Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Fortaleza, Estação José de Alencar começa a operar com bilhetagem eletrônica

terça-feira, 27 de junho de 2017

A Estação José de Alencar do Metrô de Fortaleza começou a operar com bilhetagem eletrônica nesta segunda-feira (26/6). Com isso, subiu para 14 o número de estações que funcionam com o sistema eletrônico, cuja implantação está na reta final. Usuários que embarcam nesta que é a mais movimentada das estações da Linha Sul recebem a partir de agora o cartão do Metrofor, que está substituindo os bilhetes de papel.

Temporariamente, os cartões utilizados são carregados com apenas uma passagem e são recolhidos pela catraca eletrônica no momento do embarque. Além disso, os cartões são utilizados somente para usuários que pagam passagem inteira. Quando o sistema for acionado em todas as 19 estações, será liberado o carregamento de qualquer valor em crédito nos cartões, que ficarão de posse de cada usuário, para utilizar e recarregar quantas vezes quiser. Além disso, estudantes também utilizarão o cartão. A previsão é de que até o fim de julho todas as estações funcionem com o sistema de bilhetagem eletrônica.

Reta final

Atualmente, por meio de contrato com empresa especializada, a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos está finalizando os sistemas de energia das catracas eletrônicas, em todas as estações. Essa medida vai garantir o funcionamento das mesmas em eventuais quedas de alimentação elétrica. Esta é a última etapa para que a bilhetagem eletrônica seja iniciada integralmente na Linha Sul.

Através dessa tecnologia, os bilhetes de papel estão sendo substituídos por cartões eletrônicos, trazendo inúmeras vantagens. Softwares e equipamentos necessários já estão instalados em todas as estações, e conectados com a sede administrativa da empresa, no bairro Moura Brasil, onde funciona o Centro de Controle Operacional (CCO) do sistema metroviário.

Uma das vantagens do sistema eletrônico é dar viabilidade técnica para adesão do Metrofor ao Bilhete Único Metropolitano. Os estudos para isso estão avançados. A bilhetagem do Metrofor é um dos importantes investimentos que o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Infraestrutura e Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, vem realizando e assim trazendo melhorias para o sistema.

ESTAÇÕES QUE JÁ OPERAM COM BILHETAGEM ELETRÔNICA:

Chico da Silva
Juscelino Kubitschek
Couto Fernandes
Rachel de Queiroz
Vila Pery
Mondubim
Jereissati
Virgílio Távora
Benfica
Maracanaú
Carlito Benevides
Aracapé
Parangaba
José de Alencar

Assessoria de Comunicação Metrofor
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Em Curitiba, Ônibus aderem a greve geral desta sexta 30

A terceira greve geral deste ano, marcada para esta sexta (30), visando combater as reformas em andamento no congresso, incluindo a trabalhista, ganhou mais um adepto: o Sindimoc. O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana confirmou sua adesão nesta segunda (26).

A categoria não vai realizar greve geral, como os bancários, servidores técnico-administrativos e professores estaduais. Porém, realizará um ato, em horário e local ainda a serem definidos, para confirmar a mobilização do sindicato em relação à greve. 

Segundo o sindicato, os protestos devem ser realizados em locais específicos.

Fora a mobilização contra as reformas previstas no país, um dos motes da paralisação de sexta é o pedido de eleições presidenciais diretas.

Informações: Ric Mais
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Em Manaus, reivindicações de rodoviários tramitará na Justiça do Trabalho

As reivindicações dos rodoviários quanto ao reajuste salarial de 12% e adicional de insalubridade - que motivaram a paralisação de ônibus desta segunda-feira (26) - vão passar a tramitar na Justiça do Trabalho. Caberá ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) decidir sobre o percentual de revisão do salário da categoria.

A decisão ocorreu em comum acordo após reunião da diretoria do Sindicato dos Rodoviários, membros do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) e o prefeito de Manaus, Artur Neto.

