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Tarifa dos trens do Rio tem redução de R$7,40 para R$7,10

terça-feira, 2 de janeiro de 2024


De acordo com deliberação da Agetransp nº 1352, foi homologado o reajuste da tarifa dos trens do Rio, a partir de 02/02/2024, sendo reduzido de R$7,40 para R$7,10. O reajuste tarifário é realizado anualmente, com base na inflação medida pelo índice IGP-M, calculado pela Fundação Getúlio Vargas, conforme previsto no contrato de concessão.   

O reajuste tarifário previsto em contrato considera custos fixos com a operação que foram fortemente impactados pela inflação, como energia, manutenção dos trens e da via férrea, aquisição de peças e equipamentos importados para reposição nos trens, entre outros.

Informações: Supervia

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Inscrições para vagas de Agente de Atendimento e Segurança da CCR Metrô Bahia

Encerram-se nesta quinta-feira, dia 4, as inscrições para o cargo de Agente de Atendimento e Segurança (AAS) da CCR Metrô Bahia. No total, estão abertas 30 vagas. As pessoas interessadas em se candidatar à seleção podem se inscrever gratuitamente no site da concessionária: www.ccrmetrobahia.com.br.

Entre os requisitos para participar do processo seletivo, é necessário ter Ensino Médio completo, conhecimento intermediário em pacote Office e experiência em atendimento ao público. As informações completas estão disponíveis na plataforma de seleção. O salário é compatível com o mercado e as pessoas selecionadas irão atuar em Salvador.

A CCR Metrô Bahia ressalta que todo o cadastro é feito apenas pelo site oficial e não autoriza nenhum colaborador a solicitar dados pessoais de candidatos.

Como efetuar o cadastro:

Acesse o site: www.ccrmetrobahia.com.br;
Clique na aba 'Contato';
Depois, na área 'Trabalhe Conosco';
Você será redirecionado para uma plataforma de seleção externa;
Faça o cadastro e se candidate à vaga escolhida.

Sobre a CCR Metrô Bahia

A CCR Metrô Bahia tem nove anos de operação na Bahia. São 38km de extensão, duas linhas, 22 estações e dez terminais integrados, sendo nove deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$ 11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta cerca de 370 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 1,9 milhões de viagens, cerca de 27 milhões de quilômetros rodados e mais de 578 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.390 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos, e foi reconhecida pelo jornal O Estado de São Paulo como uma das 100 empresas mais influentes do Brasil em mobilidade no ano de 2023.

Informações para a imprensa 

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Em SP, Bilhete Único de Estudante 2024 poderá ser solicitado a partir de hoje, 2 de janeiro

A SPTrans informa que, a partir desta terça-feira (2) os estudantes de São Paulo poderão solicitar seu Bilhete Único de Estudante para o ano letivo de 2024. Para fazer o pedido de um novo bilhete ou de revalidação do cartão que já possui, é preciso que a instituição de ensino tenha enviado sua matrícula à SPTrans.

Os alunos que vão utilizar o Bilhete Único pela primeira vez irão receber o seu cartão em casa ou no endereço que ele escolher. Para isso, é preciso completar o processo de solicitação e pagamento do valor de validação do benefício, que é de sete tarifas vigentes, ou R$ 30,80 via cartão de crédito, boleto ou PIX.

Siga o passo a passo para solicitar a primeira via ou revalidação do Bilhete Único de Estudante:

Informe a Unidade de Ensino que deseja utilizar o Bilhete Único de Estudante no ano vigente;

Após a Instituição de Ensino enviar os dados de matrícula à SPTrans, o estudante já pode solicitar o benefício pelo site: sptrans.dne.com.br

Primeira via
Caso não tenha um Bilhete Único de Estudante ativo, utilizado em ano(s) anterior(es), o aluno pode solicitar a emissão do cartão. Após completar o procedimento, ele será enviado em até 15 dias ao endereço escolhido. Depois de desbloquear o bilhete pelo site, o benefício estará disponível para recarga e uso no cartão. Para esse procedimento será cobrado o valor correspondente a 7 tarifas de ônibus vigentes (R$ 30,80).

