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Tarifa zero nos ônibus de São Paulo deve ser implementada aos domingos ou à noite

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou nesta quinta-feira (23) que deve implementar tarifa zero nos ônibus da cidade aos domingos ou no período noturno. A ideia é adotar a mudança a partir de 2024.

— A gente está pensando em iniciar um processo para sentir como vai ser o comportamento e se a tarifa zero vai trazer um ganho para a economia. A ideia é dar o transporte gratuito para domingo ou para o período noturno. Estou conversando com o relator da lei orçamentária na Câmara (Municipal), a gente deve definir isso na semana que vem — disse a jornalistas durante agenda na manhã desta quinta.

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Nunes afirmou que a ideia é prever no relatório final do orçamento do próximo ano os recursos para custear a tarifa zero aos domingos ou a noite, que segundo ele custaria em torno de R$ 400 a R$ 500 milhões. O valor seria um adicional dos R$ 5 bilhões de subsídio que a prefeitura já pretende pagar para as concessionárias de ônibus no próximo ano.

O custo do transporte municipal gira em torno de R$ 10 bilhões anualmente, sendo que metade é custeada pela tarifa paga pelos usuários e a outra metade com transferências diretas da prefeitura para as empresas que operam os ônibus. Isso porque nem todas as pessoas que usam o modal pagam: há gratuidades para idosos, por exemplo, e descontos para estudantes.

O valor do subsídio que a prefeitura paga às concessionárias tem aumentado ano a ano, e chegou ao recorde neste ano, ultrapassando os R$ 5,3 bilhões. No ano passado, foram repassados R$ 5,1 bilhões. Ao longo deste ano, Nunes foi à Brasília diversas vezes junto a outros prefeitos pedindo que o governo federal contribuísse com o custo do transporte público municipal, sob a justificativa de que as gratuidades são previstas por lei federal.

— A ideia que mais está sendo apreciada é a de domingo, que é um dia que não tem muita movimentação, para poder girar a economia, auxiliar na geração de emprego, renda e fortalecimento da economia. A questão da tarifa zero é algo muito complexo, são mais de 12 mil ônibus e qualquer movimento precisa ser muito bem pensado, planejado. O que eu não vou fazer é tirar dinheiro da habitação, da saúde, para colocar no transporte, eu tenho que fazer ações para que a gente possa fazer um avanço nessa questão — destacou o prefeito.

Ideia aventada há um ano
Nunes começou a considerar implementar o "passe livre" nos ônibus há exatamente um ano, em novembro do ano passado. Historicamente ligada à esquerda, a pauta da tarifa zero virou uma bandeira nacional do MDB nessa mesma época. Nunes pediu para que técnicos da SPTrans fizessem um estudo sobre a medida: o custo, os impactos no sistema e que efeitos isso poderia ter no movimento da cidade e da economia. A ideia esfriou ao longo deste ano devido à dificuldade de implementação, mas agora o prefeito busca implementar a tarifa zero em menor escala para testar o efeito da medida na economia. A prefeitura quer avaliar se, com a gratuidade, a população passaria a se movimentar mais pela cidade, usando o dinheiro que gastaria com a passagem em outros locais, movimentando a economia e gerando mais empregos.

O anúncio de finalmente tirar a tarifa zero do papel, ainda que de forma bem reduzida em relação à ideia inicial, é importante para sua campanha de reeleição em 2024 e deve ser uma de suas bandeiras, junto com a pauta da habitação. Como no próximo ano ocorrerá o pleito, o período para divulgação de medidas como essa é mais curto por limites da Lei Eleitoral. Além disso, qualquer medida que gere impacto significativo nos gastos públicos precisa ser prevista na lei orçamentária que será publicada até o fim de dezembro.

Um levantamento feito pela Fundação Rosa Luxemburgo identificou, no primeiro semestre de 2023, 70 municípios brasileiros com passagem de ônibus gratuita em todos os dias da semana. Destas, 48 são cidades com menos de 50 mil habitantes e 22 com mais de 50 mil habitantes, consideradas médias. Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza (CE), é a maior cidade a adotar a tarifa zero, com 365 mil habitantes.

O custeio da medida varia em cada local: em Marica (RJ), por exemplo, usa os royalties advindos da exploração de petróleo para garantir o transporte gratuito. Em Vargem Grande Paulista, na Grande São Paulo, as empresas deixaram de pagar o vale-transporte para pagar taxas diretamente à prefeitura, que também arrecada recursos com publicidades nos ônibus. Em São Caetano, há fontes diversas, como o dinhero arrecadado com multas de trânsito e publicidades em ônibus e terminais.