"Houve um comum acordo para irem a Justiça e a decisão será da Justiça com o direito da parte perdedora de recorrer à decisão. Vivíamos com estes diálogos há muito tempo e hoje conseguimos fechar um acordo e Manaus pode respirar alivida após esta greve que durou horas e não era boa nem para o patronal, sindicato nem para a população", afirmou o prefeito.

Após a reunião a portas fechadas, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários de Manaus (STTRM ), Givancir de Oliveira, agradeceu pela mediação e oportunidade de discutir sobre as reivindicações da categoria.

"Graças a Deus o Sinetram reconheceu o seu erro e nos deu um comum acordo. Um documento jurídico que vai legalizar o julgamento do dissídio coletivo, garantindo assim, o pagamento retroativo caso o tribunal passe dois, três ou quatro dias para julgar. Era isso que a categoria queria: garantia de julgamento e que isto fosse de igual pra igual", disse Givancir.

Questionado se Rodoviários e Sinetram poderiam ter entrado em acordo sem a necessidade de greve, Givancir afirmou que tentou, mas o Sinetram não queria que a situação fosse para a Justiça.

De acordo com o advogado do Sinetram, Fernando Moraes, o acordo para levar o caso à Justiça ainda não havia ocorrido porque o Sindicato acreditava em uma negociação de modo extrajudicial.

"Com a mediação do Prefeito, ele funcionou como um fiador deste acordo com o intuito de garantir que uma eventual decisão do Tribunal possa ser cumprida em termos econômicos. Agora o tramite segue com a nossa aceitação. Acreditamos que isto seja um compromisso firmado pelos Rodoviários para que uma nova greve não venha a acontecer. Queremos trabalhar e colocar os ônibus em circulação", disse o advogado.

Paralisação
Usuários do transporte coletivo de Manaus foram surpreendidos com a paralisação de 100% da frota de ônibus nesta segunda-feira (26). A população lotou pontos de ônibus e reclamou. Muitos tiveram que usar táxis, mototaxis e micro-ônibus alternativos, que normalmente transitam na Zona Leste e tiveram a circulação liberada até o Centro. Cerca de 800 mil pessoas foram afetadas.

Informações: G1 AM
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Novo trem de alta velocidade da China estreia na rota Beijing-Shanghai

O trem-bala da próxima geração da China, chamado como "Fuxing", estreou na rota Beijing-Shanghai na segunda-feira.

O modelo CR400AF partiu da estação ferroviária do sul de Beijing às 11h05 para Shanghai. Ao mesmo tempo, o modelo CR400BF saiu da Estação Ferroviária de Shanghai Hongqiao para Beijing.

Os novos trens-bala, também conhecidos como unidades múltiplas elétricas (UME), possuem velocidade máxima de 400 quilômetros por hora e uma velocidade constante de 350 quilômetros por hora.

O trem foi projetado e fabricado pela China e tem um sistema de monitoramento sofisticado que constantemente verifica seu desempenho e automaticamente desacelera o trem em caso de emergência ou condições anormais.

Graças a um sistema de transmissão de dados remoto, um centro de controle poderá monitorar o trem em tempo real.

Lu Dongfu, gerente-geral da China Railway Corp., operador do novo trem, disse que o "Fuxing" ("rejuvenescimento" em mandarim), sustenta o papel exclusivo que a alta velocidade ferroviária desempenha no avanço econômico e social do país.

Os trens-bala anteriores apresentaram os caracteres "Hexiehao" ("harmonia"), no exterior de cada trem.

A China possui a rede ferroviária mais longa do mundo, 22 mil quilômetros até o final de 2016, cerca de 60% do total mundial.

A linha ferroviária Beijing-Shanghai é a rota mais movimentada no país, beneficiando 50,5 mil passageiros diariamente.

Informações: Portuguese
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Metrô SP adere a paralisação nacional do dia 30

As paralisações marcadas para a próxima sexta-feira (30) ganharam um reforço em São Paulo. O sindicato dos metroviários de São Paulo irá aderir à paralisação na capital paulista e não trabalhará durante todo o expediente, das 4h40 de sexta à 0h de sábado.

