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Prefeitura do Rio manifesta interesse na aquisição dos vagões do VLT da Grande Cuiabá

quarta-feira, 25 de maio de 2022

A Prefeitura do Rio de Janeiro manifestou interesse em comprar os vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que foram adquiridos pelo governo de Mato Grosso. Uma equipe coordenada pelo secretário de Coordenação Governamental da capital fluminense, Jorge Luiz Arraes, esteve em Cuiabá no início de maio para conhecer os veículos.


O secretário de Coordenação governamental Jorge Luiz Arraes disse ao g1 que tratativas iniciaram após a desistência do governo do estado em dar continuidade às obras do VLT e trocar pelo Sistema de Ônibus de Trânsito Rápido (BRT). Como não sabiam a real condições do veículos houve a necessidade da visita técnica na capital.

O governo informou que não vai comentar sobre o assunto.

Já o consórcio VLT Cuiabá disse que trabalha na manutenção dos trens e controle operacional do modal e que todos os 40 conjuntos estão aptos ao atendimento. 


Segundo Jorge Luiz, a Prefeitura do Rio de Janeiro iniciou os estudos para a expansão do VLT carioca e passou a considerar a possibilidade de aquisição dos veículos. Conforme Arraes, a visita técnica a Cuiabá foi realizada para avaliar as condições atuais dos vagões.

“Nós ficamos impressionados com o processo de manutenção dos veículos, com a metodologia técnica e com as pessoas capacitadas, levando em conta o período de aquisição de nove anos. Os trens seguem recebendo energia elétrica, os motores e todos os equipamentos estão em funcionamento ”, afirmou o secretário.

As discussões, de acordo com o secretário, ainda estão em fase inicial e as autoridades dos dois estados ainda não debateram sobre os valores para a aquisição.

Em uma ação que cobra o Consórcio VLT Cuiabá por danos, o governo disse que o estado pagou R$ 497 milhões pelos 40 trens adquiridos.

Negociação de compra

Dois fatores ainda atrapalham a formalização do acordo, segundo o secretário. O primeiro é quanto ao estudo de viabilidade do VLT carioca, que ainda está em andamento - ou seja, ainda não é possível saber a real demanda.

Outro entrave que, segundo o secretário, está sendo estudado é o formato da compra, já que há uma ação judicial em curso e pode atrapalhar a aquisição.

Veja a íntegra da nota do Consórcio VLT Cuiabá:

O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande segue realizando rigorosamente as manutenções dos trens no Centro de Manutenção e Controle Operacional (CMCO), estando todos os 40 conjuntos aptos ao atendimento à população. VLTs são fabricados para resistir às mais adversas condições climáticas, montados com componentes de alta qualidade e durabilidade.

O Consórcio também faz questão de registrar que sempre empenhou esforços por uma conciliação em prol da retomada das obras de implantação do modal VLT em Mato Grosso. As empresas permanecem à disposição das autoridades competentes para tal propósito.

FONTE: G1 MT
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No Recife, Mais quatro linhas do TI Macaxeira entram na integração temporal

A partir deste sábado (28), mais quatro linhas do Terminal Integrado Macaxeira mudam o formato de embarque. Agora, o acesso a estes coletivos só será permitido pela porta da frente dos ônibus e exclusivamente com a apresentação do cartão VEM. A integração temporal garante o pagamento de apenas uma única tarifa no período de até 2h, por sentido da viagem (ida ou volta). Também é possível realizar o transbordo entre modais – ônibus e metrô – sem a cobrança de uma nova passagem neste mesmo intervalo.


Atualmente, uma linha do TI Macaxeira já realiza a integração temporal: a 901 – TI Abreu e Lima/TI Macaxeira. Isso ocorre porque esta é uma linha interterminal. Ou seja, circula entre os terminais de Abreu e Lima, onde já ocorre a integração, e da Macaxeira.

Agora, além dessa, as linhas 902 – Mirueira/Macaxeira, 948 – Arthur Lundgren II/Macaxeira, 601 – Bola na Rede/Macaxeira e 604 – Alto Burity/Macaxeira também devem operar por meio da integração temporal.

Para o Consórcio, o sistema permite, através da bilhetagem eletrônica, a identificação do usuário no momento do embarque e o mapeamento do seu trajeto, auxiliando o Grande Recife no planejamento das linhas. É importante lembrar que a integração acontece apenas com o registro do cartão VEM na catraca. Tarifas pagas em dinheiro não completam a integração temporal.


O Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Comum está sendo distribuído gratuitamente, mediante cadastro, no TI Macaxeira. Basta procurar a equipe no terminal e apresentar documento oficial com foto que comprove CPF e nome da mãe. Após o cadastro, o usuário recebe o cartão vazio. A recarga também pode ser feita no mesmo momento sem o pagamento de taxa, nas máquinas portáteis de P.O.S.

DESCONTO INDEVIDO – Nos casos de cobrança indevida de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, o usuário tem o ressarcimento garantido, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7595. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.
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Em Manaus, Prefeitura e Governo do Estado assinam convênio para adquirir ônibus elétricos

O prefeito de Manaus, David Almeida, assinou, nesta terça-feira, 24/5, um convênio com o governador do Amazonas, Wilson Lima, no valor de R$ 36,4 milhões, para a aquisição dos 12 primeiros ônibus 100% elétricos e com zero poluentes que serão introduzidos à frota convencional em circulação na cidade. A iniciativa faz parte do programa de revitalização da infraestrutura viária e mobilidade urbana implantado pela gestão municipal.


De acordo com Almeida, o novo convênio é apenas o pontapé inicial para resolver o problema do transporte coletivo de Manaus. “O transporte coletivo é muito custoso para a prefeitura. São aportados R$ 25 milhões por mês, totalizando mais de R$1,2 bilhão em quatro anos. Nós poderíamos ter a melhor cidade do mundo em infraestrutura e mobilidade urbana com esses investimentos, mas nunca teve ninguém que enfrentasse esse problema de frente. Agora, estamos consertando isso. Nós saímos na frente de todo o Brasil. Vamos dar o exemplo, pois somos a capital da floresta amazônica. Temos a maior biodiversidade, a maior preservação do mundo, e precisamos seguir evoluindo em todos os aspectos. Assim, esses ônibus são um avanço muito significativo do nosso compromisso com a nossa cidade”, enfatizou Almeida.


Dos novos veículos, dez serão no modelo Padron, que possui 14 metros e tem capacidade para até 95 passageiros. Os outros dois serão articulados e medem 22 metros e 50 centímetros, com capacidade para até 170 passageiros.

Além dos veículos adquiridos pelo convênio, a expectativa da Prefeitura de Manaus é de que, até o final do próximo mês de agosto, mais de 100 novos ônibus passem a circular pela cidade.

David Almeida ressaltou que esse avanço no transporte coletivo é essencial para que Manaus possa virar referência de infraestrutura para o resto do Brasil e ainda adiantou que, nas próximas semanas, pelo menos quatro ordens de serviços serão assinadas para a construção de novos viadutos e passagens de nível pela capital.

“Além desses ônibus elétricos que estão chegando, temos a previsão de chegar mais veículos. Serão 100 novos ônibus até o final de agosto, todos eles, com ar-condicionado, suspensão pneumática, dando conforto para a população, qualidade de vida e melhoria de trabalho aos rodoviários, motoristas e cobradores, proporcionando dignidade às pessoas que trabalham e precisam deste tipo de transporte. Queremos melhorar a vida do povo da nossa cidade. Por isso, nos próximos dias junto com o governador Wilson Lima, estaremos fazendo o lançamento do viaduto da Bola do Produtor, além das passagens de nível na Torquato Tapajós e muito em breve, a passagem de nível entre a avenidas Brasil e Pedro Teixeira. Assim estaremos melhorando a mobilidade urbana de Manaus”, afirmou o prefeito.

Meio Ambiente

Os ônibus no modelo elétrico não emitem nenhum tipo de gás ou fumaça, sendo um transporte sustentável, além de serem mais silenciosos do que os veículos à combustão. Eles têm maior vida útil do que um ônibus a diesel, a manutenção também é mais barata, além de oferecer mais conforto e segurança aos passageiros.

O governador Wilson Lima afirmou que investimentos como esse realizado em prol da preservação do meio ambiente apenas confirmando que o Estado, e principalmente a capital Manaus, estão reescrevendo as suas histórias, mirando em um futuro sustentável.

“Quando assumi o governo, tive uma preocupação inicial em fazer com que todas as secretarias trabalhassem de forma integrada. Aqui estamos falando da mobilidade urbana e esse assunto carece que a gente possa avançar e promover qualidade de vida para as pessoas. Um dos grandes sonhos de quem trabalha com o trânsito é que possamos ter um transporte de massa eficiente e esse é o caminho. Abrir corredores viários é importante para desafogar o trânsito, mas não resolve se todos os anos continuar entrando quatro mil novos veículos nas ruas de Manaus. Por isso, estamos aqui realizando essa ação. Começamos a virar uma página importante na história do nosso Estado e da nossa capital e não podemos mais olhar para trás. Temos que pensar no futuro e esse tipo de investimento comprovam esse pensamento”, concluiu Lima.

