Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

No Rio, Reestruturação do BRT contará com 700 novos ônibus

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

O presidente Lula, ao lado do prefeito Eduardo Paes, de ministros e do governador Claudio Castro, anunciou um pacote de investimentos para a cidade do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (10/8), no estádio Ítalo Del Cima, em Campo Grande, na Zona Oeste. Para fomentar a recuperação do Sistema BRT estão sendo investidos quase R$ 2 bilhões, que possibilitarão a compra de cerca de 700 ônibus, a requalificação do corredor Transoeste e a construção de terminais e garagens públicas. Os investimentos foram adquiridos por meio de operações de crédito com o Banco do Brasil, no valor de R$ 1,2 bilhão, e com a Caixa Econômica Federal, de mais R$ 645,9 milhões. Por meio do BNDES, a União aportará R$ 702,7 milhões no projeto de mobilidade que vai transformar Campo Grande, o bairro mais populoso do país, com mais de 400 mil habitantes e 10 mil hectares. Com a contrapartida da Prefeitura do Rio, o valor chegará a R$ 843 milhões.

Reestruturação do BRT conta com cerca de 700 novos ônibus

Os recursos federais permitirão a compra de cerca de 700 ônibus para o BRT. No anúncio, o prefeito Eduardo Paes assinou os acordos com o vice-presidente do Banco do Brasil, José Ricardo Sasseron, para os investimentos no sistema BRT, e com a presidente da Caixa, Rita Serrano, para a aquisição de mais ônibus. E o ministro das Cidades, Jader Filho, assinou portaria para o repasse de recursos no modal de transporte.

– Estou de volta para ajudar o estado e a cidade do Rio de Janeiro. Vou voltar muitas vezes para anunciar novas obras – disse Lula, que conheceu o novo modelo de ônibus do BRT.

A previsão é que o Sistema BRT opere plenamente com seus quatro corredores, incluindo a reforma da Transbrasil – em fase de conclusão – com 100% dos ônibus novos no início do próximo ano.

Além dos novos ônibus que já estão em operação nos corredores Transolímpica, Transcarioca e Transoeste (no trecho entre os terminais Jardim Oceânico e Alvorada, e na Avenida Cesário de Melo), a partir de novembro deste ano, até março de 2024, a cidade receberá os outros 270 articulados – comprados com o valor proveniente da Caixa Econômica Federal – para atendimento aos corredores Transoeste (trecho entre Santa Cruz e Alvorada) e Transbrasil. Os demais são oriundos do aporte do Banco do Brasil.  Estes 270 novos veículos já serão compatíveis com a norma ambiental Proconve P-8, equivalente ao Euro 6, que prevê redução de poluentes locais. Com esta aquisição, o Rio se torna a primeira cidade do Brasil a utilizar articulados Euro 6. E a Prefeitura já acertou a compra de mais 67 articulados com a tecnologia Euro 6, que serão entregues no próximo ano.

– Em 2016, o sistema BRT tinha 400 ônibus. Em janeiro de 2021, estava com 120. O que está sendo feito aqui hoje é permitir que a Prefeitura, com o financiamento do Governo Federal, resolva esse problema. Para que possamos comprar novos ônibus, recuperar o sistema e devolver a dignidade para a população de toda a cidade, mas especialmente da Zona Oeste – afirmou Eduardo Paes.
Além da compra da nova frota de ônibus, os investimentos estão permitindo que toda a infraestrutura do sistema seja requalificada. Na Transoeste, é realizada a obra de substituição do pavimento e recuperação da base do corredor.  Além disso, quatro estações serão transformadas em terminais: Mato Alto, Pingo D´Água, Curral Falso e Santa Cruz; e uma será ampliada: Magarça. O objetivo é proporcionar mais conforto e segurança aos passageiros que viajam diariamente de BRT pela Zona Oeste.

Outra obra que recebe investimentos do Governo Federal é a do Terminal Intermodal Gentileza (TIG), que vai integrar o BRT Transbrasil, 22 linhas de ônibus municipais e as linhas 1 e 2 do VLT, que será estendido por cerca de 700 metros até a área do antigo Gasômetro.