Nove centrais sindicais assinaram manifesto de apoio à greve geral do dia 30 de junho; manifestações acontecerão em todo o país em protesto contra a reforma trabalhista; metroviários de São Paulo representam uma adesão de peso à paralisação na capital paulista; já os funcionários da CPTM farão uma assembleia no dia 29 para definir seu posicionamento.

Informações: Estadão
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Em Maceió, Meia passagens aos domingos aumenta em 25% o número de usários

O superintendente de Transporte e Trânsito de Maceió, Antônio Moura, revelou, no início da tarde desta segunda-feira (26), durante entrevista à Rádio Gazeta, que 2.050 pessoas utilizaram o "Domingo é Meia" no primeiro dia de funcionamento do programa. Válido apenas aos domingos, ele permite que a população da capital pague apenas meia passagem nos transportes coletivos urbanos.

Segundo ele, o número foi 25% maior do que os domingos anteriores, e a expectativa é a de que a quantidade de usuários siga aumentando. "Esperamos um aumento ainda maior. Com isso, a procura pelo cartão que dá direito ao benefício também deve crescer. Quanto mais cartões emitidos, melhor para todos", disse Moura. 

Ele garantiu que, caso a demanda cresça consideravelmente, a frota de veículos eerá reforçada, como já acordado com as empresas. Contudo, o superintendente reforçou que apenas usuários que possuam o cartão Bem Legal Cidadão podem usufruir do programa - os demais cartões da Transpal não dão direito à meia passagem.

"Recebemos algumas reclamações isoladas sobre o funcionamento. Todas já estão sendo averiguadas. O que aconteceu foi uma falha no entendimento por parte da população, que tentou usar outro cartão que não o cartão Bem Legal Cidadão. O benefício só é permitido a quem utiliza este cartão. A carteirinha de estudante, por exemplo, não tem validade nesse sentido", esclareceu. 

De acordo com o superintendente, cerca de 90 mil cartões já foram emitidos. Quem não tiver a carteirinha precisa se dirigir a uma das sedes da Transpal - nos bairros do Poço, Tabuleiro e Farol - para a emissão. É preciso comprovar residência em Maceió para ter acesso.

"A SMTT também colocou postos volantes nos bairros, para que a população possa retirar o seu cartão. Mas apenas passageiros residentes em Maceió podem utilizar o Domingo é Meia. Por isso, é preciso comprovar endereço e estar de posse do RG e do CPF", reforçou o gestor.

Informações: GazetaWeb
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Em Curitiba, “Bilhete único” levaria passagem de ônibus para até R$ 4,85

quinta-feira, 22 de junho de 2017

A Urbs, empresa municipal que gerencia o transporte coletivo de Curitiba, deu mais uma demonstração de que não acredita na integração temporal como forma de reverter a queda de passageiros e receitas do sistemamunicipal de transporte. Em resposta a um pedido de informações feito pela Comissão de Economia da Câmara Municipal, a entidade afirmou que a adoção do bilhete único – proposta que tramita no legislativo na forma de Projeto de Lei – faria com que a passagem subisse dos atuais R$ 4,25 para um valor entre R$ 4,70 e R$ 4,85.

Pela proposta legislativa apresentada pelo vereador Bruno Pessuti (PSD) a prefeitura poderia instituir a cobrança diária, semanal ou mensal dos usuários do transporte coletivo, que dentro desse período poderiam usar o ônibus ilimitadamente. O modelo já é adotado, com variações, em diversas cidades do país, entre elas São Paulo, Porto Alegre e Maringá.

Nos cálculos da Urbs, a adoção dessa medida em Curitiba geraria uma redução de receita mensal de até 14%. Isso equivale a cerca de R$ 9,5 milhões a menos por mês, considerando que para se financiar o sistema precisa de uma receita mensal média de R$ 68 milhões.

Na resposta enviada à Câmara Municipal, a Urbs defende que “a implantação da integração temporal não proporcionará nenhuma alternativa de racionalização de linhas, frotas e custos”.