Amarelinhos

Durante o seu discurso, o prefeito David Almeida confirmou que irá realizar uma licitação para regularizar os veículos alternativos, mais conhecidos como Amarelinhos. Para ele, essa etapa será de fundamental importância para acabar com os problemas causados pelo transporte.

“Todos sabem a necessidade que temos de resolver esse problema e vamos buscar essa solução. Queremos ônibus novos, regularizados e conduzidos por profissionais qualificados, tudo dentro de um parâmetro estabelecido pela prefeitura. No total, serão 280 veículos autorizados para circular por Manaus”, disse Almeida.
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Irizar vai fornecer 90 ônibus elétricos para Madrid


A Empresa Municipal de Transportes de Madrid – EMT concedeu mais uma encomenda à Irizar e-mobility desta vez composta por 90 ônibus elétricos, com baterias de última geração com mais de 430 kWh de energia.


Os coletivos poderão ser carregados usando um pantógrafo invertido ou por carregamento mais lento na garagem. Trata-se da maior encomenda de veículos elétricos atribuída à Irizar e-mobility até agora e é a maior licitação de ônibus elétricos da EMT de Madrid.

“A EMT vem eletrificando sua frota há vários anos. A Irizar e-mobility esteve ao nosso lado durante o processo de transformação tecnológica e na nossa estratégia que permitirá ter 25% da nossa frota elétrica em 2025.” – Carlos Sierra, Diretor de Serviço de Transporte da EMT Madrid.

Os veículos terão 12 metros de comprimento, duas portas, 28 lugares para passageiros e duas áreas para cadeiras de rodas. Além dos benefícios ambientais de zero emissões de CO2 e baixos níveis de ruído, os ônibus também se destacam pelo design. A operadora optou por incluir na frota algumas características estéticas do Irizar, ou seja, o bonde, como o uso de câmeras em vez de espelhos retrovisores.

Informações: ViaTrolebus
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Secretário de Mobilidade de Porto Alegre conhece projeto de ônibus elétrico da Marcopolo


O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, acompanhado de diretores da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da SMMU, visitou nesta terça-feira, 24, a Fábrica da Marcopolo, em Caxias do Sul. Na visita, a equipe conheceu as novas tecnologias produzidas pela empresa para os ônibus e também vistoriaram um dos veículos que deverão integrar a frota da Capital ainda este ano. 

“Seguimos ampliando nossa rede de atendimento, como medida imediata para a melhoria do transporte público, mas também trabalhamos com o foco no futuro do sistema na busca de alternativas que tragam qualidade, menor emissão de gases e mais sustentabilidade. Além da Marcopolo, vamos visitar outros projetos para definir o melhor modelo para Porto Alegre”, destaca o secretário.

Além de conhecer o projeto, os gestores visitaram as plantas de Ana Rech, onde há veiculos elétricos, e a Ciferal, local em que é feita a produção dos carros urbanos e onde verificaram um dos mais de 70 ônibus novos que serão substituídos na frota da Capital. 

“Este procedimento é importante, pois através das observações que fazemos para esta primeira linha produzida é possível melhorar e garantir a qualidade dos ônibus que vão ingressar na frota ao longo de 2022”, explica o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires. 


Acompanharam a visita a diretora geral da SMMU, Maria Cristina Ladeira Molina, o diretor de transporte da EPTC, Flávio Caldasso, o gerente de Fiscalização de Transporte, Luciano Souto, e o chefe de vistoria veicular, Almir Raupp. 

Líder - Fundada em 1949, a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e está posicionada entre as maiores fabricantes do mundo. Atua voltada para o desenvolvimento de soluções para o futuro da mobilidade. O projeto de ônibus elétrico começou em 2018 na Marcopolo com a realização de estudos. A empresa já produziu 370 veículos elétricos e híbridos que rodam em diversos países.
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Campanha “E se Fosse Você” conscientiza motoristas e operadores de ônibus no Recife


A campanha educativa “E se Fosse Você”, que foi suspensa durante a pandemia será retomada e serve para conscientizar operadores sobre as diferenças dos diversos públicos que utilizam o sistema de transporte. Motoristas, fiscais e colaboradores terão a oportunidade de se deslocar com as limitações inerentes aos idosos, obesos e pessoas com deficiência.


