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Linhas terão alterações durante obras em plataformas do Terminal Parque Dom Pedro II

terça-feira, 7 de novembro de 2023

A SPTrans informa que a partir de segunda-feira (6),  cinco linhas de ônibus que atendem as plataformas 2, 3 e 5  no Terminal Pq. D. Pedro II terão mudança de ponto de parada em razão de obras no pavimento. As alterações prosseguem até o término dos trabalhos.


Haverá desatendimento ao ponto de parada da Avenida do Estado, 4144. Os passageiros poderão utilizar o ponto do Parque Dom Pedro II, altura do número 1352.

Confira as mudanças:

Linhas com pontos remanejados

Plataforma 0

3686/10 Jd. São Paulo - Term. Pq. D. Pedro II - Plataforma 0
4315/10 Term. Vl. Carrão - Term. Pq. D. Pedro II - Plataforma 0 

Ponto final na Avenida do Exterior, 782

3459/10 Itaim Paulista - Term. Pq. D. Pedro II -  Ponto final na Avenida do Exterior, 782
(em conjunto com os atendimentos 3459/21 e 3459/24)
Ponto final: Pq. D. Pedro II  (Av. do Exterior) nº 782  
Ida: normal até Viaduto Diário Popular, Pq. D. Pedro II 782 (Av. do Exterior).
Volta: Pq. D. Pedro II, 782 (Av. do Exterior), Rua D. Pedro II, Viad. 31 de março, prosseguindo normal.

Rua Dr. Bitencourt Rodrigues (Pça. Fernando Costa)

4288/10 Pq. Sta. Madalena - Term. Pq. D. Pedro II  - Rua Dr. Bitencourt Rodrigues (Pça. Fernando Costa)
Ponto final: Rua Dr. Bitencourt Rodrigues s/n (Pça. Fernando Costa)
Ida: normal até Av. Rangel Pestana, Rua Dr. Bitencourt Rodrigues.
Volta: Rua Dr. Bitencourt Rodrigues, Pça. Ragueb Chohfi, Pq. D. Pedro II, (Av. do Exterior), acesso e Av. do Estado, prosseguindo normal.

5108 Jd. Celeste - Term. Pq. D. Pedro II -   Rua Dr. Bitencourt Rodrigues (Pça. Fernando Costa)
Ponto final: Rua Dr. Bitencourt Rodrigues s/n (Pça. Fernando Costa)
Ida: normal até Av. Rangel Pestana, Rua Dr. Bitencourt Rodrigues.
Volta: Rua Dr. Bitencourt Rodrigues, Pça. Ragueb Chohfi, Pq. D. Pedro II, (Av. do Exterior), Av. D. Passos, prosseguindo normal.

Informações: SPTrans

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Em Maceió, Uso indevido da passagem gratuita pode gerar bloqueio dos cartões

Os ônibus da capital contam com a tecnologia de biometria facial, utilizada para coibir fraudes no embarque do transporte público. Com um dos sistemas de bilhetagem mais modernos do Brasil, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (DMTT) fiscaliza o uso dos cartões Vamu Escolar, Sênior, Especial e Especial com Acompanhante, modalidades que se beneficiam das gratuidades.

De janeiro a setembro deste ano, 5 mil 154 cartões foram suspensos após as câmeras detectarem o uso indevido. As imagens são validadas por técnicos do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Sinturb). Por desfrutarem do direito à gratuidade nos transportes públicos, os documentos de embarque são de uso exclusivo e intransferível por seus titulares.

Dentre as causas mais recorrentes de bloqueio estão o uso por terceiros, catraca vazia, quando o cidadão deixa de entrar pela porta da frente e realiza o embarque pela porta do meio ou traseira. Existem ainda os casos nos quais duas pessoas passam juntas pela catraca, que é considerada um prática irregular.

“Esse sistema é usado para coibir fraudes junto ao Município. É de extrema importância que o direito, garantido por lei e assegurado pela Prefeitura de Maceió, seja desfrutado a quem realmente se destina. Desta forma, todos os embarques são veementemente fiscalizados” pontuou a gerente da Divisão de Cadastros do DMTT, Michelly Amâncio.

O que fazer após ter o cartão bloqueado

Após notar que o seu cartão não liberou a catraca, o cidadão deve procurar a sede do DMTT, na Avenida Durval de Góes Monteiro, 829, no Tabuleiro do Martins, para análise do motivo pelo qual o cartão foi bloqueado.

