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Uberaba vai receber 20 novos ônibus para o transporte público até dezembro

domingo, 17 de abril de 2022

A Prefeitura de Uberaba anunciou, na última quinta-feira (14), que a cidade deve receber 20 novos ônibus para o transporte coletivo nos próximos meses. A chegada dos veículos faz parte da renovação da frota das empresas Líder e São Geraldo, que prestam o serviço, após negociação feita com o Município.


Entre os 20 ônibus, 10 integrarão a frota neste primeiro semestre, sendo que quatro deles têm previsão para chegar na próxima segunda-feira (18). Os outros seis da primeira leva devem estar na cidade até junho.

Em seguida, os demais veículos têm previsão de começarem a circular entre julho e dezembro. De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Defesa Social (SDS), Claudinei Nunes, todos os novos ônibus são alongados para receberem mais passageiros.

Ainda conforme o Município, os veículos são da classe OF 1721, com 13,2 metros de comprimento. As empresas investiram cerca de R$ 4,2 milhões para a chegada dos 10 primeiros ônibus.

Informações: G1 MG
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Prefeitura de Goiânia investirá R$ 110 milhões ao ano no transporte público

O investimento da prefeitura no Bilhete Único e no transporte público de Goiânia será de R$ 110 milhões ao ano. São dados divulgados pela Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) nessa semana. O Bilhete Único, carro-chefe do pacote de benefícios criado pela gestão do prefeito Rogério Cruz, começou a valer no dia 02 de abril.


Além de trazer melhorias, o aporte da prefeitura será suficiente para garantir com que o valor da passagem se mantenha em R$ 4,30 – embora a inflação tenha encarecido os custos de operação do sistema nos últimos meses. Esse Bilhete Único permite ao usuário que troque de linhas em até quatro integrações gratuitas, pelo período de 2h30, a partir da primeira validação.

O programa foi implantado a partir Cartão Fácil, ou seja: quem já tinha ao cartão aderiu ao Bilhete Único de forma automática. No primeiro acesso nos ônibus e terminais, o sistema fará o registro da biometria facial do usuário, o que viabiliza o uso adequado do bilhete – que é pessoal e intransferível.

Por não exigir que o usuário passe por terminais para fazer integração, o bilhete agiliza o trajeto em até 50 minutos, e reduz custos para o passageiro, uma vez que é pago o valor de R$ 4,30 em até quatro integrações, no período estabelecido.

Adesão ao programa
Balanço apresentado pela Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) aponta que, na sexta-feira (08/04), foram registradas 31.040 integrações com o bilhete único. O volume representa 8,2% da demanda total da rede naquele dia, cujo fluxo foi de 379.740 validações. Os números mostram adesão crescente, uma vez que, no primeiro dia de operação, haviam sido registradas 13.493 integrações.

Ao longo de abril, equipes da RMTC orientarão (nos terminais, estações do Eixo Anhanguera e pontos de embarque e desembarque) os usuários sobre o uso do Bilhete Único e sobre a organização de novos trajetos, desde o embarque até o destino final pelo aplicativo SimRMTC. Também estão sendo entregues folders explicativos.

O Bilhete Único é a primeira das melhorias previstas para o transporte público na capital. Nos próximos meses, o cronograma prevê o lançamento, por exemplo, do Vale Transporte Assinatura, Cartão Família, Bilhetes Um Dia e Uma Semana, Cartão-Pós-Pago, e Bilhete Meia-Tarifa.

O prefeito Rogério Cruz destaca Goiânia como a primeira capital no Brasil a implantar um sistema de integração dessa magnitude. Segundo ele, a implementação foi possível graças à modernidade dos sistemas do município, o que confere ao passageiro usufruir a integração entre linhas mediante tarifação única, além da flexibilidade de rotas.

Quanto à tarifa, o prefeito da capital destacou que manter o valor pelo quarto ano é fruto da parceria entre governo estadual e prefeituras municipais. “O custeio do subsídio pelo poder público, sem aumento ao usuário, permite a economia de tempo e dinheiro no deslocamento, pois reconhecemos as demandas de quem depende do transporte público para trabalhar”, disse.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
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Prefeitura de Florianópolis propõe corredor exclusivo para ônibus dentro da UFSC

Com a retomada da linha UFSC semidireto, a Prefeitura de Florianópolis alterou a rota do ônibus e está propondo à Universidade Federal de Santa Catarina a criação de um corredor exclusivo para o transporte coletivo dentro do campus da Trindade. A alteração visa atender o aumento de oferta de horários e reduzir o tempo de viagem, dando maior agilidade na linha.


O secretário municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano de Florianópolis, Michel Mittman, propôs à UFSC a criação de um corredor exclusivo para ônibus que cruza o campus entrando na Rua Roberto Sampaio Gonzaga e saindo na Rua Deputado Antônio Edu Vieira. De acordo com Mittman, essa alteração diminuiria em quase 20 minutos o tempo de deslocamento do ônibus, principalmente em horários de pico.