No exterior, há exemplos de pequenas e médias cidades que adotam o passe livre, como Tallinn, na Estônia, e Dunquerque, na França, mas não há nenhum exemplo de megalópoles como São Paulo que adotam o sistema de forma universal, em todos os dias da semana. Além da fonte de custeio, outro desafio seria conciliar a eventual gratuidade do transporte municipal na capital paulista com outros modais, como metrô e trem, que poderiam perder passageiros.

Informações: O Globo

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Obras da fase 1 do BRT-ABC atingem 80% e seguem a São Caetano

A Fase 1 do BRT-ABC já está 80% terminada conforme o cronograma, o que inclui a moderna Parada em frente ao Shopping Metrópole, no Centro de São Bernardo. As obras compreendem preparação do pavimento e concretagem de um trecho de 2,5 km da pista do BRT em São Bernardo, dos quais 2 km já estão prontos.

A Fase 1 começou nas Avenidas Aldino Pinotti e Lauro Gomes e termina nos próximos dias na Avenida Winston Churchill, em Rudge Ramos, divisa com São Caetano do Sul.

No Centro de São Bernardo, o design arrojado da Parada em frente ao Shopping Metrópole já chama a atenção das pessoas que circulam na área do Paço Municipal. A Parada terá ar-condicionado, wi-fi, bilhetagem antes do embarque, acesso em nível aos veículos e facilidades para pessoas portadoras de deficiência.

Os engenheiros do BRT-ABC estão concluindo neste momento a sinalização e a instalação do Sistema de Transporte Inteligente (ITS), que traz uma série de soluções tecnológicas de grande relevância para mobilidade urbana, como informações sobre horários dos ônibus, condições de trânsito, lotação, além de garantir a interoperabilidade entre as Paradas e o futuro Centro de Controle Operacional (CCO) no Terminal São Bernardo.

SÃO PAULO

A próxima fase das obras aguarda liberação das respectivas licenças ambientais. Acordo firmado em julho entre a Prefeitura de São Paulo e o governo estadual já abriu caminho para o início das obras no trecho paulistano. Foi mais uma etapa do processo de autorização do sistema viário do BRT-ABC, um dos mais importantes projetos de transporte urbano da Grande São Paulo.

O acordo autoriza a celebração de convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), do Governo do Estado. O convênio permitirá o início da Fase 2, ou seja, a construção da pista do BRT-ABC a partir da divisa de São Bernardo do Campo até o terminal Sacomã em São Paulo.

Informações: Diário do Grande ABC

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Transporte coletivo de Belo Horizonte já tem 375 ônibus novos

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

A frota do transporte coletivo municipal já conta com 375 ônibus novos com ar condicionado, suspensão a ar e acessibilidade. Até o final do ano, os passageiros contarão com mais 45 veículos novos, totalizando 420. A medida faz parte das exigências da Prefeitura de Belo Horizonte para melhorias no serviço de mobilidade prestado ao cidadão e está prevista na Lei 11.458/23, que modernizou o sistema de transporte público com a criação do mecanismo de remuneração complementar, possibilitando um transporte com mais qualidade e manutenção do preço da tarifa em R$ 4,50, desde 2018. 

Os novos ônibus estão recebendo uma plotagem especial na traseira, com numeração de cada um dos veículos entregues para a cidade, permitindo que a população acompanhe as melhorias.  No total, a frota do transporte coletivo de Belo Horizonte conta agora com 2.671  veículos, dos quais cerca de 70% já possui ar-condicionado.

As melhorias no transporte coletivo vão muito além da inclusão dos veículos no sistema. Já foram acrescidas 1.389 viagens na operação, sendo 815 nos dias úteis e 574 aos finais de semana. E, até dezembro, serão 2.170 viagens a mais, principalmente nos horários de pico, reduzindo a superlotação nos ônibus.

Gratuidades

Os esforços da prefeitura de Belo Horizonte também contemplam gratuidades para a população. Já estão disponíveis o Vale-Transporte de Saúde, concedido prioritariamente para pacientes oncológicos e acompanhantes que precisam se deslocar para consultas e procedimentos médicos em hospitais habilitados ao Sistema Único de Saúde.