– Hoje é um dia importante para essa região. A partir de um programa importante do ministério das Cidades, que é o Programa Avançar Cidades, estamos assinando com a Prefeitura do Rio um financiamento para a compra de ônibus articulados. Um dos principais problemas que o Brasil tem hoje é a questão do transporte público. A união do trabalho entre os estados, os municípios e o Governo Federal vai fazer com que as pessoas possam viver melhor, que possam ter um transporte público de qualidade. Tivemos a oportunidade de visitar um desses ônibus. São excelentes. Sem dúvida, também vai economizar tempo na vida das pessoas, além de dar um transporte digno – declarou o ministro das Cidades, Jader Filho.

A Prefeitura também vai disponibilizar ainda cinco garagens públicas para atendimento ao BRT. As garagens, localizadas em Ramos, Curicica, Cascadura, Deodoro e Paciência, serão conectadas à malha viária do BRT já adaptadas para operação. Outro avanço foram as reformas de todas as 120 estações do Sistema BRT. Entre as melhorias realizadas, estão substituição de painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas; fiação embutida e mecanismos das portas blindados; alarmes luminosos e sonoros das portas, indicando a abertura e o fechamento, e trava automática das portas.  Entre os serviços executados, estão ainda pinturas interna e externa, novas instalações elétricas e programação visual e reforço na iluminação.

Campo Grande ganha um novo sistema viário para modernizar a mobilidade

Nesta quinta-feira (10/8), o presidente Lula e o prefeito Eduardo Paes também participaram da primeira detonação para construção do túnel sob o morro Luiz Bom. Logo depois, Paes e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, assinaram o termo para o repasse dos investimentos.

– A prioridade é melhorar a vida do povo trabalhador desse país, das pessoas mais necessitadas – afirmou Lula, que conheceu um dos novos ônibus “amarelinhos” do novo sistema BRT.

O Anel Viário de Campo Grande compreende a construção de um mergulhão sob a Avenida Cesário de Melo, um túnel de 600 metros sob o morro Luiz Bom, além da implementação das rótulas na rua Artur Rios e Estrada da Caroba. As novas rotas irão permitir o escoamento de tráfego de veículos na região central, diminuindo o tempo de deslocamento e facilitando a circulação. O projeto inclui dois quilômetros de ciclovia.

– Campo Grande é o maior bairro do Brasil, o coração econômico da Zona Oeste. Esse projeto do Anel Viário, do túnel, do mergulhão, das vias todas que serão feitas, é da década de 90, que nuca foi feito. Com essa parceria com o BNDES conseguimos viabilizar o financiamento para que as obras sigam a todo vapor, mudando a vida de quem mora em Campo Grande e permitindo que a região possa crescer – disse Eduardo Paes.

Outra grande intervenção prevista para integrar o Anel Viário é a implantação da nova Floresta da Posse. Uma área verde no coração de Campo Grande, com 950 mil m² – algo equivalente a mais de 130 campos de futebol. O projeto prevê o plantio de 240 mil árvores e recuperação dos mananciais, além de proteção da fauna e da flora nativas.

– Vamos ter um segundo semestre muito melhor do que o primeiro na economia. Estamos trabalhando fortemente para isso. E o BNDES voltou, olhando para aquilo que é estratégico, prioritário para o povo. Esse projeto é muito importante para o Rio, para o bairro de Campo Grande. Temos grandes intervenções: o anel viário, a interligação para a saída para a cidade do Rio, além do túnel. O dinheiro do BNDES é do povo, é de Campo Grande, é do Rio de Janeiro, é do Brasil – declarou Aloizio Mercadante.

O Plano de Mobilidade de Campo Grande conta com outras intervenções. Serão executadas obras como a ligação expressa da Estrada da Posse com a Avenida Brasil, passando por áreas ainda pouco adensadas. O objetivo é diminuir o fluxo veicular de vias saturadas como as estradas do Mendanha e do Lameirão. Também está planejada a implantação de um túnel sob o Morro João Vicente, além de pontes, viadutos e mais infraestrutura cicloviária.

O Binário Rio/SP (interseções entre a Estrada Rio-São Paulo, Rua Vitor Alves e a Estrada Rio do A); Largo da Maçonaria (otimização e distribuição de interseções viárias na Estrada do Mendanha); Duplicação da Estrada da Cachamorra, concluem o grande plano de mobilidade de Campo Grande.