Outra proposta apresentada pela pasta é a instalação de uma estação de embarque pré-paga, fazendo com que os estudantes realizem o pagamento da passagem antes do embarque, diminuindo o tempo de espera. A alteração atual do itinerário ficará valendo até a possível implantação do corredor exclusivo de ônibus na UFSC.

Informações: ndMais
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Porto Alegre deve ultrapassar os 100 quilômetros de ciclovias até 2024

No Dia Mundial do Ciclista, celebrado em 15 de abril, uma boa notícia para os porto-alegrenses que utilizam a bicicleta como meio de transporte ou para lazer e atividade esportiva: a prefeitura prevê o aumento da malha cicloviária dos atuais 68 para aproximadamente 100 quilômetros até 2024. Essa ampliação deve ser feita através de três fontes distintas de recursos: próprios do município, financiamentos e contrapartidas (investimentos privados na estruturação cicloviária). Só do programa Avançar Cidades, do Governo Federal, a carta consulta aprovada, prevê, a partir da apresentação e aprovação de projetos, cerca de R$ 6 milhões para a expansão de 38 quilômetros. 


“A equipe técnica da Secretaria de Mobilidade está debruçada em analisar a malha cicloviária existente na cidade para fazer os ajustes necessários nas futuras implantações. Estamos planejando um seminário para ouvir diversos atores e assim ter mais subsídio para seguir com o nosso planejamento. Temos observado um grande movimento de pessoas que usam a bicicleta para fazer trajetos curtos, e por isso iremos ampliar as redes de bairro”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

Desde janeiro de 2021 até março de 2022, foram construídos mais de 10 quilômetros. Destes, 2,71 quilômetros foram finalizados no primeiro trimestre deste ano. “Nosso maior desafio é criar um planejamento a partir de fontes distintas de recursos, pois, além de especificidades, os prazos são diferentes. Nosso trabalho agora é olhar o todo para conectar o maior número de redes locais,  conciliando o desejo de deslocamento dos ciclistas com a estrutura de mobilidade da cidade”, salienta, a diretora de Mobilidade Urbana da SMMU, Carla Meinecke. 

Novos trechos - Está em andamento a implantação de 440 metros na Lopo Gonçalves, trecho entre a João Alfredo e a João Pessoa. Na Bento Gonçalves, 4.116 metros entre a Antônio de Carvalho e a João Antônio Lopes. Na rua Benno Mentz, dois trechos estão sendo feitos, totalizando quase 2.000 metros. No local, um eixo cicloviário alternativo ao Plano Cicloviário que se conecta com ciclovias próximas às existentes e previstas. Na Zona Norte, dentro do eixo cicloviário do Complexo Sertório, estão em execução mais 2.400 metros entre a rua 25 de Fevereiro e a avenida dos Estados. 

O mapa com a localização de todos os trechos de infraestrutura cicloviária já implantados na Capital está publicado no Portal de Transparência da Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC), na página do Observatório de Mobilidade, em eptctransparente.com.br. Seu objetivo é disponibilizar amplo acesso às informações de mobilidade da capital gaúcha.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Tarifa de ônibus em Cuiabá subirá para R$ 4,95 e será a 2ª mais cara do país

A tarifa do transporte coletivo em Cuiabá vai subir para R$ 4,95 a partir do dia 9 de maio. O decreto com a autorização do prefeito Emanuel Pinheiro de reajuste do preço foi publicado na Gazeta Municipal desta quinta-feira (14). 


Após três anos sem correção, o custo da passagem vai subir 20%, o maior percentual dos últimos anos, que variam entre 10% e 15%. Há algumas semanas, Emanuel Pinheiro já havia anunciado que não conseguiria segurar por mais tempo o reajuste da tarifa. 

A justificativa, na época, foi que os aumentos consecutivos do preço do diesel pela Petrobras, desde novembro de 2021, estão forçando a fonte de dinheiro que o município vinha usando para evitar os reajustes em 2020 e 2021. 

Outro fator apontado foi a relação entre preço e benefício do transporte público em Cuiabá. Segundo o prefeito, a tarifa era muito cara pela quantidade de serviço oferecido. 

“Agora, com a entrega de 150 novos ônibus climatizados, tenho que ter responsabilidade com o equilíbrio econômico, cumprindo o compromisso com a população de avançar na melhoria da qualidade da prestação de serviço ao usuário do transporte coletivo e, em virtude do aumento do diesel e dos insumos de uma forma geral”, comentou. 

Com o aumento, Cuiabá passará a ter a segunda tarifa de ônibus mais cara dentre as capitais. Curitiba lidera com a cobrança de R$ 5,50, após o reajuste aplicado no começo de março. Porto Alegre cobra R$ 4,80 e Belo Horizonte R$ 4,50. 

Informações: O Livre
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Em Joinville, Passagem antecipada do transporte coletivo pode ser adquirida por meio de PIX


Com o objetivo de facilitar e simplificar os processos de pagamento, as compras de passagem antecipada para o transporte coletivo de Joinville também podem ser feitas por meio de PIX.

