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Parada de ônibus na zona Norte de Manaus ganha cara nova

sexta-feira, 14 de abril de 2023

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), iniciou, nesta quarta-feira, 12/4, uma ação de limpeza e pintura na parada de ônibus e na avenida Max Teixeira, localizada na zona Norte da cidade. A medida tem como objetivo garantir mais conforto e segurança para os usuários do transporte público e para os moradores da região.

A equipe responsável pela ação utilizou equipamentos específicos para a limpeza da parada de ônibus, removendo sujeira e pichações. Além disso, a estrutura recebeu uma nova pintura, deixando o local mais agradável e aconchegante para os usuários.

Segundo o secretário da pasta, Sabá Reis, a ação faz parte de um conjunto de medidas que visam melhorar a qualidade de vida da população. “Estamos trabalhando para garantir uma cidade mais limpa, segura e confortável para todos os nossos cidadãos. Ações como essa, que envolvem limpeza e manutenção das áreas públicas, são fundamentais para alcançarmos esse objetivo. É isso que o prefeito David Almeida, espera, que façamos sempre o melhor pela cidade”, afirmou.
A população da região recebeu a ação com satisfação. “Estávamos precisando de uma ação como essa, que valoriza o nosso bairro e garante mais conforto e segurança para a população. Agradeço a Prefeitura de Manaus por essa iniciativa”, destacou a usuária de transporte coletivo, Maria da Silva.

A avenida também recebeu ação de limpeza em suas calçadas e meio-fio. A equipe responsável também retirou entulhos e outros materiais que estavam obstruindo o trânsito na área.

Informações: Prefeitura de Manaus
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Câmara de Joinville aprova regulamentação do transporte coletivo e permite licitação

A Câmara de Vereadores de Joinville aprovou nesta terça-feira (11) o Projeto de Lei Ordinária nº 6/2023, que regulamenta o transporte coletivo. O texto define uma série de obrigações e direitos da Prefeitura, prestadora do serviço e dos passageiros, possibilitando assim a realização do edital de licitação do transporte na cidade do Norte de Santa Catarina. O executivo municipal deve lançar o edital até junho.

Entre as regulamentações do projeto está a definição das gratuidades e descontos na tarifa. Uma emenda protocolada em plenário durante a sessão pelo vereador Nado (PROS) foi incorporada ao texto final e prevê a isenção de tarifas para pessoas com deficiência, com câncer e com doença renal. A isenção poderá ser obtida mediante comprovação por laudo médico de instituição pública ou privada, e não apenas de instituição pública, como previa o texto original.

O projeto foi aprovado na Câmara e agora segue para sanção ou veto do prefeito Adriano Silva.

Além do PLO 6/2023, tramita ainda na CVJ o Projeto de Lei Ordinária nº 5/2023, que deve se tornar uma “lei mãe” ou “lei troncal”, nomes utilizados pelos representantes do Poder Executivo, a partir da qual cada modal de transporte deve ter uma lei própria.


Esse projeto tem caráter mais geral, listando todas as formas de transporte coletivo que estão sob gestão, em alguma medida, da Secretaria de Infraestrutura. Entre essas modalidades estão os ônibus, os transportes escolar, turístico e de fretamento, táxis e mototáxis e aplicativos. Cada uma, no entanto, deve ser regulada por lei própria.

Informações: NDmais
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Passagem do Metrô do Rio sobe para R$ 6,90 a partir desta quarta-feira

quarta-feira, 12 de abril de 2023

A passagem do metrô passará a custar R$ 6,90 a partir desta quarta-feira (12). O reajuste de R$ 0,40 na tarifa foi regulamentado pela Agência Reguladora dos Transportes (Agetransp) no início do mês de março, quando também ficou determinada a data de início da cobrança.

De acordo com o órgão, o reajuste considera o índice de 5,77% referente à variação de preços do IPCA. O cálculo feito pelo IBGE tem como base a inflação. 

