Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Metrofor libera acesso com bikes na Linha Sul

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Passageiros da Linha Sul do Metrofor, em Fortaleza (CE), já podem embarcar nos trens com suas bicicletas. O transporte das bikes acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h e das 20h até o encerramento – por volta das 23h. Aos sábados, a partir das 15h até o encerramento.


Os horários definidos para bikes preservam os momentos de pico do sistema metroviário, quando os vagões são mais utilizados e a prioridade deve ser atender ao maior número de passageiros com segurança. O objetivo é evitar que, por acidente, as bikes esbarrem nas pessoas ou causem transtornos. Para garantir a segurança operacional, há limite de quatro bicicletas por viagem.

“Com bicicleta e Metrô integrados, o passageiro da Linha Sul poderá, nos horários liberados, realizar viagens mais longas e usando meios de transporte que não poluem o meio ambiente”, destaca o diretor-presidente do Metrofor, Igor Ponte.
As estações estão sinalizadas e o pessoal treinado para receber os ciclistas. Nas áreas internas dos trens e estações, é proibido montar na bike, que deve sempre ser empurrada. Para subir ou descer os andares das estações, ciclistas devem usar as escadas fixas – que receberam nas laterais equipamento para facilitar o transporte da bicicleta. O uso dos elevadores é vedado. Nas plataformas de embarque, os ciclistas devem aguardar o trem na área sinalizada.

Essas e outras orientações estão descritas no regulamento do serviço, que está disponível nas estações e no site do Metrofor.

A previsão é que, em pouco tempo, a liberação de bikes seja ampliada para outras linhas em Fortaleza. No VLT de Sobral, o transporte de bicicletas já é liberado desde fevereiro de 2020.


Saiba mais:
– Desde 2014 o transporte de bicicletas dobráveis já é liberado, desde que dobradas e dentro da embalagem.
– A integração com bicicletas é um incentivo ao uso deste modo de transporte, que, assim como o Metrô, não gera poluentes atmosféricos.
– O uso de bicicletas não sobrecarrega o trânsito nas ruas e avenidas, é acessível a grande parte da população, e ainda serve como prática de exercício aeróbico, trazendo benefícios à saúde.
– O acesso com bikes foi liberado em 19 de agosto, Dia Nacional do Ciclista.

Informações: Metrofor
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Em Campinas, Operação do Terminal Campo Grande migrará para o novo Terminal BRT

Os usuários do transporte público coletivo serão beneficiados com a migração do antigo Terminal Campo Grande para o novo Terminal BRT, que fica na Avenida John Boyd Dunlop (JBD), altura da Rua Luiz Raphael Lot, no Jardim Sul América. A mudança ocorre a partir do próximo sábado, 15 de outubro. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) busca proporcionar mais conforto e acessibilidade aos usuários.   


O antigo terminal Campo Grande, que está localizado na Rua Dr. Nelson D’Ottaviano e possui área de cerca de 5 mil metros quadrados, no Parque Valença, será desativado definitivamente. O Terminal BRT Campo Grande tem área de 30 mil metros quadrados, conta com rampas, corrimões, piso tátil e iluminação em LED.  

A partir do dia 15 de outubro, 14 linhas do transporte público coletivo que atualmente realizam atendimento no antigo terminal passam a atender ao Terminal BRT Campo Grande. São elas: 200, 200.1, 201, 202, 203, 204, 206, 207, 207.1, 208, 214, 215, 216 e 217. As nove linhas que atualmente já realizam paradas no Terminal BRT Campo Grande mantém o atendimento: 123, 205, 209, 209.1, 210, 211, 212, 213 e 220. Juntas, elas transportaram, no mês de agosto, mais de 43,5 mil passageiros em dias úteis.   
Nesta primeira etapa, duas plataformas serão ativadas. O terminal receberá nova comunicação visual. Os usuários deverão ficar atentos aos totens informativos contendo a identificação das plataformas e a relação de linhas atendidas. O horário de funcionamento será das 4h30 às 1h30.  

Assim como já ocorre no antigo, o novo Terminal Campo Grande será “fechado”, com pagamento da tarifa nas catracas eletrônicas, por meio do Bilhete Único, QR Code impresso em papel ou na tela do smartphone. Os usuários poderão acessar a bilheteria a partir da área interna ou externa do terminal.  

Comunicação e abordagens educativas  
 
Uma ampla campanha de comunicação dos usuários será realizada pela Emdec, com a distribuição de folhetos informativos, cartazes em ônibus, fixação de faixas, banners e publicação de conteúdos nas redes sociais.  