Há ainda o Auxílio Transporte Mulher, concedido às mulheres em situação de violência doméstica, e o Auxílio de Transporte Escolar, que atende cerca de 6 mil estudantes do município com gratuidade nos ônibus. Antes eles recebiam o meio-passe estudantil e pagavam o valor de 50% da tarifa.

Outra importante implementação foi a tarifa zero nas linhas de vilas e favelas. O Auxílio de Transporte Social, em fase de regulamentação, vai beneficiar famílias em situação de extrema vulnerabilidade social e econômica, garantindo o deslocamento e o acesso ao serviço público de transporte coletivo convencional e suplementar no município.

Aumento da Fiscalização

Na busca por um melhor serviço para a cidade, a Prefeitura de Belo Horizonte ainda intensificou a fiscalização do transporte público. Neste ano já foram realizadas 1.736 operações de fiscalizações e os ônibus foram inspecionados 19.385 vezes. As equipes da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob) e da BHTrans fazem ações de fiscalização nas estações, ao longo dos itinerários nas vias, e também pelas câmeras do COP-BH.

Todas as viagens são acompanhadas em tempo real, por meio de monitoramento eletrônico. Quando são constatados atrasos e omissões e os critérios de confiabilidade e qualidade não são atendidos, os consórcios não recebem a remuneração complementar pela viagem. 

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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Na Grande Aracaju, Consórcio anuncia investimento de R$ 24 milhões e estabilização da tarifa

O Consórcio Metropolitano do Transporte Coletivo da Grande Aracaju anunciou na noite desta quarta-feira (22) o investimento de R$ 24 milhões no setor e ainda a estabilização da tarifa no valor de R$ 4,50. O anúncio foi feito, após uma reunião dos prefeitos dos municípios da Grande Aracaju, que aconteceu na sede da prefeitura da capital.

Após a instalação do consórcio, no último dia 13, estas foram as primeiras medidas anunciadas. Segundo o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), após uma análise feita pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), verificou-se a necessidade de reajuste da tarifa, mas ele explicou que o valor atual será mantido e que a prefeitura vai aportar um subsídio mensal de R$ 1,6 milhão no sistema até dezembro de 2024, totalizando R$ 24 milhões.

"Nesta quinta-feira (23), enviaremos à Câmara Municipal de Aracaju o Projeto de Lei para aprovação do subsidio", informou o prefeito de Aracaju, município de administra o consórcio.

Edvaldo Nogueira também informou que a capital se inscreveu no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal para viabilização da compra de 40 novos ônibus.

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), que também participou do encontro, informou que o estado vai contribuir com o funcionamento no sistema, fazendo um aporte de R$ 10 milhões.

O Sistema de Transporte Público da Grande Aracaju atende diariamente cerca de 170 mil usuários.

Informações: G1

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Em Curitiba, Linhas especiais de Natal começam a operar nesta quinta-feira

Sucesso nos últimos anos, os ônibus especiais que passam pelos parques Barigui e Náutico estão de volta no Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2023.

A Urbanização de Curitiba (Urbs) coloca em operação as linhas especiais X50-Natal Parque Barigui e X51-Natal Parque Náutico nesta quinta-feira (23/11). As linhas vão funcionar de terça a domingo, até 23/12.

A linha X50 sai do Terminal Campina do Siqueira até o Parque Barigui, com embarques a partir das 18h40 até 21h, com ônibus a cada dez minutos.

No Barigui, como neste ano não haverá drive-thru e a população poderá conferir a decoração a pé, os ônibus farão desembarque de passageiros no estacionamento, próximo ao portal. O embarque na volta será feito no mesmo local.

Os ônibus vão operar sem catraca. Os passageiros pagarão passagem apenas na ida, de R$ 6, com acesso pelo Terminal Campina do Siqueira. A volta será gratuita até o terminal, onde os passageiros poderão fazer a integração com outras linhas.

No Barigui, um dos principais pontos do Natal de Curitiba, a população poderá conferir o Caminho de Luz da Ligga, que estreia dia 26/11 e vai até 23/12, com sessões terças, quartas e quintas, às 19h30, e sextas, sábados e domingos (duas sessões), às 19h30 e 21h.

Outra grande atração é a Árvore de Luz do ParkShoppingBarigüi. Com 22 metros de altura, é a maior árvore do Natal de Curitiba, com mais de 50 mil microlâmpadas, que pode ser conferida de 22/11 a 7/1 no Parque Barigui.  A Árvore de Luz ainda terá no seu entorno show de drones, marcado para 7/12 (haverá mudança em caso de condições climáticas adversas).

