Mobilidade urbana, sustentabilidade, qualidade de vida no transporte, impactos econômico e social, princípios ESG. Temas como estes permeiam, cada vez mais, a troca de ideias e de conhecimento, o desenvolvimento de projetos, os planos de ação, as boas práticas e ações concretas, seja no Brasil ou em vários lugares mundo afora.
Aqui no nosso país, entidades do transporte e da indústria, fabricantes de veículos, encarroçadores e implementadores, fornecedores de tecnologia e de serviços, empresas, gestores e especialistas vêm discutindo as megatendências da mobilidade, contribuindo com suas expertises para a evolução do setor.
Esse movimento foi novamente notado, recentemente, no evento Mobility Future: Construindo o Futuro da Mobilidade. Promovido pela Praxio, empresa especializada em software de gestão para o transporte e unidade especialista em mobilidade da nstech, essa iniciativa reuniu mais de 50 executivos de transportes dos segmentos urbano, rodoviário e fretamento, além de presidentes de associações e federações.
O diversificado grupo se dedicou ao mapeamento das dores e necessidades do transporte de passageiros. Um resumo do que foi abordado pode ser conferido num e-book que engloba o cenário do setor no contexto da mobilidade do Brasil e insights gerados a partir de discussões com os líderes participantes. Para baixar o e-book, basta acessar: https://materiais.praxio.com.br/mobility-future.
Apoio da Mercedes-Benz ao evento
A Mercedes-Benz e a Marcopolo Next patrocinaram o evento. “Vivemos uma fase de reinvenção, a partir de um momento crítico gerado pela pandemia. Descobrimos muito nesse período, apesar das dificuldades. Estamos muito felizes em construir e participar desse encontro que reuniu agentes de mudança e transformação”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“Pensar o futuro da mobilidade é pensar em sustentabilidade, economia, tecnologia e qualidade de vida, o que torna o planejamento para atender às diversas demandas desse futuro um desafio e tanto”, afirma Valmir Colodrão, CEO da Praxio. “Estamos comprometidos com o que foi abordado e vamos trabalhar ativamente para alcançar o cenário da mobilidade que vislumbramos.”
Mercedes-Benz entra na era da eletromobilidade no Brasil
Reconhecida no mercado por sempre trazer soluções de mobilidade e sustentabilidade para as cidades, a Mercedes-Benz do Brasil novamente é protagonista no transporte coletivo urbano. No segundo semestre deste ano, chegará ao mercado o eO500U, o primeiro chassi de ônibus elétrico da marca no país.
Movido a baterias, esse novo modelo da consagrada linha O500 foi 100% desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira com base na realidade do transporte de passageiros no Brasil.
“O eO500U é uma solução que reforça o compromisso da nossa marca em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana aliada à eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo”, ressalta Walter Barbosa.
Com esse moderno chassi de ônibus urbano elétrico, que traz a qualidade e a confiabilidade da estrela de três pontas, a Mercedes-Benz entra na era da eletromobilidade em veículos comerciais no Brasil. Com tecnologia de ponta e paixão em atender a todas as necessidades do transporte de pessoas, a empresa contribui para a qualidade de vida nas grandes cidades, garantindo, também, segurança e conforto nas viagens.
Com esse chassi de ônibus urbano elétrico, a Mercedes-Benz promove novas tecnologias, que estão alinhadas às megatendências globais de sustentabilidade. Isso reforça a estratégia ESG da empresa, que se apoia nos pilares Meio Ambiente, Social e Governança.
A decisão estratégica de apresentar uma solução em eletromobilidade primeiramente em ônibus, mais especificamente no segmento urbano, foi pensando no coletivo e no cenário das cidades.
Um olhar mais amplo para soluções sustentáveis
Além do eO500U elétrico, a Mercedes-Benz segue atenta a outras soluções que se mostrem adequadas e viáveis à sociedade e aos clientes. São os casos, por exemplo, do Biodiesel e do HVO (biocombustível de segunda geração), que também podem auxiliar na redução de emissões de CO². Isso agrega à mobilidade o foco em sustentabilidade, com ônibus mais eficientes, mais econômicos e menos poluentes.
Consciente de suas responsabilidades, a Mercedes-Benz tem o compromisso de contribuir com o desenvolvimento da sociedade na qual está inserida. A marca busca, assim, assegurar mobilidade, qualidade de vida e segurança no transporte para as pessoas, além de preservar recursos naturais para um futuro mais sustentável.
Informações: Mercedes-Benz