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Curitiba assina contrato da nova concessão do transporte coletivo

domingo, 29 de outubro de 2023

O contrato para o novo modelo de concessão do transporte coletivo de Curitiba foi oficializado nesta sexta-feira (27) e deve entrar em vigor em 2026.

O contrato foi assinado em conjunto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) e tem valor de R$ 10 milhões e prazo de 36 meses.

A superintendente da área de estruturação de projetos do BNDES, Luciene Machado explicou que o processo envolve prestação de serviços de consultorias de estudo, diagnóstico detalhado da rede integrada de transporte, apresentação de cenários para a reestruturação e a formatação do modelo de concessão.

A prioridade do novo modelo vai ser a redução de emissão de gases do efeito estufa. A meta é que 33% da frota de ônibus da cidade seja formada por veículos elétricos até 2030 e 100% em 2050.

O projeto prevê a modernização do sistema, reestruturação dos serviços de mobilidade da Rede Integrada de Transporte e a descarbonização gradual da frota. Para o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, o projeto é fruto de embasamento em diversas pesquisas sobre mobilidade e sustentabilidade.

Atualmente o sistema de transporte de Curitiba também conta com a Rede Integrada, que conecta a Região Metropolitana. São 19 municípios além de Curitiba, com 18 empresas responsáveis pela operação de 206 linhas. O prefeito Rafael Greca confirmou que a integração deve permanecer com a nova reestruturação.

De acordo com a URBS, 15 milhões de passageiros passam por mês no transporte coletivo da capital, sendo 3,2 milhões da Região Metropolitana. São 22 terminais de integração, 244 linhas urbanas, 62 linhas metropolitanas que integram com o sistema e três linhas mistas (urbanas e metropolitanas). A frota é de 1,1 mil ônibus.

Informações: CBN Curitiba

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Ônibus elétricos vão circular no Eixo Anhanguera a partir de fevereiro de 2024

O secretário-geral do Governo Adriano da Rocha Lima afirmou nesta sexta-feira, 27, que os primeiros seis ônibus elétricos vão começar a circular na linha do Eixo Anhanguera a partir de fevereiro de 2024. “Um segundo lote com 80 veículos deve ser entregue até julho do próximo ano”, explicou.

A declaração foi feita após a primeira reunião da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), que tem como presidente Rocha Lima, depois da aprovação de Lei Estadual que autoriza a reorganização contratual, de investimentos e operacional da Nova Rede Metropolitana do Transporte Coletivo (RMTC).

“Estamos dando mais um passo na reorganização e modernização do sistema de transporte coletivo da região metropolitana da capital, processo esse que vem sendo realizado desde a primeira gestão do governador Ronaldo Caiado”, disse.

A nova legislação colocou a CDTC como responsável pela delimitação das políticas públicas voltadas à reorganização do sistema, e que que serão implementadas pelas concessionárias. O contrato para a prestação do serviço foi renovado para os próximos 25 anos para garantir a modernização do sistema.

A Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) ficará responsável por promover os levantamentos e estudos que serão necessários para a implementação das iniciativas. No bojo de responsabilidades da CMTC estão estudos técnicos e jurídicos, projetos de engenharia e estudos econômicos.

Reforma dos pontos e renovação da frota

O Eixo Anhanguera e o BRT Norte Sul, de acordo com a CDTC, deverão trabalhar com gestão compartilhada, ambas contempladas pela eletrificação da frota. De acordo com Rocha Lima, a renovação completa da frota será feita até janeiro de 2026. “90% do nosso cronograma será executado até o final de 2024, ficando para o ano seguinte a ativação de novos produtos e a entrega do restante dos mil novos ônibus”, projetou Rocha Lima.

Foi anunciada ainda a revitalização de todos os três mil pontos e abrigos de ônibus existentes hoje no sistema e a construção de outros três mil pontos adicionais sendo implementados ao longo do próximo ano.

Os novos serviços estão sendo desenhados para permitir a integração do sistema como o City Bus 3.0; City Bike; City Escolar e o City Acessível.

O transporte coletivo da Região Metropolitana deve receber ainda um novo plano de operação para contemplar a revisão dos padrões de qualidade da prestação de serviço para redimensionar o tamanho da frota.

A previsão é que um aplicativo seja desenvolvido para permitir ao usuário acesso facilitado e integrado a ferramentas de roteirização, meios de pagamento, informações e suporte aos usuários.

