Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Prefeitura de Piracicaba abre licitações para corredores de ônibus

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

A prefeitura abriu licitações para implantação da segunda etapa dos corredores preferenciais de ônibus, que contemplará as avenidas Piracicamirim, Professor Alberto Vollet Sachs e as ruas Moraes Barros e XV de Novembro. 

A estimativa de custo é de R$ 7,3 milhões. 

Após o processo licitatório, a empresa contratada terá seis meses para executar as obras. 

Uma das licitações, de R$ 5,2 milhões, refere-se a adequações nas ruas Moraes Barros, XV de Novembro — essas a partir da avenida Armando de Salles Oliveira — e avenida Piracicamirim. 

A outra, de R$ 2,1 milhões, corresponde a intervenções previstas na avenida Alberto Vollet Sachs, desde a rotatória com a avenida Piracicamirim até a avenida Pádua Dias. 

“Estamos prevendo uns 75 dias até o fechamento do contrato e aí devemos iniciar as obras, se tudo correr bem”, disse o secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira.

- Mais informações sobre o transporte coletivo de Piracicaba

A nova etapa integrará o projeto de construção dos corredores preferenciais, que, entre outras ações, visam melhorar a mobilidade urbana do município. 

O montante utilizado faz parte dos R$ 55 milhões obtidos por meio de financiamento do governo federal, anunciados em 2013. 

Em abril deste ano foi aberta licitação para os primeiros corredores, nas avenidas Armando de Salles (a partir da rua XV de novembro), na área central; Juscelino Kubitschek, Rui Barbosa, Dona Francisca, Barão de Serra Negra e um trecho da 1º de Agosto, na região da Vila Rezende. 

O investimento previsto é de R$ 10,8 milhões. 

A licitação está parada, segundo Akira, e aguarda análise do Tribunal de Contas devido a questionamento de uma das empresas participantes. 

Os corredores possibilitarão redução de aproximadamente 25% do tempo de viagem dos ônibus. 

“Como não haverá as baias para que o ônibus entrem para pegar os passageiros, ficará mais fácil de sair e os carros respeitarão a faixa preferencial. Também diminuiremos os semáforos com três tempos. Onde for possível vamos instalar paradas de ônibus com calçadas mais elevadas para facilitar a entrada de passageiros e abrigos diferenciados, onde houver o corredor”, afirmou. 

Ainda de acordo com Akira, algumas vias próximas dos novos corredores devem receber modificações de mão de direção e outras adequações.

Por Lilian Geraldini
Informações: Jornal de Piracicaba

Leia também sobre:
READ MORE - Prefeitura de Piracicaba abre licitações para corredores de ônibus

No Recife, Linha 155 - Jordão Baixo/Boa Viagem irá atender a Rua Xingú


A linha 155 - Jordão Baixo/Boa Viagem passa a atender a Rua Xingú, no Ibura, a partir desta quarta-feira (19). A medida esta sendo realizada pelo Grande Recife para atender ao pedido de moradores da localidade. Confira abaixo os horários das viagens para os atendimentos a Rua Xingú:

Viagens no sentido subúrbio/cidade
6h e 6h16 
6h e 06h40 

Viagens no sentido cidade/subúrbio
17h16 e 18h04
17h57 e 18h45

Viagens nos ambos os sentidos 
15h04 e 6h04 
15h41 e 16h29

Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no  0800 081 0158.

READ MORE - No Recife, Linha 155 - Jordão Baixo/Boa Viagem irá atender a Rua Xingú

Rio terá menos 33 linhas de ônibus na Zona Sul a partir de outubro

Trinta e três ônibus que passam pela Zona Sul do Rio de Janeiro sairão de circulação a partir da primeira semana de outubro. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) nesta quarta-feira (19) (veja abaixo as linhas que serão alteradas).
Foto: Jose Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo
De acordo com a SMTR, a implementação será feita em fases, de maneira gradativa, sendo que a 1ª fase (outubro a dezembro de 2015) será a maior. Nessa fase, 33 linhas serão eliminadas, 21 encurtadas e cinco novas linhas serão criadas. Ao final da implementação de todo o projeto, em março de 2016, haverá 35% de redução da frota que passa pela Zona Sul da cidade.

Os ônibus que prioritariamente serão retirados do sistema serão os que não possuem ar-condicionado para a entrada progressiva de coletivos novos e climatizados.

O objetivo da redução é acabar com a sobreposição das linhas, a disputa por passageiros nos pontos e, assim, garantir mais fluidez no trânsito e menos tempo de viagem. Para organizar o novo sistema 70% das linhas que trafegam pela Zona Sul serão aglutinadas.

