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Projeto do Sistema BRT/Vetor Sudoeste é apresentado em Uberaba

quinta-feira, 16 de julho de 2015

A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Planejamento, realizou, nesta quarta-feira (15), uma reunião com a comunidade para a apresentação do projeto do eixo Sudoeste do Sistema BRT/Vetor. Alguns comerciantes se mostraram preocupados com a implantação do corredor na Avenida da Saudade. Eles demonstraram preocupação que o projeto atrapalhe os negócios.

O trajeto do eixo Sudoeste passará pela Rua Bento Ferreira, Avenida da Saudade, Avenida Dona Maria de Santana Borges, Avenida João Dallacqua e Avenida Juca Pato, onde ficará o terminal de embarque e desembarque de passageiros. Nessas avenidas não haverá a grade no canteiro central, uma vez que, o fluxo de pedestre é bem menor do que no Centro da cidade. Um projeto de paisagismo também foi projetado para contemplar todo o trajeto do corredor de ônibus.

Durante a apresentação do projeto do eixo Sudoeste, o secretário de Planejamento, Marcondes Nunes de Freitas, destacou principalmente os pontos diferenciais com relação ao projeto implantado na avenida Leopoldino de Oliveira.

Haverá estações de dois tipos, para atender aos pontos de ônibus com menos fluxo de pessoas e os com maior fluxo de pessoas. As estações serão instaladas próximas ao rumo em que estão os pontos de ônibus nas avenidas. Elas serão retangulares em estrutura metálica com vidros planos, que poderão ser adquiridos no comércio local. Além disso, foram projetadas algumas soluções de sustentabilidade. O sistema de climatização proposto prevê uma melhor distribuição do ar refrigerado, através de evaporadoras no teto, o que trará maior conforto aos usuários.

Outro ponto abordado pelo secretário foi o fato de que o projeto já prevê um estudo do asfalto existente, visando a evitar problemas de drenagem, como as ocorridas na Avenida Leopoldino de Oliveira. Ao invés de tachões para separar a faixa de rolamento de veículos, será utilizada a pintura termoplástica em alto relevo.

Os recursos para o BRT/Vetor Sudeste/Sudoeste já estão disponíveis para a Prefeitura de Uberaba, por meio da Caixa Econômica Federal, em verba disponibilizada pelo Governo Federal no montante de mais de R$ 40 milhões, sendo R$ 22.802.483,00 do BRT/Sudoeste e R$ 18.458.733,00 do BRT/ Sudeste.

A apresentação do projeto do eixo Sudeste será marcada posteriormente para os moradores da região, provavelmente dentro de 15 dias, informou a assessoria da Prefeitura.

Informações: G1 Triângulo Mineiro

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Passageiros sofrem com apenas 2 ônibus na linha Anápolis-Goiânia

Passageiros que dependem da Viação Araguarina para fazer o trajeto Goiânia-Anápolis-Goiânia enfrentam dificuldade na manhã de hoje por falta de ônibus em circulação. No ponto localizado na Rodoviária de Goiânia, a informação repassada aos usuários é que apenas 2 ônibus estariam com a documentação em dia e, portanto, circulando. Os outros estariam recolhidos.

Desde o acidente envolvendo um ônibus da viação na BR-153, na altura do Setor Vale dos Sonhos, em Goiânia, no qual o motorista ficou gravemente ferido e 28 passageiros sofreram ferimentos médios e leves, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificaram a fiscalização na rodovia. Ontem, foram flagradas irregularidades em todos os veículos fiscalizados, de assentos sem o cinto de segurança a alteração no número de poltronas do veículo. A PRF encontrou, inclusive, motoristas sem habilitação devida. Foram lavradas mais de 30 multas tanto pela PRF quanto pela AGR, especialmente pelo fato de a empresa conduzir passageiros em pé, o que não é permitido pela legislação.

A autônoma Sara Costa, de 23 anos, estava há mais de uma hora esperando ônibus na rodoviária em Goiânia na manhã de hoje. Ela disse ter sido informada por funcionários da empresa sobre a fiscalização mais intensa na BR-060 e que por isso a lotação dos veículos seria reduzida para que ninguém ficasse em pé. Ela conseguiu entrar no ônibus que saiu 10h48. Na ocasião, 18 pessoas ficaram para trás. Não havia previsão sobre o próximo veículo. A viagem dura em média uma hora e dez minutos.