Para vivenciar a experiência, os operadores e usuários interessados vão embarcar nos ônibus usando óculos embaçados, muletas, caneleiras de peso e protetor auricular ou cadeiras de rodas. Assim, conhecendo na pele as limitações, é possível estimular o respeito e o cuidado com pessoas idosas e pessoas com deficiência, que têm prioridade no transporte público. Contudo, a desinformação colabora para o mau atendimento, gerando insatisfação e estresse desnecessários.

O Projeto E se Fosse Você faz parte do Programa Gentileza Faz a Diferença e é realizado em parceria com as empresas operadoras do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP/RMR).

Em caso de dúvidas, sugestões ou queixas os usuários podem entrar em contato com o Grande Recife por meio da Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (9.9488.3999), exclusivo para reclamações.
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SPTrans muda itinerários de linhas durante obras na Zona Sul


A SPTrans informa que quatro linhas de ônibus estão com alteração em seus itinerários enquanto durarem as obras na Estrada da Baronesa entre as ruas dos Minuetos e do Cromatismo, no Jardim Kagohara, Zona Sul.

Confira as alterações de itinerários:

7023/10 Jd. Nakamura – Term. Sto. Amaro

Ida: Sem alteração.

Volta: Normal até a Estr. da Baronesa, Rua dos Minuetos, Rua dos Menestréis, Rua do Cromatismo e Estr. da Baronesa, prosseguindo normal.

6035/21 Vl. Gilda – Term. Guarapiranga

Ida: Sem alteração.

Volta: Normal até a Estr. da Baronesa, Rua dos Minuetos, Rua dos Menestréis, Rua do Cromatismo e Estr. da Baronesa, prosseguindo normal.

N738/11 Term. Guarapiranga – Pq. do Lago

N740/11 Term. Jd. Ângela – Jd. Riviera

Sentido único: Normal até a Estr. da Baronesa, Rua dos Minuetos, Rua dos Menestréis, Rua do Cromatismo e Estr. da Baronesa, prosseguindo normal.

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Avenida Brasil terá novas interdições, a partir desta quinta-feira, para obras do BRT Transbrasil


A CET-Rio informa que, a partir desta quinta-feira (26/5), a Avenida Brasil e seu entorno sofrerão diversas intervenções para viabilizar as obras do Consórcio Transbrasil. Sinalização específica será instalada para orientar e alertar os motoristas, e as condições do trânsito serão monitoradas quanto a eventuais impactos.

Novas interdições

– Na altura do Caju para obras. Início nesta quinta-feira e término previsto para o dia 30 de junho:

Nos dias 26/5 (quinta-feira) e 27/5 (sexta-feira), das 22h às 5h: Interdição de uma faixa (lado direito) da Avenida Brasil, pista lateral, sentido Centro, no trecho entre as ruas Retiro Saudoso e a Franco de Almeida. Desvio: os veículos serão desviados na própria pista, no trecho com estreitamento;


A partir das 10h do dia 26/5 (quinta-feira) até às 17h do dia 30/6: Interdição de 1 metro (lado direito) da Avenida Brasil, pista lateral, sentido Centro, no trecho entre as ruas Bela e Retiro Saudoso. Desvio: os veículos serão desviados na própria pista, no trecho com estreitamento.

– Na altura de Barros Filho e Vigário Geral para obras. Início nesta quinta-feira e término previsto para sábado (28/5):

No dia 26/5 (quinta-feira), das 22h às 5h: Interdição de uma faixa (pavimento rígido) da Avenida Brasil, pista central, em ambos os sentidos, na altura da Rua São Salvador. Desvio: os veículos serão desviados para o pavimento flexível e poderão retornar após o trecho de obras;

No dia 27/5 (sexta-feira), das 22h às 5h: Interdição de uma faixa (lado direito) da Avenida Brasil, pista lateral, sentido Centro, na altura da Rua Guadalupe. Desvio: os veículos serão desviados na própria pista, no trecho com estreitamento.

– Na altura do Trevo das Missões para construção de mureta divisória de pista. Início no sábado (28/5) e término previsto para o dia 11 de junho:

A partir das 7h30 do dia 28/5 (sábado) até às 16h do dia 11/6: Interdição de 1 metro da alça de acesso da Rodovia Washington Luís para a Avenida Brasil, sentido Deodoro e 1 metro (lado direito) da pista lateral da Avenida Brasil, sentido Deodoro, na altura do Trevo das Missões.

Entre os dias 28/5 (sábado) e 11/6, das 7h30 às 16h: Interdição de uma faixa (lado direito) da pista lateral da Avenida Brasil, sentido Deodoro, na altura do Trevo das Missões. Desvio: os veículos serão desviados na própria pista, no trecho com estreitamento.
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