Ainda segundo a secretaria, as mudanças devem aumentar a eficiência do sistema, gerando impacto sobre o trânsito, inclusive nos corredores BRS cuja melhoria de desempenho é estimada em 30%. No BRS Nossa Senhora de Copacabana, por exemplo, passam 300 ônibus por hora, em média. Com a racionalização, esse número cairá para 120 ônibus por hora.

Na Barra da Tijuca, por exemplo, quem usa linhas que ligam o bairro ao Centro da cidade terão de fazer integração na Zona Sul, caso o destino final seja a região central da cidade.

Veja as mudanças nas linhas de ônibus

- FASE 1.1 ( Outubro e Novembro)
Início da operação da INTEGRADA 1 (Alvorada >Rio Sul -via Lagoa-Barra)
Eliminadas: 314, 332, 501, 502

Início da operação da INTEGRADA 8 (Recreio> Rio Sul - via Lagoa-Barra)
Eliminadas: 318

Início da operação da INTEGRADA 2 (Alvorada> Rio Sul-via Av. Niemeyer)
Eliminadas: 177, 360, 504, 535

Início da operação da TRONCAL 1 (Gal Osório > Central - via Copa e Aterro)
Eliminadas: 120, 121, 125, 127, 411, 442
Eliminadas: 129, 305, 404, 405, 441, 454, 458, 480, 481, 505
Encurtadas: 119, 455, 456, 457, 475, 483, 484, 485, 486

- FASE 1.2 ( Dezembro)
Início da operação da TRONCAL 3 (Gávea> Central via Copa e Aterro)
Eliminadas: 123, 128, 132, 382, 402, 421, 443, 537
Encurtadas: 124, 154, 413, 415, 426, 432, 433, 435, 464, 474, 503, 539

Informações: G1 Rio

READ MORE - Rio terá menos 33 linhas de ônibus na Zona Sul a partir de outubro

Falta de ônibus em Feira de Santana prejudica alunos

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) suspendeu as aulas em todos os turnos por conta da falta de ônibus em circulação na cidade. A população de Feira está sem o transporte desde domingo (16) por conta da interrupção do serviço pelas empresas do sistema, que alegavam estar sem condições de operação.

A medida foi anunciada pela Uefs na terça-feira (18) após a prefeitura municipal divulgar um contrato emergencial com empresas de ônibus que deve regularizar o sistema a partir da próxima quarta-feira (26). As empresa que operavam os ônibus, a Princesinha e a 18 de Setembro, dizem estar sem condições financeiras para continuar a operação.

De acordo com informações do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Feira de Santana (SINCOL), as companhias entraram em recuperação judicial por falência após ter dificuldades desde que a tarifa foi reduzida em R$ 0,15, em 2013. Por conta disso, as empresas não chegaram a participar do processo licitatório que escolheu duas novas operadoras do sistema na semana passada.

De acordo com a direção da Uefs, a suspensão das aulas será avaliada conforme os desmembramentos da situação de falta de ônibus. O retorno às aulas será comunicado através da internet, no portal da universidade, e dos órgãos de comunicação.

Contrato emergencial
As empresas de ônibus "Auto Ônibus São João Ltda" e a "Ônibus Rosa Ltda", que venceram a licitação do sistema de transporte urbano de Feira de Santana, vão operar na cidade nos próximos seis meses. A informação é da prefeitura, que por meio de nota, ainda disse que um contrato emergencial foi assinado nesta terça-feira (18) entre essas empresas e a prefeitura. A previsão é de que a partir da quarta-feira (26), os ônibus já estejam em circulação.

Os veículos foram conseguidos com empresas do Rio de Janeiro e de São Paulo e devem demorar alguns dias para chegar ao município. Até lá, a população poderá usar vans, táxis, veículos regularizados que fazem o transporte de passageiros dos municípios próximos e mototaxistas autorizados.

Informações: G1 BA


READ MORE - Falta de ônibus em Feira de Santana prejudica alunos

Obras da Metrofor serão entregues até o final do ano

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Obras de mobilidade urbana gerenciadas pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) estão em ritmo acelerado em Fortaleza. Até o final do ano, serão entregues à população o trecho leste do Viaduto Padre Cícero e a Estação Juscelino Kubitscheck - a 19ª da Linha Sul do metrô de Fortaleza.

Com a entrega do trecho leste do projeto do viaduto será facilitado o fluxo de veículos entre a avenida José Bastos e a rua Padre Cícero. A três quilômetros e meio do local, entre a rua João Nepomuceno e a avenida João Pessoa, encontram-se em estágio avançado as obras da estação Juscelino Kubitschek, localizada entre as estações Couto Fernandes e Parangaba.

