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Curitiba e RMC vão receber R$ 60 milhões para gratuidade da tarifa dos idosos

segunda-feira, 18 de julho de 2022

O transporte público de Curitiba e Região Metropolitana deve receber cerca de R$ 60 milhões da União referentes ao financiamento da gratuidade dos passageiros idosos em 2022. A medida está prevista na Emenda Constitucional 123, promulgada na quinta-feira (14/7) no Congresso Nacional e que prevê, dentre outras ações, a destinação de R$ 2,5 bilhões pelo governo federal para bancar a gratuidade da passagem de pessoas com mais de 65 anos no transporte público no País.

A medida vale até 31 de dezembro de 2022. Até agora, esse custo era bancado pelos Estados e municípios.

"Estamos vivendo um momento inédito. O custo da gratuidade dos idosos era imposto aos municípios por meio de lei federal. Esse recurso, principalmente se ampliado para três anos, representa o início da recuperação financeira do transporte coletivo nas cidades, duramente impactado na pandemia. E abre caminho para a construção de um marco regulatório para o setor”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

O prefeito trabalhou ativamente, no âmbito da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), para que a União assumisse essa gratuidade dos idosos como forma de auxiliar o setor a superar a crise. A gratuidade está prevista no Estatuto do Idoso, Lei Federal 10.741/2003, que dispensa do pagamento da passagem maiores de 65 anos.
O cálculo da projeção dos repasses foi feito pela Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na capital. O número exato deve ser conhecido somente depois de o governo federal regulamentar os procedimentos para que os municípios acessem os recursos.

De acordo com a Urbs, a previsão é que 70% dos R$ 60 milhões sejam repassados para a capital e o restante para os municípios metropolitanos.

Em Curitiba, o transporte coletivo transportou 6.142.383 idosos de janeiro a junho de 2022, o que representou 8,83% dos passageiros transportados.

Para o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, o recurso vem em boa hora e vai auxiliar na retomada do transporte público. “O financiamento da gratuidade dos idosos vai fazer com que a Prefeitura não tenha que acessar mais recursos do Tesouro para bancar o funcionamento do transporte na capital”, disse.

Em maio desse ano, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou o projeto encaminhado pela Prefeitura de Curitiba que prevê uma suplementação orçamentária de R$ 174 milhões para o transporte coletivo, Desses, R$ 132 milhões para subsidiar o sistema e garantir uma tarifa social de R$ 5,50 ao passageiro, abaixo da tarifa técnica (que representa o custo real do sistema, pago às empresas), de R$ 6,87.

“Com o repasse da gratuidade dos idosos, a tendência é que usemos uma parte menor dessa suplementação orçamentária para manter o transporte coletivo funcionando”, afirmou Maia Neto.
Considerado o transporte coletivo mais integrado do País, o sistema de Curitiba desloca 512 mil pessoas por dia, e liga a capital a 15 municípios metropolitanos.

Emenda
Oriunda da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/2022, também chamada de PEC dos Auxílios, a Emenda Constitucional 123 possibilitará ao governo gastar por fora do teto de gastos mais R$ 41,25 bilhões até o fim do ano. Além do repasse da gratuidade dos idosos, estão previstos benefícios sociais, ajuda financeira a caminhoneiros, taxistas e para compra de alimentos para pessoas de baixa renda, dentre outros.

Informações: URBS
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Aracaju avança em mobilidade e investe mais de R$26 mi na renovação de ônibus

Ao longo das últimas semanas, entraram em circulação 30 novos ônibus que passam a integrar o sistema de transporte público de Aracaju, garantindo conforto e comodidade para a população que utiliza esse meio para se deslocar pela cidade. A previsão é de que, até o final de agosto, 50 novos ônibus façam parte da frota da cidade, num investimento de mais de R$26 milhões, dando continuidade ao processo de renovação iniciado pela Prefeitura de Aracaju em maio de 2019.

Somente naquele ano, no mês de maio, a gestão municipal entregou 30 novos ônibus, com a finalidade de proporcionar melhor qualidade à rede de transporte coletivo da cidade, contemplando diversas linhas da zona Norte à zona Sul da capital. No ano seguinte, em fevereiro de 2020, outros 26 veículos também foram entregues pela Prefeitura, além de mais 15 logo depois, no mês de junho.

Mesmo com a pandemia em curso, a administração municipal disponibilizará para a população entre 2019 e o final deste ano, 93 novos ônibus que integrarão a frota com 118 linhas que cobrem a região metropolitana.

