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Metrô de SP manda trabalhadores remontarem trens canibalizados

domingo, 13 de março de 2016

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo denunciou hoje (11) que a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) está exigindo que os trabalhadores do setor de manutenção façam hora extra neste final de semana (12 e 13) para realizar uma “maquiagem” nos trens que estão sofrendo “canibalização” para garantir a manutenção de outras composições da companhia. “Os trens foram colocados em um local mais discreto e querem que os trabalhadores refaçam o salão do trem: recoloquem os painéis, reinstalem as sancas, as lâmpadas, portas e luminárias. Tudo para encobrir o desmonte”, afirmou o diretor-executivo do sindicato Alexandre Roldan.

Segundo Roldan, os trabalhadores – que estão oficialmente proibidos de fazer hora extra por determinação da direção do Metrô, para cortar gastos – teriam de trabalhar todo o fim de semana, pois em breve deve ocorrer uma visita de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) e também do Ministério Público do Estado (MPE). “Os metroviários solicitaram que fizéssemos uma assembleia no local e votaram por não aceitar a determinação da empresa”, disse o sindicalista.

A fiscalização do TCE está planejada, justamente devido à denúncia sobre o desmonte dos trens, mas não teve revelada a data em que vai ocorrer. A reportagem não obteve confirmação da visita do MPE.

Para o sindicalista, o Metrô tenta desqualificar a denúncia publicada pela RBA, na última terça-feira (8), de que a empresa está utilizando peças de cinco trens parados no pátio de manutenção de Itaquera, zona leste da capital, para realizar consertos em outras composições que necessitam de revisão, segundo o Sindicato dos Metroviários. Os trens “canibalizados” são as composições H59, K09, K17, K21 e L43.

Os principais itens retirados dos trens são vidros de janelas, portas, fechaduras, lâmpadas, faróis, motores de tração, bancos de passageiros e de operadores, redutores, contrassapatas e até extintores de incêndio. “São 11 trens parados no total, sendo cinco em Itaquera e seis no Jabaquara. E esses acabam sendo 'canibalizados', pois como não há determinadas peças, aproveitam e tiram as peças deles para garantir a operação de outros trens”, relatou o secretário-geral do sindicato, Alex Fernandes.

Na tarde de hoje, os diretores do Metrô paulista admitiram que retiraram peças de cinco trens para garantir a manutenção de outras composições, mas alegaram que é um procedimento planejado, feito apenas em trens novos. “A foto (na reportagem) mostra um trem novo que espera para entrar em teste. Ele forneceu peça para outro trem que estava rodando e teve problema, mas ainda está na garantia. Assim, não tiramos o trem da operação”, disse o diretor de Operações da companhia, Mário Fioratti Filho,

Segundo Fioratti, trata-se de uma “opção”, uma “estratégia de manutenção” que é feita em metrôs “no mundo todo”. “Se temos falha de uma peça em um trem, que está na garantia, mando a peça para o fabricante e retiro uma outra de um trem que esteja esperando a vez para realização de testes. Assim não retiro o trem de circulação. Temos uma fila de trens e utilizamos sempre o último da fila”, afirmou. Também participaram da reunião o presidente do Metrô, Paulo Menezes Figueiredo, e o diretor de Engenharia e Construções, Paulo Sérgio Amalfi Meca.

A afirmação foi questionada por Roldan. “Um trem em fase de testes não fica naquela situação que as fotos demonstraram. Os trens estão sendo depenados porque não temos peças para realizar manutenção adequadamente”, afirmou.

Informações: Rede Brasil Atual
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Mudanças no transporte coletivo de Florianópolios ocorrem nesta segunda-feira

Com o objetivo de atender aos estudantes e funcionários da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), algumas linhas retornarão como exemplo a 946 – Jardim Atlântico / UFSC. Outras duas linhas serão reformuladas para atender a região do sul da ilha com novas denominações e percursos. Confira:

473 - Morro das Pedras via Eucaliptos
Dias úteis
Saída TIRIO
07h15 - 09h15 - 12h40 - 14h40 - 16h45 - 18h10
Saída bairro
07h31(P) - 09h33(P)- 13h(P) -15h16(P) -17h01(P)-18h26(P)

(P)= Horário previsto

Sábado
Saída TIRIO
06h18 - 07h15 - 08h15 - 09h15 - 11h15 - 12h15 - 13h15 - 14h15 -17h05 - 18h05 - 19h05 - 21h45
Saída bairro
06h29(P) - 07h26(P) - 08h26(P) - 09h28(P)- 11h27(P) -12h27(P) -13h28(P) -14h28(P) - 17h18(P) - 18h18(P) - 19h18(P) - 21h59(P)

