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Qatar Airways faz parceria com a Gevo para comprar 25 milhões de galões de combustível sustentável

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

A Qatar Airways e a Gevo, produtora de combustível de aviação sustentável (SAF), assinaram um acordo de compra em que a companhia aérea irá adquirir 25 milhões de galões americanos de SAF puro ao longo de cinco anos, com entregas previstas para começar em 2028 em vários aeroportos da Califórnia. Assim, a companhia aérea irá adquirir 5 milhões de galões americanos de SAF puro todos os anos, o combinando com seu suprimento existente de combustível convencional para jatos e tornando-se a primeira na região do Oriente Médio e África a anunciar um compromisso com um acordo internacional de compra SAF.


Essa parceria faz parte do compromisso anterior da Qatar Airways, juntamente com outros membros da oneworld® Alliance, de comprar até 200 milhões de galões americanos de SAF da Gevo. A utilização de SAF é um dos pilares da Qatar Airways e do plano da oneworld de atingir zero emissões líquidas até 2050. Em setembro de 2020, a oneworld tornou-se a primeira aliança global de companhias aéreas a se unir em torno de uma meta comum para alcançar a neutralidade de carbono com zero emissões líquidas do componente até 2050. 

A aliança posteriormente se comprometeu com uma meta de 10% de uso sustentável de combustível de aviação até 2030. A Qatar Airways está muito interessada em aumentar o uso de SAF em nível comercial, observando que o produto a ser adquirido será certificado sob a sustentabilidade critérios estabelecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO). Comparado com o combustível de aviação de base fóssil, o SAF resulta na redução das emissões de dióxido de carbono ao longo de seu ciclo de vida. A tecnologia atual permite que as reduções de CO2 com o uso de SAF cheguem a 85% quando comparadas ao combustível de aviação convencional.

O CEO do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker, disse: “A Qatar Airways continua a priorizar nosso compromisso com voos net-zero até a metade do século. A descarbonização da aviação requer uma incorporação gradual de combustíveis com baixo teor de carbono e sustentáveis, e estamos orgulhosos de colaborar neste esforço global para um futuro melhor. Unindo forças com outros membros da oneworld, estamos apoiando a Gevo para estabelecer suas instalações de produção de SAF para aumentar o fornecimento e nos aproximar de nossa meta de substituir 10% de nosso combustível convencional para jatos por SAF até 2030.”

“Ao trabalhar com agricultores em práticas agrícolas regenerativas, a Gevo pode fornecer matérias-primas não prejudiciais para produzir combustível de aviação sustentável, além de aumentar a saúde do solo, sequestrar carbono e fornecer produtos nutricionais para a cadeia alimentar'', disse Patrick R. Gruber, CEO da Gevo. “Ao incorporar a sustentabilidade em cada etapa do nosso sistema de negócios, desde a matéria-prima cultivada de forma não agressiva até o uso de energia renovável para produção, estamos ajudando a Qatar Airways e outros membros da aliança oneworld a atingirem suas metas de redução de emissões.”

A Qatar Airways fez progressos significativos para alcançar a sustentabilidade ambiental e a descarbonização, e atualmente está voando com uma das frotas mais jovens e econômicas. É a primeira companhia aérea do Oriente Médio a obter o credenciamento ao mais alto nível no Programa de Avaliação Ambiental da IATA (IEnvA) e a primeira a ingressar na plataforma IATA CO2NNECT, oferecendo um novo programa voluntário de compensação de carbono para remessas de carga aérea, continuando a avançar uma agenda ambiciosa para demonstrar liderança ambiental em todo o setor de aviação global.
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SPTrans altera itinerários de nove linhas na região de Santana a partir de 5 de novembro


A SPTrans informa que a partir de sábado, 5 de novembro, nove linhas de ônibus terão seus itinerários alterados e passam a circular pela Rua Darzan e deixam de atender a Rua Leite de Morais, na região de Santana, Zona Norte. A mudança visa melhorar o desempenho das linhas.

Não haverá desatendimento a pontos de parada.

Acompanhe os novos itinerários:

178T/10 Metrô Santana – Ceasa
177H/10 Metrô Santana – Cidade Universitária
177H/21 Metrô Santana – Pinheiros

Ida: sem alteração.
Volta: normal até a Rua Voluntários da Pátria, Rua Darzan, Avenida Cruzeiro do Sul, Rua Leite de Morais, Terminal Santana. 