Informações: Prefeitura do Rio
READ MORE - No Rio, Reestruturação do BRT contará com 700 novos ônibus

Metroviários de São Paulo marcam greve para a próxima terça-feira (15)

Os metroviários de São Paulo marcaram uma greve para a próxima terça-feira (15). A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Metroviários.

Um dos motivos para a greve seria um estudo que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) pediu, em abril, para conceder as linhas restantes da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) à iniciativa privada, segundo sindicato. A categoria é contra a privatização da CPTM.

Outro argumento dos metroviários para a paralisação seria um pregão, previsto para o dia 28, para a contratação de uma empresa para fazer a manutenção da Linha 15-Prata do monotrilho.

A categoria também alega que três trabalhadores da Linha 15-Prata e outros funcionários foram demitidos recentemente após testemunharem em processos. Os trabalhadores apontam ainda o "sucateamento" da empresa, com a falta de funcionários, desvio de função e sobrecarga de trabalho.

O sindicato suspendeu, em junho, uma greve agendada pela categoria após votação que aceitou a proposta do Metrô para atender as demandas reivindicadas.

Informações: Uol
READ MORE - Metroviários de São Paulo marcam greve para a próxima terça-feira (15)

Prefeitura de BH anuncia novo aumento de viagens no transporte coletivo

A partir desta terça-feira (8), o transporte coletivo da capital terá um acréscimo nos dias úteis de 133 novas viagens em 19 linhas. As medidas dão continuidade às ações implementadas pela Prefeitura de Belo Horizonte para a melhoria do transporte público na capital e atendem às demandas da população, tendo em vista que parte das linhas que receberão acréscimos de viagens estão entre as que recebem mais reclamações dos usuários.

Nesta terça-feira, 18 linhas vão receber 131 novas viagens, sendo 109 nos horários de pico (nas faixas de 5h, 6h, 7h, 16h, 17h e 18h) e 22 novas viagens no fora pico.

Confira as novas viagens das linhas:

- 205 - Metro Calafate/Buritis - 2 novas viagens;
- 707 - Estação São Gabriel/Jardim Guanabara - 7 novas viagens;
- 806 - Estação São Gabriel/Vista do Sol via Nazaré - 10 novas viagens;
- 808 - Estação São Gabriel/Paulo VI - 12 novas viagens;
- 823 - Estação São Gabriel/Bairro Vitoria - 13 novas viagens;
- 825 - Estação São Gabriel/Vitória II via UPA Nordeste - 11 novas viagens;
- 832 - Estação São Gabriel/Capitão Eduardo - 5 novas viagens;
- 1505 - Alto dos Pinheiros/Tupi - 3 novas viagens;
- 2104 - Nova Gameleira/BH Shopping - 5 novas viagens;
- 5250 - Estação Pampulha/Betânia - 4 novas viagens;
- 9032 - Granjas de Freitas/Centro - 12 novas viagens;
- 9208 - Taquaril/Conjunto Santa Maria - 8 novas viagens;
- 9412 - Conjunto Taquaril/Padre Eustáquio - 7 novas viagens;
- 9503 - Taquaril/Jaragua - 2 novas viagens;
- 5502C - Pousada Santo Antônio - 10 novas viagens;
- 5503A - Goiânia A - 9 novas viagens;
- 5503B - Goiânia B - 4 novas viagens;
- 8001A - Santa Inês/BH Shopping - 7 novas viagens.

Na próxima quinta-feira (10), a linha 5102 (UFMG / Santo Antônio) receberá duas novas viagens nos horários de pico.

As linhas 806, 808, 823 e 825 estão entre as mais reclamadas e serão beneficiadas nesta etapa.
Por isso é fundamental que o usuário registre a reclamação por meio do PBH APP, pelo WhatsApp (31) 98472-5715 ou no Portal de Serviços. Além da linha, é necessário que o passageiro informe o número do veículo e horário da ocorrência para melhor direcionar a equipe de fiscalização. Todas as reclamações são devidamente apuradas, enviadas às concessionárias para a resolução dos problemas e também são utilizadas para revisão e melhorias nos quadros de horários das linhas.