Rjk 01 menorA maior parte das estruturas principais está concluída, restando a finalização de itens de acabamento, como instalação de luminárias, reboco e pintura em alguns trechos, bem como a construção do entorno. Obras acontecem dia e noite no local. Também encontra-se em construção a Estação Padre Cícero, localizada ao lado do viaduto de mesmo nome.

O projeto inclui a construção de uma passarela que terá acessos para a Estação, nos dois lados da avenida José Bastos, passando por cima da via. No entanto, a Metrofor aguarda resolução de processos de desapropriações no âmbito da Justiça, para que esta passarela comece a ser executada. Enquanto isso, operários atuam na consolidação da estrutura principal. O concreto já está completamente executado. Atualmente, estão em fase de fabricação as estruturas metálicas da coberta desta que será a 20º estação da Linha Sul.

As duas estações a mais na Linha Sul foram acrescentados ao projeto por ocasião do pacote de melhorias de mobilidade urbana da Copa do Mundo de 2014, que teve Fortaleza como uma das cidades sede.

NÚMEROS

Todo o projeto do Viaduto Padre Cícero, incluindo intervenções de um lado e outro da José Bastos - ou seja, trechos leste e oeste – está com índice de execução em 65,03%, sob responsabilidade da construtora Trama, ao valor global de R$ 19.934.274,21. O trecho leste é o mais avançado. Já o projeto das duas estações a mais na Linha Sul está com execução de 65,77%, sob responsabilidade do consórcio Petra-Convap, ao valor global de R$ 21.103.573,65. A Estação JK é a mais avançada.

SAIBA MAIS

O trecho leste do Viaduto facilitará o fluxo entre a avenida José Bastos e a Rua Padre Cícero. Com a obra, os carros que trafegam na José Bastos (sentido interior-centro) e desejam passar para a Padre Cícero (em direção à avenida Eduardo Girão), poderão entrar à direita, acessando a alça elevada que liga as duas vias.

A obra também contempla os veículos que trafegam na Padre Cícero (sentido Jardim América-Parquelândia) e desejam entrar na José Bastos. O acesso de nível (isto é, sem elevados ou túneis, na altura do solo) está sendo feito aproveitando trecho da rua José Bastos, ao lado via férrea.

O eixo central do viaduto – que consiste no elevado que dará continuidade à Rua Padre Cícero, passando por cima da José Bastos - também fica pronto na conclusão da parte leste do projeto. No entanto, esse trecho central só poderá ser liberado para passagem de veículos após a conclusão de obras do outro lado da avenida (trecho oeste do projeto do Viaduto)

Informações: Governo do Ceará

READ MORE - Obras da Metrofor serão entregues até o final do ano

Cuiabá terá 200 novos abrigos de ônibus

A Prefeitura de Cuiabá apresentou na noite desta terça-feira (18) o primeiro protótipo de ponto de ônibus, instalado na Avenida República do Líbano. Ao todo serão colocados 200 pontos e a meta da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) é que até 2016 sejam implantados 500 abrigos.

O modelo foi desenvolvido conforme a necessidade climática de Cuiabá e traz informações sobre as linhas de ônibus que passam pela região, além de proporcionar mais conforto à população. O ponto foi produzido em aço galvanizado mais resistente à corrosão e cobertura em policarbonato.

“Estamos desenvolvendo um projeto novo. É um modelo que está sendo testado e desenvolvido para que, na sequencia, nós possamos autorizar o início desse trabalho que será desenvolvido por toda a cidade e também trocar os antigos pontos que estão na região central”, afirmou o prefeito Mauro Mendes, acompanhado da primeira-dama Virginia Mendes.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá, Thiago França, o processo de definição e estudo para a implantação do abrigo durou cerca de três meses e foi elaborado por uma equipe de engenharia da secretaria. Os pontos serão adaptados conforme a demanda e em alguns lugares terá um tamanho menor ou maior. 

“Este protótipo é fruto de uma série de notificações, que deflagramos junto às concessionárias responsáveis pela implantação e, entre as preocupações, estavam apresentar um produto de qualidade e durabilidade, sempre pensando em melhorar a qualidade da prestação deste serviço”, pontuou o secretário. 

Também participaram do lançamento o diretor de Transporte da Semob, Leopoldino Pereira, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Alberto Machado, o controlador-geral do município, Marcelo Bussiki, o ouvidor-geral do município, Jairo Rocha, o superintendente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá (IPDU), Benedito Libânio de Souza Neto, e o líder do prefeito na Câmara, vereador Leonardo Oliveira.