(P) = Horário previsto

Domingo
Saída TIRIO
06h30- 07h40 - 11h10 - 12h20 - 13h30 - 17h20 - 18h10 - 21h50 

Saída bairro
06h40(P)- 07h49(P) - 11h21(P) - 12h30(P) - 13h42(P) - 17h34(P) - 18h22(P) - 22h01(P)


(P) = Horário previsto

Itinerário 
Saída TIRIO/TIRIO
TIRIO, Rodovia SC 405, Avenida Pequeno Príncipe, Rua das Corticeiras, Rua Auroreal, Rua dos Eucaliptos, Rua Francisco Vieira, Rua Manoel Pedro Vieira, Rodovia “Seu Chico ”Francisco Thomaz dos Santos - SC 406, Rua Francisco Vieira, Rua do Gramal, Avenida Pequeno Príncipe, Rodovia SC 405, TIRIO.

474 - Morro das Pedras Via Gramal

Dias úteis
Saída TIRIO
08h25 - 10h - 11h50 - 14h25 - 16h20 - 22h30  

Saída bairro
08h40 (P) - 10h15 (P) - 12h10 (P) - 14h42 (P) - 16h36 (P) - 22h46(P)

(P) = Horário previsto

Itinerário
Saída TIRIO/TIRIO
TIRIO, Rodovia SC 405, Avenida Pequeno Príncipe, Rua do Gramal, Rua Tereza Lopes, Rua Francisco Vieira, Rua Manoel Pedro Vieira, Rodovia “Seu Chico” Francisco Thomaz dos Santos - SC 406, Rua Francisco Vieira, Rua dos Eucaliptos, Rua Auroreal, Rua das Corticeiras, Avenida Pequeno Príncipe, Rodovia SC 405, TIRIO.

Três linhas são reativadas e duas terão acréscimo de horários para atender região da UFSC 
Conforme retorno previsto das aulas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), as linhas 946 – Jardim Atlântico / UFSC, 948 –Capoeiras / UFSC e 949 – Abraão / UFSC serão reativadas. Já as linhas 154 - UFSC - Semidireto saída sul e 185 - UFSC /Semidireto retornarão com o quadro de inverno para atender a demanda.

Informações: Prefeitura de Florianópolis
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Em São Paulo, Ônibus Turístico será inaugurado neste sábado

sexta-feira, 11 de março de 2016

A primeira viagem a bordo do Circular Turismo SP acontecerá no próximo sábado, dia 12, às 9h, quando será inaugurado o novo serviço ao público. Com vista panorâmica em um modelo de dois andares, o ônibus é uma iniciativa fruto de parceria entre SPTrans, CET e SPTuris. Nele, os passageiros visitarão bairros famosos da cidade, como Ibirapuera e Liberdade, além de passear pelos principais pontos culturais.

O ônibus é equipado com tecnologia embarcada. Através de um GPS ( sistema de posicionamento por satélite) instalado em um computador de bordo, passageiros e turistas são informados por alto-falantes da história e das curiosidades dos endereços e equipamentos por onde o veículo está passando em três idiomas: português, inglês e espanhol. Durante a viagem,  os tripulantes também poderão baixar um aplicativo com essas informações e acompanhar cada detalhe do passeio no smartphone, além de receber um informativo impresso com o mapa do centro da cidade.

Batizado de Circular Turismo SP, o ônibus partirá da Estação da Luz, na região central, sempre conduzido por uma das quatro mulheres motoristas do veículo. Priscila Gomes, que está entre as profissionais, explica que o veículo é automático e tem 12 marchas, o que o torna mais confortável para dirigir. “Me sinto privilegiada em ter sido escolhida para conduzir o primeiro ônibus de turismo, estou feliz”, conta.

Para o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, a novidade vai agradar aos paulistanos: “O Ônibus de Turismo é um prêmio pra a cidade de São Paulo, por ser conduzido apenas por mulheres, dar o direito a entrada em 8 museus e ainda de poder conhecer os principais pontos turísticos.” Tatto participou, nesta quinta-feira, dia 10, dos testes finais de operação do veículo, junto com técnicos de SPTrans, CET e SPTuris.

O ônibus também dispõe de uma tecnologia que polui menos a cidade. Durante o trajeto, faz uma compensação na distribuição do combustível. Quando está numa velocidade baixa, utiliza a eletricidade; quando está mais rápido utiliza o diesel, além de ser acessível para pessoas com baixa mobilidade física e possuir rampa para cadeirantes.