Informações: Jornal Opção

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Prefeitura de Manaus registra mais de 180 mil acessos nos terminais de integração

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Manaus registrou mais de 180 mil acessos no uso da rede de wi-fi gratuita disponibilizada nos cinco terminais de Integração da cidade. Desde que a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), implementou o serviço gratuito nas estruturas, o número de usuários conectados disparou. Desde o lançamento, em 10 de outubro, os terminais registraram um total de 180.379 autenticações de acesso à rede.

A iniciativa, pioneira na região Norte, tem como objetivo não apenas entreter, mas também informar e facilitar a vida dos passageiros do transporte coletivo. Com a disponibilidade da wi-fi, os usuários podem, por exemplo, acessar o aplicativo “Cadê Meu Ônibus”, para monitorar a chegada de seus coletivos, ler as últimas notícias, interagir em redes sociais e até mesmo se atualizar sobre as ações e novidades da Prefeitura de Manaus.

“Esse é um passo significativo para a modernização e melhoria da experiência dos usuários em nossos terminais. A conectividade não é apenas um luxo, mas uma necessidade na era digital em que vivemos. Estamos orgulhosos de sermos pioneiros nessa iniciativa, na região Norte, e continuaremos buscando formas de melhorar o dia a dia dos passageiros”, destacou o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.

Para a estudante Valdenice Reis de Souza, 42, o benefício da internet tem ajudado a manter o contato com a família e acessar suas redes sociais até a chegada do ônibus. “Eu utilizo para mandar mensagens para minha filha, avisando o horário que vou chegar, e para olhar as redes sociais. Gostei desse acesso. Só tenho a agradecer por esse benefício da prefeitura”, disse.

Para o estudante do ensino médio, Ruan Brito, 17, a internet disponível tem sido uma comodidade. Ele conta que, além de ajudar a passar o tempo na espera pelo ônibus, também tem sido útil para dar aquela revisada rápida nas matérias e até bater papo com os amigos.

“A galera está curtindo demais e usando bastante o wi-fi nos terminais. Hoje em dia, todo mundo quer ficar on-line. Então, essa ideia da prefeitura de oferecer internet de graça nos pontos é ‘show’”, comentou Gabriel.

O número crescente de autenticações é uma prova concreta do sucesso da iniciativa e da crescente demanda por conectividade em espaços públicos. A Prefeitura de Manaus, com essa ação, reforça seu compromisso em integrar tecnologia e bem-estar para a população local.

Informações: Prefeitura de Manaus

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Passageiros de 50 linhas aprovam novos ônibus com ar-condicionado em Ribeirão Preto

Usuários de 50 linhas do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto têm aprovado os benefícios incorporados à nova frota de ônibus urbanos. Atualmente, nesta penúltima semana de outubro, a cidade já conta com 173 veículos zero quilômetro em circulação com ar-condicionado, acessibilidade, wi-fi gratuito, GPS, câmeras de segurança, entrada USB para carregar celular, além de emitir menos poluentes. Nesses dias, com altas temperaturas, a climatização interna tem sido o principal conforto proporcionado por esta renovação veicular.

“Ando de ônibus todos os dias. Agora, com o ar-condicionado tenho mais ânimo em enfrentar a rotina diária de trabalho e retorno para minha casa”, disse a usuária Alice Luzia Santos Silva, encarregada de limpeza, que utiliza a linha 108 (Jardim Presidente Dutra). Para ela, o ar-condicionado será muito válido, principalmente, nos dias mais quentes. “Além da boa temperatura, temos também internet grátis e mais opções de horários” completou.

Para o corretor de imóveis, Marcio Damião Souza, a atual renovação da frota foi necessária para maior qualidade do serviço de transporte coletivo urbano. “Uso com frequência os ônibus e observo que melhorou muito a comodidade depois dessa substituição da frota”, afirmou ao destacar que o ar-condicionado foi o benefício que tem feito a diferença.

Quem também aprovou a implantação de novos modelos de ônibus na frota é o motorista Rozélio Luiz Santos, que é um dos condutores da linha 148 -  Santa Cruz. “É positivo esse investimento no transporte da nossa cidade. É bom tanto para nós motoristas quanto para os passageiros”, destacou.

Modernidade em circulação

Com ano de fabricação/modelo 2023/2024, os novos ônibus convencionais entregues possuem cores azul e branco como predominante e detalhes em laranja em referência as linhas de ônibus que ligam locais distintos da cidade. Nesta fase de reformulação do funcionamento nos ônibus urbanos da cidade, as linhas alimentadoras que antes operavam por microônibus (laranja) estão sendo substituídas por novos ônibus de porte intermediário (modelo midi – na cor verde). Até esta semana, já circulam nas ruas 147 novos modelos convencionais e 26 veículos midi.

