tornou pioneira no país e uma das primeiras no mundo a ter vias exclusivas (canaletas) para o transporte público, seu pai, Jonas Nascimento, estava entre o grupo dos primeiros motoristas do sistema adotado no capital.

A carteira de trabalho do pai é uma relíquia guardada com respeito e carinho pelo filho, que fez questão de mostrar para o prefeito nesta quarta-feira.

Usuário e admirador do sistema de transporte da cidade, Morozinski também esteve em 1995, ao lado do prefeito Rafael Greca, durante sua primeira gestão (1993-1996), na viagem de lançamento dos ônibus biarticulados no Eixo Norte/Sul.

“Tenho orgulho de ser parte dessa importante história da evolução desse sistema reconhecido em todo o mundo. Uma honra presenciar esse novo avanço, a ampliação do itinerário do Ligeirão que vai melhorar em muito a vida das pessoas a partir de viagens mais rápidas e seguras, que proporcionam economia de tempo nos deslocamentos para ampliar o tempo para passar com quem se ama”, disse Morozinski, ao lado do prefeito Rafael Greca.

Usuário assíduo do sistema e morador do bairro Capão Raso, o empresário comemora também os avanços na infraestrutura dos bairros da região (Água Verde, Vila Izabel, Portão, Capão Raso e Pinheirinho), a partir da execução das obras nas Avenidas República Argentina e Winston Churchill. “É mais um dia memorável para Curitiba, para a minha história de vida”, reforçou Morozinski. 

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Prefeitura do Recife constrói alça viária para dar maior fluidez à mobilidade no Centro

Visando dar maior fluidez para quem deseja se deslocar para o centro, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), está construindo uma alça de retorno no viaduto do Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, no sentido Marco Zero. A intervenção faz parte do Novo Plano de Circulação Viária do Centro - estudo que é parte de um dos mais importantes compromissos da gestão: a requalificação estrutural da área central do município. A obra no viaduto está sendo executada pela Emlurb e vai melhorar a conexão do Centro com a Avenida Dantas Barreto. Os serviços acontecem de forma programada no período do recesso escolar, quando há uma redução do fluxo de veículos nas ruas.

A intervenção na descida do viaduto (giro à direita) consiste na demolição do pavimento em concreto e sua recomposição. A obra é necessária para realizar a ligação do novo trecho com o viaduto. Primeiro, será realizado o serviço em uma faixa e após sua liberação para tráfego, será executada a segunda e última faixa, com previsão de conclusão até o final de janeiro. O valor investido é de aproximadamente R$ 150 mil.

Quando concluída a nova alça do Viaduto das Cinco Pontas, os condutores que vêm da Zona Sul da cidade pelo Cais José Estelita terão a opção de acessar a Avenida Dantas Barreto diretamente pela nova alça. O que possibilita, também, a opção de retorno à região Sul, que ocorre no Cais de Santa Rita.

O principal objetivo do novo plano de circulação viária é ativar as vias do centro do Recife com a ocupação de pessoas. Neste caso, a mobilidade de diversos meios de transportes com a garantia de mais segurança viária no centro do Recife vai atrair as pessoas a uma vivência diferenciada do espaço urbano - seja com uso da mobilidade ativa, seja de carro ou de transporte público.  Para isso estão sendo realizadas uma série de intervenções - como obras físicas e mudanças de sentido em algumas vias - com vistas a dinamizar o fluxo de veículos (passeio e transporte público) no local.  

Informações: Prefeitura do Recife

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Em Campinas, Emdec altera itinerários das linhas 349 e 350

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) altera os itinerários das linhas 349 (Vila Formosa) e 350 (Gargantilha / Cidade Judiciária). Os novos trajetos passam a valer a partir de quarta e segunda-feira, dias 17 e 22 de janeiro, respectivamente. 

O trajeto da 349 muda na região do Jardim São Pedro. Ela vinha atendendo ao centro de saúde do bairro durante a reforma do CS São Vicente, cuja nova sede foi entregue em dezembro. Com isso, retoma o itinerário anterior e deixa de circular nas vias Paschoal de Lucca, Homero Ferreira de Camargo, Ormeno Gomes Henking, Júlio Fernandes e Dr. José de Castro Andrade. Quatro pontos por sentido deixam de ser atendidos.  

Já o itinerário da linha 350 muda no bairro Gargantilha para ampliar a abrangência do atendimento. No sentido Gargantilha, ela passa a atender dois pontos de parada na rua Onofre Alves de Lima e outros dois na Professor Benedito de Negreiros Mezzacapa. Na sequência, retoma a circulação normal pela rua José Teixeira de Castro.   

No mês de novembro de 2023, a linha 349 transportou, em média, 4 mil passageiros em dias úteis; na 350, foram mais de 600 passageiros. 