A SPTrans e a SPTurismo, parceiras na implantação da linha, estudam a possibilidade de aumentar a quantidade de veículos até o final deste ano.

Como funciona

O cartão de embarque custa R$ 40,00 e pode ser adquirido com o cobrador do ônibus, no momento do primeiro embarque. Há dois modelos de estampa: um com a foto do Parque do Ibirapuera e o outro com a do Mercado Municipal.

O ônibus, que pertende à empresa Sambaíba, uma das operadoras do sistema de transpote coletivo municipal, parte da Estação da Luz nos seguintes horários:

Dias úteis e sábados: saídas às 9h, 12h40 e 16h.

Domingos e feriados: saídas às 10h, 13h40 e às 17h.

As viagens acontecerão todos os dias úteis, sábados, domingos e feriados com destino as seguintes paradas:

Parada 01: Luz, Parada 02: Mercado Municipal, Parada 03: República, Parada 04: Pacaembu, Parada 05: Paulista - MASP, Parada 06: Ibirapuera, Parada 07: Centro Cultural SP, Parada 08: Liberdade, Parada 09: Pátio do Colégio, Parada 10: Teatro Municipal

Vale destacar que aos domingos o trajeto terá alteração devido a abertura da avenida Paulista para lazer.

O passageiro poderá desembarcar em qualquer ponto do passeio e voltar a embarcar em um período de 24 horas.

Foto: Sidnei Santos/ SPTrans
Assessoria de Imprensa - SPTrans
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Bilhete Único para desempregados é suspenso em São Paulo

A prefeitura de São Paulo suspendeu ontem (9) o benefício do Bilhete Único Especial para Desempregados em razão de dispositivos legais. De acordo com a legislação, em ano de eleições o poder público fica proibido de distribuir bens, valores ou benefícios, com a exceção de calamidade pública, estado de emergência e benefícios sociais previstos no orçamento municipal do ano anterior.

Segundo a SPTrans, empresa encarregada da gestão do transporte público na capital paulista, a prefeitura vai acionar o Judiciário para pedir a liberação do benefício. “Para evitar que uma medida importante para a população paulistana venha a ser considerada irregular, o Executivo vai consultar a Justiça sobre a concessão”, afirma a empresa em nota.

O Bilhete Único Especial para Desempregados foi criado, por decreto, no dia 9 de novembro de 2015, e é válido por 90 dias, podendo ser solicitado até três meses após o fim do seguro-desemprego. A assessoria de imprensa da SPTrans informou que as pessoas que já possuem o cartão devem mantê-lo sob custódia pessoal até que a prefeitura consiga liberar os valores das cotas.

O cartão ainda será válido no Metrô, nos trens da Companhia Paulistana de Trens Metropolitanos (CPTM) e nos ônibus intermunicipais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU). A proibição não alcança os transportes citados, pois a gratuidade foi instituída, via decreto estadual, desde 1990.

Informações: Rede Brasil Atual
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Ônibus movidos a hidrogênio entram em circulação em São Paulo

Dois novos ônibus movidos a hidrogênio entraram em circulação no Corredor São Mateus-Jabaquara (ABD), entre as regiões de Santo André e Diadema, em São Paulo. Os ônibus, desenvolvidos com tecnologia brasileira, são resultado de um projeto financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), em uma parceria com o PNUD, o Ministério de Minas e Energia (MME), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU). A Finep é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Em junho de 2015, três ônibus foram entregues ao Estado de São Paulo e ativados para teste. No começo do mês, dois deles foram integrados à frota dos ônibus intermunicipais gerenciada pela EMTU/SP. Os trabalhos começaram na Linha 287P Piraporinha a Santo André, em trajeto bastante demandado por usuários.

A tecnologia utilizada de propulsão é totalmente livre de emissões de poluentes. No lugar de dióxido de carbono e outras emissões dos carros comuns, somente vapor d’água é eliminado pelo escapamento dos ônibus.

Os dois veículos reforçam a preocupação com a natureza. Eles são decorados com pássaros representativos da fauna brasileira e recebem nomes de aves. Um deles é a ararajuba, ave da região Amazônica que representará as regiões Norte e Nordeste, e outro o sabiá laranjeira, considerada por Decreto Presidencial como um dos quatro símbolos nacionais.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Finep
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Em protesto por segurança, rodoviários param ônibus em Natal

Trabalhadores do setor de transporte público paralisaram as atividades na tarde desta sexta-feira (11) em Natal. De acordo com informações o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro), Júnior Rodoviário, a paralisação foi encerrada por volta das 17h45. A paralisação durou cerca de duas horas.