“A renovação da frota dos ônibus que circulam em nossa cidade é mais um compromisso que firmamos com os aracajuanos e que estamos tendo a felicidade de honrar. Mesmo em meio a tantas dificuldades enfrentadas, especialmente nos últimos dois anos, em que travamos uma batalha com a pandemia do novo coronavírus, não deixamos de avançar e esta iniciativa demonstra isso”, destaca Edvaldo.

O prefeito reforça, ainda, que, “somente neste ano já entregamos 22 ônibus, nesta quinta-feira foram entregues mais oito e, até o final de agosto, totalizaremos 50 novos veículos para compor o sistema de transporte coletivo da nossa cidade, dando mais conforto e segurança aos cidadãos, trabalhadores e trabalhadoras da nossa cidade, que dependem do transporte urbano para se locomoverem, diariamente”, completa.

A entrega dos novos ônibus corresponderá, ao final de toda a entrega, a um investimento de R$ 26.250 milhões, com cada veículo custando R$ 525 mil. Os novos veículos da cidade contam com equipamentos para acessibilidade, balaústre com superfície tátil para facilitar o acesso de com baixa visão, banco maior para obesos, assento para deficientes visuais e local para cão guia, além de plataforma elevatória automática para o acesso de usuários de cadeira de rodas.

Para o setor de transporte, esses ônibus representam um passo importante para a operação de um serviço de qualidade na cidade, como destaca o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setransp), Alberto Almeida.

"Nosso investimento vem pensando, também, em maneiras de assegurar a mobilidade para todos. Hoje temos ônibus modernos, que chegam com mais conforto e tecnologia de ponta, a mesma utilizada nos grandes centros mundialmente, para melhorar o sistema de transporte. Ou seja, nosso investimento foi voltado para renovação e dar fluidez ao dia a dia do usuário do transporte público coletivo na Grande Aracaju", salienta Alberto.

Informações: Prefeitura de Aracaju
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Mercedes-Benz e Eletra vendem 96 ônibus elétricos para o BRT-ABC


A Mercedes-Benz em parceria com a Eletra vendeu 96 ônibus que serão utilizados no sistema BRT-ABC, que foi a alternativa do governo Doria/Garcia quando decidiram cancelar a linha 18-Bronze do monotrilho.

O BRT-ABC vai ligar as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul ao Terminal Sacomã, na cidade de São Paulo.

Os veículos serão superarticulados, de 21,5 metros. Dos 96 veículos, dez chassis já estão prontos na planta da empresa em São Bernardo do Campo.

Os ônibus serão enviados para eletrificação e devem ficar prontos entre outubro e novembro, para serem entregues ainda este ano. Os demais veículos não serão fabricados neste ano.

O restante dos veículos serão fabricados em sincronismo com as obras públicas, que devem ser finalizadas até 2024.

Informações: MobilidadeSampa
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Prefeitura do Rio anuncia novos serviços de ônibus na segunda quinzena de julho

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, anunciou a retomada de mais serviços de ônibus na segunda quinzena de julho.

Com o retorno desses serviços, serão 39 linhas a mais operando na cidade desde o dia 1º de junho, quando começou a vigorar o acordo judicial firmado entre o município, os consórcios de ônibus e o Ministério Público Estadual. O plano operacional tem como objetivo regularizar, de forma gradual, o serviço de ônibus para atender todas as regiões da cidade.

Conforme foi estabelecido no acordo judicial, além da receita da tarifa paga pelos passageiros de R$ 4,05, os consórcios irão receber um valor adicional pelo serviço efetivamente prestado com base no quilômetro rodado. A Prefeitura vai atestar a quilometragem rodada por meio de GPS.

08 linhas na segunda quinzena de julho:

CONSÓRCIO SANTA CRUZ

388 (Cesarão x Candelária) – Segunda-feira (18/07)
893 (Jardim Palmares x Campo Grande) – (25/07)

CONSÓRCIO INTERNORTE

669 (Pavuna x Méier) – Segunda-feira (18/07)
951 (Vicente de Carvalho x Vista Alegre) – Segunda-feira (18/07)

CONSÓRCIO TRANSCARIOCA

831 (Colônia x Taquara) – Quarta-feira (20/07)
865 (Pau da Fome x Taquara) – Segunda-feira (25/07)

CONSÓRCIO INTERSUL

157 (Gávea-Castelo, via Fonte da Saudade) – Segunda-feira (25/07)
605 (Vila Isabel x Saens Peña, via Maracanã) – Segunda-feira (25/07)

31 linhas que já haviam retornado:

