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Grande Recife informa mudanças na circulação de ônibus no centro

domingo, 29 de outubro de 2023



Em virtude da mudança no sistema de circulação dos veículos que ocorrerá no centro do Recife, a partir de amanhã (28), às 6h, ocorrerá a inversão do fluxo do trânsito nas pontes Maurício de Nassau e Buarque de Macedo, e da Rua Primeiro de Março. Ocorrerão as seguintes mudanças de itinerários e paradas de ônibus:

014 – BRASÍLIA
071 – CANDEIAS 

Itinerário atual:…Av. Martins de Barros, Rua Primeiro de Março, Av. Guararapes….. 

Desvio:….Av. Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Rua Cleto Campelo, Av. Guararapes (pista principal)….. 

Parada que deixará de ser atendida: PED SELETIVO 180289, na Rua Primeiro de Março, esquina com a Rua Engenheiro Ubaldo Gomes de Matos, lado oposto à Pracinha do Diário 

Opção: PED SELETIVO 180267, ao lado do imóvel nº 160, Cartório de Protestos do Primeiro Ofício, na Rua Siqueira Campos
 
014 – BRASÍLIA – VIA PCR
071 – CANDEIAS – VIA PCR

Itinerário atual:…Av. Martins de Barros, Ponte Buarque de Macedo, Cais do Apolo, Av. Militar, retorno defronte ao Forte do Brum, Av. Militar, Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março, Rua do Imperador…. 

Desvio:.:…Av. Martins de Barros, Ponte Maurício de Nassau, Av. Marquês de Olinda, Rua Madre de Deus, Cais do Apolo, Av. Militar, retorno defronte ao Forte do Brum, Av. Militar, Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, Rua do Imperador… 

Parada que deixará de ser atendida: PED SELETIVO 180032, na Av. Martins de Barros, lado oposto à Rua Siqueira Campos 

Opção: PED SELETIVO 180026, lado oposto ao Fórum Tomás de Aquino, na Av. Martins de Barros (normalmente não para)

032 – SETÚBAL (CONDE DA BOA VISTA)
041 – SETÚBAL (OPCIONAL)
064 – PIEDADE (OPCIONAL)

Itinerário atual:…Cais de Santa Rita, Av. Martins de Barros, Rua Primeiro de Março, Av. Guararapes…..

Desvio: ….Cais de Santa Rita, Av. Martins de Barros, Ponte Maurício de Nassau, Av. Marquês de Olinda, Marco Zero, Av. Alfredo Lisboa, Av. Militar, retorno defronte ao Forte do Brum, Av. Militar, Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, contorno do Teatro Santa Isabel, Rua do Sol, Praça da República, giro à direita na pista Leste da Av. Dantas Barreto, giro à direita na Av. Guararapes…

Paradas que deixarão de ser atendidas: PED SELETIVO 180289, na Rua Primeiro de Março, esquina com a Rua Engenheiro Ubaldo Gomes de Matos, lado oposto à Pracinha do Diário

Opções:

a) PED SELETIVO 180024, na Av. Martins de Barros, antes da interseção com a Av. N. S. do Carmo, lado oposto ao Edf. Inconfidência
b) PED SELETIVO 180207, no canteiro central da Av. Dantas Barreto, logo após a Estação de BRT Praça da República 

Outras opções serão as novas paradas que serão instaladas provisoriamente na Av. Marquês de Olinda, sendo a primeira nº 180566, logo após a descida da Ponte Maurício de Nassau, e a segunda nº 180567, antes da interseção com a Rua Madre de Deus e a segunda, já próxima ao Marco Zero, defronte ao imóvel nº 35

018 – BRASÍLIA TEIMOSA 

SENTIDO Terminal de Santa Rita / Av. Dantas Barreto 

Itinerário atual:…Av. Martins de Barros, Rua Primeiro de Março, Av. Dantas Barreto….. 

Desvio:…Av. Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Av. Dantas Barreto…..

Parada que deixará de ser atendida: PED SELETIVO 180289, na Rua Primeiro de Março, esquina com a Rua Engenheiro Ubaldo Gomes de Matos, lado oposto à Pracinha do Diário 

Opções: 

a) PED SELETIVO 180026, lado oposto ao Fórum Tomás de Aquino, na Av. Martins de Barros (normalmente não para) 
b) PED SELETIVO 180222, em frente ao Banco SANTANDER, na Av. Dantas Barreto (já param normalmente neste PED) 

101 – CIRCULAR (CONDE DA BOAVISTA / RUA DO SOL)
116 – CIRCULAR (PRÍNCIPE)
117 – CIRCULAR (PREFEITURA/CABUGÁ) aos DOMINGOS
411 – PLAZA SHOPPING (CONDE DA BOA VISTA)
532 – DOIS IRMÃOS / CASA AMARELA ( CRUZ CABUGÁ) 

SENTIDO Av. Martins de Barros / Av. Guararapes 

Itinerário atual:…Av. Martins de Barros, Rua Primeiro de Março, Av. Guararapes….. 

Desvio:….Av. Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Rua Cleto Campelo, Av. Guararapes (pista principal)….. 

Parada que deixará de ser atendida: PED SELETIVO 180288, na Rua Primeiro de Março, em frente ao Banco Itaú 

Opções: 

a) Para as linhas 101, 116 e 117 ==> PED SELETIVO 180029, lado oposto à Procuradoria da Fazenda Municipal, na Av. Martins de Barros (normalmente não para) 
b) Para as linhas 101, 116 e 117 ==> PED SELETIVO 180299, no canteiro central da Av. Guararapes , defronte aos Correios (já para normalmente neste PED) 
c) Para as linhas 411 e 532 ==> PED SELETIVO 180267, ao lado do imóvel nº 160, Cartório de Protestos do Primeiro Ofício, na Rua Siqueira Campos 

107: CIRCULAR (CABUGÁ/PREFEITURA) 

I – SENTIDO Prefeitura do Recife / Terminal de Santa Rita 

Itinerário atual:….Cais do Apolo, giro à direita na Ponte Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março, Rua do Imperador… 

Desvio:….Cais do Apolo, giro à direita na Ponte Buarque de Macedo, Rua do Imperador…


Parada que deixará de ser atendida: PED 180045, no Cais do Apolo, defronte ao Porto Digital 

Opção: PED 180044, no Cais do Apolo, antes da interseção com a Ponte Buarque de Macedo, no lado oposto ao Banco do Brasil 

II – SENTIDO Terminal de Santa Rita / Av. Guararapes 

Itinerário atual:…Av. Martins de Barros, Rua Primeiro de Março, Av. Guararapes….. 

Desvio:….Av. Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Rua Cleto Campelo, Av. Guararapes (pista principal)….. 