Informações: O Popular

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Trânsito em Manaus contará com nova tecnologia para monitoramento

O Sistema de Controle Operacional do Trânsito (Sistrans) foi lançado nesta segunda-feira, 13, pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. Trata-se de uma moderna tecnologia para monitoramento do trânsito com o uso da telefonia móvel. A apresentação do Sistrans foi nesta segunda-feira, 13, em coletiva de imprensa, na sede da prefeitura, na Compensa, zona Oeste.

Agora, com os talonários eletrônicos, ficará mais rápido e seguro notificar as infrações. Em casos de acidentes de trânsito, por exemplo, os agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) atenderão a ocorrência, registrando os dados dos veículos envolvidos, dos condutores e fazendo imagens do local.

Os dados serão enviados, online, ao Centro de Controle Operacional do Manaustrans (CCO). A informação, vinculada a um sistema de georeferenciamento, localiza as equipes mais próximas. Imediatamente, o reforço chega ao local do acidente.

De acordo com o prefeito Arthur Virgílio Neto, essa é uma das etapas para a criação da Cidade Inteligente, que interliga os sistemas de monitoramento de vários órgãos municipais com a estrutura de Segurança Pública, entre outras funções de monitoramento em tempo real.

“Esse projeto custa cerca de R$ 45 milhões, o que impossibilita que o implantemos de uma vez. Estamos avançando aos poucos e buscando recursos de Pesquisa e Desenvolvimento para fazermos a integração de todos os Centros de Controle Operacionais, criando as chamadas salas de situação e aferindo tudo que está acontecendo na cidade”, explicou o prefeito.

Funcionamento do Sistrans
Outra função do sistema, que proporciona mais segurança no momento de conferir os dados dos veículos envolvidos na ocorrência, é a integração com o Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam). O agente confere, imediatamente, se os veículos têm as mesmas características que constam no registro e, caso as informações sejam divergentes, a polícia é acionada para conduzir a ocorrência.

Veículos furtados ou com placas adulteradas são identificados instantaneamente. Assim, o auto de infração é validado com autenticidade e isento de inconsistência.

Segundo o diretor presidente do (Manaustrans), Paulo Henrique Martins, o sistema é prático, tem múltiplas funções e minimiza os erros no preenchimento dos autos de infração. “Sua praticidade, aliada a múltiplas funcionalidades, aperfeiçoa o processamento dos dados de veículos e das ocorrências de trânsito. Além disso, substitui o tradicional talão impresso de multas”, explicou.

Informações: Prefeitura de Manaus

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Prefeitura de São José dos Campos implanta corredor de ônibus na Av. dos Astronautas em horários de pico

A Prefeitura de São José dos Campos está implantando um corredor exclusivo para ônibus na Avenida dos Astronautas, região sudeste da cidade. A faixa, que terá cerca de 3,5 quilômetros de extensão em cada sentido da via, chega até à Avenida Brigadeiro Faria Lima e funcionará apenas nos horários de pico, de segunda à sexta-feira das 5h às 9h e das 15h às 19h, permitindo a circulação do transporte público e também dos ônibus fretados. Nos demais horários, a circulação permanecerá livre para todos os veículos.

A via recebe um fluxo de 40 mil veículos diariamente e grande parte desta demanda é formada pelo transporte coletivo, que atende a mais de 35 mil trabalhadores nas empresas e instituições instaladas na região, como Embraer, Aeroporto e o Inpe. A faixa de ônibus terá início na Rua Ceci, ainda no Jardim Paulista, atravessando a Via Dutra pelo Viaduto dos Bandeirantes.

A implantação dos corredores de ônibus foi iniciada em julho de 2013 na região central da cidade. São quatro corredores com faixas exclusivas e preferenciais ao transporte coletivo e seis com faixa somente preferencial.
Estudos realizados pela Prefeitura em 2014 mostram que o ganho para o usuário foi de cinco minutos, em média, nos corredores em relação ao período em que não havia a faixa exclusiva.

Obras de preparação da via
Para a implantação do corredor na Avenida dos Astronautas, a Prefeitura está realizando algumas obras de adaptação da avenida. O retorno que dá acesso ao Jardim Uirá será ampliado, ganhando mais uma faixa para a conversão de veículos, mais segura e adequada à via.