Náutico
Já a X51 Linha Natal Parque Naútico vai operar no sistema drive-thru, do Terminal Boqueirão ao Parque Náutico, sem desembarque. Os ônibus, com tarifa de R$ 6, têm saída inicial a partir das 18h45 do Terminal Boqueirão e funcionam até 21h. Saída a cada 15 minutos, sob demanda.

A decoração do Náutico conta com 1,5 km de atrações e reúne estações como presépio vivo, anjos de luz, árvore de Natal e estruturas do local iluminadas com microlâmpadas (pórticos, passarela e torre). O Caminho de Luz Parque Náutico irá margear o belo lago do parque que faz divisa com São José dos Pinhais, com programação de 1 a 23/12 (terça a domingo), das 19h às 22h, e decoração de 22/11 até 7/1.

Informações: URBS

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Em Porto Alegre, Usuários do trem terão mais ônibus disponíveis a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira, 22, entre 6h e 20h, seis veículos das empresas que operam o transporte metropolitano irão reforçar o atendimento entre as estações da Trensurb, sendo um deles um ônibus articulado. No horário de pico, a população terá 16 coletivos para os deslocamentos.

A medida foi definida em reunião, terça-feira, 21, na sede da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, representantes da Metroplan e da Trensurb. Foram debatidas alternativas para melhorar o serviço aos usuários do Trensurb que não têm acesso às estações fechadas devido aos alagamentos e cujo translado é feito em ônibus expressos entre as estações Farrapos e Mercado Público.

 “Nos reunimos com a Trensurb e a Metroplan para ampliar esse atendimento e dar mais conforto aos usuários do transporte coletivo, além de buscar melhorias para dar mais fluidez no trânsito naqueles pontos que estão sobrecarregados devido aos bloqueios ocasionados pelo acúmulo de água em algumas vias”, diz Castro Júnior.

Além disso, foi definida uma rota alternativa para os ônibus metropolitanos que utilizam a Farrapos no retorno às garagens. A avenida é uma das vias com maior movimento na cidade por ser a principal opção aos bloqueios ocasionados pelo acúmulo de água na Zona Norte. A medida não interfere na operação do transporte coletivo que vem da região metropolitana. São 150 ônibus que, entre 9h e 16h, deixarão de trafegar pela Farrapos e utilizarão outro trajeto. “A mudança na operação, com o desvio desses ônibus sem passageiros, irá melhorar a fluidez na região”, comenta o chefe de departamento da diretoria de transporte da Metroplan, Paulo Osório.

Desde a segunda-feira, 20, quando a Trensurb fechou as estações em função de alagamento, a prefeitura colocou à disposição dos passageiros uma linha emergencial com início no Mercado Público e destino à Estação Farrapos. A linha é direta e não faz paradas durante o percurso.

Cerca de 170 agentes de trânsito e transporte acompanham a situação através das câmeras e intervindo nas ruas para garantir a segurança viária da Capital. É importante que a população informe as demandas pelo app 156+POA ou números 156 e 118 do Atendimento ao Cidadão para orientar as ações de fiscalização e assegurar o atendimento destes chamados.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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PBH implementa melhorias na linha 308 que terá novo atendimento noturno

A Prefeitura de Belo Horizonte inicia, a partir desta terça-feira (21), a implementação de melhorias no itinerário da linha 308 (Estação Barreiro / Tirol) do transporte coletivo da capital, que irá ligar a estação Barreiro ao Bairro Lindéia durante a madrugada, beneficiando os moradores da região.

Confira o itinerário do atendimento noturno da linha 308 (Estação Barreiro / Tirol) no portal da Prefeitura.

Novo Itinerário da Sublinha 2 - Noturno:

- Rua Boaventura Costa (ponto final Estação Barreiro), Av. Afonso Vaz de Melo, Rua Cabo Valério Santos, Av. do Canal, Rua Antônio Eustáquio Piazza, Rua Bráulio Gomes Nogueira, Rua Caetano de Vasconcelos, Rua Antônio Eustáquio Piazza, Rua Rúbio Ferreira e Souza, Rua Bráulio Gomes Nogueira, Rua Sabino José Ferreira, Rua Sérgio Nápoles Fonseca, Rua Dona Iracema, Rua Francisco Faleiro Lopes, Rua Orlando Nogueira, Rua Virginia de Matos, Rua Bráulio Gomes Nogueira, Rua Júlio Mesquita, Rua Silva Guimarães, Rua Trem de Ferro, Rua Genésio Lopes de Carvalho, Rua Sebastião dos Santos, Rua Cel. Antônio Pereira de Matos, Rua das Petúnias, Rua das Perpétuas, Avenida Flor de Seda, Rua das Petúnias, Rua Fabiano Taylor, Rua Bráulio Gomes Nogueira, Rua Caetano de Vasconcelos, Rua Antônio Eustáquio Piazza, Av. Afonso Vaz de Melo, Av. Sinfrônio Brochado, Av. Visconde de Ibituruna, Av. Afonso Vaz de Melo (PC Estação Barreiro).