A penalidade é de 30 dias com o cartão bloqueado, se a irregularidade aconteceu pela primeira vez. Na ocasião, o usuário assina um termo de responsabilidade e cumpre o prazo, deve comparecer novamente, após 30 dias, para realizar o desbloqueio do cartão.

Em caso de reincidência, a penalidade é de 60 dias. Caso aconteça uma terceira vez, o titular tem o cartão suspenso por 180 dias.

Informações: Prefeitura de Maceió

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Prefeitura de Dourados entrega cinco novos ônibus para o transporte público

A Prefeitura de Dourados avança com os trabalhos para promover um transporte público de qualidade para a população e, na manhã desta segunda-feira (6/11), o Prefeito Alan Guedes, junto a Agetran e Viação Dourados, entregou cinco novos ônibus para o transporte coletivo.

Os ônibus são 100% climatizados com ar-condicionado, possuem entradas USB que possibilitam aos passageiros carregarem os aparelhos celulares, além de elevadores semiautomáticos para PCD’s e assento destinado exclusivamente para pessoas com mobilidade reduzida ou pessoa com deficiência visual acompanhada por cão-guia.

“Esse é um compromisso que tenho com Dourados e vamos seguir atuando para melhorar o transporte coletivo da nossa cidade. Anualmente, desde 2021, nós renovamos a frota e, com esses cinco veículos, já são 14 novos ônibus rodando e atendendo à população”, afirma o Prefeito.

Os novos ônibus são do modelo Euro 6, uma tecnologia ecologicamente correta que emite menor quantidade de carbono, gerando poluição mínima. Esse é um benefício para toda a cidade e ao meio ambiente.

De acordo com a diretora da Agetran, Mariana de Souza Neto, os veículos já começam a rodar ainda nesta semana.

“Os novos bairros atendidos pelo Transporte Público são Cidade Jardim IV, Expansão no Bairro Esplanada, Jardim dos Cristhais, Greenville, Expansão Campina Verde x Bonanza, Expansão na Aldeia Jaguapiru, Bororó e Missão Caiuá, além disso, retomamos os ônibus aos Domingos”, completou a secretária.

Em 2023, Dourados aumentou o número de passageiros no transporte público, são 310 mil passageiros mensais, sendo 12 mil por dia. No ano passado eram 240 mil passageiros por mês.

O Prefeito Alan Guedes ainda ressaltou a redução no valor da passagem, que neste ano foi para R$ 3,25.

Informações: Prefeitura de Dourados

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Em Manaus, Nova linha de ônibus vai atender Zona Leste até a Ponta Negra

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) irá criar uma nova linha de ônibus 643 para atender aos usuários de transporte coletivo, a partir da segunda-feira (6), partindo do Terminal de Integração 4 (T4), no Jorge Teixeira, na zona Leste da cidade, em direção à Ponta Negra, zona Oeste.

Denominada 643- T4/Via Norte/ Tarumã/Ponta Negra, a linha irá operar apenas em dias úteis e nos horários de pico. Pela manhã, a linha funcionará entre 5h30 até as 8h40, saindo do T4; à tarde, a linha irá operar entre 13h30 e 16h50.

A linha irá atender bairros, como Nova Cidade, Tarumã e região da Ponta Negra. No sentido T4 para a Ponta Negra, a linha passará por vias, como as avenidas Camapuã, Itaberaba, Margarita, avenida José Henrique Bentes, estrada do Tarumã, avenida do Turismo, alamedas Japão e Líbia, além da avenida Coronel Teixeira. No sentido Ponta Negra/T4, a 643 fará o seguinte itinerário: avenidas Coronel Teixeira, Turismo, estrada do Tarumã, avenidas José Henrique Bentes, Margarita, rua Itirapina, avenida Itaberaba, rua 87, rua Padre João Ribeiro e avenida Camapuã.

O vice-presidente de Transporte do IMMU, Alexandre Frederico, explicou haver muita demanda de passageiros que trabalham em condomínios dos bairros Tarumã e Ponta Negra, em direção às zonas Norte e Leste da capital.