O recurso já está disponível nas bilheterias dos terminais, na Passebus e nas empresas Gidion e Transtusa. Ele é aceito para a compra ou para recarga de vale transporte, Cartão Ideal e cartões retornáveis. As passagens embarcadas compradas dentro dos ônibus não poderão ser pagas com o PIX.

O PIX é um meio de pagamento eletrônico do Banco Central do Brasil, praticado por todas as instituições bancárias, que foi instituído em 2020. Ele é amplamente utilizado para a transferência de valores, bem como para o pagamento de compras. Sua principal característica é a ausência da cobrança de taxas.

Informações: Prefeitura de Joinville
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Em Ribeirão Preto, Corredor de Ônibus da Presidente Vargas remodela a avenida

As obras de implantação do Corredor de Ônibus da avenida Presidente Vargas, que estão com 67,4% das intervenções concluídas, já mudaram a cara da avenida. Quem passa pelo local pode enxergar uma avenida totalmente remodelada ao longo dos cerca de dez quilômetros de extensão.


As ações estão concentradas no preparo e concretagem de calçadas, com o nivelamento e assentamento do piso tátil, a instalação de infraestrutura de caixas de passagem e dutos de semaforização inteligente e plantio de grama. Uma parte da nova pavimentação asfáltica foi concluída no último domingo, dia 10 de abril.

Com investimentos de R$ 13,6 milhões, o corredor de ônibus será implantado na avenida Presidente Vargas a partir da rua Eliseu Guilherme, seguindo até a avenida Dr. José Cesário Monteiro da Silva, próximo à rotatória da avenida Braz Olaia Costa. A obra beneficiará entre 15 mil e 18 mil usuários do transporte público.

Sobre a obra

Irá contemplar a revitalização do passeio para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente àqueles com dificuldades de mobilidade. As esquinas da avenida contarão com rampas de acesso para cadeirantes, piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia, além da remodelação dos canteiros.

Por fim, será feito um recapeamento reforçado nas faixas preferenciais para garantir maior tempo de uso e menor risco de danos devido ao peso dos veículos.

Interdição

Atualmente, a única interdição na avenida é no acesso à rua Capitão Jarbas Vieira de Souza para os condutores que vêm pela avenida Presidente Vargas em direção a Bonfim Paulista.

Para acessar a rua é preciso ir até o cruzamento com a avenida Profº João Fiúsa, retornar na avenida Presidente Vargas, sentido Centro, até o cruzamento com a rua Capitão Jarbas Vieira de Souza.

Programa Ribeirão Mobilidade

O corredor de ônibus da avenida Presidente Vargas faz parte de um total de 11 que estão sendo implantados na cidade pelo Programa Ribeirão Mobilidade, totalizando 56 quilômetros que percorrerão as principais avenidas do município.

Cerca de 90% das obras do Programa Ribeirão Mobilidade já estão licitadas ou em processo de licitação. São mais de 30 intervenções viárias planejadas para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população de Ribeirão Preto.

O investimento total se aproxima de R$ 500 milhões, sendo R$ 310 milhões em recursos do Governo Federal, e o restante, do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito.

Informações: Prefeitura de Ribeirão Preto
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Greve do Metrô em BH continua por tempo indeterminado

A greve dos metroviários em Belo Horizonte continuará durante o feriado de Páscoa na capital, ao menos, até a próxima terça-feira (19), quando o movimento completará um mês.


Na terça-feira, conforme o sindicalista, haverá uma manifestação da categoria, que, por ora, não tem local divulgado. “Como não tem nenhum fato novo, não há previsão de assembleia. A única coisa marcada é uma manifestação na terça-feira, mais radicalizada. Infelizmente, como não tem acordo, vamos continuar. Não queríamos, entendemos a situação [da população], mas não tem outro caminho”, afirma Pablo.

A assessoria de imprensa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informa que não haverá mudança de escala nos feriados - o que, na prática, significa que o metrô funcionará entre 10h e 17h, com movimentação reduzida. 

Em nota de balanço do 23º dia de paralisação, divulgado na manhã desta quarta-feira, a CBTU afirma que “o movimento paredista tem como motivação a falta de respostas sobre o futuro dos mais de 1.500 empregados públicos no processo em andamento de desestatização da Superintendência de Trens Urbanos de Belo Horizonte. A CBTU frisa que o processo de desestatização está sendo conduzido pelos Ministérios da Economia e do Desenvolvimento Regional. Assim, as demandas relativas ao processo devem ser endereçadas àqueles entes”.

“A Companhia transporta mais de 100 mil usuários em dias úteis e aproximadamente 70 mil passageiros são prejudicados com a escala definida pelos metroviários, por dia útil”, completa a empresa no texto. No informe, a CBTU admite que “de momento, não existem fatos novos a indicar pedido de reconsideração desta decisão” travada na Justiça que mude os caminhos do diálogo com os grevistas.

Informações: O Tempo
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