Parada que deixará de ser atendida: PED SELETIVO 180288, na Rua Primeiro de Março, em frente ao Banco Itaú 

Opções: 

a) PED SELETIVO 180029, lado oposto à Procuradoria da Fazenda Municipal, na Av. Martins de Barros (normalmente não para) 
b) PED SELETIVO 180299, no canteiro central da Av. Guararapes, sentido c/s, defronte aos Correios (já para normalmente neste PED) 

212 – JARDIM SÃO PAULO
242 – PACHECO (FLORESTA)
4123 – TRÊS CARNEIROS BAIXO (CAIS DE SANTA RITA)
4133 – TRÊS CARNEIROS (CAIS DE SANTA RITA)
4137 – UR-011 (CAIS DE SANTA RITA) 

SENTIDO Terminal de Santa Rita / Av. Dantas Barreto 

Itinerário atual:…Av. Martins de Barros, Rua Primeiro de Março, Av. Dantas Barreto….. 

Desvio:…Av. Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Av. Dantas Barreto….. 

Parada que deixará de ser atendida: PED SELETIVO 180288, na Rua Primeiro de Março, em frente ao Banco Itaú 

Opções: 

a) PED SELETIVO 180029, lado oposto à Procuradoria da Fazenda Municipal, na Av. Martins de Barros (normalmente não para) 
b) PED SELETIVO 180222, em frente ao Banco SANTANDER, na Av. Dantas Barreto (já param normalmente neste PED) 

168 – TI TANCREDO NEVES (CONDE DA BOA VISTA)
121 – VILA DA SUDENE
214 – UR – 02 / IBURA (OPCIONAL)
224 – UR – 011 / JORDÃO (OPCIONAL) 

SENTIDO Terminal de Santa Rita / Av. Guararapes 

Itinerário atual:…Av. Martins de Barros, Rua Primeiro de Março, Av. Guararapes (pista principal)…. 

Desvio:…Av. Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Rua Cleto Campelo, Av. Guararapes (pista principal)….. 

Parada que deixará de ser atendida: PED SELETIVO 180289, na Rua Primeiro de Março, esquina com a Rua Engenheiro Ubaldo Gomes de Matos, lado oposto à Pracinha do Diário 

Opções:

a) Para a linha 168 ==> PED SELETIVO 180031, na Av. Martins de Barros, bem próximo (antes) à Ponte Maurício de Nassau 
b) Para as linhas 121, 168, 214 e 224 ==> PED SELETIVO 180266, defronte ao Banco SANTANDER, na Rua Siqueira Campos 
c) Para as linhas 214 e 224 ==> PED SELETIVO 180298, no canteiro central da Av. Guararapes (sentido c/s), defronte aos Correios (já para normalmente neste PED) 
d) Para a linha 168 ==> PED SELETIVO 180327, no canteiro central da Av. Guararapes (sentido s/c) , defronte à Rua da Palma (já para normalmente neste PED) 
 
229 – MARCOS FREIRE (OPCIONAL) 

Itinerário atual:…Av. Martins de Barros, Rua Primeiro de Março, Av. Dantas Barreto….. 

Desvio:…Av. Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Av. Dantas Barreto….. 

Parada que deixará de ser atendida: PED SELETIVO 180289, na Rua Primeiro de Março, esquina com a Rua Engenheiro Ubaldo Gomes de Matos, lado oposto à Pracinha do Diário 

Opção: PED SELETIVO 180266, defronte ao Banco SANTANDER, na Rua Siqueira Campos 

331 – TOTÓ – VIA PCR
524 – SÍTIO DOS PINTOS (DOIS IRMÃOS) – VIA PCR 

Itinerário atual:…Av. Martins de Barros, Ponte Buarque de Macedo, Cais do Apolo, Av. Militar, retorno defronte ao Forte do Brum, Av. Militar, Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Av. Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Rua Cleto Campelo, Av. Guararapes …. 

Desvio:.:…Av. Martins de Barros, Ponte Maurício de Nassau, Av. Marquês de Olinda, Rua Madre de Deus, Cais do Apolo, Av. Militar, retorno defronte ao Forte do Brum, Av. Militar, Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, Rua do Imperador… 

Parada que deixará de ser atendida: PED 180045, no Cais do Apolo, defronte ao Porto Digital 

Opções: 

a) Para as linhas 331 e 524 ==> PED 180044, no Cais do Apolo, antes da interseção com a Ponte Buarque de Macedo, no lado oposto ao Banco do Brasil 
b) Para as linhas 331 e 524 ==> PED SELETIVO 180267, ao lado do imóvel nº 160, Cartório de Protestos do Primeiro Ofício, na Rua Siqueira Campos (normalmente elas já param neste PED) 
c) Para a linha 331 ==> PED SELETIVO 180327, no canteiro central da Av. Guararapes (sentido s/c) , defronte à Rua da Palma (normalmente já para neste PED) 
d) Para a linha 331 ==> PED SELETIVO 180030, na Av. Martins de Barros, lado oposto ao Ministério Público (normalmente já para neste PED) 

414 – TORRE 

Itinerário atual:…Av. Martins de Barros, Rua Primeiro de Março, Av. Guararapes….. 

Desvio:…Av. Martins de Barros, giro à esquerda na Praça da República, contorno do Teatro Santa Isabel, Rua do Sol, Praça da República, giro à direita na pista Leste da Av. Dantas Barreto, giro à direita na Av. Guararapes…. 

Parada que deixará de ser atendida: PED SELETIVO 180288, na Rua Primeiro de Março, em frente ao Banco Itaú 

Opções: 

a) PED SELETIVO 180030, na Av. Martins de Barros, lado oposto ao Ministério Público (esta linha já para normalmente neste PED) 
b) PED SELETIVO 180207, no canteiro central da Av. Dantas Barreto, logo após a Estação de BRT Praça da República 
c) PED SELETIVO 180299, no canteiro central da Av. Guararapes , defronte aos Correios (já para normalmente neste PED) 

414 – TORRE – VIA PCR 

Itinerário atual:…Av. Martins de Barros, Ponte Buarque de Macedo, Cais do Apolo, Av. Militar, retorno defronte ao Forte do Brum, Av. Militar, Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março, Av. Guararapes…. 

Desvio:.:…Av. Martins de Barros, Ponte Maurício de Nassau, Av. Marquês de Olinda, Rua Madre de Deus, Cais do Apolo, Av. Militar, retorno defronte ao Forte do Brum, Av. Militar, Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, contorno do Teatro Santa Isabel, Rua do Sol, Praça da República, giro à direita na pista Leste da Av. Dantas Barreto, giro à direita na Av. Guararapes… 

Paradas que deixarão de ser atendidas: 

a) PED SELETIVO 180288, na Rua Primeiro de Março, em frente ao Banco Itaú 
b) PED 180045, no Cais do Apolo, defronte ao Porto Digital 

Opções: 

a) PED SELETIVO 180030, na Av. Martins de Barros, lado oposto ao Ministério Público (esta linha já para normalmente neste PED) 
b) PED SELETIVO 180207, no canteiro central da Av. Dantas Barreto, logo após a Estação de BRT Praça da República
c) PED SELETIVO 180299, no canteiro central da Av. Guararapes , defronte aos Correios (já para normalmente neste PED) 
d) PED 180044, no Cais do Apolo, antes da interseção com a Ponte Buarque de Macedo, no lado oposto ao Banco do Brasil 

513 – CÓRREGO DA AREIA 

Itinerário atual:…Rua do Sol, Praça da República, Ponte Buarque de Macedo, Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março, Av. Guararapes…. 