Revalidar o cartão atual
Caso possua um Bilhete Único de Estudante ativo, emitido a partir de 2020, o aluno poderá optar por revalidá-lo, para utilizar o mesmo cartão durante o período letivo, sem a necessidade da emissão de uma nova via. Nesse caso, o estudante assume a responsabilidade de possuir um bilhete em perfeito estado de funcionamento e conservação, sem trincas ou envergaduras e com a foto e numeração, impressas na parte frontal, legíveis. Após completar a solicitação, o benefício estará disponível para recarga e uso no cartão. Para esse procedimento será cobrado o valor correspondente a 7 tarifas de ônibus vigentes (R$ 30,80).

Cartões emitidos em 2019 ou em anos anteriores não poderão ser revalidados. Nesse caso, um novo Bilhete Único será enviado para o endereço cadastrado, após a solicitação e pagamento do valor correspondente a 7 tarifas de ônibus vigentes (R$ 30,80).

Acompanhar ou realizar o pedido
Acesse o site para realizar ou acompanhar o seu pedido: sptrans.dne.com.br

Unidades de ensino
Desde o dia 17 de outubro as Unidades de Ensino já podem encaminhar os dados de matrícula de seus alunos e professores à SPTrans referentes a 2024. O Sistema de Bilhetagem Eletrônica – SBE/CadEscola já está habilitado para receber os arquivos eletrônicos, que devem ser encaminhados de acordo com o especificado no Manual de Instruções para Instituições de Ensino, Estudantes e Professores

ATENÇÃO: a solicitação do Bilhete Único de Estudante no final do ano letivo de 2023, como primeira ou segunda via, não isenta o aluno do pagamento da revalidação para ter direito ao benefício no ano de 2024.

Informações: SPTrans

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Mobi Rio abre inscrições para 50 vagas de operador de estação na Transbrasil

Foi publicado o processo seletivo simplificado para contratação de 50 vagas de operador de estação na Transbrasil pela Mobi-Rio. As inscrições começam nesta terça-feira (2) e vão até quinta-feira (4). O candidato deverá estar apto para assumir a função no ato da convocação. As inscrições podem ser feitas no site da Mobi-Rio.


As vagas são para operador de estação II, com carga horária mensal de 220 horas e salário de R$ 2.024,19. Há 3 vagas para pessoas com deficiência (PCDs). O salário-base será acrescido de vale-alimentação no valor de R$ 550,00 e auxílio transporte.

É necessário Ensino Médio completo e experiência como fiscal de prevenção de perdas, controlador de acesso/estação ou vigia. É desejável curso básico de informática. A vaga é para escala de 6x1.

O operador de estação II deverá aplicar multa prevista em lei aos usuários não pagantes; fiscalizar e controlar evasão nos terminais e estações; orientar os clientes quanto ao acesso as estações, uso de máquinas de autoatendimento e demais informações solicitadas; realizar venda e recarga de bilhetes quando solicitado, bem como realizar conferência de estoque de cartão e procedimento de coleta dos valores.


O resultado da classificação sairá no próximo dia 11 e após período de análise de recursos, o resultado final será publicado no dia 1 de fevereiro.

Só serão aceitas as inscrições ou realizadas as contratações de profissionais que apresentarem o comprovante de vacinação contra a covid-19 (1ª, 2ª e dose de reforço conforme cronograma vacinal).

Informações: O Dia

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Tarifa de trens e metrô em São Paulo sobem para R$ 5

Desde esta segunda-feira (1°), os usuários de trens e metrô em São Paulo enfrentarão um reajuste na tarifa, que passa de R$ 4,40 para R$ 5, representando um aumento de R$ 0,60. Essa mudança contrasta com a decisão da capital paulista de manter a tarifa dos ônibus inalterada, permanecendo em R$ 4,40.

A tarifa conjunta de ônibus, trens e metrô não sofria alterações desde 2012, mantendo um padrão quebrado agora pela decisão unilateral do governo do estado. O governador Tarcísio de Freitas defendeu o reajuste, destacando que a falta de ajustes prejudica a saúde financeira de empresas públicas, incluindo Metrô e CPTM.

O valor vigente permanece inalterado desde janeiro de 2020, e a mudança proposta visa auxiliar na manutenção e aprimoramento dos serviços de transporte público. A medida, no entanto, enfrenta críticas por parte dos usuários que já convivem com os desafios econômicos impostos pela pandemia.