As equipes da Emdec também realizam abordagens educativas para orientar os usuários. No antigo terminal, as ações ocorrem nos dias 13 e 14 de outubro, em diferentes horários. Já no terminal novo, as orientações ocorrem entre os dias 15 e 20 de outubro. Além das abordagens nos terminais, serão distribuídos panfletos nos bairros, nos principais corredores e comércios. 

A população também será orientada a utilizar as travessias sinalizadas para entrar e sair do novo terminal, que fica a cerca de 800 metros do antigo.  

Características do terminal  
 
As obras do Terminal BRT Campo Grande foram executadas pela empresa Construcap – CCPS Engenharia e Comércio, contratada para execução das obras do trecho 2 do Corredor BRT Campo Grande. 

O Terminal BRT Campo Grande conta com plataformas integradas de embarque e desembarque de passageiros, com estrutura metálica e piso em granito. As plataformas destinadas aos veículos BRT contam com fechamento em vidro laminado duplo e portas automáticas. Há ainda uma Central de Controle Operacional (CCO), que tem cerca de 200 metros quadrados, onde as equipes operacionais da Emdec ficarão alocadas para orientação dos usuários.  

Informações: Prefeitura de Campinas
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Aeromóvel da Trensurb com capacidade para 300 passageiros entrará em operação

A linha do aeromóvel operada pela Trensurb está recebendo novamente o A200, veículo com capacidade para 300 passageiros que passou por um processo de atualização tecnológica. A linha liga a Estação Aeroporto do metrô ao Terminal de Passageiros do Aeroporto Salgado Filho em um trajeto de 814 metros percorrido em dois minutos e 30 segundos. Ela conta também com o veículo A100, atualmente em operação, com capacidade para 150 passageiros.


As melhorias no veículo foram efetuadas pela Aerom Sistemas de Transporte, empresa integrante do Grupo Coester, detentora da tecnologia, em sua sede no município de São Leopoldo. O processo, iniciado em março deste ano, incluiu atualização tecnológica, manutenção e substituição de materiais e componentes, melhorias estéticas e de acabamento. O contrato firmado pela Trensurb com o prestador de serviço tem o valor de R$ 2,29 milhões e inclui também 12 meses de operação assistida, período durante o qual profissionais da Aerom irão acompanhar a operação do veículo e prestar assistência à Trensurb quando necessário.
 
Os trabalhos executados incluíram melhorias na suspensão, placas de propulsão, sistema de portas e freios, além da repintura da carroceria e assentos, substituição de janelas e instalação de um novo revestimento do piso, bem como revisão de componentes dos sistemas em geral. Antes de voltar a circular com passageiros, o veículo A200 passará por montagens finais, comissionamento e testes, processo que deve durar até 30 dias.

Informações: Trensurb
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Prefeitura do Rio começa a instalar estrutura de trilhos do VLT do Terminal Gentileza


A Prefeitura do Rio começa a instalar a estrutura que vai receber os trilhos do VLT no Terminal Intermodal Gentileza, na Região Portuária.  

O espaço deve ficar pronto até o fim do ano que vem e vai receber ônibus do BRT, mais de 20 linhas municipais e as linhas 1 e 2 do VLT Carioca.  

A estimativa da Prefeitura é de receber cerca de 130 mil passageiros por dia no terminal. Desse total, 60 mil devem usar, também, o VLT em direção ao Centro da cidade.

Secretaria Municipal de Transportes também espera que com o Terminal Gentileza os passageiros possam realizar três viagens pagando apenas uma, com a implantação de um novo sistema de bilhetagem eletrônica.

Informações: Band News
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Mais de 57 mil pessoas no DF usam o cartão de transporte especial

O Distrito Federal oferece diversos modelos de cartões de transporte para a população, a fim de facilitar o deslocamento entre as regiões administrativas. Um deles é o cartão especial, destinado a pessoas com deficiência (PcDs) residentes do DF que não tenham condições de custear as passagens de ônibus e metrô. Atualmente, há 57.331 cartões ativos.
Com o cartão, o usuário pode viajar gratuitamente por todas as 33 regiões administrativas, de ônibus e metrô | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

A gratuidade é para uso exclusivo do titular, de caráter pessoal e intransferível, indicada ao público com renda per capita de até três salários mínimos que tenha insuficiência renal e cardíaca crônica ou seja portador de câncer, vírus HIV e anemias congênitas (falciforme e talassemia) e coagulatórias congênitas (hemofilia), além de pessoas com deficiência física, sensorial ou mental, nas condições relacionadas em legislação específica.

A primeira via do cartão é gratuita. O usuário precisa se cadastrar no site e fornecer laudo médico, RG e CPF, comprovante de renda e de residência e uma foto 3×4. Deve-se aguardar o término da análise da documentação para a concessão da gratuidade. Pelo perfil, é possível acompanhar a situação do cartão e realizar mudanças e atualizações nas informações.