1741/10 Vila Dionísia – Metrô Santana
1742/10 Jardim Antártica – Metrô Santana
1744/10 Lauzane Paulista – Metrô Santana
1756/10 Pedra Branca – Metrô Santana
1758/10 Jardim Antártica – Metrô Santana
1759/10 Jardim Pery – Metrô – Santana

Ida: normal até a Rua Voluntários da Pátria, Rua Darzan, Avenida Cruzeiro do Sul, Rua Leite de Morais, Terminal Santana. 
Volta: sem alteração.

Informações: SPTrans
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Urbs conclui primeira etapa de reforma do Terminal Cabral

A Urbanização de Curitiba (Urbs) concluiu a primeira etapa de obras no Terminal Cabral. O projeto contempla a reforma das duas plataformas de embarque e desembarque do biarticulado, nos dois sentidos (bairro/Centro e Centro/bairro). 


As obras começaram na plataforma sentido Centro/bairro em 10 de outubro. Para que o embarque e desembarque de passageiros ocorresse normalmente, os trabalhos se concentraram em 50% da plataforma. Com a liberação dessa primeira etapa, as obras prosseguem nos 50% restantes.

Um dos mais importantes da cidade, o Terminal Cabral recebe cerca de 73 mil passageiros por dia útil. O projeto contempla quatro fases, que devem estar concluídas no fim de janeiro de 2023, com recurso de R$ 627,3 mil.

Estações-tubo
O investimento se soma aos R$ 5,9 milhões que serão aplicados na revitalização de 85 estações-tubo, que começa na próxima quinta-feira (3/11)  O foco é a reforma dos pisos, mas a revitalização inclui também pinturas e reposicionamento do posto de trabalho em 17 estações-tubo.

Segundo previsão da Urbs, a reforma das estações-tubo deve ser concluída até 20 de dezembro.

Informações: URBS
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Mobi-Rio publica edital para contratação de 250 motoristas de articulados para o sistema BRT

A Mobi-Rio vai contratar 250 motoristas de ônibus articulados. O edital 022/2022 foi publicado nesta quinta-feira (3/11), no Diário Oficial do Município. As inscrições, que começam na sexta-feira (4/11) e vão até a próxima terça-feira (8/11), devem ser feitas online no site da Mobi-Rio, acessando a página Vem Pra Mobi-Rio.


No edital, encontram-se as informações para se candidatar às vagas, que são para preenchimento imediato. Um dos requisitos para participar do processo seletivo é ter experiência como condutor de veículos de grande porte. O salário é de R$ 3.228,40, além de vale-alimentação no valor de R$ 500,00.

A necessidade de aumentar o quadro de motoristas decorre das melhorias que vêm sendo realizadas pela Prefeitura do Rio no sistema BRT, entre elas a compra de 220 novos articulados que entram em operação até março de 2023. Parte deles começará a circular já em dezembro deste ano no corredor Transolímpica, cujas estações estão sendo todas remodeladas. Em março, essa nova frota estará rodando também no corredor Transcarioca.

Informações: Prefeitura do Rio
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Show altera linhas de ônibus no fim de semana na Zona Oeste de SP

A SPTrans informa que a partir das 20h30 de sábado, 5 de novembro, e no domingo, dia 6, a partir das 20h, devido a realização do show do cantor Michael Bublé será necessário alterar os itinerários de 26 linhas de ônibus que circulam no entorno do Allianz Parque, na Av. Francisco Matarazzo, 1.705, na Água Branca.


Confira as mudanças de itinerário:

1896/10 Jaraguá – Pça. Ramos de Azevedo
8000/10 Term. Lapa – Pça. Ramos de Azevedo
8000/1 Term. Lapa – Pça. Ramos de Azevedo
8400/10 Term. Pirituba – Pça. Ramos de Azevedo
8549/10 Taipas – Pça. do Correio
8594/10 Cid. D`Abril – Pça. Ramos de Azevedo
8622/10 Morro Doce – Pça. Ramos de Azevedo
8686/10 Mangalot - Lgo. do Paissandu
8677/10 Jd. Líbano – Lgo. do Paissandu
938C/10 COHAB Taipas - Term. Princ. Isabel
978J/10 Voith – Term. Princesa Isabel