Entre as contrapartidas exigidas das empresas de ônibus estão mais viagens, qualidade dos veículos e respeito ao quadro de horários. Se os critérios estabelecidos pela Prefeitura de Belo Horizonte não forem atendidos para cada viagem, não haverá o pagamento da remuneração complementar às concessionárias. Equipes da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob) e da BHTRANS vão acompanhar e fiscalizar o cumprimento das viagens nas estações, nos pontos finais das linhas e por meio do COP-BH.

Esta é mais uma etapa das mudanças que vão acontecer após a sanção da Lei 11.458/23. Em julho/2003 já foram acrescidas 155 novas viagens aos sábados e 185 novas viagens nos dias úteis. Até o final deste ano as empresas terão que fazer um incremento de 10% nas viagens, saltando das atuais 21.700 para 23.870. Haverá ainda mais alterações em linhas e mudanças em quadro de horários, itinerário ou criação de novas linhas. Além disso, 420 novos veículos serão inseridos na frota até o final do ano.

O novo quadro de horários dos ônibus poderá ser acessado on-line.

Informações: Portal da Prefeitura
READ MORE - Prefeitura de BH anuncia novo aumento de viagens no transporte coletivo

Metroviários do Recife decidem prorrogar a suspensão da greve por mais 24 horas

Em decisão coletiva da categoria, os metroviários decidiram prorrogar a suspensão da greve por mais 24 horas, por causa do adiamento da terceira mediação pré-processual, acerca da paralisação dos metroviários no MPT, após o sindicato receber uma notificação da Procuradora-Chefe da Procuradoria Regional do Ministério Público do Trabalho – MPT, Dra. Ana Carolina.

Devido a uma agenda extraordinária, haverá uma alteração na data da Audiência de Conciliação entre os Sindicatos e a CBTU, agora marcada para quinta-feira, 10 de agosto, às 9h, no Ministério Público do Trabalho.

O presidente Luiz Soares informou o motivo de necessidade da manutenção da assembleia desta quarta-feira (9).

“A procuradora pediu para estender o prazo de suspensão da greve em mais 24 horas, por causa do adiamento da reunião. A gente da direção não vamos tomar uma decisão sem consultar vocês, por isso mantemos a assembleia de hoje para poder evidenciar a decisão coletiva e decidirmos se iremos suspender a greve por mais 24 horas ou se voltaremos à greve amanhã”, explicou.
Luiz também informou sobre a campanha de greve dos metroviários nas mídias, pelas ruas do Recife, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, foi iniciada no sábado, 5 de agosto, e será intensificada durante essa semana com 30 outdoors, 30 outbus, rádios e TVs.

Essa campanha é pela exclusão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Programa Nacional de Desestatização.

Início da Greve

Os metroviários decidiram entrar em greve por tempo indeterminado, no dia 3 de agosto, após conversas sem acordo com a CBTU sobre o Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2025.

A decisão foi deliberada na Assembleia Geral da categoria que aconteceu na noite da quarta-feira (2), onde os presentes decidiram, pela grande maioria dos votos, pela greve. Essa é a terceira paralisação da categoria em menos de um mês.

Informações: Portal da Prefeitura
READ MORE - Metroviários do Recife decidem prorrogar a suspensão da greve por mais 24 horas

São José dos Campos renova a frota de ônibus e amplia oferta de viagens

A Prefeitura de São José dos Campos inicia, nesta terça-feira (8), uma nova etapa do processo de renovação da frota de ônibus para ampliar a oferta de viagens no sistema de transporte público.

Vão entrar em operação na cidade 20 ônibus zero quilômetro e 3 veículos com menos de quatro anos de uso.

Os ônibus irão operar em linhas das empresas Expresso Maringá e Joseense Transporte, duas das três empresas que formam o Consórcio 123, responsável pelo serviço no município.

Na Joseense, as linhas que terão a troca no modelo de veículo serão: 237, 201, 202, 205, 243, 103 e 244. Já na Maringá, a alteração será nas linhas 340, 307, 209, 343, 333 e 325.

A renovação da frota garante mais qualidade nos serviços prestados aos passageiros e reduz custos. Nesta terça-feira, começa a substituição de 15 veículos da frota, com a circulação gradativa dos veículos.
Já a partir da próxima segunda-feira (14), sete novos ônibus serão incorporados à frota, ampliando a disponibilidade de veículos e o número de viagens nas linhas com maior volume de passageiros.