Desvio:….Rua do Sol, Praça da República, giro à direita na pista Leste da Av. Dantas Barreto, giro à esquerda na Rua Primeiro de Março, Ponte Maurício de Nassau, Av. Marquês de Olinda, Marco Zero, Av. Alfredo Lisboa, Av. Militar, retorno defronte ao Forte do Brum, Av. Militar, Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, contorno do Teatro Santa Isabel, Rua do Sol, Praça da República, giro à direita na pista Leste da Av. Dantas Barreto, giro à direita na Av. Guararapes…. 

Paradas que deixarão de ser atendidas: 

a) PED SELETIVO 180449, na Praça da República ao lado da Secretaria da Fazenda, próximo à Ponte Buarque de Macedo 
b) PED 180045, no Cais do Apolo, lado oposto ao Porto Digital 
c) PED SELETIVO 180288, na Rua Primeiro de Março, em frente ao Banco Itaú 

Opções: 

a) PED nº 180565 que será implantado provisoriamente na Rua Primeiro de Março, na Pracinha do Diário (lado oposto à antiga sede do jornal Diário de Pernambuco) 
b) PED 180044, no Cais do Apolo, antes da interseção com a Ponte Buarque de Macedo, no lado oposto ao Banco do Brasil 
c) PED SELETIVO 180207, no canteiro central da Av. Dantas Barreto, logo após a Estação de BRT Praça da República 

513 – CÓRREGO DA AREIA – VIA PCR 

Itinerário atual:…Rua do Sol, Praça da República, Ponte Buarque de Macedo, Cais do Apolo, Av. Militar, retorno defronte ao Forte do Brum, Av. Militar, Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março, Av. Guararapes…. 

Desvio:….Rua do Sol, Praça da República, giro à direita na pista Leste da Av. Dantas Barreto, giro à esquerda na Rua Primeiro de Março, Ponte Maurício de Nassau, Av. Marquês de Olinda, Rua Madre de Deus, Cais do Apolo, Av. Militar, retorno defronte ao Forte do Brum, Av. Militar, Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, contorno do Teatro Santa Isabel, Rua do Sol, Praça da República, giro à direita na pista Leste da Av. Dantas Barreto, giro à direita na Av. Guararapes…. 

Paradas que deixarão de ser atendidas: 

a) PED SELETIVO 180449, na Praça da República ao lado da Secretaria da Fazenda, próximo à Ponte Buarque de Macedo 
b) PED 180045, no Cais do Apolo, lado oposto ao Porto Digital 
c) PED SELETIVO 180288, na Rua Primeiro de Março, em frente ao Banco Itaú 

Opções: 

a) PED nº 180565 que será implantado provisoriamente na Rua Primeiro de Março, na Pracinha do Diário (lado oposto à antiga sede do jornal Diário de Pernambuco) 
b) PED 180044, no Cais do Apolo, antes da interseção com a Ponte Buarque de Macedo, no lado oposto ao Banco do Brasil 
c) PED SELETIVO 180207, no canteiro central da Av. Dantas Barreto, logo após a Estação de BRT Praça da República 

514 – NOVA DESCOBERTA (CÓRREGO DO JOAQUIM)
717 – JOSÉ AMARINO DOS REIS
743 – ALTO JOSÉ BONIFÁCIO (JOÃO DE BARROS)
712 – ALTO SANTA TERESINHA
713 – BOMBA DO HEMETÉRIO
741 – DOIS UNIDOS (JOÃO DE BARROS) 

Itinerário atual:…Rua do Sol, Praça da República, Rua do Imperador, Rua Primeiro de Março, Av. Guararapes… 

Desvio:…Rua do Sol, Praça da República, giro à direita na pista Leste da Av. Dantas Barreto, giro à direita na Av. Guararapes…. 

Parada que deixará de ser atendida pela linha 514: PED SELETIVO 180288, na Rua Primeiro de Março, em frente ao Banco Itaú 

Opção para a linha 514: PED SELETIVO 180448, na Praça da República, defronte à Caixa Econômica Federal (já para normalmente) e PED SELETIVO 180298, no canteiro central da Av. Guararapes (sentido c/s), defronte aos Correios (já para normalmente neste PED) 

Parada que deixará de ser atendida pelas linhas 712, 713, 717, 741 e 743: PED SELETIVO 180212, na Rua do Imperador, defronte o Restaurante Dom Pedro 

Opção para as linhas 712, 713, 717, 741 e 743: PED SELETIVO 180448, na Praça da República, defronte à Caixa Econômica Federal

(já para normalmente neste PED) 

Opção para a linha 743: PED SELETIVO 180293, na Av. Guararapes, defronte ao Edf. Conde da Boa Vista, nº 120 

Opção para as linhas 712, 713, 717 e 741: PED SELETIVO 180294, na Av. Guararapes, defronte ao Edf. Almare, logo após o PED 180293 

516 – CASA AMARELA (TORRE / RECIFE ANTIGO) 

Itinerário atual:….Av. Martins de Barros, Ponte Buarque de Macedo, Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março, Av. Guararapes…. 

Desvio:…..Av. Martins de Barros, Ponte Maurício de Nassau, Av. Marquês de Olinda, Marco Zero, Av. Alfredo Lisboa, Av. Militar, retorno defronte ao Forte do Brum, Av. Militar, Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, contorno do Teatro Santa Isabel, Rua do Sol, Praça da República, giro à direita na pista Leste da Av. Dantas Barreto, giro à direita na Av. Guararapes… 

Paradas que deixarão de ser atendidas: 

a) PED 180045, no Cais do Apolo, lado oposto ao Porto Digital 
b) PED SELETIVO 180288, na Rua Primeiro de Março, em frente ao Banco Itaú 

Opções: 

a) PED 180044, no Cais do Apolo, antes da interseção com a Ponte Buarque de Macedo, no lado oposto ao Banco do Brasil 
b) PED SELETIVO 180030, na Av. Martins de Barros, lado oposto ao Ministério Público (esta linha já para normalmente neste PED) 
c) PED SELETIVO 180207, no canteiro central da Av. Dantas Barreto, logo após a Estação de BRT Praça da República 

Outras opções serão as novas paradas que serão instaladas provisoriamente na Av. Marquês de Olinda, sendo a primeira nº 180566, logo após a descida da Ponte Maurício de Nassau, e a segunda nº 180567, antes da interseção com a Rua Madre de Deus e a segunda, já próxima ao Marco Zero, defronte ao imóvel nº 35 

517 – CÓRREGO DO INÁCIO 

Itinerário atual:….Cais do Apolo, giro à direita na Ponte Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março, Av. Guararapes…. 

Desvio:….Cais do Apolo, giro à direita na Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, contorno do Teatro Santa Isabel, Rua do Sol, Praça da República, giro à direita na pista Leste da Av. Dantas Barreto, giro à direita na Av. Guararapes…. 