Com isso, o retorno de quem segue no sentido centro e deseja voltar para o bairro será fechado. Como alternativa, o motorista poderá utilizar o acesso na rotatória do Jardim da Granja, próximo à portaria do Inpe.

Outra melhoria será no ponto de ônibus da portaria do CTA, que ganhará mais espaço para a acomodação dos passageiros e recuo dos ônibus. Todo procedimento está sendo acompanhado pela equipe de agentes de trânsito para sinalização adequada na via.

A Prefeitura tem realizado constantes melhorias viárias na região sudeste da cidade. Desde janeiro deste ano, a população já conta com a nova Via Aeroporto-Tamoios, que recebeu cerca de R$ 10,5 milhões de investimento do município em desapropriações, concretizada por meio de uma parceria com o governo do estado.

São mais de 1.500 metros de extensão, ciclovia, canteiro central e duas faixas de rolamento em cada sentido, contribuindo para desafogar o trânsito na Avenida dos Astronautas, no Viaduto Bandeirantes e no acesso à Rodovia Presidente Dutra.

Informações: Guia SJC

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Novos ônibus elétricos na frota de transporte em Campinas

No dia em que completou 241 anos, Campinas anuncia a incorporação de 10 ônibus elétricos e acessíveis à frota do sistema de transporte público coletivo municipal. Essa é uma grande ação positiva para o meio ambiente e usuários do serviço; e um importante passo da Administração municipal na busca de uma Mobilidade Urbana mais sustentável. Campinas é pioneira e será a cidade brasileira com a maior frota de ônibus elétrico em circulação.

“Esse é um momento muito especial, porque no dia do aniversário da nossa cidade nós também podemos comemorar dois feitos: a volta de grandes empresas para Campinas e a requalificação do transporte coletivo. Isto demonstra o novo rumo que Campinas vem seguindo”, afirmou o prefeito Jonas Donizette durante a apresentação de veículos elétricos no Paço Municipal.


Os veículos são fabricados pela empresa chinesa BYD Auto; e estão em fase de aquisição pela empresa Itajaí Transportes Coletivos Ltda. Além do prefeito Jonas, participaram da cerimônia, realizada na manhã desta terça-feira, dia 14 de julho, o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira, o secretário municipal de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, secretários municipais, vereadores, empresários e representantes das empresas e concessionárias do transporte público coletivo.

No evento ficaram em exposição dois ônibus, sendo um articulado e outro convencional, e um táxi. Todos os veículos são elétricos. No prazo de até noventa dias, 10 ônibus elétricos convencionais entrarão em operação regular na frota. O ônibus elétrico não emite poluente e não precisa do sistema de rede eletrificada. Além disso, o veículo possui baixo nível de ruído e melhora o conforto dos passageiros.

“Essa é apenas uma demonstração de um projeto grandioso para Campinas, que busca a melhoria da qualidade de vida dos nossos moradores. É uma filosofia de trabalho imposta pelo prefeito Jonas Donizette, na busca de tecnologias de transporte mais sustentáveis, fazendo do município um exemplo para o país”, revelou o secretário Carlos Barreiro.

Esses são os primeiros coletivos elétricos incorporados à frota do sistema de transporte público do município. Campinas já conta com dois táxis elétricos em operação; e um terceiro veículo está em fase de entrada no serviço. Nos próximos meses, ônibus híbridos, movidos a óleo diesel e bateria, também serão entrarão na frota. Em dois anos e meio de governo Jonas Donizette, já foram incorporados 334 novos ônibus, todos acessíveis, à frota de transporte público.

Atendimento
Os 10 novos ônibus elétricos serão adquiridos pela empresa Itajaí, que atua na Área 2 (Vermelha) do município. A Área Vermelha abrange as regiões do Campo Grande, Padre Anchieta e Corredor John Boyd Dunlop.

Os veículos irão atender as linhas: 2.13.1 – Terminal Itajaí; e 2.20 – Terminal Campo Grande. O número de passageiros beneficiados é mais de 3,5 mil por dia. Uma média de 87 mil por mês.

No ano passado, um ônibus elétrico foi testado na linha 5.02 – Circular / Centro, conhecida como Linhão da Saúde, por atender diretamente cinco hospitais.

Veículo elétrico

Os ônibus elétricos são modelo urbano, com piso baixo. O veículo não emite poluente e não precisa de sistema de rede eletrificada. A autonomia é superior a 250 km, podendo chegar a 300 km, com o uso do freio regenerativo. A recarga da bateria é feita durante a noite, na garagem, por um período de quatro horas, para 100% de recarga.