Apesar do reajuste, o usuário ainda pode pagar um valor inferior se aderir à Tarifa Social criada pelo Governo do Estado. O cadastro pode ser feito a qualquer momento e garante o bilhete a um preço de R$ 5. Até segunda-feira (10), 180 mil pessoas já haviam se inscrito para ter o benefício. 
Para ter direito ao benefício, é preciso ter idade entre 5 e 64 anos, com renda mensal até R$ 7 mil e estar com seu documento vinculado a um Bilhete Único Intermunicipal. Aderindo à Tarifa Social, o usuário do transporte poderá economizar R$ 83,60 por mês, considerando ida e volta em 22 dias úteis. A economia equivale a 16 viagens mensais. 
Segundo o Governo do Estado, quem já tem o BUI ativo e vinculado ao seu CPF não precisa fazer nada para ativar a Tarifa Social. No caso dos usuários que tem Vale-Transporte feito pelo empregador, é preciso solicitar o cadastro para a própria empresa. As informações detalhadas sobre o cadastro podem ser confirmadas no site da Riocard. 

Confira a lista das unidades:

Carioca (7h às 19h)
Maracanã - (7h às 19h)
Siqueira Campos - (10h às 19h)
Jardim Oceânico - (10h às 19h)
Pavuna - (10h às 19h)
Coelho Neto - (10h às 19h)
Irajá - (10h às 19h)
Saens Peña - (10h às 19h)
São Conrado - (10h às 19h)
Botafogo - (10h às 19h)

Informações: O Dia
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Em Curitiba, Linhas Interbairros II e III terão pagamento exclusivo por cartão a partir de sábado

A Urbanização de Curitiba (Urbs) informa que as linhas 020-Interbairros II (horário), 021-Interbairros II (anti-horário) e 030-Interbairros III passarão a ter pagamento exclusivo por cartão a partir do próximo sábado (15/4).

A tarifa pode ser paga por cartão-transporte da Urbs e também cartões de débito e crédito, já que todas as linhas da capital contam com essa funcionalidade, desde abril de 2022.

O cartão já é opção de pagamento da maioria 80 mil dos passageiros/dia destas linhas. Somente 5,22% pagam com dinheiro. 

Praticidade
Desde março de 2020, a Urbs vem ampliando o número de linhas que aceitam exclusivamente cartão como pagamento, processo que foi acelerado em 2022. Hoje, das 242 linhas de Curitiba, 239 só aceitam pagamento com cartão (já incluindo as três que vão migrar no próximo sábado).
Considerado mais prático e seguro, o cartão ajuda a dar velocidade no embarque, além de diminuir a circulação de dinheiro nos veículos, o que inibe assaltos e roubos. 

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, destaca que o pagamento por meio eletrônico vem ajudando a reduzir o número de assaltos no transporte coletivo. Entre 2019 e 2022, o número de ocorrências caiu 87%.

"Até a segunda quinzena de maio, terminamos o projeto. As últimas linhas a migrarem serão as Interbairros IV, V e VI”, acrescentou Maia Neto.

A exclusividade do cartão vale quando a passagem é paga dentro do veículo. Nas estações-tubo e terminais, o pagamento continuará a ser realizado por dinheiro e cartões. 

Agendamento
A confecção da primeira via do cartão-transporte é gratuita. Para fazer o cartão, o usuário deve agendar atendimento e depois comparecer nas unidades da Urbs nas Ruas da Cidadania.

Fazer o cartão é rápido e fácil. É necessário levar ao local de atendimento documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos. Todas as unidades trabalham das 12h30 às 18h30 em dias úteis.

Informações: URBS
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Setor de ônibus coletivo urbano acumula prejuízo de R$36 bi e tem desafio de atrair novos passageiros

A pandemia de covid-19 causou uma perda financeira estimada em R$ 36 bilhões para o setor de transporte público por ônibus urbano, acumulado entre março de 2020 e fevereiro de 2023. Além do prejuízo irrecuperável, nos últimos três anos, o setor de transporte coletivo urbano por ônibus ainda sente outros reflexos negativos da pandemia. Segundo levantamento da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), além do prejuízo financeiro, houve também a redução de 90 mil empregos diretos no setor -- do início da pandemia até janeiro deste ano. Outro impacto foi a interrupção da prestação de serviço por 55 operadoras/consórcios operacionais, no período. Ainda foram registradas 397 paralisações, em 108 sistemas de transportes coletivos por ônibus.