No cenário municipal, uma decisão anunciada no final do ano passado trouxe uma boa notícia para os usuários de ônibus na capital. O prefeito Ricardo Nunes anunciou a implementação da tarifa zero aos domingos, medida que entrou em vigor em 17 de dezembro de 2023.

A gratuidade abrange todos os passageiros nos 4.830 ônibus da cidade, distribuídos em 1.175 linhas, durante o período de 0h às 23h59. Além disso, está prevista a tarifa zero no Aniversário de São Paulo, celebrado em 25 de janeiro.

Informações: SP Diário

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Dez linhas de ônibus serão deslocadas da Estação Pirajá para novo terminal em Águas Claras

As 21 linhas que hoje operam na Estação Pirajá serão transferidas para o novo Terminal de Águas Claras nesta terça (2). Nesta primeira fase, 10 linhas passarão para o novo terminal a partir desta terça-feira (2). Veja lista abaixo.

Agentes de trânsito e transporte estarão em ambos os terminais para orientar os usuários sobre as mudanças. Além disso, cartazes serão instalados nas linhas afetadas com as informações sobre as alterações.

No próximo sábado (6), duas linhas da região de Valéria serão transferidas para o terminal de Águas Claras. A segunda fase está prevista para o próximo dia 15 de janeiro, com a transferência de mais nove linhas.

As regiões de Cajazeiras, Boca da Mata, Castelo Branco, Coração de Maria, entre outras terão suas linhas de ônibus remanejadas para o Terminal de Águas Claras nesta primeira etapa de mudanças. Com isso, as linhas terão seus códigos modificados e deixarão de atender a Estação Pirajá.

Já a partir do próximo sábado (6), as linhas de Valéria também serão remanejadas para o novo terminal, a 1710 – Terminal Águas Claras x Valéria R1 e 1711 – Terminal Águas Claras x Valéria R2.

Para a segunda fase, as linhas de Castelo Branco, Fazenda Grande, Vista Alegre, Base Naval e Imbuí deixarão de atender a Estação Pirajá e passarão para o terminal, concluindo a transferência de linhas.

Confira abaixo o detalhes das mudanças:

1625 - Paripe x Aeroporto (Via Cajazeiras)
1701 - Term. Águas Claras x Cajazeiras 6/7
1702 - Term. Águas Claras x Fazenda Gde 1/2 / Boca Mata
1703 - Term. Águas Claras x Ceasa / Coração de Maria
1704 - Term. Águas Claras x Cajazeiras 11/H. Municipal/Boca Mata
1704-01 - Cajazeiras 11 x Loteamento Santo Antonio
1705 - Term. Águas Claras x Palestina
1706 - Term. Águas Claras x Est. Pirajá (via Castelo Branco)
1707 - Term. Águas Claras x H. Subúrbio/Lagoa da Paixão
1708 - Term. Águas Claras x Lagoa da Paixão/Tubarão

Informações: Correio 24 Horas

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BRT Sorocaba fecha ano de 2023 com aproximadamente 16 milhões de passageiros transportados

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

O sistema BRT Sorocaba encerra o ano de 2023 com um saldo de aproximadamente 16 milhões de passageiros transportados. Desse total, 5.520.827 circularam pelo Corredor Itavuvu e Terminal Vitória Régia, 3.373.822 passaram pelo Corredor Ipanema e Terminal São Bento e o restante embarcou em um dos oito corredores estruturais distribuídos pela cidade. 

Houve um aumento de passageiros se comparado ao ano de 2022, o que confirma a adesão dos sorocabanos ao transporte coletivo. As estações que apresentaram um maior fluxo de passageiros foram Itavuvu, Ipanema, Maria Antônia Prado e Santa Cecília. Pelo terceiro ano consecutivo, a operação apresenta um crescente volume de usuários.

Gustavo Barata, diretor de relações institucionais, explica que apesar de faltarem alguns dias para o fim do ano é possível avaliar que o ano se encerra de maneira favorável para o sistema. ”O uso do transporte coletivo é uma necessidade e acreditamos que a tendência é trazermos cada vez mais passageiros. Temos acompanhado a experiência do passageiro de perto e isso nos ajuda a ter uma visão sobre o que eles estão achando. Estamos entrando num processo de maturidade do sistema e, a cada ano, notamos avanços significativos”, explica.