Os veículos estão equipados com elevador e assentos para pessoas com deficiências, mobilidade reduzida e idosos, oferecendo 100% de acessibilidade. Todos os veículos são da tecnologia Euro 6, ou seja, os ônibus possuem menor emissão de poluentes. Esta nova frota emite cinco vezes menos poluentes ao meio ambiente em relação aos veículos da frota atual ( modelo antigo).

Os novos veículos contam com câmeras que estarão com acompanhamento em tempo real no Centro de Controle e Operação (CCO) que segue em construção na RP Mobi.

Qualidade estrutural

Os novos ônibus são totalmente acessíveis, com elevadores automáticos, poltronas destinadas a pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, além de box para cadeirantes e pessoa com deficiência visual acompanhada de cão-guia. Também contam com suspensão pneumática e o sistema multiplex, que identifica possíveis falhas na parte operacional e elétrica dos veículos, garantindo uma viagem segura aos passageiros.

Os itinerários são em Led e foram posicionados em pontos estratégicos da carroceria, para facilitar a visualização das linhas. A nova frota está sendo entregue em etapas até o final de 2024.

Linhas com nova frota em operação:

1 - 236 - São José-Adão do Carmo
2 - 28/08/2023 - 810 - Redentor / Via Norte
3 - 04/09/2023 - 902 - Norte-Sul 2
4 - 04/09/2023 79 - Macaúba
5 - 04/09/2023 - 73 - Reserva Real
6 - 18/09/2023 - 904 - Oeste 1
7 - 18/09/2023 - 106 - D'Elboux
8 - 21/09/2023  - 707 - Jd. Recreio/Itaú
9 - 25/09/2023 -  903 - Oeste 1
10 - 29/09/2023 -  901 - Norte-Sul 1 A
11 - 29/09/2023 - 910 - Norte-Sul 1 B
12 - 29/09/2023 - 26 - Jd. Pedra Branca
13 - 29/09/2023  - 27 - Recanto das Palmeiras
14 - 02/10/2023 - 83 / 803 - José Sampaio
15 - 02/10/2023 - 84 / 804 - Alexandre Balbo
16 - 02/10/2023 - 206 - Vila Virginia
17 - 05/10/2023 -  15 - Colina Verde
18 - 05/10/2023 -  25 - Guaporé
19 - 05/10/2023 -  148 - Santa Cruz-Alto do Ipiranga
20 - 05/10/2023 - 108 - Jd. Pres. Dutra
21 - 06/10/2023 - 51 - Jd. Olhos D'Água
22 - 09/10/2023 - 708 - Jd. Heitor Rigon
23 - 09/10/2023 - 780 - Pq. dos Pinus
24 - 09/10/2023 - 603 - Jd. Juliana
25 - 09/10/2023 - 630 - Pq. São Sebastião
26 - 09/10/2023 - 406 - Jd. Maria das Graças
27 - 09/10/2023 - 460 - Pq. Ribeirão
28 - 09/10/2023 - 460 - Pq. Ribeirão
29 - 16/09/2023 - 13 - Jd. Ouro Branco
30 - 16/09/2023 - 33 - Portal dos Pinheiros
31 - 16/09/2023 - 45 - Vila do Ipê
32 - 23/10/2023 - 52 - Pq. Industrial
33 - 23/10/2023 - 53 - Recreio Anhanguera
34 - 23/10/2023 - 35 - Alphaville
35 - 23/10/2023 - 55 - Royal Park
36 - 23/10/2023 - 65 - Jd. Emília
37 - 23/10/2023 - 75 - Alto do Bonfim
38 - 23/10/2023 - 85 - Jd. São Fernando
39 - 23/10/2023 - 95 - Jd. Santa Cecília
40 - 23/10/2023 - 14 - Jd. Botânico
41 - 23/10/2023 - 43 - Portal dos Ipês
42 - 23/10/2023 - 63 - Pq. das Gaivotas
43 - 30/10/2023 - 602 - Aeroporto Leite Lopes
44 - 30/10/2023 - 606 - Fazenda Experimental
45 - 30/10/2023 - 315 - Campos Elíseos-Bonfim
46 - 30/10/2023 - 351 - Lapa-Bonfim
47 - 30/10/2023 - 703 - Pq. dos Servidores
48 - 30/10/2023 - 730 - Pq. Portinari
49 - 30/10/2023 - 301 - Avelino Palma
50 - 30/10/2023 - 210 - Simioni

Mais informações sobre a operação das linhas citadas nesta matéria os usuários podem acessar o site www.rpmobilidade.com.br ou ligar no telefone 0800 16 16 001.