Além do quadro alarmante, a recuperação do número de passageiros transportados no pós-pandemia foi apenas parcial. De acordo com estudos realizados, a demanda atual já atingiu 82,8% dos níveis verificados na pré-pandemia. "Recuperamos cerca de 80% da demanda que tínhamos (antes da pandemia), mas perdemos, definitivamente, uma parcela de clientes para o e-commerce, para o home-office, para os aplicativos e para a carona solidária", esclarece Francisco Christovam, presidente-executivo da NTU. Christovam acrescenta que, ao contrário da expectativa de evolução positiva da demanda, a perda financeira jamais será recuperada. “Não se trata de uma receita diferida, ou seja, de recursos que deixamos de receber, mas que poderemos reaver no futuro. É um dinheiro que nunca mais entrará no caixa das empresas operadoras”, afirma o executivo.

Diante desse cenário, a NTU entende que existem três desafios a serem superados, a curto prazo, pelas empresas: tentar recuperar os passageiros que deixaram o ônibus e optaram por outros modos de deslocamento; não perder mais passageiros e atrair novos clientes. "Estamos cientes de que esse desafio é muito maior agora, porque, depois da pandemia, alguns atributos da viagem sofreram mudanças significativas. Atualmente, os passageiros se tornaram mais exigentes e, para eles, não basta que o serviço tenha regularidade e confiabilidade. Hoje, eles querem também pontualidade, segurança, conforto, menos lotação e melhores condições de espera dos ônibus nas estações de embarque e desembarque”, avalia o presidente.

O relatório da NTU revela ainda outro fenômeno do pós-pandemia, que é a implementação da tarifa zero, especialmente nas cidades de pequeno porte, com população menor do que 50 mil habitantes, que representam 55% dos casos. Hoje, no total, já são 74 cidades que adotam a tarifa zero, no país. Desse total, 67 implementaram tarifa zero em todo o sistema de transporte, durante todos os dias da semana. Em 3 cidades, a tarifa zero abrange todo o sistema, somente em dias específicos da semana; e, nas 4 cidades restantes, a tarifa zero engloba parcialmente o sistema, durante todos os dias da semana.

Marco Legal

Mesmo com forte impacto financeiro, acumulado durante a pandemia, as empresas estão mais otimistas. O levantamento da NTU mostra que, antes da Covid-19, apenas São Paulo e Brasília tinham subsídios expressivos em relação ao custo total de produção dos serviços. Hoje, são 59 sistemas de transporte urbano, com subsídios permanentes, abrangendo 159 cidades.

O estudo também revela que foram implementadas 153 iniciativas de concessão de subsídios pontuais, em 138 sistemas de transportes coletivos urbanos, para garantir a continuidade da oferta de serviço, durante a pandemia. O presidente executivo da NTU informa que, até o momento, 38 sistemas já fazem a diferenciação da tarifa de remuneração, que cobre os custos da prestação do serviço, para a tarifa pública, que é o valor pago pelo passageiro, para realizar a sua viagem. Essa prática já abrange 12 capitais e regiões metropolitanas e outras 26 cidades.

Essa separação de tarifas, já prevista na Lei Federal Nº 12.587/2012, está inserida em duas propostas de criação de um novo marco legal para o transporte público no Brasil. Uma delas tramita no Senado Federal: trata-se do Projeto de Lei nº 3278/2021, apresentado pelo então senador, Antonio Anastasia, que torna obrigatória a separação das tarifas.

A outra proposta foi elaborada pela Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, órgão do antigo Ministério do Desenvolvimento Regional, atual Ministério das Cidades, e ainda não foi apresentada ao Congresso Nacional. "O marco legal traz uma nova base jurídica que vai reconceituar a relação entre poder público e iniciativa privada", explica o presidente.

Com a perspectiva de aprovação desse novo instrumento de reestruturação do transporte público, com foco nas melhores práticas de prestação de um serviço de qualidade, as empresas alimentam boas expectativas para o setor, ao longo do ano.