Ida: normal até R. Clélia, Vd. Pompéia, Av. Pompéia, Av. Nicolas Bôer, Av. Mq. de São Vicente, Pça. Luiz Carlos Mesquita, Av. Mq. de São Vicente, Av. Dr. Abrahão Ribeiro, Pça. David Raw, Vd. Pacaembu, Av. Pacaembu, Av. Auro Soares de Moura Andrade, R. Mário de Andrade. Av. Gal. Olímpio da Silveira, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

129F/10 Conexão Petrônio Portela – Metrô Barra Funda
8055/51 Perus – Metrô Barra Funda
948A/10 Vl. Zatt – Metrô Barra Funda

Ida: normal até R. Clélia, Vd. Pompéia, Av. Pompéia, Av. Nicolas Bôer, Av. Mq. de São Vicente, Pça. Luiz Carlos Mesquita, Av. Mq. de São Vicente, Av. Dr. Abrahão Ribeiro, Pça. David Raw, Vd. Pacaembu, Av. Auro Soares de Moura Andrade, Metrô Barra Funda.
Volta: Sem alteração.

A R. Palestra Itália, entre a Pça. Marrey Júnior e Av. Pompéia, será interditada.

8545/10 Penteado – Metrô Barra Funda

Ida: normal até R. Clélia, Vd. Pompéia, Av. Pompéia, Av. Nicolas Bôer, Av. Mq. de São Vicente, Pça. Luiz Carlos Mesquita, Av. Mq. de São Vicente, Av. Dr. Abrahão Ribeiro, Pça. David Raw, Vd. Pacaembu, Av. Auro Soares de Moura Andrade, Metrô Barra Funda.
Volta: normal até R. Pedro Machado, Av. Francisco Matarazzo, R. Carlos Vicari, prosseguindo normal.

A R. Palestra Itália, entre a Pça. Marrey Junior e Av. Pompéia, será interditada.

938P/10 Jd. Tereza – Metrô Barra Funda
938V/10 Jd. Vista Alegre – Metrô Barra Funda
978T/10 Jd. Guarani – Metrô Barra Funda

Ida: sem alteração.
Volta: normal até R. Pedro Machado, Av. Francisco Matarazzo, R. Carlos Vicari, prosseguindo normal.

A Av. Francisco Matarazzo será interditada, após o show por 30 minutos, até a dispersão do público na saída.

178A/10 Metrô Santana – Lapa

Ida: sem alteração.
Volta: normal até a R. Clélia, Pça. Cornélia, R. Crasso, R. Coriolano, R. Dr. Augusto de Miranda, R. Pe, Chico, R. João Ramalho, R. Cayowaa, R. Dr. Homem de Melo, Av. Sumaré, Pça. Marrey Júnior, Av. Antártica, Pça. Tomás Morus, R. Pedro Machado, Av. Auro Soares de Moura Andrade, prosseguindo normal.

A R. Palestra Itália, entre a Pça. Marrey Júnior e Av. Pompéia, será interditada.

874T/10 Ipiranga – Lapa

Ida: normal até Pça. Marrey Júnior, Av. Antártica, Pça. Tomás Morus, Av. Francisco Matarazzo, R. Carlos Vicari, prosseguindo normal.
Volta: normal até a R. Clélia, Pça. Cornélia, R. Crasso, R. Coriolano, R. Dr. Augusto de Miranda, R. Pe, Chico, R. João Ramalho, R. Cayowaa, R. Dr. Homem de Melo, Av. Sumaré, Pça. Marrey Júnior, prosseguindo normal.

A R. Palestra Itália, entre a Pça. Marrey Júnior e Av. Pompéia, será interditada.

809U/21 Metrô Barra Funda – Metrô Vl. Madalena

Ida: normal até Av. Antártica, Pça. Marrey Júnior, Av. Sumaré, R. Aimberê, R. Bartira, R. Min. Ferreira Alves, Av. Pompéia, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.

856R/10 Lapa – Socorro

Ida: sem alteração.
Volta: normal até R. Cayowaá, R. Dr. Homem de Melo, Av. Sumaré, Pça. Marrey Júnior, Av. Antártica, Pça. Tomás Morus, Av. Francisco Matarazzo, R. Carlos Vicari, prosseguindo normal.

A Av. Francisco Matarazzo será interditada, após o show por 30 minutos, até a dispersão do público na saída.