Paradas que deixarão de ser atendidas: 

a) PED 180045, no Cais do Apolo, lado oposto ao Porto Digital 
b) PED SELETIVO 180288, na Rua Primeiro de Março, em frente ao Banco Itaú 

Opções: 

a) PED 180044, no Cais do Apolo, antes da interseção com a Ponte Buarque de Macedo, no lado oposto ao Banco do Brasil 
b) PED SELETIVO 180207, no canteiro central da Av. Dantas Barreto, logo após a Estação de BRT Praça da República 

521 – ALTO SANTA ISABEL (CONDE DA BOA VISTA)

Itinerário atual: ….Cais de Santa Rita, Av. Martins de Barros, Rua Primeiro de Março…. 

Desvio: ….Cais de Santa Rita, Av. Martins de Barros, Ponte Maurício de Nassau, Av. Marquês de Olinda, Marco Zero, Av. Alfredo Lisboa, Av. Militar, retorno defronte ao Forte do Brum, Av. Militar, Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, contorno do Teatro Santa Isabel, Rua do Sol, Praça da República, giro à direita na pista Leste da Av. Dantas Barreto, giro à direita na Av. Guararapes… 

Paradas que deixarão de ser atendidas: PED SELETIVO 180288, na Rua Primeiro de Março, em frente ao Banco Itaú 

Opções: 

a) PED SELETIVO 180024, na Av. Martins de Barros, antes da interseção com a Av. N. S. do Carmo, lado oposto ao Edf. Inconfidência 
b) PED SELETIVO 180207, no canteiro central da Av. Dantas Barreto, logo após a Estação de BRT Praça da República 

Outras opções serão as novas paradas que serão instaladas provisoriamente na Av. Marquês de Olinda, sendo a primeira nº 180566, logo após a descida da Ponte Maurício de Nassau, e a segunda nº 180567, antes da interseção com a Rua Madre de Deus e a segunda, já próxima ao Marco Zero, defronte ao imóvel nº 35

522 – DOIS IRMÃOS (RUI BARBOSA) 

Itinerário atual:…Rua do Sol, Praça da República, Rua do Imperador, Rua Primeiro de Março, Av. Guararapes… 

Desvio:….Rua do Sol, Praça da República, giro à direita na pista Leste da Av. Dantas Barreto, giro à direita na Av. Guararapes…. 

Parada que deixará de ser atendida: PED SELETIVO 180288, na Rua Primeiro de Março, em frente ao Banco Itaú 

Opções:

a) PED SELETIVO 180448, na Praça da República, defronte à Caixa Econômica Federal (já para normalmente) e PED SELETIVO 180298, no canteiro central da Av. Guararapes (sentido c/s), defronte aos Correios (já para normalmente neste PED) 
b) PED SELETIVO 180298, no canteiro central da Av. Guararapes (sentido c/s), defronte aos Correios (já para normalmente neste PED) 

Obs: esta linha 522 atenderá o PED 180448 nos dois sentidos da viagem 

522 – DOIS IRMÃOS (RUI BARBOSA) – VIA PCR
724 – CHÃO DE ESTRELAS – VIA PCR
743 – ALTO JOSÉ BONIFÁCIO (JOÃO DE BARROS) – VIA PCR 

Itinerário atual:…Rua do Sol, Praça da República, Ponte Buarque de Macedo, Cais do Apolo, Av. Militar, retorno defronte ao Forte do Brum, Av. Militar, Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março, Av. Guararapes…. 

Desvio:….Rua do Sol, Praça da República, giro à direita na pista Leste da Av. Dantas Barreto, giro à esquerda na Rua Primeiro de Março, Ponte Maurício de Nassau, Av. Marquês de Olinda, Rua Madre de Deus, Cais do Apolo, Av. Militar, retorno defronte ao Forte do Brum, Av. Militar, Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, contorno do Teatro Santa Isabel, Rua do Sol, Praça da República, giro à direita na pista Leste da Av. Dantas Barreto, giro à direita na Av. Guararapes…. 

Paradas que deixarão de ser atendidas: 

a) Para as linhas 522 (via PCR), 724 (via PCR) e 743 (via PCR) ==> PED 180045, no Cais do Apolo, lado oposto ao Porto Digital 

Opção: PED 180044, no Cais do Apolo, antes da interseção com a Ponte Buarque de Macedo, no lado oposto ao Banco do Brasil 

b) Para a linha 522 (via PCR) ==> PED SELETIVO 180288, na Rua Primeiro de Março, em frente ao Banco Itaú 

Opções: 

a) PED SELETIVO 180448, na Praça da República, defronte à Caixa Econômica Federal

(já para normalmente neste PED) 

b) PED SELETIVO 180298, no canteiro central da Av. Guararapes (sentido c/s), defronte aos Correios (já para normalmente neste PED) 

Obs: esta linha 522 atenderá o PED 180448 nos dois sentidos da viagem  

Outra opção de PED para as linhas 522 (PCR, 724 (PCR) e 743 (PCR) é a nova parada que será instalada na Pracinha do Diário, nº 180565, lado oposto à antiga sede do jornal Diário de Pernambuco

611 – ALTO JOSÉ DO PINHO
717 – JOSÉ AMARINO DOS REIS – VIA PCR 

SENTIDO Cais do Apolo / Terminal de Santa Rita 

Itinerário atual:…Cais do Apolo, giro à direita na Ponte Maurício de Nassau, Rua primeiro de Março, Rua do Imperador…. 

Desvio:…Cais do Apolo, giro à direita na Ponte Buarque de Macedo, Rua do Imperador… 

Parada que deixará de ser atendida: PED 180045, no Cais do Apolo, lado oposto ao Porto Digital 

Opção: PED 180044, no Cais do Apolo, antes da interseção com a Ponte Buarque de Macedo, no lado oposto ao Banco do Brasil 

SENTIDO Terminal de Santa Rita / Av. Guararapes 

Itinerário atual:…Av. Martins de Barros, Rua Primeiro de Março, Av. Guararapes….. 

Desvio:….Av. Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Rua Cleto Campelo, Av. Guararapes (pista principal)….. 

Parada que deixará de ser atendida pela linha 611: PED SELETIVO 180288, na Rua Primeiro de Março, em frente ao Banco Itaú 

Opções: 

a) Para a linha 611 ==> PED SELETIVO 180267, ao lado do imóvel nº 160, Cartório de Protestos do Primeiro Ofício, na Rua Siqueira Campos 
b) Para a linha 611 ==>PED SELETIVO 180299, no canteiro central da Av. Guararapes, defronte aos Correios (já para normalmente neste PED) 

Obs: nesse sentido Terminal de Santa Rita / Av. Guararapes a linha 717 itinerário VIA PCR não perderá parada 

612 – MORRO DA CONCEIÇÃO
642 – CÓRREGO DO JENIPAPO 

Itinerário atual:…Rua do Sol, Praça da República, Ponte Buarque de Macedo, Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março, Rua do Imperador…. 

Desvio:….Rua do Sol, Praça da República, giro à direita na pista Leste da Av. Dantas Barreto, giro à esquerda na Rua Primeiro de Março, Ponte Maurício de Nassau, Av. Marquês de Olinda, Rua Madre de Deus, Cais do Apolo, Av. Militar, retorno defronte ao Forte do Brum, Av. Militar, Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, Rua do Imperador….