Informações: Prefeitura de Ribeirão Preto

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Emdec reforça frota das linhas BRT20 e BRT21, a partir desta quinta (26/10)

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Em função da alta demanda de usuários nas novas linhas do BRT Campo Grande, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promove mais reforços na operação, a partir desta quinta-feira, 26 de outubro.  

A frota da linha paradora BRT20 passa de 11 para 13 veículos nos horários de pico da manhã; e 12 no pico da tarde, em dias úteis. Também haverá reforço na frota da linha semiexpressa BRT21, que passa de cinco para seis veículos no pico da tarde, em dias úteis. Além disso, o primeiro horário de partida da BRT21 do Terminal Mercado, no pico da tarde, será antecipado para às 15h42.  

Portanto, serão 23 ônibus a mais circulando no BRT Campo Grande e ônibus a cada cinco minutos, nos horários de pico, entre os terminais Satélite Íris e Mercado. 

Outra medida adotada pela Emdec na operação realizada aos sábados é que, a partir do dia 28 de outubro, a linha BRT20 irá operar com veículos articulados, nos dois sentidos de circulação, até a viagem programada para às 14h25 (sentido Centro – bairro). A medida atende à demanda identificada aos sábados e oferece mais conforto aos usuários, já que os articulados comportam mais passageiros.  

Para reforçar o atendimento aos usuários nos bairros e viabilizar a integração com as linhas BRT, a Emdec já criou quatro alimentadoras – 227 (Jardim Florence II), 232 (Jardim Rossin), 233 (Jardim Florence I) e 234 (Satélite Íris III). Inicialmente denominada Satélite Íris IV, a linha 232 foi renomeada como “Jardim Rossin” atendendo a pedidos dos usuários e para melhor adequar a denominação ao atendimento no bairro.  

A Emdec segue monitorando de perto a circulação das linhas e fará mais ajustes, se necessário. Importante reforçar que se trata da primeira operação mais complexa do sistema BRT, que envolve a programação de três novas linhas. Uma operação desafiadora que a Emdec se propôs a planejar antes mesmo do encerramento da licitação do transporte público coletivo.  

Nova operação BRT Campo Grande    

Na sexta (20/10), o BRT Campo Grande ganhou três novas linhas – duas semiexpressas BRT21 e BRT26; e uma paradora BRT25. Além disso, a operação da linha BRT20, criada em novembro de 2022, foi ampliada. Todos os detalhes sobre a nova operação podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt. 

Informações: EMDEC

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No Recife, TI Aeroporto recebe ação para incentivar respeito aos direitos dos idosos

O Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, com objetivo de envolver a sociedade na temática do envelhecimento e lembrar da importância de garantir os direitos e cuidados com os idosos, realizou hoje (24), no Terminal Integrado Aeroporto, em Boa Viagem, ação educativa de conscientização sobre segurança e o respeito aos idosos que frequentam os terminais de integração.

No local, usuários do transporte público, motoristas e funcionários daquele terminal foram sensibilizados sobre o respeito aos assentos que devem ser cedidos aos idosos, a prioridade nas filas preferenciais e o bom atendimento dos motoristas no embarque e desembarque seguros para esse público. Agentes de fiscalização e educadores distribuíram e dialogaram com os passageiros sobre os seus deslocamentos diários.

“É de grande importância a divulgação o máximo possível dos direitos da pessoa idosa. Enquanto poder público precisamos fazer a nossa parte de educar e alertar os cidadãos para que os idosos não tenham seus direitos violados. É por isso que estamos aqui, buscamos fazer cumprir o que rege o Estatuto do Idoso, mas não adianta só ter lei, precisamos que as pessoas se sensibilizem, respeitem e tenham comportamento prudente, seja enquanto pedestre ou motorista. Ressaltamos que os motoristas devem evitar queima de parada; atenção ao abrir e fechar as portas; no embarque e desembarque para evitar acidentes, lembrando que, todos os assentos do veículo são preferenciais”, destacou Matheus Freitas, Diretor-Presidente do CTM.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.

Informações: GRCT

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Lei aprovada pela Câmara Municipal de BH garante qualidade e gratuidades no transporte público da capital

Nesta segunda-feira (16/10), a Lei 11.538/2023, que autorizou a concessão de subsídio ao sistema de transporte coletivo em Belo Horizonte, completou cem dias de implementação. Mais que a manutenção do preço da passagem em R$ 4,50, a lei estabeleceu diretrizes que visam aprimorar a experiência dos passageiros.