Para 2024, a projeção é que a operação ganhe mais 30% de passageiros devido à ativação do Corredor Oeste, terceiro e último trecho do projeto. Será esperada a circulação de 83 mil usuários por dia em toda a operação. Com a conclusão total do projeto serão mais de 2,2 milhões de usuários atendidos por mês.

Este corredor fará a conexão do eixo Leste-Oeste, ligando esses dois extremos da cidade. Ao todo, o trecho fará a interligação com os cinco corredores estruturais já em funcionamento nas regiões Sul, Leste e no Centro. “O sorocabano é quem ganha mais uma vez, tanto em agilidade nos deslocamentos, como em conforto no transporte público de qualidade, com ônibus modernos e equipados”, complementa o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto, cuja empresa pública acompanha o andamento das obras.

O Corredor Estrutural Oeste está em fase final de implantação nas avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio, com ligação pelas ruas Américo Figueiredo e Benedito Ferreira Teles, até o novo Terminal Ipiranga. Foi instalado todo o mobiliário urbano, houve a padronização de 35 pontos de parada, sendo que o terminal no Jardim Ipiranga e a estação de integração (Miniterminal) no Jardim Tatiana estão em etapa de finalização.

Gustavo Barata complementa que, para o próximo ano, a ideia é seguir inovando e aprimorando a experiência do passageiro com um serviço de qualidade, seguro e rápido.

Informações: Prefeitura de Sorocaba

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Governo prevê conclusão do VLT de Salvador em 2028; veja vídeos

A licitação para a construção do VLT (veículo leve sobre trilhos) de Salvador foi lançada. Mas, no curto prazo, isso não muda a vida da população do Subúrbio e do miolo da cidade, por onde o modal deve trilhar seu caminho. Isso porque, de acordo com o cronograma divulgado pelo governo da Bahia, o novo sistema de transporte só deve ser concluído em agosto de 2028.

O recebimento das propostas das empresas que quiserem realizar o empreendimento público está marcado para o dia 12 de março de 2024. A partir desse momento, haverá a seleção da melhor proposta e a vencedora deverá iniciar as obras a partir do próximo mês de julho.

Dividida em três partes, a construção do modal de transporte deverá ter datas de entregas diferentes. Prioridade da gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT), o primeiro trecho, entre o bairro da Calçada, em Salvador, e a Ilha de São João, em Simões Filho, deve ser entregue antes, com prazo previsto para junho de 2027.

Nos bastidores, Jerônimo tem dito que o governo da Bahia possui uma dívida com a população do Subúrbio Ferroviário, devido à desativação do trem de passageiros na região em fevereiro de 2021. Por esse motivo, as obras do primeiro trecho, com 36 meses de duração, devem ser mais aceleradas.

O cronograma dos trechos 2, entre Paripe e Águas Claras, e 3, entre Águas Claras e Piatã, é semelhante. Ambas têm previsão de encerrar em 50 meses, terminando em agosto de 2028, com o novo modal sendo entregue completo à população de Salvador.

Histórico

Quando se fala em prazo de uma obra deste tamanho em Salvador, a população logo fica com uma pulga atrás da orelha. O metrô da cidade, por exemplo, com obras iniciadas pelo prefeito Antonio Imbassahy em 1999, quase virou lenda. As obras travaram durante a gestão de João Henrique, entre 2005 e 2012, e só terminaram quando o governador Jaques Wagner (PT) assumiu a responsabilidade e inaugurou o modal em 2013.

Outro caso que chama a atenção é o da ponte Salvador-Itaparica, anunciada por Wagner em 2009, mas que, até o momento, não teve suas obras iniciadas. A promessa do governador Jerônimo é que, em janeiro de 2024, finalmente a sondagem será iniciada na Baía de Todos-os-Santos, dando os primeiros passos para a construção, 15 anos depois.

O próprio VLT já virou novela. Estava tudo certo para o consórcio chinês Skyrail tocar a construção de um monotrilho na região do Subúrbio Ferroviário. Entretanto, a empresa não tocou o projeto e obrigou o governo Jerônimo a rescindir o contrato em 2023. A licitação lançada nesta quarta-feira, 27, é a substituição da ideia, que é tida como prioridade da atual gestão estadual.

Informações: A Tarde

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