8615/10 Pq. da Lapa - Term. Pq. D. Pedro II

Ida: normal até a R. Clélia, Pça. Cornélia, R. Crasso, R. Coriolano, R. Dr. Augusto de Miranda, R. Pe, Chico, R. João Ramalho, R. Cayowaá, R. Dr. Homem de Melo, Av. Sumaré, Pça. Marrey Júnior, Av. Antártica, Pça.Tomás Morus, Av. Francisco Matarazzo, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

A R. Palestra Itália, entre a Pça. Marrey Júnior e Av. Pompéia, será interditada.

875H/10 Term. Lapa – Metrô Vl. Mariana

Ida: normal até a R. Clélia, Pça. Cornélia, R. Crasso, R. Coriolano, R. Dr. Augusto de Miranda, R. Pe, Chico, R. João Ramalho, R. Cayowaá, R. Dr. Homem de Melo, Av. Sumaré, prosseguindo normal.
Volta: normal até Pça. Marrey Junior, Av. Antártica, Pça. Tomás Morus, Av. Francisco Matarazzo, R. Carlos Vicari, prosseguindo normal.

877T/10 Vl. Anastácio - Metrô Paraíso

Ida: normal até a R. Clélia, R. Dr. Augusto de Miranda, R. Pe, Chico, R. João Ramalho, R. Cayowaá, R. Dr. Homem de Melo, Av. Sumaré, Pça. Marrey Júnior, Av. Antártica, Pça. Tomás Morus, Av. Francisco Matarazzo,prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

A Av. Francisco Matarazzo será interditada, após o show por 30 minutos, até a dispersão do público na saída.

748R/10 Jd. João XXIII – Metrô Barra Funda

Ida: normal até R. Clélia, Vd. Pompéia, Av. Pompéia, Av. Nicolas Bôer, Av. Mq. de São Vicente, Pça. Luiz Carlos Mesquita, Av. Mq. de São Vicente, Av. Dr. Abrahão Ribeiro, Pça. David Raw, Vd. Pacaembu, Av. Auro Soares de Moura Andrade, Metrô Barra Funda.
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Metrô SP vai auxiliar na implantação do monotrilho da República Dominicana

O Metrô de São Paulo, em consórcio com outras empresas, foi declarado vencedor de uma licitação internacional no projeto de monotrilho da República Dominicana.

“A expertise do Metrô na implantação e operação de sistema de monotrilho de alta capacidade e de seus técnicos, agregaram valor na nota técnica a mais alta na concorrência”, declarou Silvani Pereira, presidente da companhia.

Será a primeira vez que a companhia vai atuar na implantação de sistema de transporte no exterior.
O consórcio Multinacional Monotel SDC é formado pelo Metrô de São Paulo, a Concremat Engenharia e Tecnologia (Brasil), Itrans (República Dominicana) e Grupo AM (Venezuela) que vão receber aproximadamente US$ 22,5 milhões para atuar na gestão e fiscalização da execução do projeto da obra, bem como os procedimentos para iniciar a operação do sistema pioneiro no país do Caribe.
Mapa do futuro monotrilho da República Dominicana (Imagem: Reprodução)
O projeto envolve a implantação da primeira linha de monotrilho da América Central e Caribe, que vai ter 16 km de extensão e 16 estações entre Cienfuegos e Madre y Maestra, interligando os setores mais populosos de Santiago de Los Caballeros e regiões de concentração de trabalho

A obra foi iniciada em março de 2022 e, quando pronta, deve transportar 200 mil pessoas por dia, reduzindo o tempo de viagem e ampliando a acessibilidade no transporte público.

por Igor Roberto 
Informações: MobilidadeSampa
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Curitiba inicia reforma do Terminal Cabral e programa revitalização de 85 estações-tubo

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

A Urbanização de Curitiba (Urbs) começou a reformar as plataformas de embarque e desembarque do Terminal Cabral e vai, no início do próximo mês, iniciar a revitalização do piso de 85 estações-tubo da cidade. O objetivo é dar mais conforto para o usuário e melhorar acessibilidade desses espaços do transporte coletivo. O valor do investimento é de cerca de R$ 6,5 milhões. 



Trata-se do maior investimento em reforma dos últimos cinco anos. O projeto anterior fez a reforma de cinco estações-tubo e foi interrompido no início de 2020 por conta da pandemia de Covid-19. 