Bilhete único em Curitiba: primeiro passo foi dado

O autor do Projeto de Lei discorda da avaliação. Para ele, a integração temporal facilitaria o deslocamento dos passageiros, liberando-os da integração exclusivamente via terminal. “Muitas vezes a gente vê pessoas se deslocando de um eixo que elas não precisariam só para não ter que pagar outra passagem. Com o bilhete único isso não seria mais necessário”, diz.

“A Urbs não acredita nessa solução porque é refém da inovação que Curitiba teve no passado. Estão parados no tempo há mais de 40 anos, pensando que aquela solução de integração através de terminais é a solução definitiva para a cidade de Curitiba, mas isso é uma solução de 40 anos atrás que hoje em dia a gente entende que não é mais adequada; as pessoas já não se deslocam mais na mesma forma”, diz Pessuti.

Formas de financiamento
Na análise do parlamentar, uma forma de compensar as quedas de receita que a integração temporal poderia ocasionar é o pagamento do vale-transporte dos servidores municipais diretamente no cartão transporte, não mais em dinheiro. A medida está prevista no pacote de ajuste fiscal da prefeitura e pode significar um incremento de receita de cerca de R$ 7 milhões mensais ao sistema de transporte coletivo.

“Com isso, não há nada mais que impeça a adoção do bilhete único. Porque o que a Urbs diz aqui [na resposta] é que o que importa é ter o fluxo de caixa; eles precisam de cerca de R$ 70 milhões por mês para que o sistema funcione normalmente. Com a aprovação desta lei a gente tem certeza que este recurso estará no caixa da Urbs; não há mais desculpas”, afirma.

Ainda segundo Pessuti, a resposta da Urbs desconsidera o fato de a adoção da integração temporal atrair novos passageiros para o transporte coletivo.

Bilhete único: projeto recebe parecer favorável

“As pessoas vão se sentir muito mais motivadas a usar o ônibus porque sabem que quanto mais utilizarem, mais barato vai ficar. As pessoas vão novamente voltar para o transporte coletivo”, afirma.

Na análise do vereador, o bilhete único também poderia resolver o déficit financeiro decorrente da validade de cinco anos dos créditos de cartão-transporte. O próprio presidente da Urbs, José Antonio Andreguetto, já afirmou que a prefeitura tem o interesse de diminuir esse prazo.

“Hoje existe um Termo de Ajustamento de Conduta junto ao Ministério Público assinado pela diretoria da Urbs anterior, que dá validade a esse carregamento da passagem no cartão-transporte por cinco anos. Ou seja, tem passagens que foram compradas a R$ 2,20 e hoje nós estamos remunerando as empresas a R$ 3,66”, disse, em fevereiro, em uma reunião com os vereadores da capital. Atualmente, a remuneração das empresas por tarifa já é de R$ 3,98.

Como os créditos do bilhete único durariam o tempo pré-determinado pela compra – diário, semanal ou mensal, de acordo com o Projeto de Lei –, não haveria mais essa defasagem entre o valor que a prefeitura arrecada e o montante que repassa às empresas para o pagamento da tarifa técnica.

Exemplo paulistano
Em São Paulo, a integração temporal foi implantada em maio de 2004 e seu nome de batismo – bilhete único – é como ficou conhecido o sistema em todo Brasil. Em pouco mais de um mês, segundo pesquisa do Datafolha, a inovação gerou um aumento na frequência de uso do sistema. O mesmo levantamento também apontou uma aprovação de 81% dos passageiros.

No entanto, o sistema paulistano – que em sua essência prevê três horas para a utilização de no máximo quatro ônibus por uma tarifa (R$ 3,80) – viveu uma explosão nos valores gastos para “subsidiar” o transporte – entre aspas pois parte do montante é custeio de gratuidades. Na previsão da prefeitura, o valor deve crescer 26% em 2017, na comparação com o ano anterior, chegando a R$ 3,3 bilhões anuais.

Para contornar os custos crescentes, o atual prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), extinguiu algumas modalidades de integração temporal, como a diária e a semanal, e limitou o uso da mensal para usuários pagantes da tarifa cheia.