Em caso de perda, furto, danificação ou mau funcionamento, o usuário pode solicitar a segunda via mediante bloqueio do cartão (acesse aqui) ou pela central de atendimento no número (61) 3120-9500. Em seguida, deve pagar a taxa de R$ 5,40 – a mesma para todas as categorias de cartão de transporte – por depósito identificado com o CPF do titular, em qualquer conveniência ou agência do BRB.

O cartão é entregue no posto BRB Mobilidade da estação do Metrô 112 Sul. É preciso apresentar comprovante de pagamento, documento oficial original com foto e boletim de ocorrência, no caso de extravio por perda ou furto.

O benefício pode ser cancelado nas seguintes situações: falecimento do beneficiário, aumento de renda familiar para mais de três salários mínimos, alteração do diagnóstico médico e alteração de endereço para fora do DF. O cartão também pode ser bloqueado se houver recadastramento pendente e uso indevido.

Acessos

Com o cartão, o usuário pode viajar por todas as 33 regiões administrativas, de ônibus e metrô. São concedidos oito acessos diários ao usuário. Se houver acompanhante, o total de acessos sobe para 16 por dia, sendo oito para o titular do benefício e oito para a companhia. Assim, ao embarcar no coletivo, o cartão deve ser passado duas vezes no validador, sendo uma para cada pessoa.

O acompanhante deve ter mais de 18 anos e ser cadastrado no BRB Mobilidade. O cartão especial também só pode ser utilizado na presença do titular. Para mais informações, acesse o site.

Informações: Agência Brasília
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Sistema de mobilidade urbana inspirado no SUS: o Brasil está preparado?

No último Dia Mundial Sem Carro, mais de 140 organizações da sociedade civil e pesquisadores se reuniram em um manifesto para pedir a criação do SUM – Sistema Único de Mobilidade.

A manifestação teve como objetivo trazer à tona a possibilidade de que o sistema integre as esferas federal, estaduais e municipais, do mesmo modo como acontece com o Sistema Único de Saúde – SUS e do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

Propostas

A distribuição de recursos de forma integrada entre as três esferas de governo, o controle público sobre dados de bilhetagem eletrônica e a promoção de linhas de financiamento para implementar infraestruturas de transporte público estão entre as sugestões consideradas fundamentais pelos manifestantes.

Os participantes contaram com o apoio de entidades como a Federação Nacional dos Metroferroviários – Fenametro. Além disso, do Sindicato dos Metroviários de São Paulo e do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento – ITDP.

De acordo com a ONG de defesa do consumidor – Idec, que assina o manifesto, a ideia é colocar o material no contexto do debate do Projeto de Lei 3278/2021. O PL trata sobre o marco legal da Política Nacional de Mobilidade Urbana e tramita no Senado.

Doutora Luciane Neves Canha é Professora Titular do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria.
Diante da proposta, conversamos com a Dra. Luciane Neves Canha, professora titular do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria.
Acompanhe a análise da especialista.

Viabilidade
Conforma a especialista, a mobilidade urbana é um assunto que deva ser analisado de forma ampla. “Em outras palavras, garantindo a todos os mesmos direitos, inclusive o de uma mobilidade sustentável. A distribuição de recursos de forma integrada, ou seja, entre as três esferas de governo garante mais força para os investimentos, conhecimento dos problemas e busca por soluções. É uma situação que deve ser analisada, mas acredito que exista a possibilidade dessa proposta ser posta em prática. Gerará demandas que passam pela digitalização e esforços de adaptação. Porém, é um caminho para o país avançar e diminuir as diferenças”.

Desafios
“Os maiores desafios estão na modernização dos cadastros, capacitação dos gestores públicos, atração de investimentos e desenvolvimento de parcerias público-privadas. Assim como em estabelecer uma governança voltada à mobilidade urbana. Esta deve enxergar os avanços tecnológicos bem como a necessidade de atender a população desde a micromobilidade até o transporte urbano, intermunicipal e interestadual. A modernização da máquina pública, que envolve a digitalização, coleta assim como análise de dados (big data) e inserção de inovações são desafios a se vencer. Aliado a isso, destaco a qualidade das estradas, ruas e acessos os quais apresentam uma qualidade muito baixa no Brasil”.

Benefícios
“Entendo que ao olhar a mobilidade de forma global, integrando as três esferas do governo é possível alocar recursos de forma mais eficiente e eficaz. Ou seja, garantir melhores preços para obras, introduzir inovações e melhorias em todos os níveis, seja município, estado ou em esfera federal.  As políticas e a governança ganham força. Assim como, aloca-se melhor os investimentos quando se reduz as diferenças regionais e mantém um padrão mínimo que tende a sofrer melhoria contínua”.