CONSÓRCIO SANTA CRUZ: 808 (Salim x Campo Grande); 741 (Sulacap x Bangu); 743 (Sulacap x Bangu); 870 (Sepetiba X Santa Cruz); 871 (Pingo d`Água x Estação Cesarão III – Via Sepetiba); 822 (Campo Grande X Corcundinha); 849 (Campo Grande X Base Aérea de Santa Cruz); 845 (Cantagalo X Campo Grande), 892 (São Benedito X Santa Cruz) e 851 (Campo Grande X Escola Amazonas).
CONSÓRCIO INTERNORTE: 311 (Engenheiro Leal x Candelária); 685 SVB (Irajá x Méier); 922 (Tubiacanga X Fundão – Via Portuguesa); 925 (Rio Galeão X Bancários), 778 (Pavuna X Cascadura – Via Estrada de Botafogo), 665 SVA (Pavuna X Saens Peña) e 349 (Rocha Miranda X Castelo)

CONSÓRCIO TRANSCARIOCA: 990 (Merck x Joatinga); 987 (Gardênia Azul x Pechincha); 881 (Alvorada X Taquara – Via Curicica e Camorim); 817 (Piabas X Terminal Recreio), 651 (Méier X Cascadura) e 652 (Méier X Cascadura).

CONSÓRCIO INTERSUL: 010 (Bairro de Fátima x Central); 435 (Grajaú x Gávea); 014 (Paula Matos X Castelo); 104 (São Conrado x Rodoviária), 201 (Santa Alexandrina X Castelo); 448 (Maracaí X São Conrado), 603 (Usina x Saens Peña) e 626 (Saens Peña x Muda).

Informações: Prefeitura do Rio
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Niterói vai receber novos ônibus Millennium da Caio


A Viação Pendotiba, que atua em Niterói, no Rio de Janeiro, adquiriu novos ônibus da quinta geração do Apache Vip, de motor dianteiro da Caio. A compra foi em 2021.

Agora a empresa comprou de 10 unidades do Millennium, ônibus urbano de motor traseiro. Os veículos entram em operação no corredor viário BHS (Bus of High Level of Service), que possui 9,3 quilômetros de extensão e circula por 12 bairros da Região Oceânica da cidade de Niterói.
A cidade recentemente anunciou um plano de reorganização das linhas de ônibus. O objetivo das mudanças é reduzir o tempo de espera para os usuários, diminuir a sobreposição de linhas e melhorar o fluxo de veículos pela cidade.


“Uma pesquisa feita com usuários de ônibus na Região Oceânica mostrou que 70% das pessoas que utilizam o transporte público têm como destino final a Praia de Icaraí, o Ingá e o ponto em frente ao Plaza Shopping. Essa mudança cria uma linha de desejo desse público, que terá uma opção no Corredor Transoceânico passando por Icaraí”, afirmou o secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier.

Por Renato Lobo
Informações: ViaTrolebus
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Prefeitura de Porto Alegre amplia viagens nas linhas T10 e T11 a partir desta segunda-feira


A partir desta segunda-feira, 18, a Prefeitura de Porto Alegre amplia a oferta de horários nas linhas T10 Triângulo Antônio de Carvalho e T11 3º Perimetral. A décima etapa do programa de reestruturação Mais Transporte terá um incremento de quatro viagens. As mudanças estarão disponíveis no site da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC ). Em tempo real, a localização pode ser consultada na função GPS do aplicativo do TRI (Cittamobi).

Resumo das alterações 

Linha T10 Triângulo Antônio de Carvalho – Acréscimo de uma viagem por dia, no sentido Leste-Norte às 22h30, saindo do Campus da UFRGS.

Linha T11 Terceira Perimetral – Acréscimo de três viagens por dia, com novos horários nas faixas das 6h e 7h no sentido Norte-Sul.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Alstom anuncia novo contrato para expansão do VLT do RJ

quinta-feira, 14 de julho de 2022


A Alstom assinou contrato para ampliação do sistema VLT (sigla para Veículo Leve sobre Trilhos) do Rio de Janeiro (RJ), que terá conexão com um terminal integrado a um novo sistema de BRT (sigla em inglês para Bus Rapid Transit) e interligação com a rodoviária da capital carioca. O escopo do projeto da Alstom inclui a ampliação da linha do VLT em cerca de 700 metros em via dupla e a construção de uma nova estação (Terminal Gentileza), com quatro plataformas, o fornecimento do sistema APS para todo o trecho (1,4 km), uma subestação retificadora e adaptação de uma existente e fornecimento de toda a sinalização do trecho. A expansão deverá permitir um aumento de aproximadamente 40% no número de passageiros, além de abrir caminho para futuras ampliações do sistema na região de São Cristóvão, bairro da zona norte do Rio de Janeiro.
Com conceito de mobilidade inteligente, o VLT carioca é alimentado pelo APS, um sistema de propriedade da Alstom que faz a alimentação elétrica pelo solo. Trata-se de um sistema composto por duas sapatas localizadas na parte inferior do trem e, quando o veículo passa pelo local onde estão instalados equipamentos Power Box (cerca de 1.100) se dá a energização dos correspondentes segmentos de trilho APS e a consequente alimentação do veículo. 