Nesta etapa, sete linhas das regiões Leste e Sudeste receberão reforço na frota operacional com a inclusão de veículos e viagens.

São elas: 201 (Bairrinho/Terminal Central), 202 (Bom Retiro/Terminal Central), 212 (Putim/Terminal Central - via Av. dos Astronautas), 219A (Jd.Santa Luzia/Terminal Central), 242 (Majestic/Praça Afonso Pena), 244 (Jardim São José/Termina Central) e 341(Eco Campos de São José/ Terminal Central).

Sustentabilidade

Todos os veículos novos possuem a tecnologia Euro6, um padrão internacional de redução na emissão de poluentes por veículos movidos à diesel.

No Brasil, o Euro6 faz parte do chamado da fase 8 do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve P8), regulamentado pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Reforço na frota operacional

A Prefeitura vem promovendo ajustes na operação do transporte coletivo. São ações que envolvem aumento de frota, alterações nos horários e nas programações, mudanças e ampliações de itinerários e a criação de novas linhas. As medidas buscam melhorar o sistema até a implantação da operação da frota 100% elétrica.

Ao todo já foram incluídos oito ônibus na frota operacional nas linhas. Em maio foram incluídos ônibus nas linhas 308, 231 e 237 e no mês de junho, nas linhas 107, 115, 304, 331 e 311.

E os VLPs 100% elétricos continuam oferecendo viagens nos horários do pico da manhã e tarde nas linhas 331, 204A e na linha 341-B. Também são realizadas viagens extras, no pico da manhã, na linha 128.

Acompanhe o horário e itinerário das linhas

São José dos Campos também conta com os aplicativos “Cittamobi” e Moovit, disponíveis para sistemas operacionais Android e iOS que informam, em tempo real, o horário da chegada do ônibus, locais de embarque e desembarque, itinerários, acessibilidade, entre outras funcionalidades.

Informações: Prefeitura de São José dos Campos
READ MORE - São José dos Campos renova a frota de ônibus e amplia oferta de viagens

Passageiros passam a contar com novo serviço de ônibus executivo em Teresópolis

O transporte coletivo de Teresópolis ganha a partir desta quarta-feira, 09, um novo serviço de ônibus executivo ligando os bairros do Alto e de Albuquerque. O serviço foi anunciado pelo Prefeito Vinicius Claussen e pelo diretor da empresa, Marcelo Augusto, no último dia 6 de julho, aniversário de 132 anos de Teresópolis e tem como objetivo estimular o uso do transporte coletivo entre as pessoas que utilizam o carro de passeio diariamente para chegar ao centro. Os dois micro-ônibus que vão operar a linha possuem diferenciais de conforto como poltronas acolchoadas e reclináveis, no estilo dos ônibus de viagem, acessibilidade e ar condicionado.

“A aquisição de novos ônibus para reforçar a frota, com 27 novas viagens em diversas linhas à disposição da população, e o lançamento do serviço de executivo ligando os bairros Alto e Albuquerque para incentivar o uso do transporte coletivo contribuem para atender de forma mais abrangente e confortável a população”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen, pontuando que o número de viagens na cidade terá também mais uma ampliação, com novos 16 horários nas linhas Fazenda Ermitage x Alto e Fazenda Ermitage x Vale da Revolta.

Para o diretor da Viação Dedo de Deus, Marcelo Augusto, a implantação do serviço executivo de transporte segue uma iniciativa bem consolidada como opção ao carro particular na ligação entre cidades populosas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. “Estamos gradativamente melhorando a frota e buscando soluções que possam estimular o uso do transporte coletivo. Teresópolis hoje sente os efeitos do crescimento do número de veículos com congestionamentos diários e que atrapalham a própria frequência dos ônibus nos pontos”.
De acordo com dados da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), Teresópolis possui uma frota total de pouco mais de 106 mil veículos, sendo 64 mil automóveis e 21 mil motocicletas. O último Censo 2022 apontou que a população da cidade aumentou 0,84%, porém, a quantidade de carros no município cresceu 44% nos últimos dez anos, percentual maior do que Petrópolis e Nova Friburgo, cidades vizinhas e mais populosas na Região Serrana, onde o número de automóveis cresceu, respectivamente, 33% e 32,5%.