“Temos uma demanda muito grande de passageiros nos ramais da avenida do Turismo e nos condomínios, nos loteamentos da Ponta Negra, especialmente, no Alphaville. Com a inauguração do trecho da avenida do Futuro, entre as avenidas Torquato Tapajós e Santos Dumont – que ligam ao Aeroporto de Manaus, nós não tínhamos nenhuma linha que estava atendendo esse trecho. E, agora, com essa parte duplicada, estamos inaugurando essa linha, visando dar atendimento a essa demanda reprimida detectada pelo nosso planejamento”, explicou o vice-presidente.

Linha coletora
O IMMU disponibiliza, desde julho, a linha de ônibus 009, para atender usuários da região do bairro Tarumã.

A nova linha realiza o trajeto, de forma gratuita, dos mais de 400 trabalhadores que percorrem, diariamente, aproximadamente 9 quilômetros de trajeto, saindo da avenida do Turismo, em direção à marina Tauá, ramal Rio Belo e de volta à avenida do Turismo. 

A linha coletora possui dois ônibus climatizados para proporcionar maior comodidade aos usuários. As viagens são intensificadas nos horários de pico, entre 6h e 8h30 e 16h30 e 19h. 

*Com informações da assessoria.

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Assembleia de rodoviários aprova estado de greve em Salvador

A assembleia de rodoviários realizada nesta segunda-feira (6) aprovou que a diretoria do sindicato marque uma data para uma greve geral da categoria. A data ainda não está definida.

Nesta terça-feira (7) será realizada mais uma rodada de mediação entre sindicato dos rodoviários, empresários e a Superintendência do Trabalho e Emprego.

Segundo Helio Ferreira, presidente do sindicato da categoria, os empresários não estão cumprindo os acordos previstos na convenção coletiva assinada na campanha salarial deste ano. Entre os pontos, está a falta de cumprimento da lei do jovem-aprendiz, a falta de transporte para levar os trabalhadores às garagens, e não cumprimento da carga horária de 25 horas semanais.

Ele diz ainda que a possibilidade de não pagamento do 13º salário pode agravar a situação, e que não vê uma possibilidade acordo entre as partes. "Os empresários só reclamam da crise, uma empresa não está recolhendo o FGTS e agora estão dizendo que não vão poder pagar o 13º", disse.

A assembleia que aprovou a possibilidade de greve aconteceu na manhã desta segunda, na sede do sindicato. A data da paralisação ainda não foi definida e deve ser informada à população com 72 horas de antecedência.

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, o prefeito Bruno Reis reclamou da possibilidade de greve dos rodoviários. "Quando fecha uma garagem, agrava mais a crise. A gente pede que o sindicato faça a mediação pela justiça do trabalho para chegar a um acordo que não esteja ocorrendo. [A greve] é uma falta de respeito com a população. A população não tem culpa de uma relação trabalhista, e isso vai agravar mais a crise das emrpesas, e aí sim, talvez eles tenham um motivo justo para reividicar", disse.

Informações: Correio 24 Horas

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Passageiros de 18 linhas metropolitanas do ABC têm direito à integração gratuita com 29 linhas da SPTrans no Terminal Sacomã

Cerca de 39 mil passageiros que utilizam diariamente 18 linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU ligando a região do ABC à capital têm direito à integração tarifária gratuita com linhas municipais pagando a tarifa com o Cartão TOP, se estiverem se dirigindo sentido São Paulo, ou com o Bilhete Único, se o destino for os municípios do ABC.

Além de economizar, os passageiros têm à disposição 29 linhas municipais para ampliar a viagem a diversos bairros da capital.
 
Veja abaixo como utilizar o benefício:

ABC > CAPITAL 

Utilizar os ônibus metropolitanos das linhas relacionadas, pagando a tarifa com o Cartão TOP;
Desembarcar no Terminal Sacomã;
Subir ao mezanino onde estão instalados os Transferidores de Direito de Integração (TDIs);
Dirigir-se a um dos equipamentos Transferidores de Direito de integração (TDI) e inserir o Cartão TOP utilizado na linha metropolitana e o Bilhete Único, simultaneamente, para que seja conferido o direito de continuidade de viagem nas linhas relacionadas da SPTrans;
Dirigir-se às plataformas da SPTrans e apresentar no validador dos ônibus municipal o Bilhete Único validado que dará o direito de realizar uma única viagem no sistema municipal.