Paradas que deixarão de ser atendidas: 

a) PED SELETIVO 180449, na Praça da República ao lado da Secretaria da Fazenda, próximo à Ponte Buarque de Macedo 
b) PED 180045, no Cais do Apolo, defronte ao Porto Digital 

Opções: 

a) PED SELETIVO 180207, no canteiro central da Av. Dantas Barreto, logo após a Estação de BRT Praça da República 
b) PED nº 180565 que será implantado provisoriamente na Rua Primeiro de Março, na Pracinha do Diário (lado oposto à antiga sede do jornal Diário de Pernambuco) 
c) PED 180044, no Cais do Apolo, antes da interseção com a Ponte Buarque de Macedo, no lado oposto ao Banco do Brasil

612 – MORRO DA CONCEIÇÃO – VIA PCR
642 – CÓRREGO DO JENIPAPO – VIA PCR 

Itinerário atual:…Rua do Sol, Praça da República, Ponte Buarque de Macedo, Cais do Apolo, Av. Militar, retorno defronte ao Forte do Brum, Av. Militar, Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março, Rua do Imperador…. 

Desvio:….Rua do Sol, Praça da República, giro à direita na pista Leste da Av. Dantas Barreto, giro à esquerda na Rua Primeiro de Março, Ponte Maurício de Nassau, Av. Marquês de Olinda, Rua Madre de Deus, Cais do Apolo, Av. Militar, retorno defronte ao Forte do Brum, Av. Militar, Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, Rua do Imperador…. 

Paradas que deixarão de ser atendidas: 

a) PED SELETIVO 180449, na Praça da República ao lado da Secretaria da Fazenda, próximo à Ponte Buarque de Macedo 
b) PED 180045, no Cais do Apolo, defronte ao Porto Digital 

Opções: 

a) PED SELETIVO 180207, no canteiro central da Av. Dantas Barreto, logo após a Estação de BRT Praça da República 
b) PED nº 180565 que será implantado provisoriamente na Rua Primeiro de Março, na Pracinha do Diário (lado oposto à antiga sede do jornal Diário de Pernambuco) 
c) PED 180044, no Cais do Apolo, antes da interseção com a Ponte Buarque de Macedo, no lado oposto ao Banco do Brasil 

621 – ALTO TREZE DE MAIO (PRÍNCIPE) 

SENTIDO Terminal de Santa Rita / Av. Guararapes 

Itinerário atual:…Av. Martins de Barros, Rua Primeiro de Março, Av. Guararapes….. 

Desvio:….Av. Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Rua Cleto Campelo, Av. Guararapes (pista principal)….. 

Parada que deixará de ser atendida: PED SELETIVO 180288, na Rua Primeiro de Março, em frente ao Banco Itaú 

Opções: 

a) PED SELETIVO 180266, defronte ao Banco SANTANDER, na Rua Siqueira Campos 
b) PED SELETIVO 180299, no canteiro central da Av. Guararapes, defronte aos Correios (já para normalmente neste PED)

622 – VASCO DA GAMA (CRUZ CABUGÁ) 

SENTIDO Santo Antônio / Recife Antigo / Terminal de Santa Rita 

Itinerário atual: …Rua do Sol, Praça da República, Ponte Buarque de Macedo, Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março, Rua do Imperador… 

Desvio:….Rua do Sol, Praça da República, giro à direita na pista Leste da Av. Dantas Barreto, giro à esquerda na Rua Primeiro de Março, Ponte Maurício de Nassau, Av. Marquês de Olinda, Marco Zero, Av. Alfredo Lisboa, Av. Militar, retorno defronte ao Forte do Brum, Av. Militar, Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, Rua do Imperador…. 

Paradas que deixarão de ser atendidas 

a) PED SELETIVO 180449, na Praça da República ao lado da Secretaria da Fazenda, próximo à Ponte Buarque de Macedo 
b) PED 180045, no Cais do Apolo, lado oposto ao Porto Digital 

Opções: 

a) PED SELETIVO 180207, no canteiro central da Av. Dantas Barreto, logo após a Estação de BRT Praça da República 
b) PED 180044, no Cais do Apolo, antes da interseção com a Ponte Buarque de Macedo, no lado oposto ao Banco do Brasil 
c) PED nº 180565 que será implantado provisoriamente na Rua Primeiro de Março, na Pracinha do Diário (lado oposto à antiga sede do jornal Diário de Pernambuco) 

SENTIDO Terminal de Santa Rita / Av. Guararapes 

Itinerário atual:…Av. Martins de Barros, Rua Primeiro de Março, Av. Guararapes….. 

Desvio:….Av. Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Rua Cleto Campelo, Av. Guararapes (pista principal)….. 

Paradas que deixarão de ser atendidas: PED SELETIVO 180288, na Rua Primeiro de Março, em frente ao Banco Itaú 

Opções:

a) PED nº 180565 que será implantado provisoriamente na Rua Primeiro de Março, na Pracinha do Diário (lado oposto à antiga sede do jornal Diário de Pernambuco) 
b) PED SELETIVO 180266, defronte ao Banco SANTANDER, na Rua Siqueira Campos

623 – VASCO DA GAMA (JOÃO DE BARROS)
624 – BREJO (CONDE DA BOA VISTA)
632 – ALTO DO REFÚGIO (CABUGÁ) 

Itinerário atual:…Av. Martins de Barros, Rua Primeiro de Março, Av. Guararapes….. 

Desvio:….Av. Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Rua Cleto Campelo, Av. Guararapes (pista principal)….. 

Parada que deixará de ser atendida: PED SELETIVO 180288, na Rua Primeiro de Março, em frente ao Banco Itaú 

Opção: PED SELETIVO 180266, defronte ao Banco SANTANDER, na Rua Siqueira Campos 

631 – NOVA DESCOBERTA (CABUGÁ) 

Itinerário atual:…Av. Martins de Barros, Rua Primeiro de Março, Av. Guararapes….. 

Desvio:….Av. Martins de Barros, Praça da República, contorno do Teatro Santa Isabel, Rua do Sol, Praça da República, giro à direita na pista Leste da Av. Dantas Barreto, giro à direita na Av. Guararapes… 

Parada que deixará de ser atendida: PED SELETIVO 180288, na Rua Primeiro de Março, em frente ao Banco Itaú 

Opções: 

a) PED SELETIVO 180025, na Av. Martins de Barros, lado oposto ao Fórum Tomás de Aquino 
b) PED SELETIVO 180032, na Av. Martins de Barros, lado oposto à Rua Siqueira Campos 
c) PED SELETIVO 180207, no canteiro central da Av. Dantas Barreto, logo após a Estação de BRT Praça da República

631 – NOVA DESCOBERTA (CABUGÁ) – VIA PCR 

Itinerário atual:…Av. Martins de Barros, Ponte Buarque de Macedo, Cais do Apolo, Av. Militar, retorno defronte ao Forte do Brum, Av. Militar, Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março, Av. Guararapes…. 