Os ônibus executivos terão tarifa de R$ 7,50 e vão atender apenas passageiros pagantes. Eles circularão de segunda a sábado fazendo 24 viagens diárias. Não haverá redução dos horários dos ônibus convencionais de duas portas, que continuarão operando dentro da frequência regular para todos os passageiros, incluindo as pessoas com direito à gratuidade.

Novos horários e mais ônibus

 Além da chegada do novo serviço, a Viação Dedo de Deus divulgou que vai colocar em circulação nas próximas semanas mais dez ônibus seminovos. No último mês, a empresa já tinha iniciado a operação de outros dez veículos recém-adquiridos, sendo cinco ônibus e cinco micro-ônibus. O número de viagens na cidade terá também mais uma ampliação, com novos 16 horários nas linhas Fazenda Ermitage x Alto e Fazenda Ermitage x Vale da Revolta.

Na semana passada, a empresa já tinha implantado 27 viagens a mais na grade de horários atendendo bairros como o Espanhol, Meudon e Várzea. Conforme divulgado, a viação já renovou parte da frota da cidade esse ano com 22 ônibus, e ampliou em 238 horários o número total de viagens desde o início de 2023, atendendo a uma solicitação da Prefeitura.

Informações: Prefeitura de Teresópolis
READ MORE - Passageiros passam a contar com novo serviço de ônibus executivo em Teresópolis

Pesquisa do Metrô mapeia deslocamentos e aponta soluções para melhoria da mobilidade

Uma fotografia atualizada de como e por que as pessoas se locomovem em um dia útil na Região Metropolitana de São Paulo. Esse é o objetivo da nova Pesquisa Origem Destino (OD), iniciada pelo Metrô neste mês de agosto.

Realizada tradicionalmente a cada dez anos desde 1967 – antes mesmo da primeira linha de Metrô ser construída -, a sétima edição do maior levantamento de mobilidade urbana do país ocorreria apenas em 2027, mas foi antecipada para mapear o impacto da pandemia de Covid-19 na maneira como a população da Grande SP utiliza os meios de transporte no seu cotidiano.

“Não é só com passageiros do Metrô ou de transporte público. Ela pesquisa todos os deslocamentos, seja a pé, por automóvel, moto ou por diversos modos de transporte público. Ou seja, os deslocamentos que são feitos em um dia útil típico nas 39 cidades da região metropolitana de São Paulo”, explica Luiz Antônio Cortez, Gerente de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô de São Paulo.
Segundo Cortez, os hábitos de transporte da população mudaram no pós-pandemia. A demanda diária nas linhas do Metrô, por exemplo, nunca voltou aos níveis anteriores a 2020. Essa taxa, de acordo com a empresa, estacionou na casa dos 80% em relação à média de passageiros anterior à pandemia de Covid-19. O objetivo agora é entender essa nova dinâmica.

“A gente sabe que mudou, mas não sabe quanto e nem onde. Não se sabe se esses passageiros que estão faltando no Metrô migraram para o transporte individual. Ou se as pessoas estão em grande número trabalhando em regime domiciliar, por exemplo”, afirma Cortez.

Os dados da Pesquisa OD servem, entre outras coisas, para o Metrô estimar a demanda de passageiros de uma futura estação. Também ajudam na decisão sobre construir uma nova rodovia ou um novo acesso viário. Para isso, o levantamento fornece dados que mostram com precisão de onde, para onde, de que forma e o motivo pelo qual as pessoas fazem suas viagens diárias.

O levantamento serve não apenas para subsidiar as políticas de transporte e logística para a região. Pelo nível de detalhes levantados – como costumes diários e perfil de renda e consumo dos domicílios – os dados também são utilizados para modelagem de políticas de outras áreas do poder público.

“O banco de dados é público e é usado não só por quem trabalha com transporte, mas por todo mundo que trabalha com planejamento urbano. Órgãos públicos, a Secretaria da Segurança Pública e a da Saúde também usam muito”, diz o Gerente de Planejamento do Metrô.

Um dos exemplos foi o combate à febre amarela em São Paulo há alguns anos. A partir da identificação dos bairros e regiões de maior incidência da doença, foram tabuladas as zonas que tinham maior interface de deslocamento com os locais de surto. Com isso, as regiões para onde provavelmente o vetor da doença se expandiria receberam prioridade na vacinação.