Existe ainda um conjunto de supercapacitores que armazena e fornece energia ao veículo nos locais sem os trilhos energizáveis ou em caso de falha localizada, até o próximo ponto de energização, o que elimina a necessidade de fios externos e, consequentemente, valoriza a arquitetura e a paisagem da cidade. "O VLT permite que a cidade desenvolva a mobilidade sustentável, além de repensar e modernizar as áreas urbanas e a preservação de seu patrimônio arquitetônico", explica Pierre Bercaire, diretor geral da Alstom Brasil.

Além de reduzir o impacto ambiental do sistema, o VLT do Rio de Janeiro utiliza energia totalmente renovável, com zero emissão de CO2. Para Bercaire, o VLT trouxe mais opções de mobilidade para a população da cidade. "A Alstom comemora as contribuições do VLT para a capital carioca, sabendo que milhares de passageiros têm suas vidas melhoradas diariamente graças a esse sistema de transporte. Nesse período, assumimos um compromisso com a cidade do Rio de Janeiro e trabalhamos para manter essa operação inovadora, que gera benefícios para as pessoas, tanto moradores quanto turistas que circulam pela cidade", comenta.

O anúncio do novo contrato acontece na mesma época em que o VLT do Rio de Janeiro completa seis anos de operação. Fabricado pela Alstom em Taubaté (SP), o modelo Alstom Citadis para o VLT carioca já transportou mais de 88 milhões de pessoas em mais de 1 milhão de viagens, em um total de 5,5 milhões de quilômetros percorridos centro da cidade e a região do Porto Maravilha, integrando-se a à mobilidade da cidade com metrô, trens suburbanos, ônibus, navios, barcas e o aeroporto Santos Dumont.
Inaugurado para as Olimpíadas do Rio de Janeiro (2016), o sistema é dividido entre três linhas (com 29 paradas) e possui uma frota de 32 trens com capacidade para 420 passageiros cada.

Presente no Brasil há 67 anos, a Alstom vem participando do desenvolvimento da infraestrutura do país, contribuindo para o progresso social com respeito ao meio ambiente.

Dedicada ao setor de transporte ferroviário, sua contribuição pode ser vista em produtos e serviços nas principais operações de transporte do país, como os Metrôs de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza, Recife e Brasília, além do VLT do Rio de Janeiro e as implementações de soluções tecnológicas para operadores de transporte de mercadorias.

Informações: Porto Gente
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Em Curitiba, Mais sete linhas de ônibus terão pagamento exclusivo com cartão

A partir de sábado da próxima semana (23/7) mais sete linhas de ônibus de Curitiba passarão a ter pagamento exclusivo com cartão. A Urbanização de Curitiba (Urbs) informa que as linhas circulam em bairros das regionais Boa Vista, Cajuru, Boqueirão, Pinheirinho, Bairro Novo, Portão, CIC, Santa Felicidade e Tatuquara.

São elas: 371-Higienópolis; 374-Hugo Lange; 532-Jd.Paranaense; 534-Parigot de Souza; 548-Osternack/S.Cercado; 658-C.Raso/Caiuá; 812-Montana. Essas linhas transportam 13,5 mil pessoas por dia e 78% das passagens já são pagas com cartão.

A tarifa poderá ser paga por cartão-transporte e também cartões de débito e crédito, já que todas as linhas da capital contam com essa funcionalidade, desde meados de abril. Leia mais aqui
Considerado mais prático e seguro, o cartão ajuda a dar velocidade no embarque, além de diminuir a circulação de dinheiro nos veículos, o que inibe assaltos e roubos. Com essa etapa de migração, vai para 202 o número das linhas que só aceitam cartão como pagamento. Curitiba tem 254 linhas de ônibus.

Agendamento
A confecção da primeira via do cartão-transporte é gratuita. Para fazer o cartão, o usuário deve agendar atendimento pelo site da Urbs  e depois comparecer nas unidades na Rua da Cidadania ou na Rodoferroviária. O Urbs Móvel, ônibus itinerante que oferece alguns serviços da Urbs, como a confecção da primeira via do cartão, terá reforço de operações nas regionais em que circulam essas linhas.

Como fazer o cartão
Fazer o cartão é rápido e fácil. É necessário levar ao local de atendimento documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos. Todas as unidades e o Urbs Móvel trabalham das 12h30 às 18h30 em dias úteis.

Informações: URBS
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