A legislação estabeleceu condições essenciais para os repasses às concessionárias, incluindo o aumento da oferta de viagens, a manutenção e limpeza dos veículos, e a obrigatoriedade de ar condicionado em toda a frota. Além disso, um dos marcos mais importantes foi a garantia de gratuidades para diversos públicos.

Dentre as gratuidades oferecidas para a população, estão: o Vale-Transporte Saúde, o Passe Livre integral para estudantes, o Passe Livre nas linhas de ônibus que circulam em vilas e favelas e o Auxílio Transporte Mulher.

Sancionada em julho, a lei permite o aporte de até R$ 512 milhões às concessionárias que prestam o serviço na capital mineira. Este total só é possível graças à devolução do excedente orçamentário da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, no valor de R$ 120 milhões.

Os repasses ao sistema de transporte são feitos a cada dez dias, mediante o cumprimento de algumas condicionantes: o número de viagens estabelecido tem que ser cumprido; os ônibus precisam rodar a quilometragem prevista; os veículos têm que estar limpos e com ar condicionado funcionando. Dessa forma, qualquer condicionante descumprida impacta no valor repassado às empresas.

Nesses cem dias, as empresas já deixaram de receber quase R$ 8 milhões por não terem prestado o serviço conforme determinado na lei. O presidente da Câmara Municipal, vereador Gabriel (sem partido), destaca que este modelo de sanção às empresas representou um avanço significativo, pois as empresas agora têm um incentivo real para cumprir as obrigações contratuais.

Para garantir o repasse dos recursos, foi necessário, primeiro, aumentar a oferta. Até o momento, o acréscimo foi de 650 novas viagens. Além disso, a frota foi renovada com a aquisição de duzentos e oito novos veículos e a meta é chegar a mais de 400.

Além disso, a lei impulsionou a fiscalização. Até agora, 908 operações de fiscalizações foram realizadas. Foram emitidas 6.891 autuações e 290 autorizações de tráfego dos ônibus com problemas detectados foram recolhidas.

As fiscalizações são feitas especialmente após demanda dos usuários. Até agora, 5.438 passageiros já fizeram reclamações no canal disponibilizado exclusivamente para esta finalidade: (31) 98472-5715 (CLIQUE AQUI para fazer sua reclamação).

Informações: BHZ

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Confira como será o recadastramento do Bilhete Único Sênior em Guarulhos

A Guarupass, responsável pelo gerenciamento dos bilhetes das empresas de ônibus que operam em Guarulhos, criou novas regras para o recadastramento do cartão Sênior, bilhete único que garante o acesso gratuito ao transporte público às pessoas com idade a partir de 60 anos dos que já tinham o benefício. Nesta terça-feira, 24, abrirá o atendimento em sua sede (avenida Silvestre Vasconcelos Calmon, 136, Centro) excepcionalmente às 6h, sem a necessidade de agendamento.

O recadastramento será feito por fases. Os primeiros a serem atendidos serão os usuários que nasceram no mês de janeiro e, após 15 dias, aqueles que fazem aniversário em fevereiro e assim por diante nos meses subsequentes. É necessário apresentar comprovante de residência recente, RG e CPF originais no momento do novo cadastro.

Durante a sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira, 23, o presidente do Poder Legislativo, vereador Ticiano Americano comunicou aos demais parlamentares sobre ter tomado iniciativas no sentido de solucionar a questão das filas que estavam gerando muitas queixas. “Levamos esta demanda à presidência da Guarupass; ao secretário de Trânsito e Transporte, Luigi Lazzuri, e ao prefeito Guti, que tomaram providências no sentido de garantir maior facilidade e menos transtorno para o usuário fazer seu recadastramento. Esperamos que este processo retorne à normalidade, pois em janeiro haverá novo recadastramento, já com a gratuidade aprovada por esta Câmara”, concluiu.

Outra medida adotada é o desbloqueio dos cartões também nesta terça-feira, 24. A medida tem por objetivo principal garantir o transporte público gratuito para os usuários da melhor idade, bem como facilitar o recadastramento do benefíci

Para mais informações, acesse:
Atendimento via chat no site https://guarupass.com.br/atendimento/ (segunda a sexta, das 9h às 18h).
Atendimento telefônico: 0800 055-9499 (segunda a sexta, das 8h às 18h)
Atendimento via WhatsApp: (11) 2468-9894.
Loja Guarupass: Rua Silvestre Vasconcelos Calmon, 136 – Vila Pedro Moreira, GRU (segunda a sexta, das 08h às 16h30; nesta terça, excepcionalmente a partir das 6h)

Informações: ClickGuarulhos

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