Possui motores elétricos no eixo de tração, o que torna o veículo com baixo nível de ruído e melhora o conforto dos passageiros. O coletivo tem 12 metros de comprimento, 2,55 metros de largura e 3,36 metros de altura. A velocidade máxima atingida é de 90 km/h, mas pode ser limitada eletronicamente. A capacidade é para cerca de 80 passageiros.

O ônibus é acessível, com área reservada para uma cadeira de rodas. Os veículos foram fabricados pela empresa chinesa BYD Auto, que instalou uma fábrica na região do Terminal Intermodal de Cargas (TIC).

Dados do transporte
Atualmente, o sistema de transporte público coletivo do município tem 1.254 ônibus em operação. Desse total, 956 são acessíveis (76,2% da frota). A idade média da frota é de 4,6 anos.

Campinas possui 206 linhas de ônibus municipais. O sistema atende quatro áreas:

- Área 1 (Azul Claro). Regiões: Ouro Verde, Vila União, Corredor Amoreiras, Campo Belo e Aeroporto de Viracopos.
- Área 2 (Vermelha). Regiões: Campo Grande, Padre Anchieta e Corredor John Boyd Dunlop.
- Área 3 (Verde). Regiões: Barão Geraldo, Sousas, Amarais, Rodovia Campinas - Mogi Mirim e Corredor Abolição.
- Área 4 (Azul Escuro). Regiões: Nova Europa, Jambeiro e Estrada Velha de Indaiatuba.

Nos últimos 12 meses, o sistema de transporte público do município registrou uma média de 634 mil passagens na catraca por dia útil. São 15,5 milhões de passageiros por mês. Estima-se que essas viagens sejam realizadas, diariamente, por 233 mil usuários (pessoas).

Por Márcio Souza
Informações: EMDEC

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Em Campo Grande, Estudantes devem recadastrar cartão de passagem a partir do dia 20 de Julho

Os estudantes de Campo Grande que utilizam o transporte público devem ficar atentos ao recadastramento do passe, no qual garante a isenção da tarifa do transporte coletivo. Caso o aluno não tenha feito o cadastro no início do ano, o recadastramento, inicia a partir do dia 20 de Julho. É obrigatório essa atualização dos dados cadastrais do aluno, ao menos uma vez por ano.

Para o estudante do 1º 2º, 3º graus e cursos técnicos profissionalizantes de nível médio, do ensino das redes públicas e particulares terem direito ao passe garantido por meio da Lei Municipal nº 3.026, de 27 de dezembro de 1993, é necessário fazer a inscrição ao Programa. O aluno terá direito de optar por até 6 linhas diferentes e no máximo duas viagens diárias para deslocamento da residência para escola e vice-versa.

É importante destacar que há alguns requisitos para receber o benefício, como estar devidamente matriculado e a residência ser localizada à distância mínima de 2 mil metros. Também há sanções como advertência e até suspensão, caso irregularidades sejam detectadas.

Os interessados devem se atentar aos prazos para o cadastramento e recadastramento. “No primeiro semestre são quatro etapas de cadastro no período de dezembro a 10 de março. Se o aluno perdeu esse prazo poderá fazer agora no segundo semestre, quando são duas remessas de recadastramento, de 20 de Julho a 20 de agosto”, explicou o diretor de transporte da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janine de Lima Bruno.

Passo a Passo do cadastro digital
O aluno deve acessar passe.capital.ms.gov.br, disponível no site da prefeitura, das redes municipal, estadual e particular de ensino. Em seguida, preencherá os dados de identificação pessoal:
•    Cópia do CPF (se o aluno for maior de idade, cópia do seu CPF, se menor, cópia do CPF da mãe ou responsável);
•    Comprovante de domicílio atualizado, de até 90 dias, ou a declaração de residência de próprio punho;
•    Cartão do Estudante;
•    01 foto 3x4 colorida e recente (para os novos alunos ou nos casos de 2ª via)
•    Comprovante de pagamento da guia, retirada em qualquer terminal de transbordo (para os novos alunos ou nos casos de 2ª via).

Após confirmar que está ciente e de acordo com as exigências legais do passe do estudante, o aluno conclui a primeira fase de cadastramento e o sistema informará um número de protocolo. O mesmo deverá ser impresso e devidamente assinado pelo estudante (ou responsável, quando menor de idade), e entregue à escola juntamente com a documentação.