“Estamos retomando os investimentos em melhorias nos equipamentos do transporte coletivo, ampliando a segurança, a eficiência e a acessibilidade para o passageiro”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.
Do total previsto, R$ 5,9 milhões serão destinados às obras nas estações-tubo. O edital de licitação para a escolha das empresas para execução das obras foi publicado na última terça-feira (11/10). O foco é a reforma dos pisos, mas a revitalização inclui também pinturas e reposicionamento do posto de trabalho em 17 estações-tubo.

Segundo previsão da Urbs, a reforma das estações-tubo deve ser concluída até 20 de dezembro e será dividida em quatro lotes. Cada revitalização deve durar entre 2 e 5 dias para estações de pequeno porte e até 25 dias para estações de grande porte.

Os usuários serão avisados por meio de cartazes e de Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) nas próprias estações-tubo. Uma das primeiras a passar pela revitalização deve ser a estação-tubo Carlos Gomes (sentido Boqueirão).

Haverá melhorias de acessibilidade em 17 estações-tubo, com o aumento do vão para a entrada de usuários isentos, como cadeirantes, por exemplo.

Cabral 
No Terminal Cabral, as obras tiveram início nesta segunda-feira (10/10) e devem somar R$ 627,3 mil. Um dos mais importantes da cidade, o terminal recebe cerca de 73 mil passageiros por dia útil. 

O projeto contempla a reforma das duas plataformas de embarque e desembarque do biarticulado, nos dois sentidos (bairro/centro e (centro/bairro). Ao todo são quatro fases, que devem estar concluídas no fim de janeiro de 2023.

As obras começaram na plataforma sentido centro/bairro e devem durar, com o tempo bom, de 20 a 25 dias úteis. Para que o embarque e desembarque de passageiros ocorra normalmente, os trabalhos se concentram em 50% da plataforma.

As reformas se somam às melhorias que vem sendo implantadas nos últimos anos no transporte coletivo, que incluem renovação da frota,  a inauguração do Terminal Tatuquara e a implantação do novo Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho, que estabeleceu uma ligação inédita entre o Norte e o Sul da cidade pela Linha Verde.

Informações: URBS
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Representantes da SMTT Maceió acompanham o início das operações do BRT de Salvador

Em vias de iniciar as obras para a implantação do sistema de transporte BRT (Bus Rapid Transit) em Maceió, uma comitiva da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizou uma visita técnica à Secretaria de Mobilidade (SEMOB) de Salvador, entre os dias 3 e 7 de outubro. A presença dos representantes do órgão responsável pelo transporte público coletivo de passageiros e pelo trânsito maceioenses teve como objetivo acompanhar o começo das operações do BRT de Salvador.


A SMTT foi representada pelo coordenador do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), por Silvio Sarmento, o assessor técnico de Transportes, Bruno Aragão, e o assessor técnico de Terminais e Paradas, Arthur Douglas, Os três foram recebidos pelo diretor de transporte de Salvador, Matheus Lima Moura.

Durante a visita, os representantes da SMTT conheceram o Centro de Controle e Operação (CCO) do BRT, onde foi possível acompanhar os trabalhos da equipe e ter informações sobre o uso da tecnologia na operação, que proporciona mais eficiência no serviço.

Todo o processo é acompanhado, em tempo real, a fim de garantir maior agilidade e previsibilidade de horário de chegada dos ônibus às estações.

"O funcionamento do Centro de Controle com a Supervisão do Órgão gestor, é primordial para o correto funcionamento do Sistema e o que presenciamos aqui foi o casamento perfeito entre a tecnologia e a atuação das pessoas que fazem parte do processo", frisou o coordenador do SIMM, Silvio Sarmento.

A comitiva também esteve na garagem do BRT, onde conheceu parte da frota de ônibus do novo modal, composta por veículos que seguem a tendência do design automobilístico europeu, com ângulos retos e visual imponente.

"Estrutura é tudo para que esse sistema tenha um bom desempenho. Aqui vimos veículos modernos e confortáveis e isso já traz um bônus enorme para a população", destacou o assessor técnico de Transportes da SMTT Maceió, Bruno Aragão.

"Tudo é muito bem organizado, com um sistema bem preparado para atender aos usuários. É uma outra realidade para quem se acostumou com o sistema convencional", pontuou o assessor.