Conclusão
“Entendo que o momento atual de transição energética, necessidade de redução das emissões de gases poluentes, com urgência sobretudo nas capitais, é um elemento importante a ser levado em conta quando do desenvolvimento das políticas voltadas à mobilidade urbana em geral, considerando estradas interestaduais e intermunicipais. Criar o sistema único de mobilidade pode alinhar o país em relação a suas metas futuras. Além disso, maior captação de recursos, investimentos e posicionamento internacional quanto aos objetivos do desenvolvimento sustentável”.

Informações: Portal do Trânsito
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Nove linhas do transporte coletivo de Blumenau tem ajustes

O serviço de transporte coletivo de Blumenau recebe oito ajustes e uma inclusão de horários que impactam nove linhas da operação semanal, de segunda a sexta-feira e aos sábados. As mudanças, determinadas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), têm o objetivo de garantir o atendimento à comunidade conforme a demanda de passageiros aumenta.

Confira abaixo:
Dias úteis (a partir de 11/10)
Linha 505 - Itapuí
- Inclusão de horário às 12h12 com saída do Terminal da Fonte

Linha Troncal 30
- Ajuste de horário das 5h para 4h57 com saída do Terminal Velha

Linha Troncal 31
- Ajuste de horário das 17h20 para 17h25 com saída do Terminal Velha

Linha Troncal 80
- Ajuste de horário das 20h40 para 20h42 com saída do Terminal Itoupava

Linha Troncal 81
- Ajuste de horário das 19h45 para 19h42 com saída do Terminal Aterro

Linha 303 - Franz Muller
- Ajuste de horário das 4h50 para 4h45 com saída da Franz Muller

Linha 804 - Vila Itoupava
- Ajuste de horário das 20h para 20h02 com saída do Terminal Itoupava

Linha 704 - Passo Manso
- Ajuste de horário das 18h15 para 18h22 com saída do Terminal Proeb

Sábados (a partir de 15/10)
Linha 122 - Via Moinho
- Ajuste de horário das 3h45 para 3h40 com saída da Rua Paulo Zingel

Entenda os ajustes
As mudanças feitas pela SMTT atendem as demandas que são repassadas pela comunidade através do telefone 156, opção 3, e aos estudos e necessidades apontados pelos fiscais do serviço. O objetivo de cada ajuste é melhorar o fluxo, o atendimento e as conexões entre as linhas do transporte coletivo e assim à população como um todo.

Entre os vários pontos levantados para os ajustes, estão: a melhoria das conexões entre linhas alimentadoras e linhas troncais nos terminais, o atendimento de alunos e/ou funcionários em horários específicos e uma maior cobertura de horários em toda a cidade. 

A população também pode conferir as mudanças no site da BluMob, no endereço www.blumob.com.br e/ou no aplicativo da BluMob. Bem como nas tabelas de horário disponíveis nos terminais de ônibus. Para mais informações entre em contato pelos telefones (47) 3381-7000, ramal 2466 (em horário comercial) ou 0800 008 9090 (BluMob).

Informações: SETERB
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Terminais de ônibus de São Paulo terão mensagens educativas com vozes de crianças


Quem passar por um dos 21 terminais de ônibus municipais nesta semana, entre os dias 10 e 16 de outubro, será recebido por vozes diferentes das habituais. Em comemoração à Semana da Criança, os avisos sonoros com mensagens educativas serão transmitidos pelos pequenos.

Até domingo, os passageiros escutarão, nas vozes das crianças, as seguintes mensagens: "Bom dia"; "atravesse a pista com segurança";  "utilize a faixa de pedestres"; "boa tarde"; "boa noite"; e "crianças com menos de cinco anos não pagam tarifa". 

A iniciativa é uma parceria entre a SPTrans, gestora do transporte público municipal e a Socicam, empresa que administra os terminais. Os 21 locais estão distribuídos entre as quatro zonas da cidade, além da região central. 

Durante o ano, as mensagens são veiculadas diariamente nas vozes de adultos, com as orientações de segurança e educação no transporte.

Veja a lista de terminais que recebe as mensagens:

Parelheiros 
Varginha 
Grajaú 
João Dias 
Capelinha 
Guarapiranga
Jardim Ângela
Santo Amaro
Bandeira
Princesa Isabel
Vila Nova Cachoeirinha
Lapa
Pirituba
Pinheiros
Campo Limpo
A. E. Carvalho
Tiradentes
Sapopemba
Pq. D. Pedro II 
Mercado
Sacomã

Informações: SPTrans
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