Informações: NTU
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Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela recebe feira de adoção de cães


A Estação São-Morumbi da Linha 4-Amarela de metrô vai receber uma feira de adoção de cães nesta quarta-feira (12). A campanha será realizada das 11h às 16h. Ao todo, 20 pets estarão presentes no local para serem adotados.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, com a ONG Cão Sem Dono. Nas estações, o interessado em adotar passa por uma entrevista com um voluntário da organização.
Se aprovado, o futuro dono assina um termo de adoção responsável e registra o animal em seu nome, pela Prefeitura de São Paulo. A ONG, então, agenda dia e horário para levar o animal até seu novo dono ou, se a pessoa preferir, pode retirar o animal no abrigo da Cão Sem Dono.

No evento, serão disponibilizados folhetos informativos e dicas de como ter e cuidar de um pet. Além disso, representantes da ONG estarão presentes para tirar dúvidas sobre castração e vacinação.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 30 milhões de animais estão em situação de rua, dentre eles, 20 milhões são cachorros. Por isso, na campanha “Adoção Responsável”, os pets a serem adotados são animais que foram resgatados de condições insalubres e receberam cuidados veterinários.

Serviço:

Campanha Adoção Responsável - ONG Cão Sem Dono
Onde: Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela
Quando: quarta-feira (12/04), das 11h às 16h 

Informações: ViaQuatro
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Volvo fecha as primeiras vendas de seus novos ônibus rodoviários Euro 6

Apresentada na última LatBus, a nova geração de ônibus rodoviários Volvo já tem 147 encomendas de empresas de transporte de todas as regiões do País. Equipada com a mais avançada tecnologia mundial para o transporte de passageiros, a família de chassis é composta pelos modelos B380R, B420R, B460R e B510R, sendo este o mais potente ônibus do Brasil

“Estamos muito otimistas com os primeiros negócios e a alta receptividade dos clientes. O mercado de ônibus rodoviários vem em recuperação nos últimos anos e os novos modelos Euro 6 reforçam ainda mais nossa oferta de veículos de alta tecnologia, em que já somos referência”, declara André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.

“O segmento de chassis rodoviários vem se recompondo desde a pandemia. Além do represamento de viagens naquele período, o dólar valorizado aumentou a demanda por viagens domésticas, notadamente as de rotas longas. Os novos ônibus Volvo oferecem alta segurança e conforto aos passageiros, com excepcional economia de combustível para os frotistas. É uma combinação perfeita”, assegura Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo.

Chassi Volvo B460R 6X2 Euro 6

A família de chassis tem versões 4×2, 6×2 e 8×2 para todos os modelos. Na versão 4×2, a capacidade de carga é de 19,5 toneladas; na 6×2, 24,75 toneladas e na 8×2, a capacidade chega a 29,25 toneladas.


Mais econômicos

A boa receptividade dos novos chassis Volvo vem por conta dos aprimoramentos realizados pela marca, como os motores de 13 litros e a nova geração da caixa de câmbio I-Shift, os mesmos que equipam o consagrado caminhão Volvo FH. Juntas, essas e outras novidades reduziram o consumo de combustível em até 9%.

O propulsor tem a tecnologia common rail, que consegue maior pressão de injeção de combustível, fazendo com que a queima seja perfeita, gerando maior eficiência energética. Os chassis também são dotados da Aceleração Inteligente Volvo, um sistema que entrega torque na medida exata para o melhor desempenho e máxima economia. A transmissão I-Shift de 7ª geração permite trocas de marcha ainda mais rápidas e suaves.

Sempre na vanguarda, a engenharia da Volvo separou o radiador de água do Intercooler, uma mudança que garantiu menor perda térmica. “Este desenho criativo permitiu que o compartimento do motor mantenha temperaturas mais estáveis, proporcionando maior vida útil do óleo, com um intervalo de troca de mais de 100 mil quilômetros, 30% a mais do que na geração anterior”, assegura Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas de ônibus da Volvo.