Em nota emitida nesta quinta-feira (10), o sindicato já havia indicado a possibilidade de paralisação nesta sexta. De acordo com a assessoria de comunicação do Sintro, a parada é uma forma de protesto contra a onda de assaltos em Natal. Segundo o Sintro, a paralisação deve durar duas horas. A paralisação começou por volta das 15h40.

Ainda de acordo com informações do Sintro, as paralisações ocorreram em cinco pontos da cidade: no Viaduto do Baldo, em Cidade Alta; na Avenida Bernardo Vieira, em Lagoa Nova; próximo ao Teatro Alberto Maranhão, na Redinha; e nos terminais das empresas Guanabara e Conceição, na Redinha e em Felipe Camarão, respectivamente.

A paralisação dos ônibus acabou causando transtornos a diversos populares. É o caso da designer Danielle Irineu. "TIve que cancelar uma reunião, uma sessão de fotos e voltei de carona do trabalho. Quem tem carro está dando carona aos demais", disse.

De acordo com a auxiliar em saúde bucal Elaine Katiuscia, no entanto, o aviso prévio da paralisação preveniu maiores transtornos. "Eu estava participando de um curso de atualização em um hotel na Via Costeira. No entanto, como havia o indicativo de que poderia ocorrer esta paralisação, a organização teve que adiantar o conteúdo pela parte da manhã e cancelou as aulas da tarde", explicou.

Informações: G1 RN
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Curitiba teve a maior baixa no número de passageiros de ônibus em 2015

Curitiba foi a cidade com maior redução do número de passageiros no transporte coletivo em 2015. Com queda de 8% em relação a 2014, a quantidade de usuários baixou de 231,7 milhões para 213,1 milhões. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

Em todo o país, de acordo com a NTU, os ônibus deixaram de transportar 900 mil passageiros por dia nas 16 grandes cidades analisadas, o que representa retração de 4,2% no período. É o maior recuo na década e o quarto ano seguido de perda.

A NTU atribui a redução no total de passageiros à crise econômica, que causa desemprego e, portanto, diminui as viagens de trabalhadores. Também contribui para a baixa o maior número de pessoas que opta por se deslocar a pé.

Segundo a entidade, a redução do número de passageiros faz as receitas das empresas despencarem, gerando um descompasso entre os custos e as despesas. "Esse é um importante ponto para o equilíbrio do sistema, sem o qual ocorre perda de investimentos no transporte, com consequentes prejuízos à população", destaca, em nota.

Informações: Paraná Online
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Prefeitura de Fortaleza entrega nova ciclofaixa e faixa exclusiva de ônibus na Av. Juscelino Kubitschek

A cidade de Fortaleza vai ganhar uma nova ciclofaixa e um novo trecho de faixa exclusiva para ônibus, neste domingo (13/03). O prefeito Roberto Cláudio inaugura, às 9 horas, a nova ciclofaixa da Avenida Juscelino Kubitschek e a faixa exclusiva de ônibus, com extensão de 2,5 quilômetros por sentido, situados entre a rotatória do Castelão e a Av. Presidente Costa e Silva (Perimetral).

A ciclofaixa receberá o nome do ciclista Vicente Veloso Neto, o "Xuxa", como era carinhosamente conhecido e que faleceu no último dia 8 de fevereiro, aos 67 anos. A faixa exclusiva de ônibus vai beneficiar cerca de 27 mil passageiros que utilizam oito linhas de transporte coletivo que trafegam pela via.

Com a nova configuração, a Av. Juscelino Kubitschek terá a faixa da direita destinada somente aos ônibus, veículos do transporte complementar, escolar e táxi. As duas faixas do meio serão mistas e no lado esquerdo, junto ao canteiro central, haverá uma ciclofaixa que irá se conectar à ciclovia existente na Av. Alberto Craveiro.

Com a implantação na Av. Juscelino Kubitschek, Fortaleza para a contar com 96,6 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus e 145,2 quilômetros de infraestruturas cicloviárias: 85,2 quilômetros de ciclovias e 60 quilômetros de ciclofaixas. Hoje, verifica-se um aumento de 72,3 quilômetros, evidenciando uma ampliação de 99% durante a gestão do prefeito Roberto Cláudio. A meta é concluir 2016 com 216 quilômetros de infraestruturas cicloviárias expandidas.

Durante a solenidade, a Gerência de Educação da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realizará uma ação educativa para conscientizar os usuários acerca do respeito a todos os modais de transporte, principalmente à bicicleta, no intuito de promover um trânsito cada vez mais harmônico e seguro.

Informações: Etufor
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