Serviço: Passe Estudantil
Horário de atendimento: 8h às 16h
Telefone: 3314-3447/3446
Local: Rua Visconde de Taunay, 318 - Bairro Amambai - Campo Grande

Informações: AGETRAN

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Prefeitura de Londrina testa ônibus superarticulado

O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, o assessor executivo para projetos especiais, Carlos Alberto Geirinhas e os técnicos da Prefeitura participaram de um workshop sobre a tecnologia veicular da marca Mercedes-Benz. A apresentação foi realizada no auditório do SEST/SENAT e auxiliou os profissionais com mais informações técnicas para o Projeto SuperBus.

Durante o workshop, os profissionais da marca apresentaram dois modelos de ônibus trazidos para os testes em Londrina. Um deles é o superarticulado, de piso baixo, que mede 23 metros de comprimento (dois a mais do que os outros articulados), tem capacidade para transportar de 160 a 220 pessoas, pesa 37 toneladas e tem motor com 360 cavalos de potência. O outro é convencional, com piso alto, suspensão pneumática e conta com ar condicionado.

Segundo o prefeito, o Superbus é um projeto prioritário na Prefeitura, além disso é importante avaliar todos os aspectos que envolvem seu planejamento, desde os testes feitos com os veículos pelas ruas da cidade até a avaliação dos motoristas e dos usuários. “A partir destas informações vamos tomar a decisão de qual tipo de veículo vamos utilizar no SuperBus. Tive o cuidado de testar o sistema em outras cidades e realmente se confere a qualidade no deslocamento. Em Londrina, precisamos de um sistema de transporte coletivo que seja eficiente e que aumente o conforto ao usuário”, finalizou Kireeff.superbus.teste.mercedes.V3

De acordo com assessor executivo para projetos especiais,apesar de a Prefeitura já ter entregue os projetos do SuperBus para a análise da Caixa Econômica Federal (CEF), é importante verificar mais modelos de veículos que podem vir a ser utilizados no transporte público, porque podem haver especificações nestes modelos, que se adéquam melhor a realidade londrinense. “Precisamos consolidar as informações do projeto e sabemos que os modelos que desejamos seguem um padrão, mas que contam com especificidades, por isso dentro das especificações que temos, estamos analisando os modelos das diversas empresas. Os detalhes são importantes para fazermos a melhor escolha”, disse Geirinhas.

De acordo com o engenheiro da Mercedes-Benz, Gilson Zinetti, em São Paulo há cerca de 800 superarticulados em circulação e no Rio de Janeiro o modelo está começando a ser usado. Um diferencial do veículo é a tecnologia utilizada no motor, que permite a redução de emissão de gás carbônico em 6%, de 80% dos materiais particulados e em 60% do óxido de Nitrogênio. Estes são gases poluentes controlados, que aumentam o efeito estufa.

“Este ônibus é nosso sucesso de vendas, porque ele tem um custo/benefício muito interessante para o empresário e para a cidade, tem ótima capacidade de transporte de passageiros e a cada veículo deste colocado na rua, você consegue tirar outros três convencionais de circulação, ou seja, substituiu um por três”, completou Zinetti.

Durante o encontro, os profissionais coletaram informações técnicas sobre os ônibus e os participantes responderam a um questionário avaliativo. Ao final das análises das marcas, a Prefeitura divulgará o resultado dos questionários, que servirão de base para a escolha do melhor modelo.

Com o projeto SuperBus, a intenção é que novas tecnologias sejam implementadas, dando mais conforto para usuário e uma tarifa competitiva, garantindo, assim, melhoria na qualidade do transporte, diminuição na velocidade de deslocamento e tarifa compatível com a capacidade de consumo do usuário.

super.bus.teste.mercedes.V4Itinerário do teste - Durante a apresentação do veículo, as autoridades trafegaram pela rua Santa Terezinha; pelas avenidas Theodoro Victorelli, Jacob Bartolomeu Minati (Leste/Oeste), Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste/Oeste), Rio Branco, Tiradentes, Universo, Abélio Benatti; Terminal Oeste; avenida Dez de Dezembro; Rua Portugal; avenida Duque de Caxias, passaram em frente à Prefeitura, rua Brasil e avenida Celso Garcia Cid.