CAPITAL > ABC

Utilizar os ônibus municipais da SPTrans pagando a tarifa com o Bilhete Único;
Desembarcar no Terminal Sacomã;
Acessar o mezanino onde estão instalados os Transferidores de Direito de Integração (TDIs);
Dirigir-se a um dos equipamentos Transferidores de Direito de integração (TDI) e inserir o Bilhete Único utilizado na linha municipal e o Cartão TOP, simultaneamente, para que seja conferido o direito de continuidade de viagem no sistema metropolitano;
Dirigir-se às plataformas da EMTU/SP e apresentar no validador dos ônibus metropolitanos o Cartão TOP validado onde será cobrado, se necessário, complemento do valor da tarifa de integração. 

LINHAS INTERMUNICIPAIS INTEGRADAS

004 - SBC (Pq. Alvarenga) - SP (Terminal Sacomã) via SBC (Jd. Laura)
006 - SBC (Cooperativa) – SP (Terminal Sacomã) via SBC (Paulicéia)
008 - SCS (Nova Gerti) – SP (Terminal Sacomã)
063 - Ribeirão Pires (Ouro Fino Paulista) - SP (Terminal Sacomã) via Rib. Pires (Jd. Santa Luzia)
063EX1 - Rio Grande da Serra (Santa Tereza) - SP (Terminal Sacomã)
123 - SCS (Terminal Nicolau Delic) – SP (Terminal Sacomã) via SP(S. J. Clímaco)
152 - SBC (Área Verde) – SP (Terminal Sacomã) via Rodovia Anchieta
152DV1 - SBC (Terminal Ferrazópolis) - SP (Terminal Sacomã)
153 - SBC (Conj. Terra Nova II) – SP (Terminal Sacomã) via SBC (Av. Sen. Vergueiro)
154 - SBC (Cooperativa) – SP (Terminal Sacomã) via SBC (Rudge Ramos)
158 - Mauá (Jd. Zaíra) – SP (Terminal Sacomã)
160 - Mauá (Jd. Adelina) – SP (Terminal Sacomã) via Mauá (Itapark)
212 - SP (Jd. Sapopema) – SP (Terminal Sacomã) via Diadema (Serraria e Jd. Campanário)
236 - Diadema (T.M. Piraporinha) – SP (Terminal Sacomã) via Nogueira / Jd. Canhema
431 - SBC (Jd. Las Palmas) – SP (Terminal Sacomã)
493 - Santo André (Príncipe de Gales) - SP (Terminal Sacomã)
493DV1 - Santo André (Príncipe de Gales) - SP (Terminal Sacomã) via Santo André (Fundação Santo André)
494 - São Caetano do Sul (T. Rodoviário Nicolau Delic) - SP (Terminal Sacomã)

LINHAS MUNICIPAIS INTEGRADAS

5103/10 - Terminal Sacomã – Moema
5103/21 - Terminal Sacomã – Metrô Santa Cruz
5105/10 - Terminal Sacomã – Terminal Mercado Municipal
5107/10 - Terminal Sacomã – Terminal Correio
5705/10 - Terminal Sacomã – Metrô Vergueiro
513L/10 - Terminal Sacomã – Penha
514T/10 - Terminal Sacomã – Jardim Itápolis
5020/10 - Hospital Heliópolis – Terminal Sacomã
5021/10 - Água Funda - Terminal Sacomã
5029/10 - Jardim Patente - Terminal Sacomã
5030/10 - Jardim Maria Estela - Terminal Sacomã
5031/10 - Vila Arapuá – Terminal Sacomã
5031/21 - Vila Cde. do Pinhal – Terminal Sacomã
5032/10 - Vila Arapuá - Terminal Sacomã
5033/10 - Vila Brasilina - Terminal Sacomã
5034/10 - Vila Liviero - Terminal Sacomã
5034/31 - Terminal Sacomã – Vila Liviero
5035/10 - Vila Arapuá - Terminal Sacomã
5036/10 - Jardim Celeste - Terminal Sacomã
5038/10 - Parque Bristol - Terminal Sacomã
N502/11 - Terminal Sacomã – Terminal Parque Dom Pedro II
N505/11 - Terminal Sacomã – Terminal Pinheiros
N506/11 - Terminal Sacomã – Metrô Vila Madalena
N508/11 - Terminal Sacomã – Terminal Parque Dom Pedro II
N534/11 - Terminal Sacomã – Vila Arapuá
N535/11 - Terminal Sacomã – Jardim Celeste
N536/11 - Terminal Sacomã – Jardim Itápolis
N538/11 - Terminal Sacomã – Jardim Celeste
N539/11 - Terminal Sacomã – Hospital Heliópolis

A EMTU está reforçando a comunicação visual no terminal Sacomã, em suas redes sociais e também nos ônibus das linhas acima para que todos os passageiros que utilizam os dois sistemas não deixem de usufruir desse benefício de integração tarifária gratuita.