Novos horários 

A Emdec também determinou mudanças nos horários de operação de quatro linhas, em dias úteis, a partir desta segunda-feira, 15 de janeiro. Já circulam com nova programação horária as linhas 369 (Parque Imperador), 375 (Alphaville Dom Pedro), 383 (Leroy Merlin via Planalto) e 385 (Shopping Iguatemi / Rodoviária).  

Consulte sua linha  

Quem usa o transporte público pode utilizar os aplicativos “Cittamobi” e “Moovit” para consultar horários e itinerários das linhas municipais; bem como a estimativa de chegada do ônibus no ponto.  

Informações: EMDEC

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Prefeitura de Curitiba desativa estação-tubo Agrárias nesta quinta

A Urbanização de Curitiba (Urbs) dará início, nesta quinta-feira (18/1), ao processo de reforma na estação-tubo Agrárias, em ambos os sentidos. Esta iniciativa faz parte do plano estratégico de aprimoramento do sistema de transporte coletivo na capital paranaense. Para saber mais sobre a obra CLIQUE AQUI. 

Durante o período de obras, que deve levar 90 dias, os passageiros devem estar atentos, uma vez que a estação estará temporariamente desativada.

Como alternativa, os usuários podem optar pelas linhas Interbairros II, identificadas pelos característicos carros verdes, que farão paradas nos pontos convencionais, na Rua dos Funcionários.

A partir do terminal do Cabral, os passageiros podem acessar a linha Inter 2 para realizar a conexão com as estações que permanecem em funcionamento.

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, destaca que o propósito principal é proporcionar mais conforto, segurança e acessibilidade aos passageiros do sistema de transporte público de Curitiba.

Informações: URBS

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Governo do Mato Grosso inicia obras do Sistema BRT

As obras de implantação do Sistema BRT em Cuiabá foram iniciadas nesta semana pelo Governo de Mato Grosso. Os trabalhos começaram na Avenida do CPA, nas proximidades do Comando Geral da Polícia Militar.

Neste primeiro momento, o Consórcio responsável pela obra trabalha no sistema de drenagem no canteiro central. Após a execução deste serviço, os trabalhos vão avançar para a construção da pista de concreto, incluindo a remoção da capa asfáltica e execução da terraplanagem.

O Governo de Mato Grosso iniciou as obras, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), com a obtenção das licenças ambientais necessárias. 

Em Cuiabá, o Sistema BRT terá duas linhas. A primeira ligará o Terminal do CPA, que será construído próximo ao Comando Geral da PM, até o Terminal de Várzea Grande, passando pelas avenidas do CPA, Tenente Coronel Duarte e 15 de Novembro.

A segunda linha sairá do Terminal do Coxipó, próximo ao viaduto do Parque Cuiabá, chegando até o centro da capital.

Informações: SEINFRA

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Na Grande Vitória, Tarifa do Transcol passa a a custar R$ 4,70

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

A tarifa dos ônibus do Transcol foi reajustada em 4,44% e passa a valer R$ 4,70. Todo o mês de janeiro, o realinhamento de preços é realizado para cumprir o contrato de concessão do sistema, assinado em 2014. Mesmo após o reajuste, inferior ao índice da inflação, que foi de 4,62%, o Espírito Santo mantém a menor tarifa das regiões metropolitanas da Região Sudeste.

Em São Paulo o valor é de R$ 5,80; em Belo Horizonte R$ 7,70;  e no Rio de Janeiro custa R$ 5,00. O último reajuste em São Paulo foi em janeiro de 2024, assim como em Belo Horizonte, enquanto no Rio de Janeiro, foi em fevereiro de 2023.

A tarifa promocional do Transcol aos domingos (pagamento com cartão cidadão) passará de R$ 3,90 para R$ 4,10 e o Bike GV sai de R$ 2,25 para R$ 2,35.

O índice foi apresentado na reunião do Conselho Gestor dos Sistemas de Transportes Públicos Urbanos de Passageiros da Região Metropolitana da Grande Vitória (CGTRAN), colegiado que delibera sobre as tarifas, na manhã desta sexta-feira (12), no auditório do Palácio da Fonte Grande, em Vitória. O conselho tem representantes do Governo do Estado, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada.

Atualmente, nos dias úteis, o Sistema Transcol opera com 1,7 mil veículos na frota e, aproximadamente, mais de 20 mil viagens diárias e 600 mil passageiros diariamente. Um dos diferenciais do Sistema é a tarifa única, que permite se locomover por toda a Grande Vitória, fazer integrações temporais e integrar com as barcas do Sistema Aquaviário, pagando apenas uma passagem.

Com tarifa única para todo o sistema, é possível, por exemplo, ir de Setiba, em Guarapari, até o Centro de Fundão, percorrendo cerca de 100 quilômetros, além de fazer parte do trecho na embarcação do Aquaviário sem pagar tarifa adicional.