Os veículos são equipados com motor a diesel e possuem lotação total para 89 passageiros. Os ônibus têm portas em ambos os lados da carroceria, espaço interno com maior amplitude, que proporciona conforto visual, além da otimização da acomodação de componentes técnicos e capacidade aumentada.

Outro ponto visitado pelos representantes da SMTT Maceió foi a Estação Pirajá, onde há a integração entre o metrô e os ônibus.


"Foi uma imersão no transporte público da cidade, onde foi possível realizar um estudo de repertório mais sólido, conhecer novas realidades e soluções adotadas, que funcionaram ou não, considerando nossa cultura, meio ambiente e clima", ressaltou o assessor técnico de Terminais e Paradas. Arthur Douglas.

"É importante destacar, na visita ao terminal de Pirajá, a implantação dos carrinhos de bilhetagem de autoserviço, que agilizam o pagamento da passagem", disse o assessor.

A visita foi encerrada na sexta-feira (7), quando a comitiva maceioense participou de outro momento com os representantes da SEMOB. Além do diretor Matheus Moura, estiveram presentes o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller; o coordenador de Planejamento de Transportes, Raimundo Dortas, e o supervisor de Área de Tráfego, Jessé Gonçalves.

"Foi uma visita bem positiva. Apesar de termos um foco principal, acompanhar o funcionamento do BRT, não nos detemos apenas nessa missão. Acompanhamos o sistema de transportes como um todo, com visitas a terminais de Integração do Sistema de Ônibus Convencional, inclusive com integração com o Metrô", enfatizou o coordenador do SIMM da SMTT de Maceió.

Ele destacou ainda a importância da visita técnica a Salvador. "Trouxe novas visões e ideias que devem complementar o que temos em Maceió e que servirá para melhorarmos ainda mais o atendimento aos usuários", revelou o coordenador.

Sobre o sistema BRT em Maceió

A implantação do BRT em Maceió foi anunciada pelo prefeito JHC, no dia 5 de setembro deste ano. Segundo o gestor, o serviço deve beneficiar em torno de 600 mil usuários, o que representa 65% da população da capital. De acordo com o anúncio, serão instaladas 22 estações ao longo de 15 km, compreendendo as avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, além de um trecho da BR-104, na parte alta da cidade.

Esse modal de transporte é moderno e bastante adaptável para a realidade maceioense, sobretudo para a implantação nos principais corredores de transportes da capital, como nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro e na Avenida Menino Marcelo, visto o grande volume de linhas convencionais que alimentam estas vias, advindas de bairros bastante populosos da capital.

Para viabilizar o melhor funcionamento em sua implantação há a necessidade de realizar algumas intervenções de infraestrutura, quer sejam por passagens subterrâneas ou elevadas, principalmente para evitar a parada excessiva em cruzamentos, proporcionando uma viagem bastante ágil, segura e confortável, visto que não há interferência de outros veículos na faixa exclusiva.

Deve-se considerar ainda, que, a implantação desse modal, proporcionará mais agilidade para quem utiliza o transporte público, além da redução de ônibus nas principais avenidas da capital, melhorando a mobilidade urbana para todos que utilizam essas vias de tráfego.

BRT de Salvador

O modal entrou em fase de testes no dia 30 de setembro deste ano, com 11 ônibus. O início da operação assistida começou no dia seguinte. A extensão da via de tráfego é exclusiva e está em torno de 11km total, em dois sentidos, com cinco estações em funcionamento para embarque e desembarque, sendo uma delas integrando com o metrô, além de mais uma elevada, já em construção no trecho em operação (para integrar com o metrô), e mais seis no trecho em obras da segunda fase.

As estações, três em nível das vias normais, e uma elevada viabilizam o tráfego livre do BRT em toda a extensão do corredor de transporte. O trecho total contém quatro semáforos em cruzamentos, sendo priorizada a sua passagem, aumentando a velocidade média, e consequentemente tornando a viagem mais rápida, segura e confortável.

Todos os veículos utilizados são climatizados, com motor traseiro e piso rebaixado, possibilitando o embarque de todos os usuários, inclusive cadeirantes, idosos, e pessoas com mobilidade reduzida, acessar o veículo no mesmo nível do piso da plataforma do terminal, sem a necessidade da utilização de degraus.

Informações: Prefeitura de Maceió
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