Informações: EMTU

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Ônibus elétricos custam 30% a mais que veículos tradicionais

domingo, 5 de novembro de 2023

O custo para aquisição de ônibus elétricos, somados a infraestrutura necessária e aos custos operacionais são de 25% a 30% mais elevados quando comparados com veículos a combustão utilizados no sistema de transporte coletivo urbano na região metropolitana de Goiânia. Estado dado foi determinada após cinco meses de testes envolvendo dois ônibus elétricos que prestaram serviço na linha 025, ligando os terminais Isidória e Bandeiras na capital.

Apesar da elevação nos custos, a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) optou por continuar a promoção e adoção da chamada eletromobilidade, com a missão de atrair passageiros ao transporte coletivo. Às vantagens oferecidas como a redução do impacto no meio ambiente e o aumento do conforto para os passageiros, sem culminar em aumentos nas tarifas, seriam pontos norteadores para a decisão.

De acordo com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), está previsto que a região metropolitana receba 65 ônibus elétricos para operar no Eixo Anhanguera e 62 no BRT Norte-Sul até julho de 2024. Inicialmente, o foco era apenas no Eixo Anhanguera, mas tanto a Prefeitura de Goiânia quanto o Estado chegaram ao consenso que o BRT também deveria se beneficiar desse avanço.

A expectativa geral é que as melhorias atraiam um maior número de passageiros, permitindo assim que o aumento nos custos operacionais dos ônibus elétricos seja compensado. O presidente da CMTC, Tarcísio Abreu, destacou que a percepção dos usuários é o desejo por um serviço com maior qualidade. A introdução de ônibus novos, equipados com ar-condicionado e oferecendo maior qualidade, contribuiriam para essa percepção.

Ainda não é possível determinar se a diferença de custo entre os ônibus elétricos e os convencionais se amortiza ao longo do tempo, visto que a energia elétrica é mais econômica que o diesel e a manutenção é menos dispendiosa. No entanto, Abreu pontou que não existem estudos no mundo em relação a essa prática no contexto de transporte coletivo. Em contrapartida, para veículos de passeio, estima-se que o investimento e os custos operacionais possam ser recuperados em até cinco anos, levando em consideração carregamento e manutenção.

Até o momento, a experiência da rede metropolitana baseia-se nos cinco meses de testes da linha 025. A questão dos 30% de diferença nos custos entre os ônibus elétricos e convencionais é o que foi consolidado até o momento, uma vez que ainda não foram determinados os custos por quilômetro rodado para os veículos elétricos em comparação com os movidos a combustão.

Em relação à bateria, a principal preocupação está focada no desgaste, que, de acordo com estudos internacionais, situa-se entre 3% e 5% anualmente. No entanto, os fabricantes alegam que esse desgaste depende do modelo de carregamento. A recomendação é realizar cargas totais noturnas, evitando pequenas recargas ao longo da operação, a fim de preservar a vida útil da bateria. Abreu ressalta a escassez de estudos sobre esse tema no Brasil e a necessidade de aguardar a prática para obter mais informações. Em última análise, a diferença de 30% nos custos permanece uma incógnita a ser desvendada ao longo do tempo.

Informações: Diário da Manhã

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São Paulo: como estão as obras de expansão do Metrô e da CPTM?

O  Metrô de São Paulo revisou no mês passado, em setembro, a previsão original de investir R$ 5,6 bilhões nas reformas de expansão e melhorias da rede metroviária para R$ 3,5 bi. Mesmo com o corte, o valor representa um dos patamares mais elevados dos últimos anos.

A redução, no entanto, afeta diretamente os projetos da Linha 19-Celeste, que baixou em 71%, e da Linha 17-Ouro, cujo orçamento diminuiu de quase R$ 1,1 bilhão para R$ 460 milhões. A Linha 2-Verde, apesar de ter perdido R$ 1 bilhão, continua avançando, com aproximadamente 60% dos recursos utilizados em oito meses.

Desde 2020, o Metrô de São Paulo e as linhas de trens da  CPTM estão em reforma, em um amplo projeto de expansão. Algumas dessas melhorias foram entregues, outras seguem em andamento. No plano original, segundo a Companhia do Metropolitano, seria investido o maior volume de recursos de sua história, equivalente ao custo de cerca de 6 km de linha subterrânea.