Desde 2021, as linhas que atendem ao município de Vitória passaram a fazer parte do Transcol. Com isso, foi implantado o sistema de integração temporal, que permite aos usuários de Vitória pagarem uma tarifa e embarcar em linhas troncais (que vão de terminal a terminal) e linhas do município, em pontos e vias pré-estabelecidas, obedecendo limites de tempo para fazer a conexão. O mesmo conceito foi aplicado para a melhoria da oferta de linhas em Viana, Cariacica e Serra.

"É importante destacar que a organização fiscal do Governo do Estado tem permitido manter um subsídio elevado, para que a tarifa de transporte coletivo continue entre as menores do País, com reajuste abaixo da inflação do último ano", ressaltou o diretor presidente da Ceturb-ES, Marcos Bruno Bastos. 

Conexões temporais

Cerca de 170 mil pessoas, em Cariacica, Vitória, Serra e Fundão passaram a ter diversas conexões temporais (em que os passageiros podem fazer um segundo giro de roleta sem pagar nova tarifa). Em Cariacica, mais de 70 mil pessoas foram diretamente beneficiadas nas regiões da Grande Porto de Santana, Novo Brasil e Roda D’Água. No caso de Porto de Santana, há a integração total das linhas da região e esse foi o maior pacote de integrações temporais do Sistema. Outras 100 mil pessoas também têm acesso à integração temporal em Alzira Ramos, Jardim Botânico, Jardim de Halá, Sotelândia, Juscelino Kubitschek, Castelo Branco, Jardim Campo Grande, São Benedito e Campo Grande também em Cariacica; a Região da Grande São Pedro, em Vitória, usuários podem usar nove linhas para acessar a Avenida Leitão da Silva; Planalto Serrano e Serra Sede, na Serra, podem ir de um bairro ao outro sem precisar ir até o Terminal Laranjeiras; e os bairros vizinhos, Nova Almeida, na Serra, e Praia Grande, em Fundão, agora fazem integração, sem precisar se dirigir a um terminal.

Aquaviário

Outra importante ação para a melhoria da mobilidade urbana foi a implantação do Sistema Aquaviário, que está em funcionamento desde agosto de 2023. Nesses quase cinco meses de operação, o sistema, que é integrado ao Transcol, já transportou mais de 166 mil passageiros em duas lanchas que fazem os trajetos Prainha, em Vila Velha, até a Praça do Papa, em Vitória; e Porto de Santana, em Cariacica, até a Praça do Papa, em Vitória.

E nesta segunda-feira (15), os usuários do Aquaviário terão duas viagens a mais, no período noturno, entre a estação da Prainha, em Vila Velha, e a Praça do Papa, em Vitória. Uma terceira lancha também passa a operar no sistema. Além disso, uma nova viagem noturna está sendo incorporada no percurso entre Porto de Santana e Praça do Papa, a partir do dia 29 deste mês. E no dia 20, também haverá aumento de viagens nos fins de semana. Uma nova linha vai circular exclusivamente aos sábados, domingos e feriados e vai conectar os passageiros de Porto de Santana, em Cariacica, diretamente com a Prainha, em Vila Velha.

Novos ônibus

Desde o início de 2019, o Governo do Estado vem desenvolvendo uma série de ações para modernizar o transporte público da Região Metropolitana da Grande Vitória, entre elas a aquisição de veículos 0km, com ar-condicionado para a frota do Sistema Transcol. Atualmente o Sistema Transcol tem cerca de 740 veículos com ar condicionado na frota e até 2026, outros 600 deverão incorporar a frota. Além disso, em 2022, foram adquiridos quatro ônibus elétricos que já estão sendo usados.  Até 2026, a expectativa é a de que outros 50 ônibus elétricos sejam adquiridos. Esses equipamentos são importantes para o programa de carbono zero do Estado.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Semobi

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SuperVia recebe doações para vítimas de enchentes

A SuperVia entrou na corrente de solidariedade para ajudar as famílias afetadas pelas fortes chuvas do último fim de semana no Rio. A concessionária montou um ponto de recolhimento de doações na agência da estação Central do Brasil, de segunda a sexta-feira, das 4h30 às 22h30, aos sábados das 4h30 às 21h e aos domingos entre 5h30 e 20h30. 

A ideia é que os passageiros que quiserem ajudar entreguem alimentos não perecíveis (principalmente leite em pó), material de higiene pessoal e limpeza, que serão distribuídos por meio da via férrea.
As doações serão recebidas até o dia 02/02.
Ação conjunta

Em parceria com a LBV, o Supermercado Zona Sul e a Super Rádio Brasil AM 940, a SuperVia está distribuindo sete mil litros de água potável, mil litros de água sanitária e uma tonelada de detergente às vítimas do temporal do último sábado. Os produtos serão entregues prioritariamente na região servida pelo Ramal Belford Roxo.

Informações: Supervia

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