Outro avanço é o novo painel de instrumentos totalmente digital, o mesmo dos caminhões Volvo FH, com mais de 90 funções. O motorista pode customizar três modos de visualização, dependendo das informações que desejar priorizar. O volante é novo e o condutor tem agora os controles do piloto automático e do computador de bordo sem a necessidade de mover as mãos.

Os novos chassis também têm alternadores eletrônicos. Conectados entre si, eles têm vida útil maior e melhor eficiência de carregamento de bateria. Outra mudança ocorreu na arquitetura eletrônica, chamada Multiplex 3. Ela 

Segurança total

Em linha com a visão Zero Acidentes da Volvo, a nova geração evoluiu também na segurança. O freio motor VEB+ (Volvo Engine Brake) tem agora 510cv, 30% a mais do que a versão anterior e continua sendo o mais potente em todo o mercado. Além disso, é possível ainda a instalação de Retarder, como item opcional. Quando atuando em conjunto com o VEB+, a potência de frenagem total chega a 1.100 cv.

A marca manteve também os avançados dispositivos do “Sistema de Segurança Ativa” (SSA), “Programa Eletrônico de Estabilidade” (ESP) e “freios à disco com sistema de controle eletrônico EBS de 5ª geração”. Os veículos têm ainda os sistemas de segurança mais recentes, como o “Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência”, “Aviso de Mudança de Faixa”, “Sinal de Alerta no Para-brisa”, “Piloto Automático Adaptativo” e “Assento Vibratório”. A nova linha habilita também o SSA para carrocerias com para-brisa bipartido.

Informações: Balcão Automotivo
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Strans Teresina vai voltar linhas extintas de ônibus e usará modelo do Rio de Janeiro

A Strans (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito) prepara uma série de medidas no sistema de transporte coletivo após acordo de R$ 3,3 milhões com os consórcios de ônibus. 

Entre as ações que serão implementadas nos próximos dias está o retorno de linhas/rotas extintas, o aumento da frota de ônibus e mudanças nas paradas de ônibus. Outra novidade é a aquisição de 150 novos ônibus para serem geridos no mesmo modelo que acontece no Rio de Janeiro.

“Vamos usar o modelo do Rio de Janeiro em que as linhas troncais do BRT é feito por uma empresa em conjunto com a prefeitura. Vamos copiar o que é bom e melhorar ainda mais o sistema”, disse o superintendente da Strans, Bruno Pessoa.  
Ontem, mais 20 ônibus foram integrados a frota. Com isso, segundo o surpreendente, 240 veículos estão circulando na capital. 

“Estamos retornando algumas linhas como o itinerário do IAPC na zona Sul de Teresina a partir de segunda-feira e acredito que aos poucos a gente consegue melhorar significativamente o transporte”.

O superintendente informou ainda que a diretoria de fiscalização está em campo para que o acordo seja cumprido, principalmente no horário de pico. Rastreadores serão instalados em cada veículos para que as ordens de serviços sejam cumpridas. 

Segundo o superintendente, a proposta é que aumente cada mês 20 ônibus para chegar em agosto com 300 veículos circulando. 

“Está tramitando na Strans uma licitação para que a gente possa adquirir ônibus novos e incrementar ainda mais a frota. Até a próxima semana lançaremos o edital”.

A ideia é a prefeitura adquirir os 150 ônibus para serem geridos em conjunto (Setut/Strans) em uma espécie de financiamento. Cada mês, a prefeitura abaterá um valor, que será acordado com os empresários, referentes aos ônibus comprados. O contrato ainda está sendo elaborado.

O diretor de Transportes da Strans, Felipe Leal, informou que além da linha IAPC que retornará na próxima semana, a superintendência estuda o retorno de rotas desativadas como Saci – Shopping, Promorar-Barão, linhas da zona Norte  que passa pela Uespi, além de rotas do Pedra Mole, Vale do Gavião e vila Irmã Dulce.

“Vamos também modernizar as paradas de ônibus e melhorar as estações para melhor acomodação dos passageiros”, disse Felipe Leal, que finaliza o projeto das paradas de ônibus.


Flash Yala Sena
Informações: Cidade Verde
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