Segundo relatado à época da implantação pela prefeita Marta Suplicy (PT), o bilhete único representou uma quebra nas “máfias” que “mandavam” no sistema de ônibus da cidade. Em entrevista à revista Isto É, ela disse que teve que usar colete a prova de balas devido às ameaças que recebeu.

Informações: Tribuna PR
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Número de trens e viagens caiu 30% no Metrô do Recife

O metrô do Recife está demoran­­do mais e operando mais cheio. A afirmação é do Sindi­­­cato dos Metroviários (Sindmetro), que, nesta quarta-feira (21), às 18h, fará uma assembleia na Estação Central para dis­­cutir não só a campanha salarial da categoria e a possibilidade de greve, mas também a situação do sistema, que transporta cerca de 350 mil passageiros por dia. 

Conforme a entidade, a redução no quantitati­­­vo de trens e viagens ultrapassa 30% em relação ao praticado até bem pouco tempo, nos primeiros me­­ses do ano. Com isso, só 35% da frota está atendendo aos usuários. A Companhia Brasileira de Trens Ur­­banos (CBTU) reconhece as mudanças e as atribui à falta de peças, que tem deixado várias composições sem funcionar.

A Linha Centro, com 19 estações e dois ramais - Jaboatão e Camaragi­­­be -, já contou com 15 trens e inter­­­valo de três mi­­nutos nos horários de pico. Mas, atualmente, segundo o Sindmetro, o quantitativo de trens caiu para até oito, e os intervalos subi­­­ram para dez minutos. Na Linha Sul (Ca­­jueiro Seco), com 12 estações, a situação é mais dramática: o total de trens caiu de oito para quatro, e a espera, que demorava até oito minutos, chega a 20.

Os passageiros confirmam as dificuldades. "Não tem mais hora pa­­­ra o trem vir cheio. Largo por volta das cinco, seis horas da tarde, e está superlotado. No sábado, largo pouco depois do meio-dia e também está", afirma o vendedor Guilherme Parízio. O motorista Jediael Figueira completa. "Na empresa em que trabalho, é comum o pessoal que usa metrô chegar atrasado. Os trens estão demorando mais", diz.

O metrô do Recife conta com um total de 40 trens, 25 deles da frota antiga, dos anos 80, e 15 com opera­­­ção iniciada em 2013. É normal que nem todos funcionem ao mesmo tempo por questões de escalas de trabalho dos maquinistas e necessidade de manutenção. O que cha­­ma atenção atualmente, contudo, é que há mais composições nas garagens do que operando. Só 14 das 40 estão atendendo aos passagei­­ros, número que, antes, era de 24 ou mais. "A operação foi reduzida nas últimas semanas, inclusive sem qualquer aviso aos usuários. É fru­­­to de um sucateamento que a CBTU vem passando", critica o presidente do Sindmetro-PE, Getúlio Basílio.

Em 2016, o sistema correu o risco de parar nos fins de semana por falta de recursos. A situação só foi amenizada em junho, quando o Ministério das Cidades anunciou um alívio de R$ 30 milhões para a CBTU Recife. Além disso, também houve a promessa de remanejar R$ 60 milhões em verbas do PAC pa­­ra ações emergenciais. 

Na época, a manutenção já era um problema. Sindicalistas denunciaram que peças de trens velhos eram usadas pa­­­ra manter os novos funcionando por­­­que não havia dinheiro para adquirir equipamentos de fábrica. 

Em nota, a CBTU informou que peças de reposição já foram contra­­­ta­­­das, estão em processo de fabrica­­­­­­ção e fornecimento e têm chegado de forma gradativa. A empresa ainda afirmou que alguns serviços “estão sendo executados, inclusive a retificação dos motores da frota antiga", e que essas providências "devem surtir efeito nos próximos meses", reduzindo o intervalo entre os trens. A CBTU disse que as ações integram um plano de recu­­­pe­­­­­­­ração do sistema, “que sofreu degradação por vários anos por fal­­­ta de recursos". Sobre os R$ 60 milhões, esclareceu que recursos do PAC são para investimentos e não po­­­­­­dem ser usados para custear o sistema.

Informações: Folha PE
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