Até agosto de 2023, os investimentos haviam superado o mesmo período do ano anterior, atingindo R$ 1,63 bilhão. O último relatório de empreendimentos da CPTM, divulgado neste mês, e o mais recente relatório integrado da Companhia do Metropolitano de São Paulo, divulgado todo final de ano, trazem algumas atualizações e informações sobre as obras.

Situação das obras

Os empreendimentos de expansão e melhoria da rede metroviária são diversos, e envolvem novas linhas e adaptações em estações já existentes. Segundo o último relatório integrado da Companhia do Metropolitano de São Paulo, o Metrô opera as Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, além de gerenciar projetos em linhas operadas pela iniciativa privada, como a Linha 4-Amarela e a Linha 5-Lilás.

  • Linha 1-Azul: Prevê melhorias, incluindo a ampliação da estação São Joaquim, devido à chegada da Linha 6-Laranja, visando atender às demandas futuras.
  • Linha 2-Verde: Obras de expansão em andamento entre Vila Prudente e Penha, com integração com as Linhas 3-Vermelha e 11-Coral da CPTM, reduzindo a demanda nas estações centrais.
  • Linha 3-Vermelha: Não há projetos mencionados, mas estão em andamento investimentos, como a implantação de portas de plataforma e o novo sistema de sinalização CBTC. Atualmente, existem fachadas nas estações Corinthians-Itaquera, Vila Matilde, Belém, Bresser-Mooca e Palmeiras-Barra Funda.
  • Linha 4-Amarela: Operada pela ViaQuatro, com obras finalizadas, mas ainda com algumas obras sob responsabilidade do Metrô de São Paulo, incluindo o acesso da estação Paulista para a rua Bela Cintra, e o túnel entre as estações Consolação e Paulista. O governador  Tarcísio de Freitas (Republicanos), porém, prevê uma nova reforma que ligue esta linha à Taboão da Serra, com previsão de início no começo de 2024.
  • Linha 5-Lilás: Operada pela ViaMobilidade, com retirada de pendências no novo trecho, incluindo extensões até a estação Chácara Klabin.
  • Linha 6-Laranja: Responsabilidade da LinhaUni e da construtora Acciona, sem envolvimento do Metrô de São Paulo.
  • Linha 9-Esmeralda: Implantação de extensão da Linha 9-Esmeralda desde a estação Grajaú até Varginha, com uma parada intermediária na nova estação Bruno Covas/Mendes-Vila Natal. A previsão é que a estação comece as novas operações ainda no segundo semestre deste ano.
  • Linha 15-Prata: Projetos em andamento incluem a expansão leste do monotrilho com duas novas estações e a construção de novas vias e a estação Ipiranga na parte oeste.
  • Linha 16-Violeta: Projeto diretriz finalizado, com EIA/RIMA e projeto básico em andamento, ligando a estação Oscar Freire até Cidade Tiradentes.
  • Linha 17-Ouro: Projetos básicos, executivos e implantação em andamento, com a implantação paralisada devido a contratações mal sucedidas, mas trens em fabricação na China.
  • Linha 19-Celeste: Em fase de elaboração do projeto básico e obtenção de licenças ambientais, ligando o centro de Guarulhos à estação Anhangabaú.
  • Linha 20-Rosa: Anteprojeto de engenharia e EIA-RIMA concluídos, com planos de ligar a região da Santa Marina até o ABC, passando pelo município de São Paulo.
  • Linha 22-Marrom: Projeto repaginado, com novo anteprojeto de engenharia e EIA-RIMA em andamento, ligando a estação Sumaré até Cotia, com integração com cinco linhas.
Os empreendimentos metroviários se dividem entre concluídos e em melhoria; em construção e expansão; e em projeto. O desafio futuro do Metrô e da CPTM será finalizar obras em andamento e garantir a implantação de novos trechos.

Concluídas e em melhoria: Linhas 1-Azul, 3-Vermelha, 4-Amarela, 5-Lilás e 9-Esmeralda;
Em construção e expansão: Linha 2-Verde, 6-Laranja (privada), 15-Prata e 17-Ouro;
Em projeto: Linha 16-Violeta, 19-Celeste, 20-Rosa e 22-Marrom.

Informações: Ultimo Segundo

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