Desvio:.:…Av. Martins de Barros, Ponte Maurício de Nassau, Av. Marquês de Olinda, Rua Madre de Deus, Cais do Apolo, Av. Militar, retorno defronte ao Forte do Brum, Av. Militar, Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, contorno do Teatro Santa Isabel, Rua do Sol, Praça da República, giro à direita na pista Leste da Av. Dantas Barreto, giro à direita na Av. Guararapes… 

Paradas que deixarão de ser atendidas: 

a) PED SELETIVO 180288, na Rua Primeiro de Março, em frente ao Banco Itaú 
b) PED SELETIVO 180032, na Av. Martins de Barros, lado oposto à Rua Siqueira Campos 
c) PED 180045, no Cais do Apolo, defronte ao Porto Digital 

Opções: 

a) PED SELETIVO 180025, na Av. Martins de Barros, lado oposto ao Fórum Tomás de Aquino 
b) PED SELETIVO 180207, no canteiro central da Av. Dantas Barreto, logo após a Estação de BRT Praça da República 
c) PED 180044, no Cais do Apolo, antes da interseção com a Ponte Buarque de Macedo, no lado oposto ao Banco do Brasil 

711 – ALTO PASCOAL
723 – CAJUEIRO
724 – CHÃO DE ESTRELAS
746 – ALTO DO CAPITÃO 

Itinerário atual:…Rua do Sol, Praça da República, Ponte Buarque de Macedo, Cais do |Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março, Av, Guararapes…. 

Desvio:…Rua do Sol, Praça da República, giro à direita na pista Leste da Av. Dantas Barreto, giro à esquerda na Rua Primeiro de Março, Ponte Maurício de Nassau, Av. Marquês de Olinda, Rua Madre de Deus, Cais do Apolo, Av. Militar, retorno defronte ao Forte do Brum, Av. Militar, Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, contorno do Teatro Santa Isabel, Rua do Sol, Praça da República, giro à direita na pista Leste da Av. Dantas Barreto, giro à direita na Av. Guararapes…. 

Paradas que deixarão de ser atendidas: 

a) PED SELETIVO 180449, na Praça da República ao lado da Secretaria da Fazenda, próximo à Ponte Buarque de Macedo 
b) PED 180045, no Cais do Apolo, defronte ao Porto Digital 

Opções:

a) Opção para todas as linhas 711, 723 724 e 746 ==> PED SELETIVO 180207, no canteiro central da Av. Dantas Barreto, logo após a Estação de BRT Praça da República (este PED deverá ser atendido somente no sentido s/c) 

b) Opção para todas as linhas 711, 723 724 e 746 ==> PED 180044, no Cais do Apolo, antes da interseção com a Ponte Buarque de Macedo, no lado oposto ao Banco do Brasil 

c) Opção para todas as linhas 711, 723 724 e 746 ==> PED nº 180565 que será implantado provisoriamente na Rua Primeiro de Março, na Pracinha do Diário (lado oposto à antiga sede do jornal Diário de Pernambuco) 

d) Opção para as linhas 723 e 724: PED SELETIVO 180293, na Av. Guararapes, defronte ao Edf. Conde da Boa Vista, nº 120 

e) Opção para as linhas 711 e 746: PED SELETIVO 180294, na Av. Guararapes, defronte ao Edf. Almare, logo após o PED 180293

722 – CAMPINA DO BARRETO 

SENTIDO Santo Antônio / Recife Antigo / Terminal de Santa Rita 

Itinerário atual:…Rua do Sol, Praça da República, Ponte Buarque de Macedo, Cais do |Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março, Av, Guararapes…. 

Desvio:…Rua do Sol, Praça da República, giro à direita na pista Leste da Av. Dantas Barreto, giro à esquerda na Rua Primeiro de Março, Ponte Maurício de Nassau, Av. Marquês de Olinda, Rua Madre de Deus, Cais do Apolo, Av. Militar, retorno defronte ao Forte do Brum, Av. Militar, Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, contorno do Teatro Santa Isabel, Rua do Sol, Praça da República, giro à direita na pista Leste da Av. Dantas Barreto, giro à direita na Av. Guararapes…. 

Paradas que deixarão de ser atendidas: 

a) PED SELETIVO 180449, na Praça da República ao lado da Secretaria da Fazenda, próximo à Ponte Buarque de Macedo 
b) PED 180045, no Cais do Apolo, defronte ao Porto Digital 

Opções: 

a) PED SELETIVO 180207, no canteiro central da Av. Dantas Barreto, logo após a Estação de BRT Praça da República 
b) PED nº 180565 que será implantado provisoriamente na Rua Primeiro de Março, na Pracinha do Diário (lado oposto à antiga sede do jornal Diário de Pernambuco) 
c) PED 180044, no Cais do Apolo, antes da interseção com a Ponte Buarque de Macedo, no lado oposto ao Banco do Brasil 

Obs: esta linha 722 atenderá o PED 180207 nos dois sentidos da viagem 

Sentido Cais de Santa Rita / Av. Guararapes 

Itinerário atual:…Av. Martins de Barros, Rua Primeiro de Março, Av. Guararapes….. 

Desvio:….Av. Martins de Barros, Praça da República, contorno do Teatro Santa Isabel, Rua do Sol, Praça da República, giro à direita na pista Leste da Av. Dantas Barreto, giro à direita na Av. Guararapes… 

Obs: nesse sentido esta lina 722 não perderá parada 

741 – DOIS UNIDOS (PREFEITURA / POMBAL) 

Itinerário atual:….Ponte do Limoeiro, Av. Militar, Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março, Av. Guararapes…. 

Desvio:….Ponte do Limoeiro, Av. Militar, Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, contorno do Teatro Santa Isabel, Rua do Sol, Praça da República, giro à direita na pista Leste da Av. Dantas Barreto, giro à direita na Av. Guararapes… 

Parada que deixará de ser atendida: PED 180045, no Cais do Apolo, defronte ao Porto Digital 

Opção: PED 180044, no Cais do Apolo, antes da interseção com a Ponte Buarque de Macedo, no lado oposto ao Banco do Brasil 

742 – LINHA DO TIRO
860 – TI XAMBÁ (PRÍNCIPE) 

Itinerário atual:…Av. Martins de Barros, Rua Primeiro de Março, Av. Guararapes….. 

Desvio:….Av. Martins de Barros, Praça da República, contorno do Teatro Santa Isabel, Rua do Sol, Praça da República, giro à direita na pista Leste da Av. Dantas Barreto, giro à direita na Av. Guararapes… 

Obs: não perderão parada 

1911 – OURO PRETO (COHAB)
1926 – OURO PRETO (JATOBÁ II)
1967 – TI IGARASSU (DANTAS BARRETO)
1971 – AMPARO
1973 – CASA CAIADA
1983 – RIO DOCE (PRINCESA ISABEL)
1992 – PAU AMARELO
1994 CONJUNTO BEIRA MAR – VIA PCR

Itinerário atual:…Av. Martins de Barros, Ponte Buarque de Macedo, Cais do Apolo, Av. Militar, Ponte do Limoeiro… 

Desvio:…Av. Martins de Barros, Ponte Maurício de Nassau, Av. Marquês de Olinda, Rua Madre de Deus, Cais do Apolo, Av. Militar, Ponte do Limoeiro… 

Parada que deixará de ser atendida: PED SELETIVO 180032, na Av. Martins de Barros, lado oposto à Rua Siqueira Campos

Opção: PED SELETIVO 180026, localizado na Av. Martins de Barros, lado oposto ao Fórum Tomás de Aquino

LINHAS DE BRT

1062 – ABREU E LIMA (PCR) (PARADOR)
1076 – PELÓPIDAS (PCR) (PARADOR)
1100 – TI PE-015 (PCR (PARADOR) 

Itinerário atual:…Av. Martins de Barros, Ponte Buarque de Macedo, Cais do Apolo…. 