Novos pontos de ônibus

- Rua Trem de ferro, 453
- Rua Genésio Lopes de Carvalho, 320
- Rua Sebastião dos Santos, 350, 458
- Rua Cel. Antônio Pereira de Matos, 245 e 53
- Rua das Perpétuas, oposto nº 780,
- Rua das Petúnias, 2.180
- Rua Fabiano Taylor, 200 e 136
- Rua Caetano de Vasconcelos, 120

Pontos desativados

- Rua Júlio Mesquita, 93, 179, 235 e 268
- Rua Lupércio Paixão, 75, e 219

Melhorias no transporte coletivo

A Prefeitura de Belo Horizonte vem realizando diversas melhorias no transporte coletivo da capital. Com a Lei 11.458/23 e o Decreto 18.370/23 foram estabelecidos critérios de qualidade e confiabilidade do sistema, com um novo processo de remuneração complementar às concessionárias do transporte coletivo municipal.

A Prefeitura determinou aos consórcios um aumento de 10% nas viagens do transporte coletivo municipal até o final do ano, saltando das 21,7 mil viagens por dia útil para 23.870. Os acréscimos de viagens levam em consideração as contribuições da população sobre necessidades de ajustes no sistema de transporte público, mas também estudos técnicos realizados pela equipe da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob) para melhor atender o cidadão. Até o final do ano também serão incluídos 420 novos ônibus, atendendo aos passageiros do sistema de transporte coletivo municipal.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte
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Em Curitiba, Estação-tubo Praça Carlos Gomes é reativada

terça-feira, 21 de novembro de 2023

Após obras de ampliação, a estação-tubo Praça Carlos Gomes (sentido Fazenda Rio Grande), na Rua Lourenço Pinto, no Centro, volta a funcionar nesta terça-feira (21/11), às 5h40. A estação foi ampliada pela Urbanização de Curitiba (Urbs) para melhor atender os 10 mil usuários diários da linha de ônibus metropolitana F02-Curitiba/Fazenda Rio Grande, que têm ponto final no local. Somente pela estação-tubo, passam 2,7 mil pessoas por dia.

“Estamos atendendo a uma demanda da população que pedia a ampliação da estação-tubo e agora terá mais conforto no seu deslocamento entre Curitiba e Fazenda Rio Grande”, disse o vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, que vai vistoriar a finalização da obra.

"A integração metropolitana é uma das perioridades do município. Não podemos pensar em desenvolvimento da cidade sem oferecer soluções para as pessoas que se deslocam entre Curitiba e as demais cidades da região", diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs. 

A estação-tubo teve sua extensão ampliada em 58%, de 9,97 metros, com sete módulos, para 15,75 metros, com 11 módulos. Além disso, a Setran instalou um semáforo repetidor na coluna da esquerda (onde só tinha um semáforo de pedestres), no cruzamento da Rua Lourenço Pinto e a Rua André de Barros, para facilitar a saída dos ônibus da estação-tubo.

Na tarde desta segunda-feira (20/11) foi realizada a última vistoria na estação-tubo e a liberação para operação. Os ônibus começam a parar na estação-tubo a partir das 5h40. 

A ampliação foi realizada por meio de um convênio com o Governo do Estado, pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), que repassou R$ 840 mil para a execução dos trabalhos.

O projeto faz parte da série de ações de revitalizações que a Prefeitura vem promovendo nos equipamentos do transporte coletivo. Neste ano, o município está investindo R$ 6,5 milhões na revitalização de 120 estações-tubo, com reforma de pisos, pintura e melhorias de acessibilidade.

A linha F02-Curitiba/Fazenda Rio Grande é a segunda em número de passageiros entre Curitiba e Fazenda Rio Grande, só perdendo para a linha F03-Fazenda Direto. Implementada em 1997, a estação da Praça Carlos Gomes já não comportava o número de usuários que utilizam a linha.

Informações: URBS

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