Além disso, a Polícia Militar pode consultar dados da pesquisa para a alocação de contingente nos territórios. Cursos universitários de engenharia de transporte, engenharia civil, arquitetura e urbanismo, entre outros, também costumam utilizar os bancos de dados para fins de pesquisa.

Os dados são úteis ainda para a iniciativa privada. A partir do banco de informações, é possível fazer estudos de viabilidade de um novo empreendimento comercial ou imobiliário, por exemplo.

Como é feita a pesquisa

A primeira etapa da pesquisa é a de campo, com as visitas das equipes aos domicílios. Esse trabalho será realizado entre agosto e novembro deste ano e de fevereiro a março de 2024, com interrupção durante o período de férias, que modifica os hábitos comuns de viagens das pessoas. Após a conclusão da apuração, os dados serão tratados para a obtenção dos resultados.

Foram georreferenciados 1,2 milhão de endereços em 527 zonas pelos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. A pesquisa vai usar as informações coletadas em uma amostra de 32 mil domicílios. Ao todo, até 400 pessoas estarão em campo para a aplicação do questionário.

A coleta das informações é feita com todos os integrantes de um domicílio para saber quantos, quais e como são feitos seus deslocamentos ao longo de um dia.

Há ainda uma outra etapa da pesquisa, chamada de Viagens Externas, com a contagem classificada de veículos em rodovias de acesso à RMSP. Isso é feito por meio de equipamentos eletrônicos instalados em locais estratégicos.

Os passageiros dos aeroportos de Cumbica (Guarulhos) e Congonhas (São Paulo), além dos terminais rodoviários do Tietê, Barra Funda e Jabaquara, bem como pontos de parada de ônibus fretados próximos às estações de metrô, também serão pesquisados.

Informações: Governo de São Paulo
READ MORE - Pesquisa do Metrô mapeia deslocamentos e aponta soluções para melhoria da mobilidade

Prefeitura de Teresina abre licitação de R$ 134 milhões para compra de 100 novos ônibus

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

A Prefeitura de Teresina planeja adquirir mais ônibus para que possam somar ao transporte público da capital. Para aumentar a frota, a gestão pública teresinense concluiu o edital de lançamento para pregão eletrônico com a estimativa de investimentos em R$ 134 milhões. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira (07).

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informou que atualmente 300 ônibus circulam por todas as regiões da cidade. Com a proposição de novos investimentos, a pasta espera adquirir 100 novos veículos e, assim, auxiliar no ir e vir dos usuários teresinenses.

Em abril deste ano, a prefeitura iniciou uma proposta de aumentar a frota mensalmente com 20 veículos. A meta, segundo a PMT, era chegar em agosto, mês do aniversário da cidade, com 300 veículos circulando.

“Já atingimos o número da proposta inicial que era o aumento de 20 a cada mês, que começou em abril até agosto com 300 veículos no total e dobramos o número de viagens nas principais linhas de ônibus”, disse a pasta municipal.
A retirada do edital para compra dos novos ônibus inicia nesta quarta-feira (09). As propostas irão ocorrer no dia 23 deste mês, a partir das 9h30.

Sindicato não confirma quantitativo
O secretário de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro), Cláudio Gomes, não confirmou que os 300 ônibus estejam de fato circulando em Teresina. Ele argumentou ao O Dia que antes do período de pandemia da covid-19, cerca de 450 veículos rodavam na cidade, juntamente com os corujões, transportes que circulavam no período da madrugada.

“Infelizmente, esses números a gente não pode tanto afirmar como negar, até porque o sistema está cheio de picos. Na hora de pico algum ônibus extra pode circular e essa quantidade pode variar no decorrer do dia”, ressaltou o secretário.

O Sintetro argumentou, ainda, que trabalha para fiscalizar o sistema de transporte público da capital para certificar que o percentual informado pela prefeitura seja cumprido.

Atualmente, eu sei que a quantidade de ônibus circulando gira em torno de 250 ônibus, ou até menos que isso. Os empresários estão faltando com a população, quando recebessem recursos destinados para o transporte público, esses valores seriam transformados em mais ônibus para a cidade

Informações: Portal O Dia
READ MORE - Prefeitura de Teresina abre licitação de R$ 134 milhões para compra de 100 novos ônibus

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960