Desvio:..Av. Martins de Barros, Ponte Maurício de Nassau, Av. Marquês de Olinda, Rua Madre de Deus, Cais do Apolo…. 

Estação que deixará de ser atendida: Estação Maurício de Nassau 

Opção: PED SELETIVO 180030, na Av. Martins de Barros, lado oposto ao Ministério Público 

2441 – TI CDU (CONDE DA BOA VISTA) – PCR 

Itinerário atual:…Av. Martins de Barros, Ponte Buarque de Macedo, Cais do Apolo, Av. Militar, retorno defronte ao Forte do Brum, Av. Militar, Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março, Av. Guararapes…. 

Desvio:.:…Av. Martins de Barros, Ponte Maurício de Nassau, Av. Marquês de Olinda, Rua Madre de Deus, Cais do Apolo, Av. Militar, retorno defronte ao Forte do Brum, Av. Militar, Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, contorno do Teatro Santa Isabel, Rua do Sol, Ponte Duarte Coelho.

Estação que deixará de ser atendida: Estação Maurício de Nassau 

Opção: Estação Istmo do Recife, sentido surbúrbio/cidade Estação Guararapes.

Informações: GRCT

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Brasil chega a 84 cidades com passe livre no transporte coletivo

O fim da cobrança da passagem no transporte coletivo público urbano tem avançado nas cidades brasileiras: 2023 já é o ano em que mais municípios no país adotaram o chamado passe livre pleno, ou seja, que abrange todo o sistema de transporte durante todos os dias da semana – são 22 municípios que decidiram aderir ao sistema de tarifa zero. O ano de 2021 foi o segundo em mais adesões: 15 municípios. 

Os dados são do pesquisador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP) Daniel Santini, que estuda políticas públicas de mobilidade, sistemas de gestão e modelos de subsídio de transporte coletivo.

No total, o país atualmente tem 84 cidades com o passe livre no sistema de transporte durante todos os dias da semana, a maioria delas no estado de São Paulo (24), seguido por Minas Gerais (23), Paraná (dez), e Rio de Janeiro (nove).

Os municípios com maior população que adotaram a tarifa zero são Caucaia (CE), com 355 mil habitantes; seguido de Maricá (RJ), com 197 mil; Ibirité (MG), com 170 mil, Paranaguá (PR), com 145 mil; e Balneário Camburiú (SC), com 139 mil.

“Dos anos recentes, 2023 é o ano que mais houve experiências novas de tarifa zero. Tem uma tendência de crescimento muito rápida e uma evolução que chama bastante atenção”, destaca Santini. "Os motivos para ter um aumento da adoção da tarifa zero em 2023 são muito parecidos com os últimos anos. Isso está relacionado a uma grave crise no transporte público coletivo, em todo o país”.

Autor do livro Passe Livre: as Possibilidades da Tarifa Zero contra a Distopia da Uberização, o pesquisador cita o exemplo do município de São Paulo que, de 2013 a 2022, perdeu 1 bilhão de passageiros nos ônibus. Ele explica que, com o encolhimento do número de pessoas transportadas, torna-se mais difícil o equilíbrio financeiro a partir da receita da catraca. 

A situação é de um círculo vicioso. Para manter a mesma receita com menos passageiros, é necessário elevar o valor da passagem; o aumento da tarifa, no entanto, faz reduzir o número de passageiros.

“A gente tem aí um horizonte que é muito preocupante para a sobrevivência e continuidade de transporte público", diz Santini, ao destacar que por esse motivo estão sendo estudadas e testadas "novas possibilidades de financiamento e organização”.

Em junho, vereadores de São Paulo propuseram um projeto de lei (PL) que dá passe livre parcial no município paulista, especialmente para pessoas de baixa renda: inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e desempregados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O PL está em tramitação na Câmara dos Vereadores, na Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa (CCJ).

No final do ano passado, a prefeitura de São Paulo pediu um estudo de viabilidade para a adoção do passe livre na cidade. O projeto Tarifa Zero está sendo desenvolvido pela São Paulo Transporte (SPTrans), empresa pública que faz a gestão do transporte no município. Segundo a administração municipal, o levantamento ainda não está pronto. “Não há detalhes disponíveis para divulgação no momento”, disse a SPTrans, em nota.

Informações: Agencia Brasil

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Porto Alegre tem 381 novos abrigos de ônibus instalados

Porto Alegre já dispõe de 381 novos abrigos de ônibus, resultado de uma parceria público-privada entre a prefeitura e a concessionária Eletromidia. Do total dos equipamentos instalados, 205 deles são do tipo A, com quatro assentos, e 176 do tipo B, com três assentos disponíveis. Os dois modelos preveem piso podotátil, espaço para cadeirantes, iluminação artificial, proteção para vento e chuva e informações das linhas via QR Code. A instalação das estruturas não tem custo para o município.

“Queremos qualificar o atendimento do transporte coletivo, melhorando os espaços que são compartilhados pelos usuários e proporcionando mais conforto e segurança àqueles que utilizam o sistema de ônibus”, destaca o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Junior.

Dos 381 abrigos instalados na cidade, 70 são sustentáveis, com placas fotovoltaicas para geração de energia, e 58 disponibilizam acesso gratuito ao wi-fi com previsão de chegar a 100 abrigos com conexão 5G gratuita nos próximos meses. A concessionária também é responsável pela manutenção dos equipamentos e, no mês de setembro, realizou 1.007 vistorias, além de limpeza em geral e retirada de pichação.

“A implementação de abrigos estruturados tem um impacto muito positivo na experiência do usuário do transporte coletivo. Sem dúvida, eles garantem mais segurança, conforto e, agora, conectividade. Muito em breve, chegaremos a uma centena de equipamentos com internet rápida à disposição da população de Porto Alegre”, comenta o diretor de Relações Governamentais da Eletromidia, Thiago Ribeiro.

Em contrapartida pela instalação e manutenção dos abrigos, foram colocados 166 painéis conhecidos como Mupi (Mobiliário Urbano para Informação): 124 são painéis estáticos e 123 painéis digitais. Essa é a forma de remuneração do contrato para o parceiro privado.

De acordo com o regramento previsto no edital, os Mupis podem ser instalados em uma distância de até 40 metros dos abrigos e essas instalações devem respeitar a NBR 9050 de acessibilidade e as regulamentações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Por isso, antes da instalação desses painéis, os projetos passam por análise na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu) e na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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Prefeitura de São Paulo entrega novas faixas de ônibus nas Zonas Leste e Sul

A Prefeitura de São Paulo vai entregar 3,5 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus neste sábado (28), na Rua da Passagem Funda, na Zona Leste, e nas ruas Gabriel Fauré e José Barros Magaldi, na Zona Sul. As novas faixas têm o objetivo de melhorar a fluidez dos coletivos nas regiões em que são implantadas. A estimativa é de que cerca de 76 mil passageiros sejam beneficiados por dia com os ganhos no tempo de viagem.