Roteiros previstos para população - A partir de amanhã (15), a população poderá testar o ônibus superarticulado. Nesta quarta-feira (15) ele seguirá a linha 803. Já na quinta-feira (16), os londrinenses poderão testá-lo na rota 802. Na sexta-feira (17) ele circulará na linha 311. No sábado (18), trafegará pela linha 501. No domingo (19), ele não circulará, mas na segunda-feira (20), ele fará o trajeto da linha 801. Na terça-feira (21), os usuários da rota 505 poderão testá-lo e na quarta-feira (22), trafegará pela linha 350. Ao todo, ele circulará durante duas semanas em Londrina. A rota dos demais dias serão confirmadas pela CMTU.

Informações: Prefeitura de Londrina

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Terminais de ônibus de Curitiba têm mais 180 vagas para bicicletas

A instalação de paraciclos nos terminais do transporte coletivo, iniciada em março, já foi concluída em 15 dos 20 terminais. São 180 vagas instaladas e a previsão é de que até o fim desse mês sejam, no total, 238 novos espaços para guardar bicicletas.

As novas vagas fazem parte do projeto da Prefeitura de Curitiba de incentivo ao uso da bicicleta, que inclui a ampliação e melhoria da rede de ciclovias, criação de ciclorrotas, implantação de vias calmas, com espaço prioritário para bicicleta ao longo das canaletas, novo plano de ocupação para bicicletários públicos e adoção de um sistema público de locação de bicicletas. No caso dos espaços nos terminais, a intenção é permitir o transporte intermodais.

A novidade tem agradado ciclistas e usuários do transporte coletivo, além de pessoas que utilizam serviços no entorno dos terminais.

“É uma excelente iniciativa, que merece aprovação e incentivo e que precisa ser ampliada para toda a cidade”, afirma o professor universitário André Ricardo Ribeiro. Mesmo sem utilizar a bicicleta em função de seus horários e pontos de deslocamentos, ele considera que toda iniciativa voltada à mobilidade sustentável e ao bem-estar do cidadão é positiva.

A doméstica Maria Regina de França, mãe de quatro filhos e avó de cinco netos, passou a andar de bicicleta no trajeto entre sua casa e o terminal. “Antes eu vinha de carro com o meu marido até aqui e pegava o ônibus para o meu trabalho no Centro, duas vezes por semana. Agora não dependo mais de carona. Venho de casa de bicicleta, ainda dou uma volta a mais para fazer um pouco de exercício, e daqui vou para o Centro de ônibus. Na volta, no horário de pico do trânsito, fica muito mais fácil. Chego no terminal e vou embora na hora”, diz Maria Regina, entusiasmada com o paraciclo no terminal Boqueirão. 

Ela mora na Vila Pantanal e deixa a bicicleta no Terminal Boqueirão. Conta que, na sua casa, todos usam bicicleta. “As crianças já vão aprendendo desde cedo, faz muito bem. E tendo onde deixar a bicicleta, no meio do caminho, fica melhor ainda”, afirma.

No terminal Pinheirinho, Antônio Romildo, que trabalha no mercado do Terminal, transportando compras dos fregueses, atesta a grande procura pelo paraciclo. “Tem dias que fica lotado, até motoristas e cobradores de ônibus estão vindo de bicicleta para entrar no turno de trabalho”, conta Adriano dos Santos, que trabalha com Antônio no mercado.

Além disso, a bicicleta passou a fazer parte dos projetos da cidade. No caso dos terminais de transporte, quando houver reforma e ampliação, contará com implantação de bicicletários, com a criação de espaços internos que não prejudiquem a operação dos ônibus e garantam a segurança de quem transita no terminal.

É o que deve  acontecer nos terminais de transporte dos eixos Leste e Oeste, que serão reformados para receber o novo Ligeirão da cidade. As obras da primeira etapa, de adequação da canaleta no início do eixo Oeste, estão em fase de licitação.

No caso dos paraciclos, eles são instalados de lado de fora do terminal, sendo uma opção para quem quer deixar sua bicicleta a meio do caminho. A localização é definida levando em conta o espaço disponível ao lado dos terminais, que contam com câmeras de segurança e guarda municipal. Diferentemente do bicicletário, onde há um funcionário cuidando das bicicletas, a segurança, no paraciclo, é de responsabilidade do proprietário.

Informações: URBS

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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