Informações: Folhamax

READ MORE - Cuiabá terá 200 novos abrigos de ônibus

Em SP, Linha 8018/10 terá novo ponto inicial a partir deste sábado

terça-feira, 18 de agosto de 2015

A SPTrans informa que a partir do próximo sábado, 22 de agosto, a linha 8018/10 Vila Sônia – Butantã terá um novo ponto inicial, passando da Rua Prof. Gióia Martins para a Dr. Mário de Moura e Albuquerque. A medida tem como objetivo proporcionar maior conforto e desempenho operacional da linha.

A medida não causará nenhum prejuízo aos usuários pois todos os pontos de parada continuarão sendo atendidos.

Confira abaixo as mudanças:
Linha: 8018/10 Vila Sônia – Butantã
Ponto Inicial: Rua Dr. Mário de Moura e Albuquerque, 81
Sentido único: Rua Dr. Mário de Moura e Albuquerque, Rua Min. Heitor Bastos Tigre, Rua David Bem Gurion, prosseguindo normal até a Rua José Ferreira da Rocha, Rua Prof. Gióia Martins e Rua Dr. Mário de Moura e Albuquerque.

  Observações:
- Por conta da realização de feira-livre aos sábados na Rua Cláudio Franchi, entre as Ruas Dr. Mário de Moura e Albuquerque e José Ferreira da Rocha Filho, a linha deverá obedecer ao seguinte itinerário alternativo:

Sentido único: normal até a Rua Min. Heitor Bastos Tigre, Rua José Pedro do Amaral, Av. Cláudio Franchi (direita), Av. Ângelo Di Vernieri, Av. Profº Gióia Martins e Rua Dr. Mário de Moura e Albuquerque.

- Devido a dificuldade em transpor o sarjetão na intersecção das Ruas André Saraiva e Dias Vieira, os veículos acessíveis (piso baixo) deverão obedecer ao seguinte itinerário:
Sentido único: normal até a Rua Dr. Silvio Dante Bertacchi, Praça da Ressurreição, Rua Dr. Silvio Dante Bertacchi, Rua Guanás, Rua Dias Vieira, prosseguindo normal.

Informações: SPTrans

Leia também sobre:
READ MORE - Em SP, Linha 8018/10 terá novo ponto inicial a partir deste sábado

Mais Faixas de ônibus são implantadas em Manaus

Mais um trecho da Faixa Azul será implantado em Manaus. Nesta terça-feira (18), o corredor exclusivo para transporte urbano será instalado na Avenida Umberto Calderaro Filho (antiga Paraíba), no trecho entre a Rua Belém e a Avenida André Araújo, Zona Centro-Sul, e nas Avenidas Max Teixeira e Noel Nutels, Zona Norte. A faixa é destinada aos ônibus articulados do sistema BRS (Bus Rapid System).

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) informou que a sinalização horizontal da Umberto Calderaro Filho será feita na madrugada desta terça, na faixa à direita da via. No decorrer da semana, serão instaladas placas de sinalização com informações sobre a área destinada para a circulação de ônibus.

As avenidas Max Teixeira e Noel Nutels também começarão a receber sinalização vertical e horizontal até o Terminal 3 - Cidade Nova.

Segundo o Manaustrans, após finalizar a sinalização, os condutores terão 30 dias para se adaptar aos novos corredores. Somente depois desse período, a prefeitura anunciará como será realizada a fiscalização nessas vias.

Linhas de ônibus
As linhas que passam pela avenida Umberto Calderaro são as mesmas que seguem no sentido bairro/Centro pela Mário Ypiranga - onde a Faixa Azul já funciona. Os coletivos que circulam em ambas as vias saem principalmente de bairros das zonas Norte e Leste com destino a Cachoeirinha, Zona Sul.

Pela faixa azul das avenidas Max Teixeira e Noel Nutels circulam ônibus articulados das linhas 300-T3/ T1/ Centro, 448-Cidade de Deus/T1/Centro e 640-T4/T3/ Centro.

Torquato Tapajós
De acordo com o superintendente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho, outros corredores também deverão ganhar faixas destinadas aos ônibus.

"Assim que forem concluídas as obras da plataforma e da passarela localizadas em frente ao conjunto Santos Dumont, a Avenida Torquato  Tapajós deverá receber a faixa azul também. Com isso as linhas que saem dos terminais da Zona Norte terão praticamente todo o itinerário em faixas destinadas aos ônibus e o ganho será muito grande aos usuários daquela área", afirmou Carvalho.

Informações: G1 AM

READ MORE - Mais Faixas de ônibus são implantadas em Manaus

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960