As faixas da Rua da Passagem Funda, em Guaianases, terão 1.420 metros de extensão, por onde 10 linhas irão trafegar. A faixa da Rua Gabriel Fauré será entregue com 170 m de extensão no sentido bairro, que será utilizada por cinco linhas de ônibus. A faixa da Rua José Barros Magaldi terá 1.930 metros de extensão, por onde irão trafegar sete linhas. As ruas ficam no Jd. São Luís.

A medida é implantada pelas secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), pela São Paulo Transporte (SPTrans) e pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

A iniciativa faz parte do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê um total de 50 km de faixas exclusivas para ônibus até o fim de 2024. Desde 2021, foram implantados 46,3 km de faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Paulo, ou seja, 92,6% do total previsto.

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

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Dia de Finados terá ônibus a R$ 1,75 em Campo Grande

No ano passado, mais de 30 mil pessoas visitaram os cemitérios da capital neste período. Para atender a essa demanda que deve se repetir este ano, a Prefeitura organizou uma programação especial na operação dos ônibus na próxima quinta-feira (2), Dia de Finados. A tarifa do transporte coletivo será 60% mais barata em Campo Grande. Os usuários portadores do Smart Card/Cartão Cidadão vão pagar R$ 1,75. A tarifa diferenciada é exclusiva para essa modalidade, não abrangendo o PegFácil.

Na quinta-feira, 2 de novembro, as linhas 051, 061, 070, 071, 072, 073, 080, 081, 085, 313, 316, 515, 517, 520, 522, 101, 110, 115, 302, 319, 408 e 416 seguirão um horário de funcionamento similar ao dos sábados. Além disso, serão adicionadas três novas linhas para atender aos cemitérios do Pênfigo, Santo Amaro e Santa Carmélia, que são as linhas 318, 400 e 403.

No feriado também será reforçada a fiscalização, com o objetivo de supervisionar, orientar e regular o trânsito nos cemitérios, garantindo maior segurança e fluidez. O gerente de Fiscalização no Trânsito da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Carlos Guarini, informa que haverá equipes móveis nos cemitérios, entretanto no Cemitério Santo Amaro, devido ao alto fluxo de visitantes, o trabalho será reforçado com equipe de prontidão no local. No Cemitério do Cruzeiro o trânsito será organizado com a ajuda da Guarda Civil Metropolitana.

A Agetran alerta a população da importância em manter a atenção redobrada nestes dias, onde há maior fluxo de veículos e pedestres nas regiões dos cemitérios, para evitar transtornos e acidentes.

Informações: Prefeitura de Campo Grande

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Curitiba assina contrato da nova concessão do transporte coletivo

O contrato para o novo modelo de concessão do transporte coletivo de Curitiba foi oficializado nesta sexta-feira (27) e deve entrar em vigor em 2026.

O contrato foi assinado em conjunto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) e tem valor de R$ 10 milhões e prazo de 36 meses.

A superintendente da área de estruturação de projetos do BNDES, Luciene Machado explicou que o processo envolve prestação de serviços de consultorias de estudo, diagnóstico detalhado da rede integrada de transporte, apresentação de cenários para a reestruturação e a formatação do modelo de concessão.

A prioridade do novo modelo vai ser a redução de emissão de gases do efeito estufa. A meta é que 33% da frota de ônibus da cidade seja formada por veículos elétricos até 2030 e 100% em 2050.

O projeto prevê a modernização do sistema, reestruturação dos serviços de mobilidade da Rede Integrada de Transporte e a descarbonização gradual da frota. Para o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, o projeto é fruto de embasamento em diversas pesquisas sobre mobilidade e sustentabilidade.

Atualmente o sistema de transporte de Curitiba também conta com a Rede Integrada, que conecta a Região Metropolitana. São 19 municípios além de Curitiba, com 18 empresas responsáveis pela operação de 206 linhas. O prefeito Rafael Greca confirmou que a integração deve permanecer com a nova reestruturação.

De acordo com a URBS, 15 milhões de passageiros passam por mês no transporte coletivo da capital, sendo 3,2 milhões da Região Metropolitana. São 22 terminais de integração, 244 linhas urbanas, 62 linhas metropolitanas que integram com o sistema e três linhas mistas (urbanas e metropolitanas). A frota é de 1,1 mil ônibus.

Informações: CBN Curitiba

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Ônibus elétricos vão circular no Eixo Anhanguera a partir de fevereiro de 2024

O secretário-geral do Governo Adriano da Rocha Lima afirmou nesta sexta-feira, 27, que os primeiros seis ônibus elétricos vão começar a circular na linha do Eixo Anhanguera a partir de fevereiro de 2024. “Um segundo lote com 80 veículos deve ser entregue até julho do próximo ano”, explicou.

A declaração foi feita após a primeira reunião da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), que tem como presidente Rocha Lima, depois da aprovação de Lei Estadual que autoriza a reorganização contratual, de investimentos e operacional da Nova Rede Metropolitana do Transporte Coletivo (RMTC).

“Estamos dando mais um passo na reorganização e modernização do sistema de transporte coletivo da região metropolitana da capital, processo esse que vem sendo realizado desde a primeira gestão do governador Ronaldo Caiado”, disse.

A nova legislação colocou a CDTC como responsável pela delimitação das políticas públicas voltadas à reorganização do sistema, e que que serão implementadas pelas concessionárias. O contrato para a prestação do serviço foi renovado para os próximos 25 anos para garantir a modernização do sistema.

A Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) ficará responsável por promover os levantamentos e estudos que serão necessários para a implementação das iniciativas. No bojo de responsabilidades da CMTC estão estudos técnicos e jurídicos, projetos de engenharia e estudos econômicos.

Reforma dos pontos e renovação da frota

O Eixo Anhanguera e o BRT Norte Sul, de acordo com a CDTC, deverão trabalhar com gestão compartilhada, ambas contempladas pela eletrificação da frota. De acordo com Rocha Lima, a renovação completa da frota será feita até janeiro de 2026. “90% do nosso cronograma será executado até o final de 2024, ficando para o ano seguinte a ativação de novos produtos e a entrega do restante dos mil novos ônibus”, projetou Rocha Lima.

Foi anunciada ainda a revitalização de todos os três mil pontos e abrigos de ônibus existentes hoje no sistema e a construção de outros três mil pontos adicionais sendo implementados ao longo do próximo ano.

Os novos serviços estão sendo desenhados para permitir a integração do sistema como o City Bus 3.0; City Bike; City Escolar e o City Acessível.

O transporte coletivo da Região Metropolitana deve receber ainda um novo plano de operação para contemplar a revisão dos padrões de qualidade da prestação de serviço para redimensionar o tamanho da frota.

A previsão é que um aplicativo seja desenvolvido para permitir ao usuário acesso facilitado e integrado a ferramentas de roteirização, meios de pagamento, informações e suporte aos usuários.

Informações: Jornal Opção

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


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Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960